sábado, 14 de agosto de 2010

PENSAMENTO DO DIA

Sábado, 14 de agosto de 2010.

Mantenha aceso seu ideal de felicidade.

Trabalhe visando ao bem próprio e ao bem da humanidade.

MINUTO DE SABEDORIA

Sem esforço de nossa parte, jamais atingiremos o alto da montanha.

Não desanime no meio da estrada: siga à frente, porque os horizontes se tornarão amplos e maravilhosos à medida que for subindo.

Mas não se iluda, só atingirá o cimo da montanha se estiver decidido a enfrentar o esforço da caminhada.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

CAPÍTULO IX

EMANCIPAÇÃO DA ALMA

Centésima Setuagésima Quinta Parte.


INTERVENÇÃO DOS ESPÍRITOS NO MUNDO CORPORAL

ANJOS GUARDIÃES, ESPÍRITOS PROTETORES, FAMILIARES OU SIMPÁTICOS.

- Àqueles que pensam ser impossível aos Espíritos verdadeiramente elevados, se sujeitarem a uma tarefa tão laboriosa e de todos os instantes, diremos que influenciamos vossas almas estando a vários milhões de léguas de vós. Para nós o espaço não é coisa alguma, e vivendo em outro mundo, nossos Espíritos conservam sua ligação com o vosso. Gozamos de qualidades que não podeis compreender, mas estejais certos de que DEUS não nos impôs uma tarefa acima de nossas forças e que ele não vos abandonou sós sobre a Terra, sem amigos e sem apoio. Cada anjo guardião tem seu protegido sobre o qual vela, como um pai vela sobre seu filho, e é feliz quando o vê no bom caminho, e sofre quando seus conselhos são menosprezados.

Não temeis em nos fatigar com vossas perguntas; estejais, ao contrário, sempre em relação conosco; sereis mais fortes e mais felizes. São essas comunicações que cada homem com seu Espírito familiar que fazem todos os homens médiuns, médiuns hoje ignorados, mas que se manifestarão mais tarde e se espalharão como um oceano sem limites para repelir a incredulidade e a ignorância. Homens instruídos, instruí.

Homens de talento, elevai vossos irmãos. Não sabeis que obra cumprireis assim: a do Cristo, a que DEUS vos impôs. Para que DEUS vos deu a inteligência e a ciência, senão para repartir com vossos irmãos, para adiantá-los no caminho no caminho da alegria e da felicidade eterna?

São Luis, Santo Agostinho


(A doutrina dos anjos guardiães, velando sobre seus protegidos, malgrado a distância que separa os mundos, não tem coisa alguma que deva surpreender; ela é, ao contrário, grande e sublime. Não vemos sobre a Terra um pai velar sobre seu filho ainda que estando longe, ajudá-lo com seus conselhos por correspondência? Que haverá, então, de espantoso em que os Espíritos possam guiar aqueles que tomaram sob sua proteção, de um mundo a outro, visto que, para eles, a distância que separa os mundos é menor que a que separa, sobre a Terra, os continentes? Não têm eles, por outro lado, o fluido universal que liga todos os mundos e os torna solidários, veículo imenso da transmissão dos pensamentos, como o ar é para nós o veículo da transmissão do som?)

(CONTINUA AMANHÃ)

PAI NOSSO - CHICO XAVIER

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

PENSAMENTO DO DIA

Sexta feira, 13 de Agosto de 2010

"A Abundância é como um rio que corre sem pararem ponto algum, e rega os campos por onde passa."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

DEUS nos guia sempre, dando-nos a orientação de nossa vida.

Mas precisamos ser receptivos, para ouvir Sua Voz, sabendo-a interpretar através das circunstâncias que cercam nossa vida, levando-nos ao maior progresso espiritual de nosso ser.

Procure meditar silenciosamente, para ouvir a Voz de DEUS, que o guia, sem jamais abandoná-lo.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

CAPÍTULO IX

EMANCIPAÇÃO DA ALMA


Centésima Setuagésima Quarta Parte.

INTERVENÇÃO DOS ESPÍRITOS NO MUNDO CORPORAL

ANJOS GUARDIÃES, ESPÍRITOS PROTETORES, FAMILIARES OU SIMPÁTICOS.

498 – O ESPIRITO PROTETOR ABANDONA ALGUMAS VEZES SEU PROTEGIDO QUANDO ESTE É REBELDE AOS SEUS CONSELHOS?

- Ele se afasta quando vê seus conselhos inúteis, e que a vontade de sofrer a influência dos Espíritos inferiores é mais forte. Todavia, não o abandona completamente, e se faz sempre ouvir sendo, então, o homem que fecha os ouvidos. Ele retorna, desde que chamado.

É uma doutrina que deveria converter os mais incrédulos pelo seu encanto e pela sua doçura: a dos anjos guardiões. Pensar que se tem sempre perto de si seres que vos são superiores, que estão sempre aí para vos aconselhar, vos sustentar, vos ajudar a escalar a áspera montanha do bem, que são os amigos mais seguros e mais e mais devotados do que as mais íntimas ligações que se possa contrair sobre esta Terra, não é uma idéia bem consoladora? Esses seres aí estão por ordem de DEUS; Ele os colocou junto de vós e aí estão, por seu amor, cumprindo uma bela, mas penosa missão. Sim, onde estejais, ele estará convosco: as prisões, os hospitais, os lugares de devassidão, a solidão, nada vos separa desse amigo que não podeis ver, mas do qual vossa alma sente os mais doces estímulos e ouve os sábios conselhos.

Deveríeis conhecer melhor esta verdade! Quantas vezes ela vos ajudaria nos momentos de crise; quantas vezes ela vos salvaria dos maus Espíritos! Todavia, no grande dia, este anjo de bondade terá, freqüentemente, de vos dizer: “Não te disse isto? E não o fizestes: não te mostrei o abismo? E aí de precipitaste; não de fiz ouvir na consciência a voz da verdade? E não seguiste os conselhos da mentira? Ah! Interrogai vossos anos guardiães; estabelecei entre eles e vós essa ternura íntima que reina entre os melhores amigos. Não penseis em esconder-lhes nada, porque eles têm olhos de DEUS, e não podeis enganá-los. Sonhai com o futuro; procurai avançar nesta vida e vossas provas serão mais curtas, vossas existências mais felizes. Caminhai! Homens de coragem; atirai para longe de vós, de uma vez por todas, preconceitos e idéias preconcebidas; entrai na nova estrada que se abre diante de vós; Marchai! Marchai!

Tende orientadores, segui-os; o objetivo não vos pode faltar, porque esse objetivo é DEUS.

(CONTINUA AMANHÃ)

EVANGELHO NO LAR - CHICO XAVIER

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

PENSAMENTO DO DIA

Quinta feira, 12 de agosto de 2010.

Seja sempre nobre em sua expressão de trabalho, se quiser atrair para si a nobreza dos companheiros de luta.

MINUTO DE SABEDORIA

Seja alegre e otimista!

Quando se dirigir ao seu trabalho, faça-o de coração alegre.

O trabalho que você executa é digno de sua pessoa.

Por menor que pareça, é de suma responsabilidade para você e para o mundo.

Não esqueça jamais de agradecer a DEUS o trabalho que lhe proporciona o pão de cada dia.

Chegue ao local de trabalho com o coração feliz, e o trabalho se tornará um passatempo, um estimulante, que lhe trará, cada novo dia, imensas alegrias e felicidade incalculável.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

CAPÍTULO IX

EMANCIPAÇÃO DA ALMA


Centésima Setuagésima Terceira Parte.


INTERVENÇÃO DOS ESPÍRITOS NO MUNDO CORPORAL

ANJOS GUARDIÃES, ESPÍRITOS PROTETORES, FAMILIARES OU SIMPÁTICOS.

489 – HÁ ESPÍRITOS QUE SE LIGAM A UM INDIVÍDUO EM PARTICULAR PARA O PROTEGER?

- Sim o irmão espiritual, a que chamais o bom Espírito ou o bom gênio.

490 – QUE SE DEVE ENTENDER POR ANJP GUARDIÃO?

- O Espírito protetor de uma ordem elevada.

491 – QUAL É A MISSÃO DO ESPÍRITO PROTETOR?

- A de um pai sobre seus filhos: guiar seu protegido no bom caminho, ajudá-lo com seus conselhos, consolar suas aflições, sustentar sua coragem nas provas da vida.

492 – O ESPÍRITO PROTETOR LIGA-SE AO INDIVÍDUO DEPOIS DE SEU NASCIMENTO?

= Depois de seu nascimento até a morte, e, freqüentemente, o segue depois da morte na vida espírita, e mesmo em várias existências corporais, porque essas existências são apenas fases bem curtas com relação à vida do Espírito.

493 – A MISSÃO DO ESPÍRITO PROTETOR É VOLUNTÁRIA OU OBRIGATÓRIA?

- O Espírito Protetor é obrigado a velar sobre vós porque aceitou essa tarefa, mas pode escolher os seres que lhe são simpáticos. Para alguns é um prazer; para outros, uma missão ou um dever.

- LIGANDO-SE A UMA PESSOA, O ESPÍRITO RENUNCIA A PROTEGER OUTROS INDIVÍDUOS?

- Não, mas o faz menos exclusivamente.

- 494 – O ESPÍRITO PROTETOR ESTÁ FATALMENT6E LIGADO AO SEU CONFIADO À SUA GUARDA?

- Ocorre, freqüentemente, que certos Espíritos deixam sua posição para executar diversas missões; mas, então, são substituídos.

(CONTINUA AMANHÃ)

AUXILIAREMOS - CHICO XAVIER

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

PENSAMENTO DO DIA

Quarta feira, 11 de agosto de 2010

Ajude a Natureza!

Não destrua os bens que a Natureza coloca a seu dispor, para ajudá-lo progredir.

MINUTO DE SABEDORIA

O mundo está cheio da Luz Divina!

Procure percebê-la e sentir em si as irradiações benéficas, que se derramam sobre todas as criaturas, aproveitando ao máximo o conforto que isto lhe trará ao Espírito.

Olhe tudo com olhos de bondade e alegria!

Busque descobrir a luz que brilha dentro de você e dentro de todas as criaturas, embora, muitas vezes, esteja ela recoberta por grossa camada de defeitos!

O LIVRO DOS ESPIRITOS

CAPÍTULO IX

EMANCIPAÇÃO DA ALMA


Centésima Setuagésima Segunda Parte.

INTERVENÇÃO DOS ESPÍRITOS NO MUNDO CORPORAL

AFEIÇÃO DOS ESPÍRITOS POR CERTAS PESSOAS

484 – OS ESPÍRITOS SE AFEIÇOAM DE PREFERÊNCIA POR CERTAS PESSOAS?

- Os bons Espíritos simpatizam com os homens de bem, ou suscetíveis de se melhorarem; os Espíritos inferiores, com os homens viciosos ou que possam vir a sê-lo. Daí sua afeição, por causa da semelhança das sensações.

485 - A AFEIÇÃO DOS ESPÍRITOS POR CERTAS PESSOAS É EXCLUSIVAMENTE MORAL?

- A afeição verdadeira nada tem de carnal; mas quando um Espírito se liga a uma pessoa, nem sempre é por afeição e pode aí misturar uma lembrança das paixões humanas.

486 – OS ESPÍRITOS SE INTERESSAM POR NOSSA INFELICIDADE E POR NOSSA PROSPERIDADE? OS QUE NOS DESEJAM O BEM SE AFLIGEM COM OS MALES QUE EXPERIMENTAMOS DURANTE A VIDA?

- Os bons Espíritos fazem o bem possível e ficam felizes com todas as vossas alegrias. Ele4s se afligem com os vossos males quando não os suportais com resignação, porque esses males são sem resultado para vós; sois como o doente que rejeita a bebida amarga que deve curá-lo.

487- DE QUAL NATUREZA DE MAL OS ESPÍRITOS SE AFLIGEM MAOS POR NÓS? O MAL FÍSICO OU O MAL MORAL?

- Vosso egoísmo e vossa dureza de coração; daí tudo deriva. Eles se riem de todos esses males imaginários que nascem do orgulho e da ambição e se regozijam com aqueles que têm por efeito abreviar vosso tempo de prova.

(Os Espíritos, sabendo que a vida corporal é transitória e que as tribulações que a acompanham são os meios de chegar a um estado melhor, se afligem mais pelas causas morais que nos distanciam deles, que pelos males físicos, que são passageiros.)

(Os Espíritos se inquietam pouco com as infelicidades que não afetam senão as nossas idéias mundanas, como fazemos com os desgostos pueris da infância.)

(Os Espíritos que vêem nas aflições da vida um meio de progresso para nós, consideram-nas como a crise momentânea que deve salvar o doente. Eles se compadecem dos nossos sofrimentos, como nos compadecemos com os de um amigo. Todavia, vendo as coisas de um ponto de vista mais justos, eles as apreciam de outro modo que o nosso, e enquanto os bons levantam nossa coragem no interesse do nosso futuro, os outros excitam-nos ao desespero, tendo em vista comprometê-lo.)

488 – NOSSOS PARENTES E NOSSOS AMIGOS, QUE NOS PRECEDERAM NA OUTRA VIDA, TÊM POR NÓS MAIS SIMPATIA QUE OS ESPÍRITOS QUE NOS SÃO ESTRANHOS?

- Sem dúvida, e freqüentemente eles vos protegem como Espíritos, segundo o seu poder.

- ELES SÃO SENSÍVEIS À AFEIÇÃO QUE LHES CONSERVAMOS?

- Muito sensíveis, mas eles esquecem aqueles que os esquecem.

(CONTINUA AMANHÃ)

BARRAGEM - CHICO XAVIER

terça-feira, 10 de agosto de 2010

PENSAMENTO DO DIA

Terça feira, 10 de agosto de 2010

"Ganância, vício e ambição são como nuvens de fumaça que destroem e abafam a vida."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

Renove sua saúde por meio de afirmações positivas.

Todas as suas células e seus órgãos cumprirão integralmente seus deveres, se você não os maltratar com pensamentos negativos de descrença, de medo, de raiva, nem de vingança.

Envie pensamentos positivos de saúde a seus órgãos e células, e forneça a seu corpo alimentos sadios, para não lhe dar demasiado trabalho.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

CAPÍTULO IX

EMANCIPAÇÃO DA ALMA

Centésima Setuagésima Segunda Parte.

INTERVENÇÃO DOS ESPÍRITOS NO MUNDO CORPORAL

CONVULSIONÁRIOS


481 – OS ESPÍRITOS EXERCEM UM PAPEL NOS FENÔMENOS QUE SE PRODUZEM NOS INDIVÍDUOS DESIGNADOS SOB O NOME DE CONVULSIONÁRIOS:

- Sim, um papel muito grande, assim como o magnetismo, que lhe é a fonte primeira. Todavia, o charlatanismo, freqüentemente, tem explorado e exagerado esses efeitos, o que os tem feito cair no ridículo.

- DE QUE NATUREZA SÃO, EM GERAL, OS ESPÍRITOS QUE CONCORREM PARA ESSA ESPÉCIE DE FENÔMENOS?

- Pouco elevada. Credes que os Espíritos superiores divertem com semelhantes coisas?

482 – COMO O ESTADO ANORMAL DOS CONVULSIONÁRIOS E DOS QUE SOFREM CRISES PODE ACONTECER SUBITAMENTE EM TODA UMA POPULAÇÃO?

- Efeito simpático; as disposições morais se comunicam muito facilmente em certos casos. Não estais tão alheios aos efeitos magnéticos para não compreender isso e a parte que certos Espíritos devem nisso tomar por simpatia àqueles que os provocam.

(Entre as faculdades estranhas que se distinguem nos convulsionários, reconhecem-se sem dificuldade as que o sonambulismo e o magnetismo oferecem numerosos exemplos: tais são, entre outros, a insensibilidade física, o conhecimento do pensamento, a transmissão simpática das dores, etc. Não se pode, pois, duvidar que os que sofrem crises estejam em uma espécie de sonambulismo desperto, provocado pela influência que exercem uns sobre os outros. Eles são, ao mesmo tempo, magnetizadores, sem o saberem.)

483 – QUAL É A CAUSA DA INSENSIBILIDADE FÍSICA QUE SE NOTA, SEJA EM CERTOS CONVULSIONÁRIOS, SEJA EM OUTROS INDIVÍDUOS SUBMETIDOS ÀS TORTURAS MAIS ATROZES?

- Em alguns é um efeito exclusivamente magnético que age sobre o sistema nervoso, da mesma forma que certas substâncias. Em outros, a exaltação do pensamento enfraquece a sensibilidade, porque a vida parece retirar-se do corpo para se transportar para o Espírito. Não sabeis que quando o Espírito está fortemente preocupado com uma coisa, o corpo não sente, não vê e não ouve coisa alguma?

(A exaltação fanática e o entusiasmo oferecem, freqüentemente, nos suplícios, o exemplo de uma calma e de um sangue-frio que não triunfariam de uma dor aguda se não se admitisse que a sensibilidade se encontrasse neutralizada por uma espécie de efeito anestésico. Sabe-se que no calor do combate a pessoa não se apercebe, freqüentemente, de um ferimento grave, enquanto que, em circunstâncias ordinárias, uma arranhadura a faria estremecer.)

(Visto que esses fenômenos dependem de uma causa física e da ação de certos Espíritos, pode-se perguntar como ele pôde depender da autoridade para cessar em certos casos. A razão é simples. A ação dos Espíritos não é aqui senão secundária; eles não fazem mais que aproveitar uma disposição natural. A autoridade não suprimiu essa disposição, mas a causa que a entretinha e exaltava; de ativa passou a latente, e tinha razão de agir assim, porque resultava abuso e escândalo. Sabe-se, de resto, que essa intervenção nenhum poder tem quando a ação dos Espíritos é direta e espontânea.)

(CONTINUA AMANHÃ)

DEUS PODE - CHICO XAVIER

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

PENSAMENTO DO DIA


Segunda feira, 09 de agosto de 2010.


Embora sozinho, continue a caminhada!

Se todos o abandonaram, prossiga sua jornada.

MINUTO DE SABEDORIA

Caminhe sempre resolutamente no sentido do seu progresso.

Se não quisermos acompanhar a evolução do Universo, seremos arrastados a isso por meio da dor, e progrediremos de qualquer forma.

Então, siga à frente voluntariamente.

E não dê ouvidos ao caluniador.

Siga à frente e deixe que os caluniadores fiquem falando sozinhos.

Caminhe resolutamente no sentido de seu progresso, e voz alguma, malévola, chegará a seus ouvidos.

O LIVRO DOS ESPIRITOS


CAPÍTULO IX

EMANCIPAÇÃO DA ALMA


Centésima Setuagésima Primeira Parte.

INTERVENÇÃO DOS ESPÍRITOS NO MUNDO CORPORAL

POSSESSOS

475 – PODE-SE, POR SI MESMO, AFASTAR OS MAUS ESPÍRITOS E SE LIBERTAR DE SUA DOMINAÇÃO?

- Pode-se sempre sacudir um jugo, quando se tem vontade firme.

476 – NÃO PODE ACONTECER QUE A FASCINAÇÃO EXERCIDA PELO MAU ESPÍRITO SEJA TAL QUE A PESSOA SUBJUGADA NÃO A PERCEBA? ENTÃO, UMA TERCEIRA PESSOA PODE FAZER CESSAR A SUJEIÇÃO? NESSE CASO, QUE CONDIÇÃO DEVE ELA EMPREGAR?

- Se é um homem de bem, sua vontade pode ajudar, apelando pelo concurso dos bons Espíritos, porque quanto mais se é um homem de bem, mais se tem poder sobre os Espíritos imperfeitos para afastá-los, e sobre os Espíritos bons para atraí-los.

Entretanto, seria incapaz se aquele que está subjugado não consentir nisso. Existem pessoas que se alegram em uma dependência que agrada aos seus gostos e aos seus desejos. Em todos os casos, aquele cujo coração não é puro, não pode ter nenhuma influência; os bons Espíritos o abandonaram e os maus não o temem.

477 – AS FÓRMULAS DE EXORCISMO TÊM ALGUMA EFICÁCIA SOBRE OS MAUS ESPÍRITOS?

- Não, quando esses Espíritos vêem alguém tomar a coisa a sério, riem e se obstinam.

478 – HÁ PESSOAS ANIMADAS DE BOAS INTENÇÕES E QUE NÃO SÃO MENOS OBSEDADAS; QUAL É O MELHOR MEIO DE SELIVRAR DOS ESPÍRITOS OBSESSORES?

- Cansar sua paciência, não tomar conhecimento de suas sugestões, mostrarem-lhes que perdem seu tempo, então, quando vêem que não têm alguma coisa a fazer, eles se vão.

479 – A PRECE É UM MEIO EFICAZ PARA CURAR A OBSESSÃO?

- A prece é um poderoso socorro em tudo, mas, crede bem, não basta murmurar algumas palavras para obter o que se deseja. DEUS assiste aqueles que agem e não aqueles que se limitam a pedir. É necessário, pois, que o obsedado faça, a seu turno, aquilo que é necessário para destruir, em si mesmo, a causa que atrai os maus Espíritos.

480 – QUIE PENSAR DA EXPULSÃO DOS DEMÔNIOS, DE QUE FALA O EVANGELHO?

- Isso depende da interpretação. Se chamardes demônio a um mau Espírito que subjugue um individuo, quando a sua influência for destruída, ele será verdadeiramente expulso. Se atribuíres uma doença ao demônio, quando houverdes curado a doença direis, também, que expulsastes o demônio. Uma coisa pode ser verdadeira ou falsa segundo o sentido que se der às palavras. As maiores verdades podem parecer absurdas quando não se olha senão a forma, e quando se toma a alegoria pela realidade. Compreendei bem isto e o guardai, pois é uma explicação geral.

(CONTINUA AMANHÃ)

SIGNIFICADOS DO AMOR - CHICO XAVIER

domingo, 8 de agosto de 2010

HOMENAGEM AOS PAIS

PENSAMENTO DO DIA

Domingo, 08 de Agosto de 2010

"Nada quero; apenas, sabendo que a Vida em tudo penetra, deixo-me viver."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

Tenha fé em seu corpo físico e esteja certo de que todos os seus órgãos funcionarão perfeitamente.

Pensando assim, você ajudará sua própria saúde.

Acredite no poder renovador da vida, em você.

Afaste o pensamento da velhice.

DEUS está dentro de você!

Renove sua saúde por uma respiração perfeita e jamais aceite a idéia da doença e do sofrimento.

DEUS age sempre em seu beneficio.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

CAPÍTULO IX

EMANCIPAÇÃO DA ALMA


Centésima Setuagésima Parte.

INTERVENÇÃO DOS ESPÍRITOS NO MUNDO CORPORAL

POSSESSOS


473 – UM ESPÍRITO PODE, MOMENTANEAMENTE, REVESTIR O ENVOLTÓRIO DE UMA PESSOA VIVA, QUER DIZER, SE INTRODUZIR DENTRO DE UM CORPO ANIMADO E AGIR EM LUGAR DAQUELE QUE SE ENCONTRA AI ENCARNADO?

- O Espírito não entra em um corpo como entras em uma casa. Ele se afina com um Espírito encarnado que tem os mesmos defeitos e as mesmas qualidades para agir conjuntamente. Mas é sempre o Espírito encarnado que age como quer sobre a matéria da qual está revestido. Um Espírito não pode se substituir àquele que está encarnado, porque o Espírito e o corpo estão ligados até o tempo marcado para o término da existência material.

474 – SE NÃO HÁ POSSESSÃO PROPRIAMENTE DITA, QUER DIZER, COABITAÇÃO DE DOIS ESPÍRITOS NO MESMO CORPO, A ALMA PODE SE ENCONTAR NA DEPENDÊNCIA DE UM OUTRO ESPÍRITO, DE MANEIRA A ESTAR POR ELE SUBJULGADA OU OBSEDADA, A PONTO QUE SUA VONTADE ESTEJA, DE ALGUMA SORTE, PARALIZADA?

- Sim, e esses são os verdadeiros possessos. Mais saiba que essa dominação não se faz jamais sem a participação daquele que a suporta, seja por sua fraqueza, seja por seu desejo. Têm-se tomado, freqüentemente, por possessos os epiléticos ou os loucos que têm mais necessidade de médico, que de exorcismo;

(A palavra possesso, em seu sentido vulgar, supõe a existência de demônios, quer dizer, uma categoria de seres de natureza má, e a coabitação de um desses seres com a alma no corpo de um individuam. Posto que não haja demônios NESSE SENTIDO, e que dois Espíritos não podem habitar simultaneamente o mesmo corpo, não há possessos segundo a idéia ligada a essa palavra. A palavra POSSESSO não deve se entender senão como a dependência absoluta em que a alma pode se encontrar em relação a Espíritos imperfeitos que a subjugam.)

(CONTINUA AMANHÃ)

HOMENAGEM AOS PAIS