sábado, 9 de outubro de 2010

PENSAMENTO DO DIA

Sábado, 09 de Outubro de 2010

"Os sábios não se detêm nas regiões deleitosas dos sentidos."

Helena Roerich

MINUTO DE SABEDORIA

Você que é mãe, que recebeu uma linda flor do céu para cultivar no Jardim da Terra, mantenha sua mente ligada ao PAI CELESTIAL, que ele a sustentará sempre em suas lutas.

Olhe para seu filho com carinho.

Pense nas criaturas que não conseguiram gerar um filho em suas entranhas.

E pense nos milhares de pequeninos que não encontraram alguém que com eles tivessem o carinho de mãe.

Seja paciente com seu filho
!

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

LIVRO TERCEIRO

AS LEIS MORAIS


CAPÍTULO II

1 – LEI DE ADORAÇÃO

ADORAÇÃO EXTERIOR

Duzentéssima Vigésima Quinta Parte.

654 – DEUS DÁ PREFERÊNCIAS ÀQUELES QUE O ADORAM DE TAL OU TAL MANEIRA?

- DEUS prefere aqueles que o adoram do fundo do coração, com sinceridade, fazendo o bem e evitando o mal, àqueles que crêem honrá-lo por meio de cerimônias que não os tomam melhores para seus semelhantes.

(Todos os homens são irmãos e filhos de DEUS. Ele chama para si todos aqueles que seguem suas Leis, qualquer que seja a forma sob a qual se exprimem.)

(Aquele que não tem senão a piedade exterior é um hipócrita. Aquele em que a adoração não é senão uma afetação, e em contradição com sua conduta, dá um mau exemplo.)

(Aquele que faz profissão de adorar o CRISTO e que é orgulhoso, invejoso e ciumento, que é duro e implacável com os outros, ou ambicioso dos bens desse mundo, eu vos digo que a religião está sobre os lábios e não no coração; DEUS, que tudo vê, dirá: este que conheceu a verdade é cem vezes mais culpável do mal que fez, do que o ignorante selvagem do deserto, e assim será tratado no dia da justiça. Se um cego, ao passar, vos derruba, vós o escusais; se é um homem que Vê claramente, vós vos queixais e tende razão.)

(Não pergunteis, pois, se há uma forma de adoração mais conveniente, porque isso seria perguntar se é mais agradável a DEUS ser adorado em um idioma que em outro. Eu vos digo ainda uma vez: os Cânticos não chegam a ele, senão pela porta do coração).

655 – É REPREENSÍVEL PRATICAR UMA RELIGIÃO À QUAL NÃO SE CRÊ NO FUNDO DE SUA ALMA, QUANDO SE FAZ ISSO POR RESPEITO HUMANO, E PARA NÃO ESCANDALIZAR AQUELES QUE PENSAM DE OUTRA FORMA?

- A intenção, nisso como em muitas outras coisas, é a regra. Aquele que não tem uma vida senão o respeito às crenças alheias, não faz mal. Ele faz melhor que aquele que as ridicularizasse, porque faltaria à caridade. Mas aquele que a pratica por interesse e por ambição é desprezível aos olhos de DEUS e dos homens. DEUS não pode ter por agradáveis aqueles que aparentam se humilhar diante dele apenas para atrair a aprovação dos homens.

656 – A ADORAÇÃO COLETIVA É PREFERÍVEL À ADORAÇÃO INDIVIDUAL?

- Os homens reunidos por uma comunhão de pensamentos e de sentimentos têm mais força para chamarem para si os bons Espíritos. Ocorre o mesmo quando eles se reúnem para adorar a DEUS. Não acrediteis, por isso, que a adoração particular seja menos boa, porque cada um pode adorar a DEUS pensando nele.

(CONTINUA AMANHÃ)

ENTRA NA MINHA CASA ZAQUEU - Cid Moreira

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

PENSAMENTO DO DIA

Sexta feira, 08 de Outubro de 2010

"Renuncia à personalidade se queres viver em espírito."

Helena Roerich

MINUTO DE SABEDORIA

Não repise suas dificuldades e dores, porque isso prejudica sua saúde, provoca enfermidades.

Não dê ao seu corpo alimentos nocivos, de pensamentos negativos.

Fale sempre de saúde e riqueza, de progresso e vitória.

Diga: “A FORÇA DE DEUS HABITA DENTRO DE MIM.”

Os bons pensamentos produzem frutos de alegria e aumentam a felicidade cada dia mais.

A palavra do homem é responsável pelo estado de sua saúde física.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS


LIVRO TERCEIRO


AS LEIS MORAIS


CAPÍTULO II


1 – LEI DE ADORAÇÃO

OBJETIVO DA ADORAÇÃO


Duzentéssima Vigésima Quarta Parte.

649 – EM QUE CONSISTE A ADORAÇÃO?

- É a elevação do pensamento a DEUS. Pela adoração a alma se aproxima dele.

650 – A ADORAÇÃO É O RESULTADO DE UM SENTIMENTO INATO OU PRODUTO DE UM ENSINAMENTO?

- Sentimento inato como o da Divindade. A consciência de sua fraqueza leva o homem a se curvar diante daquele que o pode proteger.

651 – HOUVE POVOS DESPROVIDOS DE TODO SENTIMENTO DE ADORAÇÃO?

- Não, porque não há, jamais houve, povos ateus. Todos compreendem que há acima deles um ser supremo.

652 – PODE-SE CONSIDERAR A ADORAÇÃO COMO TENDO SUA ORIGEM NA LEI NATURAL?

- Ela está na Lei Natural, visto que o resultado de um sentimento inato do homem. Por isso, ela se encontra em todos os povos, ainda que sob formas diferentes.

ADORAÇÃO EXTERIOR

653 – A ADORAÇÃO TEM NECESSIDADE DEMANIFESTAÇÕES EXTERIORES?

- A verdadeira adoração está no coração. Em todas as vossas ações, imaginai sempre que um senhor vos observa.

- A ADORAÇÃO EXTERIOR É ÚRIL?

-Sim, se não é uma vã simulação. Ela é sempre útil para dar um bom exemplo; Mas àqueles que a fazem apenas por afetação e amor-próprio, e nos quais a conduta desmente a sua piedade aparente, dão um exemplo antes mau do que bom, e fazem mais mal do que pensam.

(CONTINUA AMANHÃ)

A CARTA DE TIAGO - Narração Cid Moreira

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

PENSAMENTO DO DIA

Quinta feira, 07 de outubro de 2010.

Antes que a Alma possa ver, deve ser conseguido a harmonia interior.

Helena Roerich

MINUTO DE SABEDORIA

Não perca sua calma!

Não se deixe dominar pela cólera.

Que jamais o sol se deite sobre sua raiva.

Contenha-se o mais que puder.

Um simples raio de cólera pode destruir longas e pacientes sementeiras de amor e carinho!

Procure dominar-se.

Quem sabe se a pessoa que a ofendeu não está doente?

Não perca sua calma...

Seu fígado é demais precioso para que você o estregue.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

LIVRO TERCEIRO

AS LEIS MORAIS


CAPÍTULO I

DIVISÃO DA LEI NATURAL


O BEM E O MAL

Duzentéssima Vigésima Terceira Parte.

647 – TODA LEI DE DEUS ESTÁ CONTIDANA MÁXIMA DE AMOR AO PRÓXIMO ENSINADA POR JESUS?

- Certamente, essa máxima encerra todos os deveres dos homens entre si. Mas é preciso mostrar-lhes a aplicação, de outra forma eles podem negligenciá-la, como o fazem hoje.Aliás, a Lei Natural compreende todas as circunstâncias da vida e essa máxima não é dela senão uma parte. Os homens necessitam de regras precisas, pois os preceitos gerais e muito vagos deixam muitas portas abertas à interpretação.

648 – QUE PENSAIS DA DIVISÃO DA LEI NATURAL EM DEZ PARTES, CORRESPONDENDO AS LEIS SOBRE A ADORAÇÃO, O TRABALHO, A REPRODUÇÃO, A CONSERVAÇÃO, A DESTRUIÇÃO, O PROGRESSO, A IGUALDADE, A LIBERDADE, ENFIM, A DE JUSTIÇA, DE AMOR E DE CARIDADE?

- Essa divisão da Lei de DEUS em dez partes é a de Moisés e pode abranger todas as circunstâncias da vida, o que essencial. Podes, pois, segui-la, sem que ela tenha por isso nada de absoluto, não mais que todos os outros sistemas de classificação que dependem do ponto de vista sob o qual se considera uma coisa. A última Lei é a mais importante: é por ela que o homem pode avançar mais na vida espiritual, porque ela resume todas as outras.

(CONTINUA AMANHÃ)

A ORIGEM DE TUDO - Narração Cid Moreira

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

PENSAMENTO DO DIA

Quarta feira, 06 de Outubro de 2010

"Quando se houver cessado de ouvir os muitos, poder-se-á discernir o UM."

Helena Roerich

MINUTO DE SABEDORIA

Você, que é jovem, construa a sua felicidade em bases sólidas.

A felicidade não depende dos outros, mas de nós mesmos.

Se alguém quiser desviá-lo do bom caminho, não o acompanhe: siga a estrada reta do bem, pois só assim conseguirá ter alegria em seu coração.

Estudo o mais que puder, ouça os conselhos de seus pais, seja puro e sincero em suas afeições, pois assim construirá uma vida nobre e digna.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

LIVRO TERCEIRO

AS LEIS MORAIS


CAPÍTULO I


A LEI DIVINA OU NATURAL


O BEM E O MAL


Duzentéssima Vigésima Segunda Parte.

641 – O DESEJO DO MAL É TÃO REPREENSÍVEL QUANTO AO PRÓPRIO MAL?

- Conforme; há virtude em resistir voluntariamente ao mal que se deseja, sobretudo quando se tem a possibilidade de satisfazer esse desejo, porém, se o que falta é apenas ocasião, então é culpável.

642 – BASTARÁ NÃO FAZER O MAL PARA SER AGRADÁVEL A DEUS E ASSEGURAR SUA POSIÇÃO FUTURA?

- Não, é preciso fazer o bem no limite de suas forças, porque cada um responderá por todo o mal que resulte do bem que não haja feito.

643 – HAVERÁ PESSOAS QUE PELA SUA POSIÇÃO, NÃO TENHAM POSSIBILIDADES DE FAZER O BEM?

- Não há alguém que não possa fazer o bem. Só o egoísta não encontra jamais oportunidade. Bastará estar em relação com outros homens para encontrar ocasião de fazer o bem, e cada dia da vida dá oportunidade a qualquer que não esteja cego pelo egoísmo, porque fazer o bem não é só ser caridoso, mas ser útil na medida de vosso poder, todas as vezes que vosso concurso possa ser necessário.

644 – OS MEIOS NOS QUAIS CERTOS HOMENS SE ENCONTRAM COLOCADOS NÃO É PARAS ELES A FONTE PRIMEIRA DE MUITOS VÍCIOS E CRIMES?

- Sim, mas isso ainda é uma prova escolhida pelo Espírito, em estado de liberdade. Ele quis se exporá tentação para ter o mérito da resistência.

645 – QUANDO O HOMEM ESTÁ, DE ALGUMA FORMA, MERGULHADO NA ATMOSFÉRA DO VÍCIO, O MAL NÃO SE TORNA PARA ELE UM ARRASTAMENTO QUASE IRRESISTÍVEL?

- Arrastamento sim, irresistível não, porque no meio dessa atmosfera do vício, encontras, algumas vezes, grandes virtudes. Esses são Espíritos que tiveram força para resistir e que tiveram, ao mesmo tempo, a missão de exercer uma boa influência sobre seus semelhantes.

646 – O MÉRITO DO BEM QUE SE FEZ ESTÁ SUBORDINADO A CERTAS CONDIÇÕES; DIZENDO MELHOR, HÁ DIFERENTES GRAUS NO MÉRITO DO BEM?

- O mérito do bem está na dificuldade. Não há mérito em fazer o bem sem trabalho, e quando nada custa. DEUS tem mais em conta o pobre que reparte seu único pedaço de pão, do que do rico que não dá senão seu supérfluo. JESUS disse-o a propósito do óbolo da viúva.

(CONTINUA AMANHÃ)

MÃE - Narração de Cid Moreira

terça-feira, 5 de outubro de 2010

PENSAMENTO DO DIA

Terça feira, 05 de Outubro de 2010

"Nenhum de nós deixará jamais de existir no futuro."

Helena Roerich

MINUTO DE SABEDORIA

Se o sofrimento bateu à sua porta, não se desespere: são bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.

O sofrimento parece a todos uma mal, a dor apavora...

Mas, quando aprendemos que a dor é uma libertação que nos devolve a paz ao Espírito, passamos a julgá-la menos dolorosa.

Para que sua dor doa menos, aprenda a conformar-se com ela, porque ela representa sua libertação.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

LIVRO TERCEIRO

AS LEIS MORAIS

CAPÍTULO I

A LEI DIVINA OU NATURAL

O BEM E O MAL


Duzentéssima Vigésima Primeira Parte.

637 – O SELVAGEM QUE CEDE AOS SEUS INSTINTOS E SE NUTRE DE CARNE HUMANA, É CULPÁVEL?

- Eu disse que o mal depende da vontade. Pois bem! O homem é mais culpável, à medida que sabe melhor o que faz.

(As circunstâncias dão ao bem e ao mal uma gravidade relativa. O homem, freqüentemente, comete faltas que por serem a conseqüência da posição em que a sociedade o colocou, não são menos repreensíveis, mas a responsabilidade está em razão dos meios que ele tem de compreender o bem e o mal. É assim que o homem esclarecido que comete uma simples injustiça é mais culpável aos olhos de DEUS do que o selvagem ignorante, que se abandona aos seus instintos.)

638 – ALGUMAS VEZES, O MAL PARECE SER UMA CONSEQÜÊNCIA DA FORÇA DAS COISAS. TAL É, POR EXEMPLO, EM CERTOS CASOS, A NECESSIDADE DE DESTRUIÇÃO, MESMO SOBRE SEU SEMELHANTE. PODE-SE DIZER, ENTÃO, QUE HÁ SUBVERSÃO À LEI DE DEUS?

-Ainda que necessário, não deixa de ser o mal. Mas essa necessidade desaparece à medida que a alma se depura, passando de uma existência a outra. Então, o homem não é senão mais culpável quando o comete, porque ele compreende melhor.

639 – O MAL QUE SE COMETE, FREQÜENTEMENTE, NÃO0 É O RESULTADO DA POSIÇÃO QUE NOS DERAM OS OUTROS HOMENS? NESSE CASO, QUAI9S SÃO OS MAIS CULPÁVEIS?

- O mal recai sobre aquele que lhe é causa. Assim, o homem que é conduzido ao mal pela posição que lhe é dada pelos seus semelhantes, é menos culpável que aquele que lhe são a causa, porque cada um carregará a pena, não somente do mal que haja feito, mas do que haja provocado.

640 – AQUELE QUE NÃO FAZ O MAL, MAS QUE APROVEITA DO MAL FEITO POR OUTRO, É CULPÁVEL NO MESMO GRAU?

- É como se o cometesse; aproveitar é participar. Talvez tenha recuado diante da ação. Mas se a encontrando pronta ela a usa, é que aprova e que o faria ele mesmo se pudesse, ou se ousasse.

(CONTINUA AMANHÃ)

A CRIAÇÃO DO MUNDO - Cid Moreira

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

PENSAMENTO DO DIA

Segunda feira, 04 de Outubro de 2010

"Os sábios não se afligem nem pelos vivos nem pelos mortos."

Helena Roerich

MINUTO DE SABEDORIA

Tenha fortaleza de ânimo, para resistir a todos os embates e tempestades do caminho.

Não se iluda: mesmo a estrada do bem está cheia de tropeços e dificuldades...

Continue, porém!

Não dê ouvidos às pedras colocadas pela inveja, pelo ciúme, pela intriga...

Marche de cabeça erguida, confiantemente, e vencerá todos os obstáculos da caminhada.

E, se for ferido, lembre-se de que as cicatrizes serão luzes que marcarão a sua vitória.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

LIVRO TERCEIRO

AS LEIS MORAIS

CAPÍTULO I

A LEI DIVINA OU NATURAL

O BEM E O MAL

Duzentéssima Vigésima Parte.


634 – POR QUE O MAL ESTÁ NA NATUREZA DAS COISAS? EU FALO DO MAL MORAL. DEUS NÃO PODERIA CRIAR A HUMANIDADE EM MELHORES CONDIÇÕES?

- Já te dissemos: os Espíritos foram criados simples e ignorantes. DEUS deixa ao homem a escolha do caminho; tanto pior para ele, se toma o mau: sua peregrinação será mais longa. Se não houvesse montanhas, o homem não poderia compreender que se pode subir e descer, e se não houvesse rochedos, ele não compreenderia que há corpos duros. É preciso que o Espírito adquira experiência e, para isso, é preciso que ele conheça o bem e o mal. Por isso, há a união do Espírito e do corpo.

635 – AS DIFERENTES POSIÇÕES SOCIAIS CRIAM NECESSIDADES NOVAS, QUE NÃO SÃO AS MESMAS PARA TODOS OS HOMENS. A LEI NATURAL PARECE, ASSIM, NÃO SER UMA REGRA UNIFORME?

- Essas diferentes posições estão na Natureza e segundo a lei do progresso. Isso não impede a unidade da lei natural que a tudo se aplica.

(As condições de existência do homem mudam segundo os tempos e os lugares, resultando para ele necessidades diferentes e posições sociais apropriadas a essas necessidades. Visto que essa diversidade está na ordem das coisas, ela está conforme a Lei de DEUS, e essa Lei não é menos uma em seu princípio. Cabe à razão distinguir as necessidades reais das necessidades artificiais ou de convenção.)

636 – O BEM E O MAL SÃO ABSOLUTOS PARA TODOS OS HOMENS?

- A Lei de DEUS é a mesma paras todos, mas o mal depende, sobretudo, da vontade que se tem de fazê-lo. O bem é sempre bem e o mal é sempre mal, qualquer que seja a posição do homem. A diferença está no grau de responsabilidade.

(CONTINUA AMANHÃ)

AMOR DE DEUS - Cid Moreira

domingo, 3 de outubro de 2010

PENSAMENTO DO DIA


Domingo, 03 de Outubro de 2010


"Destrói o sentimento de separatividade."


Helena Roerich

MINUTO DE SABEDORIA

Plante sementes de bondade e de amor, mas não se preocupe com os resultados futuros.

Se não obteve o bem que você esperava, ou se o beneficio não provocou a gratidão desejada, não se aborreça.

Ajude e passe adiante!

Lance as sementes ao solo, e deixe que cresçam e frutifiquem segundo a possibilidade do terreno.

Aguarde o tempo...

Mas, por enquanto, plante as sementes da bondade e do amor, por onde quer que você passe.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

LIVRO TERCEIRO

AS LEIS MORAIS


CAPÍTULO I

A LEI DIVINA OU NATURAL


O BEM E O MAL

Duzentéssima Décima Nona Parte.


629 – QUE DEFINIÇÃO SE PODE DAR DA MORAL?

- A moral é a regra para se conduzir bem, quer dizer, a distinção entre o bem e o mal. Ela se funda sobre a observação da Lei de DEUS. O homem se conduz bem quando faz tudo em vista e para o bem de todos, porque, então, ele observa a Lei de DEUS.

630 – COMO SE PODE DISTINGUIR O BEM E MAL?

- O bem é tudo aquilo que está conforme a Lei de DEUS e o mal tudo aquilo que dela se afasta. Assim, fazer o bem é se conformar com a Lei de DEUS, e fazer o mal é infligir essa Lei.

631 - O HOMEM POR SI MESMO, TEM OS MEIOS PARA DISTINGUIR O QUE É BEM E O QUE É MAL?

- Sim, quando ele crê em DEUS e o quer saber. DEUS deu-lhe a inteligência para discernir um do outro.

632 – O HOMEM ESTÁ SUJEITO A ERROS, NÃO PODE SE ENGANAR NA APRECIAÇÃO DO BEM E DO MAL, E CRER QUE FAZO BEM QUANDO, NA REALIDADE, FAZ O MAL?

- JESUS vos disse: Vede o que quereríeis que se fizesse ou não se fizesse para vós: tudo está nisso. Não vos enganareis. Ou seja, veja primeiro se é bom para o próximo.

633 – A REGRA DO BEM E DO MAL, QUE SE PODERIA CHAMAR DE RECIPROCIDADE OU DE SOLIDARIEDADE, NÃO PODE SE APLICAR À CONDUTA PESSOAL DO HOMEM PARA CONSIGO MESMO. ENCONTRA-O NA LEI NATURAL A REGRA DESSA CONDUTA E UM GUIA SEGURO?

- Quando comeis muito, isso vos faz mal. Pois bem! É DEUS que vos dá a medida do que vos é preciso. Quando a ultrapassais, sois punidos. É o mesmo em tudo. A lei natural traça ao homem o limite de suas necessidades, e quando ele a ultrapassa é punido pelo sofrimento. Se o home escutasse, em todas as coisas, essa voz que diz basta, evitaria a maior parte dos males, dos quais acusa a Natureza.

(CONTINUA AMANHÃ)

SORRIA - Cid Moreira