sábado, 5 de março de 2011

PENSAMENTO DO DIA

Sábado, 05 de Março de 2011

"A Humanidade é uma consciência que transcende os limites planetários."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

Jamais desanime!

Embora sua dor pareça insuportável e sem remédio, ela há de terminar, e a alegria voltará a brilhar em seu coração.

Não há noite eterna à qual não suceda a luz de um dia radiante.

Dos sofrimentos passados, conservamos apenas uma lembrança quase apagada.

Assim acontecerá amanhã com os sofrimentos de hoje.

Entregue tudo ao tempo, que, com sua mão compassiva, balsamizará todas as suas dores.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

LIVRO QUARTO

CONCLUSÃO

VII


Trecentésima Sexcentésima Nona Parte.

O Espiritismo se apresenta sob três aspectos diferentes: o fato das manifestações, os princípios da filosofia e de moral que dela decorrem e a aplicação desses principia. Daí três classes, ou antes, três graus entre os adeptos: 1) os que crêem nas manifestações e se limitam em constatá-las; é para eles uma ciência experimental; 2) os que lhe compreendem as conseqüências morais; 3) as que praticam ou se esforçam por praticar esse moral. Qualquer que seja o ponto de vista, cientifico ou moral, sob o que se examinem esses fenômenos estranhos, cada um compreende que é toda uma nova ordem de idéias que surgiu, das quais as conseqüências não podem ser senão uma profunda modificação no estado da Humanidade, e cada um compreende também que essa modificação não pode ocorrer senão no sentido do bem.

Quanto aos adversários, pode-se também classificá-los em três categorias; 1) os que negam sistematicamente tudo o que é novo, ou não vêm deles, e que falam sem conhecimento de causa. A essa classe pertencem todos aqueles que não admitem alguma coisa fora do testemunho dos sentidos; eles não viram coisa alguma, nem querem ver, e ainda menos aprofundar. Ficariam mesmo irritados de ver muito claro com medo de serem forçados em convir que não têm razão. Para eles o Espiritismo é uma quimera, uma loucura, uma utopia, não existe; é muito cedo dizer. São os incrédulos que tomaram partido. Ao lado desses, pode-se colocar aqueles que se dignaram lançar um golpe de olhar para desencargo de consciência, a fim de poderem dizer: “Eu quis ver e não vi coisa alguma”. Eles não compreendem que seja preciso mais de meia hora pata se conscientizar de toda uma ciência. -2) Os que sabendo muito bem em que se apoiar sobre a realidade dos fatos, os combatem, contudo, por motivos de interesse pessoal. Para eles o Espiritismo existe, mas têm medo de suas conseqüências, e o atacam como um inimigo. – 3) Os que encontram na mortal espírita uma censura muito severa de seus atos ou de suas tendências. O Espiritismo, tomado a sério, os embaraçaria. Eles não rejeitam nem aprovam; preferem fechar os olhos. Os primeiros são solicitados pelo orgulho e pela presunção; os segundos, pela ambição, e os terceiros, pelo egoísmo. Concebe-se que essas causas de oposição, não tendo alguma coisa de sólidas, devem desaparecer com o tempo, porque em vão procuraríamos uma quarta classe de antagonistas, a que se apoiasse sobre provas contrárias patentes e atestando um estudo consciencioso e laborioso da questão. Todos não opõem senão a negação, nenhum traz demonstração séria e irrefutável.

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PALESTRA ESPÍRITA - CONFLITOS EMOCIONAIS - COM PATRÍCIA

sexta-feira, 4 de março de 2011

PENSAMENTO DO DIA

Sexta feira, 04 de março de 2011

"A Luz está se aproximando de vós, mas só os que vivem irmanados com as energias estelares poderão reconhecê-la."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

Onde quer que encontre uma criança, derrame sobre ela todo o seu carinho, estenda-lhe a mão para ajudá-la a crescer.

Em cada criança, existe um dia novo que surge para a felicidade do mundo.

Em casa, na escola, num jardim, num hospital, jamais olhe com indiferença para uma criança: facilite ao máximo a estrada que ela vai percorrer e semeie de flores o caminho que ela palmilhar.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

LIVRO QUARTO

CONCLUSÃO

VI

Trecentésima Sexcentésima Oitava Parte.

O Espiritismo não é obra de um homem. Ninguém se pode dizer seu criador, porque é tão velho quanto a criação. Ele se encontra por toda a parte, em todas as religiões e mais ainda na religião católica, e com mais autoridade que em todas as outras, porque nele se encontra o principio de tudo: os Espíritos de todos os graus, seus intercâmbios ocultos e patentes com os homens, os anjos guardiões, a reencarnação, a emancipação da alma durante a vida, a dupla vista, as visões, as manifestações de todo gênero, as aparições e mesmo as aparições tangíveis. Com relação aos demônios, não são outra coisa que os maus Espíritos e, salvo a crença de que os primeiros são perpetuamente votados ao mal, enquanto que o caminho do progresso não é interditado aos outros, não há entre eles senão uma diferença de nomes.
Que faz a Ciência Espírita moderna? Reúne em um corpo o que estava esparso; explica em termos próprios o que não o era senão em linguagem alegórica: elimina o que a superstição e a ignorância geraram para não deixar senão a realidade e o positivo: eis o seu papel. Mas o de fundadora não lhe pertence. Ela mostra o que é, coordena, mas não cria coisa alguma, porque suas bases são de todos os tempos e de todos os lugares. Portanto, quem ousaria considerar-se bastante forte para sufocá-la sob os sarcasmos e mesmo sob a perseguição? Se se a proscreve de um lado, ela renascera em outros lugares, sobre o terreno mesmo de onde se houver banido, porque está na Natureza e não é dado ao homem destruir uma força da Natureza, nem de colocar seu veto sobre os decretos de DEUS.

De resto, que interesse haveria em se entravar a propagação das idéias Espíritos? Essas idéias, é verdade, se erguem contra os abusos que nascem do orgulho e do egoísmo; mas esses abusos dos quais alguns se aproveitam, prejudicando a coletividade. Portanto, ela terá a seu favor a massa e não terá por adversários sérios senão os que estão interessados em manter esses abusos. Pela sua influência, ao contrário, essas idéias, tornando os homens melhores, uns para com os outros, menos ávidos de interesses materiais e mais resignados aos ditames da Providência, são uma garantia da ordem e de tranqüilidade.

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PALESTRA ESPÍRITA- A FORÇA DO PENSAMENTO

quinta-feira, 3 de março de 2011

MOMENTO DE REFLEXÃO

Fidelidade a Deus

O vocábulo fidelidade possui inúmeros significados.

Segundo o dicionário, dentre outras acepções, pode significar lealdade, firmeza, exatidão e pontualidade.


No âmbito dos relacionamentos amorosos, a palavra fidelidade é freqüentemente entendida como exclusividade.


Entende-se que amor fiel é o amor exclusivo.


Entretanto, essa significação não é absoluta.


Um fidelíssimo amor entre esposos não exclui o afeto dos filhos, em semelhante nível de importância.


Assim, fidelidade não implica sempre exclusividade, pois tudo depende do contexto.


Um homem pode ser fiel a suas idéias sem que deva ter apenas uma linha de raciocínio em sua mente.


É possível ser fiel a um amigo, mas ainda assim possuir incontáveis outros amigos.


A fidelidade a um ideal não se expressa pela ausência de qualquer outro objetivo na vida.


A fidelidade se manifesta antes de mais nada pela constância.


Ela implica perseverar na vivência de um ideal, na fruição de um amor, mesmo em tempos difíceis.


A fidelidade é justamente a virtude que viabiliza a permanência e a fixação de todas as outras.


Sem fidelidade a propósitos anteriormente assumidos, eles se sucedem sem parar, ao sabor dos acontecimentos.


O real desafio é perseverar na busca das metas eleitas, ante os desafios do mundo.


É fácil eleger o ideal da vida reta, quando tudo sorri.


Difícil é persistir nele quando se é tentado, quando surgem injustiças e crueldades.


Muitos cristãos reputam que o resultado de sua fé deve ser uma vida material tranquila.


Acreditam que a função de Deus é lhes assegurar conforto e facilidades, em recompensa de suas crenças.


Entretanto, olvidam-se de que o Cristo recomendou a quem quisesse segui-Lo que renunciasse a si mesmo e tomasse a própria cruz.


Tal não significa a apologia da miséria e do sofrimento.


Mas apenas o reconhecimento de que, em um mundo ainda corrupto, a vivência das virtudes cristãs constitui tarefa difícil.


É preciso viver honesta e puramente, mesmo que isso signifique abdicar de facilidades, companhias e gozos.


Ainda por algum tempo, a opção da pureza e da compaixão será difícil e pouco compreendida.


Entretanto, urge reconhecer que tudo na vida tem um custo.


O desfrutar de paixões consome dinheiro e saúde.


A ganância e a avareza tiram a paz.


Assim, não é de se estranhar que a fidelidade a um ideal de transcendência também exija algum sacrifício.


A diferença é que a vivência dos valores cristãos propicia uma paz inacessível a outras opções de vida.


Importa, pois, ser fiel a Deus.


Essa fidelidade é expressa na forma de constância na vivência do ideal do belo e do bem.


Não esperar facilidades e privilégios, mas persistir sempre, mesmo em face de quedas e tentações.


Afinal, toda facilidade material de que se abdique está mesmo fadada a desaparecer no pó.


Mas a dignidade espiritual conquistada persistirá para sempre.


Redação do Momento Espírita.

PENSAMENTO DO DIA

Quinta feira, 03 de Março de 2011

"O belo não é uma meta em si, mas uma conseqüência do fiel cumprimento do Plano Evolutivo."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA


Acenda sua luz interior, a luz da sabedoria e da bondade.

Dedique alguns minutos de seu dia à meditação, porque o homem iluminado não encontra trevas sem seu caminho.

Por onde passa, a luz se irradia de si mesmo, atingindo todos os que lhe estão pertos.

Mergulhe em seu íntimo, e ouça a voz de sua consciência, que é a voz silenciosa de DEUS falando dentro de você mesmo.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

LIVRO QUARTO

CONCLUSÃO


VI

Trecentésima Sexcentésima Sétima Parte.

Seria fazer uma idéia bem falsa do Espiritismo crer que ele haure sua força na pratica de manifestações materiais que assim, entravando essas manifestações, pode-se miná-lo em suas bases. Sua força está em sua filosofia, no apelo que faz à razão e ao bom senso. Na antiguidade, ele foi objeto de estudos misteriosos, cuidadosamente ocultos ao vulgo; hoje nada tem de secreto para alguém. Fala uma linguagem clara, sem ambigüidade. Nele, nada há de místico e de alegorias suscetíveis de falsas interpretações. Ele quer ser compreendido por todos, porque é chegado o tempo de fazer o homem conhecer a verdade. Longe de se opor à difusão da luz, a quer para todos. Não reclama uma crença cega, mas quer que se saiba por que se crê. Apoiando-se sobre a razão, será sempre mais forte do que aqueles que se apóiam sobre o nada. Os entraves que tentarem lhe oferecer à liberdade das manifestações poderiam abafá-las. Não, porque produziriam o efeito de todas as perseguições: o de excitar a curiosidade e o desejo de conhecer o que foi proibido. Por outro lado, se as manifestações espíritas fossem o privilégio de um só homem, não há dúvida que, colocando esse homem de lado, cessariam as manifestações. Infelizmente, para os adversários, elas estão a disposição de todos, que a usam, desde o menor até o maior, desde o palácio até a mansarda. Pode-se interditar-lhe o exercício público; mas sabe-se precisamente que não é em público que elas se produzem melhor: é na intimidade. Ora, cada um podendo ser médium, quem pode impedir uma família no recesso do seu lar, um individuo no silêncio do quarto, o prisioneiro sob os ferrolhos, de ter comunicações com os Espíritos, com o desconhecimento e em face mesmos dos esbirros?

Se as interditarem num país, poderão ser impedidas nos países vizinhos, no mundo inteiro, uma vez que não há uma região, nos dois continentes, onde não haja médiuns? Para encarcerar todos os médiuns, seria preciso encarcerar a metade do gênero humano. Viessem mesmo, o que não seria pouco mais fácil, a queimar todos os livros espíritas, e no dia seguinte eles estariam reproduzidos, porque a sua fonte é inatacável e não se pode nem encarcerar e nem queimar os Espíritos que são seus verdadeiros autores.

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PENSAMENTOS DE CHICO XAVIER

quarta-feira, 2 de março de 2011

PENSAMENTO DO DIA

Quarta feira, 02 de Março de 2011

"O caminho da separatividade, cega à unidade essencial de toda a existência, é um caminho de conflito e de lutas."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

Tenha a certeza de que nenhum mal lhe pode acontecer, porque a Força Divina é sua proteção permanente.

O mal que lhe acontece talvez seja apenas uma experiência, pela qual você passa.

“Mas tudo coopera para o bem daqueles que amam a DEUS”, mesmo as dores e sofrimentos, as doenças e as perseguições.

Nenhum mal pode atingi-lo, a não ser aquele que você mesmo pratica.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

LIVRO QUARTO

CONCLUSÃO


V

Trecentésima Sexcentésima Sexta Parte.

Aqueles que dizem que as crenças Espíritas ameaçam invadir o mundo proclamam-lhe, com isso, a força, porque uma idéia sem fundamento e despida de lógica não poderia tornar-se universal. Portanto, se o Espiritismo se implanta por toda a parte, se faz adeptos, sobretudo nas classes esclarecidas, assim que cada um o reconhece, é porque tem um fundo de verdade. Contra essa tendência todos os esforços dos seus detratores serão vãos, e o que a prova é que o ridículo com o qual procuram cobri-lo, longe de deter-lhe o impulso, parece lhe ter dado uma nova vida. Esse resultado justifica plenamente o que, muitas vezs, nos disseram os Espíritos: “Não vos inquieteis com a oposição, tudo o que se fizer contra vós tornará para vós, e vossos maiores adversários servirão à vossa causa, sem o querer. Contra a vontade de DEUS a má vontade dos homens não prevalecerá.”

Pelo Espiritismo, a Humanidade deve entrar numa fase nova, a do progresso moral, que é a sua conseqüência inevitável. Portanto, cessai de vos espantar da rapidez com a qual se propagam as idéias espíritas; a sua causa está na satisfação que elas proporcionam a todos os que nela se aprofundam, e que nelas vêem outra coisa mais do que um fútil passatempo. Ora, como cada um quer a felicidade antes de tudo, não é de admirar que se interesse por uma idéia que o torna feliz.

O desenvolvimento dessas idéias apresenta três períodos distintos: o primeiro é o da curiosidade provocada pela estranheza dos fenômenos que se produzem; o segundo, a do raciocínio e da filosofia, e o terceiro o da aplicação e das conseqüências. O período da curiosidade passou. A curiosidade não tem senão um tempo e, uma vez satisfeita, muda de objeto para passar a um outro. O mesmo não sucede com aquele que recorre ao pensamento sério e ao julgamento. Começado o segundo, sobretudo, depois que foi mais bem compreendido em sua essência íntima, depois que se lhe viu a importância, porque toca o ponto mais sensível do homem: o da felicidade, mesmo nesse mundo. Nisso está a causa da sua propagação, o segredo da força que o fará triunfar. Ele torna felizes aqueles que o compreendem, até que sua influencia se estenda sobre as massas. Mesmo aquele que não teve nenhum testemunho material de manifestação, diz além desses fenômenos, há a filosofia que me explica o que NENHUMA outra me havia explicado; nela encontro, só pelo raciocínio, uma demonstração racional de problemas que interessam muitíssimo ao meu futuro; ela me proporciona a calma, a segurança e a confiança; me livra do tormento da incerteza; ao lado dela, a questão dos fatos materiais é uma questão secundária. Vós todos, que o atacais, quereis um meio de combatê-lo com sucesso? Eis aqui: Substituí-o por qualquer coisa melhor; encontra uma solução MAIS FILOSÓFICA a todas as questões que ele resolve; daí ao homem uma OUTRA CERTEZA que o torne mais feliz e compreendei bem a importância dessa palavra certeza, porque o homem não aceita como certo senão o que lhe parece lógico. Não vos contenteis em dizer que isso não é assim, pois é muito fácil. Provai, não por uma negação, mas por fatos, que isso não é, jamais foi e não PODE ser. Se não o é, dizei, sobretudo, o que haveria em seu lugar. Provai, enfim, que as conseqüências do Espiritismo não são de tornar os homens melhores e, portanto, mais felizes, pela prática da mais pura moral evangélica, moral que se glorifica muito, mas que se pratica pouco. Quando houverdes feito isso, tereis o direito de atacá-lo. O Espiritismo é forte porque ele se apóia sobre as próprias bases da religião; DEUS, a alma, as penas e as recompensas futuras, sobretudo, porque mostra essas penas e essas recompensas como conseqüências naturais da vida terrena, e que nada, no quadro que ele oferece do futuro, pode ser negado pela mais exigente razão. Vós cuja doutrina total consiste na negação do futuro, que compensação ofereceis para os sofrimentos deste mundo? Vós vos apoiais sobre a incredulidade, ele se apóia sobre a confiança em DEUS. Enquanto ele convida os homens à felicidade, à esperança, à verdadeira fraternidade, vós lhes ofereceis o NADA por perspectiva e o EGOISMO por consolação. Ele explica tudo, vós não explicais nada. Ele prova pelos fatos e vós não provais nada. Como quereis que se hesite entre as duas doutrinas?

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FRASES ESPÍRITAS

terça-feira, 1 de março de 2011

PENSAMENTO DO DIA

Terça feira, 01 de Março de 2011

"Hoje, mais do que nunca, é preciso o fortalecimento da vontade espiritual e da decisão."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

Se alguém lhe mostrasse uma semente escura e feia, dizendo que dentro dela havia bela e perfumada flor, você acreditaria, porque sabe que da semente nasce a planta que produz a flor.

Pois bem, acredite também que, dentro de você, por mais imperfeito que seja, nascerá, purificada e bela, a sua alma imortal que alcançará a felicidade!

Tenha fé em si mesmo, e busque aperfeiçoar-se.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

LIVRO QUARTO

CONCLUSÃO

IV

Trecentésima Sexcentésima Quinta Parte.

O progresso da Humanidade tem seu principio na aplicação da Lei de Justiça, de amor e de caridade. Esta Lei está fundada sobre a certeza do futuro; tirai essa certeza e lhe tirareis sua pedra fundamental. Dessa Lei derivam todas as outras, porque ela encerra todas as condições da felicidade do homem, e só ela pode curar as chagas da sociedade e ele pode julgar, pela comparação das épocas e dos povos, quanto sua condição melhora à medida que essa Lei é mais bem compreendida e praticada. Se uma aplicação parcial e incompleta produz um bem real, que será, pois, quando fizer dela a base de todas suas instituições sociais! Isso é possível? Sim, porque uma vez que deu dez passos, pode dar vinte, e assim por diante. Pode-se, portanto, julgar o futuro pelo passado. Já vimos se apagarem, pouco a pouco, as antipatias de povo a povo; as barreiras que os separam diminuem diante da civilização; eles se estendem as mãos de uma a outra extremidade do mundo; uma maior justiça preside as Leis internacionais, as guerras tornam-se mais e mais raras e não excluem o sentimento de humanidade; a uniformidade se estabelece nas relações, as distinções de raças e de castas se apagam e os homens de crenças diferentes calam os preconceitos de seita para se confundirem na adoração de um só Deus. Alamos dos povos que marcham à frente da civilização. Sob todos esses aspectos, se esta ainda longe da perfeição, e há ainda muitas velhas ruínas para se abater até que tenham desaparecido os últimos vestígios da barbárie. Mas essas ruínas poderão se opor à força irresistível do progresso, essa força viva que é, em si mesma, uma Lei da Natureza? Se a geração presente é mais avançada que a geração passada, por que a que nos sucederá não o seria mais que a nossa? Ela o será pela forças das coisas; primeiro, porque com as gerações desaparecem cada dia alguns defensores dos velhos abusos e assim a sociedade se forma, pouco a pouco, de elementos novos, despojados dos velhos preconceitos; em segundo lugar, porque o homem, querendo o progresso, estuda os obstáculos e se aplica em destruí-los. Desde que o movimento progressivo é incontestável, o progresso futuro não deveria ser duvidoso. O homem quer ser feliz e isso está na Natureza. Ora, ele não procura o progresso senão para aumentar a soma de sua felicidade, sem o que o progresso seria sem objetivo. Onde estaria o progresso para ele, se esse progresso não devesse melhorar sua posição? Mas quando tiver a soma de prazeres que pode dar o progresso intelectual, ele se aperceberá que não tem a felicidade completa; reconhecerá que essa felicidade é impossível sem a segurança das relações sociais, que não encontrará senão no progresso moral. Portanto, pela força das coisas, ele próprio encaminhará o progresso para esse caminho e o Espiritismo lhe oferecerá a mais poderosa alavanca para atingir esse objetivo.

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TUDO PASSA - MENSAGEM DE CHICO XAVIER

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

PENSAMENTO DO DIA

Segunda feira, 28 de Fevereiro de 2011

"A cada indivíduo que desperta é entregue uma tarefa que o convida a tornar-se pioneiro na construção dos tempos vindouros."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

Evite o álcool.

Se pode ser remédio, quando usado em pequenas doses, traz malefícios incalculáveis, se nos leva ao abuso.

Para enquanto é tempo.

Construa em sua mente a sua própria imagem livre de beber, e repita muitas vezes ao dia, seguidamente: NADA ME VENCERÁ.

SOU FORTE E VENCEREI TODOS OS MEUS VÍCIOS.

Não diga: NÃO QUERO MAIS BEBER.

Diga antes: NÃO GOSTO MAIS DE BEBIDA.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

LIVRO QUARTO

CONCLUSÃO


III

Trecentésima Sexcentésima Quarta Parte.

Quereis, segundo dizeis, curar vosso século de uma mania que ameaça invadir o mundo.

Gostaríeis mais que o mundo fosse invadido pela incredulidade que procurais propagar? Não é a ausência de toda crença que é preciso atribuir o relaxamento dos laços de família e a maioria das desordens que minam a sociedade? Demonstrando a existência e imortalidade da alma, o Espiritismo estimula a fé no futuro, levanta os ânimos abatidos, faz suportar com resignação as vicissitudes da vida; ousaríeis chamar a isso um mal? Duas doutrinas se confrontam: uma que nega o futuro, outra que explica tudo e para isso recorre à razão; uma é a consagração do egoísmo, a outra dá uma base à justiça, à caridade e ao amor dos semelhantes; a primeira não mostra senão o presente e aniquila toda esperança, a segunda consola e mostra o campo vasto do futuro; qual é a mais perniciosa?

Certas pessoas, e entre as mais céticas, se fazem os apóstolos da fraternidade e do progresso; mas a fraternidade supõe o desinteresse, a abnegação da personalidade. Com a verdadeira fraternidade o orgulho é uma anomalia. Com que direito impondes um sacrifício àquele a quem dizeis que quando morrer tudo está findo para ele e que, talvez, amanhã não será mais que uma velha máquina deslocada e atirada de lado? Não é mais natural que durante os curtos instantes que lhe concedeis, ele procure viver o melhor possível? Daí o desejo de possuir mais para melhor gozar. Desse desejo nasce o ciúme contra aqueles que possuem mais do que ele; e desse ciúme à inveja de tomar o que eles têm, não há senão um passo. Que o detém? A Lei? Mas a Lei não alcança todos os casos. Direis que é a consciência, o sentimento do dever? Mas sobre o que baseais o sentimento do dever? Esse sentimento tem alguma razão de ser com a crença de que tudo termina com a vida? Com essa crença uma só máxima é raciocinar: cada uma para si. As idéias de fraternidade, de consciência de dever, de humanidade e mesmo de progresso não são senão palavras vãs. Oh! Vós, que proclamais semelhantes doutrinas, não sabeis todo o mal que fazeis à sociedade, nem de quantos crimes assumis a responsabilidade? Mas falo eu de responsabilidade? Para o cético não há isso, pois ele não rende homenagem senão à matéria.


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CONFIE SEMPRE - MENSAGEM DE CHICO XAVIER

domingo, 27 de fevereiro de 2011

PENSAMENTO DO DIA

Domingo, 27 de Fevereiro de 2011

"Quanto mais o homem se deixa trabalhar pelo silêncio interior, mais se aproxima da vida universal."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

Seja na Terra a pequenina chama que ilumina as trevas em que jazem milhares de criaturas.

Seja a água benéfica que dessedenta todos aqueles que atravessam o deserto da existência, sequiosos de carinho e amor.

Seja o alimento dos que nos procuram, famintos de compreensão e de incentivo.

Procure servir e amar, para ter á alegria de haver passado na Terra distribuindo benefícios a todas as criaturas.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

LIVRO QUARTO

CONCLUSÃO

II

Trecentésima Sexcentésima Terceira Parte.

O Espiritismo é o mais terrível antagonista do materialismo. Não é, pois, de espantar que ele tenha os materialistas por adversários. Mas como o materialismo é uma doutrina que se ousa mal confessar (prova de que os que a professam não se crêem bem forte e são dominados por sua consciência), ele se cobre com o manto da razão e da ciência, e, coisa bizarra, os mais céticos falam mesmo em nome da religião que não conhecem e não compreendem melhor que o Espiritismo. Sua mira, é, sobretudo, o maravilhoso, e o sobrenatural que não admitem. Ora, segundo eles, estando o Espiritismo fundado sobre o maravilhoso, não pode ser senão uma suposição ridícula. Não refletem que fazendo, sem restrição, o julgamento do maravilhoso e do sobrenatural, fazem o da religião. Com efeito, a religião está fundada sobre a revelação e os milagres. Ora, que é revelação senão comunicações extra-humanas? Todos os autores sagrados, desde Moisés, falaram dessas espécies de comunicações. Que são os milagres senão os fatos maravilhosos e sobrenaturais por excelência, posto que são, no sentido litúrgico, derrogações às Leis da Natureza? Portanto, rejeitando o maravilhoso e o sobrenatural eles rejeitam as próprias bases da religião. Mas não é sob esse ponto de vista que devemos examinar a coisa. O Espiritismo não tem que examinar se há, ou não, milagres, quer dizer, se DEUS pôde, em certos casos, derrogar as Leis eternas que regem o Universo. ELE deixa, a esse respeito, toda a liberdade de crença. Diz e prova, que os fenômenos sobre os quais se apóia não têm de sobrenatural senão a aparência. Esses fenômenos não são assim, aos olhos de certas pessoas, senão porque são insólitos e fora dos fatos conhecidos. Mas eles são mais sobrenaturais que todos os fenômenos aos quais a Ciência hoje dá a solução, e que pareceram maravilhosos numa outra época. Todos os fenômenos Espíritas, sem exceção, são a conseqüência de Leis gerais e nos revelam um dos poderes da Natureza, poder desconhecido, ou dizendo melhor, incompreendido até aqui. Mas que a observação demonstra estar na ordem das coisas. O Espiritismo repousa, pois, menos sobre o maravilhoso e sobre o natural que a própria religião. Aqueles que o atacam a esse respeito são porque não o conhecem, e fossem eles os homens mais sábios nós lhes diríamos: se vossa Ciência, que vós ensinais tantas coisas, não vos ensinou que o domínio da Natureza é infinito, não sois sábios senão pela metade.

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SOMENTE HOJE - MENSAGEM DE CHICO XAVIER