sábado, 27 de novembro de 2010

PENSAMENTO DO DIA

Sábado, 27 de novembro de 2010.

Um tolo que vive na companhia de um sábio é como a colher que ignora o sabor da sopa.

Helena Roerich

MINUTO DE SABEDORIA

Não repita apressadamente aquilo que ouve.

Informe-se primeiro da veracidade.

Se for mentira, procure desmentir.

Se for verdade, mesmo assim não o repita.

Se não puder chegar à evidência, cale.

A caridade consiste em saber calar os defeitos alheios, como você gosta que façam com os seus.

Seja prudente, o silêncio é de ouro, quando se cala o erro do próximo.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

LIVRO TERCEIRO

AS LEIS MORAIS

CAPÍTULO IX

VIII – LEI DE IGUALDADE

IGUALDADE NATURAL

Duzentéssima Setuagésima Quarta Parte.

805 – PASSANDO DE UM MUNDO SUPERIOR PARA UM MUNDO INFERIOR, O ESPÍRITO CONSERVA A INTEGRIDADE DAS FACULDADES ADQUIRIDAS?

- Sim, já o dissemos, o Espírito que progrediu não retrocede; ele pode escolher, no seu estado de Espírito, um envoltório mais grosseiro ou uma posição mais precária que a que tenha, tudo sempre, para lhe servir de ensinamento e lhe ajudar o progresso.

(Assim, a diversidades das aptidões do homem não resulta da natureza íntima de sua criação, mas do grau de aperfeiçoamento ao qual chegaram os Espíritos nele encarnados. DEUS, portanto, não criou desigualdades de faculdades, mas permitiu que os diferentes graus de desenvolvimento estivessem em contato, a fim de que os mais adiantados pudessem ajudar o progresso dos mais atrasados e, também, a fim de que os homens, tendo necessidade uns dos outros, cumprissem a lei de caridade que os deve unir.)

DESIGUALDADES SOCIAIS

808 – A DESIGUALDADE DAS CONDIÇÕES SOCIAIS É UMA LEI NATURAL?

- Não, ela é obra do homem e não de DEUS.

- ESSA DESIGUALDADE DESAPARECERÁ UM DIA?

- De eterno não há senão as leis de DEUS. Cada dia, não a vedes diminuir pouco a pouco? Essa desigualdade desaparecerá juntamente com a predominância do orgulho e do egoísmo, e não ficará senão a desigualdade de mérito. Um dia virá em que os membros da grande família dos filhos de DEUS não se avaliarão pelo sangue mais ou menos puro. Não há senão o Espírito que é mais ou menos puro, e isso não depende da posição social.

807 – QUE PENSAR DAQUELES QUE ABUSAM DA SUPERIORIDADE DA SUA POSIÇÃO SOCIAL PARA OPRIMIR O FRACO, EM SEU PROVEITO?

- Estes merecem o anátema. Ai deles! Serão oprimidos, ao seu turno, e renascerão numa existência em que sofrerão tudo o que fizeram sofrer.

(CONTINUA AMANHÃ)

DIVALDO FRANCO 16-11-08- FEITIÇARIA - Parte 3

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

PENSAMENTO DO DIA

PENSAMENTO DO DIA

Sexta feira, 26 de novembro de 2010.


Os tolos e os ignorantes são seus próprios maiores inimigos.

Helena Roerich

MINUTO DE SABEDORIA

O amor é uma doação e não uma exigência.

Quem realmente ama, dá tudo e nada pede.

Quem pede e exige da pessoa que diz amar demonstra que verdadeiramente não ama; ao contrário, revela o egoísmo em alto grau.

Amar não é receber, é dar.

Não é pedir, mas proporcionar felicidade desinteressadamente.

O melhor exemplo do amor verdadeiro é o das mães, que sabe amar com renúncia.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

LIVRO TERCEIRO

AS LEIS MORAIS

CAPÍTULO IX

VIII – LEI DE IGUALDADE

IGUALDADE NATURAL

Duzentéssima Setuagésima Terceira Parte.


803 – TODOS OS HOMENS SÃO IGUAIS DIANTE DE DEUS?

- Sim, todos tendem ao mesmo fim e DEUS fez suas Leis para todos. Dizeis freqüentemente: O SOL BRILHA PARA TODOS. Com isso dizeis uma verdade maior e mais geral do que pensais.

(Todos os homens serão submetidos às mesmas Leis da Natureza. Todos nascem com a mesma fraqueza, estão sujeitos às mesmas dores e o corpo do rico se destrói como o do pobre. Portanto, DEUS não deu, a algum homem, superioridade natural, nem pelo nascimento, nem pela morte. Diante Dele, todos são iguais.)

DESIGUALDADE DE APTIDÕES

804 – POR QUE DEUS NÃO DEU AS MESMAS APTIDÕES PARA TODOS OS HOMENS?

- DEUS criou todos os Espíritos iguais, mas cada um deles tem maior ou menor vivência e, por conseguinte, maior ou menor experiência. A diferença está no grau da sua experiência e da sua vontade, que é o livre-arbítrio; daí, uns se aperfeiçoam mais rapidamente e isso lhes dá aptidões diversas. A variedade das aptidões é necessária, a fim de que cada um possa concorrer aos objetivos da Providência no limite do desenvolvimento de suas forças físicas e intelectuais; o que um não faz, o outro faz. É assim que cada um tem um papel útil. Depois, todos os mundos serão solidários uns com os outros, é preciso que os habitantes dos mundos superiores – e que, na maioria, foram criados antes do nosso -, venham aqui habitar para vos dar o exemplo.

(CONTINUA AMANHÃ)

DIVALDO FRANCO 16-11-08 - FEITIÇARIA Parte 2

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

PENSAMENTO DO DIA

Quinta feira, 25 de Novembro de 2010

"Evitar discussões sem excluir os demais é uma regra de amor."

Helena Roerich

MINUTO DE SABEDORIA

Não se desespere diante das dificuldades.

Colhemos aquilo que plantamos.

Somos escravos do ontem, mas somos donos do nosso amanhã.

Se construiu um presente doloroso, fique alerta, para construir um futuro alegre, saudável, no qual possamos colher os frutos do amor e da felicidade sem limites.

Faça o bem de todas as formas, para preparar um futuro melhor.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS


LIVRO TERCEIRO


AS LEIS MORAIS

CAPÍTULO VIII

VII – LEI DO PROGRESSO

INFLUÊNCIA DO ESPIRITISMO SOBRE O PROGRESSO

Duzentéssima Setuagésima Segunda Parte.

799 – DE QUE MANEIRA O ESPIRITISMO PODE CONTRIBUIR PARA O PROGRESSO?

- Destruindo o materialismo, que é uma chaga da sociedade, ele faz os homens compreenderem onde está o seu verdadeiro interesse. A vida futura, não estando mais velada pela dúvida, o homem compreenderá melhor que ele pode assegurar seu futuro pelo presente. Destruindo os preconceitos de seitas, de castas e de cor, ele ensina aos homens a grande solidariedade que deve uni-lo como irmãos.

800 – NÃO É PARA TEMER QUE O ESPIRITISMO NÃO POSSA TRIUNFAR DA NEGLIGÊNCIA DOS HOMENS E DE SEU APEGO ÀS COISAS MATERIAIS?

- Seria conhecer bem pouco os homens se pensássemos que uma causa qualquer pode transformá-los como por encantamento. As idéias se modificam pouco a pouco segundo os indivíduos, e é preciso gerações para apagar completamente os traços dos velhos hábitos. A transformação não pode, pois, se operar senão com o tempo, gradualmente, pouco a pouco. A cada geração, uma parte do véu se dissipa; o Espiritismo veio rasgá-lo completamente. Mas até lá, mesmo que só tivesse o efeito de corrigir um homem, de um só de seus defeitos, e seria um passo que lhe teria feito dar, e por isso mesmo um grande bem, porque esse primeiro passo lhe tornaria outros mais fáceis.

801 – POR QUE OS ESPÍRITOS NÃO ENSINARAM EM TODOS OS TEMPOS O QUE ENSINAM HOJE?

- Não ensinais às crianças o que ensinais aos adultos e não dais para um recém-nascido um alimento que ele não possa digerir; cada coisa em seu tempo. Eles ensinaram muitas coisas que os homens não compreenderam ou desnaturaram, mas que podem compreender atualmente. Por seus ensinamentos, mesmo incompletos, prepararam o terreno para receber a semente que vai frutificar hoje.

802 – VISTO QUE O ESPIRITISMO DEVE MARCAR UM PROGRESSO NA HUMANIDADE NA HUMANIDADE, POR QUE OS ESPÍRITOS NÃO ACELERAM ESSE PROGRESSO COM MANIFESTAÇÕES TÃO GERAIS E TÃO PATENTES QUE A CONVICÇÃO SERÁ LEVADA AOS MAIS INCRÉDULOS?

- Quereríeis milagres; mas DEUS os espalha a mancheias sob vossos passos, e tendes ainda homens que o renegam. O próprio CRISTO convenceu seus contemporâneos pelos prodígios que realizou? Não vedes hoje homens negarem os fastos patentes que se passaram sob seus olhos? Não tendes os que dizem que não acreditariam mesmo que o vissem? Não, não é por prodígios que DEUS quer reconduzir os homens; em sua bondade, quer deixar-lhes o mérito de se convencerem pela razão.

(CONTINUA AMANHÃ)

DIVALDO FRANCO 16-11-08 - FEITIÇARIA - PARTE 1

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

PENSAMENTO DO DIA

Quarta feira, 24 de Novembro de 2010

"É mais velho e sábio aquele que é senhor de si mesmo."

Helena Roerich

MINUTO DE SABEDORIA

Não se deixe levar pela zanga nem se impaciente.

Não permita que a inveja, a malicia, a idéia de vingança e o ressentimento encontrem lugar em sua mente.

Essas emoções criam distúrbios no consciente e agem negativamente sobre seu corpo e seus tecidos, prejudicando a saúde.

Cultive a paciência, a tolerância, a aceitação e o amor para com todas as criaturas.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

LIVRO TERCEIRO

AS LEIS MORAIS

CAPÍTULO VIII

VII – LEI DO PROGRESSO

INFLUÊNCIA DO ESPIRITISMO SOBRE O PROGRESSO

Duzentéssima Setuagésima Primeira Parte.


798 – O ESPIRITISMO TORNAR-SE-Á UMA CRENÇA POPULAR OU FICARÁ CIRCUNSCRITO A ALAGUMAS PESSOAS?

- Certamente, ele se tornará uma crença popular, e marcará uma nova era da história da Humanidade, porque está na Natureza e é chegado o tempo que deve tomar lugar entre os conhecimentos humanos. Entretanto, terá grandes lutas a sustentar, mais ainda contra os interesses que contra a convicção, porque não é preciso dissimular que há gente interessada em combatê-lo, uns por amor-próprio, outros por causas inteiramente materiais. Mas os contraditores, achando-se mais e mais isolados, serão forçados a pensar como todo o mundo, sob pena de se tornarem ridículos.

(As idéias não se transformam senão com o tempo, e jamais subitamente. Elas se enfraquecem de geração em geração e acabam por desaparecer, pouco a pouco, com aqueles que as professaram, e que são substituídos por outros indivíduos, imbuídos de novos princípios, como ocorre com as idéias políticas. Vede o paganismo; não há, hoje, certamente, pessoa que professem as idéias religiosas dos tempos pagãos. Entretanto, vários séculos depois do advento do Cristianismo, elas deixaram traços que só a completa renovação das raças pôde apagar. Ocorrerá o mesmo com o Espiritismo; ele fez muito progresso, mas haverá ainda, durante duas ou três gerações, um fermento de incredulidade que só o tempo dissipará. Todavia, sua marcha será mais rápida que o Cristianismo, pois é o próprio Cristianismo que lhe abre os caminhos e sobre o qual ele se apóia. O Cristianismo tinha o que destruir; o Espiritismo só tem que edificar.)

(CONTINUA AMANHÃ)

ANJO GUARDIÃO 4- EM REPOSTA POR DIVALDO FRANCO

terça-feira, 23 de novembro de 2010

PENSAMENTO DO DIA

Terça feira, 23 de Novembro de 2010

"Dúvida, superstição, paixões físicas, ira, apego à Terra, desejo pelo prazer e pelo descanso, orgulho, tudo isso leva à ignorância."

Helena Roerich

MINUTO DE SABEDORIA

Não sinta medo para não atrair críticas.

Se tem certa maneira de comportar-se que sabe que está certa, mas os outros julgam errada, não tenha medo.

Se tiver, atrairá uma onda de críticas e maledicências.

Se não tiver medo, ninguém terá coragem de falar de você.

O medo irradia forças negativas, que atraem críticas.

Se você não teme, paralisa a crítica dos outros, que se sentem tolhidos e dominados por sua força mental positiva.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

LIVRO TERCEIRO

AS LEIS MORAIS


CAPÍTULO VIII

VII – LEI DO PROGRESSO

PROGRESSO DA LEGISLAÇÃO HUMANA

Duzentéssima Setuagésima Parte.

794 – A SOCIEDADE PODERIA SER REGIDA SOMENTE PELAS LEIS NATURAIS, SEM O CONCURSO DAS LEIS HUMANAS?

- Ela o poderia se os homens as compreendessem bem, e seriam suficientes se houvesse vontade de praticá-las. Mas a sociedade tem suas exigências, e precisa de leis particulares.

795 – QUASL É A CAUSA DA INSTABILIDADE DAS LEIS HUMANAS?

- Nos tempos de barbárie, são os mais fortes que fazem as Leis, e as fazem para eles. Foi preciso modificá-las, à medida que os homens compreenderam melhor a justiça. As Leis humanas são mais estáveis, à medida que se aproximam da verdadeira justiça, quer dizer, à medida que elas são feitas para todos e se identificam com a Lei natural.

(A civilização criou, para o homem, novas necessidades, e essas necessidades estão relacionadas com a posição social em que se colocou. Há o que se regrar os direitos e os deveres dessa posição pelas Leis humanas. Mas sobre a influência de suas paixões, freqüentemente, eles criam direitos e deveres imaginários que condenam a Lei natural e que os povos apagam de seus códigos, à medida que progridem. A Lei natural é imutável e a mesma para todos: a Lei humana é variável e progressiva. Só ela pôde consagrar, na infância das sociedades, o direito do mais forte.)

796 – A SEVERIDADE DAS LEIS PENAIS NÃO É UMA NECESSIDADE, NO ESTADO ATUAL DA SOCIEDADE?

- Uma sociedade depravada tem, certamente, necessidade de Leis mais severas, infelizmente, essas Leis se interessam mais em punir o mal, quando já feito, do que secar a fonte do mal. Não há senão a educação para reformar os homens. Então, eles não terão mais necessidade de Leis tão rigorosas.

797 – COMO O HOMEM PODERIA SER LEVADO A REFORMAR SUAS LEIS?

- Isso vem naturalmente pela força das coisas e a influência das pessoas de bem que o conduzem ao caminho do progresso. Ele já reformou muitas e reformará outras. Espera!

(CONTINUA AMANHÃ)

ANJO GUARDIÃO 3 - EM REPOSTA POR DIVALDO FRANCO

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

PENSAMENTO DO DIA

Segunda feira, 22 de Novembro de 2010

"Reto pensar, reta palavra, reta ação, reto viver, reto trabalho e reta vigilância, levam para a reta concentração, segundo Buda."

Helena Roerich

MINUTO DE SABEDORIA

O homem não pode viver isolado.

Lembre-se de que cada companheiro de jornada é um amigo que o ajuda e a quem você precisa também ajudar.

A cooperação existe entre todas as coisas criadas.

Procure você também cooperar com tudo e com todos, em beneficio da própria Terra que o acolhe bondosamente permitindo sua evolução.

Ajude sempre, e jamais desanime.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

LIVRO TERCEIRO

AS LEIS MORAIS

CAPÍTULO VIII

VII – LEI DO PROGRESSO

CIVILIZAÇÃO

Duzentéssima Setuagésima Nona Parte.

790 – A CIVILIZAÇÃO É UM PROGRESSO OU, SEGUNDO ALGUNS FILÓSOFOS, UMA DECADÊNCIA DA HUMANIDADE?

- Progresso incompleto. O homem não passa subitamente da infância à idade madura.

- É RACIONAL CONDENAR A CIVILIZAÇÃO?

- Condenai antes aqueles que abusam dela, e não a obras de DEUS.

791 – A CIVILIZAÇÃO SE DEPURARÁ, UM DIA, DE MANEIRA A FAZER DESAPARECER OS MALES QUE ELA TENHA PRODUZIDO?

- Sim, quando o moral estiver tão desenvolvido quanto a inteligência. O fruto não pode vir antes da flor.

792 – POR QUE A CIVILIZAÇÃO NÃO REALIZA, IMEDIATAMENTE, TODO O BEM QUE ELA PODERIA PRODUZIR?

- Porque os homens não estão ainda prontos, nem dispostos a obter esse bem.

- NÃO SERIA TAMBÉM PORQUE, CRIANDO NOVAS NECESSIDADES, ELA SUPEREXCITA PAIXÕES NOVAS?

- Sim, e porque todas as faculdades do Espírito não progridem ao mesmo tempo. É preciso tempo para tudo. Não podeis esperar frutos perfeitos de uma civilização incompleta.

793 – POR QUE SINAIS SED PODE RECONHECER UMA CIVILIZAÇÃO COMPLETA?

- Vós a reconhecereis no desenvolvimento moral. Acreditais estar bem avançados porque tendes feito grandes descobertas e invenções maravilhosas, e estais melhor alojados e melhor vestido que os selvagens. Todavia, não tereis, verdadeiramente, o direito de vos dizer civilizados senão quando houverdes banido de vossa sociedade os vícios a desonram e puderdes viver, entre vós, como irmãos, praticando a caridade cristã. Até lá, não sois senão povos esclarecidos, não tendo percorrido senão a primeira fase da civilização.

(De dois povos chegados ao cume da escala social, só poderá dizer-se o mais civilizado, na verdadeira acepção do termo, aquele em que se encontre menos egoísmo, menos cupidez e menos orgulho; onde os hábitos sejam mais intelectuais e morais que materiais, onde a inteligência possa se desenvolver com mais liberdade; onde haja mais bondade, boa-fé, benevolência e generosidade recíprocas; onde os preconceitos de casta e de nascimento estejam menos enraizados, porque esses preconceitos são incompatíveis com o verdadeiro amor ao próximo; onde as leis não consagrem algum privilégio e sejam as mesmas para o último, como para o primeiro; onde a justiça se exerça com menos parcialidade; onde o fraco encontre sempre apoio contra o forte; onde a vida do homem, suas crenças e suas opiniões sejam melhor respeitadas; onde haja menos infelizes e, enfim, onde todos os homens de boa vontade estejam sempre seguros de não lhes faltar o necessário.)

(CONTINUA AMANHÃ)

ANJO GUARDIÃO 2 - RESPOSTA POR DIVALDO FRANCO

domingo, 21 de novembro de 2010

MOMENTOS DE REFLEXÃO

ONDE FOI PARAR A TERNURA?

Você, que já constituiu um lar com a pessoa que embalou suas horas nos primeiros momentos de namoro, às vezes se pergunta: onde foi parar aquela ternura de outrora?

Aquele afeto que nos unia como se fossemos um só, onde andará?


Quando ouve aquela música que costumavam ouvir juntos e seu coração vibra com a mesma emoção dos tempos idos, pensa em silêncio: o que aconteceu com aquele doce encantamento do início?


Olha para o companheiro ou companheira e tem a impressão de que já não vê mais a mesma pessoa.


Uma onda de saudade lhe invade a alma e a melancolia chega com sabor de amargura.


Parece que as cinzas das dificuldades abafaram a chama do amor...


Todos esses capítulos fazem parte da história de grande parte dos casais.


O que acontece é que nos envolvemos com os compromissos de tal forma, que esquecemos de manter acesa a chama afetiva dos primeiros tempos.


Na realidade ela não se apagou e, por vezes, está ainda mais forte. Nós é que não nos damos conta disso.


É natural que a paixão arrebatadora que propiciou a união, ceda lugar a uma amizade que somente o tempo de convívio pode sedimentar nos corações. E essa amizade vai se consolidando dia após dia, nos mínimos cuidados que quebram a rotina.


Uma balconista da seção de cosméticos de uma loja conta que um dia notou um rapaz a observar umas caixas de sabonete expostas no balcão. Ofereceu-se para ajudá-lo e ele aceitou dizendo que desejava comprar uns sabonetes finos para presentear a esposa. Por fim escolheu uma caixa bem vistosa e pediu para que ela fizesse um embrulho bem bonito.


Uma semana depois, a balconista notou que o mesmo rapaz estava em outra seção olhando artigos para senhoras. Dirigiu-se a ele e lhe perguntou se a sua esposa havia gostado dos sabonetes que ele levou no outro dia.


- Bem, ela ainda não os achou, foi a resposta.


- Veja, senhorita, eu tenho um plano. Escondo algo para que minha mulher encontre sem esperar.


- Ela encontrará os sabonetes na próxima semana, quando for limpar a dispensa. É uma surpresa para quebrar a monotonia do serviço caseiro, concluiu o jovem esposo.


São esses cuidados e atenções que alimentam a chama da amizade e do afeto verdadeiros.


Não são necessários grandes feitos para cultivar a ternura, mas é preciso que sejam constantes e que o respeito seja parte integrante do relacionamento.


Um mimo inesperado, uma palavra de incentivo, uma flor singela, um abraço, um gesto de carinho, são ingredientes seguros para a manutenção de qualquer casamento. E o que é melhor: não têm contra-indicação.


***


"O casamento é uma sociedade de ajuda mútua, cujos bens são os filhos, espíritos com os quais nos encontramos vinculados pelos processos e necessidades da evolução."

PENSAMENTO DO DIA

Domingo, 21 de Novembro de 2010

"A sede de satisfação pessoal pelas posses terrenas arrasta atrás de si uma existência imperfeita."

Helena Roerich

MINUTO DE SABEDORIA

Assim como os Universos foram criados pela palavra de DEUS, assim também nossos pequenos mundos individuais são criados pelas nossas palavras.

E as palavras são a manifestação dos pensamentos, a fim de criar um mundo de paz e beleza, de saúde e felicidade, através de palavras amáveis e delicadas, corteses e animadoras.

Lembre-se de que, uma vez proferida uma palavra, coisa alguma a destrói.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

LIVRO TERCEIRO

AS LEIS MORAIS

CAPÍTULO VIII

VII – LEI DO PROGRESSO


POVOS DEGENERADOS


Duzentéssima Setuagésima Oitava Parte.


(A Humanidade progride pelos indivíduos que se aperfeiçoam, pouco a pouco, e se esclarecem. Então, quando estes se impõem pelo número, tomam a frente e arrastam os outros. De tempos em tempos surgem, entre eles, homens de gênio que dão um impulso, depois homens com autoridade, instrumentos de DEUS, que, em alguns anos, a fazem avançar alguns séculos. O progresso dos povos faz, ainda, ressaltar a justiça da reencarnação. Os homens de bem fazem louváveis esforços para fazer avançar uma nação moral e intelectualmente e, seja assim, a nação transformada será mais feliz, neste mundo como no outro. Mas durante a sua marcha lenta através dos séculos, milhares de indivíduos morrem a cada dia. Qual é a sorte de todos aqueles que sucumbem no trajeto? Sua inferioridade relativa os priva da felicidade reservada aos que chegam por último? Ou sua felicidade é relativa? A justiça divina não consagraria uma tal injustiça. Pela pluralidade das existências, o direito a felicidade é o mesmo para todos, porque ninguém será deserdado do progresso. Aqueles que viveram ao tempo da barbárie, podendo retornar ao tempo de civilização, no mesmo povo ou em um outro, resulta que todos aproveitam a marcha ascendente. Mas o sistema da unidade das existências apresenta aqui uma outra dificuldade. Por esse sistema, a alma é criada no momento do nascimento e, portanto, se um homem é mais avançado que um outro,é porque DEUS criou, para ele, uma alma mais avançada. Por que esse favor? Que mérito tem ele que não viveu mais que um outro, menos que um outro, freqüentemente, para estar dotado de uma alma superior? Mas isso não é a dificuldade principal. Uma nação passa, em mil anos, da barbárie a civilização. Se os homens vivessem mil anos, conceber-se-ia que nesse intervalo eles tivessem tempo de progredir; mas todos os dias eles morrem, em todas as idades, e se renovam sem cessar, de tal sorte que cada dia os vemos aparecerem e desaparecerem . Ao cabo de mil anos, não há mais traços dos antigos habitantes da nação que, de barbárie que era, tornou-se civilizada; o que progrediu? Os indivíduos outrora bárbaros? Mas eles estão mortos há muito tempo. Os recém-vindos? Mas se sua alma é criada no momento de seu nascimento, elas não existiam ao tempo da barbárie e é preciso, então, admitir-se que os esforços que se fez para civilizar um povo têm o poder, não de melhorar as almas imperfeitas, mas de fazer DEUS criar almas mais perfeitas)

(Comparemos essa teoria do progresso com a dada pelos Espíritos. As almas chegadas ao tempo da civilização, têm sua infância como todas as outras, mas já viveram, e chegaram avançadas, devido a um progresso anterior. Elas vêm atraídas por um meio que lhes é simpático, e que está em conformidade com seu estado atual. De sorte que, as atenções dadas à civilização de um povo não têm por efeito fazer criar, para o futuro, almas mais perfeitas, mas atrair aqueles que já progrediram, seja aquelas que já viveram entre esse mesmo povo ao tempo da barbárie, seja as que vêm de outra parte. Aqui, ainda, está a chave do progresso da Humanidade inteira. Quando todos os povos estiverem no mesmo nível pelo sentimento do bem, a Terra não será ponto de encontro senão de bons Espíritos, que viverão entre si em união fraternal, e os maus, se encontrando repelidos e deslocados, irão procurar, nos mundos inferiores, o meio que lhes convém, até que sejam dignos de viverem ao nosso meio, transformados. A teoria vulgar tem, ainda, por conseqüência, que os trabalhos de aperfeiçoamento social não aproveitam senão às gerações presentes e futuras; é nulo para as gerações passadas, que cometeram o erro de vir muito cedo, e que se tornam o que podem, carregadas que estão de seus atos de barbárie. Segundo a Doutrina dos Espíritos, os progressos ulteriores aproveitam igualmente a essas gerações que viverem em condições melhores e podem, assim, se aperfeiçoar ao abrigo da civilização.)

(CONTINUA AMANHÃ)

ANJO GUARDIÃO I - RESPOSTA POR DIVALDO FRANCO