sábado, 11 de setembro de 2010

PENSAMENTO DO DIA


Sábado, 11 de Setembro de 2010


"Esquecimento de si, entrega e serviço são as chaves dos grandes segredos da vida."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

DEUS habita dentro de você!

Deixe, então, que SUA bondade se manifeste através de seus olhos, tornando-os brandos de compreensão, quentes de compaixão, ternos pelo perdão constante a todos...

Que nenhum olhar de impaciência ou condenação tolde a sua beleza de sua vida!

Que sua fisionomia irradie contentamento de felicidade, de tal forma que todos os que se aproximem de você sejam contaminados com seu otimismo!

O LIVRO DOS ESPÍRITOS


CAPÍTULO X


OCUPAÇÕES E MISSÕES DOS ESPÍRITOS

Centésima Nonagésima Sétima Parte.


567 – OS ESPÍRITOS SE MISTURAM, ALGUMAS VEZES, EM NOSSAS OCUPAÇÕES E EM NOSSOS PRAZERES?

- Os Espíritos vulgares, como dizes, sim. Estes estão sem cessar ao redor de vós e tomam, no que fazeis, uma parte, algumas vezes, muito ativa, segundo sua natureza. Isso é necessário para impelir os homens nos diferentes caminhos da vida, excitar ou moderar suas paixões.

(Os Espíritos se ocupam das coisas deste mundo em razão da sua elevação ou inferioridade. Os Espíritos superiores têm, sem dúvida, a faculdade de considerá-las em seus menores detalhes, mas eles não o fazem senão naquilo que é útil ao progresso. Só os Espíritos inferiores ligam uma importância relativa às lembranças que estão ainda presentes em sua memória e às idéias materiais que não estão ainda apagadas.)

568 – OS ESPÍRITOS QUE TÊM MISSÕES A CUMPRIR, AS CUMPREM NO ESTADO ERRANTE OU NO ESTADO DE ENCARNAÇÃO?

- Eles podem tê-las em um ou outro estado; para certos Espíritos errantes, é uma grande ocupação.

569 – EM Q\UE CONSISTEM AS MISSÕES DE QUE PODEM ESTAR ENCARREGADOS OS ESPÍRITOS ERRANTES?

- Elas são variadas que seria impossível de descrevê-las, além de que não podeis compreender. Os Espíritos executam a vontade de DEUS e não podeis penetrar todos os seus desígnios.

(As missões dos Espíritos têm sempre o bem por objeto. Seja como Espíritos, seja como homens, eles estão encarregados de ajudar o progresso da humanidade, dos povos ou dos indivíduos, em círculo de idéias mais ou menos amplas, mais ou menos especiais, de preparar os caminhos para certos acontecimentos, de velar pelo cumprimento de certas coisas. Alguns têm missões mais restritas e de alguma sorte pessoais ou locais, como assistir os enfermos, os agonizantes, os aflitos, velar por aqueles de quem se fizeram guias protetores, de dirigi-los pelos seus conselhos ou pelos bons pensamentos que lhes sugerem. Pode-se dizer que há tantos gêneros de missões quantas as espécies de interesses a vigiar, seja no mundo físico, seja no mundo moral. O Espírito avança segundo a maneira pela qual ele cumpre sua tarefa,)

(CONTINUA AMANHÃ)

ENTRA NA MINHA CASA - Narração Cid Moreira

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

PENSAMENTO DO DIA

Sexta feira, 10 de Setembro de 2010

"Pureza e perfeição aguardam o momento de emergir deste devotado planeta. Trata-se de ajudá-lo."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

Não fique a pedir as coisas...

Os braços parados não produzem coisa alguma.

As mãos que não ajudan criam ferrugem.

Trabalhe com entusiasmo e alegria, e o próprio trabalho trará, com seus resultados positivos, a solução de todas as suas dificuldades.

Procure gostar do trabalho que lhe cabe realizar, e dentro de pouco tempo terá a alegria morando em seu coração.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

CAPÍTULO X

OCUPAÇÕES E MISSÕES DOS ESPÍRITOS

Centésima Nonagésima Sexta Parte.

563 – AS OCUPAÇÕES DOS ESPÍRITOS SÃO INCESSANTES?

- Incessantes, sim, se se entende que seu pensamento está sempre ativo, porque eles vivem pelo pensamento. Mas é preciso não comparar as ocupações dos Espíritos às ocupações materiais dos homens. Essa atividade mesma é um prazer, pela consciência que têm de serem úteis.

- ISSO SE CONCEBE PARA OS
BONS ESPÍRITOS; MAS OCORRE O MESMO COM OS ESPÍRITOS INFERIORES?

- Os Espíritos inferiores têm ocupações apropriadas à sua natureza. Confiais ao aprendiz e ao ignorante os trabalhos do homem de inteligência?

564 – ENTRE OS ESPÍRITOS, HÁ OS QUE SÃO OCIOSOS OU QUE NÃO SE OCUPEM COM ALGUMA COISA ÚTIL?

- Sim, mas esse estado é temporário e subordinado ao desenvolvimento de sua inteligência. Certamente há, como entre os homens, os que não vivem senão para si mesmos, mas essa ociosidade lhes pesa e, cedo ou tarde, o desejo de avançar lhes faz experimentar a necessidade da atividade e eles são felizes em poder se tornar úteis. Falamos dos Espíritos que alcançaram o ponto de ter consciência de si mesmos e seu livre-arbítrio, pois, em sua origem, são como crianças que acabam de nascer e que agem mais por instinto que por uma vontade determinada.

565 – OS ESPÍRITOS EXAMINAM NOSSOS TRABALHOS DE ARTE E SE INTERESSAM POR ELES?

- Eles examinam o que possa provar a elevação dos Espíritos e seu progresso.

566 – UM ESPÍRITO QUE TEVE UMA ESPECIALIDADE SOBRE A TERRA, UM PINTOR, UM ARQUITETO, POR EXEMPLO, SE INTERESSA DE PREFERÊNCIA PELOS TRABALHOS QUE FORAM OBJETO DE SUA PREDILEÇÃO DURANTE A VIDA?

- Tudo se confunde num fim geral. Se ele é bom, interessa-se tanto quanto lhe seja permitido se ocupar para ajudar as almas e se elevarem até DEUS. Esqueceis, aliás, que um Espírito que praticou uma arte na existência que o conhecestes, pode vir a praticar outra em outra existência, porque é preciso que ele saiba tudo para ser perfeito. Assim, segundo seu grau de evolução, pode não haver mais especialidade para ele; é o que entendo dizendo que tudo se confunde num fim geral. Notai ainda isto: o que é sublime para vós, em vosso mundo atrasado, não é senão criancice perto dos mundos mais avançados. Como quereis vós que os Espíritos que habitam esses mundos, onde existem artes desconhecidas para vós, admirem isso que, para eles, não é mais que uma obra de escolar? Eu o disse: eles examinam aquilo que pode provar o progresso.

- Concebemos que deve ser assim para os Espíritos mais avançados; mas falamos dos Espíritos mais vulgares e que não se elevaram ainda acima das idéias terrestres.

- Para estes é diferente; seu ponto de vista é mais limitado e eles podem admirar aquilo que vós mesmos admirais.

(CONTINUA AMANHÃ)

A CARTA DE TIAGO - Narração Cid Moreira

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

PENSAMENTO DO DIA


Quinta feira, 07 de Setembro de 2010

"Diante de um forte vendaval, é mais fácil sobreviver a pequena erva do que a grande árvore."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

Você que é enfermeira, ame os doentes que a procuram e que lhe foram confiados, como se fossem seus próprios filhos e irmãos.
Sua missão é gradiosa e sublime, embora difícil e espinhosa.
Não se irrite jamais
Os enfermos são exigentes, porque sentem mais necessidade de carinho do que as pessoas sadias.
Seu carinho lhes apressará a cura, mais do que qualquer remédio.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS


CAPÍTULO X

OCUPAÇÕES E MISSÕES DOS ESPÍRITOS

Centésima Nonagésima Quinta Parte.

558 – OS ESPÍRITOS TÊM OUTRA COISA A FAZER QUE MELHORAR-SE PESOALMENTE?

- Eles concorrem para a harmonia do Universo, executando a vontade de DEUS, do qual são os ministros. A vida Espírito é uma ocupação contínua, mas que nada tem de penosa, como sobre a Terra, porque não há fadiga corporal, nem as angústias da necessidade.

559 – OS ESPÍRITOS INFERIORES E IMPERFEITOS CUMPREM TAMBÉM UM PAPEL ÚTIL NO UNIVERSO?

- Todos têm deveres a cumprir. O último dos pedreiros não concorre para construir o edifício tão bem como o arquiteto?

560 – OS ESPÍRITOS TÊM, CADA UM, ATRIBUIÇÕES ESPECIAIS?

- Isso quer dizer que todos nós devemos habitar em toda parte e adquirir o conhecimento de todas as coisas, presidindo sucessivamente a todos os componentes do Universo. Mas, como está dito no Eclesiastes, há um tempo para tudo; assim, tal cumpre, hoje, seu destino neste mundo, tal outro cumprirá, em outra época, sobre a Terra, na água, no ar, etc.

561 – AS FUNÇÕES QUE OS ESPÍRITOS CUMPREM NA ORDEM DAS COISAS SÃO PERMANENTES PARA CADA UM E ESTÃO NAS ATRIBUIÇÕES EXCLUSIVAS DE CERTAS CLASSES?

- Todos devem percorrer os diferentes graus da escala para se aperfeiçoar. DEUS, que é justo, não poderia querer dar a uns a ciência sem trabalho, enquanto que outros não a adquirem senão com sacrifício.

(Da mesma forma entre os homens, ninguém alcança um supremo grau de habilidade em uma arte qualquer, sem haver adquirido os conhecimentos necessários na prática das partes mais íntima dessa arte.)

562 – OS ESPÍRITOS DE ORDEM MAIS ELEVADA, NÃO TENDO ALGUMA COISA MAIS A ADQUIRIR, ESTÃO NUM REPOUSO ABSOLUTO OU TÊM TAMBÉM OCUPAÇÕES?

- Que quereis que eles fizessem durante a eternidade? A ociosidade eterna seria um suplicio eterno.

- QUAL A NATUREZA DE SUAS OCUPAÇÕES?

- Receber diretamente as ordens de DEUS; transmiti-las em todo o Universo, e velar pela sua execução.

(CONTINUA AMANHÃ)

OS DEZ MANDAMENTOS - Narração de Cid Moreira

domingo, 5 de setembro de 2010

PENSAMENTO DO DIA

Domingo, 05 de Setembro de 2010

"Nas profundezas do Oceano da consciência está a Paz."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

“Tudo coopera para o bem daqueles que amam a DEUS”!

Então, manifeste constantemente a todas as criaturas, que são a manifestação da Divindade em redor de você.

DEUS revela-se ao homem através do próprio homem.

O melhor meio de amar a DEUS é saber amar o próximo, relevando-lhe as faltas, compreendendo seus problemas e ajudando-o em todas as circunstâncias.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

CAPÍTULO IX

EMANCIPAÇÃO DA ALMA

Centésima Nonagésima Quarta Parte.

INTERVENÇÃO DOS ESPÍRITOS NO MUNDO CORPORAL

PODER OCULTO, TALISMÃS, FEITICEIROS.

554 – AQUELE QUE, ERRADO OU CERTO, TEM CONFIANÇA NO QUE CHAMA VIRTUDE DE UM TALISMÃ, NÃO PODE POR ESSA CONFIANÇA MESMA ATRAIR UM ESPÍRITO, PORQUE, ENTÃO, É O PENSAMENTO QUE AGE? O TALISMÃ NÃO É SENÃO UM SINAL QUE AJUDA A DIRIGIR O PENSAMENTO?

- É verdade, mas a natureza do Espírito atraído depende da pureza da intenção e da elevação dos sentimentos. Ora, é raro que aquele que é tão simples para crer na virtude de um talismã não tenha objetivo mais material que moral. Em todos os casos isso anuncia uma baixeza e uma fraqueza de idéias, que o expõe aos Espíritos imperfeitos e zombeteiros.

555 – QUE SENTIDO SE DEVE DAR À QUALIFICAÇÃO DE FEITICEIRO?

- Aqueles que chamais feiticeiros são pessoas, quando de boa-fé, dotados de certas faculdades, como a força magnética ou a segunda vista. Então, como eles fazem coisas que não compreendeis, os acreditais dotadas de uma força sobrenatural. Vossos sábios, freqüentemente, não passam por feiticeiros aos olhos das pessoas ignorantes?

(O Espiritismo e o Magnetismo nos dão a chave de uma multidão de fenômenos sobre os quais a ignorância bordou uma infinidade de fábulas, onde os fatos são exagerados pela imaginação. O conhecimento claro dessas duas ciências, que por assim dizer são apenas uma, mostrando a realidade das coisas e sua verdadeira causa, é o melhor preservativo contras as idéias supersticiosas, porque mostra o que é possível e o que é impossível, o que está nas leis naturais e o que é uma crença ridícula.)

556 – CERTAS PESSOAS, VERDADEIRAMENTE, TÊM O DOM DE CURAR PELO SIMPLES TOQUE?

- A força magnética pode ir até ai quando secundada pela pureza de sentimentos e um ardente desejo de fazer o bem, porque então os bons Espíritos ajudam. Mas é preciso desconfiar da maneira pela qual são contadas por pessoas muito crédulas ou muito entusiasmadas, sempre dispostas a ver o maravilhoso nas coisas mais simples e mais naturais. È preciso desconfiar, também, das narrações interesseiras da parte de pessoas que exploram a credulidade em seu proveito.

BENÇÃOS E MALDIÇÕES

557 – A BENÇÃO E A MALDIÇÃO PODEM ATRAIR O BEM E O MAL SOBRE AQUELES QUE SÃO O SEU OBJETIVO?

- DEUS não escuta uma maldição injusta, e aquele que a pronuncia é culpado aos seus olhos. Como temos os dois gênios opostos, o bem e o mal, ela pode ter uma influência momentânea, mesmo sobre a matéria, mas essa influência não ocorre senão pela vontade de DEUS e como acréscimo de prova para aquele que é dela objeto. De resto, o mais freqüentemente, se maldizem os maus e se bendizem os bons. A benção e a maldição não podem jamais desviar a Providência do caminho da justiça; ela não atinge o maldito senão se é mau, e sua proteção não cobre senão aquele que a merece.

(CONTINUA AMANHÃ)

DEUS SABE, DEUS OUVE, DEUS VÊ