sábado, 3 de outubro de 2009

PENSAMENTO DO DIA


03 de Outubro de 2009


"Lava-te nas águas puras da decisão e deixa-te transformar pela energia de teu interior."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

NÃO perca sua serenidade!

Quando a irritação nos move, a saúde se descontrola, os órgãos se perturbam e sofremos terrivelmente.

Se o amigo o traiu, se sua parenta inventou uma calúnia, se aquele a quem você ajudou cometeu uma injustiça, uma ingratidão, perdoe!!

São pessoas enfermas: tenha pena delas.

Mas você, não perca sua serenidade, não dê a entender que foi atingido.

O QUE É O ESPIRITISMO

CAPÍTULO TERCEIRO

SOLUÇÃO DE ALGUNS PROBLEMAS

PELA DOUTRINA ESPÍRITA

PLURALIDADE DOS MUNDOS

O HOMEM DURANTE A VIDA TERRESTRE

Décima Quarta Parte.

140 – Não se poderia admitir, segundo a idéia de algumas pessoas, que a alma não encarna senão uma vez, e que ela cumpre seu progresso no estado de Espírito, ou em outras esferas?

Essa proposição seria admissível se não houvesse sobre a Terra senão homens do mesmo grau moral e intelectual, caso em que se poderia dizer que a Terra está afetada a um grau determinado; ora, tem-se, diante de si, a prova contrária. Não se compreenderia, com efeito, que o selvagem não possa alcançar a civilização neste mundo, uma vez que há almas mais avançadas encarnadas sobre o mesmo globo, de onde é preciso concluir que a possibilidade da pluralidade das existências terrestre resulta dos próprios exemplos que se tem sob os olhos. Se fora de outro modo, seria preciso explicar: primeiro, por que só a Terra teria o monopólio das encarnações? Segundo, por que, tendo esse monopólio, aí se encontram almas encarnadas em todos os graus?

141 – Por que se encontram, no meio de sociedades civilizadas, seres de uma ferocidade semelhante à dos selvagens mais bárbaros?

São Espíritos muito inferiores, saídos de raças bárbaras, e que ensaiaram se reencarnar num meio que não é o seu, e onde se encontram deslocados, como se um camponês se encontrasse de repente transportado para as altas rodas sociais.

NOTA:- Não se poderia admitir sem denegar a DEUS toda justiça e toda bondade, que a alma do criminoso endurecido tenha, na vida atual, o mesmo ponto de partida que a de um homem cheio de todas as virtudes. Se a alma não é anterior ao corpo, a do criminoso e a do homem de bem são tão novas uma como a outra; por que uma seria boa e a outra má?

(continua amanhã)

FILHO DO CÉU - Padre Fábio de Melo

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

PENSAMENTO DO DIA

02 de Outubro de 2009

"Na escuridão terás os passos iluminados por tua mônada, teu espírito."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

APRENDA a respirar.

A respiração é a nossa principal função biológica e através dela fornecemos ao organismo a vida e a saúde, trazidas a nós pela Energia Cósmica.

Tudo o que vive, respira: plantas, animais e criaturas humanas.

Se impedirmos a respiração, dá-se o fenômeno da morte.

A respiração é a fonte da vida.

Cada vez que aspiramos, introduzimos no organismo a Energia Cósmica, que é Fluido Divino.

Aprenda a respirar conscientemente e evitará numerosas doenças.

O QUE É O ESPIRITISMO

CAPÍTULO TERCEIRO

SOLUÇÃO DE ALGUNS PROBLEMAS

PELA DOUTRINA ESPÍRITA

PLURALIDADE DOS MUNDOS

O HOMEM DURANTE A VIDA TERRESTRE

Décima Terceira Parte.

137 – Qual a causa dos sonhos?

Os sonhos são o resultado da liberdade do Espírito durante o sono; algumas vezes, é a lembrança de lugares e de pessoas que o Espírito viu ou visitou nesse estado. (O Livro dos Espíritos: Emancipação da alma, sono, sonhos, sonambulismo, segunda vista, letargia, etc. nº 400 e seguinte – O Livro dos Médiuns: Evocação de pessoas vivas, nº 284 – Revista Espírita, 1860, pág. 11: O Espírito de um lado e o corpo do outro – Idem, 1860, pág. 81: Estudo das pessoas vivas)

138 – De onde vêm os pressentimentos?

São lembranças vagas e intuitivas do que o Espírito aprendeu nesses momentos de liberdade e, algumas vezes, advertências ocultas dadas pelos Espíritos benevolentes.

139 – Por que há, sobre a Terra, selvagens e homens civilizados?

Sem a preexistência da alma, esta questão é insolúvel, a menos que se admita que DEUS criou almas selvagens e almas civilizadas, o que seria a negação da sua justiça. Por outro lado, a razão recusa admitir que, depois da morte, a alma do selvagem permaneça perpetuamente num estado de inferioridade, nem que ela esteja na mesma posição da do homem esclarecido.

Admitindo-se para as almas, um mesmo ponto de partida, única doutrina compatível com a justiça de DEUS, a presença simultânea da selvageria e da civilização sobre a Terra é uma fato material, que prova o progresso que uns cumpriram e os outros podem realizar. A alma do selvagem alcançara, pois, com o tempo, o grau da alma civilizada; mas como todos os dias morrem selvagem, sua alma não pode alcançar esse grau senão nas encarnações sucessivas, cada vez mais aperfeiçoadas e apropriadas ao seu adiantamento, passando por todos os graus intermediários entre os dois pontos extremos.

continua amanhã)

CONTRÁRIOS - Padre Fábio de Melo

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

PENSAMENTO DO DIA

01 DE OUTUBRO DE 2009

" Só existe dois dias em que nada pode ser feito.

Um se chama Ontem e o outro se chama Amanhã.

Portanto, hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer, e

principalmente viver. "

(S.S. Dalai Lama)

MINUTO DE SABEDORIA

SE tiver que discutir, faça-o com serenidade.

Lembre-se que seu adversário tem os mesmo direitos que você, de fazer-se ouvido.

Ouça-o com a mesma atenção que gosta de receber.

Não tumultue a discussão: os direitos dele são iguais aos seus.

E, quem sabe, muitas vezes a razão estará com ele.

Então discuta com serenidade, e conquiste fama de sábio e de homem bem educado.

O QUE É O ESPIRITISMO

CAPÍTULO TERCEIRO

SOLUÇÃO DE ALGUNS PROBLEMAS

PELA DOUTRINA ESPÍRITA

PLURALIDADE DOS MUNDOS

O HOMEM DURANTE A VIDA TERRESTRE

Décima Segunda Parte.

135 – Por que há idiotas e cretinos?

A posição dos idiotas e dos cretinos seria a menos conciliável com a justiça de DEUS, na hipótese da unicidade da existência. Por miserável que seja a condição na qual um homem nasceu, ele pode dela sair pela inteligência e pelo trabalho; mas o idiotas e o cretino são votados, desde o nascimento até a morte, ao embrutecimento e ao desprezo; não há para eles nenhuma compensação possível. Por que, pois, sua alma teria sido criada idiota?

Os estudos espíritas, feitos sob os cretinos e os idiotas, provam que sua alma é tão inteligente quanto a dos outros homens; que essa enfermidade é uma expiação infligida aos Espíritos por terem abusados da sua inteligência, e que sofrem cruelmente em se sentirem aprisionados aos laços que não podem quebrar, e no desprezo do que se vêem objeto, quando, talvez, tenham sido incensados na sua existência precedente. (Revista Espírita, 1860, pág. 173; O Espírito de um idiota – Idem, 1861, pág. 311: Os cretinos).

136 – Qual é o estado da alma durante o sono?

Durante o sono só o corpo repousa, mas o Espírito não dorme. As observações práticas provam que, nesse instante, o Espírito goza de toda a sua liberdade e da plenitude das suas faculdades. Ele aproveita o repouso do corpo e os momentos em que sua presença nele não é necessária, para agir livremente e ir onde quer. Durante a vida, a qualquer distância que se transporte, o Espírito está sempre ligado ao corpo por um laço fluídico, que serve para chamá-lo, desde que sua presença seja necessária; esse laço não se rompe senão na morte.

(continua amanhã)

LUZ DIVINA - Padre Fábio de Melo

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

PENSAMENTO DO DIA

30 de Setembro de 2009

" Deixa-te tocar pela Verdade, e o medo se esvaecerá."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

JAMAIS use palavras que façam seu companheiro desanimar no caminho do bem!

Não lance aos outros o veneno que lhe haja penetrado na alma.

Se você tiver tido um decepção, avise-o de que poderá vir a sofrer, mas conforme sua alma.

O desalento é um veneno.

Não envenene seus amigos!

Dê-lhes alegria, que é o melhor remédio que o céu fornece aos homens, capaz de curar todas as chagas.

O QUE É O ESPIRITISMO

CAPÍTULO TERCEIRO

SOLUÇÃO DE ALGUNS PROBLEMAS

PELA DOUTRINA ESPÍRITA

PLURALIDADE DOS MUNDOS

O HOMEM DURANTE A VIDA TERRESTRE

Décima Primeira Parte

134 – Por que uns nascem na inteligência e outros na opulência? Por que há pessoas que nascem cegas, surdas ou atacadas de enfermidades incuráveis, enquanto que outras têm todas as vantagens físicas? É isso efeito do acaso ou da Providência?

Se for efeito do acaso, não o é da Providência, se é efeito da Providência, pergunta-se onde está sua bondade e sua justiça? Ora, é porque não compreenderam a causa desses males, que muitas pessoas são levadas a acusá-la. Compreende-se que aquele que se torna miserável ou enfermo por suas imprudências ou seus excessos, seja punido pelo que pecou; mas se a alma é criada ao mesmo tempo que o corpo, que fez ela para merecer semelhantes aflições, desde o seu nascimento, ou para delas estar isenta? Se admitimos a justiça de DEUS, deve-se admitir que esse efeito tem uma causa; se essa causa não está nessa vida, deve ser de antes dela, porque em todas as coisas, a causa deve preceder o efeito; por isso, é preciso, pois, que a alma tenha vivido e que tenha merecido uma expiação. Os estudos espíritas nos mostram, com efeito, que mais de um homem que nasceu na miséria, foi rico e considerado em uma existência anterior, mas fez mau uso das fortuna que DEUS lhe deu para gerir; que mais de um individuo, que nasceu na vileza, foi orgulhoso e poderoso; no-lo mostram, às vezes submetido às ordens daquele mesmo ao qual comandou com dureza, sob maus tratos e a humilhação que fez os outros suportarem.

Uma vida penosa não é sempre uma expiação; freqüentemente, é uma prova escolhida pelo Espírito, que vê um meio de se adiantar mais rapidamente, se a suporta com coragem. A riqueza é também uma prova, porém, mais perigosa que a da miséria, pelas tentações que dá e os abusos que provoca; o exemplo daqueles que a viveram também prova que é uma daquelas em que, freqüentemente, saem menos vitoriosos.

A diferença de posições sociais seria a maior das injustiças, quando não resulta da conduta atual, se ela não devesse ter uma compensação. É a convicção que se adquire desta verdade pelo Espiritismo, que dá a força para suportar as vicissitudes da vida e aceitar a sorte sem invejar a dos outros.

(continua amanhã)

CARA DE FAMILIA - Padre Fábio de Melo

terça-feira, 29 de setembro de 2009

PENSAMENTO DO DIA

29 de Setembro de 2009

"Quando chegares ao alto e te entregares ao Infinito, iniciarás tua trajetória cósmica."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

FIXE seu olhar no lado belo da vida!

Há tanta coisa para ser contemplada e apreciada!

As moscas buscam as chagas, num corpo inteiramente limpo.

As abelhas buscam as flores, mesmo no meio de um pântano.

Seja como as abelhas!

Embora tudo em torno seja lama, procure com atenção, que há de descobrir uma pequenina flor, que venha alegrar sua alma.

Fixe o olhar no lado belo da vida!

O QUE É O ESPIRITISMO

CAPÍTULO TERCEIRO

SOLUÇÃO DE ALGUNS PROBLEMAS

PELA DOUTRINA ESPÍRITA

PLURALIDADE DOS MUNDOS

O HOMEM DURANTE A VIDA TERRESTRE

Décima Parte

131 – Qual a origem do bem do mal sobre a Terra, e por que há mais mal do que bem?

A origem do mal sobre a Terra resulta da imperfeição dos Espíritos que ai estão encarnados. A predominância do mal decorre de que, sendo a Terra um mundo inferior, a maioria dos Espíritos que a habitam são, eles mesmos, inferiores, ou progrediram pouco. Nos mundos mais avançados, onde não são admitidos a se encarnarem senão espíritos depurados, o mal é desconhecido, ou em minoria.

132 – Qual é a causa dos males que afligem a Humanidade?

A Terra pode ser considerada, ao mesmo tempo, como um mundo de educação para os Espíritos pouco avançados, e de expiação para os espíritos culpados. Os males da Humanidade são a conseqüência da inferioridade moral da maioria dos Espíritos encarnados. Pelo contato de seus vícios, eles se tornam reciprocamente infelizes e se punem uns aos outros.

133 – Por que o mal freqüentemente prospera, enquanto que o homem de bem é alvo de todas as aflições?

Para aquele que não vê senão a vida presente, e que a crê única, isso deve parecer uma soberana injustiça. Não ocorre o mesmo quando se considera a pluralidade das existências, e a brevidade de cada uma com relação à eternidade. O estudo do Espiritismo prova que a prosperidade do mal tem terríveis conseqüências nas existências seguintes; que as aflições do homem de bem são ao contrário, seguidas de uma felicidade tanto maior e durável quanto ele as suportou com mais resignação; é para ele como um dia feliz em toda uma existência de prosperidade.

(continua amanhã)

TEM CALMA - Padre Fábio de Melo

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

PENSAMENTO DO DIA

28 de Setembro de 2009

"Quando ascendes às montanhas tua visão se amplia."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

O amor e a alegria são os elementos básicos para conquistarmos amizades e as conservarmos.

E são básicos, também, para nossa paz mental.

Demonstre amor e alegria em todas as oportunidades, e veja que a paz nasce dentro de você.

A felicidade não pode estar em nada que esteja fora de você.
Busque-a dentro de você mesmo, pois a Felicidade é DEUS, e DEUS mora dentro de você.

O QUE É O ESPIRITISMO

CAPÍTULO TERCEIRO

SOLUÇÃO DE ALGUNS PROBLEMAS

PELA DOUTRINA ESPÍRITA

PLURALIDADE DOS MUNDOS

O HOMEM DURANTE A VIDA TERRESTRE

NONA PARTE

128 – O homem tem seu livre arbítrio ou está submetido à fatalidade?

Se a conduta do homem estivesse submetida à fatalidade, ele não teria nem responsabilidade do mal, nem mérito do bem; desde então toda punição seria injusta e toda recompensa sem sentido. O livre arbítrio do homem é uma conseqüência da justiça de DEUS, é o atributo que lhe dá sua dignidade e o eleva acima de todas as outras criaturas. Isso é tão verdadeiro que a estima dos homens, uns pelos outros, está em razão do livre arbítrio; aquele que o perde acidentalmente, por doença, loucura, embriaguez ou idiotia, é lamentado ou desprezado.

O materialismo, que faz depender do organismo todas as faculdades morais e intelectuais, reduz o homem ao estado de máquina, sem livre arbítrio, por conseqüência, sem responsabilidade do mal e sem o mérito do bem que ele faz. (Revista Espírita, 1861, pág. 76: A Cabeça de Garibaldi – Idem, 1862, pág. 97: Frenologia espiritualista).

129 – DEUS criou o mal?

DEUS não criou o mal, mas estabeleceu leis e essas leis são sempre boas, porque ELE é soberanamente bom e justo; aquele que as observasse fielmente, seria perfeitamente feliz; mas os Espíritos, tendo o seu livre arbítrio, não as observaram sempre, e o mal lhes resultou pelas suas infrações a essas leis.

130 – O homem nasce bom ou mal?

É preciso distinguir a alma e o homem. A alma é criada simples e ignorante, quer dizer, nem boa, nem má, mas suscetível, em virtude do seu livre arbítrio, de tomar o caminho do bem ou do mal, ou melhor, dizendo, de observar ou infringir as leis de DEUS. O homem nasce bom ou mal conforme seja a encarnação de um Espírito adiantado ou atrasado.

(continua amanhã)

O CADERNO - Padre Fábio de Melo

domingo, 27 de setembro de 2009

PENSAMENTO DO DIA


27 de Setembro de 2009


"Para trilhar a Senda da Revelação é preciso pureza, fidelidade e fé."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

SE alguém não o compreende, aceite e siga em frente!

Não guarde em seu coração magoas ou ressentimentos, medo e tristeza.
Caminhe para frente!

Quanta gente espera de você apoio, compreensão e carinho!

Se não o compreendem, não se importe.

Aceite e siga em frente, porque todos os caminhos encontraremos sempre lições preciosas, que nos farão progredir.

O QUE É O ESPIRITISMO

CAPÍTULO TERCEIRO

SOLUÇÃO DE ALGUNS PROBLEMAS

PELA DOUTRINA ESPÍRITA

PLURALIDADE DOS MUNDOS

O HOMEM DURANTE A VIDA TERRESTRE

Oitava Parte

125 – Qual é a causa das simpatias e das antipatias entre pessoas que se vêem pela primeira vez?

São pessoas, o mais freqüentemente, que se conheceram, e algumas vezes se amaram, numa existência precedente, e que, se reencontrando, são atraídas uma para outra.
As antipatias instintivas provêm também freqüentemente, de relações anteriores.

Esses dois sentimentos podem ainda ter uma outra causa. O Perispírito irradia ao redor do corpo uma espécie de atmosfera impregnada das qualidades boas ou más do Espírito encarnado. Duas pessoas que se encontram, pelo contato dos fluidos, experimentam a impressão da sensitiva; essa impressão é agradável ou desagradável e os fluidos tendem a se confundirem, ou a se repelirem, segundo sua natureza semelhante ou dessemelhante.

É assim que se pode explicar o fenômeno da transmissão do pensamento. Pelo contato dos fluidos, duas almas se compreendem de alguma maneira uma à outra; elas se adivinham e se compreendem sem se falarem.

127 – Qual é a origem do sentimento chamado de consciência?

É uma lembrança intuitiva do progresso realizado nas precedentes existências, e de resoluções tomadas pelo Espírito antes da encarnação, resoluções que ele não tem sempre força de tomar como homem.

(continua amanhã)

VIDA - PADRE FÁBIO DE MELO