sábado, 31 de dezembro de 2011

FELIZ 2012

Feliz Ano Novo com muita Paz, Saúde e Prosperidade, com a Graça de DEUS.

PENSAMENTO DO DIA


Censura o amigo à parte e louva-o perante outrem

Autor: Leonardo Da Vinci

MENSAGEM DIÁRIA

Acreditarmos verdadeiramente naquilo que desejamos é o primeiro passo para que ele se torne realidade

Autor: Desconhecido

REENCONTRO - LIVRO DE CHICO XAVIER - CAPÍTULO 06

CONTINUAÇÃO

PRIMEIRA CARTA

“Aqui, a luta pela vitória do bem é uma batalha sem tréguas”


Querida Diva, e meus queridos filhos, peço a Deus nos abençoe.
Enterneço-me ao rever-nos juntos de novo, qual se houvéssemos trazido conosco o nosso lar da Nunes Machado. Creiam que me preparei tanto, a fim de escrever-lhes e, entretanto, as lágrimas se misturam com as minhas próprias letras.
Diva, agradeço a você por ter vindo. O tempo de nossa união foi curto demais para um amor tão grande e hoje desejava que as horas recuassem para que eu pudesse oferecer ao seu coração as alegrias que não lhe pude dar. E você, com o seu carinho de sempre, me traz o prêmio de toda a minha vida: nossos filhos queridos, os corações amados que Deus permitiu nascessem ou renascessem dos nossos, para que a nossa estrada se fizesse felicidade e luz.
Revejo-os a todos, qual se fossem a nossa garotada de outro tempo. Para os pais os filhos jamais crescem, são sempre nossos meninos, anjos de nosso amor. Ainda estou vacilando para enfileirar nomes que sempre requisitam esforço de memória, mas se me esquecer de algum, me corrija. Temos aqui os nossos queridos Rui, Renato, Rosa Alice, João, Mírian, Rodolfo, Mara, Ricardo, o nosso Lemão genial. E temos em pensamento a nossa Marta e o companheiro, porque o nosso Esem é também um filho que Deus nos enviou pelos caminhos do espírito.
Diva, como sou feliz, tomando a cada um nos próprios braços, qual se fossem pequeninos!
Peço a você, em especial, dizer à nossa Marta que ela está aqui também conosco, aquele mesmo amor de filha a quem devemos tanto.
Penso em todos, revejo a nós ambos em todos eles e peço a Deus que os abençoe.
Você se lembrará de que havia dito no Hospital a minha convicção de que não mais regressaria à nossa casa...
Os tempos últimos haviam sido para mim de muita reflexão. Meditava nas experiências da vida, até que percebi um ponto de dor que se abria em meu peito, à maneira de um aviso discreto de que o tempo na vida terrestre estava a terminar. Comecei atualizando nossas escritas e revisando tudo o que pudesse impor cuidados maiores ao seu coração de esposa e mãe, e, em verdade, acertei...
Não creia, querida, que acontecimentos humanos menos felizes me tivessem abatido o ânimo. A doutrina que se fez a nossa lâmpada clareava todas as situações do caminho... Sempre compreendi que um homem nunca pode pensar em colher flores exclusivamente nas sendas da vida e, por isso, habituei-me a facear as ocorrências do mundo como viessem... E, aliás, nada sucedeu que me pudesse haver marcado com esse ou aquele sofrimento maior.
Tive a melhor esposa que um homem pode receber de Deus e conquistamos da Bondade Divina filhos que somente alegria e paz nos trouxeram aos corações...
Creio que o corpo já carregava por si aquela disposição ao problema circulatório que acabou por separar-me do instrumento físico. E ainda aí, naqueles poucos dias de preparação final, reconheci que tudo estava certo. Doía-me vê-la aguardando o golpe que a situação desferiria sobre nós e agoniava-me com a idéia de ser obrigado a deixá-la sem meus braços de companheiro com os filhos e os netos de que fizemos o nosso querido jardim de amor.
Sabia, no íntimo, que o assunto estava consumado: entretanto, em preces, rogava a Jesus a fortalecesse e nos amparasse os filhos inesquecíveis com a união de todos eles, para que uns amparassem os outros e não sei que tristeza me dominava naqueles momentos preparatórios da grande mudança de que me sentia perto. Digo tristeza incompreensível porque não poderia, de minha parte, receber maiores bênçãos de Deus. Lamentar-me seria ingratidão e, por esse motivo, o conflito imanifesto em que vivi nos dias últimos da vestimenta física foi enorme.
Chegada a hora, revi tudo, tudo o que fora a nossa vida em família, as horas de felicidade que foram sempre uniformes, porquanto em meu coração de esposo e pai só encontrava razões para ser agradecido.
A dor, a princípio, foi perceptível por mim... Depois, tudo me pareceu um desmaio de que não conseguia fugir, embora pudesse todo o meu esforço de homem na resistência para ficar... Ficar ainda em sua companhia e trabalhar pela felicidade de trabalhar sempre mais; no entanto, um torpor que não sei definir começou a paralisar-me... Em seguida, foi o sono de que possuía prévio conhecimento em tantas descrições de companheiros desencarnados.
A compaixão dos Céus, pelo menos em meu caso, não nos deixa ver os quadros que remanescem da morte, porque nada mais vi senão que despertava em outro ambiente. Era, a meu ver, um outro hospital, em cujo ambiente percebi, de imediato, que já não mais vivia em estrutura da Terra. A luz muito clara no aposento, o ar leve que me alimentava os pulmões e aqueles rostos que me cercavam, estendendo-me auxílio, não me deixavam dúvida.
Nenhuma face de Araras, nenhum semblante que pudesse identificar... Confesso a você e aos meus filhos que chorei muito... Era então aquilo a morte. Uma transferência irreversível sem apelo a qualquer regresso em moldes físicos para a retaguarda...
Pensei em você, em nossos meninos e em nossos netos, nos amigos, nas tarefas que ficavam para trás... Senti, por intuição, que os seus pensamentos me cercavam de saudade e de amor, que a imagem dos filhos me visitava no espelho da memória; no entanto, chorava ignorando se a alegria do dever cumprido ou a dor da separação compulsória se faziam motivos para aquelas emoções a se repetirem por dentro de mim.
Ah! mas os homens mais fortes se transformam em crianças, quando encontram a possibilidade de reencontrarem as mães que lhes deram a vida... Quando mais forte se fazia a minha noção de perda, vi que nossa mãe Joaninha entrou para ver-me.
- “Então, meu filho, quem disse a você que as mães esquecem? Descanse. Você está regressando ao lar... Diva e os meninos estão amparados... Deus vela por todos...”
Não sei descrever a surpresa que me tomou de assalto. Vi-me novamente menino para rezar com aquela a quem devemos tanto amor.
Logo após, outros amigos vieram ver-me... O Bertolini, O Giacomini, o Zurita, o Denardi e tantos companheiros do ideal de trabalho se achavam ali que, muito embora sem apagar a sua presença e a presença da família no livro do coração, passei a sentir-me menos só para o recomeço... Agora, tudo se reajusta.
Noto-a, porém, algo abatida e fatigada. Peço-lhe que se refaça. Recorde Mara e nosso Lemão precisando de seus cuidados, e nossa Marta com a família que começou a organizar é uma plantação de carinho que não podemos esquecer.
Se posso pedir alguma cousa, rogo-lhe fortalecer-se e apresentar o mesmo porte de alegria e discreto comando de nosso mundo familiar. Os filhos reclamam isso.
Não estou assim distante. Habitue-se a mentalizar-me ao seu lado e você me observará consigo, mais do que imagina.
Lembre-se do orgulho sadio de seu marido ao vê-la forte e feliz e capacite-se de que o nosso amor não apresenta mudança.
Conto em que os filhos saberão auxiliar-me nesse sentido, no sentido de lhe reconhecermos a restauração. O nosso companheirismo não sofreu qualquer pausa.
Nossa tia Maria Álvares Leite veio assistir esse reencontro em ritmo de perto-longe.
A realidade, no entanto, é a de que nos achamos sempre mais juntos.
Desejava escrever mais, sabendo embora que já escrevi demasiadamente, mas devo encerrar estas minhas notícias.
Amigos da Maçonaria e da Doutrina me auxiliaram a expressar o que sinto.
A letra não é a mesma. Devo submeter-me a uma orientação de urgência a que não me acostumei; entretanto preferi arriscar-me à manifestação com insegurança a perder a oportunidade.
Peço aos filhos dizerem de minha parte ao Arceu, ao Salvador, ao Pizarro, ao Hércio e a outros irmãos de atividade espiritual que tudo o que fizermos pela divulgação de nossos princípios é muito pouco, diante do que se tem a fazer. Aqui, a luta pela vitória do bem e pela sustentação da luz é uma batalha sem tréguas, na qual o Cristo é e será sempre o Grande Vencedor.
Mas isso é outro assunto que transcende os meus propósitos.
Queria unicamente dizer a você e aos nossos rapazes, às nossas filhas, incluindo o genro e as noras, igualmente filhos de coração, que continuo vivendo e amando a família cada vez mais.
Diva, querida esposa, com os nossos filhos queridos, incluindo todos os que se reuniram a nós dois nos caminhos da vida e os netos que nos continuam a existência, receba todo o coração reconhecido do companheiro de sempre, sempre o seu
Ítalo
Notas e Identificações
1 – Carta recebida em reunião pública do Grupo Espírita da Prece, na cidade de Uberaba, Minas, pelo médium Francisco Cândido Xavier, na noite de 14/7/1979.
2 – Diva – D. Diva Álvares Leite Scanavini, esposa.
3 – Nunes Machado – Nome da rua, na cidade de Araras, SP, onde reside sua família.
4 – Rui, Renato, João, Rodolfo, Mara e Ricardo – Filhos, presentes à reunião.
5 – Rosa Alice e Mírian – Rosa Alice Ruegger Bueno Scanavini e Mírian Elizabeth Severino Finardi Scanavini, noras, presentes à reunião.
6 – Marta e o companheiro, porque o nosso Esem é também um filho – Marta Elisa, filha, casada com Esem Pereira Cerqueira.
7 – Lemão – Apelido familiar do filho Ricardo.
8 – Naqueles poucos dias de preparação final – Refere-se ao período em que ficou hospitalizado, de 2 a 8 de março de 1979.
9 – Mãe Joaninha – Sua progenitora era chamada, na intimidade, de Joaninha.
10 – Bertolini – Augusto Bertolini nasceu em Luca, Itália, a 2/11/1878, e faleceu em São Paulo, Capital, a 28/8/1961. Nas últimas décadas de sua vida residiu em Limeira, SP, exercendo a profissão de viajante. Colaborou ativamente nas campanhas pró-construção do Sanatório Antônio Luiz Sayão, de Araras, inclusive participando de longas viagens pelo país. Quando da organização da primeira diretoria deste hospital, assumiu o cargo de vice-presidente, e sua esposa, D. Alice, integrou o Conselho Consultivo.
11 – Giacomini – João Giacomini Sobrinho (1909-1974), companheiro e amigo de Ítalo, foi um dos fundadores do Instituto de Difusão Espírita. Ver sua biografia em Anuário Espírita 1975.
12 – Zurita – Ignácio Zurita Júnior, antigo comerciante e político influente em Araras. Ex-Prefeito Municipal da cidade, faleceu em 29/11/1944.
13 – Denardi – Vitório Denardi, desencarnado em 22/9/1933, foi padrinho de batismo de Ítalo.
14 – Tia Maria Álvares Leite – Tia paterna de D. Diva, faleceu em Limeira, SP, a 8/12/1970.
15 – A letra não é a mesma – Um dos seus filhos, presentes à reunião pública, estando de pé, próximo à cabeceira da mesa, onde se assentava Chico Xavier, pôde acompanhar o trabalho psicográfico do médium, identificando, assim, a carta de seu pai desde as primeiras páginas. No decorrer do recebimento da mesma, pensou, sem dizer a ninguém, da possibilidade de seu progenitor encerrar aquela carta com assinatura igual à que tinha quando em vida material.
16 – Arceu, Salvador, Pizarro e Hércio – Arceu Scanavini (irmão), Salvador Gentile , José Pizzaro Garcia e Hércio Marcos C. Arantes, companheiros de ideal espírita.

CONTINUA AMANHÃ

FELIZ ANO NOVO

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

FELIZ 2012

Feliz Ano Novo com muita Paz, Saúde e Prosperidade, com a Graça de DEUS.

PENSAMENTO DO DIA

Os velhos sonhos eram bons sonhos, não se realizaram, mas foi bom tê-los

Autor: Desconhecido

MENSAGEM DIÁRIA

O medo faz parte da nossa vida. Algumas pessoas não sabem como enfrentá-lo. Outras, acho que estou entre elas, aprendem a conviver com ele e o encaram não de forma negativa, mas como um sentimento de auto preservação

Autor: Ayrton Senna

REENCONTRO - LIVRO DE CHICO XAVIER - CAPÍTULO 05

CONTINUAÇÃO

MERITÓRIA E ABENÇOADA PREMONIÇÃO


- Estão aqui algumas fotos históricas do Instituto, que tenho comigo há muitos anos, e peço-lhes guardá-la, porque poderão ser úteis no futuro – disse-nos o dileto amigo Ítalo, entregando-nos, logo após uma reunião doutrinária, um envelope com dezenas de fotografias.
- Como? Eu guardar as fotos, após tantos anos em seu poder, com tanto carinho? – respondemos de pronto, surpreendido com aquela atitude do companheiro.
Com voz pausada e serena, que lhe era habitual, insistiu com o seguinte esclarecimento:
- Solicito-lhe receber, pois estou fazendo um acerto geral em meus papéis, e como você é o secretário, elas ficarão melhor em suas mãos.
Diante desse argumento o atendemos, nunca passando pela nossa mente que o incansável confrade Ítalo Scanavini, Diretor-Tesoureiro do Instituto de Difusão Espírita, de Araras, São Paulo, desde a sua fundação, estava se despedindo de todos nós – na atual romagem terrena -, colocando a sua documentação particular em tal ordem, como alguém que pretendesse ausentar-se por longo tempo...
De fato, uns trinta dias depois de nosso diálogo, ele partiria rumo ao Mais Alto, a 8 de março de 1979, deixando uma irreparável lacuna em todas as áreas de sua afetuosa, fraterna e dinâmica atuação, principalmente familiar, espírita e maçônica.
Ítalo, nascido em Araras, SP, a 29 de setembro de 1916, era filho do casal: José Scanavini – Joana Chignolli Scanavini.
Comprovando a premonição de nosso companheiro, sua família contou-nos o interessante fato:
Aproximadamente um mês antes do desenlace, fugindo completamente da rotina, Ítalo começou a trabalhar no seu lar, todas as noites, acertando as escritas de sua loja, com o auxílio de máquinas de escrever e de somar. A esposa e filhos estranharam esse trabalho extra, mas ele apenas explicava que precisava pôr os seus papéis em ordem, sem outros esclarecimentos...
A 2 de março, após o jantar, fortes dores precordiais provocariam a sua hospitalização de emergência. E, no dia seguinte, embora estando melhor, sob tratamento intensivo, afirmou à esposa: - “Velha, vai acontecer o pior, eu não vou voltar para casa”.
De fato, com a vestimenta carnal, Ítalo não mais regressaria ao seu ninho familiar.
As suas atitudes, indicativas de uma preparação para a Grande Viagem, só podem ser explicadas por abençoada e meritória premonição, isto é, um aviso dos Benfeitores Espirituais, muito discreto, mas capaz de induzi-lo a um comportamento mental introspectivo e levá-lo, com a motivação de uma pequena dor torácica, à relativa certeza de final de caminhada terrena. Nessa época, Ítalo não apresentava sinais de enfermidade, nem submetia-se a qualquer tratamento médico.
Somente mais tarde, por via mediúnica, ele esclareceria: “Os tempos últimos haviam sido para mim de muita reflexão. Meditava nas experiências da vida, até que percebi um ponto de dor que se abria em meu peito, à maneira de um aviso discreto de que o tempo na vida terrestre estava a terminar. Comecei atualizando nossas escritas e revisando tudo o que pudesse impor cuidados maiores ao seu coração de esposa e mãe, e, em verdade, acertei...
Você se lembrará de que havia dito no Hospital a minha convicção de que não mais regressaria à nossa casa...”

Homenagem do “Anuário Espírita”

O Anuário Espírita 1980 publicou, em suas primeiras páginas, expressiva e carinhosa homenagem ao nosso inesquecível amigo e confrade Ítalo, sob o título: “Mais um anuarista retorna ao Mundo Maior”, que a seguir transcreveremos:
“No dia 8 de março de 1979, em Araras/SP, nosso querido companheiro de lutas doutrinárias, Ítalo Scanavini, regressou ao Mundo Maior, sob os efeitos de um enfarte que, em poucos dias, lhe desorganizou o veículo físico.
Foi um dos fundadores, em 1958, do Grupo Espírita Sayão, entidade espírita que, além das suas atividades doutrinárias, mantinha programa assistencial, através da assistência alimentar (sopa diária), serviço odontológico e albergue noturno. E que, no início da década de 70, instalou oficina gráfica para impressão de livros espíritas. Sempre foi seu Tesoureiro.
Fez parte, também, do elenco de confrades que fundaram o Instituto de Difusão Espírita, em 1963, cujo programa de atividades tinha seu núcleo na edição de livros espíritas, especialmente o Anuário Espírita. Em muitas gestões foi seu Tesoureiro.
Em 1o. se setembro de 1974 as duas instituições se fundiram, permanecendo o nome de Instituto de Difusão Espírita, enfeixando todas as atividades exercidas por ambas e, desde então e até a sua desencarnação, foi seu Diretor-Tesoureiro.
Homem humilde e zeloso no cumprimento do dever, sempre foi muito respeitado e querido por quantos lhe desfrutaram a convivência.
Fora das lides doutrinárias, foi membro ativo da Loja Maçônica “Fraternidade Ararense”, onde sempre conviveu com desmedido entusiasmo e dedicação, tendo ocupado muitos cargos de direção.
Foi um dos fundadores da Associação Atlética Ararense, de cujo Conselho Consultivo fez parte por longo tempo.
Profissionalmente, foi conceituado comerciante.
Espírito disciplinado, seu zelo chegava aos detalhes, sempre procurando o melhor em todas as atividades que participava emprestando seu concurso.
Nós, seus amigos mais íntimos, pelos laços profundos de afeição e de trabalho, não podemos regatear elogios à sua atuação ao longo de duas décadas de atividades espíritas, e o amigo leitor talvez não pudesse entrever nesse extravazamento afetivo, o que representou realmente a vida de nosso saudoso confrade na comunidade ararense, assim também as qualidades pessoais desse Espírito valoroso.
A Câmara Municipal de Araras, já em 26 de março de 1979, por iniciativa do vereador José Pedro Fernandes, aprovou por unanimidade indicação para que fosse dado o nome de Ítalo Scanavini, para uma via pública. A medida se concretizou através do Decreto editado pelo Prefeito Municipal, Dr. Valdemir Gesuíno Zuntini, que tomou o n 2127, em 6 de abril de 1979.
(...) Mas, amigo leitor, o que poderá fazer transparecer melhor a personalidade do nosso querido e saudoso irmão, é a mensagem que endereçou aos seus familiares, já em 14 de julho de 1979, através da mediunidade de Francisco Cândido Xavier, em reunião pública do Grupo Espírita da Prece, em Uberaba/MG, que temos o júbilo de transcrever em seguida(*):
No seio da comunidade em que viveu, a memória de nosso irmão está perpetuada pela via pública à qual emprestou o nome.
Em nossos corações, nos corações daqueles que lhe partilharam as lutas terrenas, está perpetuada pelo carinho da sua amizade e pela dureza e desprendimento do seu Espírito, sempre pronto a calar, ajudar e perdoar.”

(*) Esta mensagem foi incluída no Capítulo seguinte.

CONTINUA AMANHÃ

FELIZ ANO NOVO - A MAIS LINDA MENSAGEM EXTRAÍDA DO CORAÇÃO

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

PENSAMENTO DO DIA

O inimigo nada mais é do que alguém mais difícil de conquistar

Autor: Desconhecido

MENSAGEM DIÁRIA

O amor muitas vezes nos confunde porque nos iludimos com coisas que, no ponto de vista de outras, são apenas AVENTURA

Autor: Desconhecido

REENCONTRO - LIVRO DE CHICO XAVIER - CAPÍTULO 04

“MUDEI DE ROUPAGEM,
SEM MUDAR A PRÓPRIA IDENTIDADE”


Querida mãezinha e meu querido papai Lúcio, peço para me abençoarem.
O meu avô Germano e o meu tio Aldo me trouxeram até aqui e me auxiliaram a traças estas linhas. Venho rogar-lhes paciência e coragem. A morte não existe como pensamos na Terra. Atravessamos um choque estranho que eu não sei descrever, porque prevalece em nós, pelo menos no que me sucedeu, um sono feito de anestesia e de esquecimento.
Compreendo tudo agora e sei quanto choraram porque podem imaginar como eu chorei, à feição de um menino grande sequestrado, sem volta, em outro lugar que não a nossa casa.
O acidente me afetou qual uma explosão na qual a gente se perde por algum tempo. Disso nada sei, mas posso assegurar-lhes com os nossos daqui, que não me perdi no acontecimento. Mudei de roupagem, sem mudar a própria identidade.
Agora, é coragem para nós todos. Chega um momento na vida de cada um, no qual apenas a fé em Deus é a alavanca da salvação de nosso próprio raciocínio.
Peço-lhes para que vivam valorosamente e não culpem a ninguém se o carro foi a condução que as Leis de Deus me deram para voltar à vida espiritual, a que me vou habituando pouco a pouco.
Recordem os nossos queridos Hermilon e Waldir, e creiam que se ficarem fortes, minha fortaleza se restabelecerá mais depressa.
Numa situação destas, em que a gente se vê noutra forma, dando notícias por intermédio de outra pessoa, como se estivéssemos numa janela aberta para uma praça repleta de amigos, não é muito fácil. Por isso, creio que dar o meu sinal de presença é bastante para que me saibam vivo, e com a mesma disposição para trabalhar.
Por enquanto, estou no tratamento de idéia vagarosa e vida mansa, mas tenham a certeza de que tudo comigo vai melhorar quando me derem coragem para recomeçar.
Meu abraço às irmãs e lembranças aos amigos.
Do acidente nada me perguntem, porque não quero turvar a cabeça que já está ficando mais clara por dentro.
Auxiliem-me a deixar de lado o que não devo carregar comigo e a recordar o que preciso fazer agora: recuperar o meu equilíbrio, confiar em Deus e na vida, e reformar-me qual eu era, decidido a cumprir os meus deveres, sem reclamação e sem choro.
Muitas saudades que, aliás, são nossas. E, em meio das saudades que estão comigo, recebam o abraço com muitos beijos de gratidão e carinho do filho muito grato que, mais uma vez, lhes pede a bênção,
Lúcio Germano Dallago.
1 – Avô Germano – Germano Dallago, avô paterno, desencarnado em Barra Fria, SC, em, 1941, aos 51 anos de idade.
2 – Tio Aldo – Aldo Dallago, tio, desencarnado em Ibaiti, PR, a 12/11/1966.
3 – Hermilon e Waldir – Hermilon Pereira Gonçalves e Waldir Ramos Siqueira Filho, amigos inseparáveis de Lúcio Germano, desencarnados no mesmo acidente.
4 – Meu abraço às irmãs – Irmãs: Sandra Maria, Sônia Cristina e Selma Regina Dallago.
5 – Lúcio Germano Dallago – “Filho de Maria de França e Lúcio Dallago, nasceu em Goiânia a 23/9/1956. Sua breve e saudosa passagem terrena foi caracterizada por uma personalidade carinhosa e alegre, marcada por um espírito caridoso, deixando um grande círculo de amigos na sociedade goianiense. Quando desencarnou, a 25/11/77, preparava-se para o vestibular no Colégio Carlos Chagas”. (Dados biográficos divulgados juntamente com a sua carta mediúnica, em impresso feito pela família.)

CONTINUA AMANHÃ

MENSAGEM DE ANO NOV O - 2012 - 2011 - 2010

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

PENSAMENTO DO DIA

Os problemas são apenas oportunidades vestidas em roupa de trabalho

Autor: Desconhecido

MENSAGEM DO DIA


Não sejamos muito exigentes, vamos devagar, mas vamos sempre

Autor: Desconhecido

REENCONTRO - LIVRO DE CHICO XAVIER - CAPÍTULO 03

CONTINUAÇÃO

NOVOS CAMINHOS

“No auge do sofrimento e do desespero, ocasionados pela dura separação do convívio amigo de meu filho, uma noite, seguindo pelas ruas de Goiânia, ao passar em frente ao Centro Espírita Amor e Caridade, localizado à Avenida Independência, tive a ideia de ali entrar, embora não fosse espírita.
O presidente desta instituição, Amir Salomão, acolheu-me com simpatia, e vendo-me profundamente abatido, providenciou para que eu iniciasse um tratamento espiritual naquele mesmo dia.
Foi um socorro que chegou na hora certa, pois havia perdido recentemente o meu filho Lúcio Germano Dallago, com 21 anos de idade, em acidente automobilístico.”
Assim, o Sr. Lúcio Dallago, residente na capital goiana, em carta datada de 24 de agosto de 1980, narrou-nos, atendendo nosso pedido, sua duríssima, mas proveitosa experiência, como veremos a seguir, no desenrolar de suas notícias:
“O acidente ocorreu na madrugada do dia 25 de novembro de 1977, na BR-153, quando uma carreta chocou-se com o Opala em que ele viajava com seus amigos Hermilon e Waldir, todos falecidos no local.
Acredito que foi a carreta que os colheu, ocasionando o acidente. Mas, quem sou eu para julgar? Entregamos o caso à Justiça Divina, pois o que nos adiantaria qualquer ação?”
Um sonho revelador
“Três meses após o acidente, aconselhados por amigos e estimulados pela leitura de várias mensagens de pessoas falecidas, recebidas por Chico Xavier, eu e minha esposa fomos a Uberaba, mas não conseguimos falar com o médium.
Retornando a Goiânia, abracei a Doutrina Espírita, passando a estudá-la cada vez mais. Nessa época falei à minha senhora que haveríamos de receber algum aviso para retornarmos a Uberaba, quando nosso filho tivesse oportunidade de nos escrever.
Em agosto de 1978, com um grupo de amigos, dirigimo-nos às margens do Araguaia para uma pescaria. Na terceira noite tive um longo e nítido sonho com meu filho, visitando-o num hospital. Tinha boa aparência e mostrava-se disposto. No dia seguinte, despertei muito cedo, logo meditando sobre aquela “vivência espiritual”. Ansioso para contar o sonho aos familiares e confrades, consegui convencer meus amigos a interromperem a pescaria, e regressamos no quarto dia de um passeio programado para dez.
Retornando a Goiânia, fui aconselhado pelos confrades amigos a procurar Chico Xavier, também eles deduzindo comigo, do sonho, que meu filho estava em condições de enviar-me uma mensagem.
Assim fizemos. Em Uberaba, pela segunda vez, enfrentando uma fila enorme, conseguimos nos avistar pessoalmente com o querido médium, numa reunião pública do Grupo Espírita da Prece. Era o dia 1o. de setembro de 1978.
A nossa emoção foi grande, principalmente de minha esposa, que, mostrando-lhe a foto de Lúcio, mal conseguiu dizer que havia perdido o filho num acidente.
Chico fitou-lhe a face, e mesmo sem ter o mínimo conhecimento de nossa família, perguntou:
- Quem se chama Germano? Estou vendo um senhor de idade...
Minha esposa quase desmaiou, nada conseguindo responder. E antes que eu articulasse qualquer esclarecimento, o médium continuou:
- Não precisa responder, ele está dizendo que é avô de Lúcio, afirmando ainda que antes da encarnação do jovem, na condição de seu neto, eles já eram velhos amigos.
E, com a orientação de que poderíamos colocar sobre a mesa dos trabalhos um pedido de notícias do nosso saudoso filho, o diálogo foi encerrado.
Aguardamos confiantes, em meditação e preces, por horas e horas, e a resposta veio mesmo... Já avançando na madrugada do dia 2, tivemos a feliz emoção de ouvir, dos lábios do estimado médium, a leitura da esperada carta de Lúcio, psicografada naquela reunião.
A mensagem veio trazer consolo e esclarecimento a todos os nossos familiares. Consolidou, também, a certeza da fé espírita que recentemente havíamos abraçado.
Assumi, em memória de nosso filho, a direção da Casa Espírita de Meimei – Lar das Crianças (Rua Santiago, Lote 20, Quadra 219, Setor Palmito, Goiânia, GO.), que hoje ampara quase 60 menores, de 6 meses a 6 anos, onde igualmente funciona o Departamento de Assistência Espiritual e uma distribuição de sopa, aos sábados, aos menos favorecidos.”

CONTINUA AMANHÃ

FELIZ 2012 - ANO NOVO

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

MENSAGEM DO DIA

Às vezes um acontecimento sem importância é capaz de transformar toda a beleza em um momento de angústia. Insistimos em ver o cisco no olho, e esquecemos as montanhas, os campos e as oliveiras

Autor: Desconhecido

MENSAGEM DIÁRIA

Por quanto tempo continuará queixando-se, reclamando? Vamos, levante sua cabeça e siga em frente! Caminhe seguro, porque aqueles que falam de você vão ficar parados atrás, sem progredir. E quando eles perceberem, você já progrediu tanto que eles o perderam de vista..

Autor: Desconhecido

REENCONTRO - LIVRO DE CHICO XAVIER - CAPÍTULO 2

CONTINUAÇÃO

“QUANDO ME ENTREGUEI AO NOSSO SENHOR,
A PAZ ME PENETROU O ESPÍRITO”

Querida Jeni, Deus nos abençoe.
É preciso muita coragem para me manifestar, recordando o domingo trágico de fevereiro.
Perdoe-me, querida esposa, se ainda tenho lágrimas ao notificar-lhe que caí cumprindo meu dever de cristão, aceitando a pressão que me arrancou do corpo.
Dei abrigo a dois companheiros que rogavam socorro na estrada, mal sabendo que instalava comigo aqueles mesmos irmãos que me furtariam a vida.
Pedi compaixão para o pai de família que eu era, falei de você e em nossos filhos, e quis colocar-me de joelhos; entretanto deviam ser meus credores que não conseguiam me perdoar alguma falta cometida por mim em algum caminho do passado, que a minha memória ainda não conseguiu revisar.
Vi que me abatiam como se eu fosse um animal no matadouro, mas pensei em Deus e aceitei com resignação o golpe que me impunham. Que poder prodigioso exerce a cruz de Cristo sobre nós nas grandes horas da vida, quando a vida se abeira da morte por violência!...
Creio hoje que Jesus terá escolhido a morte assim, sob as pancadas da maldade, para fortalecer as criaturas que viessem a cair depois dele, em ciladas e golpes da Terra!
Quando me entreguei a Ele, Nosso Senhor e Mestre, depondo você e os filhos, por imaginação, nos braços de Quem, quanto Ele, é a nossa salvação e a nossa luz, a paz me penetrou o espírito e adormeci.
Depois das surpresas que se seguiram ao meu despertar, concentrei minha vida íntima em você e nos filhos, e pude vê-los, pouco a pouco, adquirindo a conformidade de que necessitávamos.
Minha avó Maria, a irmã Encarnação e o benfeitor Rodrigo me amparavam e hoje posso dizer ao Edson e à Aparecida, à Edna e ao João Carlos, ao Luiz Sérgio e a todos os nossos, que estamos em paz, você e eu, porque reconheço que prosseguimos sem discordar um do outro.
Agradeço a você, querida Jeni, e aos filhos queridos, não haverem formado um processo que me feriria o coração. Compadecermo-nos daqueles que se tornam autores da dor alheia é uma obrigação. Deus me auxiliará para que, um dia, possa de minha parte acolher os companheiros que me liquidaram a existência física, sendo útil a eles em alguma coisa, com a mesma alegria com que os recebi em nosso caminhão de trabalho.
Estou orgulhoso da família por me haver atendido a inspiração de não procurar ninguém para julgamentos que pertencem a Deus.
Estamos tranquilos porque não ferimos a ninguém, e a nossa família prossegue em harmonia para diante. Seria para nós dois um grande desgosto observar os netos crescendo com idéias de infelicidade e vingança. Sei que a Aparecida trouxe o Glauco e o Rodrigo, pois rogo a vocês dizerem a eles que o avô seguiu numa viagem para outra casa que a vontade de Deus lhe apontou.
Cessem na família a idéia de que fomos espoliados em qualquer coisa. O que seria lamentável é se eu viesse para cá remoendo o arrependimento de algum ato infeliz.
Pensemos em Jesus e sigamos com a nossa fé, sabendo que a fé cristã é uma riqueza de que podemos dispor na vida, na morte, depois da chegada ao mais Além, que é unicamente a continuação da vida na Terra mesmo. Participo à nossa filha – nossa Maria Aparecida, que a sua amiga Ione Páscoa veio em nossa companhia e agradece-lhe as lembranças.
Querida Jeni, com nosso filhos e netos abençoados, incluindo a nora e o genro que nos fazem tão felizes, rogo a você receber o coração agradecido e saudoso do seu velho e companheiros de todos os dias, que estará sempre que possível ao seu lado para vencermos juntos, tanto quanto juntos temos estado confiantes em Deus.
Sempre o esposo, sempre seu
Francisco
Notas e Identificações
1 – domingo trágico de fevereiro – Ele faleceu num domingo, 18/2/1979.
2 – deviam ser meus credores que não conseguiam me perdoar alguma falta cometida por mim em algum caminho do passado, que a minha memória ainda não conseguiu revisar. – Após a morte física, o Espírito leva algum tempo para recordar suas vidas anteriores. Evidentemente, quando redigiu a carta, o Sr. Francisco já estava ciente de que a nossa desencarnação ocorreu sob o manto das Leis Divinas, justas e sábias. (Ver O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, Cap. 5: “Bem aventurados os aflitos”.)
3 – Minha avó Maria – Falecida há muitos anos.
4 – Encarnação – Parente do Sr. Francisco.
5 – Benfeitor Rodrigo – Desconhecido da família.
6 – Edson e Aparecida – Edson Quintanilha, filho, e Maria Aparecida Ribeiro Quintanilha, nora.
7 – Edna e João Carlos – Edna Q. Baptista, filha, e João Carlos Baptista, genro.
8 – Luiz Sérgio – Luiz Sérgio Quintanilha, filho.
9 – Deus me auxiliará para que, um dia, passa acolher os companheiros que me liquidaram a existência física – Com esta compreensão, o Sr. Francisco dá-nos um exemplo marcante, revelando admirável grandeza espiritual.
10 – Estou orgulhoso da família por me haver atendido a inspiração de não procurar ninguém para julgamentos que pertencem a Deus – A sua família, de fato, não recorreu à Justiça.
11 – Gláucio e Rodrigo – Netos, filhos do casal Maria Aparecida e Edson.
12 – Ione Páscoa – Ione Páscoa Viana dos Santos, desencarnada por afogamento no Salto de Avanhandava, SP, a 12/3/1978, era vizinha e amiga da família Quintanilha.
13 – Devemos estas anotações elucidativas à entrevista feita, a nosso pedido, pelo confrade e amigo Dr. Antônio César Perri de Carvalho, residente em Araçatuba, com D. Jeni P. Quintanilha.

CONTINUA AMANHÃ

MENSAGEM DE ANO MOVO - DEUS CUIDA DE MIM

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

FELIZ 2012

FELIZ ANO NOVO COM MUITA PAZ, SAÚDE E PROSPERIDADE, COM A GRAÇA DE DEUS.

SÃO OS NOSSOS VOTOS

PENSAMENTO DO DIA


A personalidade tem o poder de abrir as portas, mas é o caráter que as mantém abertas

Autor: Desconhecido

MENSAGEM DO DIA


É verdade que não podemos controlar o tempo, a chuva, e outros caprichos do tempo, mas podemos ajustar as velas de um jeito que nos permita determinar a direção a seguir

Autor: Desconhecido

REENCONTRO - ´LIVRO DE CHICO XAVIER

REENCONTRO

CAP. 01 –

VIOLENCIA E RESIGNAÇÃO

Francisco Quintanilha, motorista de caminhão, em trabalho rotineiro deixou Belém do Pará com destino a Brasília. Porém, ao aproximar-se do final de mais um árduo compromisso profissional, foi violentamente agredido, e horas depois, encontrado morto na cidade goiana de Caturaí, em 18 de fevereiro de 1979.
Como se deu o fato? Por quem? Por quê?
Estas perguntas, feitas aflitivamente pelos seus entes queridos, não encontraram respostas concretas, pois não havia testemunha do fato.
Nascido aos 16 de abril de 1931, em Guarantã, SP, Francisco deixou, em Araçatuba, SP, uma família bem constituída: sua esposa, D. Jeni Parro Quintanilha, filhos, genro, nora e netos. Bom esposo, pai a avô carinhoso, trabalhador perseverante, católico fervoroso – ele somente legou nobres exemplos e felizes recordações.
Não conformada com o mistério em torno do fato que arrebatou seu marido da vida física, D. Jeni dirigiu-se a Uberaba, ao encontro do médium Xavier, na esperança de receber uma resposta satisfatória do Mundo Espiritual às suas dúvidas torturantes.
Na primeira viagem colheu algum consolo, mas nenhuma notícia do Além. Mas, na seguinte, recebeu longa carta do esposo, apenas 6 meses após o seu passamento, em reunião pública do Grupo Espírita da Prece, na noite de 24 de agosto de 1979. Ao ouvi-la (habitualmente o médium lê aos destinatários as cartas recebidas), D. Jeni sentiu-se profundamente emocionada e feliz. Ela mesma conta: “No primeiro instante tive uma crise de choro, seguida de grande emoção pelas notícias recebidas. As palavras de meu marido trouxeram-me muita paz de espírito”.
Posteriormente, a família divulgou a mensagem, ilustrada com a foto do Sr. Francisco, colocando na primeira página do impresso o belo título : A morte é a porta para a Vida Eterna.


CONTINUA AMANHÃ

AGORA VAI

domingo, 25 de dezembro de 2011

UM PRESENTE PARA TODOS - FELIZ NATAL PARA TODOS

PENSAMENTO DO DIA

As leis são como rede, que interceptam pequenas moscas, mas permitem a passagem de vespas e maribondos

Autor: Desconhecido

MENSAGEM DO DIA

Nos recôncavos da vida faz a morte germinando no silêncio. Floresce como um girassol no escuro de repente vai se abrir, no meio da vida, a morte faz

Autor: Desconhecido

O VERDADEIRO SENTIDO DO NATAL