sábado, 16 de maio de 2009

Pensamento do dia
16 de Maio de 2009


"O estado de oração conecta-nos com a Fonte da Vida."

Anônimo
MINUTO DE SABEDORIA
AJUDE a todos, sem fazer exigências: quem estabelece condições para ajudar, escreveu o Marquês de Maricá, está reclamando pagamento, antes mesmo de emprestar o dinheiro.
Não exija condições: ajude sempre com desprendimento, e na exija agradecimentos nem gratidão.
Não esqueça de que quem ajuda o próximo está, na realidade, ajudando a si mesmo.

O QUE É O ESPIRITISMO

CAPITULO PRIMEIRO

PEQUENA CONFERÊNCIA ESPÍRITA

SEGUNDO DIÁLOGO – O CÉPTICO

Primeira Parte

Visitante – Eu compreendo, senhor, a utilidade do estudo prévio do qual acabeis de falar. Como predisposição pessoal, não sou nem pró nem contra o Espiritismo, mas o assunto, por si mesmo, excita ao mais alto grau do meu interesse. No circulo dos meus conhecimentos se encontram partidários, mas, também, adversários; ouvi a esse respeito argumentos muito contraditórios. Eu me proporia submeter-vos algumas das objeções que foram feitas em minha presença, e que me parecem ter um certo valor, pelo menos para mim, que confesso minha ignorância.

A.K. – Ser-me-á um prazer, senhor, responder às questões que se queira me endereçar, quando elas são feitas com sinceridade e sem prevenção, sem me iludir, entretanto, de poder resolvê-las todas. O Espiritismo é uma ciência que acaba de nascer e na qual há, ainda, muito a aprender. Seria, pois, presunçoso pretendendo tirar todas as dificuldades: eu não posso dizer senão daquilo que sei.
O Espiritismo toca em todos os ramos da filosofia. Da metafísica, da psicologia e da moral. É um campo imenso que não se pode percorrer em algumas horas. Ora, compreendeis, senhor, que me seria materialmente impossível repetir de viva voz, e a cada um em particular, tudo o que escrevi sobre esse assunto para uso geral. Em uma séria leitura prévia, encontrar-se-á, aliás, a resposta à maioria das perguntas que vêm, naturalmente, ao pensamento. Ela tem a dupla vantagem de evitar as repetições inúteis, e de provar um desejo sério de se instruir. Se depois disso, ainda restarem dúvidas ou pontos obscuros, a sua explicação torna-se mais fácil, porque se apóia sobre alguma coisa e não se perde tempo em retornar sobre os princípios mais elementares. Se o permitirdes, nós nos limitaremos, pois, até nova ordem a algumas questões gerais.

Visitante – Seja. Eu vos peço me chamar à ordem se delas me afastar.

(continua amanhã)

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Pensamento do dia
15 de Maio de 2009


"Quando o estado de oração se estabelece, os passos seguintes têm direção clara."

Anônimo
MINUTO DE SABEDORIA
Esteja certo de que a felicidade de sua vida não pode vir de fora.
Você só poderá encontrar a felicidade quando souber fazê-la nascer dentro de seu coração, quando aprender a ajudar a todos indistintamente, com suas ações, suas palavras e seus pensamentos.
Pense positivamente, desculpando a todos, e sentirá a maior felicidade de sua vida na alegria de viver bem.

O QUE É O ESPIRITISMO

Capitulo primeiro

PEQUENACONFERÊNCIA ESPÍRITA

Primeiro diálogo – O CRÍTICO

Décima Segunda Parte

Visitante – Mas, enfim, é preciso um começo para tudo. O iniciante, que é uma tabula rasa, que não viu nada, mas que quer se esclarecer, como pode fazê-lo se vós, para isso, não lhe dais os meios?

A.K. – Eu faço uma grande diferença entre o incrédulo por ignorância e o incrédulo sistemático. Quando vejo em alguém disposições favoráveis, nada me custa esclarecê-lo. Mas há pessoas em que o desejo de se instruir não é senão uma aparência: com estes perde-se tempo, porque se eles não encontram imediatamente o que tem o ar de procurar, e que talvez os descontentariam encontrar, o pouco que vêem é insuficiente para destruir suas prevenções.è inútil lhes fornecer oportunidade porque elas a julgam mal e a fazem objeto de zombaria.

Àquele que deseja se instruir, direi: “Não se pode fazer um curso de Espiritismo experimental como se faz um curso de física ou de química, já que não se é jamais senhor para produzir os fenômenos à vontade, e que as inteligências que lhes são agentes, frustram freqüentemente todas as nossas previsões. O que vós poderíeis ver acidentalmente, não apresentando nenhuma continuidade, nenhuma ligação necessária, seria pouco inteligível para vós. Instruí-vos, primeiro, pela teoria; lede e meditai os livros que tratam dessa ciência, ali aprendereis seus princípios, encontrareis a descrição de todos os fenômenos, compreendereis sua possibilidade pela explicação que é dada, e pela narração de uma multidão de fatos espontâneos, dos quais podeis ter sido testemunhas sem o saber e que vos tornarão à memória. Vós vos edificareis sobre todas as dificuldades que podem se apresentar e formareis, assim, uma primeira convicção moral. Então, quando se apresentarem as circunstâncias de ver e de operar por vós mesmo, compreendereis, qualquer que seja a ordem pela qual os fatos se apresentem, porque não vos será estranho.

Eis, senhor, o que aconselho a quem diz querer se instruir, e, pela sua resposta, é fácil de se ver se tem outra coisa além da curiosidade.

(Fim do Primeiro Diálogo – Copilado do livro “O Que é o Espiritismo”).

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Pensamento do dia
14 de Maio de 2009


"Quando o estado de oração se estabelece, a visão ganha nitidez, e a compreensão, abrangência."

Anônimo
MINUTO DE SABEDORIA

MANTENHA seu bom humor em todas as circunstâncias.

E procure manter vivo o bom humor de todos os que o cercam na vida.

A alegria é um medicamento divino.

A tristeza, ao contrário, nos mergulha num oceano de lama, que salpica e suja aos que de nós se aproximam.

Mesmo em sofrimentos e dores, busque ser alegre, porque a alegria é o melhor remédio para nos dar felicidade.

O QUE É O ESPIRITISMO

CAPITULO PRIMEIRO

PEQUENA CONFERÊNCIA ESPÍRITA

PRIMEIRO DIÁLOGO – O CRÍTICO

Décima Primeira Parte

Visitante – Não há, todavia, senão a experiência para convencer, mesmo não tendo, no início, senão um objetivo de curiosidade. Se vós não operais senão em presença de pessoas convencidas, permiti-me dizer-vos que pregais aos convertidos.

A.K. – Uma coisa é estar convencido, outra é estar disposto a se convencer. É a estes últimos que eu me dirijo, e não àqueles que crêem humilhar sua razão vindo escutar aquilo que chamam de fantasia. Com estes eu me preocupo o menos possível. Quanto àqueles que dizem ter desejo sincero de se esclarecer, a melhor maneira de prová-lo é mostrando perseverança. Se os conhece por outros sinais além do desejo de ver uma ou duas experiências, estes querem trabalhar seriamente.
A convicção não se torna senão com o tempo, por uma contínua observação feita com um cuidado particular. Os fenômenos espíritas diferem essencialmente daqueles que se apresentam nas ciências exatas: eles não se produzem à vontade. É preciso compreendê-los quando ocorrem. É vendo-os muito e por longo tempo, que se descobre uma multidão de provas que escapam ao primeiro olhar, sobretudo, quando não se está familiarizado com as condições nas quais eles podem se produzir, e ainda mais quando se leva um espírito de prevenção. Para o observador assíduo e refletido, as provas são bastante: para ele uma palavra, um fato aparentemente insignificante, pode ser um sinal de luz, uma confirmação. Para o observador superficial e de passagem, para o simples curioso, elas não são. Eis porque eu não me presto para experiências sem resultado provável.

(continua amanhã)

quarta-feira, 13 de maio de 2009

PENSAMENTO DO DIA
13 DE MAIO DE 2009


Modifique o seu modo de pensar, para que sua saúde se firme e estabeleça.

Anônimo
MINUTO DE SABEDORIA
A riqueza não depende do dinheiro que você haja acumulado.
Quem tem riquezas e não sabe ajudar o próximo é pobre.
Quem guarda com avareza os dons que recebeu de DEUS é pobre.
Quem não sabe dar de si mesmo uma palavra de conforto, um sorriso de encorajamento, é pobre.
Mas aquele que, mesmo pouco ou nada tendo, sabe doar-se em ajuda ao próximo, esse é rico, imensamente rico.

O QUE É O ESPIRITISMO

CAPITULO PRIMEIRO

PEQUENA CONFERÊRENCIA ESPÍRITA

PRIMEIRO DIALOGO – O CRÍTICO

Décima Parte

O célebre cirurgião do qual falastes, estudou o fenômeno da tiptologia naqueles que o produzem? Não; ele constatou um efeito fisiológico anormal entre alguns indivíduos que jamais se ocuparam com as mesas batedoras, tendo uma certa analogia com aquele que se produz nas mesas, e, sem um exame mais amplo, concluiu, com toda a autoridade da sua ciência, que todos aqueles que fazem as mesas falarem devem ter a propriedade de fazer estalar seu músculo curto peroneiro,e que não são se não enganadores, sejam eles príncipes ou operários, façam-se pagar ou não. A menos estudou o fenômeno da tiptologia em todas as suas fases? Verificou se, com a ajuda desse estalido muscular, poder-se-ia produzir todos os efeitos tiptológicos? Nada mais, sem isso estaria convencido da insuficiência do seu processo; o que não impediu de proclamar sua descoberta em pleno instituto. Não há aqui, para um sábio, um julgamento bem sério? O que restou dele hoje? Eu vos confesso que, se tivesse que sofrer uma intervenção cirúrgica, hesitaria em me confiar a esse profissional, porque temeria que ele não julgasse meu mal com mais perspicácia.

Uma vez que esse julgamento é de umas das autoridades sobre as quais pareceis dever vos apoiar para abrir uma brecha no Espiritismo, isso me tranqüiliza completamente sobre a força dos outros argumentos que apresentareis, se vós não os tomardes de fontes mais autenticas.

Visitante – Todavia, vedes que a moda das mesas girantes já passou; durante um tempo foi um furor, hoje, dela não se ocupam mais. Por que isso, se é uma coisa séria?

A.K. – Porque das mesas girantes saiu uma coisa mais séria ainda; delas saiu toda uma ciência, toda uma doutrina filosófica, muito mais interessante para os homens que refletem. Quando estes não tinham mais nada para aprender vendo rodar uma mesa, dela não se ocuparam mais. Para as pessoas fúteis que não se aprofundam em nada, era um passatempo, um brinquedo e o tiveram bastante; essas pessoas não são consideradas em ciência. O período da curiosidade teve seu tempo; o da observação lhe sucedeu. O Espiritismo então entrou para o domínio das pessoas sérias, que não se divertem com ele, mas que se instruem. Também as pessoas que fazem dele uma coisa séria não se prestam para nenhuma experiência de curiosidade, e menos ainda para aqueles que nela viriam com pensamentos hostis. Como elas próprias não se divertem, não procuram divertir os outros; e eu sou desse número.

(continua amanhã)

terça-feira, 12 de maio de 2009

PENSAMENTO DO DIA
12 DE MAIO DE 2009

"Que não vive para servir não serve para viver

Anônimo
MINUTO DE SABEDORIA
OBSERVE o que se passa na vida: quando você necessita de alimento, é só você que pode comer.
Ninguém pode fazê-lo por você.
Assim, também, ninguém poderá curá-lo.
Você é a única pessoa capaz de curar-se, de fazer seu corpo revigorar-se e libertar-se das enfermidades.
Emita pensamentos positivos de saúde e expulse de seu organismo as moléstias.

O QUE É O ESPIRITISMO
CAPITULO PRIMEIRO
PEQUENA CONFERÊNCIA ESPÍRITA
PRIMEIRO DIÁLOGO – O CRÍTICO
NONA PARTE

VISITANTE – Eis o que vos engana. Um célebre cirurgião reconheceu que certas pessoas podem, pela contração de um músculo da perna, produz um ruído parecido com o que vós atribuís à mesa, de onde ele concluiu que vossos médiuns se divertem às custas da credulidade.

A.K. – Então, se é um estalido do músculo, não é a mesa que esta preparada. Uma vez que casa um explica essa pretendida fraude à sua maneira, isso é prova a mais evidente, de que nem uns nem outros conhecem a verdadeira causa.
Eu respeito a ciência desse sábio cirurgião, somente que surgem algumas dificuldades na aplicação dos fatos que ele assinala às mesas girantes. A primeira que é singular que essa faculdade, até o presente excepcional, e olhada como uma caso patológico, tenha de repente se tornado tão comum. A segunda, que é preciso ter uma bem robusta vontade de mistificar para fazer estalar seu músculo durante duas ou três horas seguidas, quando isso não produz nada além da fadiga e a dor. A terceira é que não entendo como esse músculo se corresponde com as portas e paredes nas quais as pancadas se fazem ouvir. A quarta, enfim, que é preciso a esse músculo estalante uma propriedade bem maravilhosa, para fazer mover uma pesada mesa, levantá-la, abri-la, fechá-la, mantê-la suspensa sem ponto de apoio e, finalmente, quebrá-la na queda. Não se desconfiava que esse músculo tivesse tanta virtude. (Revista Espírita, junho de 1859, página 141: O músculo estalador).

(continua amanha).

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Pensamento do dia
11 de Maio de 2009


"Ao nos esquecermos de nós mesmos, vamos nos depurando do egoísmo."

Anônimo
MINUTO DE SABEDORIA
A MORTE não existe.
Se você perdeu um ente querido, não se desespere: tenha a certeza que ele não morreu.
Apenas mudou de estado e, mais cedo ou mais tarde, você o irá novamente encontrar.
Não dê a ele, pois, a decepção de querer fugir da luta.
Não pretenda ser superior a DEUS: aceite o que DEUS determinou em sua Sabedoria, e será imensamente feliz.

O QUE É O ESPIRITISMO
CAPITULO PRIMEIRO
PEQUENA CONFERÊNCIA ESPÍRITA

Oitava Parte

Notai bem, senhor, que eu não pretendo que a crítica deva necessariamente aprovar nossas idéias, mesmo depois de tê-las estudado; não censuramos de modo algum aqueles que não pensam como nós. O Que é evidente para nós, pode não o ser para todo mundo. Cada um julga as coisas pelo seu ponto de vista, e do fato mais positivo todo mundo não tira as mesmas conseqüências. Se um pinto, por exemplo, coloca em seu quadro um cavalo branco, qualquer um poderá dizer que esse cavalo faz um mau efeito e que um preto conviria melhor; mas seu erro será dizer que o cavalo é branco se ele é preto. É o que faz a maioria dos nossos adversários.

Em resumo, senhor, cada um é perfeitamente livre para aprovar ou criticar os princípios do Espiritismo, para deduzir deles tais conseqüências boas ou más, como lhe agrade, mas a conseqüência impõe um dever a todo crítico sério de não dizer ao contrário do que é; ora, por isso, a primeira condição é de não falar daquilo que não se sabe.

Visitante – Retornemos, eu vos peço, às mesas moventes e falantes. Não poderia ocorrer que elas estivessem preparadas?

A.K – É sempre a questão da boa fé à qual já respondi. Quando a fraude estiver provada eu vo-la entrego; se vós assinalardes fatos confirmados de fraude, de charlatanismo, de exploração, ou abuso de confiança, eu os entrego à vossa fustigação, vos declarando de antemão que não lhes tomarei a defesa, porque, o Espiritismo sério é o primeiro a repudiá-lo, e mencionar os abusos é ajudar a preveni-los e prestar-lhe serviço. Mas generalizar essas acusações, derramar sobre uma massa de pessoas honradas a reprovação que merecem alguns indivíduos isolados, é um abuso de outro gênero: o da calúnia.

Admitindo, como vós o dizeis, que as mesas estivessem preparadas, seria preciso um mecanismo bem engenhoso para fazer executar movimentos e ruídos tão variados. Como não se conhece, ainda, o nome do hábil fabricante que as confecciona? No entanto, ele deveria ter uma enorme celebridade, uma vez que seus aparelhos estão espalhados nas cinco partes do mundo. É preciso convir, também, que seu procedimento é bel sutil, uma vez que se pode adaptar à primeira mesa encontrada, sem nenhum sinal exterior. Por que desde Tertuliano que, ele também, falou das mesas girantes e falantes, até o presente ninguém pôde ver o mecanismo, nem descrevê-lo?

(continua amanhã)

domingo, 10 de maio de 2009

PENSAMENTO DO DIA
10 DE MAIO DE 2009


MÃE, a Divina e perfeita obra prima de DEUS

Anônimo
MINUTO DE SABEDORIA

DESPERTE para as verdades superiores.

Não se iluda com as conquistas fáceis, com os prazeres transitórios, com as sensações efêmeras.

Busque intensamente as coisas sólidas e duradouras, e para isso espalhe em redor de você alegria e otimismo, bondade e amor, que são as bases firmes e eternas da felicidade que jamais termina.

Só o amor constrói para a eternidade.

PARA SEMPRE

Porque DEUS permite
Que as mães vão-se embora?
Mãe não tem limite.
É tempo sem hora
Luz que não apaga
Quando sopra o vento
E chuva desaba.
Veludo escondido
Na pele enrugada.
Água pura, ar puro
Puro pensamento

Morrer acontece.
Com o que é breve e passa,
Sem deixar vestígio.
Porque DEUS se lembra
-mistério profundo-
De tirá-la um dia?
Fosse eu rei do Mundo.
Baixaria uma Lei:

MÃE NÃO MORRE NUNCA.

Mãe ficará sempre
Junto de seu filho
E ele, velho embora,
Será pequenino,
Feito grão de milho.

Carlos Drummond de Andrade