LIVRO TERCEIRO
AS LEIS MORAIS
CAPÍTULO I
A LEI DIVINA OU NATURAL
O BEM E O MALDuzentéssima Vigésima Segunda Parte.641 – O DESEJO DO MAL É TÃO REPREENSÍVEL QUANTO AO PRÓPRIO MAL?
- Conforme; há virtude em resistir voluntariamente ao mal que se deseja, sobretudo quando se tem a possibilidade de satisfazer esse desejo, porém, se o que falta é apenas ocasião, então é culpável.
642 – BASTARÁ NÃO FAZER O MAL PARA SER AGRADÁVEL A DEUS E ASSEGURAR SUA POSIÇÃO FUTURA?
- Não, é preciso fazer o bem no limite de suas forças, porque cada um responderá por todo o mal que resulte do bem que não haja feito.
643 – HAVERÁ PESSOAS QUE PELA SUA POSIÇÃO, NÃO TENHAM POSSIBILIDADES DE FAZER O BEM?
- Não há alguém que não possa fazer o bem. Só o egoísta não encontra jamais oportunidade. Bastará estar em relação com outros homens para encontrar ocasião de fazer o bem, e cada dia da vida dá oportunidade a qualquer que não esteja cego pelo egoísmo, porque fazer o bem não é só ser caridoso, mas ser útil na medida de vosso poder, todas as vezes que vosso concurso possa ser necessário.
644 – OS MEIOS NOS QUAIS CERTOS HOMENS SE ENCONTRAM COLOCADOS NÃO É PARAS ELES A FONTE PRIMEIRA DE MUITOS VÍCIOS E CRIMES?
- Sim, mas isso ainda é uma prova escolhida pelo Espírito, em estado de liberdade. Ele quis se exporá tentação para ter o mérito da resistência.
645 – QUANDO O HOMEM ESTÁ, DE ALGUMA FORMA, MERGULHADO NA ATMOSFÉRA DO VÍCIO, O MAL NÃO SE TORNA PARA ELE UM ARRASTAMENTO QUASE IRRESISTÍVEL?
- Arrastamento sim, irresistível não, porque no meio dessa atmosfera do vício, encontras, algumas vezes, grandes virtudes. Esses são Espíritos que tiveram força para resistir e que tiveram, ao mesmo tempo, a missão de exercer uma boa influência sobre seus semelhantes.
646 – O MÉRITO DO BEM QUE SE FEZ ESTÁ SUBORDINADO A CERTAS CONDIÇÕES; DIZENDO MELHOR, HÁ DIFERENTES GRAUS NO MÉRITO DO BEM?
- O mérito do bem está na dificuldade. Não há mérito em fazer o bem sem trabalho, e quando nada custa. DEUS tem mais em conta o pobre que reparte seu único pedaço de pão, do que do rico que não dá senão seu supérfluo. JESUS disse-o a propósito do óbolo da viúva.
(CONTINUA AMANHÃ)