sábado, 21 de novembro de 2009

PENSAMENTO DO DIA

21 de Novembro de 2009

"Enquanto não se cumpre uma etapa, a Lei não permite que se passe à próxima."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

SEJA alegre, procurando fazer todo o bem que puder, nos dias em que permanecer na face da Terra.

Espalhe em torno de si esmolas de conforto, palavras de carinho, sorrisos de felicidade.

Responda com alegria e otimismo a todos aqueles que lhe dirigem a palavra, sem irritar-se jamais.

Imprima, em cada dia da sua vida, toda a bondade que existe no fundo de seu coração.

APRENDENDO COM A DOR - 1ª Parte

DIANTE DO SOFRIMENTO, FAÇAMOS O QUESTIONAMENTO NECESSÁRIO, BUSCANDO SERENIDADE PARA TRANSFORMARMOS SOMBRA EM LUZ.

Por JOSÉ ANTONIO FERREIRA DA SILVA

1ª Parte

Observando as pessoas com suas dores e dramas, coloquei-me a refletir sobre o porquê do sofrimento em nossas vidas. O sofrimento é comum a todos nós. Ricos ou pobres, novos ou velhos, todos, em algum momento de nossas vidas, iremos deparar com ele, que geralmente vem quando menos esperamos. Eu, na minha ingenuidade, acreditava que o sofrimento, sendo comum a todos, divergia apenas na forma como o enfrentávamos, pois eu via pessoas que se desesperavam, enquanto outras o enfrentavam com serenidade. Hoje, porém, vejo que existem muitas outras questões que merecem a nossa reflexão, se quisermos realmente aprender algo positivo sobre o assunto. Vejo também que o Espiritismo é uma ferramenta importantíssima para fazermos essa reflexão, pois ele nos traz a chave necessária para uma visão ampla e profunda sobre tudo o que nos acontece e conseqüentemente sobre a finalidade do sofrimento em nossas vidas.

Fazendo uma análise do sofrimento, Allan Kardec escreveu que “O sofrimento é inerente à imperfeição.” Ou seja, ainda estamos nos primeiros degraus da escalada evolutiva, naturalmente trazemos ainda inúmeras imperfeições, e elas nos causam muitas dores e sofrimentos.

(continua amanhã)

A TRISTEZA É OPORTUNIDADE DE CRESCIMENTO - Padre Fábio de Melo

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

PENSAMENTO DO DIA


20 de Novembro de 2009


"Ergue a âncora de teu barco e parte, pois o Infinito te espera."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

SEJA forte nos embates da vida e na desanime se o sofrimento o visitar, em sua pessoa ou nas pessoas que lhe são caras.

O sofrimento, além de purificar-nos, realiza o aprimoramento de nossa força interna.

Ninguém consegue passar de ano sem prestar exame.

Ninguém consegue progredir, sem sofrer o exame da natureza, que verificar se realmente sabemos ser fortes, suportando as dores.

A FORÇA DO PERDÃO

Os desencontros, a ingratidão e as decepções são materiais didáticos que nos dão a oportunidade de ensaiarmos o verdadeiro AMOR.

6ª Parte

Durante o momento em que ela desabafava, o amigo espiritual que me assistia naquela ocasião informou-me que o rapaz estava bem e que ele sofria de uma aversão pela mãe.

Tornava-se necessário apagar certos registros existentes no seu subconsciente. Eu a orientei.

- Não se preocupe, seu filho está bem e vai voltar. Mas é preciso que a senhora colabore com os seus pensamentos. Todos os dias, converse mentalmente com ele, use a sua imaginação para abraçá-lo como se estivesse presente ao diálogo. Diga-lhe que o ama muito. Peça perdão por possíveis erros cometidos em outras vidas contra ele. Use de palavras firmes e sinceras, faça-o sentir que você precisa dele e ele de você.

Passados alguns dias, o rapaz retornou para casa e abraçou-a como nunca o fizera antes. Chorou muito e confessou-lhe que sentia alguma coisa que o distanciava dela.

Era um sentimento que não sabia explicar. Sentia uma vontade constante de ficar longe, mas desta vez percebeu que, apesar de tudo, ele deveria aprender a amá-la.

A partir daí, os dois passaram a desfrutar de uma convivência feliz. Todas as noites ela continua praticando a reconciliação mental. Hoje ela sente que passou a amar ainda mais o seu filho.

O problema desta mãe e deste filho é igual a muitos que existem por aí no seio das famílias, cuja solução está nas próprias pessoas envolvidas. Mães cujos filhos se revelam desde cedo rebeldes, além de corrigi-los energicamente, usem as vossas mente para gravar, no subconsciente deles, as responsabilidades que a própria vida nos impõe e as quais devemos cumprir e respeitar. No caso de aversão espontânea revelada desde cedo, faça como a nossa irmã que reconquistou o filho. Trabalhe o amor e o perdão no seu subconsciente.

Nelson Moraes.

(continua amanhã)

RAZÕES DA TRISTEZA - Padre Fábio de Melo

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

PENSAMENTO DO DIA

19 de Novembro de 2009

"No silêncio do coração saberás reconhecer a Estrela-Guia."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

PROCURE dar exemplos de paciência e desprendimento, servindo a todos com bondade e dedicação.

A verdadeira vida é a vida do amor e do serviço.

Derrame seu amor sobre todas as coisas criadas, desde a tenra plantinha até as constelações que gravitam nos espaços siderais.

Mas, sobretudo, seja paciente e desprendido com as criaturas humanas, que vivem a seu lado, como seus companheiros de jornada.

A FORÇA DO PERDÃO

Os desencontros, a ingratidão e as decepções são materiais didáticos que nos dão a oportunidade de ensaiarmos o verdadeiro AMOR.

5ª Parte

Ao contrário da paixão, o verdadeiro amor transcende as aparências e supera os obstáculos, consolidando-se em uma convivência feliz, apesar de toda a adversidade que possa enfrentar.

Aqueles que amam de verdade se realizam quando conseguem promover a felicidade de quem ama. O verdadeiro amor coloca, acima dos próprios direitos, os direitos da pessoa amada. Um amor desse porte, nada pode destruí-lo, ele supera o orgulho e todas as paixões que possam prejudicá-lo. É esse amor que se perpetua na eternidade!

Supera os interesses e físicos, para consolidar-se no espírito eterno.

Estamos falando do amor entre um homem e uma mulher, mas é esse mesmo amor que um dia vai prevalecer entre todas as criaturas. Por isso, podemos afirmar com segurança, que o casamento e a constituição da família compõem valioso laboratório para desenvolvê-lo.

É na convivência domiciliar de uma família que acontecem os reencontros mais importantes entre os espíritos em evolução. Na maioria dos casos, são espíritos que se reúnem para exercitarem entre si o perdão, a fim de apagarem as marcas dos desencontros e conflitos vividos em encarnações passadas. É esse convívio, muitas vezes difícil, que, se bem compreendidos, pode levar os espíritos envolvidos à consolidação do verdadeiro amor. Para isso, entretanto, é necessário muita compreensão, tolerância e o exercício constante do perdão.

Certa ocasião, uma senhora procurou-me. Estava aflita. Seu filho de dezoito anos saíra de casa pela terceira vez. Só que, desta vez, fazia dez dias e ele ainda não havia retornado. Desabafou:

- Eu não sei se devo ir a policia ou procurá-lo nos hospitais, estou desesperada.

(continua amanhã)

O MISTÉRIO DA MORTE - Padre Fábio de Melo

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

PENSAMENTO DO DIA

18 de Novembro de 2009

"Deves atravessar a ponte. Esperamos-te na outra extremidade."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

COM os nossos pensamentos e palavras, construímos o verdadeiro mundo em que vivemos.

Por isso, nossa vida e nossa felicidade dependem exclusivamente de nossos pensamentos e de nossas palavras.

Vigie o momento presente, para que seu futuro seja feliz.

Plante semente de otimismo e de amor, para colher amanhã os frutos da alegria e da felicidade.

A FORÇA DO PERDÃO

Os desencontros, a ingratidão e as decepções são materiais didáticos que nos dão a oportunidade de ensaiarmos o verdadeiro AMOR.

4ª Parte

Quando falamos em sentimentos, não estamos nos referindo ao sentimentalismo, mas sim, aos verdadeiros sentimentos que o ser humano precisa desenvolver para poder desfrutar da verdadeira felicidade.

Sentir, todos sentimos, porém, cada qual ao seu modo. O importante, no sentir, é saber por que sentimos.

Quando se pergunta: Por que você ama? Logo vem a resposta. Não sei! O amor é cego!
Esse conceito é errôneo; na verdade, o amor não é cego. As pessoas que amam por impulso é que são cegas e esse sentimento que dizem ser amor nada mais é do que paixão. Esta sim é cega! Faz-nos iludir com as aparências para depois desiludir-nos com a realidade. Por isso, cresce o número de separações e divórcios no mundo. Todos os dias vemos esse sentimento equivocado que parecia um grande amor se transformar em ódio.

O verdadeiro amor é um conjunto de sentimentos que sobrevive a tudo! Inclusive à paixão! O amor é perdão, compreensão e renuncia. Sem esses ingredientes, não existe o amor.

Este é o amor que precisamos desenvolver!

Não perdoar os erros humanos cometidos pela ignorância é o mesmo que não perdoar as crianças por não se comportarem como adultos. A vida é a grande pedagoga! Todos os dias, através de circunstâncias que fogem ao nosso controle, ela nos ensina a caminharmos na direção do amor ideal!

Os desencontros, a ingratidão e as decepções são materiais didáticos que nos proporcionam a oportunidade de ensaiarmos esse amor. Não existe o amor à primeira vista. Quando duas pessoas se encontram e imediatamente surge entre elas um amor verdadeiro, esse amor não nasceu naquele momento, com certeza, foi construído algum dia no passado.

(continua amanhã)

CUIDAR DO CORPO - Padre Fábio de Melo

terça-feira, 17 de novembro de 2009

PENSAMENTO DO DIA

17 de Novembro de 2009

"Tua resposta virá como fruto da entrega e da decisão."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

DEUS habita dentro de você!

Deixe, então, que Sua bondade se manifeste através de seus olhos, tornando-os brandos de compreensão, quentes de compaixão, ternos pelo perdão constantes a todos...

Que nenhum olhar de impaciência ou condenação tolde a beleza de sua vida!

Que sua fisionomia irradie contentamento de felicidade, de tal forma que todos os que se aproximem de você sejam contaminados por seu otimismo!

A FORÇA DO PERDÃO

Os desencontros, a ingratidão e as decepções são materiais didáticos que nos dão a oportunidade de ensaiarmos o verdadeiro AMOR.

3ª Parte

As pessoas habituadas ao perdão sofrem menos do que aqueles que ainda se deixam envolver pela idéia de que perdoar irrestritamente é abdicar dos próprios direitos supostamente conferidos pelas leis humanas. Com isso, arrastam-se durante uma vida duelando mentalmente ou juridicamente em uma luta inglória que culminará somente com perdedores perante as leis naturais da vida.

Os movimentos que alguns realizam para agravar as penas sobre os infelizes que optaram pelo crime, quase sempre, nasceram do sentimento de vingança e de ódio daqueles que tiveram seus interesses ou entes queridos feridos pela violência, que não é causa, mas sim um efeito gerado por uma sociedade que ajudamos a construir.

Se, diante de tais fatos, percebemos claramente a importância do perdão até para com os criminosos do mundo, imaginemos a importância do perdão entre aqueles que estão ligados a nós pelos laços consangüíneos ou por um parentesco indireto, submetendo-se, por forças das circunstâncias, a uma convivência útil e necessária.

No decorrer dos fatos aqui relatados, o leitor vai descobrir que, em certos momentos de nossa vida, sofremos muitos dissabores desnecessários por não termos aprendido a exercitar o perdão.
EXERCITANDO O AMOR

Não estamos expondo ao leitor apenas uma teoria, mas sim uma verdade comprovada por fatos colhidos ao longo de muitos anos em contato com os problemas humanos. Por isso, podemos afirmar, com segurança, que a grande maioria dos problemas que fazem o ser humano sofrer são oriundos de sentimentos desequilibrados.

(continua amanhã)

CONHECER-SE E CORRIGIR-SE - Padre Fábio de Melo

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

PENSAMENTO DO DIA

16 de Novembro de 2009

"És elo de uma corrente. Deves mover-te para que outros também se movam."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

NÃO fique a pedir as coisas...

Os braços parados nada produzem.

As mãos que não ajudam criam ferrugem.

Trabalhe com entusiasmo e alegria, e o próprio trabalho trará, com seus resultados positivos, a solução de todas as suas dificuldades.

Procure gostar do trabalho que lhe cabe realizar, e dentro de pouco tempo terá a alegria morando em seu coração.

A FORÇA DO PERDÃO

Os desencontros, a ingratidão e as decepções são materiais didáticos que nos dão a oportunidade de ensaiarmos o verdadeiro AMOR.

2ª Parte

Aqueles que sofreram da violência apenas prejuízos morais, materiais ou físicos, com certeza, submeteram-se a provocações que, se compreendidas, servirão de lastro para grandes conquistas na renovação dos seus sentimentos, resgatando os equívocos cometidos no pretérito.

Analisando as duas situações, percebe-se que o ser humano, em qualquer circunstância, é sempre uma vítima de si mesmo e da sua ignorância; além disso, o mal que pratica acaba servindo aos propósitos divinos no cumprimento das suas leis sábias e justas que punem os criminosos de ontem, através dos criminosos de hoje. Todos são dignos da nossa compreensão!

Até que consigamos superar esse período de ignorância espiritual em que vive a maioria dos seres encarnados, os cárceres, os hospitais e os manicômios estão sempre lotados.

Não quero, sob esse argumento, isentar de culpa aqueles que optaram pelos caminhos do crime, mas apenas chamar a atenção a um sentimento que, estimulado pela mídia, parece se generalizar na grande maioria das mentes desprevenidas. Trata-se da idéia de que os criminosos são seres à parte do contexto social e incapazes de qualquer recuperação.

Não podemos generalizar e nem tão pouco esquecer de que, há menos de cento e cinqüenta anos, as leis humanas permitiam a muitos de nós, reencarnados naquela época, dar os filhos recém-nascidos dos nossos escravos como alimento aos cães e aos porcos e até matar os adultos nos troncos, sob o guante infame da chibata, além de nos permitir praticar abusos inconfessáveis contra as mulheres cativas.
Apesar disso não nos tornamos criminosos perante as leis da Terra, mas ferimos profundamente as leis naturais e as leis Divinas. É por esse motivo que jamais devemos julgar ou condenar quem quer que seja. Talvez os erros que apontamos no nosso próximo sejam aqueles que mais praticamos no passado. Hoje entendemos porque JESUS desafiou a turba sequiosa pela condenação, afirmando: “Atire a primeira pedra quem não tiver pecado”.

(continua amanhã)


FELICIDADE NA PROFISSÃO - Padre Fábio de Melo

domingo, 15 de novembro de 2009

PENSAMENTO DO DIA

15 de novembro de 2009

"Faça cada dia um pouco: seja sob débil luz da lâmpada, seja sob deslumbrante iluminação da alma."

Pio de Pietrelcina

MINUTO DE SABEDORIA

VOCÊ, que é enfermeira, ame os doentes que a procuram e que lhe foram confiados, como se fossem seus próprios filhos e irmãos.

Sua missão é grandiosa e sublime, embora difícil e espinhosa.

Não se irrite jamais!

Os enfermos são exigentes, porque sentem mais necessidade de carinho do que as pessoas sadias.

Seu carinho lhes apressará a cura, mais do que qualquer outro remédio.

A FORÇA DO PERDÃO

Os desencontros, a ingratidão e as decepções são materiais didáticos que nos dão a oportunidade de ensaiarmos o verdadeiro AMOR.

1ª Parte

Com os inegáveis avanços da ciência, o homem, em seus arroubos de grandeza, gasta valiosos recursos tentando ampliar seu domínio ao espaço cósmico, sem ao menos ter aprendido a viver no diminuto espaço que ocupa na sociedade onde convive com o seu semelhante.

Cada presídio construído no mundo comprova essa realidade, atestando o grau de ignorância em que ainda se encontra o homem na Terra. Não falamos da ignorância cultural ou inocente, mas da mais grave de todas as ignorâncias que predomina não só entre os incultos, mas principalmente nos meios ditos esclarecidos.

A tecnologia encurtou distancias e ampliou as comunicações, proporcionando ao homem tomar conhecimento em poucos instantes de tudo o que acontece no mundo. Entretanto, com todos esses recursos, por incrível que pareça, a grande maioria dos homens ainda continua ignorante da sua real natureza e da verdadeira finalidade da vida.

É essa ignorância que contribui para o aumento da criminalidade e o crescimento constante da população carcerária em todo o mundo. Se analisarmos o problema da criminalidade de forma um pouco mais profunda, vamos perceber que, na verdade, não existe criminosos, o que existe são dois tipos de vítimas dessa ignorância: a vítima passiva e a vítima ativa.

Os violentos, os desonestos, os corruptos e os criminosos de toda sorte são as vítimas ativas que, sem compreenderem o verdadeiro significado da vida, acham-se no direito de tomar para si o que não conseguiram conquistar pelos meios adequados e justos. Vítimas da própria ignorância serão julgados no tribunal da própria consciência onde o remorso os condenará a duras penas que poderão representar séculos de sofrimentos até que, como vítimas da violência que usaram hoje, resgatem seus crimes no futuro. Por outro lado, menos doloroso, nossos irmãos que sucumbiram como vítimas passivas, provavelmente, são criminosos de outrora que retornaram ao mundo físico para resgatarem a consciência atormentada pelos crimes cometidos em encarnações passadas. Como vítimas hoje, retornaram ao mundo espiritual aliviados em suas consciências.

(continua amanhã).

COMPARAÇÃO GERA SOFRIMENTO - Padre Fábio de Melo