sábado, 4 de abril de 2009

PENSAMENTO DO DIA

Pensamento do dia
04 de Abril de 2009


"Em estado de oração a pessoa se torna leve e adaptável e descobre o serviço a Deus."

Anônimo

MINUTO DE SABEDORIA

MINUTO DE SABEDORIA

ASSIM como os universos foram criados pela palavra de DEUS, assim também nossos pequenos mundos individuais são criados pelas nossas palavras.

E as palavras são a manifestação dos pensamentos, a fim de criar um mundo de paz e beleza, de saúde e felicidade, através de palavras amáveis e delicadas, corteses e animadoras.

Lembre-se de que, uma vez proferida uma palavra, nada mais a destrói.

RESUMO DO ENSINAMENTO DOS ESPÍRITOS

RESUMO DO ENSINAMENTO DOS ESPÍRITOS
Segunda Parte

8. Para concorrer, como agentes do poder divino, à obra dos mundos materiais, os Espíritos revestem temporariamente um corpo material. Pelo trabalho que sua existência corpórea necessita, aperfeiçoam sua inteligência e adquirem, em observância a lei de DEUS, os méritos que deverão conduzi-los à felicidade eterna.

9. A encarnação não é imposta ao Espírito, no principio, como uma punição; ela é necessária ao seu desenvolvimento e ao cumprimento das obras de DEUS, e todos devem suportá-la, tomem o caminho do bem ou do mal; somente aqueles que seguem a rota do bem, avançam mais depressa, estão menos longe para alcançarem o objetivo e ai chegarem em condições menos penosas.

10. Os espíritos encarnados constituem a Humanidade, que não é circunscrita à Terra; mas que povoa todos os mundos disseminados no espaço.

11. A alma do homem é um Espírito encarnado. Para secundá-lo no cumprimento de sua tarefa, DEUS lhe deu, como auxiliares, os animais que lhe são submissos e cuja inteligência e caráter são proporcionais às suas necessidades.

12. O aperfeiçoamento do Espírito é o fruto de seu próprio trabalho; não podendo, em uma só existência corpórea, adquirir todas as qualidades morais e intelectuais que devem conduzi-lo ao objetivo, ele o alcança por uma sucessão de existências, em cada uma das quais dá alguns passos para frente no caminho do progresso.

13. Em cada existência corpórea, o Espírito deve prover uma tarefa proporcional ao seu desenvolvimento; quanto mais ela é rude e laboriosa, mais mérito tem em cumpri-la. Cada existência, assim, é uma prova que o aproxima do objetivo. O número dessas existências e indeterminado. Depende da vontade do Espírito abreviá-lo, trabalhando ativamente pelo seu aperfeiçoamento moral; do mesmo modo que depende da vontade do obreiro, que deve fornecer um trabalho, de abreviar o número de dias que emprega ao fazê-lo.

14. Quando uma existência foi mal empregada, é sem proveito para o Espírito, que deve recomeçar em condições mais ou menos penosas, em razão de sua negligência e de sua má vontade; assim é que, na vida, pode-se ser constrangido a fazer, no dia seguinte, o que não se fez na véspera, ou a refazer o que se fez mal.

(continua amanhã)

POR UM PEDAÇO DE PÃO - Padre Zezinho

sexta-feira, 3 de abril de 2009

PENSAMENTO DO DIA

Pensamento do dia
03 de Abril de 2009

"
A vida de oração dissolve a inflexibilidade da personalidade e desata amarras, mesmo as mais imperceptíveis."
Anônimo

MINUTO DE SABEDORIA

MINUTO DE SABEDORIA

MANTENHA seu equilíbrio.
O equilíbrio depende da serenidade da mente.
Jamais se aborreça nem se exalte.
Não ligue importância às coisas passageiras que lhe vêm de fora.
Não se impressione com o que os outros dizem.
Siga a conduta ditada por sua consciência, e não perca seu equilíbrio.
Caminhe para frente, alegre e certo de que há de vencer, por maiores que sejam as dificuldades do caminho.

RESUMO DO ENSINAMENTO DOS ESPÍRITOS

RESUMO DO ENSINAMENTO DOS ESPIRITOS
Primeira Parte

1. DEUS é a inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas.

DEUS é eterno, único, imaterial, imutável, todo-poderoso, soberanamente justo e bom. Deve ser infinito em todas as suas perfeições, porque se supondo um único de seus atributos imperfeito, não seria DEUS.

2. DEUS criou a matéria que constitui os mundos; criou também seres inteligentes, que chamamos Espíritos, encarregados de administrarem os mundos materiais, segundo as leis imutáveis da criação, e que são perfectíveis pela sua natureza. Em se aperfeiçoando, aproximam-se da divindade.

3. O Espírito, propriamente dito, é o principio inteligente; para nós, ele é imaterial, porque não tem nenhuma analogia com o que chamamos matéria.

4. Os Espíritos são seres individuais, tem um envoltório etéreo, imponderável, chamado perispírito, espécie de corpo fluídico, tipo da forma humana. Eles povoam os espaços, que percorrem com a rapidez do relâmpago, e constituem o mundo invisível.

5. A origem e o modo de criação dos Espíritos nos são desconhecidos; apenas sabemos que foram criados simples e ignorantes, quer dizer, sem ciência e sem conhecimento do bem e do mal, com igual aptidão para tudo, porque DEUS, em sua justiça, não poderia isentar uns do trabalho que houvesse imposto aos outros para chegarem à perfeição. No principio, estão numa espécie de infância, sem vontade própria, e sem consciência perfeita de sua existência.

6. O livre arbítrio se desenvolve nos Espíritos ao mesmo tempo que as idéias, e DEUS lhes disse: “Podeis todos pretender a felicidade suprema, quando houverdes adquirido os conhecimentos que vos faltam e cumprida a tarefa que eu vos imponho. Trabalhai, pois, para o vosso adiantamento; eis o objetivo: vós o atingireis em seguindo as leis que gravei em vossa consciência.”
Em conseqüência de seu livre arbítrio, uns tomam o caminho mais curto, que é o do bem, outros o mais longo, que é o do mau.

7. DEUS não criou o mal: estabeleceu leis, e essas leis são sempre boas, porque ELE é soberanamente bom; aquele que as observasse fielmente seria perfeitamente feliz; mas os Espíritos, tendo seu livre arbítrio, nem sempre as observavam, e o mal resultou, para eles, de sua desobediência. Pode-se, pois, dizer que o bem é tudo o que está conforme a lei de DEUS e o mal tudo o que é contrário a essa mesma lei.

(continua amanhã)

A BENÇÃO JOÃO DE DEUS - Padre Zezinho

quinta-feira, 2 de abril de 2009

PENSAMENTO DO DIA



Pensamento do dia
02 de Abril de 2009


"Há um modo de ouvir elevado: manter atenção confiante e receptiva ao nosso mundo interior."

Anônimo

MINUTO DE SABEDORIA

MINUTO DE SABEDORIA

VIVA com simplicidade.

Por que complicar as coisas?

Você acabará atrapalhando sua própria vida, porque as complicações nos atrasam.

Seja simples e eficaz.

A simplicidade olha a natureza sem colocar óculos.

Quando puder resolver as coisas sem complicá-las, faça-o em seu próprio beneficio.

Busque na simplicidade a solução de todos os seus problemas.

HISTÓRICO DO ESPIRITISMO

HISTÓRICO DO ESPIRITISMO

COMO MORAL: ele é essencialmente cristão, porque a que ele ensina não é senão o desenvolvimento e a aplicação da do CRISTO, a mais pura de todas e cuja superioridade não é contestada por ninguém, prova evidente de que ela está na lei de DEUS; ora, a moral é para o uso de todo o mundo.

O Espiritismo, sendo independente de toda forma de culto, não prescreve nenhum deles, e não se ocupa de dogmas particulares, não é uma religião especial, porque não tem nem seus sacerdotes e nem seus templos. Aqueles que lhe perguntam se fazem bem seguir tal ou tal prática, ele responde: Se credes vossa consciência induzida a fazê-lo, fazei-o: DEUS tem sempre em conta a intenção. Em uma palavra, ele não se impõe a ninguém; não se dirige àqueles que têm a fé, e a quem esta fé basta, mas à numerosa categoria dos incertos e dos incrédulos; ele não os arrebata da igreja, uma vez que dela estão separados moralmente no todo ou em parte; é-lhes necessário fazer três quartas partes do caminho para nela entrarem; cabe a ela fazer o resto.

O Espiritismo combate, é verdade, certas crenças tais como a eternidade das penas, o fogo material do inferno, a personalidade do diabo, etc.; mas não é certo que essas crenças, impostas como absolutas, em todos os tempos fizeram incrédulos e o fazem todos os dias? Se o Espiritismo, dando a esses dogmas e da alguns outros, uma interpretação racional, conduz à fé aqueles que dela desertaram, na presta serviço à religião? Também um venerável eclesiástico dizia a esse respeito: “O Espiritismo faz crer em alguma coisa; ora, é melhor crer em alguma coisa que nada crer de tudo.”

Os Espíritos, não sendo outros que as almas, não se pode negar os Espíritos sem negar a alma. Admitindo-se a alma, ou os Espíritos, a questão, reduzida à sua mais simples expressão, é esta: As almas daqueles que morreram podem se comunicar com os vivos? O Espiritismo prova a afirmativa por fatos materiais; que prova se pode dar de que isso não seja possível? Se isso for, todas as negações do mundo não impedirão que isso seja, porque não é nem um sistema, nem uma teoria, mas uma lei da Natureza; ora, contras as leis da Natureza, a vontade do homem é impotente; é necessário, por bem ou por mal, aceitar-lhes as conseqüências, e a elas conformar suas crenças e seus hábitos.

F I M

(Trecho extraído do livro O QUE É O ESPIRITISMO de Allan Kardec

OLHOS DO MEDO - Padre Zezinho

quarta-feira, 1 de abril de 2009

PENSAMENTO DO DIA

Pensamento do dia
01 de Abril de 2009


"Ao nos coligarmos com o silêncio, cessa a própria luta pelo controle da palavra."
Anônimo

MINUTO DE SABEDORIA

MINUTO DE SABEDORIA
NEM tudo o que nos aborrece e faz sofrer é, forçosamente, um mal.
Quando os irmãos de José o venderam, o que parecia um mal tornou-se maravilhoso bem, pois, lhe deram oportunidade de chegar a ser governador do Egito.
Tenha confiança no Pai, que sabe extrair o bem daquilo que nos parece um mal.
Não se desespere.
Confie e siga à frente!

HISTÓRICO DO ESPIRITISMO

HISTÓRICO DO ESPIRITISMO
Sétima Parte

Pelos fatos e pela sua lógica, o Espiritismo vem dissipar a ansiedade da dúvida, e conduzir à fé aqueles que dela se afastaram; em nos revelando a existência do mundo invisível que nos cerca, e no meio do qual vivemos sem disso nos dar conta, as condições de nossa felicidade ou de nossa infelicidade futuras; explica-nos a causa de nossos sofrimentos neste mundo e o meio de abrandá-los. Sua propagação terá efeitos inevitáveis a destruição das doutrinas materialistas que não podem resistir à evidência. O Homem, convencido da grandeza e da importância de sua existência futura, que é eterna, compara-a a incerteza da vida terrestre, que é tão curta, e se eleva, pelo pensamento, acima das mesquinhas considerações humanas; conhecendo a causa e o objetivo de suas misérias, suporta-as com paciência e resignação, porque sabe que elas são um meio para chegar a um estado melhor. O exemplo daqueles que vêm de além-túmulo descrever suas alegrias e suas dores, em provando a realidade da vida futura, ao mesmo tempo, prova que a justiça de DEUS não deixa nenhum vício sem punição, nem nenhuma virtude sem recompensa. Acrescentemos, enfim, as comunicações com os seres queridos, que já partiram, que proporcionam uma doce consolação provando não somente que eles existem, mas que se está menos separado do que se estivessem vivos e num país estrangeiro.

EM RESUMO, o Espiritismo abranda a amargura dos desgostos da vida; os desesperos e as agitações da alma, dissipa as incertezas ou os terrores do futuro, detém o pensamento de abreviar a vida por suicídio; por isso mesmo, torna felizes aqueles que nele penetram, e aí está o grande segredo de sua rápida propagação.

DO PONTO DE VISTA RELIGIOSO, o Espiritismo tem por base as verdades fundamentais de todas as religiões: DEUS, a alma, a imortalidade, as penas e as recompensas futuras; mas ele é independente de todo culto particular. Seu objetivo é provar, àqueles que negam ou que duvidam, que a alma existe, que ela sobrevive ao corpo; que Lea suporta, depois da morte, as conseqüências do bem e do mal que fez durante a vida corpórea; ora isto é de todas as religiões.

COMO CRENÇA NOS ESPÍRITOS, é igualmente de todas as religiões, do mesmo modo que é de todos os povos, uma vez que, por toda parte que haja homens, há almas ou Espíritos, que as manifestações são de todos os tempos, e que o relato se encontra em todas as religiões sem exceções. Pode-se, pois, ser católico, grego ou romano, protestante, judeu ou muçulmano, e crer nas manifestações dos Espíritos, e, por conseqüência, ser Espírita; a prova é que o Espiritismo tem adeptos em todas as seitas.

(continua amanhã)

PARA QUE EU SAIBA PERDOAR - Padre Zezinho

terça-feira, 31 de março de 2009

PENSAMENTO DO DIA

Pensamento do dia
31 de Março de 2009

"A vida de oração brota do silêncio, o amor brota do silêncio, a sabedoria brota do silêncio."
Anônimo

MINUTO DE SABEDORIA

MINUTO DE SABEDORIA

NÃO duvide do poder da bondade, embora pareça que tudo está contra você.
Um coração com DEUS representa maioria, contra toda uma multidão desvairada.
A bondade praticada em todos os momentos é uma sementeira que nos garantirá colheitas de felicidade e paz.
Só quem planta bondade encontra dentro de si força de viver com DEUS.
Use, então, sem restrições, a bondade de seu coração.

HISTÓRICO DO ESPIRITISMO

HISTÓRICO DO ESPIRITISMO
Sexta Parte

O Espiritismo, todavia, não é uma descoberta moderna; os fatos e os princípios sobre os quais repousam, pedem-se na noite dos tempos, porque se lhes encontram os traços nas crenças de todos os povos, em todas religiões, na maioria dos escritos sagrados e profanos; somente os fatos, incompletamente observados, freqüentemente foram interpretados segundo as idéias supersticiosas da ignorância, e não lhes foram deduzidas todas as conseqüências.

Com efeito, o Espiritismo está fundado sobre a existência de Espíritos, mas os Espíritos, não sendo outros que as almas dos homens, desde que há homens há Espíritos; o Espiritismo não os descobriu, nem os inventou. Se as Almas ou Espíritos podem se manifestar aos vivos, é porque isso está na Natureza, e desde então devem fazê-lo de todos os tempos; também de todos os tempos, e pop toda parte, encontram-se as provas dessas manifestações, que são muitas, sobretudo nos relatos bíblicos.

O que é moderno é a explicação lógica dos fatos, o conhecimento mais completo da natureza dos Espíritos, de seu papel e de seu modo de ação, a revelação de nosso estado futuro, enfim sua constituição de corpo, de ciência e de doutrina e suas diversas aplicações. Os Antigos conheciam o princípio, os Modernos conhecem os detalhes. Na antigüidade, o estudo desses fenômenos era o privilégio de certas castas, que os revelavam senão aos iniciados nos seus mistérios; na idade média, aqueles que deles se ocupavam ostensivamente eram olhados como feiticeiros e queimados; mas hoje não há mistérios para ninguém, não se queima mais ninguém, tudo se passa à luz do dia, e todo mundo está em condições de se esclarecer e de praticar, porque os médiuns se encontram por toda parte.

A própria doutrina que os Espíritos ensinam hoje, nada tem de nova; se a encontra, por fragmentos, na maioria dos filósofos da Índia, do Egito e da Grécia, e toda inteira no ensinamento de CRISTO. Que vem, pois, fazer o Espiritismo? Ele vem confirmar por novos testemunhos, demonstrar por fatos, verdades desconhecidas ou mal compreendidas, restabelecer, em seu verdadeiro sentido, aqueles que foram mal interpretadas.

O Espiritismo nada ensina de novo, é verdade; mas é nada provar, de maneira patente, irrecusável, a existência da alma, sua sobrevivência ao corpo, sua individualidade depois da morte, sua imortalidade, as penas e as recompensas? Quantas pessoas crêem nessas coisas, mas nela crêem com vago preconceito de incerteza, e se dizem eu seu foro intimo: “Se, todavia, isso não o for!” Quantos foram conduzidos à incredulidade porque se lhes apresentou o futuro sob um aspecto que sua razão não podia admitir! Não é, pois, nada para o crente vacilante poder dizer-se “Agora estou seguro!” Para o cego rever a luz!

(continua amanhã)

PARA QUE EU SAIBA PERDOAR

segunda-feira, 30 de março de 2009

PENSAMENTO DO DIA

Pensamento do dia
30 de Março de 2009


"Nosso ser interior está eternamente no silêncio. Precisamos, apenas, aprender a escutá-lo."

Anônimo

MINUTO DE SABEDORIA

MINUTO DE SABEDORIA
NÃO esqueça de que somos o reflexo daquilo que pensamos.
O pensamento plasma nossa vida de amanhã.
Aproveite, portanto, o momento que passa, a fim de construir um amanhã risonho.
Plante em torno de você as sementes do otimismo e bondade, para que possa colher
amanhã os frutos do amor e da felicidade.
Se somos escravos do ontem, somos donos de nosso amanhã.

CRÔNICA SEMANAL

CRESCER

É ser cada dia um pouco de nós mesmos.
É dar espontaneamente, sem cobrar inconscientemente.
É aprender a ser feliz de dentro para fora.
É buscar no próximo um meio de nos prolongarmos
É sentir a vida na natureza.
É entender a morte como coisa natural da vida.
É conseguir a calma na hora do caos.
É ter sempre uma arma para lutar e uma razão para ir em frente.
É saber à hora exata de parar e buscar um algo novo.
É não devanear sobre o passado, mas trabalhar em cima dele para o futuro.
É reconhecer nossos erros e valorizar nossas virtudes.
É conseguir nossa liberdade com equilíbrio, para não sermos libertinos.
É saber que nada nem ninguém é totalmente bom ou mau.
É exigir dos outros apenas o que damos a eles.
É realizar algo edificante.
É ter responsabilidade por nossos atos e por suas conseqüências.
É entender que temos o espaço de uma vida inteira para crescer.
É nos amar para que possamos amar os outros como a nós mesmos.
É assumir que nunca seremos grandes, mas que o importante é estarmos sempre em crescimento.

TEREZA CRUZ

HISTÓRICO DO ESPIRITISMO

HISTÓRICO DO ESPIRITISMO
Quinta Parte

Os Espíritos se comunicam geralmente com prazer, e para eles é uma satisfação ver que não foram esquecidos; descrevem voluntariamente suas impressões em deixando a Terra, sua nova situação, a natureza de suas alegrias e de seus sofrimentos no mundo dos Espíritos onde se encontram; uns são muito felizes, outros infelizes, alguns mesmo suportam tormentos terríveis, segundo a maneira pela qual viveram, e o emprego bom ou mau, útil ou inútil que fizeram da vida. Em os observando em todas as fases de sua nova existência, segundo a posição que ocuparam na Terra, seu gênero de morte, seu caráter e seus hábitos como homens, chega-se a um conhecimento senão completo, pelo menos bastante preciso, do mundo invisível, para se dar conta do nosso estado futuro e pressentir a sorte feliz ou infeliz que ali nos espera.

As instruções dadas pelos Espíritos de uma ordem elevada, sobre todos os assuntos que interessam à Humanidade, as respostas que deram às perguntas que lhes foram propostas, tendo sido recolhidas e coordenadas com cuidado, constituem toda uma ciência, toda uma doutrina moral e filosófica sob o nome de Espiritismo. O Espiritismo é, pois, a doutrina fundada sobre a existência, as manifestações e o ensinamento dos Espíritos. Essa doutrina se acha exposta, de maneira completa, em O Livro dos Espíritos para a parte filosófica, em o Livro dos Médiuns para a parte prática e experimental, e em O Evangelho Segundo o Espiritismo para a parte moral. Pode-se julgar, pela análise que damos adiante dessas obras, da variedade, da extensão e da importância das matérias que elas abarcam.

Assim como se viu, O Espiritismo teve seu ponto de partida no fenômeno vulgar das Mesas Girantes; mas como esses fatos falam mais aos olhos que à inteligência, que despertam mais curiosidade que sentimento, a curiosidade satisfeita, se tem tanto menos interesse neles quanto não se os compreenda. Não ocorreu o mesmo quando a teoria veio explicar-lhes a causa; quando, sobretudo, viu-se que dessas Mesas Girantes, com as quais se divertiu por um instante; saiu toda uma doutrina moral falando à alma, dissipando as angústias da dúvida, satisfazendo a todas as aspirações deixadas no vago por um ensinamento incompleto sobre o futuro da Humanidade, as pessoas sérias acolheram a nova doutrina como um benefício e, desde então, longe de declinar, ela cresce com uma rapidez incrível; no espaço de alguns anos, ela reuniu, em todos os países do mundo, e, sobretudo, entre as pessoas esclarecidas, inumeráveis partidários que aumentam todos os dias numa proporção extraordinária, de tal sorte que, hoje, pode-se dizer que o Espiritismo conquistou direito de cidadania; e está assentado sobre bases que desafiam os esforços de seus adversários mais ou menos interessados em combatê-lo, e a prova disso é que os ataques e críticas não afrouxaram sua marcha um só instante: este é um fato adquirido pela experiência, e do qual os opositores jamais puderam dar razão; os Espíritas dizem, muito simplesmente, que se ele se propaga apesar das críticas, é que se acha bom e que se prefere seu raciocínio ao dos contraditores.

(continua amanhã)



MARIA DE NAZARÉ - Padre Zezinho

domingo, 29 de março de 2009

PENSAMENTO DO DIA

PENSAMENTO DO
DIA 29 DE MARÇO DE 2009

A razão conduz inexoravelmente a DEUS, e o milagre nem tira nem acrescenta alguma coisa à suprema verdade de sua existência.
Anônimo

MINUTO DE SABEDORIA

MINUTO DE SABEDORIA
VOCÊ já reparou que é um herói?
O trabalho diário, as conduções difíceis, a luta constante, tudo isso forma de você um herói.
Então, na desanime, porque os heróis superam as dificuldades com alegria.
Jamais se irrite!
Olhe para todos com bons olhos, procurando distribuir a coragem e alegria que habitam em você.
Você é um herói, comporte-se como um herói!

HISTÓRICO DO ESPIRITISMO

HISTÓRICO DO ESPIRITISMO
Quarta Parte

Com a ajuda dos golpes e dos movimentos convencionais, eles puderam exprimir seus pensamentos, mas a escrita lhes oferece o meio completo, o mais rápido e o mais cômodo; também é aquele que eles preferem (1). Pela mesma razão que podem levar a formar caracteres, podem guiar a mão para fazer traçar desenhos, escrever músicas, executar um trecho num instrumento, em uma palavra, na falta de seu próprio corpo, que não tem mais, servem-se do médium para se manifestarem aos homens de maneira sensível.

Os Espíritos ainda podem se manifestar de várias maneiras, entre outras pela visão e pela audição. Certas pessoas, ditas médiuns audientes, têm a faculdade de ouvi-los, e podem assim conversar com eles; outros os vêem: são os médiuns videntes. Os Espíritos que se manifestam à visão, geralmente, apresentam-se sob uma forma análoga à que tinham quando vivos, mais vaporosas; outras vezes, essa forma tem toda as aparências de um ser vivo, ao ponto de iludir completamente, e que algumas vezes, foram tomados por pessoas em carne e osso, com os quais se pôde conversar e trocar apertos de mão, sem desconfiar que se relacionava com Espíritos, de outro modo senão pelo seu desaparecimento súbito.

A visão permanente e geral dos Espíritos é muito rara, mas as aparições individuais são bastante freqüentes, sobretudo no momento da morte; o Espírito liberto parece se apressar para ir rever seus parentes e amigos, como para adverti-los que acaba de deixar a Terra e dizer-lhes que vive sempre.

Que cada um reúna suas lembranças, e ver-se-á quantos fatos desse gênero, dos quais não se dava conta, ocorreram não somente à noite, durante o sono, mas em pleno dia, no estado de vigília mais completo. Outrora se olhava esses fatos como sobrenaturais e maravilhosos, e se os atribuía à magia e à feitiçaria; hoje os incrédulos os colocam à conta da imaginação; mas desde que a ciência espírita deu-lhes a chave, sabe-se como se produzem, e que não saem da ordem de fenômenos naturais.

Crê-se ainda que os Espíritos, pelo único fato de serem Espíritos, devem ter a soberana ciência e a soberana sabedoria; foi um erro que a experiência não tardou a demonstrar. Entre as comunicações dadas pelos Espíritos, há as que são sublimes de profundeza, de eloqüência, de sabedoria, de moral, e não respiram senão a bondade e a benevolência; mas, ao lado disso, há as muito vulgares, levianas, triviais, grosseiras mesmo, e pelas quais o Espírito revela os instintos mais perversos. É, pois, evidente que elas não podem emanar da mesma fonte, e que se há bons Espíritos, há também maus. Os Espíritos, não sendo outra coisa que a alma dos homens, não podem naturalmente tornarem-se perfeitos deixando seu corpo; até que hajam progredido, conservam as imperfeições da vida corpórea; por isso, se os vê em todos os graus de bondade e de maldade, de saber e de ignorância.

(continua amanhã)

ESTOU PENSANDO EM DEUS - Padre Zezinho