sábado, 8 de novembro de 2008

MINUTO DE SABEDORIA

AFASTE de si o veneno da lisonja.
Não creia naqueles que o elogiam sem motivo.
Prefira ouvir uma crítica honesta, a um galanteio vazio.
A crítica aos nossos atos poderá trazer-nos o alerta de que necessitamos para corrigir-nos.
O elogio fácil nos amolece e ilude.
E nada existe de mais frágil que uma criatura iludida a seu próprio respeito.

FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO

Meus caros irmãos, na máxima: FORA DA CARIDADENÃO HÁ SALVAÇÃO, estão contidos os destinos dos homens na Terra e no Céu: na Terra, porque à sombra desse estandarte eles viverão em Paz: no Céu, porque aqueles que a tiverem praticado, encontrarão graça diante do SENHOR. Esta divisa é a Luz Celeste, a coluna luminosa que guia o homem no deserto da vida para conduzi-lo à Terra Prometida, e a trilha no Céu como uma auréola Santana fonte dos eleitos, e na Terra está gravada no coração daqueles a quem JESUS dirá:
- Passai à direita, vós os benditos de meu PAI. Vós os reconhecereis pelo perfume da Caridade que espargem ao seu redor.
Nada exprime melhor o pensamento de JESUS, nada resume melhor os deveres do homem, do que esta máxima de ordem divina; o Espiritismo não podia provar melhor a sua origem do que dando-a por regra, porque ela é o reflexo do mais puro Cristianismo; com um tal guia o homem não se perderá jamais.
Aplicai-vos, pois, meus amigos, em compreender-lhe o sentido profundo e as conseqüências, e em procurar por vós mesmos, todas as suas aplicações. Submetei todas as vossas ações ao controle da Caridade, e vossa consciência vos responderá: não somente ela vos evitará de fazer o mal, mas vos levará a fazer o bem: porque não basta uma virtude negativa, é preciso uma virtude ativa: para fazer o bem é preciso sempre a ação da vontade: para não fazer o mal basta, freqüentemente, a inércia e a negligência.
Meus irmãos agradecei a DEUS que vos permitiu pudésseis gozar da Luz do Espiritismo; não porque só aqueles que a possuem podem ser salvos, mas porque vos ajudando a melhor compreender os ensinamentos do CRISTO, ela vos faz melhores cristãos; fazei, pois, que em vos vendo, possa dizer que o verdadeiro Espírita e o verdadeiro cristão são uma só e a mesma coisa, porque todos aqueles que praticam a Caridade são os discípulos de JESUS, qualquer seja o culto a que pertençam.

(trecho extraído do EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO – Capitulo XV)

A PACIÊNCIA

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

MINUTO DE SABEDORIA

VOCÊ jamais está abandonado!
Absolutamente!
O PAI não abandona os seus filhos.
ELE veste de plumas multicoloridas as pequeninas aves, enfeita de beleza e perfume as flores e não deixa morrer de fome nem os insetos nem os pequeninos vermes.
Esteja certo: não cai um fio de cabelo de sua cabeça, sem que ELE o permita.
Confie no PAI!
Você jamais está abandonado!

A FÉ E A CARIDADE

A FÉ E A CARIDADE

Eu vos disse, ultimamente, meus caros filhos, que a Caridade sem a Fé não bastava para manter, entre os homens, uma ordem social capaz de torná-los felizes. Devia ter dito que a Caridade é impossível sem a Fé. Poderão encontrar, em verdade, impulsos generosos mesmo nas pessoas sem religião, mas essa Caridade austera que não se pratica senão pela abnegação, pelo sacrifício constante de todo interesse egoístico, não há senão a fé para inspirá-la, porque nada além dela nos faz levar com coragem e perseverança a cruz desta vida.
Sim, meus filhos, é em vão que o homem, ávido de prazeres, se queira iludir sobre a sua destinação nesse mundo, sustentando que lhe é permitido não se ocupar senão da sua felicidade.
Certamente, DEUS nos criou para sermos felizes na eternidade, entretanto, a vida terrestre deve servir unicamente ao nosso aperfeiçoamento moral, que se adquire mais facilmente com a ajuda dos órgãos e do mundo material. Sem contar as vicissitudes ordinárias da vida, a diversidade dos vossos gostos, de vossas tendências, de vossas necessidades, é também um meio de vos aperfeiçoar em vos exercitando na Caridade. Porque não é senão à força de concessões e de sacrifícios mútuos que podeis manter a harmonia entre elementos tão diversos.
Entretanto, tende razão afirmando que a felicidade está destinada ao homem nesse mundo, se a procurais não nos prazeres materiais, mas no bem. A historia da cristandade fala de mártires que foram ao suplicio com alegria; hoje, e em vossa sociedade, não é preciso, para serdes cristão, nem o holocausto do mártir, nem o sacrifício da vida, mas única e simplesmente o sacrifício do vosso egoísmo, do vosso orgulho e da vossa vaidade.
Triunfareis se a CARIDADE vos inspirar e se a FÉ vos sustentar.

A CARIDADE SEGUNDO SÃO PAULO

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

MINUTO DE SABEDORIA

NÃO esteja ansioso e preocupado, para não atrair moléstias para seu corpo.
A ansiedade é um fator bioquímico, que influencia as secreções glandulares, produzindo adrenalina, que estimula em exagero o sistema nervoso.
Daí à enfermidade é um passo.
O nervosismo prejudica fundamentalmente a saúde.
Portanto, não seja ansioso: faça constantemente afirmações positivas de saúde, e mantenha-se calmo e sereno.

A MELANCOLIA

Sabe por que uma vaga tristeza se apodera por vezes do seu coração e o faz achar a vida tão amarga? È o seu Espírito que aspira à felicidade e que, preso ao corpo que lhe serve de prisão, se extenua em vãos esforços para dele sair. Mas, vendo que são inúteis, cai no desencorajamento, e o corpo, suportando sua influência, a languidez, o abatimento e uma espécie de apatia se apoderam de você, e o faz crer infeliz.
Creia-me, resista com energia a essas impressões que enfraquecem a sua vontade. Essas aspirações para uma vida melhor são inatas no espírito de todos os homens, mas não as procure neste mundo: e, atualmente, quando DEUS lhe envia seus Espíritos para o instruir sobre a felicidade que lhe reserva, espere pacientemente o anjo da libertação que deve lhe ajudar a romper os laços que mantêm o seu Espírito cativo.Lembre que você tem a cumprir, durante sua prova na Terra, uma missão de que não suspeita, seja lhe devotando à sua família, seja cumprindo os diversos deveres que DEUS lhe confiou. E se no curso dessa prova, e desempenhando a sua tarefa, veja os cuidados, as inquietações, os desgostos precipitarem-se sobre você, seja forte e corajoso para os suportar. Afrontei-os francamente. Eles são de curta duração e devem lhe conduzir para perto dos amigos que você chorou, que se regozijarão com sua chegada entre eles e lhe estenderão os braços para lhe conduzir a um lugar onde os desgostos da TERRA NÃO TEM ACESSO. SEJA FORTE.

COURAÇA DA CARIDADE - PAULO DE TARSO

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

MINUTO DE SABEDORIA

MANTENHA uma atitude vitoriosa!
Quando você olha para uma pessoa curvada e triste, perde a confiança, porque verifica que está abatida e preparada para uma derrota.
Não deixe que alguém pense isso a seu respeito!
Mantenha-se de cabeça erguida, confiante e risonho, e todos confiarão em você.
Irradie força e entusiasmo até por meio da atitude do seu corpo.

BEM E MAL SOFRER

Quando JESUS disse “Bem-aventurados os aflitos, que deles é o Reino dos Céus”, não se referia àqueles que sofrem em geral, porque todos àqueles que estão neste mundo sofrem, estejam sobre o trono ou sobre a palha; mas, ah! poucos sofrem bem; poucos compreendem que somente as provas bem suportadas podem conduzi-los ao reino de DEUS.
O desencorajamento é uma falta; Deus vos recusa consolações porque vos falta coragem.
A prece é um sustentáculo para a alma, porém, ela não basta: é preciso que esteja apoiada sobre uma fé viva na bondade de DEUS.
Freqüentemente, ELE vos disse que não colocava fardos pesados em ombros fracos: o fardo é proporcional às forças, como a recompensa será proporcional à resignação e à coragem; maior será a recompensa quanto a aflição não seja penosa; mas essa recompensa é preciso merecê-la, e é por isso que a vida está cheia de tribulações.
O militar que não é enviado ao campo de batalha não fica contente, porque o repouso da retaguarda no acampamento não lhe proporciona promoção; sede, pois, como o militar e não desejeis um repouso em que o vosso corpo se enfraqueceria e a vossa alma se entorpeceria.
Ficai satisfeitos quando DEUS vos envia à luta. Essa luta não é o fogo da batalha, mas as amarguras da vida, onde é preciso, algumas vezes, mais coragem do que num combate sangrento, porque aquele que ficaria firme diante do inimigo, se dobra sob o constrangimento de uma pena moral.
O homem não é recompensado por essa espécie de coragem, mas Deus lhe reserva louros e um lugar glorioso. Quando vos atinge um motivo de inquietação ou de contrariedade, esforçai-vos por superá-lo, e quando chegardes a dominar os ímpetos da impaciência, da cólera ou do desespero, dizei-vos com justa satisfação “Eu fui o mais forte”.
Bem-aventurados os aflitos pode, pois, ser traduzido assim: “Bem-aventurados aqueles que tem oportunidades de provarem sua fé, sua firmeza, sua perseverança e sua submissão à vontade de DEUS”, porque terão em cêntuplo a alegria que lhes falta na Terra. E depois do trabalho virá o repouso.

O HOMEM DE BEM

terça-feira, 4 de novembro de 2008

MINUTO DE SABEDORIA

PENSE positivamente!
Nossos pensamentos emitem ondas reais que se irradiam de nosso cérebro, formando uma atmosfera mental que é peculiar a cada pessoa.
De acordo com o tipo de vibração do pensamento, atrairemos a nós todas as ondas semelhantes.
Se você pensar negativamente, atrairá todos os pensamentos negativos, piorando seu estado.
Pense positivamente, para atrair apenas pensamentos positivos de Paz e Prosperidade.

PAI NOSSO DIALOGADO COM DEUS

Cristão : Pai nosso que estais no céu...
DEUS : Sim? Estou aqui.
Cristão : Por favor, não me interrompa, estou rezando!
DEUS : Mas você me chamou!
Cristão : Chamei? Eu não chamei ninguém. Estou rezando. Pai nosso que
estais no céu...
DEUS : Aí, você chamou de novo.
Cristão : Fiz o que?
DEUS : Me chamou. Você disse Pai nosso que estais no céu. Estou aqui.
Como e que posso ajudá-lo?
Cristão : Mas eu não quis dizer isso. É que estou rezando assim: Rezo Pai
Nosso todos os dias, me sinto bem rezando assim. É como se fosse
um dever. E não me sinto bem até cumpri-lo.
DEUS : Mas como podes dizer Pai Nosso, sem lembrar que todos são seus
irmãos, como podes dizer que estais no céu, se você não sabe que
o céu é a paz, que o céu é amor a todos?
Cristão : É, realmente, ainda não tinha pensado nisso.
DEUS : Mas, prossiga sua oração.
Cristão : Santificado seja o Vosso nome...
DEUS : Espere aí! O que você quer dizer com isso?
Cristão Quero dizer... Quer dizer, é... Sei lá o que significa. Como é que
vou saber? Faz parte da oração, só isso!
DEUS : Santificado significa digno de respeito, Santo, Sagrado.
Cristão Agora entendi. Mas nunca havia pensado no sentido dessa
palavra. SANTIFICADO.
Venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na
terra como no céu.
DEUS : Está falando sério?
Cristão : Claro! Porque não?
DEUS : E o que você faz para que isso aconteça?
Cristão : O que faço? Nada! É que faz parte da oração, além disso, seria
bom que o SENHOR tivesse um controle de tudo que acontecesse
no céu e na terra também.
DEUS : Tenho controle sobre você?
Cristão : Bem, eu freqüento a Igreja!
DEUS : Não foi isso que EU perguntei. Que tal o jeito que você trata os
seus irmãos, a maneira com que você gasta o seu dinheiro, o muito
tempo que você dá à televisão, as propagandas que você corre
atrás, e o pouco tempo que você dedica à MIM?
Cristão : Por favor. Pare de criticar!
DEUS : Desculpe. Pensei que você estava pedindo para que fosse feita a
minha vontade. Se isso for acontecer tem que ser com aqueles que
rezam, mas que aceitam a minha vontade, o frio, o sol, a chuva, a
natureza, a comunidade.
Cristão : Está certo, tens razão. Acho que nunca aceito a sua vontade, pois
reclamo de tudo: se manda chuva, peço sol: se manda sol, reclamo
do calor: se manda frio, continuo reclamando: se estou doente,
peço saúde, mas não cuido dela, deixo de me alimentar ou como
muito.


DEUS :Ótimo reconhecer tudo isso. Vamos trabalhar juntos EU e você,
mas olha, vamos ter vitórias e derrotas. EU estou gostando dessa
nova atitude sua.
Cristão Olha SENHOR, preciso terminar agora. Esta oração esta
demorando muito mais do que costuma ser. Vou continuar: O pão
nosso de cada dia nos daí hoje...
DEUS : Pare aí! Você está me pedindo pão material? Não só de pão que
vive o
Homem, mas também da minha palavra. Quando me pedires o pão,
lembre-se daqueles que nem conhecem pão. Pode pedir-me o que
quiser, desde que me veja como um PAI amoroso: Eu estou
interessado na próxima parte da sua oração. Continue!
Cristão: Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos
tenha ofendido.
DEUS : E o seu irmão desprezado?
Cristão : Está vendo? Olhe SENHOR, ele já criticou várias vezes e não era
verdade o que dizia. Agora não consigo perdoar. Preciso me
vingar.
DEUS : Mas, e a sua oração? O quer dizer sua oração? Você me chamou, e
EU estou aqui, quero que saias daqui transfigurado, estou gostando
de você ser honesto. Mas não é bom carregar o peso da ira dentro
de você, não acha?
Cristão : Acho que me sentiria melhor se me vingasse!
DEUS : Não vai não! Vai se sentir pior. A vingança não é tão doce quanto
parece. Pense na tristeza que me causaria, pense na sua tristeza
agora. Eu posso mudar tudo para você. Basta você querer.
Cristão : Pode? Mas como?
DEUS : Perdoe seu irmão, EU perdoarei você e te aliviarei.
Cristão : Mas SENHOR, eu não posso perdoá-lo.
DEUS : Então não me peças perdão também!
Cristão : Mais uma vez está certo! Mais do que quero vingar-me, quero a
paz com o SENHOR. Está bem, está bem: eu perdôo a todos, mas
ajuda-me SENHOR. Mostre-me o caminho certo para mim e meus
inimigos.
DEUS : Isto que você pede é maravilhoso, estou feliz com você. E você
como está se sentindo?
Cristão : Bem, muito bem mesmo! Para falar a verdade, nunca havia me
sentido assim. É tão bom falar com DEUS.
DEUS : Ainda não terminamos a oração. Prossiga...
Cristão : E não deixeis cair em tentações, mas livrai-nos do mal...
DEUS : Ótimo, vou fazer justamente isso, mas não se ponha em situações
onde possa ser tentado.
Cristão : O que quer dizer com isso?
DEUS : Deixe de andar na companhia de pessoas que o levam a participar

de coisas sujas, intrigas, fofocas. Abandone a maldade, o ódio.
Isso tudo vai levá-lo para o caminho errado. Não use tudo isso
como saída de emergência.
Cristão : Não estou entendendo!
DEUS : Claro que entende! Você já fez isso comigo várias vezes. Entra no
erro, depois corre para me pedir socorro.
Cristão : Puxa, como estou envergonhado!
DEUS : Você me pede ajuda, mas logo em seguida volta a errar de novo,
para mais uma vez vir fazer negócio comigo!
Cristão : Estou com muita vergonha, perdoe-me SENHOR!
DEUS : Claro que perdôo! Sempre perdôo a quem está disposto a perdoar
também, mas não esqueça, quando me chamar, lembre-se de nossa
conversa, medite cada palavra que falei! Termine a sua oração.
Cristão : Terminar? Há, sim, Amém.
DEUS : O que quer dizer amém?
Cristão : Não sei. É o final da oração.
DEUS : Você só deve dizer amém quando aceita dizer tudo o que EU
quero, quando concorda com minha vontade, quando segue os
meus mandamentos, porque AMÉM! Quer dizer, ASSIM SEJA,
concordo com tudo que rezei.
Cristão : SENHOR, obrigado por ensinar-me esta oração e agora obrigado
por fazer-me entendê-la.
DEUS : EU amo cada um dos meus filhos, amo mais ainda aqueles que
querem sair do erro, querem ser livre do pecado. Abençôo-te e fica
com a minha Paz!
Cristão : Obrigado SENHOR! Estou muito feliz em saber que és meu
AMIGO.

BUSQUEMOS O EQUILIBRIO

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

MINUTO DE SABEDORIA

NÃO aceite maus conselhos!
Não se deixe sugestionar por palavras de desânimo!
Sempre existe uma saída para qualquer problema, por mais complexo e difícil que nos pareça.
A Força divina que rege os universos está dentro de nós.
Ligue-se ao Pensamento Universal de Bondade e Amor, e vencerá todos os obstáculos.

A GRANDE OBRA

DEUS é meu pai,
A Natureza é minha mãe
O Universo é meu dia,
A Eternidade é meu reino,
A Imortalidade é minha vida,
A Mente é minha casa,
A Verdade é minha religião,
O Amor é minha lei,
A Forma é minha manifestação,
A Consciência é meu guia,
A Paz é meu refúgio,
A Experiência é minha escola,
O Obstáculo é minha lição,
A Dificuldade é meu estimulante,
A Alegria é meu hino,
A Dor é minha advertência,
O Trabalho é minha bendição,
A Luz é minha realização,
O Amigo é minha companhia,
O Adversário é meu treinador,
O Próximo é meu irmão,
O Esforço é minha oportunidade,
O Tempo Futuro é minha promessa,
O Equilíbrio é minha atitude,
A REFORMA é meu ideal,
A PERFEIÇÃO é meu destino

JESUS, O INCOMPARÁVEL

domingo, 2 de novembro de 2008

MINUTO DE SABEDORIA

APRENDA a repousar a sua mente.
A mente cansada não pode pensar direito.
Repouse a mente, fazendo o exercício da Higiene Mental, para conquistar cada vez maior energia e vigor.
O cérebro cansado turva o pensamento.
E o pensamento é a maior força criadora que existe sobre a terra..
Repouse o cérebro, para pensar com acerto e alegria.

A NECESSIDADE DE SEGURANÇA

Para cada um de nós, a vida traz muitas mudanças.
Algumas mudanças são repentinas, outras gradativas; algumas são bem vindas, outras trazem pesar.
Para muitos de nós, a maior segurança de que dispomos consiste no apoio de outras pessoas: amigos, parentes, família.
No entanto, talvez precisemos de vez em quando ser sacudidos, a fim de ouvirmos DEUS a nos dizer:
“Todas as minhas dádivas oferecidas a ti devem ser recebidas e desfrutadas com gratidão. Não ponhas, porém, a tua confiança somente nelas, pois são transitórias. Faze de mim o rochedo onde se apóie a tua segurança”.

“Porque sois o meu refúgio,
um baluarte ante o inimigo.
Quem me dera morar sempre em vossa casa
e, á sombra de vossas asas, encontrar
abrigo!”

“E, agora, assim fala o Senhor: Não temas, porque eu te resgatei. Chamei-te pelo teu nome: Tu és meu”.

MENSAGEM ESPÍRITA - VOCÊ APRENDE