sábado, 3 de abril de 2010

PENSAMENTO DO DIA

03 de Abril de 2010

"O verdadeiro poder é somente aquele que se tem sem imposição."

MINUTO DE SABEDORIA

NÃO se aborreça com seu amigo, só porque ele está mal humorado.

Saiba desculpar.

Quantas vezes também você está irritado, e responde mal a seus amigos... e no entanto gosta que eles o desculpem.

Você não sabe o que lhe aconteceu, desconhece seus problemas íntimos... desculpe, então!

Não leve a mal, releve, e continue a querer-lhe bem.

É a melhor maneira de mostrar sua amizade e compreensão.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO SEGUNDO

MUNDO ESPÍRITA OU DOS ESPÍRITOS

CAPÍTULO I

DOS ESPÍRITOS

ANJOS OU DEMÔNIOS

Quadragésima Terceira Parte

131 – HÁ DEMÔNIOS, NO SENTIDO QUE SE DÁ A ESTA PALAVRA?

- Se houvesse demônios, eles seriam obra de DEUS, e DEUS seria justo e bom se houvesse criado seres devotados eternamente ao mal e infelizes? Se há demônios, eles habitam em seu mundo inferior e em outros semelhantes. São esses homens hipócritas que fazem de um DEUS justo, um DEUS mau e vingativo, e crêem lhe serem agradáveis pelas abominações que cometem em seu nome.

(A palavra demônio não implica na idéia de Espírito mau senão na sua significação moderna, porque a palavra grega daimôn, da qual se origina, significa gênio, inteligência, se emprega para designar os seres incorpóreos, bons ou maus, sem distinção.)

(Por demônios, segundo o significado vulgar da palavra, se entendem seres essencialmente malfazejos. Seriam, como todas as coisas, criação de DEUS. Ora, DEUS que é soberanamente justo e bom, não pode ter criado seres predispostos ao mal por sua natureza, e condenados por toda a eternidade. Se não são obras de DEUS, seriam, pois, como ele, de toda a eternidade, ou então haveria várias potências soberanas.)

(A primeira condição de toda doutrina é de ser lógica. Ora, a dos demônios, em seu sentido absoluto, peca por essa base essencial.)

(Compreende-se que na crença dos povos atrasados, que não conheciam os atributos de DEUS, fossem admitidas as divindades malfazejas, como também os demônios, mas, é lógico e contraditório para aqueles que fazem da bondade de DEUS um atributo por excelência, supor que ele possa ter criado seres devotados ao mal e destinados a praticá-lo perpetuamente, pois isso nega a sua bondade. Os partidários da doutrina dos demônios se apóiam nas palavras de CRISTO. Não seremos nós quem contesta a autoridade dos seus ensinamentos, pois os desejamos ver mais no coração que na boca dos homens. Mas estarão bem certos do sentido que ele dava à palavra demônio? Não se sabe que a forma alegórica era um dos caracteres distintivos da sua linguagem? Tudo que o Evangelho contém deve ser tomado ao pé da letra? Não precisamos de outra prova além desta passagem:)

“Logo após esses dias de aflição, o Sol obscurecerá e a Lua não derramará sua luz, as estrelas cairão do céu e as potências celestes serão abaladas. Digo-vos em verdade, que esta geração não passará sem que todas estas coisas se tenham cumprido”.

(CONTINUA AMANHÃ)

MISSA DE SÁBADO DE ALELUIA

sexta-feira, 2 de abril de 2010

PENSAMENTO DO DIA

02 DE ABRIL DE 2010

"Já vêm à Terra crianças preparadas e já se leva adiante silencioso trabalho com autoconvocados.

Ficai entre eles."

MINUTO DE SABEDORIA

SAIBA dominar-se e vencer-se a si mesmo.

Vitorioso não é aquele que vence os outros, mas o que se vence a si mesmo, dominando seus vícios e superando seus defeitos.

A vitória sobre si mesmo é muito mais difícil, e quem consegue isto pode ser classificado como verdadeiro herói.

Aprenda a dominar-se, e jamais desanime.

Se desta vez não conseguiu, recomece e um dia sairá vitorioso!

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO SEGUNDO

MUNDO ESPÍRITA OU DOS ESPÍRITOS

CAPÍTULO I

DOS ESPÍRITOS

ANJOS OU DEMÔNIOS

Quadragésima Segunda Parte

128 – OS SERES QUE CHAMAMOS DE ANJOS, ARCANJOS E SERAFINS FORMAM UMA CATEGORIA ESPECIAL DE NATUREZA DIFERENTE DAS DOS OUTROS ESPÍRITOS?

- Não; esses são os Espíritos puros; os que se acham no mais alto grau da escala e reúnem todas as perfeições.

(A palavra anjo revela, geralmente, a idéia da perfeição moral; entretanto, se aplica, freqüentemente, a todos os seres bons e maus que estão fora da Humanidade. Diz-se: o bom ou o mau anjo, o anjo de luz e o anjo das trevas. Nesse caso é sinônimo de ESPÍRITO ou de GENIO. Nós a tomamos aqui na sua boa acepção.)

129 – OS ANJOS PERCORRERAM TODOS OS GRAUS DA ESCALA?

- Percorreram todos os graus, mas, como já dissemos, alguns aceitaram suas missões sem murmurar e chegaram mais depressa; outros gastaram um tempo mais ou menos longo para alcançarem a perfeição.

130 – SE A OPINIÃO QUE ADMITE SERES CRIADOS PERFEITOS E SUPERIORES A TODAS AS OUTRAS CRIATURAS É ERRONÊA, COMO SE EXPLICA QUE ESSA CRENÇA ESTEJA NA TRADIÇÃO DE QUASE TODOS OS POVOS?

- Fica sabendo que teu mundo não existe de toda a eternidade e que, muito antes que ele existisse, já havia Espíritos que tinham atingido o grau supremo. Os homens acreditaram que eles foram sempre assim.

(CONTINUA AMANHÃ)

PAIXÃO DE CRISTO - A partir dos olhos de uma mãe

quinta-feira, 1 de abril de 2010

PENSAMENTO DO DIA

01 de Abril de 2010

"O despertar não vos leva para fora deste mundo, mas vos ajuda a iluminar a estância terrena e a redimi-la."

MINUTO DE SABEDORIA

FAÇA da leitura um hábito diário.

Acostume-se a ter sempre um bom livro à mão, e verificará que é o seu melhor amigo, que conversará com você somente quando você desejar.

Escolha livros instrutivos, interessantes, sadios.

Tanto quanto o corpo, o Espírito também necessita de alimentar-se.

Faça da leitura um hábito tão indispensável quanto a respiração.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO SEGUNDO

MUNDO ESPÍRITA OU DOS ESPÍRITOS

CAPÍTULO I

DOS ESPÍRITOS

PROGRESSÃO DOS ESPÍRITOS

Quadragésima Primeira Parte

123 – POR QUE DEUS TEM PERMITIDO QUE OS ESPÍRITOS POSSAM SEGUIR O CAMINHO DO MAL?

- Como ousais pedir a DEUS contas de seus atos? Pensais poder penetrar-lhe os desígnios? Todavia, podeis dizer assim: A sabedoria de DEUS está na liberdade que ele deixa a cada um de escolher, porque cada um tem o mérito de suas obras.

124 – UMA VEZ QUE HÁ ESPIRITOS QUE, DESDE OPRINCIPIO, SEGUEM O CAMINHO DO BEM ABSOLUTO E OUTROS DO MAL ABSOLUTO, DEVE HAVER, SEM DÚVIDA, DEGRAUS ENTRE ESSES DOIS EXTREMOS?

- Sim, certamente, e é a grande maioria dos Espíritos.

125 – OS ESPIRITOS QUE SEGUIRAM O CAMINHO DO MAL PODERÃO ALCANÇAR O MESMO GRAU DE SUPERIORIDADE QUE OS OUTROS?

- Sim; porém, as eternidades serão para eles mais longas.

(Por essa expressão – AS ETERNIDADES – se deve entender a idéia que os Espíritos inferiores fazem da perpetuidade dos seus sofrimentos, visto que não lhes é dado anteverem seu termo, e essa idéia se renova em todas as provas, nas quais eles sucumbem.)

126 – OS ESPÍRITOS QUE ALCANÇARAM O GRAU SUPREMO DE PERFEIÇÃO, DEPOIS DE PASSAREM PELO MAL, TÊM MENOS MÉRITO QUE OS OUTROS, AOS OLHOS DE DEUS?

- DEUS contempla os transviados de igual maneira, e os ama com o mesmo coração. São chamados maus, porque sucumbiram; não eram, antes, mais que simples Espíritos.

127 – OS ESPÍRITOS SÃO CRIADOS IGUAIS QUANTO ÀS FACULDADES INTELECTUAIS?

- São criados iguais, mas, não sabendo de onde vêm, é preciso que o livre arbítrio tenha seu curso. Progridem mais ou menos rapidamente, em inteligência quanto em moralidade.

(Os Espíritos que seguiram, desde o principio, o caminho do bem não são, por isso, Espíritos perfeitos. Se não têm más tendências, precisam, porém, adquirir ainda a experiência e os conhecimentos necessários para alcançarem a perfeição. Podemos compará-los a crianças que, qualquer que seja a bondade de seus instintos naturais, tem necessidades de se desenvolverem, de se esclarecerem e que não passam sem transição da infância à madureza. Assim como há homens quer são bons e outros maus desde a infância, existem Espíritos que são bons ou maus desde a sua origem, com a diferença capital de que a criança tem os instintos todos formados enquanto que, o Espírito, em sua formação, não é nem mau, nem bom. Tem todas as tendências e prefere uma ou outra direção, por efeito do seu livre arbítrio.)

(CONTINUA AMANHÃ)

EVITANDO O SUICIDIO - CHICO XAVIER

quarta-feira, 31 de março de 2010

PENSAMENTO DO DIA

31 de Março de 2010

"Tereis outra concepção, outros serão vossos padrões de conduta e outras as leis a cumprir."

MINUTO DE SABEDORIA

NUNCA se irrite!

Se a condução custa a chegar, tenha paciência.

Se o vizinho o incomoda, suporte-o.

Sua irritação não pode melhorar as coisas e... faz mal a seu fígado.

A irritação causa mais sofrimento a nós que aos outros, ao passo que a paciência é um bálsamo, sempre pronto a suavizar as feridas próprias e alheias.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO SEGUNDO

MUNDO ESPÍRITA OU DOS ESPÍRITOS

CAPÍTULO I

DOS ESPÍRITOS

PROGRESSÃO DOS ESPÍRITOS

Quadragésima Parte


120 – TODOS OS ESPÍRITOS PASSAM PELA FIEIRA DO MAL PARA ALCANÇAR O BEM?

- Não pela fieira do mal, mas, pela da ignorância.

121 – POR QUE CERTOS ESPÍRITOS SEGUIRAM O CAMINHO DO BEM E OUTROS O DO MAL?

- Não têm eles o livre-arbítrio? DEUS não os criou maus, criou-os simples e ignorantes, isto é, com aptidão tanto para o bem quanto para o mal. Aqueles que são maus, assim se tornaram por sua vontade.

122 – COMO PODEM OS ESPÍRITOS, EM SUA ORIGEM, QUANDO NÃO TÊM CONSCIÊNCIA DE SI MESMOS, DESFRUTAR DA LIBERDADE DE ESCOLHA ENTRE O BEM E O MAL? EXISTE NELES UM PRICÍPIO, UMA TENDÊNCIA QUALQUER QUE OS INCLINE MAIS PARA UM CAMINHO QUE PARA OUTRO?

- O livre-arbítrio se desenvolve a medida que o Espírito adquire a consciência de si mesmo. Ele não teria mais liberdade se a escolha fosse determinada por uma causa independente da sua vontade. A causa não está nele, está fora dele, nas influências a que cede em virtude de sua vontade livre. É a grande figura da queda do homem e do pecado original; alguns cederam à tentação, outros resistiram.

- DE ONDE PROVÊM AS INFLUÊNCIAS QUE SE EXERCEM SOBRE ELE?

- Dos Espíritos imperfeitos, que procuram se aproximar para dominá-lo, e que se alegram em fazê-lo sucumbir. Foi isso que se intentou simbolizar na figura de Satanás.

- ESTA INFLUÊNCIA NÃO SE EXERCE SOBRE O ESPÍRITO SENÃO EM SUA ORIGEM?

- Ela o segue na sua vida de Espírito, até que tenha tanto império sobre si mesmo, que os maus desistem de obsidiá-lo.

(C0NTINUA AMANHÃ)

MÚSICA A PAZ

terça-feira, 30 de março de 2010

PENSAMENTO DO DIA

30 de Março de 2010

"Tendes origem divina, e essa origem está em vossa essência."

MINUTO DE SABEDORIA

CULTIVE a Verdade em todos os momentos de sua vida, e a Verdade o levará triunfalmente ao progresso.

Seja verdadeiro em todos os pensamentos, ações e emoções e nada lhe ocorrerá de mal.

Deixe que a Divindade se manifeste por seu intermédio, e procure ouvir a voz silenciosa que lhe fala do fundo de seu coração, por meio de sua consciência.

Obedeça aos conselhos que ela lhe der!

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO SEGUNDO

MUNDO ESPÍRITA OU DOS ESPÍRITOS

CAPÍTULO I

DOS ESPÍRITOS

PROGRESSÃO DOS ESPÍRITOS

Trigésima Nona Parte

117 – DEPENDE DOS ESPÍRITOS APRESSAREM SEU PROGRESSO PARA A PERFEIÇÃO?

- Certamente, eles o alcançam mais ou menos rapidamente segundo seu desejo e sua submissão à vontade de DEUS. Uma criança dócil não se instrui mais rapidamente que uma criança insubmissa?

118 – PODEM OS ESPÍRITOS DEGENERAR?

- Não; a medida que avançam, compreendem o que os distancia da perfeição. Quando o Espírito finda uma prova, fica com o conhecimento que não esquece mais. Pode permanecer estacionário, mas não retrograda.

119 – DEUS NÃO PODERIA ISENTAR OS ESPÍRITOS DAS PROVAS QUE DEVEM SUPORTAR PARA ALCANÇAREM A PRIMEIRA ORDEM?

- Se eles tivessem sido criados perfeitos não teriam mérito para desfrutar os benefícios dessa perfeição. Onde estaria o merecimento sem a luta? Aliás, a desigualdade que existe entre eles é necessária às suas personalidades e, a missão que eles cumprem nos diferentes graus da escala está nos desígnios da Providencia, para a harmonia do Universo.

Visto que, na vida social, todos os homens podem alcançar as primeiras funções, igualmente poder-se-ia perguntar por que o soberano de um país não promove cada um dos seus soldados a general; por que todos os empregados subalternos não são empregados superiores, todos os estudantes não são mestres. Ora, entre a vida social e a espiritual há esta diferença: a primeira é limitada e não permite sempre alcançar todos os graus, enquanto a vida espiritual é indefinida e deixa a cada um a possibilidade de se elevar ao grau supremo.

(CONTINUA AMANHÃ)

JESUS O ÚNICO - RC - EMMANUEL - CHICO XAVIER

segunda-feira, 29 de março de 2010

PENSAMENTO DO DIA

29 de Março de 2010

"Terde-vos identificado com a energia inferior material é hoje a causa de todas as vossas misérias."

MINUTO DE SABEDORIA

LEMBRE-SE de que o amor ao próximo é o segredo de nossa felicidade.

Não fale mal de ninguém, não tenha raiva, não cultive ódios em seu coração.

A irritação e o ódio são venenos que atacam o fígado e descontrolam o sistema nervoso.

Aprenda a relevar e esquecer, para ter seu coração em paz e não sofrer em sua saúde.

A serenidade é o segredo das vidas longas e felizes.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO SEGUNDO

MUNDO ESPÍRITA OU DOS ESPÍRITOS

CAPÍTULO I

DOS ESPÍRITOS

PROGRESSÃO DOS ESPÍRITOS

Trigésima Oitava Parte

114 – OS ESPÍRITOS SÃO BONS OU MAUS POR NATUREZA, OU SÃO ELES MESMOS QUE SE MELHORAM?

- São os próprios Espíritos que se melhoram e, melhorando-se, passam de uma ordem inferior para uma ordem superior.

115 – ENTRE OS ESPÍRITOS, ALGUNS FORAM CRIADOS BONS E OUTROS MAUS?

- DEUS criou todos os Espíritos simples e ignorantes, quer dizer, sem ciência. Deu a cada um determinada missão com o fim de esclarecê-los e fazê-los alcançar, progressivamente, a perfeição para o conhecimento da verdade e para aproximá-los DELE. A felicidade eterna e pura é para aqueles que alcançam essa perfeição. Os Espíritos adquirem esses conhecimentos, passando pelas provas que DEUS lhes impõe.

Alguns aceitam essas provas com submissão e alcançam mais prontamente o fim de sua destinação. Outros não as suportam senão murmurando e, por suas faltas, permanecem distanciados da perfeição e da felicidade prometida.

- Segundo isto, os Espíritos seriam, em sua origem, como são as crianças, ignorantes e sem experiência, adquirindo pouco a pouco os conhecimentos que lhes faltam em percorrendo as diferentes fases da vida?

- Sim, a comparação é justa; a criança rebelde permanece ignorante e imperfeita; segundo sua docilidade, ela aproveita mais ou menos. Todavia, a vida do homem tem um termo e a dos Espíritos se estende ao infinito.

(CONTINUA AMANHÃ)

PAI NOSSO - CHICO XAVIER

domingo, 28 de março de 2010

PENSAMENTO DO DIA

28 de Março de 2010

"Não queirais acelerar os tempos. Eles têm seu ritmo, que precisais reconhecer."

MINUTO DE SABEDORIA

SE você não sabe perdoar sem esquecer, é sinal que não compreendeu ainda a Verdade e o Caminho a seguir.

Procure perdoar e esquecer as mágoas e ofensas, as intrigas e calúnias.

Mantenha-se em tal atitude que nenhuma calúnia o possa atingir.

Perdoe e siga o seu caminho.

Quando o caluniador abrir os olhos, você estará tão distante dele, que não poderá mais ouvir sua voz cheia de veneno.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO SEGUNDO

MUNDO ESPÍRITA OU DOS ESPÍRITOS

CAPÍTULO I

DOS ESPÍRITOS

PRIMEIRA ORDEM – ESPÍRITOS PUROS

Trigésima Sétima Parte

112 – CARACTERES GERAIS – Não sofrem influência da matéria. Superioridade intelectual e moral absoluta em relação aos Espíritos das outras ordens.

113 – Primeira classe. Classe única – Percorreram todos os graus da escala e se despojaram de todas as impurezas da matéria. Tendo alcançado a soma de perfeições de que é suscetível a criatura, não têm mais que suportar provas e expiações. Não estando mais sujeitos à reencarnação em corpos perecíveis, é para eles a vida eterna, que desfrutam no seio de DEUS.

Gozam de inalterável felicidade, visto que não estão sujeitos, nem às necessidades, nem às vicissitudes da vida material; mas essa felicidade não é a de uma ociosidade monótona a transcorrer numa contemplação perpétua. São os mensageiros e ministros de DEUS, cujas ordens executam para a manutenção da harmonia universal. Comandam a todos os Espíritos que lhe são inferiores, ajudam-nos a se aperfeiçoarem e lhes designam as suas missões. Assistir os homens em suas aflições, concitá-los ao bem ou à expiação das faltas que os mantêm distanciados da felicidade suprema é, para eles, uma doce ocupação. São designados, às vezes, sob o nome de anjos, arcanjos ou serafins.

Os homens podem entrar em comunicação com eles, mas bem presunçoso seria aquele que pretendesse tê-los constantemente às suas ordens.

(CONTINUA AMANHÃ)

PARA CHICO XAVIER Somente hoje