sábado, 17 de julho de 2010

PENSAMENTO DO DIA

Sábado, 17 de Julho de 2010

"Há quem vos aguarda. Ide com coragem para a Meta."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

A educação no lar é a base da felicidade de nossos filhos.

Dê toda a sua atenção para a formação do caráter de seus filhos, sobretudo por meio dos exemplos de sua própria vida.

Não discuta jamais com sua esposa.

Viva de tal forma, que seu filho possa orgulhar-se de você, vendo, em seu exemplo, o modelo que ele deve seguir, para ser um homem de bem.

O LIVRO DOS ESPIRITOS


CAPÍTULO VIII

EMANCIPAÇÃO DA ALMA


Centésima Quadragésima Oitava Parte.

O SONO E OS SONHOS

403 – POR QUE NÃO NOS LEMBRAMOS SEMPRE DOS SONHOS?

- No que tu chamas de sono, só há o repouso do corpo, porque o Espírito está sempre em movimento. Aí ele recobra um pouco de sua liberdade e se corresponde com aqueles que lhe são caros, seja neste mundo, seja em outros. Todavia, como o corpo é matéria pesada e grosseira, dificilmente conserva as impressões que o Espírito recebeu, porque este não a recebeu pelos órgãos do corpo.

404 – QUE PENSAR DA SIGNIFICAÇÃO ATRIBUIDA AOS SONHOS?

- Os sonhos não são verdadeiros como entendem certos adivinhos, porque é absurdo crer-se que sonhar com tal coisa, anuncia tal coisa. Eles são verdadeiros no sentido de que apresentam imagens reais para o Espírito, mas que, freqüentemente, não tem relação com o que se passa na vida corporal. Muitas vezes, também, como já o dissemos, é uma lembrança e pode ser, enfim, algumas vezes, um pressentimento do futuro, se DEUS o permite, ou a visão do que se passa nesse momento em outro lugar, para onde a alma se transporta. Não tendes numerosos exemplos de pessoas que aparecem em sonhos e vêm advertir seus parentes ou amigos do que lhes acontece? Que são essas aparições senão a alma ou Espírito dessas pessoas que vê comunicar-se com o vosso? Quando estais certo de que aquilo que vistes realmente se deu, não é uma prova de que a imaginação não tomou parte em coisa alguma, sobretudo se essa coisa não esteve de modo algum em vosso pensamento durante a vigília?

405 – VÊEM-SE FREQÜENTEMENTE, EM SONHOS, COISAS QUE PARECEM PRESSENTIMENTOS E QUE NÃO SE CUMPREM; DE ONDE VEM ISSO?

- Eles podem cumprir-se para o Espírito, se não para o corpo, isto é, o Espírito vê a coisa que deseja porque vai procurá-la. É preciso não esquecer que, durante o sono, a alma está sempre, mais ou menos, sob a influência da matéria, e que por conseguinte, ela jamais se liberta completamente das idéias terrenas. Disso resulta que as preocupações da vigília podem dar, ao que se vê, a aparência do que se deseja ou do que se teme; a isso, verdadeiramente, pode-se chamar um efeito da imaginação. Quando se está fortemente preocupado com uma idéia, a ela se liga tudo aquilo que se vê.

(CONTINUA AMANHÃ)

PRECE ANJO GABRIEL

sexta-feira, 16 de julho de 2010

PENSAMENTO DO DIA

Sexta feira,16 de Julho de 2010

"No silêncio conhecereis a Verdade."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

SE alguém não o compreende, perdoe, e siga em frente!

Não guarde em seu coração mágoas e ressentimentos, medo e tristeza.

Caminhe para frente!

Quanta gente espera de você apoio, compreensão e carinho!

Se não o compreendem, não se importe.

Perdoe e siga em frente, porque em todos os caminhos encontraremos sempre lições preciosas, que nos farão progredir.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

CAPÍTULO VIII

EMANCIPAÇÃO DA ALMA

Centésima Quadragésima Sétima Parte.

O SONO E OS SONHOS

(O sonho é a lembrança do que vosso Espírito viu durante o sono. Notai, porém, que não sonhais sempre porque não recordais sempre do que vistes, ou de tudo o que vistes. Vossa alma não está em pleno desdobramento. Não é, muitas vezes, senão a lembrança da perturbação que acompanha vossa partida ou vossa volta, à qual se junta a do que fizestes ou do que vos preocupou no estado de vigília. Sem isso, como explicareis esses sonhos absurdos que tê os sábios, assim como os mais simples? Os maus Espíritos também se servem dos sonhos para atormentar as almas fracas e pusilânimes.)

(De resto, vereis dentro em pouco se desenrolar outra espécie de sonho, tão velha quanto a que conheceis, mas vós a ignorais. O sonho de Joana, o sonho de Jacob, o sonho dos profetas judeus e de alguns adivinhos indianos. Esse sonho é a lembrança da alma, inteiramente desligada do corpo, a lembrança dessa segunda vida de que sempre vos falo.)

(Procurai distinguir bem essas duas espécies de sonhos naqueles dos quais vos lembrais; sem isso, caireis em contradição e nos erros que serão funestos à vossa fé.)

(Os sonhos são o produto da emancipação da alma, que se torna mais independente pela suspensão da vida ativa e de relação. Daí uma espécie de clarividência indefinida que se estende aos lugares mais distantes, ou que jamais se vi e, algumas vezes, mesmo a outros mundos, assim como a lembrança que traz à memória os acontecimentos ocorridos na existência presente ou nas existências anteriores; a estranheza de imagens de que se passa ou se passou em mundos desconhecidos, entremeadas de coisas do mundo atual, formam esses conjuntos bizarros e confusos que parecem não ter sentido, nem ligação.)

(A incoerência dos sonhos se explica, ainda, pelas lacunas que produz a lembrança incompleta do que nos apareceu em sonho. Tal seria uma narração à qual se tenha truncado frases ao acaso, ou parte de frases; os fragmentos restantes reunidos perderiam toda significação razoável.)

(CONTINUA AMANHÃ)

PRECE DE CÁRITAS

quinta-feira, 15 de julho de 2010

PENSAMENTO DO DIA

Quinta feira, 15 de Julho de 2010

"Para prosseguir no caminho certo, a nada vos fixareis e vos abrireis ao que vos transcende."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

SUA irritação não resolverá problema algum!

Medite na grande vantagem de não irritar-se, para não prejudicar sua saúde.

Se você não se irritar, seu interlocutor voltará aos poucos à serenidade, e todos poderão entender-se.

Seja calmo.

Pense bastante antes de falar.

E não se irrite, porque a irritação não pode solucionar nenhum problema!

O LIVRO DOS ESPIRITOS


CAPÍTULO VIII

EMANCIPAÇÃO DA ALMA


Centésima Quadragésima Sexta Parte.

O SONO E OS SONHOS

(O sonho liberta, em parte, a alma do corpo. Quando se dorme, se está, momentaneamente, no estado em que o homem se encontra, de maneira fixa, depois da morte. Espíritos que se desligam logo da matéria, em sua morte, tiveram sonhos inteligentes; estes, quando dormem, reúnem-se à sociedade de outros seres superiores a eles. Com eles, vejam, conversam e se instruem, trabalhando mesmo em obras que encontram prontas quando morrem. Isto deve vos ensinar, uma vez mais, a não temer a morte, pois que morreis todos os dias, segunda a palavra de um santo. Isso para os Espíritos elevados. Todavia, a massa dos homens que, na morte, deve ficar longas horas em perturbação, nessa incerteza da qual vos falaram, esses vão, seja para mundos inferiores à Terra, onde velhas afeições os evocam, seja a procurar os prazeres que podem ser mais inferiores que aqueles que têm ai. Eles vão haurir doutrinas mais vis, mais ignóbeis, mais nocivas que as que professam em vosso meio. O que gera a simpatia sobre a Terra não é outra coisa que o fasto de se sentirem ao despertar, ligados pelo coração, àqueles com quem vieram de passar oito ou nove horas de felicidade ou de prazer. Isso explica também as antipatias invencíveis, pois sabem no fundo do seu coração que essas pessoas de lá têm uma consciência diversa da nossa e a conhecem sem as ter visto jamais com os olhos. Explica, ainda, a indiferença, visto que não se deseja fazer novos amigos quando sabemos que existem outras pessoas que nos amam e nos querem. Em uma palavra, o sono influi mais do que pensais sobre vossa vida.)

(Pelo efeito do sono, os Espíritos encarnados estão sempre em relacionamento com o mundo dos Espíritos, e é isso que faz com que os Espíritos superiores consintam, sem demasiada repulsa, em encarnarem entre vós. Quis DEUS que durante o seu contato com o vício eles possam ir se renovar nas fontes do bem, para não falirem, eles que vêm instruir os outros. O sono é a porta que DEUS lhes abriu até seus amigos do céu. É o recreio depois do trabalho, enquanto esperam a grande libertação, a liberação final que deve devolvê-los ao seu verdadeiro meio.)

(CONTINUA AMANHÃ)

PRECE ESPÍRITA - ALLAN KARDEC - Agradecimentos

quarta-feira, 14 de julho de 2010

PENSAMENTO DO DIA

Quarta feira, 14 de julho de 2010

Desperte!!!

Não deixe que a rotina arrase sua vida.

MINUTO DE SABEDORIA

SE suas palavras forem ásperas e duras, se em todas as criaturas você descobrir um adversário, a vida se tornará uma tortura!

No entanto, repare que a Terra é uma Escola Sagrada.

E você poderá ser feliz, se conseguir ver em todos a boa vontade que os anima.

Atraia para sua convivência amigos devotados, por meio de suas palavras, mas, sobretudo de seus pensamentos voltados sempre para o amor e o serviço do próximo.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

CAPÍTULO VIII

EMANCIPAÇÃO DA ALMA


Centésima Quadragésima Quinta Parte.

O SONO E OS SONHOS

400 – O ESPÍRITO ENCARNADO PERMANECE VOLUNTARIAMENTE EM SEU ENVOLTÓRIO CORPORAL?

- É como se perguntasses se o prisioneiro se alegra com a prisão. O Espírito encarnado aspira sem cessar à sua liberdade, e quanto mais o envoltório é grosseiro, mais deseja estar dele desembaraçado.

401 – DURANTE O SONO, A ALMA REPOUSA COMO O CORPO?

- Não, o Espírito jamais está inativo. Durante o sono, os laços que o unem ao corpo se relaxam, e o corpo não necessita do Espírito. Então ele percorre o espaço e entra em relação mais direta com os outros Espíritos.


402 – COMO PODEMOS APRECIAR A LIBERDADE DO ESPÍRITO DURANTE O SONO?

- Pelos sonhos. Crede, enquanto o corpo repousa, o Espírito dispõe de mais faculdades do que na vigília. Tem o conhecimento do passado e, algumas vezes, previsão do futuro. Adquire maior energia e pode entrar em comunicação com os outros Espíritos, seja neste mundo, seja em outro. Muitas vezes, dizeis: Tive um sonho bizarro, um sonho horrível, mas que não tem nada de verossímil; enganaste, é freqüentemente uma lembrança dos lugares e das coisas que viste e verás em uma nova existência ou em outro momento. Estando o corpo entorpecido, o Espírito esforça-se por quebrar seus grilhões, procurando no passado e no futuro.

(Pobres homens, que pouco conheceis os fenômenos mais simples da
vida! Acreditai-vos sábios e vos embaraçais com as coisas mais vulgares. Ficais perturbados a esta pergunta de todas as crianças: que fazemos quando dormimos, e que é o sonho.)

(CONTINUA AMANHÃ).

ORAÇÃO DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS

terça-feira, 13 de julho de 2010

PENSAMENTO DO DIA

Terça feira, 13 de julho de 2010.

Saiba viver eternamente, buscando estudar e aprender coisas úteis e proveitosas a você e ao próximo.

MINUTO DE SABEDORIA

AJUDE, mesmo conversando!

Uma boa palavra, um sorriso de incentivo, um pensamento construtor são, muitas vezes, o ponto de partida para uma grande vitória daqueles que nos cercam.

Se observar tristeza ou preocupação, procure ajudar.

Se não puder agir, fale.

Se não puder falar, ao menos pense firmemente, desejando a felicidade e esta atingirá seu objetivo.

Mas, ajude sempre!

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO SEGUNDO

CAPÍTULO VII

VIDA ESPÍRITA


Centésima Quadragésima Quarta Parte.

RETORNO À VIDA CORPORAL

ESQUECIMENTO DO PASSADO


(As existências futuras não podem ser reveladas em nenhum caso, pela razão de que elas dependem da maneira que se cumpra a existência presente e da escolha ulterior do Espírito.)

(O esquecimento das faltas cometidas não é um obstáculo ao progresso do Espírito, porque se não tem uma lembrança precisa, o conhecimento que teve no estado errante e o desejo que tomou de repará-las guiam-no pela intuição e lhe dão o pensamento de resistir ao mal. Esse pensamento é a voz da consciência, que é secundada pelos Espíritos que o assistem, se escuta as boas inspirações que sugerem.)

(Se o homem não conhece os atos que cometeu nas suas existências anteriores, ele pode sempre saber de que gênero de faltas se tornou culpado e qual era o seu caráter dominante. Basta estudar-se e pode julgar do que foi, não pelo que é, mas por suas tendências.)

(As vicissitudes da vida corporal são, ao mesmo tempo, uma expiação pelas faltas do passado e provas para o futuro. Elas nos depuram e nos elevam segundo as suportemos com resignação e sem murmurar.)

(A natureza das vicissitudes e das provas que suportamos pode, também, nos esclarecer sobre o que fomos e o que fizemos, como neste mundo julgamos os fatos de um culpado pelos castigos que lhe inflige a lei.)

(Assim, alguém será castigado no seu orgulho pela humilhação de uma existência subalterna; o mau rico e o avaro, pela miséria; o que foi duro para com os outros, pela dureza que suportará; o tirano, pela escravidão; o mau filho, pela ingratidão de seus filhos; o preguiçoso, por uma trabalho forçado, etc.)

(CONTINUA AMANHÃ)

CHICO XAVIER - Oração pelos Entes Queridos

segunda-feira, 12 de julho de 2010

PENSAMENTO DO DIA

Segunda feira, 12 de julho de 2010

Não transforme sua PRECE em petitório insistente!

O PAI sabe aquilo de que necessitamos, mesmo antes de pedirmos.

MINUTO DE SABEDORIA

A cada um de nós compete uma tarefa específica, na difusão do bem.

Erga-se, para trabalhar, porque as tarefas são muitas e importantes, e poucos são os que têm consciência delas.

Ajude o mundo, para que o mundo possa ajudá-lo.

Estenda seus braços eficientes no cultivo do Bem, para que, quando os recolher, os traga cheios dos frutos abençoados da felicidade e do amor.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO SEGUNDO

CAPÍTULO VII

VIDA ESPÍRITA


Centésima Quadragésima Terceira Parte.


RETORNO À VIDA CORPORAL

ESQUECIMENTO DO PASSADO


399 – AS VICISSITUDES DA VIDA CORPORAL, SENDO AO MESMO TEMPO UMA EXPIAÇÃO PELAS FALTAS PASSADAS E PROVAS PARA O FUTURO, SEGUE-SE QUE DA NATUREZA DESSAS VICISSITUDES PODE-SE INDUZIR O GÊNERO DA EXISTÊNCIA ANTERIOR?

- Muito freqüentemente, pois, cada um é punido por aquilo que pecou; entretanto, na é preciso fazer disso uma regra absoluta. As tendências instintivas são um índice mais certo, porque as provas que o Espírito suporta são tanto pelo futuro como pelo passado.

(Alcançado o termo marcado pela Providência para sua vida errante, o próprio Espírito escolhe as provas às quais quer se submeter para acelerar o seu progresso, quer dizer, o gênero de existência que ele crê mais apropriado para lhe fornecer os meios, e essas provas estão sempre em relação com as faltas que deve expiar. Se triunfa, se eleva; se sucumbe, está por recomeçar.)

(O Espírito goza sempre do seu livre-arbítrio e é em virtude dessa liberdade que, no estado de espírito, escolhe as provas da vida corporal e que, no estado de encarnado, delibera se as cumpre ou não, escolhendo entre o bem e o mal. Denegar ao homem o seu livre-arbítrio será reduzi-lo à condição de máquina.)

(Entrando na vida corporal, o Espírito perde momentaneamente a lembrança de suas existências anteriores, como se um véu as ocultasse. Todavia, ele tem algumas vezes uma vaga consciência e le4as podem mesmo lhe serem reveladas em certas circunstâncias; mas é apenas pela vontade de Espíritos superiores que o fazem espontaneamente, com um fim útil e jamais para satisfazer uma vã curiosidade.)

(CONTINUA AMANHÃ)

PRECE AOS INIMIGOS E AOS QUE NOS QUEREM MAL

domingo, 11 de julho de 2010

PENSAMENTO DO DIA

Domingo, 11 de Julho de 2010

"Para vencer a prova de cada etapa do Caminho deveis elevar-vos além de vós mesmos, rumo à Infinita Consciência."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

DESENVOLVA a parte humana de seu ser.

Não viva apenas na parte vegetal ou animal, por meio do instinto.

Desenvolva a parte humana de seu ser.

Procure conhecer a Verdade de sua origem e de seu destino, utilizando seu pensamento para conhecer-se a si mesmo cada vez mais.

Por menos cultura que você possua, você tem uma inteligência, com capacidade para raciocinar e pensar.

O LIVRO DOS ESPIRITOS


LIVRO SEGUNDO

CAPÍTULO VII

VIDA ESPÍRITA


Centésima Quadragésima Segunda Parte.

RETORNO À VIDA CORPORAL

ESQUECIMENTO DO PASSADO


395 – PODEMOS TER ALGUMAS REVELAÇOES SOBRE NOSSAS EXISTÊNCIAS ANTERIORES?

- Nem sempre. Muitos sabem, entretanto, o que foram e o que fizeram; se lhes fosse permitido dizê-lo abertamente, fariam singulares revelações sobre o passado.

396 – CERTAS PESSOAS CRÊEM TER UMA VAGA LEMBRANÇA DE UM PASSADO DESCONHECIDO QUE SE LHES APRESENTA COMO A IMAGEM FUGIDIA DE UM SONHO QUE SE PROCURA EM VÃSO RETER. ESSA IDÉIA NÃO É UMA ILUSÃO?

- Algumas vezes é real; mas, freqüentemente, é uma ilusão contra a qual é preciso se colocar em guarda, porque pode ser o efeito de uma imaginação super excitada.

397 – NAS EXISTÊNCIAS CORPORAIS DE UMA NATUREZA MAIS ELEVADA QUE A NOSSA, A LEMBRANÇA DAS EXISTÊNCIAS ANTERIORES É MAIS PRECISA?

- Sim, à medida que o corpo é menos material, lembra-se melhor. A lembrança do passado é mais clara para aqueles que habitam os mundos de uma ordem superior.

398 – AS TENDÊNCIAS INSTINTIVAS DO HOMEM, SENDO UMA REMINISCÊNCIA DO SEU PASSADO, SEGUE-SE QUE PELO ESTUDO DESSAS TENDÊNCIAS PODE CONHECER AS FALTAS QUE COMETEU?

- Sem dúvida, até um certo ponto; mas é preciso ter em conta o progresso que pode ter-se operado no Espírito e as resoluções que tomou no estado errante. A existência atual pode ser muito melhor do que a precedente.

- PODE SER PIOR? O HOMEM PODE COMETER EM UMA EXISTÊNCIA FALHAS QUE NÃO COMETEU NA PRECEDENTE?

- Isso depende de sua elevação. Se não sabe resistir às provas, ele pode ser arrastado a novas faltas, que são a conseqüência da posição que escolheu. Mas em geral, essas faltas acusam mais um estado estacionário que um estado retrógrado, porque o Espírito pode avançar ou parar, mas não recua.

(CONTINUA AMANHÃ)

PRECE ESPÍRITA - ALLAN KARDEK - Anjos Guardiões