LIVRO SEGUNDO
CAPÍTULO VI
VIDA ESPÍRITA Centésima Décima Oitava Parte.LEMBRANÇA DA EXISTÊNCIA CORPORAL.318 – AS IDÉIAS DOS ESPÍRITOS SE MODIFICAM NO ESTADO DE DESENCARNADOS?
- Muito. Elas sofrem modificações muito grandes, à medida que o Espírito se desmaterializa. Ele pode, algumas vezes, ficar muito tempo com as mesmas idéias, mas, pouco a pouco, a influência da matéria diminui, e vê as coisas mais claramente; é então que procura os meios de tornar melhor.
319 – UMA VEZ QUE O ESPÍRITO JÁ VIVEU A VIDA ESPÍRITA ANTES DA ENCARNAÇÃO, DE ONDE SE ORIGINA SEU ESPANTO AO RENTRAR NO MUNDO DOS ESPÍRITOS?
- Isso não é mais que o efeito de um primeiro momento e da perturbação que segue ao despertar; mais tarde ele se reconhece perfeitamente, à medida que lhe volta a lembrança do passado e se apaga a impressão da vida terrestre. (ver l63 e seguintes)
COMEMORAÇÃO DOS MORTOS – FUNERAIS.
320 – OS ESPÍRITOS FICAM SENSIBILIZADOS, AO LEMBRAREM-SE DELES OS QUE AMARAM SOBRE A TERRA?
- Às vezes, mais do que podeis crer; se são felizes, essa lembrança aumenta-lhes a felicidade; se são infelizes, são para eles um alívio.
321 – O DIA DA COMEMORAÇÃO DOS MORTOS TEM ALGUMA COISA DE MAIS SOLENE PARA OS ESPÍRITOS? ELES SE PREPARAM PARA VIR VISITAR OS QUE IRÃO ORAR SOBRE SEUS DESPOJOS?
- Os Espíritos atendem ao apelo do pensamento, nesse dia como nos outros dias.
- ESSE DIA É PARA ELES UM DIA DE ENCONTRO JUNTO ÀS SUAS SEPULTURAS?
- Nesse dia estão aí em maior número, porque existem mais pessoas que os chamam; mas cada um vem por causa dos seus amigos e não pela multidão dos indiferentes.
- SOB QUE FORMA AÍ COMPARECEM E COMO OS VERÍAMOS, SE PUDESSEM TORNAR-SE VISÍVEIS?
- Sob o que eram conhecidos como encarnados.(CONTINUA AMANHÃ)