sábado, 24 de abril de 2010

O LIVRO DOS ESPIRITOS


LIVRO SEGUNDO

CAPÍTULO IV

PLURALIDADE DAS EXISTÊNCIAS

ENCARNAÇÃO NOS DIFERENTES MUNDOS


Sexagésima Quarta Parte

187 – A SUBSTÂNCIA DO PERISPÍRITO É A MESMA EM TODOS OS MUNDOS?

- Não; ela é mais ou menos etérea. Passando de um mundo para outro o Espírito se reveste da matéria própria de cada um, com mais rapidez que um relâmpago.

188 – OS ESPÍRITOS PUROS HABITAM MUNDOS ESPECIAIS OU ESTÃO NO ESPAÇO UNIVERSAL SEM ESTAREM MAIS LIGADOS A UM MUNDO QUE A OUTRO?

- Os Espíritos puros habitam certos mundos, mas não estão confinados neles como os homens sobre a Terra; eles podem, melhor que os outros, estar por toda parte. (1)

(1) – Segundo os Espíritos, de todos os globos que compõem o nosso sistema planetário, a Terra é um daqueles onde os Espíritos são os menos avançados, física e moralmente. Marte seria ainda inferior a Júpiter, o mais superior em relação a todos. O Sol não seria um mundo habitado por seres corporais, mas um local de reunião dos Espíritos superiores que, de lãs, irradiam seus pensamentos para outros mundos, que dirigem por intermédio dos Espíritos menos elevados, transmitindo-os a estes, por intermédio do fluido universal. Como constituição física, o Sol seria um foco de eletricidade. Todos os sóis parecem estar numa posição idêntica.

O volume e a distância que estão do Sol não têm nenhuma relação necessária com o grau de adiantamento dos mundos, pois parece que Venus è mais adiantado que a Terra, e Saturno menos adiantado que Júpiter.

Vários Espíritos que animaram pessoas conhecidas sobre a Terra, disseram estar encantados em Júpiter, um dos mundos mais próximos da perfeição, e ficaram admirados de ver, nesse globo tão adiantado, homens que, na opinião do nosso mundo, não eram tão elevados. Isso não deve causar admiração, se considerarmos que certos Espíritos que habitam aquele planeta podiam ter sido enviados à Terra para cumprir uma missão, que, aos nossos olhos, não os colocava em primeiro plano; em segundo lugar que, entre a existência que viveram na Terra e a que vivem em Júpiter, devem ter tido outras intermediárias, nas quais se melhoraram; em terceiro lugar, que nesse mundo, como no nosso, existem diferentes graus de adiantamento e que, entre esses graus, pode haver a mesma distância que separa, entre nós, o selvagem do homem civilizado. Assim, do fato de habitarem Júpiter não se segue que estão no nível dos seres mais avançados, da mesma forma que não se está ao mesmo nível de um sábio do Instituto, só porque se habita em Paris.

As condições de longevidade não são, também, em toda parte as mesmas de sobre a Terra e a idade não se pode comparar. Uma pessoa desencarnada havia alguns anos, sendo evocada, disse estar encarnada há seis meses num mundo cujo nome nos é desconhecido, Interrogada sobre a idade que tinha esse mundo, respondeu: “Não posso avaliá-la porque não contamos o tempo como vós; depois o nosso modo de vida não é o mesmo, desenvolvemo-nos com muito maior rapidez; embora não faça mais que seis dos vossos meses que lá estou, quanto a inteligência, posso dizer que tenho trinta anos da idade que tive sobre a Terra.”

Muitas respostas análogas nos foram dados por outros Espíritos e isso nada tem de inacreditável. Não vemos sobre a Terra um grande número de animais adquirir, em poucos meses o seu desenvolvimento normal? Por que não poderia ocorrer a mesma coisa com o homem de outras esferas? Notemos, por outro lado, que o desenvolvimento alcançado pelo homem na Terra, na idade de trinta anos, pode ser uma espécie de infância comparado àquele que deve alcançar. Bem curto de vista se revela quem nos toma em tudo por protótipos da Criação, e é rebaixar a Divindade acreditar-se que, fora o homem, nada mais seja possível a DEUS.

(CONTINUA AMANHÃ)

PENSAMENTO DO DIA

24 de Abril de 2010

"Não vos descuideis quando Hierarquias Espirituais vos guiarem à divina e cósmica Morada."

MINUTO DE SABEDORIA

NÃO seja cruel!

Aprenda a ter compaixão daqueles que estão em pior situação que você.

Lembre-se daquela máxima do maior dos filósofos: “FELIZES OS MISERICORDIOSOS, PORQUE ELES ALCANÇARÃO MISERICÓRDIA”.

Seja compassivo com os que erram, porque você não sabe quando poderá cometer erro semelhante, e gostará que o compreendam e lhe relevem.

Releve também e seja misericordioso com quem erra!

MOMENTO DE REENCONTRO - MÚSICA ESPÍRITA

sexta-feira, 23 de abril de 2010

PENSAMENTO DO DIA

23 de Abril de 2010

"Vivereis as belezas do caminho se não vos desviardes da meta com os olhos e com o pensamento."

MINUTO DE SABEDORIA

MANTENHA em sua vida uma unidade de plano, para conseguir seus objetivos.

Veja um colar de pérolas: estão todas presas por um fio.

Se este arrebentar, as pérolas se espalham.

O que é o fio para o colar de pérolas, é a unidade de plano em nossa vida.

Não deixe que as pérolas de suas ações se percam, por lhes faltar o fio que lhes mantem a unidade.

O LIVRO DOS ESPIRITOS


LIVRO SEGUNDO

CAPÍTULO IV

PLURALIDADE DAS EXISTÊNCIAS

ENCARNAÇÃO NOS DIFERENTES MUNDOS


Sexagésima Terceira Parte


183 – PASSANDO DE UM MUNDO A OUTRO, O ESPÍRITO PASSA POR UMA NOVA INFÂNCIA?

- A infância é, em toda parte, uma transição necessária, porém, não é em toda parte assim precária como entre vós.

184 – O ESPÍRITO PODE ESCOLHER O NOVO MUNDO QUE VAI HABITAR?

- Nem sempre, mas pode pedir e, se tiver méritos, pode ser atendido; pois os mundos são acessíveis aos Espíritos de acordo com o seu grau de elevação.

- SE O ESPÍRITO NADA PEDE, O QUE DETERMINA O MUNDO EM QUE DEVE SE RENCARNAR?

- O grau de sua elevação.


185 – AS CONDIÇÕES FÍSICASE MORAIS DOS SERES VIVOS, EM CADA GLOBO, SÃO SEMPRE AS MESMAS, PERPETUAMENTE?

- Não; os mundos também são submetidos à lei do progresso. Todos começam como o vosso, por um estado inferior, e a própria Terra suportará uma transformação semelhante. Tornar-se-á um paraíso terrestre, quando os homens se tornarem bons.

(É assim que as raças que povoam hoje a Terra desaparecerão um dia e serão substituídas por seres cada vez mais perfeitos; essas raças transformadas sucederão às atuais, como estas sucederam a outras mais atrasadas.)

186 – HÁ MUNDOS ONDE O ESPÍRITO, CESSANDO DE HABITAR CORPOS MATERIAIS, SÓ TENHA POR ENVOLTÓRIO O PERISPÍRITO?

- Sim, e esse próprio envoltório tornar-se-á tão etéreo que, para vós, é como não existisse; é o estado dos Espíritos puros.

- RESULTA DAÍ, AO QUE PARECE, QUE N~]AO HÁ UMA DEMARCAÇÃO DEFINIDA ENTRE O ESTADO DAS ÚLTIMAS ENCARNAÇÕES E AQUELE DOS ESPÍRITOS PUROS?

- Essa demarcação não existe; a diferença, que se desfaz pouco a pouco, torna-se imperceptível, como a noite que se desfaz aos primeiros clarões do dia.

(CONTINUA AMANHÃ)

MÚSICA ESPÍRITA - EM ALGUM LUGAR

quinta-feira, 22 de abril de 2010

PENSAMENTO DO DIA

22 DE ABRIL DE 2010

NÃO PODEMOOS MUDAR O NOSSO PASSADO, MAS PODEMOS REFORMAR O NOSSO PRESENTE PARA VIVERMOS UM MARAVILHOSO FUTURO.

(Autor desconhecido)

MINUTO DE SABEDORIA

SE a sombra dos dias tristes perturbar a subida, volte seu pensamento para DEUS, que está dentro de cada um de nós.

A vitória nos chega por meio das lutas que travamos dentro de nós mesmos.

Se as quedas magoam o corpo, servem para libertar o coração.

E, depois de vencer, espalharemos o amor em redor de todos nós, porque pelo amor conseguiremos vence a nós mesmos.

O LIVRO DOS ESPIRITOS


LIVRO SEGUNDO

CAPÍTULO IV

PLURALIDADE DAS EXISTÊNCIAS

ENCARNAÇÃO NOS DIFERENTES MUNDOS

Sexagésima Segunda Parte

181 – OS SERES QUE HABITAM OS DIFERENTES MUNDOS TÊM CORPOS SEMELHANTES AO NOSSO?


- Sem dúvida, eles têm corpos porque é preciso que o Espírito esteja revestido de matéria para poder agir sobre a matéria; mas esse envoltório é mais ou menos material de acordo com o grau de pureza a que chegaram os Espíritos, e é isso que diferencia os mundos que devemos percorrer. Há várias moradas na casa de nosso PAI e muitos graus, portanto. Alguns sabem disso e estão conscientes aqui na Terra; outros nada sabem.

182 – PODEMOS CONHECER COM EXATIDÃO O ESTADO FÍSICO E MORAL DOS DIFERENTES MUNDOS?

- Nós, os Espíritos só podem responder de acordo com o grau de adiantamento em que vos achais; quer dizer que não devemos revelar estas coisas a todos, porque nem todos estão em condições de compreendê-las, e isso os perturbaria.

(À medida que o Espírito se purifica, o corpo que ele reveste se aproxima igualmente da natureza espírita. A matéria é menos densa, não rastejam mais penosamente na superfície do solo, as necessidades físicas são menos grosseiras e os seres vivos não têm mais necessidade de se entre devorarem para se nutrir. O Espírito é mais livre e tem, para as coisas distantes, percepções que nos são desconhecidas; vê pelos olhos do corpo o que vemos apenas pelo pensamento.)

(A purificação dos Espíritos reflete-se na perfeição moral dos serem em que estão encarnados. As paixões animais enfraquecem e o egoísmo cede lugar ao sentimento de fraternidade. É assim que, nos mundos superiores à Terra, as guerras são desconhecidas, os ódios e as discórdias não têm motivo, visto que ninguém se preocupa em causar dano ao seu semelhante. A intuição que seus habitantes têm no futuro, a segurança que lhes dá uma consciência isenta de remorsos, fazem com que a morte não lhes cause nenhuma apreensão; recebem-na sem medo como uma simples transformação.)

(a duração da vida nos diferentes mundos parece ser proporcional ao grau de superioridade física e moral desses mundos; e isto é perfeitamente racional. Quanto menos o corpo é material, menos está sujeito às vicissitudes que o desorganizam; quanto mais ouro o Espírito, menos paixões para destruí-lo. É esse um auxilio da Providência, que deseja abreviar os sofrimentos.)

(CONTINUA AMANHÃ)

O PROTETOR - Música Espírita

quarta-feira, 21 de abril de 2010

PENSAMENTO DO DIA

21 de Abril de 2010

"Abri-vos à Graça Cósmica, que vos libertará das pesadas cargas da carne e das cadeias do corpo."

MINUTO DE SABEDORIA

MANTENHA sua mente limpa de qualquer pensamento menos digno.

Só assim conservará a serenidade e a paz, como base da felicidade que chegará a você.

O corpo é o reflexo da mente.

E a mente é o reflexo de nossa alma, que é nosso verdadeiro eu.

Pense coisas nobres e elevadas, e seu corpo manterá inalterável a saúde, trazendo-lhe a felicidade que tanta almeja.

O LIVRO DOS ESPIRITOS


LIVRO SEGUNDO

CAPÍTULO IV

PLURALIDADE DAS EXISTÊNCIAS

ENCARNAÇÃO NOS DIFERENTES MUNDOS

Sexagésima Primeira Parte


177 – PARA ALCANÇAR A PERFEIÇÃO E O BEM SUPREMO, OBJETIVO FINAL DE TODOS OS HOMENS,

O ESPÍRITO DEVE PASSAR POR TODOS OS MUNDOS QUE EXISTEM NO UNIVERSO?

- Não, pois há muitos mundos que estão no mesmo nível e onde o Espírito não aprenderia nada.

- COMO SE EXOLICA, NESSE CASO, A PLURALIDADE DE SUAS EXISTÊNCIAS SOBRE UM MESMO GLOBO?

- Ele pode se encontrar aí cada vez em posições bem diferentes, que são outras tantas ocasiões de adquirir experiências.

178 – OS ESPÍRITOS PODEM REVIVER CORPORALMENTE NUM MUNDO RELATIVAMENTE INFERIOR AQUELE EM QUE JÁ VIVERAM?

- Sim, quando devem cumprir uma missão para ajudar o progresso, e, nesse caso, aceitam com alegria as tribulações dessa existência; visto que lhes fornecem um meio de progredir.

- ISSO NÃO PODE OCORRER POR EXPIAÇÃO E DEUS NÃO PODE ENVIAR OS ESPÍRITOS REBELDES PARA MUNDO INFERIORES?

- Os Espíritos podem permanecer estacionários, mas não retrogradam; a sua punição, pois, é a de não avançar e de recomeçar as existências mal empregadas num meio conveniente à sua natureza.

- QUAIS SÃO AQUELES QUE DEVEM RECOMEÇAR A MESMA EXISTÊNCIA?

- Os que faliram em suas missões ou em suas provas.

179 – OS SERES QUE HABITAM CADA MUNDO ALCANÇARAM UM MESMO GRAU DE PERFEIÇÃO?

- Não, é como ocorre sobre a Terra: existem os mais e os menos avançados.

180 – PASSANDO DESTE MUNDO PARA OUTRO, O ESPÍRITO CONSERVA A INTELIGÊNCIA QUE TINHA AQUI?

- Sem dúvida, a inteligência não se perde, mas ele pode não dispor dos mesmos meios para manifestá-la, dependendo isso da sua superioridade e das condições do corpo que tomar. (Ver influência do organismo).

(CONTINUA AMANHÃ)

FABIO JR. AO VIVO - HOMENAGEM A CHICO XAVIER

terça-feira, 20 de abril de 2010

PENSAMENTO DO DIA

20 de Abril de 2010

"No silêncio deveis emitir um pensamento invisível de ajuda e de entusiasmo."

MINUTO DE SABEDORIA

SEJA sempre nobre em sua expressão de trabalho, se quiser atrair para si a nobreza dos companheiros de luta.

Demonstre sempre, inicialmente, a sua própria nobreza, para que os outros se mirem no seu exemplo e o imitem.

Seja bem educado, antes de exigir que os outros o sejam.

A força do exemplo é amais convincente e eficaz que existe no mundo.

Vale mais um exemplo que milhares de palavras.

Dê você, em primeiro lugar, o bom exemplo em sua conduta.

O LIVRO DOS ESPIRITOS


LIVRO SEGUNDO

CAPÍTULO IV

PLURALIDADE DAS EXISTÊNCIAS

ENCARNAÇÃO NOS DIFERENTES MUNDOS


Sexagésima Parte

172 – NOSSAS DIFERENTES EXISTÊNCIAS CORPORAIS SE PASSAM TODAS SOBRE A TERRA?

- Não, não todas, mas nos diferentes mundos; a que passamos neste globo não é a primeira, nem a última e é uma das mais materiais e das mais distanciadas da perfeição.

173 – A ALMA, A CADA NOVA EXISTÊNCIA CORPORAL, PASSA DE UM MUNDO A OUTRO OU PODE VIVER VÁRIAS VEZES SOBRE O MESMO GLOBO?

- Pode reviver muitas vezes sobre o mesmo globo se não é bastante avançada para passar para um mundo superior.

- ASSIM, PODEMOS REAPARECER VÁRIAS VEZES SOBRE A TERRA?

- Certamente.

- PODEMOS VOLTAR A ELA DEPOIS DE TERMOS VIVIDO EM OUTROS MUNDOS?

- Seguramente; já vivestes em outros mundos e sobre a Terra.

174 – VOLTAR A HABITAR A TERRA É UMA NECESSIDADE?

- Não, mas se não progredistes, podereis ir para outro mundo que não seja melhor, e que pode ser pior.

175 – EXISTE ALGUMA VANTAGEM EM VOLTAR A HABITAR SOBRE A TERRA?

- Nenhuma vantagem particular, a menos que seja em missão; nesse caso, se progride aí como em outro mundo.

- NÃO SERIA MELHOR PERMANCER COMO ESPÍRITO?

- Não, não; estacionar-se-ia e o que se quer é avançar para DEUS.

176 – OS ESPÍRITOS DEPOIS DE TEREM ENCARNADO EM OUTROS MUNDOS, PODEM ENCARNAR NESTE SEM JAMAIS TEREM PASSADO POR AQUI?

- Sim, como vós em outros mundos. Todos os mundos são solidários; o que não se faz num, pode-se fazer noutro.

- HÁ HOMENS QUE ESTÃO SOBRE A TERRA PELA PRIMEIRA VEZ?

- Há muitos e em diversos graus.

- PODE-SE RECONHECER, POR UM SINAL QUALQUER, QUANDO UM ESPÍRITO ESTÁ PELA PRIMEIRA VEZ NA TERRA?

- Nenhuma utilidade teria isso.

(CONTINUA AMANHÃ)

PRECE ESPÍRITA - ALLAN KARDEC

segunda-feira, 19 de abril de 2010

PENSAMENTO DO DIA


19 de Abril de 2010


"Após conseguirdes mudar de plano, ajudareis os enfermos a obter saúde e paz."

MINUTO DE SABEDORIA

DEUS está em toda parte ao mesmo tempo e, portanto, está também dentro de você, em redor de você, vendo o que você faz, sabendo até o que você pensa.

Se você sofre é porque a dor lhe trará benefícios futuros, e não por “vontade” de DEUS.

Você deixa seu filho sofrer na cadeira do dentista, porque este beneficia seu filho, mesmo fazendo que ele sofra.

DEUS age também assim conosco.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO SEGUNDO

CAPÍTULO IV

PLURALIDADE DAS EXISTÊNCIAS

JUSTIÇA DA REENCARNAÇÃO


Qüinquagésima Nona Parte

171- SOBRE O QUE ESTÁ BASEADO O DOGMA DA REENCARNAÇÃO?

- Sobre a justiça de DEUS e a revelação, pois, repetimos sempre: Um bom pai deixa sempre aos seus filhos uma porta aberta ao arrependimento. Não lhe diz a razão que seria injusto privar para sempre. Da felicidade eterna, todos aqueles cujo progresso não dependeu deles mesmos? Não são todos os homens filhos de DEUS? Somente entre os egoístas se encontram a iniqüidade, o ódio implacável e os castigos sem perdão.

(Todos os Espíritos tendem à perfeição e DEUS lhes fornece os meios pelas provas da vida corpórea; mas, em sua justiça, lhes faculta realizar, em novas existências, O QUE NÃO PUDERAM FAZER OU CONCLUIR NUMA PRIMEIRA PROVA.)

(Não estaria de acordo com a eqüidade, nem com a bondade de DEUS, castigar para sempre aqueles que encontraram obstáculos ao seu progresso, independentemente da sua vontade, no próprio meio onde foram colocados. Se o destino do homem está irrevogavelmente fixado após a sua morte, DEUS não teria pesado as ações de todos na mesma balança, e não os teria tratado com imparcialidade.)

(A Doutrina da reencarnação, isto é, aquela que admite para o homem várias existências sucessivas, é a única que responde à idéia que fazemos da justiça de DEUS em relação aos homens colocados em uma condição moral inferior, a única que nos explica o futuro e fundamenta nossas esperanças, pois que nos oferece o meio de resgatar nossos erros através de novas provas. A razão indica essa Doutrina e os Espíritos no-la ensinam.)

(O homem, consciente da sua inferioridade, tem na Doutrina da reencarnação, uma esperança consoladora. Se acredita na Justiça de DEUS, não pode esperar, por toda a eternidade, estar em pé de igualdade com aqueles que agiram melhor do que ele. O pensamento de que essa inferioridade não o deserdará para sempre do bem supremo, e que ele poderá superá-la por meio de novos esforços, o sustenta e lhe reanima a coragem. Qual é aquele que, no fim do seu caminho, não lamenta ter adquirido muito tarde uma experiência que não pode mais aproveitar? Essa experiência tardia não ficará perdida; ele a aproveitará numa nova existência.)

(CONTINUA AMANHÃ)

O PASSE - MÚSICA ESPÍRITA

domingo, 18 de abril de 2010

PENSAMENTO DO DIA

18 de Abril de 2010

"No silêncio deveis emitir um pensamento invisível de ajuda e de entusiasmo."

MINUTO DE SABEDORIA

NÃO se deixe derrotar em situação alguma.

A derrota depende de nós, tanto quanto a vitória.

Entretanto, a pior derrota é a de quem desanima.

Perder, nem sempre é ser derrotado.

Mas o desânimo estraga totalmente a vida.

Não desanime jamais.

Siga à frente corajosamente, porque a vitória somente àqueles que não param no meio da estrada.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO SEGUNDO

CAPÍTULO IV

PLURALIDADE DAS EXISTÊNCIAS

DA REENCARNAÇÃO

Qüinquagésima Oitava Parte

166 – A ALMA QUE NÃO ALCANÇOU A PERFEIÇÃO NA VIDA CÓRPOREA COMO ACABA DE DEPURAR-SE?

- Suportando a prova de uma nova existência.

- COMO A ALMA REALIZA ESSA NOVA EXISTÊNCIA? É POR SUA TRANSFORMAÇÃO COMO ESPÍRITO?

- Depurando-se, a alma sofre, sem dúvida, uma transformação; mas para isso lhe é necessária a prova da vida material.

- A ALMA PASSA, POIS, POR VÁRIAS EXISTÊNCIAS CORPORAIS?

- Sim, todos nós passamos por várias existências físicas. Os que dizem ao contrário pretendem manter-vos na ignorância em que eles próprios se encontram; esse o seu desejo.

- PARECE RESULTAR DESSE PRINCÍPIO QUE A ALMA, DEPOIS DE DEIXAR UM CORPO TOMA OUTRO, OU, ENTÃO, ELA SE REENCARNA EM NOVO CORPO; É ASSIM QUE SE DEVE ENTENDER?

- É evidente.

167 – QUAL É O OBJETIVO DA REENCARNAÇÃO?

- Expiação, aprimoramento progressivo da Humanidade, sem o que, onde estaria a justiça?

168 – O NÚMERO DE EXISTÊNCIAS CORPORASIS É LIMITADO, OU O ESPÍRITO SE REENCARNA PERPETUAMENTE?

- A cada nova existência o Espírito dá um passo no caminho do progresso; quando se despojou de todas as suas impurezas, não tem mais necessidade das provas da vida corporal.

169 – O NÚMERO DE ENCARNAÇÕES É O MESMO PARA TODOS OS ESPÍRITOS?

- Não, aquele que caminha depressa se poupa das provas. Todavia, as encarnações sucessivas são sempre muito numerosas porque o progresso é quase infinito.

170 – EM QUE SE TRANSFORMA O ESPÍRITO DEPOIS DE SUA ÚLTIMA ENCARNAÇÃO?

- Espírito bem-aventurado; é um Espírito puro.

(CONTINUA AMANHÃ)

O PASSE