sábado, 6 de dezembro de 2008

MINUTO DE SABEDORIA

SUA irritação não solucionará problema algum!

Medite na grande vantagem de não se irritar, para não prejudicar a sua saúde.

Se você não se irritar, seu interlocutor voltará aos poucos à serenidade, e todos poderão entender-se.

Seja calmo.

Pense bastante antes de falar.

E não se irrite, porque a irritação não pode solucionar nenhum problema!

A REALEZA DE JESUS

O Reino de JESUS não é desse mundo, é o que cada um compreende. Mas sobre a Terra não terá também uma realeza O título de rei na implica sempre no exercício de um poder temporal. Ele é dado por um consentimento unânime àquele que seu gênio coloca em primeiro plano em uma ordem de idéias quaisquer, que domina seu século e influi sobre o progresso da Humanidade. É nesse sentido que se diz: O rei ou o príncipe dos filósofos, dos artistas, dos poetas, dos escritores, etc. Essa realeza, nascida do mérito pessoal, consagrada pela posteridade, não tem, freqüentemente, uma preponderância maior do que aquele que leva o diadema? Ela é imperecível, enquanto que a outra é o jogo das vicissitudes: Ela é sempre abençoada pelas gerações futuras, enquanto que a outra, por vezes, é amaldiçoada. A realeza terrestre acaba com a vida; A realeza moral governa ainda, e sobretudo, depois da morte. A esse título JESUS não é um Rei mais poderoso que muitos potentados? Foi, pois, com razão que disse a Pilatos: “Eu sou Rei, mas meu reino não é deste mundo”.

(Trecho extraído do Evangelho Segundo o Espiritismo)

REENCARNAÇÃO - HISTORIAS DE VIDAS PASSASAS - Parte II

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

MINUTO DE SABEDORIA

SE suas palavras forem ásperas e duras, se em todas as criaturas você descobrir um adversário, a vida se tornará uma tortura!

No entanto, repare que a Terra é uma escola sagrada.

E você poderá ser feliz, se conseguir ver em todos a boa vontade que os anima.

Atraia para sua convivência amigos devotados, por meio de suas palavras, mas sobretudo de seus pensamentos voltados sempre para o amor e o serviço do próximo.

A ERA NOVA - Parte III

Santo Agostinho é um dos maiores divulgadores do Espiritismo. Ele se manifesta quase sempre por toda parte.A razão disso encontramos na vida desse grande filósofo cristão, que pertence a essa vigorosa falange dos Pais da igreja, aos quais a cristandade deve seus mais sólidos alicerces. Como muitos, foi arrancado ao paganismo, dizemos melhor, a impiedade mais profunda, pelo esplendor da verdade. Quando, em meio aos seus excessos, sentiu em sua alma essa vibração estranha que o chamava para si mesmo, e lhe fez compreender que a felicidade estava em algum lugar e não nos prazeres enervantes e fugidios, quando, enfim, sobre sua estrada de Damasco também ouviu a voz santa lhe exclamar: Saulo, Saulo, porque me persegues? Ele exclamou: Meu DEUS! Meu DEUS! Perdoa-me, eu creio, eu sou cristão! Depois, então, tornou-se um dos mais firmes sustentáculos do Evangelho. Podem-se ler, nas confissões notáveis que nos deixou esse eminente Espírito, as palavras, ao mesmo tempo, características e proféticas, que pronunciou depois de ter perdido Santa Mônica: “Eu estou persuadido de que minha mãe voltará a me visitar e me dar conselhos, revelando-me o que nos espera na vida futura”. Que ensinamento nessas palavras, e que previsão brilhante da futura doutrina! É por isso que, hoje, vendo chegada a hora para a divulgação da verdade que ele havia pressentido outrora, se fez dela o ardente propagador, e se multiplica, por assim dizer, para responder a todos aqueles que o chamaram.

NOTA: Santo Agostinho vem, pois, destruir aquilo que edificou? Seguramente que não. Mas, como tantos outros, ele vê com os olhos do espírito o que não via como homem. Sua alma liberta entrevê novas claridades e compreende o que não compreendia antes. Novas idéias lhe revelaram o verdadeiro sentido de certas palavras. Sobre a Terra, julgava as coisas segundo os conhecimentos que possuía, mas, quando uma nova luz se fez para ele, pôde julgá-las mais judiciosamente. Foi assim que mudou de idéia sobre sua crença concernente aos Espíritos incubos e súcubos, sobre a censura que havia lançado contra a teoria dos antípodas. Agora com o Cristianismo lhe aparece em toda a sua pureza, pode ele, sobre certos pontos, pensar diferentemente do que quando vivo, sem deixar de ser o apóstolo cristão. Pode, sem renegar sua fé, fazer-se o propagador do Espiritismo, porque nele vê o cumprimento das coisas preditas. Proclamando-o, hoje, não faz senão nos conduzir a uma interpretação mais sã e mais lógica dos textos. Assim ocorre com outros Espíritos que se encontram em posição análoga.

(Trecho extraído do Evangelho Segundo o Espiritismo)

REENCARNAÇÃO - HISTORIAS DE VIDAS PASSADAS -Parte I

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

MINUTO DE SABEDORIA

AJUDE, mesmo conversando!

Uma boa palavra, um sorriso de incentivo, um pensamento construtor são, muitas vezes, o ponto de partida para uma grande vitória daqueles que nos cercam.

Se observar tristeza ou preocupação, procure ajudar.

Se não puder agir, fale.

Se não puder falar, ao menos pense firmemente, desejando a felicidade e esta atingirá seu objetivo.

Mas, ajude sempre!

A ERA NOVA - Parte II

Um dia, DEUS, na sua caridade inesgotável, permitiu ao homem ver a verdade dissipar as trevas. Esse dia foi advento do CRISTO. Depois da luz viva, as trevas voltaram. O mundo, depois das alternativas de verdade e de obscuridade, se perdeu de novo. Então, à semelhança dos profetas do Antigo Testamento, os Espíritos se põem a falar e a lhes advertir. O mundo foi abalado em suas bases. O raio estourará. Sejam firmes.

O Espiritismo é de ordem divina, uma vez que repousa sobre as próprias leis da Natureza, e creiam que tudo o que é de ordem divina tem um objetivo grande e útil. Seu mundo se perdia, a ciência, desenvolvida às expensas do que é de ordem moral, em tudo lhes conduzindo ao bem estar material, revertia em proveito do espírito das trevas. Vocês sabem, cristãos, o coração e o amor devem caminhar unidos à ciência. O reino do CRISTO, após dezoito séculos, e malgrado o sangue de tantas mártires, ainda não chegou. Cristãos, tomem ao Mestre que quer lhes salvar. Tudo é fácil àquele que crê e que ama. O amor enche-o de uma alegria inefável. Sim, meus filhos, o mundo está abalado, os bons Espíritos vo-lo dizem sempre. Curvem sob o sopro precursor da tempestade, a fim de não serem derrubados, quer dizer, preparem-se, e não lhes assemelhem às virgens estouvadas que foram apanhados de surpresa à chegada do esposo.

A revolução que se prepara é antes moral que material. Os grandes Espíritos, mensageiros divinos, insuflam a fé para que todos vocês, obreiros esclarecidos e ardentes, façam ouvir sua humilde voz. Porque vocês são o grão de areia, mas sem grãos de areia não haveria montanhas. Assim, pois, que estas palavras “nós somos pequenos”, não teria mais sentido para vocês.a cada um sua missão, a cada um seu trabalho. A formiga não constrói o edifício da sua república e os animálculos imperceptíveis não erguem os continentes? A nova cruzada começou. Apóstolos da paz universal e não de uma guerra. São Bernardos modernos, olhem e marchem em frente. A lei dos mundos é a lei do progresso.

(Trecho extraído do Evangelho Segundo o Espiritismo)

VIDAS PASSADAS CASO 4 - 3ª Parte - Final

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

MINUTO DE SABEDORIA

A cada um de nós compete uma tarefa especifica, na difusão do bem.

Erga-se, para trabalhar, porque as tarefas são muitas e importantes, e poucos são os que têm consciências delas.

Ajude o mundo, para que o mundo possa ajudá-lo.

Estenda seus braços eficientes no cultivo do Bem, para que, quando os recolher, os traga cheios de frutos abençoados da felicidade e do amor.

A ERA NOVA - Parte I

DEUS é único, e Moisés, o Espírito que DEUS enviou em missão para o fazer conhecer, não somente aos Hebreus, mas ainda aos povos pagãos. O povo hebreu foi o instrumento de que DEUS se serviu para fazer sua revelação por Moisés e pelos profetas, e as vicissitudes desse povo eram destinadas a impressionar os olhos e fazer cair o véu que escondia a divindade aos homens.

Os mandamentos de DEUS dados por Moisés trazem o germe da mais ampla moral cristã. Os comentários da Bíblia limitavam-lhe o sentido, porque, postos em prática em toda a sua pureza, ela não teria sido, então, compreendida. Mas nem por isso, os dez mandamentos de DEUS deixaram de permanecer como o frontispício brilhante, como o farol que deveria iluminar a Humanidade no caminho que haveria de percorrer.

A moral ensinada por Moisés era apropriada ao estado de adiantamento no qual se encontravam os povos que ela foi chamada regenerar, esses povos, semi-selvagens quanto ao aperfeiçoamento de sua alma, não teriam compreendido que se pode adorar a DEUS de outro modo que pelo holocausto, nem que se precisasse perdoar a um inimigo. Sua inteligência, notável do ponto de vista da matéria, e mesmo sob o das artes e das ciências, eram muito atrasada em moralidade, e não se teriam convertido sob o império de uma religião inteiramente espiritual. Era-lhes preciso uma representação semimaterial, tal qual lhe oferecia, então, a religião hebraica. Assim os holocaustos falavam aos seus sentidos, enquanto a idéia de DEUS falava ao seu espírito.

O CRISTO foi o iniciador da moral mais pura e mais sublime. A moral evangélica cristã que deve renovar o mundo, aproximar os homens e torná-los irmãos. Que deve fazer jorrar de todos os corações humanos a caridade e o amor ao próximo, e criar entre todos os homens uma solidariedade comum. De uma moral, enfim, que deve transformar a Terra, e dela fazer uma morada para os Espíritos superiores àqueles que a habitam hoje. É a lei do progresso, à qual a Natureza está submetida, que se cumpre, e o Espiritismo é a alavanca da qual DEUS se serve para fazer avançar a Humanidade.

São chegados os tempos em que as idéias morais devem se desenvolver para cumprir os progressos que estão nos desígnios de DEUS. Elas devem seguir o mesmo caminho que as idéias de liberdade percorreram, e que delas eram precursoras. Mas não é preciso crer que esse desenvolvimento se fará sem lutas. Não, elas tem necessidade, para atingir a maturidade, de abalos e de discussões, a fim de que atraiam a atenção das massas. Uma vez fixada a atenção, a beleza e a santidade da moral impressionarão os espíritos, e eles se interessarão por uma ciência que lhes dá a chave da vida futura e lhes abre as portas da felicidade eterna. Foi Moisés quem abriu o caminho. JESUS continuou a obra, e o Espiritismo a arrematará.

(Trecho extraído do Evangelho Segundo o Espiritismo)

VIDAS PASSADAS CASO 4 - 2ª Parte

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

MINUTO DE SABEDORIA

DESENVOLVA a parte humana de seu ser.
Não viva apenas na parte vegetal ou animal, por meio do instinto.
Desenvolva a parte humana de seu ser.
Procure conhecer a Verdade de sua origem e de seu destino, utilizando seu pensamento para conhecer-se a si mesmo cada vez mais.
Por menos cultura que você possua, você tem uma inteligência, com capacidade para raciocinar e pensar.

ALIANÇA DA CIÊNCIA E DA RELIGIÃO

A Ciência e a Religião são as duas alavancas da inteligência humana. Uma revela as leis do mundo material e a outra as leis do mundo moral. Uma e outra, tendo o mesmo principio que é DEUS, não podem se contradizer. Se elas são a negação de uma e outra, uma necessariamente é errada e a outra certa, porque DEUS não pode querer destruir sua própria obra. A incompatibilidade que se acreditava ver entre essas duas ordens de idéia prende-se a um defeito de observação e a muito de exclusivismo de uma parte e da outra. Daí um conflito de onde nasceram a incredulidade e a intolerância.

Os tempos são chegados em que os ensinamentos do CRISTO devem receber seu complemento.Em que o véu, lançado propositadamente sobre algumas partes desse ensinamento, deve ser levantado. Em que a Ciência, deixando de ser exclusivamente materialista, deve inteirar-se do elemento espiritual, e em que a Religião, cessando de menosprezar as leis orgânicas e imutáveis da matéria, essas duas forças, apoiando-se uma sobre a outra, e andando juntas, se prestarão um mútuo apoio. Então a Religião, não recebendo mais o desmentido da Ciência, adquirirá uma força inabalável, porque estará de acordo com a razão, e não se lhe poderá apor a irresistível lógica dos fatos.

A Ciência e a Religião não puderam se entender até hoje, porque, cada uma examinando sob seu ponto de vista exclusivo, se repeliam mutuamente. Seria preciso alguma coisa para preencher o vazio que as separava, um traço de união que as aproximasse. Esse traço de união está no conhecimento das leis que regem o mundo espiritual e suas relações com o mundo corporal, leis tão imutáveis como as que regem o movimento dos astros e a existência dos seres. Essas relações, uma vez constatadas pela experiência, uma luz nova se fez. A fé se dirigiu à razão, a razão não encontrou nada de ilógico na fé, e o materialismo foi vencido. Mas nisso, como em todas as coisas, há pessoas que permanecem para trás, até que sejam arrastadas pelo movimento geral que as esmagará se quiserem resistir-lhe em lugar de a ele se abandonarem. É toda uma revolução moral que se opera neste momento e trabalha os espíritos. Depois de elaborada durante mais de dezoito séculos, ela se aproxima do seu cumprimento, e vai marcar uma era nova na Humanidade. As conseqüências dessa revolução são fáceis de prever. Deve trazer nas relações sociais, inevitáveis modificações, às quais não estar no poder de ninguém se opor, porque estão nos desígnios de DEUS e resultam da lei do progresso, que é uma lei de DEUS.

(Trecho extraído do Evangelho Segundo o Espiritismo)

VIDAS PASSADAS - Caso IV - Parte 1

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

MINUTO DE SABEDORIA

DEUS está dentro de nós em todas as circunstâncias da vida.
Quer você esteja praticando uma boa ação, quer esteja agindo errado, DEUS está dentro de você.
Quer você sinta felicidade, quer esteja ferreteado pelo sofrimento, DEUS está dentro de você,
Procure não esquecer esta verdade, em nenhum momento de sua vida.
DEUS ESTÁ DENTRO DE VOCÊ!

VIDAS PASSADAS _ Caso III

domingo, 30 de novembro de 2008

MINUTO DE SABEDORIA

POLICIE suas palavras.
Evite termos impróprios e anedotas pesadas.
Lembre de que tudo o que dizemos permanece em nossa atmosfera mental, atraindo aqueles que pensam da mesma maneira, e que passarão a formar o circulo comum em torno de nós.
Não ofenda com palavras baixas os Anjos de DEUS, que se afastarão de você horrorizados.
A boa educação se manifesta também através das palavras que partem de nós.

O ESPIRITISMO

O Espiritismo é a nova ciência que vem revelar aos homens, por provas irrecusáveis, a existência e a natureza do Mundo Espiritual, e suas relações com o Mundo Corporal. Ele nos mostra, não mais como uma coisa sobrenatural, mas, ao contrário, como uma das forças vivas e incessantemente ativas da Natureza, como a fonte de uma multidão de fenômenos incompreendidos, até então atirados, por essa razão, ao domínio do fantástico e do maravilhoso. È a essas relações que o CRISTO faz alusão, em muitas circunstâncias, e é por isso que muitas coisas que ele disse permaneceram ininteligíveis ou foram falsamente interpretadas. O Espiritismo é a chave com ajuda da qual tudo se explica com facilidade.

A lei do Antigo Testamento está personificada em Moisés. A do Novo Testamento está personificada em CRISTO. O Espiritismo é a terceira revelação da lei de DEUS, mas não está personificada em nenhum individuo, por que ele é o produto de ensinamento dado, não por um homem, mas pelos Espíritos, que são as vozes do céu, sobre todos os pontos da Terra, e por uma multidão inumerável de intermediários. É de alguma sorte, um ser coletivo compreendendo o conjunto dos seres do Mundo Espiritual, vindo cada um trazer aos homens o tributo das suas luzes para fazê-los conhecer esse Mundo e a sorte que nele os espera.

Da mesma forma que CRISTO disse: “EU NÃO VIM DESTRUIR A LEI, MAS DAR-LHE CUMPRIMENTO”. O Espiritismo diz igualmente: “EU NÃO VIM DESTRUIR A LEI CRISTÃ, MAS CUMPRI-LA”. Ele não ensina nada de contrário ao que CRISTO ensinou, mas desenvolve, completa e explica, em termos claros para todo o mundo, o que não foi dito senão sob forma alegórica. Vem cumprir, nos tempos preditos, o que o CRISTO anunciou, e preparar o cumprimento das coisas futuras. É, pois, obra do CRISTO que o preside, como igualmente anunciou, a regeneração que se opera, e preparar o reino de DEUS sobre a Terra.

VIDAS PASSADAS - Caso II