sábado, 15 de novembro de 2008

MINUTO DE SABEDORIA

SE alguém se queixar da vida ao seu lado, responda com palavras de encorajamento.
Não aumente o peso a quem já sente demasiado o peso que carrega.
Se alguém se lamenta da vida, procure mostrar os lados bons e belos da existência.
Não contribua com suas próprias lamentações para o desânimo do companheiro.
Reanime-o com esperança e com bom ânimo, com palavras de incentivo e coragem.
Talvez desse remédio dependa a cura de seu coração desalentado.

MISSÃO DO HOMEM INTELIGENTE NA TERRA

Não te orgulhes do que sabes, porque esse saber tem limites bem estreitos no mundo que habitas.
Mas suponho que sejas uma dessas sumidades inteligentes desse globo e não tens nenhum direito para disso te envaideceres. Se DEUS, em seus desígnios, te fez nascer num meio onde pudestes desenvolver a tua inteligência. É que ELE quer que dela uses para o bem de todos, porque é uma missão que te dá, colocando em tuas mãos o instrumento com a ajuda do qual podes desenvolver, a teu turno, as inteligências retardatárias e as conduzir a DEUS.
A natureza do instrumento não indica o uso que dele se deve fazer? A enxada que o jardineiro coloca entre as de seu operário não lhe mostra que ele deve cavar? E que dirias se esse operário, ao invés de trabalhar, levantasse a enxada para com ela atingir seu patrão? Dirias que é horrível e que ele merece ser expulso. Pois bem, ocorre o mesmo com aquele que se serve de sua inteligência para destruir a idéia de DEUS e da Providência entre seus irmãos? Não ergue contra o teu Senhor a enxada que te foi dada para roçar o terreno? Tem ele o direito ao salário prometido e não merece, ao contrário, ser expulso do jardim? E o será, não duvides disso e arrastará existências miseráveis e cheias de humilhações até que se curve diante D’AQUELE a quem tudo deve.
A inteligência é rica em méritos para o futuro, mas com a condição de ser bem empregada. Se todos os homens dotados, se servissem dela segundo os desígnios de DEUS, a tarefa dos Espíritos seria fácil para fazer a Humanidade avançar. Infelizmente, muitos fazem dela um instrumento de orgulho e de perdição para si mesmos.
O homem abusa da inteligência como de todas as outras faculdades e, entretanto, não lhe faltam lições para adverti-lo de que uma poderosa mão pode lhe retirar aquilo que ela mesma lhe deu.

(Trecho extraído do Evangelho Segundo o Espiritismo)

O ESPIRITISMO RESPONDE

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

MINUTO DE SABEDORIA

TRATE com afabilidade a todos.
O vizinho que senta ao seu lado na condução não é seu inimigo, nem seu concorrente.
Trata-se, sempre, de seu irmão, a quem você precisa acolher com simpatia.
Não procure brigar com ele, para conquistar maior conforto: dê você mais conforto a ele.
Mesmo insensivelmente, você receberá de volta as vibrações de gratidão de seu coração.

QUAIS OS LIMITES DA ENCARNAÇÃO?

A encarnação não tem, propriamente falando, limites nitidamente traçados, se se entende por isso o envoltório que constitui o corpo do Espírito, já que a materialidade desse envoltório diminui à medida que o Espírito se purifica.
Em certos mundos mais avançados que a Terra, ele já é menos compacto, menos pesado e menos grosseiro e, por conseguinte, menos sujeito às vicissitudes. Num grau mais elevado é diáfano e quase fluídico. De grau em grau ele se desmaterializa e acaba por se confundir com o perispírito.
Segundo o mundo a que o Espírito é chamado a viver, este toma o envoltório apropriado à natureza desse mundo.

O próprio perispírito suporta transformações sucessivas. Ele se eteriza, cada vez mais até a depuração completa, que constitui os Espíritos puros. Se mundos especiais são destinados, como estações, aos Espíritos mais avançados, estes não estão ligados ali como nos mundos inferiores. O estado de desligamento em que se encontram lhes permite se transportarem por toda parte em que os chamam as missões que lhes são confiadas.

Se se considera a encarnação sob o ponto de vista material, como ocorre sobre a Terra, pode-se dizer que ela é limitada aos mundos inferiores. Depende do Espírito, por conseguinte, dela se livrar, mais ou menos rapidamente, trabalhando pela sua depuração.

Deve-se considerar também que, no estado errante, quer dizer, nos intervalos das existências corporais, a situação do Espírito está em relação com a natureza do mundo ao qual se liga pelo seu grau de adiantamento. Que, assim, na erraticidade, ele é mais ou menos feliz, livre e esclarecido segundo seja mais ou menos desmaterializado.

(trecho extraído do Evangelho Segundo o Espiritismo)

REGRESSÃO A VIDAS PASSADAS III

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

MINUTO DE SABEDORIA

CUMPRIMENTE a seus amigos com alegria.
Muitas vezes, uma simples saudação alegre e espontânea conquista um coração e consola uma dor.
A saudação triste e acabrunhada pode instilar veneno num coração alegre.
Derrame alegria e bondade, ao encontrar uma pessoa conhecida, e já terá conquistado os benefícios de uma boa ação meritória.
Que seus amigos sintam o calor de seu coração afetuoso no simples cumprimento alegre.

CRIANDO MONSTROS

O que pode criar um monstro? O que leva um rapaz de 22 anos a estragar a própria vida e a vida de outras duas jovens por...NADA?

Será que é índole? Talvez, a mídia? A influência da televisão? A situação social da violência? Traumas? Raiva contida? Deficiência social ou mental? Permissividade da sociedade? O que faz alguém achar que pode comprar armas de fogo, entrar na casa de uma família, fazer reféns, assustar e desalojar vizinhos, ocupar a polícia por mais de 100 horas e atirar em duas pessoas inocentes?

O rapaz deu a resposta: “Ela não quis falar comigo”. A garota disse Não, não quero mais falar com você. E o garoto, dizendo que ama, não aceitou um Não.
Seu desejo era mais importante.

Não quero ser comparado como um desses psicólogos que infestam os programas vespertinos de TV, que explicam tudo de maneira simplista e falam descontextualizadamente sobre a vida dos outros. Mas ontem, enquanto não conseguia dormir pensando nesse absurdo todo, pensei que o Não da menina Eloá foi o único.
Faltaram muitos outros Nãos nessa historia toda.

Faltou um pai e uma mãe dizerem que a filha de 12 anos NÃO podia namorar um rapaz de 19.
Faltou uma outra mãe dizer que NÃO iria sucumbir ao medo e ir lá tirar o filho do tal apartamento a puxões de orelha.
Faltou outros pais dizerem que NÃO iriam atender ao pedido de um policial maluco de deixar a filha voltar para o cativeiro de onde, com sorte, já tinha escapado com vida.
Faltou a policia dizer NÃO ao próprio planejamento errôneo de mandar a garota de volta pra lá.
Faltou o governo dizer NÃO ao sensacionalismo da imprensa em torno do caso, que permitiu que o tal seqüestrador conversasse e chorasse compulsivamente em todos os programas de TV que o procuraram.
Simples assim.
NÃO.
Pelo jeito, a única que disse NÃO nessa história foi punida com uma bala na cabeça.

O mundo está carente de NÃOS. Vejo que cada vez mais os pais e professores morrem de medo de dizer NÃO às crianças. Mulheres ainda têm medo de dizer NÃO aos maridos (e alguns maridos, temem dizer NÃO às esposas). Pessoas têm medo de dizer NÃO aos amigos. Noras que não conseguem dizer NÃO as sogras. Chefes que não dizem NÃO aos subordinados. Gente que não consegue dizer NÃO aos próprios desejos. E assim são criados alguns monstros.
Talvez alguns não cheguem a seqüestrar pessoas. Mas têm pequenos surtos quando escutam um NÃO, seja do guarda de trânsito, do chefe, do professor, da namorada, do gerente do banco. Essas pessoas acabam crendo que abusar é normal. E é legal.

Os pais dizem: “NÃO posso traumatizar o meu filho”. E não é raro eu ver alguns tomando tapas de bebês com 1 ou 2 anos.
Outros gastam o que não têm em brinquedos todos os dias e festas de aniversário faraônicas para suas crias.
Sem falar nos adolescentes. Hoje em dia, é difícil ouvir alguém dizer NÃO, você NÃO pode bater no seu amiguinho.

NÃO, você não vai assistir a uma novela feita para adultos.
NÃO, você não vai fumar maconha enquanto for contra a lei.
NÃO, você não vai passar a madrugada na rua.
NÃO, você não vai dirigir sem a carteira de habilitação.
NÃO, você não vai beber uma cervejinha enquanto não fizer 18 anos.
NÃO, você não vai faltar na escola sem estar doente.
NÃO, essas pessoas não são companhias para você.
NÃO, hoje você não vai ganhar brinquedo ou comer salgadinho e chocolate.
NÃO, aqui não é lugar para você ficar.
NÃO, essa conversa não é para você se meter.
NÃO, com isso você não vai brincar.
NÃO, hoje você está de castigo e não vai brincar no parque.

Crianças e adolescentes que crescem sem ouvir bons, justos e firmes NÃOS, crescem sem saber que o mundo não é só deles.
E aí, no primeiro NÃO que a vida dá (e a vida dá muitos) surtam.
Usam drogas.
Compram armas.
Transam sem camisinha.
Batem nos professores.
Furam o pneu do carro do chefe.
Chutam mendigos e prostitutas na rua.
E daí por diante...

Não estou defendendo a volta da educação rígida e sem diálogo, pelo contrário. Acredito piamente que crianças e adolescentes tratados com um amor real, sem culpa, tranqüilo e livre, conseguem perfeitamente entender uma sanção do pai ou da mãe, um tapa, um castigo, um NÃO.
Intuem que o amor dos adultos pelas crianças não é só prazer – é também responsabilidade.

E quem ouve uns NÃOS de vez em quando também aprende a dizê-los quando é preciso. Acaba aprendendo que é importante dizer NÃO a algumas pessoas que tentam abusar de nós de diversas maneiras, com respeito e firmeza, mesmo que sejam pessoas que nos amem.
O NÃO protege, ensina e prepara.

Por mais que seja difícil, eu tento dizer NÃO aos seres humanos que cruzam o meu caminho quando acredito que é hora – e tento respeitar também os NÃOS que recebo. Nem sempre consigo, mas tento. Acredito que é aí que está a verdadeira prova de amor. E é também aí que está a solução para a violência cada vez mais desmedida e absurda dos nossos dias.

(Autor anônimo)

(Mensagem enviada por nossa irmã Rita Melo).


NOTA DA REDAÇÃO.

Muito oportuna, bem redigida e esclarecedora essa mensagem de Alerta aos Pais.
Dizer SIM é fácil e satisfaz quem recebe.
Dizer NÃO é difícil, pois, necessita de uma explicação convincente.

Já presenciamos pais serem desmentidos pelos filhos (com menos de oito anos) e, ainda, elogiarem dizendo que os filhos são muito inteligentes e sabem das coisas melhor que eles.

Acreditamos que o LIMITE e o BOM EXEMPLO deveriam ser o 1º mandamento no desenvolvimento do caráter dos filhos.

REGRESSÃO A VIDAS PASSADAS II

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

MINUTO DE SABEDORIA

EVITE o luxo supérfluo.
Tudo o que sobrecarrega o ambiente atrapalha a vida.
Seja sóbrio e natural.
O artificialismo distorce e causa fadigas inúteis.
A sobriedade repousa o espírito e o corpo.
Seja sóbrio e natural em tudo, desde a sua pessoa, até o mobiliário de sua casa.
Quem pouco tem é que procura mostrar mais do que possui.

RITO DE PASSAGEM DOS CHEROKEES

O pai leva o filho para a floresta durante o final da tarde, venda-lhe os olhos e deixa-o sozinho.
O filho se senta sozinho no topo de uma montanha toda à noite e não pode remover a venda até os raios do sol brilharem no dia seguinte.
Ele não pode gritar por socorro para ninguém.
Se ele passar a noite toda lá, será considerado um homem.
Ele não pode contar a experiência aos outros meninos porque cada um deve tornar-se homem do seu próprio modo, enfrentando o medo do desconhecido.
O menino está naturalmente amedrontado.
Ele pode ouvir toda espécie de barulho.
Os animais selvagens podem, naturalmente, estar ao redor dele.
Talvez alguns humanos possam feri-lo.
Os insetos e cobras podem vir picá-lo.
Ele pode estar com frio, fome e sede.
O vento sopra a grama e a terra sacode os tocos, mas ele se senta estoicamente, nunca removendo a venda.
Segundo os Cherokees, este é o único modo dele se tornar homem.
Finalmente...
Após a noite horrível, o sol aparece e a venda é removida.
Ele então descobre seu pai sentado na montanha perto dele.
Ele estava à noite inteira protegendo seu filho do perigo.

Nós também, nunca estamos sozinhos!
Mesmo quando não percebemos
DEUS está olhando para nós “sentado ao nosso lado”.
Quando os problemas vêm, tudo que temos a fazer é confiar que ELE está nos protegendo..
Apenas porque nós não o vemos, não significa que ELE não esteja conosco.
PRECISAMOS CAMINHAR PELA NOSSA FÉ, NÃO COM A NOSSA VISÃO MATERIAL.

(Mensagem enviada pela nossa irmã Rita Mela)

REGRESSÃO A VIDAS PASSADAS

terça-feira, 11 de novembro de 2008

MINUTO DE SABEDORIA

NÃO procure evidência pessoal.
Reflita que, quando mais exposto à visão alheia, mais se tornará alvo de ciúme e inveja.
As vibrações negativas, mesmo que não lhe façam mal, positivamente, poderão cansá-lo, no trabalho de defender-se.
Procure agir discretamente, embora com firmeza, deixando que os vaidosos e vazios se exponham numa evidência de que você, certamente, não necessita para brilhar.
O vidro comum brilha muito ao sol, mas o brilho do ouro está escondido no cofre: nem por isso valerá menos que o vidro.

OS LAÇOS DE FAMÍLIA FORTALECIDOS PELA REENCARNAÇÃO E QUEBRADOS PELA UNICIDADE DA EXISTÊNCIA

Isso quanto ao passado. Quanto ao futuro, segundo um dos dogmas fundamentais que decorrem da não-reencarnação, o destino das almas é irrevogavelmente fixado depois de uma única existência. A fixação definitiva do destino implica a cessação de todo progresso, pois, se há algum progresso não há mais destino definitivo. Segundo tenham bem ou mal vivido, elas vão imediatamente para a morada dos bem-aventurados ou para o inferno eterno. São assim, imediatamente separadas para sempre, e sem esperança de jamais se aproximarem, de tal sorte que pais, mães e filhos, maridos e mulheres, irmãos, irmãs, amigos, não estão jamais certos de se reverem. É a ruptura mais absoluta dos laços de família.
Com a reencarnação, e o progresso que lhe é conseqüência, todos aqueles que se amaram, se reencontraram sobre a Terra e no espaço, e gravitam juntos para chegar a DEUS. Os que falham no caminho retardam seu adiantamento e sua felicidade. Mas não está perdida toda a esperança. Ajudados, encorajados e sustentados por aqueles que os amam, sairão um dia do lamaçal em que estão mergulhados. Com a reencarnação, enfim, há solidariedade perpétua entre os encarnados e os desencarnados, com estreitamento dos laços afetivos.
Em resumo, quatro alternativas se apresentam ao homem para o seu futuro de além-túmulo.
- Primeira: O nada, de acordo com a Doutrina Materialista.
- Segunda: A absorção no todo universal, de acordo com a Doutrina Panteísta.
- Terceira: a individualidade com fixação definitiva da sua sorte, de acordo com a Doutrina da Igreja.
- Quarta: A individualidade com progresso indefinido, de acordo com a Doutrina Espírita.
Segundo as duas primeiras, os laços de família se rompem depois da morte e não há nenhuma esperança de reencontro.
Com a terceira, há chance de se rever, contanto que se esteja no mesmo meio, esse meio pode ser tanto o inferno como o paraíso.
Na última, com a pluralidade das existências, que é inseparável da progressão gradual, há a certeza da continuidade das relações entre aqueles que se amaram, e está aí o que constitui a verdadeira FAMILIA.

(Trecho extraído do Evangelho Segundo o Espiritismo – Capitulo IV)

REENCARNAÇÃO

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

MINUTO DE SABEDORIA

SEJA atencioso e compreensivo.
Quantas vezes a pessoa que vem falar com você traz problemas recônditos, escondidos no âmago da alma!
Mantenha-se sereno, você que já vislumbrou a luz do entendimento fraterno.
Conserve o seu equilíbrio, quando alguém se apresenta perturbado.
Seja atencioso e compreensivo: o mundo está repleto de enfermos, e você tem saúde moral.

LAÇOS DE FAMÍLIA FORTALECIDOS PELA REENCARNAÇÃO E QUEBRADOS PELA UNICIDADE DA EXISTENCIA - Parte II

A união e a afeição que existem entre os parentes são indícios da simpatia anterior que os aproximou. Também se diz, falando de uma pessoa cujo caráter, gostos e inclinações não tem nenhuma semelhança com os seus parentes, que ela não é da família. Dizendo isso, se enuncia maior verdade do que se crê. DEUS permite, nas famílias, essas encarnações de Espíritos antipáticos ou estranhos, com duplo objetivo de servir de prova para alguns, e de meio de adiantamento para outros. Os maus se melhoram pouco a pouco ao contato com os bons e pelos cuidados que deles recebem. Seu caráter se abranda, seus costumes se depuram e suas antipatias se apagam. È assim que se estabelece a fusão entre as diferentes categorias de Espíritos, como ocorre na Terra, entre raças e povos.
O temor do aumento indefinido da parentela, em conseqüência da reencarnação, é um temor egoísta, que prova não se sentir um amor bastante amplo para transportá-lo sobre um grande número de pessoas. Um pai que tem vários filhos ama-os, pois, menos que se tivesse apenas um? Mas que os egoístas se tranqüilizem, pois, esse amor não tem fundamento. Do fato de um homem ter tido dez reencarnações, não se segue que ele encontrará no mundo dos Espíritos dez pais, dez mães, dez mulheres, e um número proporcional de filhos e de novos parentes. Ele aí não reencontrará sempre senão os mesmos objetos da sua afeição, que lhe foram ligados sobre a Terra, sob títulos diferentes ou, talvez, pelo mesmo título.
Vejamos agora as conseqüências da doutrina da não-reencarnação. Essa doutrina anula, necessariamente, a preexistência da alma. As almas sendo criadas ao mesmo tempo que o corpo, não existe entre elas nenhum laço anterior. São completamente estranhas umas às outras. O pai é estranho ao seu filho. A filiação das famílias se encontra, assim, reduzida unicamente à filiação corporal, sem nenhum laço espiritual. Não há, pois, nenhum motivo para se glorificar de ter tido por ancestrais tais ou tais personagens ilustres. Com a reencarnação, ancestrais e descendentes podem ter se conhecido, vivido juntos, se amando, e se encontrarem reunidos mais tarde para estreitar seus laços simpáticos.

(Trecho extraído do Evangelho Segundo o Espiritismo)

REENCARNAÇÃO SEGUNDO A BIBLIA E A CIENCIA

domingo, 9 de novembro de 2008

MINUTO DE SABEDORIA

SEJA o mesmo, dentro e fora do lar.
O lar é a sociedade em miniatura!
A sociedade é o lar ampliado.
Num e noutra, seja o mesmo: firme em sua palavra, seguro em seu pensamento, honesto em seus atos, calmo na confiança em si mesmo.
O homem é o que é.
E a manifestação externa reflete o estado íntimo de nossa alma.

OS LAÇOS DE FAMILIA FORTALECIDOS PELA REENCARNAÇÃO E QUEBRADOS PELA UNICIDADE DA EXISTENCIA

Os laços de família não são destruídos pela reencarnação, como pensam certas pessoas. Ao contrário, eles são fortalecidos e se estreitam. É o principio oposto que os destrói.
Os Espíritos formam, no espaço, grupos ou famílias unidos pela afeição, pela simpatia e semelhança de inclinações. Esses Espíritos, felizes por estarem juntos, se procuram. A encarnação não os separa senão momentaneamente, porque, depois da sua reentrada na erraticidade, se reencontram, como amigos ao retorno de uma viagem. Freqüentemente mesmo, eles se seguem na encarnação, onde se reúne numa mesma família, ou num mesmo círculo, trabalhando em conjunto para seu mútuo adiantamento. Se uns estão encarnados e outros não o estejam, por isso não estão menos unidos pelo pensamento. Os que estão livres velam sobre os que estão cativos, os mais avançados procuram fazer progredir os retardatários.
Depois de cada existência, deram um passo no caminho da perfeição. Cada vez menos ligados à matéria, sua afeição é mais viva, pelo fato mesmo de ser mais depurada, não perturbada mais pelo egoísmo, nem pelas nuvens das paixões. Eles podem, pois, assim percorrer um número ilimitado de existências corporais, sem que nenhum prejuízo afete sua mútua afeição.
Entenda-se que se trata aqui da afeição real de alma a alma, a única que sobrevive à destruição do corpo, porque os seres que não se unem neste mundo senão pelos sentidos, não têm nenhum motivo para se procurarem no mundo dos Espíritos. Não há de duráveis senão as afeições espirituais. As afeições carnais se extinguem com a causa que as fez nascer. Ora, essa causa não existe mais no mundo dos Espíritos, enquanto que a alma existe sempre. Quanto às pessoas unidas pelo único móvel do interesse, elas não estão realmente em nada unidas uma à outra. A morte, do corpo físico, as separa sobre a Terra e no Céu.

(Trecho extraído do Evangelho Segundo o Espiritismo – Capítulo IV).

A EVOLUÇÃO ATRAVÉS DA REENCARNAÇÃO