sábado, 12 de dezembro de 2009

PENSAMENTO DO DIA

12 de Dezembro de 2009

"Procura sempre elevar a ti e teus irmãos."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

NÃO repise suas dificuldades e dores, porque isso prejudica sua saúde, provoca enfermidades.

Não dê a seu corpo alimentos nocivos, de pensamentos negativos.
Fale sempre de saúde e riqueza, de progresso e vitória.

Diga: “a força de DEUS habita dentro de mim!”

Os bons pensamentos produzem frutos de alegria e aumentam a felicidade cada dia mais.

A palavra do homem é responsável pelo estado de sua saúde física.

O ESPIRITISMO É ECLÉTICO ?

Por Jader Sampaio

Primeira Parte

Deolindo Amorim, jornalista, escritor e conferencista espírita brasileiro, foi convidado pelo então presidente da Federação Espírita do Estado do Paraná, João Ghignone e pelo diretor do Jornal Mundo Espírita, Francisco Raitani, a escrever um livro que distinguisse o espiritismo das diversas manifestações doutrinárias do Espiritualismo, baseado nos artigos e entrevistas de rádio que fez, entre fevereiro e maio de 1957.

À época, os cientistas sociais confundiam o espiritismo com os cultos afro-brasileiros, tomando por foco as práticas mediúnicas. Alem disso, membros do movimento espírita desenvolveram práticas sincréticas entre o Espiritismo e algumas doutrinas espiritualistas, tomando a reencarnação como ponto comum.

Deolindo, um autor com bagagem de conhecimentos acadêmicos, fundador do atual Instituto de Cultura Espírita do Brasil, escreve um texto simples e claro, mostrando na primeira parte, semelhanças e diferenças entre o Espiritismo e outros corpos doutrinários espiritualistas como o Espiritualismo Moderno, a Fraternidade Rosacruz, a Cabala e a Teosofia.

Ele se posiciona abertamente contra o ecletismo – “escolha do que parece melhor entre várias doutrinas, métodos e estilos”. E afirma, “É melhor discernir do que confundir, pois é discernindo que se põe ordem nas idéias para procurar a verdade”.

Na segunda parte ele discute a interpretação espírita do Evangelho. Combate duas abordagem que denomina de intelectualismo inoculo (a mera discussão histórica dos evangelhos, voltada apenas à demonstração de erudição) e o evangelismo improdutivo (a consideração do Evangelho como um “principio de fé” a ser interpretado literalmente). Deolindo destaca uma frase de efeito para mostrar como seria a exegese espírita dos Evangelhos: “É o Espiritismo que interpreta o Evangelho, não o Evangelho que interpreta o Espiritismo”. O autor valoriza como Kardec, a ética cristã, como proposta mais importante para a modificação do homem. Ele desenvolve uma tese que defende a adaptação entre a moral cristã e a ética espírita.

(continua amanhã)’’

CRISE NO CASAMENTO

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

PENSAMENTO DO DIA

11 de Dezembro de 2009

"Cuida para que teu modo de trabalhar não interfira no de teus irmãos."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

NÃO perca sua calma!

Não se deixe dominar pela cólera.

Que jamais o sol se deite sobre sua raiva.

Contenha-se o mais que puder.

Um simples raio de cólera pode destruir longas e pacientes sementeiras de amor e carinho!

Procure dominar-se.

Quem sabe se a pessoa que o ofendeu não está doente?

Não perca sua calma...

Seu fígado é demais precioso para que você o estrague.

UMA ABORDAGEM INTEGRAL

CODIFICAÇÃO ESPÍRITA: UMA ANÁLISE GERAL DO CONTEXTO HISTÓRICO, DA METODOLOGIA UTILIZADA E DE SUA PROPOSTA UNIVERSALISTA.

Por Victor Rebelo

Quinta Parte


E COMO FICA A POSIÇÃO DA CIÊNCIA EM RELAÇÃO À ESPIRITUALIDADE ATUALMENTE?

É cada vez menor o número de cientistas materialistas no mundo, principalmente com as teorias da física quântica. Muitos pensadores atuais estão percebendo que os ensinamentos budistas, taoístas, hindus, e até mesmo os ensinamentos reunidos por Kardec nas obras básicas da Doutrina Espírita estão de acordo com as descobertas e teorias mais recentes. Cada vez mais a Ciência se aproxima da Religião.

Infelizmente, muitos adeptos da Doutrina Espírita não aceitam como Espiritismo nada que não conste nas obras básicas da codificação. Aceitam, no máximo, outros pensadores como Léon Denis, Ernesto Bozzano, as obras psicografadas por Chico Xavier..., mas rejeitam, sem estudar profundamente, obras com uma abordagem mais oriental, como as de Ramatís, por exemplo. E Kardec sempre foi contra essa postura, afirmando que outros pensadores viriam complementar seu trabalho, ou seja, o Espírita pode estudar tudo, sem preconceito, aceitando somente aquilo que passe pelo crivo das razão e do bom senso.

PARA FINALIZAR, O QUE VOCÊ PROPÕE?

Que o Espírita siga a mesma metodologia usada por Kardec e Descartes. Não julgue as outras doutrinas religiosas, mas procure estudá-las, de uma forma aberta e universalista, entendendo que o Espiritismo está além do rótulo religioso. Precisamos aliar certas práticas e técnicas de meditação e contemplação com a metodologia da razão e do empirismo, unindo o Oriente ao Ocidente, pois existem questões mais profundas da espiritualidade que transcendem os limites da razão e da comprovação. E esta abordagem integral, interdisciplinar deve ser aplicada em todos os campos do conhecimento, não apenas no âmbito da Religião.

E com relação à Ciência Espírita, Kardec sempre afirmou que pessoas de todas as religiões poderiam estudá-la, pois ela pode esclarecer muitas questões obscuras, assim, como todas as religiões podem acrescentar informações aos estudos espíritas, afinal, a Verdade é uma só.

(continua amanhã)

ROMPENDO RELACIONAMENTOS - Padre Fábio de Melo

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

PENSAMENTO DO DIA

10 de Dezembro de 2009

"Cada um tem sua linha de atuação e atrai os que vibram no mesmo tom."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

VOCÊ, que é jovem, construa a sua felicidade em bases sólidas.

A felicidade não depende dos outros, mas de nós mesmos.

Se alguém quiser desviá-lo do bom caminho, não o acompanhe; siga a estrada reta do bem, pois só assim conseguirá ter alegria em seu coração.

Estude o mais que puder, ouça os conselhos de seus pais, seja puro e sincero em suas afeições, pois assim construirá uma vida nobre e digna.

UMA ABORDAGEM INTEGRÁL

CODIFICAÇÃO ESPÍRITA: UMA ANÁLISE GERAL DO CONTEXTO HISTÓRICO, DA METODOLOGIA UTILIZADA E DE SUA PROPOSTA UNIVERSALISTA.

Por Victor Rebelo

Quarta Parte


O segundo, o de dividir cada uma das dificuldades que eu analisasse em tantas parcelas quantas fossem possíveis e necessárias, a fim de melhor resolvê-las.

O terceiro, o de conduzir por ordem meus pensamentos, começando pelos objetos mais simples e mais fáceis de conhecer, para elevar-me, pouco a pouco, como que por degraus, até o conhecimento dos mais compostos e presumindo até mesmo uma ordem entre aqueles que não se precedem naturalmente uns aos outros.

E o último, o de elaborar em toda a parte enumerações tão completas e revisões tão gerais, que eu tivesse a certeza de nada omitir”.

Estas são as bases não apenas da metodologia utilizada por Kardec, mas do próprio paradigma da Ciência moderna. E Descartes, assim como Kardec, começa seu tratado filosófico a partir das idéias de DEUS e da alma, quando afirma “Penso, logo existo!”.

ENTÃO KARDEC UTILIZOU UM MÉTODO PROPOSTO POR DESCARTES PARA DESENVOLVER A CODIFICAÇÃO?

Isso! Neste sentido Kardec foi pioneiro, pois fez a ponte entre a Ciência experimental e a Religião, codificando uma Doutrina que ele chamou de espiritismo, cujos ensinamentos podem ser encontrados em todas as grandes religiões e tradições espiritualistas, com algumas variações, é claro, mas essencialmente são os mesmos ensinamentos.

ISTO SIGNIFICA QUE, MESMO SE CONSIDERARMOS O ESPIRITISMO COMO SENDO UMA DOUTRINA CODIFICADA POR KARDEC, PODEMOS ESTUDAR OUTRAS RELIGIÕES,POIS MUITOS ENSINAMENTOS COINCIDEM?

Não só podemos como devemos estudar outras doutrinas, pois elas se completam. Kardec não abordou tudo em sua época. Ele nem poderia, pois as pessoas não estavam preparadas. Mas quando estudamos outras doutrinas espiritualistas, muitas questões que ficaram em aberto nas obras básicas podem ser compreendidas. Por isso, Kardec, ao sugerir um catálogo racional de obras para se fundar uma biblioteca espírita, sugere algumas obras orientais, como o Alcorão e o Baghavard Gita, pois ele sabia que os Espíritos sempre orientaram a humanidade, inspirando os espiritualistas de boa vontade.

(continua amanhã)

RELACIONAMENTOS DURADOUROS - Padre Fábio de Melo

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

PENSAMENTO DO DIA

09 de dezembro de 2009

"Busca dentro de ti um ponto cada vez mais elevado de contato e união."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

SE o sofrimento bateu à sua porta, não se desespere: são bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.

O sofrimento parece a todos um mal, a dor que apavora...

Mas, quando aprendemos que a dor é uma libertação que nos devolve a paz ao Espírito, passamos a julgá-la menos dolorosa.

Para que a sua dor doa menos, aprenda a conformar-se com ela, porque ela representa a sua libertação.

UMA ABORDAGEM INTEGRÁL

CODIFICAÇÃO ESPÍRITA: UMA ANÁLISE GERAL DO CONTEXTO HISTÓRICO, DA METODOLOGIA UTILIZADA E DE SUA PROPOSTA UNIVERSALISTA.

Por Victor Rebelo

Terceira Parte


E O QUE ACONTECEU ENTÃO?


Eis então que no mundo todo, só que mais abundantemente no Ocidente, explodem os fenômenos mediúnicos de efeitos físicos.

Foi uma fase em que o objetivo era chamar a atenção da população e dos pesquisadores. Esta fase, conhecida como a fase da curiosidade, atraiu a atenção de Allan Kardec, que pesquisou empiricamente as manifestações dos espíritos. E é justamente aí que entra seu mérito. Ele percebeu, junto com outros pesquisadores, que uma vez estabelecidas as bases da Ciência espírita era preciso ocupar-se do estudo da filosofia que os Espíritos transmitiam através dos médiuns. Esta filosofia, como Kardec repetiu várias vezes, já havia sido ensinada em todas as épocas em todos os movimentos religiosos, através de pensadores que também era médiuns. Só que agora, com o abismo que havia sido criado, era necessário fazer a ponte entre a Religião e a Ciência. Por isso, encontramos em O Livro dos Espíritos que a ciência espírita “reúne em um corpo o que estava esparso; explica em termos próprios o que não era senão linguagem alegórica; elimina o que a superstição e a ignorância geraram para não deixar senão a realidade e o positivo”

E A METODOLOGIA KARDEQUIANA PARA DESENVOLVER A CIÊNCIA ESPÍRITA FOI REVOLUCIONÁRIA PARA A ÉPOCA, CERTO?

Sim, foi uma abordagem necessária para o pensamento moderno, mas o método, em si, usado para codificar e compor as obras básicas da Doutrina Espírita não surgiu com Kardec.

ESSA EU NÃO SABIA! QUEM PROPÔS ESTE MÉTODO?

O método foi proposto no século XVII, por René Descartes, um dos maiores pensadores ocidentais. Ele se encontra no livro, que na verdade é um prefácio chamado “Discurso do Método”. Este método é constituído de quatro princípios básicos. Vou transcrever estes princípios nas próprias palavras de Descartes: “O primeiro era o de nunca aceitar alguma coisa como verdadeira que eu não conhecesse evidentemente como tal, ou seja, de evitar cuidadosamente a precipitação e a prevenção e de nada mais incluir em meus juízos que não se apresentasse tão claro e distintamente a meu Espírito, que eu não tivesse motivo algum de duvidar dele.

(continua amanhã)

RELACIONAMENTOS EM CRISE -

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

PENSAMENTO DO DIA

08 de Dezembro de 2009

"Atualiza sempre teus votos interiores, pois estás sendo continuamente chamado a novos graus de serviço."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

TENHA fortaleza de ânimo, para resistir a todos os embates e tempestades do caminho.

Não se iluda; mesmo a estrada do bem está cheia de tropeços e dificuldades.

Continue, porém!

Não dê ouvidos às pedras colocadas pela inveja, pelo ciúme, pela intriga...

Marche de cabeça erguida, confiantemente, e vencerá todos os obstáculos da caminhada.

E, se for ferido, lembre-se de que as cicatrizes serão luzes que marcarão a sua vitória.

UMA ABORDAGEM INTEGRÁL

CODIFICAÇÃO ESPÍRITA: UMA ANÁLISE GERAL DO CONTEXTO HISTÓRICO, DA METODOLOGIA UTILIZADA E DE SUA PROPOSTA UNIVERSALISTA.

Por Victor Rebelo

Segunda Parte


O CONTEÚDO QUE KARDEC CODIFICOU NÃO FOI NENHUMA NOVIDADE?

Sinceramente, a maior parte não! Mas temos que valorizar o mérito que ele teve, pois, até então, ninguém tinha estudado de forma cientifica a relação dos homens com o mundo espiritual (O Livro dos Médiuns); ninguém tinha apresentado a vida futura que nos aguarda após a morte física de forma tão clara (O Céu e o Inferno); ninguém tinha feito uma abordagem da Criação com base nos conhecimentos científicos da época (A Gênese); e mesmo com uma visão ainda limitada, ele procurou reparar certos erros de interpretação do Cristianismo (O Evangelho Segundo o Espiritismo).

Isso tudo já era do conhecimento de certos grupos de iniciados nas mais diversas tradições religiosas, principalmente no Oriente, com o Hinduísmo, o Budismo, o Taoísmo... Até JESUS tinha seu grupo mais seleto, para o qual ELE explicava certas questões de forma mais profunda, enquanto que para o povo ELE falava através de parábolas. Isso era comum e necessário na Antiguidade, mas havia chegado o momento destes ensinamentos virem à tona, para toda população.

Mas Kardec não foi o único a trazer estes ensinamentos para a mentalidade ocidental.

Não podemos esquecer Helena Blavatsky, com a Teosofia, a Maçonaria etc.

E POR QUE ESSA POPULARIZAÇÃO DOS ENSINAMENTOS ESPIRITUALISTAS ESOTÉRIOCOS (SIGNIFICA OCULTO, INTERNO) FOI OCORRER NO SECULO XIX?

Devido ao estágio evolutivo que nossa coletividade atingiu nesta época. Antes disso, os líderes religiosos dominavam a população, impondo seus dogmas deforma violenta, contrariando os princípios espiritualistas que professavam. A partir da Revolução Francesa, quando os ideais Iluministas de Liberdade, Igualdade e Fraternidade começaram a concretizar de forma definitiva a democracia ocidental, separando o Estado da Igreja, o homem conquistou a liberdade de pensamento, possibilitando um avanço na ciência experimental (empirismo positivismo) nunca antes conquistado. O lado negativo deste avanço foi que o Espiritualismo, de forma geral, começou a cair em descrédito e cada vez mais crescia a repulsa pelas idéias religiosas. A ciência ganhou o lugar que antes pertencia a DEUS e um abismo entre a religião e o pensamento cientifico havia sido criado.

(continua amanhã)

FASES DO AMOR - Padre Fábio de Melo

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

PENSAMENTO DO DIA


07 de Dezembro de 2009


"Aprende a incluir o que deve ser incluído e a afastar o que deve ser afastado."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

PLANTE sementes de bondade e de amor, mas não se preocupe com os resultados futuros.

Se não obteve o bem que você esperava, ou se o beneficio não provocou a gratidão desejada, não se aborreça.

Ajude e passe adiante!

Lance as sementes ao solo, e deixe que cresçam e frutifiquem segundo as possibilidades do terreno.

Aguarde o tempo...

Mas, por enquanto, plante as sementes de bondade e de amor, por onde quer que você passe.

UMA ABORDAGEM INTEGRÁL

CODIFICAÇÃO ESPÍRITA: UMA ANÁLISE GERAL DO CONTEXTO HISTÓRICO, DA METODOLOGIA UTILIZADA E DE SUA PROPOSTA UNIVERSALISTA.

Por Victor Rebelo

Primeira Parte


No mês de abril de 2007, foram comemorados em todo o Brasil os 150 anos da publicação de “O Livro dos Espíritos”. Muitas palestras, nos vários Centros Espíritas espalhados pelo país, enalteceram o trabalho pioneiro de Allan Kardek, ressaltando a importância de seu trabalho de codificação do ensino dos Espíritos. E com razão! Mas até onde o trabalho de Kardec foi inovador? Quem criou o método usado por Kardec para desenvolver a codificação da Doutrina Espírita?

A estas e outras questões vou procurar responder na forma de perguntas e respostas, que eu mesmo formulei com base no próprio “O Livro dos Espíritos” e em estudos que tenho realizado em quase quinze anos de pesquisa. Vamos lá!

O QUE É ESPIRITISMO?

Todo aquele que crê haver em si outra coisa além da matéria é espiritualista. Mas isso não significa que todo espiritualista crê na existência dos Espíritos ou em comunicações do Além. Portanto, para evitar confusão, Kardec preferiu classificar como espírita todo aquele que é adepto do Espiritismo, que é a Doutrina que tem como princípio as relações do mundo material (dos encarnados) com o mundo dos Espíritos (dos desencarnados). Segundo os pesquisadores, o termo Espiritismo teria sido cunhado, pela primeira vez, por Allan Kardec.

NTÃO, O ESPIRITISMO SURGIU COM KARDEC, CERTO?

Calma, depende! Se entendermos o Espiritismo como sendo uma Doutrina que surgiu com o conjunto de obras publicadas por Kardec, a partir do enorme trabalho de pesquisa que ele fez com relação às manifestações mediúnicas que estavam ocorrendo de forma maciça pelo mundo, no século XIX, sim!

Por outro lado Kardec deixou bastante claro que os ensinamentos que ele havia reunido de forma sintetizada, faziam parte das mais antigas doutrinas espiritualistas. Isso significa que o conteúdo filosófico da Doutrina Espírita já havia sido transmitido para a humanidade em outras épocas, nas mais variadas religiões. “O Espiritismo não é obra de um único homem. Ninguém pode se dizer seu criador, porque é tão velho quanto a Criação”.

- (O Livro dos Espíritos – Conclusão)

(continua amanhã)

PREOCUPAÇÕES EXCESSIVAS - Padre Fábio de Melo

domingo, 6 de dezembro de 2009

PENSAMENTO DO DIA

06 de Dezembro de 2009

"Avança, sem pensar no passado nem no futuro."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

TENHA cuidado de não magoar ninguém com suas ações, nem com suas palavras.

Aprenda a dizer o “NÃO” de tal forma, que não melindre.

Não seja ríspido, nem demonstre intolerância.

Compreenda o ponto de vista dos outros, que têm tanto direito, quanto você, de ter sua opinião própria.

Use, em todos os seus atos e palavras, de benevolência e gentileza.

Domine sua irritabilidade!

DESCRIÇÕES SOBRE O CORDÃO DE PRATA

Afinal, onde fica o ponto de conexão do “CORDÃO DE PRATA” com o corpo físico? No corpo todo, no plexo solar ou no chacra coronário?

Por Wagner Borges

Quinta Parte


Quando tentamos fazer uma idéia desse Cordão Astral, o máximo que podemos conseguir é compará-lo a um cabo elástico. Ainda tal comparação não chega a fazer justiça a esse órgão realmente vivo. O Cordão Astral sempre se estende de um corpo a outro, seja qual for a distância existente entre eles.”

“Jamais vi o Cordão tomar contato com o corpo físico no plexo solar; mas observei tal contato na frente, ao lado e na parte posterior da cabeça. Mas comigo a ponta do Cordão adere invariavelmente à região da medula oblongada do fantasma. Contudo, faço uma sugestão; que os experimentadores que sustentam ser ponto de contato o plexo solar, façam sugestões a tal respeito, quando em desenvolvimento.

Seja como for, a razão pela qual o Cordão Astral se prende em diferentes pontos da cabeça física se deve aposição do corpo físico no momenta da projeção. Os corpos astrais e físicos coincidem. Tal a posição do corpo físico, qual a do corpo astral.

Se o físico tiver a face para cima, quando em posição horizontal, o corpo astral emergirá também olhando para cima. Então o Cordão sairá da testa do corpo físico, entre os olhos, ligar-se-á ao fantasma pela porte posterior da cabeça – na região da medula ablongada. Acrescentaria que esta é a posição ideal para a projeção...”

Do livro A PROJEÇÃO DO CORPO ASTRAL

De Sylvan J. Muidoon

Editora Pensamento.

(continua amanhã)

PLANEJAR RELACIONAMENTO - Padre Fábio de Melo