sábado, 1 de janeiro de 2011

PENSAMENTO DO DIA

Sábado, 01 de Janeiro de 2011

"Deixai-vos conduzir, e a serenidade da alma será vossa melhor aliada."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

Ajude a todos, sem fazer exigências; quem estabelece condições para ajudar, escreveu o

Marquês de Maricá, está reclamando pagamento, antes mesmo de emprestar o dinheiro.

Não exija condições; ajude sempre com desprendimento, e não exija agradecimentos nem gratidão.

Não esqueça de que quem ajuda o próximo está, na realidade, ajudando a si mesmo.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

LIVRO TERCEIRO

CAPITULO XII

PERFEIÇÃO MORAL

AS VIRTUDES E OS VÍCIOS


Trecentésima Nona Parte

898 – VISTO QUE A VIDA CORPOAL NÃO É SENÃO UMA ESTADA TEMPORÁRIA NESTE MUNDO, E QUE NOSSO FUTURO DEVE SER A NOSSA PRINCIPAL PREOCUPAÇÃO. É ÚTIL ESFORÇAR-SE POR ADQUIRIR CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS QUE NÃO TOCAM SENÃO AS COISAS E AS NECESSIDADES MATERIAIS?

- Sem dúvida. Primeiro, isso vos coloca em condições de aliviar vossos irmãos, depois, vosso Espírito se elevará mais depressa se já progrediu em inteligência. No intervalo das encarnações aprendeis em uma hora o que os exigiria anos sobre a vossa Terra. Nenhum conhecimento é inútil, todos contribuem, mais ou menos, para o progresso, porque o Espírito perfeito deve tudo saber, e porque o progresso devendo se realizar em todos os sentidos, todas as idéias adquiridas ajudam o desenvolvimento do Espírito.

899 – DE DOIS HOMENS RICOS, UM NASCEU NA OPULÊNCIA E MNÃO CONHECEU JAMAIS A NECESSIDADE; O OUTRO DEVE A SUA AO SEU TRABALHO; TODOS OS DOIS A EMPREGARAM EXCLUSIVAMENTE EM SUA SATISFAÇÃO PESSOAL, QUAL O MAIS CULPADO?

- Aquele que conheceu o sofrimento e sabe o que é sofrer. Ele conhece a dor que não alivia, mas muito freqüentemente, dela não lembra mais.

900 – AQUELE QUE ACUMULA SEM CESSAR E SEM FAZER O BEM A ALGUÉM ENCONTRA UMA DESCULPA VÁLIDA NO PENSAMENTO DE QUE AMONTOA PARA DEIXAR MAIS AOS SEUS HERDEIROS?

- É um compromisso com a má consciência.

(CONTINUA AMANHÃ)

MENSAGEM DO ANO NOVO

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

PENSAMENTO DO DIA

Sexta feira, 31 de Dezembro de 2010

"Para que as cordas da vina produzam um som harmonioso, elas devem estar nem muito tensas, nem muito frouxas."

Helena Roerich

MINUTO DE SABEDORIA

Esteja certo de que a felicidade de sua vida não pode vir de fora.

Você só poderá encontrar a felicidade quando souber fazê-la nascer dentro de seu coração, quando aprender a ajudar a todos, indistintamente, com suas ações, suas palavras e seus pensamentos.

Pense positivamente, desculpando a todos e sentirá a maior felicidade de sua vida na alegria de viver bem.

MENSAGEM DE FIM DE ANO

O LIVRO DOS ESPÍRITOS


LIVRO TERCEIRO


CAPITULO XII

PERFEIÇÃO MORAL


AS VIRTUDES E OS VÍCIOS

Trecentésima Oitava Parte

897 – AQUELE QUE FAZ O BEM, NÃO EM VISTA DE UMA RECOMPENSA SOBRE A TERRA, MAS NA ESPERANÇA DE QUE LHE SERÁ LEVADO EM CONTA NA OUTRA VIDA, E QUE SUA POSIÇÃO ALI SERÁ TANTO MELHOR, É REPREENSÍVEL, E ESSE PENSAMENTO LHE PREJUDICA O ADIANTAMENTO?

- É preciso fazer o bem por caridade, quer dizer, com desinteresse.

- Entretanto, cada um tem o desejo bem natural de progredir para escapar do estado penoso desta vida; os próprios Espíritos nos ensinam a praticar o bem com esse objetivo; portanto, é um mal pensar que, em se fazendo o bem, pode-se esperar condição melhor sobre a Terra?

- Não, certamente. Todavia, aquele que faz o bem sem ocultar intenção, é tão só pelo prazer de ser agradável a DEUS e ao seu semelhante sofredor, já se encontra num certo grau de adiantamento que lhe permitirá alcançar mais cedo a felicidade que seu irmão, que, mais positivo, faz o bem por raciocínio, e não impelido pelo calor natural do seu coração.

- NÃO HÁ AQUI UMA DISTINÇÃO A SER FEITA ENTRE O NEM QUE SE PODE FAZER AO PRÓXIMO E O ESFORÇO PARA SE CORRIGIR DE SUAS FALTAS? CONCEBEMOS QUE FAZER O BEM COM O PENSAMENTO DE QUE ELE SERÁ LEVADO EM CONTA EM OUTRA VIDA É POUCO MERITÓRIO; TODAVIA, SE EMENDAR, VENCER SUAS PAIXÕES, CORRIGIR SEU CARÁTER TENDO EM VISTA A APROXIMAÇÃO COM OS BONS ESPÍRITOS E SE ELEVAR, É IGUALMENTE UM SINAL DE INFERIORIDADE?

- Não, não. Por fazer o bem queremos dizer ser caridoso. Aquele que calcula o que cada boa ação pode resultar-lhe na vida futura, assim como na vida terrestre, age egoisticamente. Mas não há egoísmo em se melhorar visando a se aproximar de DEUS, pois esse é o objetivo para o qual cada um de nós deve se dirigir.

(CONTINUA AMANHÃ)

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

PENSAMENTO DO DIA


Quinta feira, 30 de Dezembro de 2010


"O ascetismo é útil somente quando não esconde a inveja e a cobiça."

Helena Roerich

MINUTO DE SABEDORIA

Mantenha seu bom humor em todas as circunstâncias.

E procure manter vivo o bom humor de todos os que o cercam na vida.

A alegria é um medicamento divino.

A tristeza, ao contrário, nos mergulha num oceano de lama, que salpica e suja aos que de nós se aproximam.

Mesmo entre sofrimentos e dores, busque ser alegre, porque a alegria é o melhor remédio para nos dar felicidade.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

LIVRO TERCEIRO

CAPITULO XII

PERFEIÇÃO MORAL

AS VIRTUDES E OS VÍCIOS

Trecentésima Sétima Parte


895 – ALÉM DOS DEFEITOS E DOS VÍCIOS SOBRE OS QUAIS ALGUÉM SE ENGANARIA, QUAL É O SINAL MAIS CARACTERISTICO DA IMPERFEIÇÃO?

- O interesse pessoal. As qualidades morais, freqüentemente, são como a douração colocada sobre um objeto de cobre e que não resiste à pedra de toque. Um homem pode possuir qualidades reais que o fazem, para todo o mundo, um homem de bem. Mas essas qualidades, ainda que sejam um progresso, não suportam sempre certas provas e basta, as vezes, tocar a corda do interesse pessoal, para pôr o fundo a descoberto. O verdadeiro desinteresse é uma coisa tão rara sobre a Terra, que é admirado como um fenômeno quando ele se apresenta.

- O apego às coisas materiais é um sinal notório de inferioridade, porque quanto mais o homem se prende aos bens deste mundo, menos compreende sua destinação. Pelo desinteresse, ao contrário, ele prova que vê o futuro de um ponto de vista elevado.

896 – HÁ PESSOAS DESINTERESSADAS, SEM DISCERNIMENTO, QUE PRODIGALIZAM SEUS HAVERES SEM PROVEITO REAL POR FALTA DE UM EMPREGO RACIONAL; TÊM ELAS ALGUM MÉRITO?

- Têm o mérito do desinteresse, todavia, não o tem o do bem que poderiam fazer. Se o desinteresse é uma virtude, a prodigalidade irrefletida é sempre, pelo menos, uma ausência de julgamento. A fortuna não é dada mais a alguns para ser jogada ao vento, que a outro para ser enterrada num cofre forte. É um depósito do qual terão de prestar contas, porque terão que responder por todo o bem que poderiam ter feito, e que não fizeram, por todas as lagrimas que poderiam ter enxugado com o dinheiro que deram àqueles que dele não tinham necessidade.

(CONTINUA AMANHÃ)

FELIZ NATAL E PRÓSPERO 2011

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

PENSAMENTO DO DIA


Quarta feira, 29 de Dezembro de 2010


"O Ensinamento é como a chama de uma tocha, acendendo inúmeros fogos."

Helena Roerich

MINUTO DE SABEDORIA

A riqueza não depende do dinheiro que você haja acumulado.

Quem tem riqueza e não sabe ajudar o próximo é pobre.

Quem guarda com avareza os dons que recebeu de DEUS é pobre.

Quem não sabe dar de si mesmo uma palavra de conforto, um sorriso de encorajamento, é pobre.

Mas aquele que, mesmo pouco ou nada tendo, sabe doar-se em ajuda ao próximo, esse é rico, imensamente rico!

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

LIVRO TERCEIRO

CAPITULO XII

PERFEIÇÃO MORAL

AS VIRTUDES E OS VÍCIOS


Trecentésima Sexta Parte


893 – QUAL A MAIS MERITÓRIA DE TODAS AS VIRTUDES?

- Todas as virtudes têm seu mérito, porque todas são sinais de progresso no caminho do bem. Há virtude toda vez que há resistência voluntária no arrastamento das más tendências. Mas o sublime na virtude consiste no sacrifício do interesse pessoal para o bem do próximo, sem ocultar intenção. A mais meritória é aquela que está fundada sobre a mais desinteressada caridade.

894 – HÁ PESSOAS QUE FAZEM O BEM POR UM GESTO ESPONTÂNEO, SEM QUE TENHAM A VENCER ALGUM SENTIMENTO CONTRÁRIO; TÊM ELAS IGUAL MÉRITO QUE AS QUE TÊM QUE LUTAR CONTRA SUA PROPRIA NATUREZA E QUE A SUPERAM?

- As que não têm que lutar é porque nelas o progresso está realizado; já lutaram outrora e triunfaram. Por isso, os bons sentimentos não lhes custam algum esforço; e suas ações parecem todas simples; o bem se tornou para elas um hábito. Deve-se honrá-las, como velhos guerreiros que conquistaram suas posições.

- Como estais ainda longe da perfeição, esses exemplos vos espantam pelo contraste e os admirais tanto mais porque são raros. Mas, sabei bem, nos mundos mais avançados que o vosso, o que entre vós é uma exceção, lá é uma regra. Ali o sentimento do bem é espontâneo em todos, porque não são habitados senão por bons Espíritos, e uma só má intenção ali seria uma exceção monstruosa. Eis porque os homens lá são felizes e o será assim sobre a Terra quando a Humanidade estiver transformada, e quando compreender e praticar a caridade na sua verdadeira acepção.

(CONTINUA AMANHÃ)

JINGLE BELLS

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

PENSAMENTO DO DIA

Terça feira, 28 de dezembro de 2010.

O ensinamento é salvação, não porque foi dado por mestres, mas porque ele liberta.

Helena Roerich

MINUTO DE SABEDORIA

Observe o que se passa na vida: quando você necessita de alimento, é só você que pode comer.

Ninguém pode fazê-lo por você.

Assim, também, ninguém pode curá-lo.

Você é a única pessoa capaz de curar-se, de fazer seu corpo revigorar-se e libertar-se das enfermidades.

Emita pensamentos positivos de saúde e expulse de seu organismo todas as moléstias.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

LIVRO TERCEIRO

AS LEIS MORAIS

CAPÍTULO X

X – LEI DE JUSTIÇA. DE AMOR E DE CARIDADE

AMOR MATERNAL E FILIAL

Trecentésima Quinta Parte

890 – O AMOR MATERNAL É UMA VIRTUDE OU UM SENTIMENTO INSTINTIVO COMUM AOS HOMENS E ANIMAIS?

- É uma e outra coisa. A Natureza deu à mãe o amor pelos filhos no interesse de sua conservação. Mas entre os animais esse amor é limitado às necessidades materiais e cessa quando os cuidados tornam-se inúteis. Entre os homens ele persiste por toa a vida, e comporta um devotamento e uma abnegação que são da virtude. Sobrevive mesmo à morte e segue o filho além do túmulo. Bem vedes que há nele outra coisa mais do que no animal.

891 – VISTO QUE O AMOR MATERNAL ESTÁ NA NATUREZA, POR QUE HÁ MÃES QUE ODEIAM OS FILHOS, E ISSO DESDE O SEU NASCIMENTO?

- Algumas vezes, é uma prova escolhida pelo Espírito do filho, ou uma expiação se ele mesmo foi mau pai ou mãe má ou mau filho, numa outra existência. Em todos os casos, a mãe má não pode ser animada senão por um mau Espírito que se esforça por dificultar a existência do filho, a fim de que ele sucumba sob as provas que aceitou; mas essa violação das Leis da Natureza não ficará impune, e o Espírito do filho será recompensado pelos obstáculos que haja superado.

892 – QUANDO OS PAIS TÊM FILHOS QUE LHES CAUSAM DESGOSTOS NÃO SÃO ESCUSÁVEIS POR NÃO TEREM PARA COM ELES A TERNURA QUE O TERIAM EM CASO CONTRÁRIO?

- Não, porque é um fardo que lhes é confiado, e sua missão é a de fazer todos os esforços para reconduzi-los ao bem. Mas esses desgostos são, freqüentemente, o resultado dos maus costumes que os deixaram tomarem desde o berço;; colhem, então, o que semearam.

(CONTINUA AMANHÃ)

JOHN LENNON - HAPPY CHRISMAS

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

MOMENTOS DE REFLEXÃO

Mansuetude e prudência

Você tem se assustado com a violência na sociedade? Com essa violência cotidiana, quase que banalizada pelo suceder dos fatos?

Sem sombra de dúvidas, os dias que se sucedem são desafiadores para todos nós. Nunca conquistamos tanto em tecnologia e bem-estar, nunca o desenvolvimento científico e tecnológico foi tão longe, porém, em nossa intimidade ainda vige a violência.


Reclamamos que o mundo está tão violento, porém a violência muitas vezes ganha morada em nosso mundo íntimo.


Já reparou como somos violentos no trânsito? Basta alguém nos dar uma fechada, conduzir mais lentamente, cruzar nossa frente e violentamos o próximo com nosso verbo truculento, intempestivo, ameaçador.


Outras vezes, chegamos em casa com o peso do dia nos ombros, e aqueles que nos são mais caros ganham a violência de nossa indiferença ou da resposta seca e curta, sem envolvimento e interesse emocional nenhum.


Percebemos que a violência ganha morada em nossa intimidade quando alguém nos provoca ou toca em algum assunto que nos incomoda...


O oposto da violência é a mansuetude. A capacidade de ser manso. Não por acaso foi uma das recomendações de Jesus no Sermão da Montanha, nos lembrando que são bem-aventurados os mansos, pois herdarão a Terra.


Se hoje nos cansamos da violência, que seja iniciada em nós a proposta da mansuetude. Que comecemos por nós o exercício da troca da violência pela mansidão.


Para ser manso, é necessário aprender a agir, ao invés de reagir. É necessário mudar a moeda no trato social. Oferecer sempre a moeda da mansuetude, seja qual for a que nos oferecerem.


Quando nos ofertarem a violência, simplesmente não aceitemos, devolvendo paz, tranquilidade, mansuetude.


Parece difícil? É uma questão de exercício. Experimentemos só por hoje. Quando alguém nos oferecer a violência e devolvermos na mesma moeda, a violência será nossa, e permanecerá conosco. Como consequência, sofreremos os reflexos dela.


Ao contrário, quando agirem violentamente contra nós, proponhamos uma ação de mansuetude. Ao grito, devolvamos a voz tranquila, ao desaforo, ofereçamos o elogio, e à ameaça, ofereçamos o entendimento.


Para tanto, não se faz necessário nos colocarmos como vítima. Ao sermos mansos, não precisamos ser vítimas da violência, ou joguete das ações alheias.


Para evitar isso, Jesus nos recomenda usarmos da mansuetude das pombas, mas da prudência das serpentes.


Armemo-nos de prudência, percebamos onde caminhamos, conheçamos as pessoas com que convivemos. Tudo isso é necessário.


Mas nada na vida justifica a necessidade de ser a violência a ferramenta de nosso trato social. Quando a paz e a mansuetude ganharem nosso mundo íntimo, certamente estará mais próximo o dia em que viveremos em um planeta de paz.

PENSAMENTO DO DIA

Segunda feira, 27 de Dezembro de 2010

"A regeneração só é possível por um processo interior de trabalho sobre si mesmo."

Helena Roerich

MINUTO DE SABEDORIA

A morte não existe.

Se você perdeu um entre querido, não se desespere: tenha a certeza que ele não morreu.

Apenas mudou de estado e mais cedo ou mais tarde, você irá novamente encontrá-lo.

Não dê a ele, pois, a decepção de querer fugir da luta.

Não pretenda ser superior a DEUS: aceite o que DEUS determinou em Sua sabedoria, e será imensamente feliz.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

LIVRO TERCEIRO

AS LEIS MORAIS

CAPÍTULO X

X – LEI DE JUSTIÇA. DE AMOR E DE CARIDADE


CARIDADE E AMOR AO PRÓXIMO

Trecentésima Quarta Parte

887 – DISSE JESUS TAMBÉM: AMAI MESMO VOSSOS INIMIGOS. ORA, O AMOR AOS NOSSOS INIMIGOS NÃO É CONTRÁRIO ÀS NOSSAS TENDÊNCIAS NATURAIS E A INIMIZADE NÃO PROVÉM DA AUSÊNCIA DE SIMPATIA ENTRE OS ESPÍRITOS?

- Sem dúvida, não se pode ter pelos inimigos um amor terno e apaixonado; não foi isso que ele quis dizer. Amar os inimigos é perdoar-lhes e restituir bem por mal. Por este meio nos tornamos superiores a eles; pela vingança, colocamo-nos abaixo deles.

888 – QUE PENSAR DA ESMOLA?

- O homem reduzido a pedir esmola se degrada moral e fisicamente: ele se embrutece. Numa sociedade baseada sobre a Lei de DEUS e a justiça, deve-se prover a vida do fraco sem humilhação para ele. Ela deve assegurar a existência daqueles que não podem trabalhar, sem deixar sua vida à mercê do acaso e da boa vontade.

- REPROVAIS A ESMOLA?


- Não, não é a esmola que é reprovável, freqüentemente, é a maneira pela qual é feita. O homem de bem, que compreende a caridade segundo JESUS, se antecipa ao infeliz sem esperar que ele lhe estenda a mão.
A verdadeira caridade é sempre boa e benevolente; ela está mais no gesto que no fasto. Um serviço feito com delicadeza duplica de valor, se é feito com ostentação, a necessidade pode fazê-lo aceitar, mas o coração não é tocado por ele.
Lembrai-vos também que a ostentação, aos olhos de DEUS, tira o mérito do favor. Disse JESUS: QUE A VOSSA MÃO ESQUERDA IGNORE O QUE DÁ VOSSA MÃO DIREITA: ele vos ensina com isso a não deslustrar a caridade pelo orgulho.

É preciso distinguir a esmola propriamente dita da beneficência. O mais necessitado não é sempre aquele que pede; o receio de uma humilhação retém o verdadeiro pobre e, freqüentemente, ele sofre sem se lamentar. É a este que o homem verdadeiramente humano, sabe ir procurar sem ostentação.

Amai-vos uns aos outros é toda a Lei, a Leio divina pela qual DEUS governa os mundos. O amor é a Lei de atração para os seres vivos e organizados; a atração é a Lei de amor para a matéria inorgânica.
Não olvideis jamais que o Espírito, qualquer que seja seu grau de adiantamento, sua situação como reencarnação ou erraticidade, está sempre colocado entre um superior que o guia e o aperfeiçoa, e um inferior diante do qual tem os mesmo deveres a cumprir. Portanto, sedes caridosos, não somente dessa caridade que vos leva a tirar de vossa bolsa o óbolo que dais friamente àquele que ousa vo-lo pedir, mas ide ao encontro das misérias ocultas. Sedes indulgentes para com os defeitos dos vossos semelhantes, em lugar de menosprezar a ignorância e o vício, instruíram-os e moralizai-os. Sedes dóceis e benevolentes para com todos os que são inferiores, assim como em relação aos seres mais íntimos da criação, e tereis obedecido à Lei de DEUS.
SÃO VICENTE DE PAULO

889 – NÃO HÁ HOMENS REDUZIDOS À MENDICÂNCIA POR SUAS FALTAS?

- Sem dúvida, mas se uma boa educação moral os houvesse ensinado a praticar a Lei de DEUS, eles não cairiam nos excessos que causam sua perda; é disso sobretudo que depende o melhoramento do vosso globo.

(CONTINUA AMANHÃ)

ENTÃO É NATAL - Simone

domingo, 26 de dezembro de 2010

PENSAMENTO DO DIA

Domingo, 26 de Dezembro de 2010

"Cada um é puro ou impuro por si mesmo. Nenhum homem pode purificar outro."

Helena Roerich

MINUTO DE SABEDORIA

Desperte para as verdades superiores.

Não se iluda com as conquistas fáceis, com os prazeres transitórios, com as sensações efêmeras.

Busque intensamente as coisas sólidas e duradoras, e para isso espalhe em redor de você alegria e otimismo, bondade e amor, que são as bases firmes e eternas da felicidade que jamais termina.

Só o amor constrói para a eternidade.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

LIVRO TERCEIRO

AS LEIS MORAIS

CAPÍTULO X

X – LEI DE JUSTIÇA. DE AMOR E DE CARIDADE


DIREITO DE PROPRIEDADE - ROUBO


Trecentésima Terceira Parte

884 – QUAL É O CARÁTER DA PROPRIEDADE LEGÍTIMA?

- Não há propriedade legítima, senão aquela que foi adquirida sem prejuízo para outrem.

(A lei de amor e de justiça, proibindo fazer a outrem o que não desejamos que nos fizessem, condena por isso mesmo todo meio de aquisição contrário a essa lei.)

885 – O DIREITO DE PROPRIEDADE É INDEFINIDO?

- Sem dúvida, tudo o que é adquirido legitimamente é uma propriedade. Todavia, como o dissemos, a legislação dos homens, sendo imperfeita, consagra, freqüentemente, direitos de convenção que a justiça natural reprova. Por isso, eles reformam suas Leis à medida que o progresso se realiza, e que compreendem melhor a justiça. O que parece perfeito num século, parece bárbaro no século seguinte.

CARIDADE E AMOR AO PRÓXIMO

886 – QUAL É O VERDADEIRO SENTIDO DA PALAVRA “CARIDADE”, como a entendia JESUS?

- Benevolência para com todos, indulgência para com as imperfeições alheias, perdão para as ofensas.

(O amor e a caridade são o complemento da Lei de justiça, porque amar ao próximo é fazer-lhe todo o bem que está ao nosso alcance e que gostaríamos nos fosse feito a nós mesmos. Tal é o sentido das palavras de JESUS: AMAI-VOS UNS AOS OUTROS, COMO IRMÃOS.)

(A caridade segundo JESUS, não está restrita à esmola. Ela abrange todas as relações que temos com nossos semelhantes, quer sejam nossos inferiores, nossos iguais ou nossos superiores. Ela nos ordena a indulgência porque nós mesmos temos necessidade dela. Proíbe-nos de humilhar o infortúnio, contrariamente ao que se pratica muito freqüentemente. Se uma pessoa rica se apresenta, têm-se por ela mil atenções, mil amabilidades; se é pobre, parece não haver mais necessidade de se incomodar com ela. Quanto mais sua posição seja lastimável, mais se deve respeitar antes de aumentar seu sofrimento pela humilhação. O homem verdadeiramente bom procura realçar o interior aos seus próprios olhos, diminuindo a distância entre ambos.)

(CONTINUA MANHÃ)

NATAL TODO DIA - Roupa Nova