LIVRO SEGUNDO
MUNDO ESPÍRITA OU DOS ESPÍRITOS
CAPÍTULO I
DOS ESPÍRITOS
FORMA E UBIQÜIDADE DOS ESPÍRITOS
Vigésima Sétima Parte89 – OS ESPÍRITOS GASTAM ALGUM TEMPO PARA PERCORRER O ESPAÇO?
- Sim, porém, rápido como o pensamento.
- O PENSAMENTO NÃO É A PRÓPRIA ALMA QUE SE TRANSPORTA?
- Quando o pensamento está em qualquer parte, a alma aí está também, pois é a alma que pensa. O pensamento é um atributo.
90 – O ESPÍRITO QUE SE TRANSPORTA DE UM LUGAR A OUTRO TEM CONSCIÊNCIA DA DISTANCIA QUE PERCORRE E DOS ESPAÇOS QUE ATRAVESSA, OU É SUBITAMENTE TRANSPORTADO PARA O LUGAR AONDE QUER IR?
- Ocorrem ambas as coisas. O Espírito pode, muito bem, se ele quiser tomar conhecimento da distancia que percorre, mas essa distancia pode desaparecer completamente, dependendo da sua vontade e de sua natureza mais ou menos depurada.
91 – A MATÉRIA CONSTITUI OBSTÁCULO AOS ESPÍRITOS?
- Não; eles penetram em tudo; o ar, a terra, as águas e mesmo o fogo lhes são igualmente acessíveis.
92 – OS ESPÍRITOS TÊM O DOM DA ABIQÜIDADE? POROUTRAS PALAVRAS, O MESMO ESPÍRITO PODE SE DIVIDIR OU EXISTIR EM VÁRIOS LUGARES AO MESMO TEMPO?
- Não pode haver divisão do mesmo Espírito, mas cada um é um centro que irradia em diversas direções e é por isso que parecem estar em vários lugares ao mesmo tempo.
Vês o Sol? É apenas um. No entanto, ilumina tudo ao redor e leva seus raios a longas distâncias; apesar disso, ele não se divide.
-TODOS OS ESPÍRITOS SE IRRADIAM COM O MESMO PODER?
- Muito longe disso; depende do grau de sua pureza.
(Cada Espírito é uma unidade indivisível, mas cada um deles pode irradiar seu pensamento em diversas direções sem com isso se dividir. É nesse sentido somente que se deve entender o dom da abiqüidade atribuída aos Espíritos. Tal como uma centelha que se projeta à distância, sua claridade pode ser percebida de todos os pontos do horizonte. Tal como, ainda, um homem que, sem mudar de lugar e sem se repartir, pode transmitir suas ordens, seus sinais e o movimento para diferentes pontos).
(CONTINUA AMANHÃ)