sábado, 31 de outubro de 2009

PENSAMENTO DO DIA

31 de Outubro de 2009

"Precisas impessoalizar-te para perceber a rede de serviço da qual participas."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

NÃO se irrite contra aqueles que o caluniam!

São benfeitores seus, que lhe estão sempre chamando a atenção para seus erros, reais ou possíveis.

Siga à frente!

A dor é o adubo que faz crescer em nós a produção evolutiva.

O arado que rasga o seio da terra é que permite a colheita abundante.

E as lágrimas fertilizam nosso coração, tornando possível um progresso maior...

ESPIRITISMO NO BRASIL

20ª Parte

BEZERRA DE MENEZES

SUAS OBRAS


Eu não acreditava nem deixava de acreditar na medicina medianímica, e confesso que propendia mais para a crença de que o tal médium era um especulador. Em desespero de causa, porém, eu recorreria a ele, mesmo que soubesse ser um curandeiro. Tentava um recurso desesperado, e fazia uma experiência sobre a mediunidade receitista.

Era preciso, porém, visto que se tratava de uma experiência, que eu tomasse todas as cautelas, para que ela me pudesse dar uma convicção fundada. Combinei com o Doutor Maia de Lacerda, completamente desconhecido de tal médium, ser ele que fizesse pessoalmente a consulta, recomendando-lhe que assistisse ao trabalho do médium, enquanto este escrevesse, e pedisse-lhe o papel, logo que acabasse de escrever, porque bem podia ter ele um médico hábil, por detrás do reposteiro, que lhe arranjasse aquelas peças.

É verdade que um médico, não sabendo de quem se tratava, visto que só dava ao médium o nome de batismo e a idade dos consulentes, não podia adivinhar-lhe os sofrimentos, mas, em todo o caso, eu queria ter a certeza de que era exclusivamente do médium, homem completamente ignorante de medicina.

O Doutor Lacerda fez como lhe recomendei, e trouxe-me o que, a meu respeito, escreveu o médium, que não podia reconhecer por meu próprio, “Adolfo”, não só por que há muitas pessoas com este nome, como porque sou conhecido geralmente por BEZERRA DEMENEZES, e bem poucos dos que não entretêm relações íntimas comigo sabem que me chamo Adolfo. Tomei o papel que dizia:

(continua amanhã)

VIVER BEM O PRESENTE - Padre Fábio de Melo

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

PENSAMENTO DO DIA

30 de Outubro de 2009

"Adapta-te à situação de estar diante do inusitado."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

TUDO tem sua hora própria.

“O próprio céu tem seu horário para as trevas e para a luz”

Aprenda com a Natureza!

Se em certas horas precisamos receber, não esqueça de que, noutras horas, temos obrigação de dar.

Ajude, pois, mas sem querer substituir-se a quem você ajuda.

Cada um precisa caminhar com seus próprios pés, para aprender a viver.

Saiba distinguir o momento oportuno de dar e receber.

ESPIRITISMO NO BRASIL

Décima Nona Parte

BEZERRA DE MENEZES

SUAS OBRAS


Embarquei com o livro, e, não tendo distração para a longa e fastidiosa viagem, disse comigo: ora, adeus! Não hei de ir para o inferno por ler isto; e, depois, é ridículo confessar-me ignorante de uma filosofia, quando tenho estudado todas as escolas filosóficas. Pensando assim, abri o livro e prendi-me a ela, como acontecera com a Bíblia. Lia, mas não encontrava nada que fosse novo para o meu Espírito e, entretanto, tudo aquilo era novo para mim! Dava-se em mim o que acontece muitas vezes a quem muito lê, e que um dia encontra uma obra onde se lhe deparam idéias, que já leu, mas não sabe em que autor.

Eu já tinha lido e ouvido tudo o que se acha em “O Livro dos Espíritos”, mas eu tinha a certeza de nunca haver lido obra alguma Espírita, e, portanto, me era impossível descobrir onde e quando me fora dado o conhecimento de semelhantes idéias!
Preocupei-me seriamente com este fato que me era maravilhoso e a mim mesmo dizia: parece que eu era Espírita inconsciente, ou, como se diz vulgarmente, de nascença, e que todas essas vacilações que meu Espírito sentia eram marchas e contramarchas que ele fazia, por descobrir o que lhe era conhecido e, porventura, obrigado a isto. Eis o que fui e em que crença vivi, até que me tornei Espírita.

Apesar de convencido da verdade do Espiritismo, eu nunca tinha assistido, nem tentado assistir a qualquer trabalho experimental, confirmativo sequer da comunicação dos Espíritos.

Tendo sido atacado de dispepsia, que me reduziu a um estado desesperador, sem que me tivesse proporcionado o menor alívio a medicina oficial, apesar de eu ter recorrido aos mais notáveis médicos desta capital, resolvi, depois de um sofrimento de cinco anos, recorrer a um médium receitista, em quem muito se falava, o Senhor João Gonçalves do Nascimento.

(continua amanhã)

AJUDANDO DEVE A NÓS AJUDAR - Padre Fábio de Melo

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

PENSAMENTO DO DIA

29 de Outubro de 2009

"Tua atitude determinará a realização ou não de certas etapas do Plano Evolutivo."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

O que importa antes de tudo é o momento presente.

O que foram nossos pais não tem importância; o que vale é o que você é agora.

O momento presente é o criador de seu amanhã.

Sua felicidade está baseada em seus pensamentos de hoje.

Somos escravos do ontem, mas somos donos de nosso amanhã!

Preste muita atenção ao momento que passa, ao que você está fazendo AGORA, porque do “AGORA’ depende seu “AMANHÔ.

ESPIRITISMO NO BRASIL

Décima Oitava Parte

BEZERRA DE MENEZES

SUAS OBRAS

A leitura foi sempre a minha distração predileta, mas dava-se a este respeito o mesmo que a respeito de escrever, abria um, outro, outro livro sobre ciência, sobre literatura, sobre o quer que fosse, mas não tolerava a leitura de uma página sequer.
Um dia, meu companheiro de consultório trouxe da rua um exemplar da Bíblia, tradução do padre Pereira de Figueiredo, entressachado de estampas finíssimas.

Tomei o livro, não para ler, que já não tentava semelhante exercício, mas para ver as estampas, com verdadeira curiosidade infantil. Passei todas em revista, mas no fim, senti desejo de ler aquele livro que encerrava minhas perdidas crenças, e também porque era vergonha para um homem de letras dizer que nunca o lera.

Comecei, pois, e esqueci-me a ler o belo livro, até perder a condução para minha casa; e, depois que cheguei à residência, sentia prazer em pensar que voltaria a lê-lo! Eu mesmo fiquei surpreendido do que se passava em mim.

Li toda a Bíblia e, quando mais lia, mais vontade tinha de continuar com aquela leitura. Quando acabei, eu sentia a necessidade de crer, não nessa crença imposta à fé, mas numa crença firmada na razão e na consciência. Onde lhe descobrir a fonte? Atirei-me à leitura dos livros sagrados, com ardor, com sede; mas sempre uma falha ao que meu Espírito reclamava.

Começaram a aparecer as primeiras notas espíritas no Rio de Janeiro; mas eu repelia semelhante Doutrina, sem conhecê-la nem de leve! Somente porque temia que ela perturbasse a tal ou qual paz que me trouxera ao Espírito a minha volta à religião de meus maiores, embora com restrições. Um colega (Doutor Joaquim Carlos Travassos), porém, tendo traduzido “O Livro dos Espíritos”, de Allan Kardec, fez-me de presente de um exemplar, que aceitei, por cortesia. Deu-mo na cidade, e eu morava em Tijuca, a uma hora de viagem de bonde.

(continua amanha)

SER FELIZ COM A PESSOA CERTA - Padre Fábio de Melo

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

PENSAMENTO DO DIA


28 de Outubro de 2009

"Tuas desarmonias e teu orgulho serão transformados pela irradiação da Grande Presença, sempre próxima."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

COLOQUE DEUS, conscientemente, em tudo o que faz, em todos os seus problemas.

E verificará que seus sofrimentos se transformarão em experiências e aprendizado.

Coloque DEUS em todos os seus pensamentos, e sua vida se transformará num hino de alegria e louvor, porque as dores se esvairão como as trevas, que desaparecem aos primeiros clarões das luzes da aurora...

O QUE É O ESPIRITISMO

ESPIRITISMO NO BRASIL

Décima Sétima Parte

BEZERRA DE MENEZES

SUAS OBRAS


Aos 19 anos, e naquela disposição de espírito, deixei a casa paterna, para vir fazer meus estudos na capital do Império, onde vivi, mesmo no tempo de estudante, sobre mim, sem ter a quem prestar obediência. Continuei na crença e práticas religiosas que eu trouxe do berço, mas, na convivência com os moços, meus colegas, em sua maior parte livrem pensadores, ateus, comecei batendo-me com eles e acabei concordando com eles, parecendo-me excelso não ter a gente que prestar conta de seus atos.

Não foi difícil esta mudança, pela razão de não ser firmada em fé raciocinada a minha crença católica; mas, apesar disto, a mudança não foi radical, porque nunca pude banir de toda a crença em DEUS e na alma. Houve em mim uma perturbação, de que nasceu a dúvida. Fiquei mais céptico do que cristão e cristão somente por aqueles dois pontos.

Em todo o caso deixei de ser católico e via os meus dois pontos luminosos por entre as nuvens.

Casei com uma moça católica, a quem de coração e sempre respeitei suas crenças, guardando nos seios de minha alma a descrença. No fim de quatro anos, fui subitamente batido pelo tufão da maior adversidade que me podia sobrevir: minha mulher me foi roubada pela morte, em vinte horas, deixando-me dois filhinhos, um de três anos e outro de um. Aquele fato produziu-me um abalo físico e moral, de prostrar-me.

As glórias mundanas, que havia conquistado mais por ela que por mim, tornaram-se me aborrecidas, senão odiosas, e, delas, coisas da terra, eu não via nada, nada encontrei que me fosse de lenitivo a tamanha dor. Sempre gostei de escrever, mas inutilmente tentava fazê-lo, porque, no fim de poucas linhas, tédio mortal se apoderava de mim.

(continua amanhã)

VENCENDO A MENTIRA - Padre Fábio de Melo

terça-feira, 27 de outubro de 2009

PENSAMENTO DO DIA

27 de Outubro de 2009

"Confia na orientação interna e saberás reconhecer a atitude para cada momento."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

NÃO limite o poder de sua vida!

Não pense que conseguirá tudo o que deseja, numa só existência.

Não confie, porque a vida é eterna, infindável.

Não pense também que, depois desta, irá iniciar uma vida diferente: nada disso!

Esta mesma vida é que continuará sempre.

Portanto, procure aumentar seus conhecimentos e aperfeiçoar-se, verificando como é rápido o momento atual, comparado com a eternidade!

O QUE É O ESPIRITISMO

ESPIRITISMO NO BRASIL

Décima Sexta Parte

BEZERRA DE MENEZES

SUAS OBRAS

BEZERRA DEMENEZES escreveu as seguintes obras literárias: “a Escravidão no Brasil e as medidas que convém tomar para extingui-la sem dano para a Nação” (1869). “Breves considerações sobre as secas do Norte” (1877). “A Casa Assombrada”. “A Loucura sob Novo Prisma”. “A Doutrina Espírita” ou “Uma Carta de Bezerra de Menezes”. “Casamento e Mortalha” (romance inacabado). “Discursos Parlamentares” (reunidos por Freitas Nobre). “Estudos Filosóficos” em três volumes. “Mensagens Psicografadas” (reunidas por Freitas Nobre). “Os Carneiros de Panurgio”. “A Criança Tal Como é”.”Doutrina Espírita como Philosofia”. “O Bandido”. “História de um Sonho”. “Perola Negra”. “Evangelho do Futuro”. “Os Mortos que Vivem”. “Segredos da Natura” e “Lázaro, o Leproso”. Traduziu o livro “Obras Póstumas” de Allan Kardec e publicou também várias biografias de homens célebres, como Visconde do Uruguai e o Visconde de Carvalas.

ESCRITOS DE BEZERRA DE MENEZES.

Explanação sobre sua aproximação com a Doutrina Espírita e como ela transformou sua vida, publicada na revista “Reformador” em 15 de outubro de 1892.

“Nasci e criei-me, até aos 18 anos, no seio de uma família tradicionalmente católica, que levava a sua crença até a aceitação de um absurdo, por mais repugnante que fosse, imposto à fé passiva dos crentes, pela Igreja Romana. Aprendi aquela Doutrina e acostumei-me às suas práticas, mas empiricamente, seria procurar a razão da minha crença.

Dois pontos, entretanto, me apareciam luminosos no meio daquela névoa; eram: a existência da alma, responsável por suas obras, e a de DEUS, criador da alma e de tudo o que existe. Ao demais, eu considerava sagrado tudo o que meus pais me ensinavam a crer e a praticar; a religião católica, apostólica e romana.

(continua amanhã)

SOFRER PELO QUE VALE A PENA - Padre Fábio de Melo

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

PENSAMENTO DO DIA


26 de Outubro de 2009


"À medida que te elevares, cada vez menos terás junto a ti os que sugam a energia criadora."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

NÃO esqueça de que, qualquer que seja sua posição na vida, há sempre dois níveis a observar: os que estão acima e os que estão abaixo de você.

Procure colocar-se algumas vezes na posição de seus chefes; e outras vezes na posição de seus subordinados.

Assim, você poderá compreender ao vivo os problemas que surgem dos dois lados.

E, desta forma, poderá ajudar melhor uns e a outros.

O QUE É O ESPIRITISMO

ESPIRITISMO NO BRASIL

Décima Quinta Parte

BEZERRA DE MENEZES


Em 1889 iniciou como presidente da Casa de Ismael, o estudo metódico do “O Livro dos Espíritos” e os escritos de Roustaing, em sessões semanais no salão da FEB. Quando vice-presidente da entidade, entre 1890 e 1891, traduziu o livro “Obras Póstumas”, de Allan Kardec, publicado em 1892. Durante vários anos presidiu o Centro Espírita do Brasil, fundado em 21 e abril de 1889 e foi Diretor do Centro da União Espírita de Propaganda do Brasil, que foi reorganizado em quatro de abril de 1894. Em 1892 publica o romance “Lázaro, o Leproso”.

Em 1893, a convulsão provocada no Brasil pela Revolta da Armada, ocasionou o fechamento de todas as sociedades espíritas ou não. No Natal do mesmo ano, o médico encerrou a série de “Estudos Filosóficos” que vinha publicando no jornal “O Paíz”. Em 1895, o movimento espírita do país, desunido e desestimulado na época, com duas correntes de estudos: uma tendendo para o cientificismo e outra que mantinha a matriz original como filosofia e religião. A Federação Espírita Brasileira estava com as finanças arruinadas e com cargo da presidência vago. Aos 63 anos, BEZERRA DE MENEZES foi o único capaz de reaglutinar o movimento espírita e foi indicado como o novo Presidente. Eleito em três de agosto de 1895, imprimiu uma orientação evangélica nos trabalhos da FEB, estabelecendo a divisa: DEUS, CRISTO E CARIDADE, como máxima. Essa determinação norteou e movimento e aglutinou os espíritas do país.
Em dezembro de 1899, BEZERRA DE MENEZES foi acometido por uma congestão cerebral (ou um acidente vascular cerebral) e desencarnou em 11 de abril de 1900, às onze e meia, recebendo honras da Câmara Municipal da Corte por sua conduta e pelos serviços prestados aos necessitados. Já o jornal “O Paiz”, sob direção de Quintino Bocaiúva, destacava em sua primeira página: “Revestiram-se de uma solenidade augusta as derradeiras homenagens prestadas a este eminente brasileiro. Desde que se divulgou a notícia de seu traspasse, até uma parte do dia de ontem, uma incessante romaria se estabeleceu em demanda da sua habitação. Eram os pobres, os humildes e necessitados, no anonimato de sua condição em que, não raro, brilham excelsas virtudes, que lhe iam render o tributo da saudade e do reconhecimento, conquistados a golpes de bondade, e cujos soluços e lamentações se confundiam com os da pobre família desolada.

Hoje, BEZERRA DE MENEZES é Coordenador no Plano Espiritual Superior (nome dado ao plano dos Espíritos elevados) da Revolução Mundial dos Espíritos da Luz Celeste na Quarta Revelação ( Religião de DEUS).

(continua amanhã)

MUDANDO AOS POUCOS - Padre Fábio de Melo

domingo, 25 de outubro de 2009

PENSAMENTO DO DIA

25 de Outubro de 2009

"Dá a cada um o alimento que necessita para superar o próprio ego."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

SEM esforço de nossa parte jamais atingiremos o alto da montanha.

Não desanime no meio da estrada: siga à frente, porque os horizontes se tornarão amplos e maravilhosos à medida que for subindo.

Mas não se iluda, pois só atingirá o cimo da montanha se estiver decidido a enfrentar o esforço da caminhada.

O QUE É O ESPIRITISMO

ESPIRITISMO NO BRASIL

Décima Quarta Parte

BEZERRA DE MENEZES


Como médico, atendia a qualquer hora, adota a homeopatia como método e filosofia de trabalho. Por sua dedicação aos doentes é apelidado de “Médico dos Pobres”. BEZERRA atendia gratuitamente aqueles que não podiam pagar. Sua fama continua a se espalhar e o consultório do centro da cidade começou a ficar movimentado, também com clientes que pagavam. O dinheiro que recebia no consultório era gasto com os seus pobres em remédios, roupas ou simplesmente auxílio em dinheiro.

Para BEZERRA DE ENEZES a função de médico tinha o mais elevado conceito, por isso, ele dizia: “Um médico não tem o direito de terminar uma refeição, nem de perguntar se é longe ou perto, quando um aflito qualquer lhe bate à porta. O que não acode por estar com visitas, por ter trabalhado muito e achar-se fatigado, ou por ser alta hora da noite, mau o caminho ou o tempo, ficar longe ou no morro, o que, sobretudo pede um carro a quem não tem com que pagar a receita, ou diz a quem lhe chora à porta que procure outro – esse não é médico, é negociante da medicina, que trabalha paras recolher capital e juros dos gastos de formatura. Esse é um desgraçado, que manda para outro o anjo da caridade que lhe veio fazer uma visita e lhe trazia a única espórtula que podia saciar a sede de riqueza do seu Espírito, a única que jamais se perderá nos vaivens da vida”.

Em 1887, MENEZES começou a escrever uma série chamada “Espiritismo, Estudos Filosóficos”, que saía aos domingos no jornal “O Paíz”, sob o pseudônimo de Max. Vale lembrar que na época esse era o jornal mais lido do Brasil. Continuaria a série de artigos até o Natal de 1894. Usando o mesmo pseudônimo escreveria ainda para dois outros jornais de circulação regional.

Em 1888, Dr. BEZERRA perde dois filhos. Reagiu e continuou trabalhando. Durante cinco anos, escreveu sobre a Doutrina, elucidou muitas pessoas e aproximou outras tantas para a Doutrina Espírita.

(continua amanhã)

SER RADICAL - Padre Fábio de Melo