sábado, 7 de março de 2009

PENSAMENTO DO DIA

Pensamento do dia
07 de Março de 2009

"Podemos encarar a oração não apenas como necessidade nossa, mas como serviço a todo o planeta."
Anônimo

MINUTO DE SABEDORIA

MINUTO DE SABEDORIA

DERRAME raios de sol de alegria em torno de si.
Desta maneira, formará um círculo de pessoas que sentirão prazer em estar a seu lado.
Quando algum amigo seu estiver triste, sabe que encontrará alegria em você.
Derrame sua luz sobre todos os que o rodeiam, porque a alegria é obra divina.
Seja um raio de luz a iluminar a vida das criaturas que se cercam de você.

O PODER DA PRECE

O PODER DA PRECE
INSTRUÇÕES DOS ESPIRITOS
MANEIRA DE ORAR
2ª Parte

Deves orar sem cessar, sem para isso precisar se recolher em seu aposento, ou ajoelhar nas praças públicas. A prece diária é o cumprimento dos seus deveres, dos seus deveres sem exceção, de qualquer natureza que eles sejam. Não é um ato de amor ao seu Senhor, assistir seus irmãos numa necessidade qualquer, moral ou física? Não é fazer um ato de reconhecimento, elevar seu pensamento até Ele, quando uma alegria lhe chega, um acidente é evitado, mesmo quando uma contrariedade só lhe aflora, se diz pelo pensamento: “Sede bendito meu Pai!” Não é um ato de contrição se humilhar diante do juiz supremo, quando sentes haver falhado, não fosse senão por um pensamento fugidio, e lhe dizer “Perdoa-me meu DEUS, porque eu pequei (por orgulho, por egoísmo, ou por falta de caridade); daí-me a força de não mais falhar e a coragem de reparar?”

Isso é independente das preces regulares da manhã e da tarde, e dos dias consagrados; mas como vê, a prece pode ser de todos os instantes, sem ocasionar nenhuma interrupção aos seus trabalhos, ao contrário, ela os santifica. E creia bem que um só desses pensamentos, partindo do coração, é mais ouvido por seu Pai Celestial que as longas preces ditadas pelo hábito, freqüentemente, sem causa determinada, e às quais a hora convencionada lhe lembra maquinalmente.

(Extraído do livro “Coletânea de Preces Espíritas”).

A BARCA - Padre Antonio Maria

sexta-feira, 6 de março de 2009

PENSAMENTO DO DIA

Pensamento do dia
06 de Março de 2009

"Os que buscam conectar-se com realidades mais amplas dão ao silêncio uma importância muito especial."
Anônimo

MINUTO DE SABEDORIA

MINUTO DE SABEDORIA

SE estiver enfermo, não se impressione.
Qualquer mal, ou aparência de mal, é coisa passageira.
A única essência eterna e real é DEUS, que é todo o Bem, a saúde perfeita, a felicidade integral, a alegria sem sombras.
Se a doença o está experimentando, procure unir-se mentalmente à Energia Cósmica que lhe penetra o organismo juntamente com o ar que respira, e busque assim o revigoramento e purificação de todas as suas cédulas.

O PODER DA PRECE

O PODER DA PRECE
INSTRUÇÕES DOS ESPIRITOS
MANEIRA DE ORAR
1ª Parte

O primeiro dever de toda criatura humana, o primeiro ato que deve assinalar-lhe o retorno à vida ativa de cada dia, é a prece. Quase todos vocês oram. Mas quão poucos sabem orar! Que importa ao Senhor as frases que vocês ligam, maquinalmente, umas às outras, porque disso têm hábito; é um dever que vocês impõem e, como dever, lhes pesa.

A prece do cristão, do Espírita, de qualquer culto que seja, deve ser feita desde que o Espírito retomou ao jugo da carne. Deve se elevar aos pés da majestade divina com humildade, com profundidade, num arrebatamento de gratidão por todos os benefícios concedidos até esse dia: pela noite que se escoou e durante a qual lhes foi permitido, embora inconscientemente, retornar junto de seus amigos, de seus guias, para haurir, ao seu contato, mais força e perseverança. Ela deve se elevar humilde aos pés do Senhor, para lhe recomendar sua fraqueza, pedir seu apoio, sua indulgência, sua misericórdia. Deve ser profunda, porque é sua alma quem deve se ele var até ao Criador, que deve se transfigurar como JESUS no Tabor, e tornar-se alva e irradiante de esperança e de amor.

Sua prece deve encerrar o pedido das graças que tens necessidade, mas uma necessidade real. Inútil, pois, pedir ao Senhor abreviar suas provas, lhes dar as alegrias e a riqueza; pedi-lhe para lhe conceder os bens mais preciosos da paciência, da resignação e da fé. Não diga, como ocorre a muitos entre vocês: “Não vale a pena orar, uma vez que DEUS não me atende”. O Pedes a DEUS na maioria das vezes? Freqüentemente, pensas em lhe pedir o seu melhoramento moral? Oh! Não, muito pouco; mas imaginas antes lhe pedir o sucesso nos seus empreendimentos terrestres, e exclamas: “DEUS não se ocupa conosco; se disso se ocupasse, não haveria tantas injustiças”. Insensatos! Ingratos! Se descesse ao fundo de sua consciência, encontrarias, quase sempre, em si mesmo o ponto de partida dos males dos quais lamentas. Pedi, pois, antes de todas as coisas, o seu progresso, e verás que torrente de graças e de consolações se derramará sobre você. (Cap. V, nº 4)

(Continua amanhã)

NINGUEM TE AMA COMO EU - Padre Antonio Maria

quinta-feira, 5 de março de 2009

PENSAMENTO DO DIA

Pensamento do dia
05 de Março de 2009

"Quando a oração se aprofunda, dá a todos a alegria de ir ao encontro da Vontade Superior e Divina."
Anônimo

MINUTO DE SABEDORIA

MINUTO DE SABEDORIA

NÃO creia que encontrará a perfeição naqueles que o rodeiam.
A sublimidade é difícil.
Portanto, se encontrar falhas naqueles que você admira, não se decepcione: dê a eles mais carinho e apoio, para que possam reparar as oportunidades perdidas.
Não despreza a quem erra: procure erguê-lo, exaltando aquelas qualidades que todos têm dentro de si, de modo que ele possa vencer e subir.

O PODER DA PRECE

O PODER DA PRECE
DA PRECE PELOS MORTOS E PELOS
ESPIRITOS SOFREDORES.
2ª Parte

Outros se fundamentam num razão mais especiosa: a imutabilidade dos decretos divinos. DEUS, dizem eles, não pode mudar suas decisões a pedido das criaturas; sem isso nada seria estável no mundo. O homem, pois, nada tem a pedir a DEUS, não tem senão que se submeter e adorá-lo. Há, nessa idéia, uma falsa aplicação da imutabilidade da lei divina, ou melhor, ignorância da lei no que concerne à penalidade futura. Essa lei é revelada pelos espíritos do Senhor, hoje que o homem está maduro para compreender o que, na fé, está conforme ou contrário aos atributos divinos.

Segundo o dogma da eternidade absoluta das penas, ao culpado não se têm em conta seus remorsos e seu arrependimento; para lê, todo desejo de se melhorar é supérfluo e está condenado a permanecer perpetuamente ao mal. Se está condenado por um tempo determinado, a pena cessará quando esse tempo tiver expirado; mas que diz que, então, terá mudado para melhores sentimentos? Quem diz que, a exemplo de muitos condenados na Terra, na sua saída da prisão, não será tão mal quanto antes? No primeiro caso, seria manter na dor do castigo um homem que retornou ao bem; no segundo, agraciar aquele que permaneceu culpado. A lei de DEUS é mais previdente que essa; sempre justa, eqüitativa e misericordiosa, não fixa nenhuma duração à pena, qualquer que seja; ela se resume assim:

“O homem suporta sempre a conseqüência das suas faltas; não há uma só infração à lei de DEUS que não tenha punição”.
“A severidade do castigo é proporcional à gravidade da falta”.
“A duração do castigo, para qualquer falta, é indeterminada e está subordinada ao arrependimento do culpado e seu retorno ao bem. A pena dura tanto quanto a obstinação no mal, e seria perpétua se a obstinação fosse perpétua, de curta duração se o arrependimento chega logo”.

Desde que o culpado clame por misericórdia,DEUS o ouve lhe envia a esperança. Mas o simples remorso do mal não basta, pois é preciso a reparação. Por isso, o culpado é submetido a novas provas, nas quais pode sempre, por sua vontade, fazer o bem em reparação ao mal que fez.
O homem é, assim, constantemente, o árbitro de sua própria sorte, podendo abreviar seu suplicio ou prolongá-lo indefinidamente. Sua felicidade ou sua infelicidade, depende da sua vontade de fazer o bem.
Tal é a lei; lei imutável e conforme a bondade e a justiça de DEUS.
O Espírito culpado e infeliz, pode, assim, sempre se salvar a si mesmo: a lei de DEUS lhe diz em que condições pode fazê-lo. Freqüentemente, o que lhe falta é a vontade, a força, a coragem; se, por nossas preces, nós lhe inspiramos essa vontade, se o sustentamos e encorajamos; se, por nossos conselhos, nós lhe damos as luzes que lhe faltam, ao invés de solicitara DEUS a derrogação da sua lei, nos tornamos instrumentos para a execução da sua lei de amor e de caridade, na qual ele nos permite, assim, participar dando, nós mesmos, uma prova de caridade. (Ver, o Céu e o Inferno, 1ª parte, cap. IV, VI, VII).


(Extraído do livro Coletânea de Preces Espíritas).

CURA SENHOR - Padre Antonio Maria

quarta-feira, 4 de março de 2009

PENSAMENTO DO DIA

Pensamento do dia
04 de Março de 2009

"Diferenças e dificuldades se dissolvem quando temos acesa a chama da união com a prática da oração."
Anônimo

MINUTO DE SABEDORIA

MINUTO DE SABEDORIA

NÃO se queixe do mundo.
O mundo não é mau.
Os homens é que ainda não conseguiram ser bons.
Mas da lama imunda nasce à pureza dos lírios.
E também daquilo que nos parece mau e impuro pode surgir a luz mais sublime.
Repare que a luz não se suja, mesmo quando é refletida pelo pântano.
Procure ter apenas pensamentos bons, porque eles não serão maculados, nem mesmo quando refletidos em ambientes menos puros.

O PODER DA PRECE

O PODER DA PRECE
DA PRECE PELOS MORTOS E PELOS
ESPIRITOS SOFREDORES.
1ª Parte

A prece é reclamada pelos Espíritos sofredores; ela lhes é útil porque vendo que pensam neles, sentem-se menos abandonados, menos infelizes.
Mas a prece tem sobre eles uma ação mais direta: reergue-lhes a coragem, excitar-lhes o desejo de se elevarem pelo arrependimento e pela reparação, e pode desviá-los do pensamento do mal. É nesse sentido que ela não só pode aliviar, mas abreviar seus sofrimentos. (Ver: O Céu e o Inferno, 2ª parte: Exemplos).
Certas pessoas não admitem a prece pelos mortos, porque, na sua crença, não há para a alma senão duas alternativas: ser salva ou condenada às penas eternas, e, num e noutro caso, a prece é inútil. Sem discutir o valor dessa crença, admitamos por um instante a realidade das penas eternas e irremissíveis, e que nossas preces sejam impotentes para lhes pôr um termo. Perguntamos se, nessa hipótese, é lógico, caridoso e cristão rejeitar a prece pelos condenados? Essas preces, por impotentes que sejam para os livrar, não são, para eles, um sinal de piedade que pode dulcificar seu sofrimento? Sobre a Terra, quando um homem é condenado perpetuamente, no caso mesmo que ele não tenha nenhuma esperança de obter a graça, é proibido de uma pessoa caridosa ir sustentar suas correntes para lhe aliviar o peso? Quando alguém está atacado de uma mal incurável, porque não oferece nenhuma esperança de cura, é preciso abandoná-lo sem nenhum alivio? Imagine que, entre os condenados pode se encontrar uma pessoa que vos foi cara, um amigo, talvez um pai, uma mãe ou um filho, e porque, segundo vocês, não poderá esperar sua graça, lhe recusarás um copo de água para estancar-lhe a sede? Um bálsamo para secar suas feridas? Não farias por ele o que farias por um prisioneiro? Não lhe daria um testemunho de amor, uma consolação? Não, isso não seria cristão. Uma crença que resseca o coração, não pode se aliar a de um DEUS que coloca, em primeiro lugar entre os deveres, o amor ao próximo.
A não eternidade das penas não implica a negação de uma penalidade temporária, porque DEUS, na sua justiça, não pode confundir o bem e o mal. Ora, negar, nesse caso, a eficácia da prece, seria negar a eficácia da consolação, do encorajamento e dos bons conselhos. Seria negar a força que se haure na assistência moral daqueles que nos querem bem.

(Continua amanhã)

DEUS CUIDA DE MIM - Padre Fábio de Melo

terça-feira, 3 de março de 2009

PENSAMENTO DO DIA

Pensamento do dia
03 de Março de 2009

"Se não nos for concedida a Luz, podemos garantir a qualidade dos nossos atos?"
Anônimo

MINUTO DE SABEDORIA

MINUTO DE SABEDORIA

NÃO deseje aquilo que pertence a outrem.
Não queira enriquecer à custas de outras pessoas.
Tudo o que é seu, por direito divino, lhe há de chegar às mãos, na hora oportuna: nem mais cedo do que deve, nem com atraso.
Não hora exata, você receberá aquilo que merecer.
Portanto, trabalhe confiante no Pai, pois não cai um fio de cabelo de sua cabeça, sem a permissão D’ELE.

O PODER DA PRECE

O PODER DA PRECE
PRECES INTELIGÍVEIS

Se não entendo o que significam as palavras, eu serei bárbaro para aquele com quem falo, e aquele que me fala será para mim bárbaro. Se oro numa língua que não entendo, meu coração ora, mas minha inteligência está sem fruto – Se não louvais a DEUS senão de coração, como um homem, entre aqueles que não entendem senão sua própria língua, responderá amém, ao final da vossa ação de graças, uma vez que ele não entende o que dizeis? Não é que vossa não seja boa, mas os outros dela não estão edificados. (São Paulo, 1ª Epístola aos Corintíos, cap. XIV, v. 11,14,16 e 17).

A prece não tem valor senão pelo pensamento ao qual se liga; ora, é impossível ligar um pensamento ao que não se compreende, porque o não se compreende, não toca o coração. Para a imensa maioria, as preces numa língua incompreendida não são senão conjunto de palavras que nada dizem ao Espírito. Para que a prece toque, é preciso que cada palavra revele uma idéia, e se não é compreendida, não pode revelar nenhuma idéia. Repetem-na como uma simples fórmula que tem, mais ou menos, virtude segundo o número de vezes que é repetida, muitos oram por dever, alguns mesmo por hábito; por isso se crêem quites quando disseram uma prece, um número determinado de vezes, nesta ou naquela ordem. DEUS lê no fundo dos corações, vê o pensamento e a sinceridade, e é rebaixá-lo crê-lo mais sensível à forma do que ao fundo. (Cap. XXVIII nº 2.

(Extraído do livro Coletânea de Preces Espíritas)

PERDAS NECESSÁRIAS - Padre Fábio de Melo

segunda-feira, 2 de março de 2009

PENSAMENTO DO DIA

Pensamento do dia
02 de Março de 2009

"Quando a oração permeia a nossa vida, já não confiamos só em nós mesmos."
Anônimo

MINUTO DE SABEDORIA

MINUTO DE SABEDORIA

QUANDO você encontrar trevas diante de si, não esbraveje contra elas: ao contrário, procure acender uma luz.
Quando alguém errar, não o condene nem ataque: acenda uma pequenina luz diante dele, com seu exemplo.
Nada melhor existe para ajudar aos outros do que mantermos nossa luz acesa; servindo nosso exemplo de farol para guiar o próximo, mostramos-lhe o caminho da subida.

O PODER DA ORAÇÃO

O PODER DA ORAÇÃO
7ª Parte

O homem que não se crê bom para exercer uma influência salutar, não deve se abster de orar por outro, pelo pensamento de que não é digno de ser ouvido. A consciência da sua inferioridade é uma prova de humildade sempre agradável a DEUS, que leva em conta a intenção caridosa que o anima. Seu fervor e sua confiança em DEUS são um primeiro passo para o retorno ao bem, no qual os Espíritos são felizes por encorajá-lo. A prece que é recusada é a do orgulhoso que tem fé em seu poder e seus méritos, e crê poder se substituir à vontade do Eterno.

O poder da prece está no pensamento; ela não se prende nem às palavras, nem no momento que é feita. Pode-se, pois, orar em toda parte, a qualquer hora, sozinho ou em comum. A influência do lugar ou do tempo prende-se às circunstâncias que podem favorecer o recolhimento. A prece em comum tem uma ação mais poderosa, quando todos aqueles que oram se associam de coração a um mesmo pensamento e têm o mesmo objetivo, porque é como se todos gritassem em conjunto e em uníssono; mas o que importa estarem reunidos em grande número se cada um age isoladamente, e por sua própria conta. Cem pessoas reunidas podem orar como egoístas, enquanto que duas, ou três, unidas em comum aspiração, orarão como verdadeiros irmãos em DEUS, e sua prece terá mais força que a das outras cem.

(trecho extraído do livro Coletânea de Preces Espíritas -
De Allan Kardec)

TUDO É DO PAI - Padre Fábio de Melo

domingo, 1 de março de 2009

PENSAMENTO DO DIA

Pensamento do dia
01 de Março de 2009

"Com a oração vem a consciência de que todos têm uma contribuição a dar ao cumprimento do Grande Plano."

MINUTO DE SABEDORIA

MINUTO DE SABEDORIA

NÃO pense que abandonar a vida poderá resolver seu caso.
Ao contrário, vai complicá-lo muito mais.
Não seja covarde!
Enfrente a luta, que todos os seus esperam de você a coragem de lutar até o fim.
Não fuja do campo de batalha, justamente na hora em que o combate se torna mais aceso.
Seja corajoso!
Não fuja às responsabilidades que você assumiu.

O PODER DA ORAÇÃO

O PODER DA ORAÇÃO
6ª Parte

O homem se encontra, então, na posição daquele que solicita bons conselhos e os coloca em prática, mas que está sempre livre de segui-los ou não. DEUS quer que seja assim para que ele tenha a responsabilidade dos seus atos, e deixa-lhe o mérito da escolha entre o bem e o mal. Isso o homem sempre pode obter se pede com fervor, e é ao que podem, sobretudo, se aplicar estas palavras: “Pedi e obtereis.”

A eficácia da prece, mesmo reduzida a essa proporção, não teria um resultado imenso? Estava reservado ao Espiritismo nos provar sua ação pela revelação dos intercâmbios que existem entre o mundo corporal e o mundo espiritual. Mas a isso não se limitam seus efeitos.

A prece é recomendada por todos os Espíritos, renunciar à prece é desconhecer a bondade de DEUS, é renunciar, para si mesmo, à sua assistência, e para os outros ao bem que se lhes pode fazer.

Acedendo ao pedido que lhe é dirigido, DEUS, freqüentemente, tem em vista recompensar a intenção, o devotamento e a fé aquele que ora, eis porque a prece do homem de bem é mais meritória aos olhos de DEUS, e sempre mais eficaz, porque o homem vicioso e mau não pode orar com o fervor e a confiança que só é dado pelo sentimento da verdadeira piedade. Do coração do egoísta, daquele que ora nos lábios, não podem sair senão palavras, mas não os impulsos da caridade que dão à prece todo o seu poder. Isso é tão compreensível, que, por um movimento instintivo, a pessoas se recomenda de preferências às preces daqueles nos quais se percebe que a conduta deve ser agradável a DEUS, porque são mais ouvidos.

Se a prece exerce uma espécie de ação magnética, poder-se-ia crer que seu efeito está subordinado à força fluídica, mas não é assim. Uma vez que os Espíritos exercem essa ação sobre os homens, eles suprem, quando isso seja necessário, a insuficiência daquele que ora , seja agindo diretamente em seu nome, seja lhe dando momentaneamente uma força excepcional, quando é julgado digno desse favor, ou que a coisa possa ser útil.

(Continua amanhã)

HUMANO DEMAIS - Padre Fábio de Melo