sábado, 14 de março de 2009

PENSAMENTO DO DIA

Pensamento do dia
14 de Março de 2009

"Quando o coração é acossado pela desesperança, o amor ao Caminho é seu arrimo."
Anônimo

MINUTO DE SABEDORIA

MINUTO DE SABEDORIA

NÃO desanime, não pare no primeiro degrau da ascensão.
Se a dúvida o assaltar, se a tristeza bater à sua porta, se a calúnia o ferir, erga sua cabeça corajosamente e contemple o céu iluminado e tranqüilo.
Embora recoberto de nuvens, você sabe que elas passarão, e o céu voltará a brilhar.
Siga à frente, que todas as nuvens da existência também hão de passar e voltará a brilhar o sol da alegria.

O PODER DA PRECE

PRECES GERAIS

ORAÇÃO DOMINICAL DESENVOLVIDA
2ª Parte

III. Seja feita a vossa vontade, na Terra, como no céu!

Se a submissão é um dever do filho com relação ao pai, do inferior para o superior, quanto não deve ser maior a da criatura com relação ao seu Criador! Fazer vossa vontade, SENHOR, é observar as vossas leis e se submeter, sem murmurar, aos vossos decretos divinos; o homem a isso se submeterá quando compreender que sois a fonte de toda a sabedoria, e que sem vós ele nada pode; então, fará vossa vontade na Terra, como os eleitos no céu.

IV. Dai-nos o pão nosso de cada dia!

Dai-nos o alimento para a manutenção das forças do corpo; dai-nos também o alimento espiritual para o desenvolvimento do nosso Espírito.
O animal encontra seu alimento, mas o homem o deve à sua própria atividade e aos recursos da sua inteligência, porque o criastes livre.
Vós lhe dissestes: “Tirarás teu alimento da terra com o suor da tua fonte”; com isso, lhe fizestes do trabalho uma obrigação, a fim de que ele exercite sua inteligência na procura dos meios de prover suas necessidades e seu bem estar, uns pelo trabalho material, outros pelo trabalho intelectual; sem o trabalho, permaneceria estacionário e não poderia aspirar à felicidade dos Espíritos Superiores.
Secundais o homem de boa vontade que se confia a vós para o necessário; mas não aquele que se compraz na ociosidade e gostaria de tudo obter sem trabalho, nem aquele que procura o supérfluo (Cap. XXV).

Quantos são os que sucumbem por suas próprias faltas, por sua incúria, suas imprevidências ou suas ambições, e por não quererem se contentar com o que havíeis dado! Estes são os artífices de seu próprio infortúnio e não tem o direito de se lamentar, porque são punidos naquilo que pecaram. Mas a estes mesmos, não abandonais, porque sois infinitamente misericordioso; vós lhes estendeis mão segura desde que, como filho pródigo, retornem sinceramente a vós (Cap. V, nº 4).

(Continua amanhã)

ORAÇÃO DA NOITE - Padre Zezinho

sexta-feira, 13 de março de 2009

PENSAMENTO DO DIA

Pensamento do dia
13 de Março de 2009

"A única e verdadeira prova é a de jamais se afastar do Caminho escolhido no profundo da alma."
Anônimo

MINUTO DE SABEDORIA

MINUTO DE SABEDORIA

PROCURE interessar-se pelas crianças, que são o futuro do mundo.
Cuide delas com amor, e não com indiferença.
Quantos cárceres estão cheios por falta de carinho nos lares!
Não esqueça de que o criminoso mais cruel foi, um dia, uma criança pura e inocente como todas as outras... Cuide das crianças com desvelo e carinho, e terá preparado um futuro feliz para a humanidade

O PODER DA PRECE

PRECES GERAIS
ORAÇÃO DOMINICAL DESENVOLVIDA

1ª Parte


PRECE – I. Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome!

Cremos em vós, SENHOR, porque tudo revela vosso poder e vossa bondade. A harmonia do Universo testemunha uma sabedoria, uma prudência e uma previdência que suplanta todas as faculdades humanas; o nome de um ser soberanamente grande e sábio está inscrito em todas as obras da criação, desde o ramo de erva e o menor inseto, até os astros que se movem no espaço; por toda parte vemos a prova de uma solicitude paternal; por isso, cego é aquele que não vos reconhece em vossas obras, orgulhoso aquele que não vos glorifica e ingrato aquele que não vos rende ações de graça.

II. Venha o vosso reino!

SENHOR, haveis dado aos homens leis cheias de sabedoria e que fariam sua felicidade se as observassem. Com essas leis, fariam reinar entre eles a paz e a justiça; se entre ajudariam mutuamente, em lugar de se prejudicarem como o fazem; o forte sustentaria o fraco em lugar de esmagá-lo; evitariam os males que engendram os abusos e os excessos de todos os gêneros. Todas as misérias deste mundo vêm da violação de vossas leis, porque não há uma só infração que não tenha conseqüências fatais.
Destes ao animal o instinto que lhe traça o limite do necessário, e ele com isso maquinalmente se conforma; mas ao homem, além desse instinto, destes a inteligência e a razão; destes também a liberdade de observar ou infringir aquelas de vossas leis que lhe concernem pessoalmente, quer dizer, de escolher entre o bem e o mal, a fim de que tenha o mérito e a responsabilidade das suas ações.
Ninguém pode pretextar ignorância de vossas leis, porque em vossa previdência paternal, quisestes que elas fossem gravadas na consciência de cada um, sem distinção de culto nem de nações; aqueles que as violam é porque vos desconhecem.
Dia virá em que, segundo vossa promessa, todos as praticarão; então a incredulidade terá desaparecido; todos vos reconhecerão por soberano SENHOR de todas as coisas e o reino e vossas leis será vosso reino na Terra.
Dignai-vos, SENHOR, apressar seu advento, dando aos homens a luz necessária para os conduzir ao caminho da verdade.

(Continua amanhã)

EU TENHO ALGUÉM POR MIM - Padre Zezinho

quinta-feira, 12 de março de 2009

COMUNICADO

Comunicamos a todos os nossos caros irmãos que fizeram comentários em nosso Blog, que nos próximos dias estaremos atendendo a todos.
Lembramos que é de fundamental importância os comentários, para que possamos melhorar o nosso blog. Além dos comentários, pedimos que enviem Mensagens, Artigos, Notas, etc, sempre dentro da Doutrina Espirita, para serem postadas.
Lembramos, ainda, que todas as terças feiras, durante a realização do Evangelho em Família, oramos e vibramos pelas pessoas enfêrmas e pelos desencarnados. Enviem os nomes dos seus familiares e entre queridos, para que possamos vibrar por eles.

PENSAMENTO DO DIA

Pensamento do dia
12 de Março de 2009

"Nas horas difíceis são necessários momentos dedicados à quietude, em que se vai ao encontro do centro do ser."
Anônimo

MINUTO DE SABEDORIA

MINUTO DE SABEDORIA

NÃO procure colecionar tesouros apenas nesta terra, porque os ladrões podem roubá-lo e seu tesouro pode envelhecer.
Além disso, não esqueça de que, quando partir da terra, aqui deixará tudo, até seu próprio corpo.
Então, por que ser avarento?
Colecione os tesouros das boas obras, do bem que pratica em beneficio do próximo, porque essas riquezas o acompanharão além-túmulo.

O PODER DA PRECE

PRECES GERAIS
ORAÇÃO DOMINICAL DESENVOLVIDA
1ª Parte

PREFÁCIO;- Os Espíritos recomendaram colocar a Oração dominical à frente desta coletânea, não somente como prece, mas como símbolo; de todas as preces, é a que colocam em primeiro plano, seja porque ela veio do próprio JESUS (São Mateus, cap. VI v. de 9 a 13) seja porque pode substituir a todas, segundo o pensamento que lhes fixa; é o mais perfeito modelo de concisão, verdadeira obra-prima de sublimidade na sua simplicidade. Com efeito, sob a mais restrita forma, resume todos os deveres do homem para com DEUS, para consigo mesmo e para o próximo, encerra uma profissão de fé, um ato de adoração e de submissão, o pedido das coisas necessárias à vida, e o principio da caridade. Dizê-la em intenção de alguém, é pedir para ele o que se pediria para si.
Entretanto, em razão mesmo da sua brevidade, o sentido profundo encerrado em algumas palavras das quais ela se compõe, escapa à maioria; por isso é dita, geralmente, sem dirigir o pensamento sobre as aplicações de cada uma das partes; é dita como uma fórmula cuja eficácia é proporcional ao número de vezes que é repedida; ora, é quase sempre um dos números cabalísticos três, sete ou nove, tirados da antiga crença supersticiosa da virtude dos números, e em uso das operações da magia.
Para completar o vago que a concisão dessa prece deixa no pensamento, segundo o conselho e com a assistência dos bons Espíritos, foi juntado a cada proposição um comentário que lhes desenvolve o sentido e mostras suas aplicações. Segundo as circunstâncias e o tempo disponível, pode-se dizer, pois, a Oração dominical simples ou desenvolvida.

(Continua amanhã)

UTOPIA - Padre Zezinho

quarta-feira, 11 de março de 2009

PENSAMENTO DO DIA

Pensamento do dia
11 de Março de 2009

"É à essência da oração que nos devemos ater: estado de coligação com o mundo interior em que nada mais existe que a busca da verdade."
Anônimo

MINUTO DE SABEDORIA

MINUTO DE SABEDORIA

SE algo de errado lhe aconteceu na vida, não diga que foi ‘VONTADE DE DEUS”.
Não!
DEUS quer apenas o nosso bem e nossa felicidade, e nos dá os meios de sermos felizes.
O Mal que vem sobre nós é resultado de nossos erros do passado, de nossa ignorância.
Faça em seu redor uma sementeira de bondade e de perdão, para que amanhã possa colher os frutos da paz e da felicidade.

O PODER DA PRECE

COLETÂNEA DE PRECES
ESPIRITAS
PREÂMBULO
2ª Parte

O Espiritismo reconhece como boas as preces de todos os cultos, quando são ditadas pelo coração, e não pelos lábios; não impõe nenhuma delas, nem censura nenhuma. DEUS é muito grande, segundo Ele, para rejeitar a voz que o implora ou que canta seus louvores, porque a faz de um modo antes que de outro. Todo aquele que lançasse anátema contra as preces que não estão no seu formulário, provaria que desconhece a grandeza de DEUS. Crer que DEUS se prende a uma fórmula, é emprestar-lhe `pequenez e as paixões da Humanidade.
Uma condição essencial da prece, segundo São Paulo (cap. XXVII, nº 16), é de ser inteligível, a fim de que possa falar ao nosso Espírito; por isso, não basta que ela seja dita em uma língua compreendida daquele que ora; a preces em linguagem vulgar que não dizem muito mais ao pensamento do que se fossem em linguagem estrangeira, e que, por isso mesmo, não vão ao coração; as raras idéias que elas encerram são, freqüentemente, sufocadas pela super-abundancia de palavras e o misticismo da linguagem.
A principal qualidade da prece é de ser clara simples e concisa, sem fraseologia inútil, nem luxo de epítetos que não são senão enfeites de brilho falso. Cada palavra deve ter sua importância, revelar uma idéia, movimentar uma fibra: numa palavra, deve fazer refletir; só com essa condição, a prece pode alcançar seu objetivo, de outro modo, não é senão ruído. Vede também com que ar de distração e volubilidade elas são ditas na maioria das vezes; vêem-se lábios que se movimentam, mas, pela expressão da fisionomia e mesmo o som da voz, reconhece-se um ato maquinal, puramente exterior, ao qual a alma permanece indiferente.
As preces reunidas nesta coletânea estão divididas em cinco categorias: Preces Gerais, Preces para si mesmo, Preces pelos Vivos, Preces pelos Mortos e Preces Especiais para os doentes e os obsidiados.
Com a finalidade de chamar mais particularmente a atenção sobre o objeto de cada prece, e melhor fazer compreender sua importância, elas são todas precedidas de uma instrução preliminar,m espécie de exposição de motivos, sob o título de prefácio.

(Trecho extraído do livro “Coletânea de Preces Espíritas”).

CANÇÃO PARA MEU DEUS - Padre Zezinho

terça-feira, 10 de março de 2009

PENSAMENTO DO DIA

Pensamento do dia
10 de Março de 2009

"A oração é um recurso eficiente em momentos de prova. Sua forma externa não importa."
Anônimo

MINUTO DE SABEDORIA

MINUTO DE SABEDORIA

ESTUDE sua própria personalidade.
De nada nos valerá o conhecimento de todas as ciências do mundo, de tudo o que está fora de nós, se não conhecermos a nós mesmos.
Estude sua alma, que é seu verdadeiro eu, que se reflete em sua personalidade exterior.
Nosso corpo é a projeção de nossa alma.
Conheça a si mesmo, para viver uma vida consciente e feliz.

O PODER DA PRECE

COLETÂNEA DE PRECES
ESPIRITAS

PREÂMBULO
1ª Parte

Os Espíritos sempre disseram “A forma não é nada, o pensamento é tudo. Orai, cada um, segundo as vossas convicções e o modo que mais vos toca; bom pensamento vale mais que numerosas palavras estranhas ao coração.”
Os Espíritos não prescrevem nenhuma fórmula absoluta de preces; quando as dão é para fixar as idéias e, sobretudo para chamar a atenção sobre certos princípios da Doutrina Espírita. È também com o objetivo de ajudar as pessoas que têm dificuldades para expressar suas idéias, porque existem as que não crêem ter realmente orado, se seus pensamentos não foram formulados.
A coletânea de preces contidas neste capítulo é uma escolha feita entre as que foram ditadas pelos Espíritos em diversas circunstâncias; eles ditaram outras, e em outros termos, apropriadas a certas idéias ou a casos especiais, mas pouco importa a forma, se o pensamento fundamental é o mesmo. O objetivo da prece é elevar nossa alma a DEUS; a diversidade das fórmulas não deve estabelecer nenhuma diferença entre aqueles que nele crêem, e ainda menos entre os adeptos do Espiritismo, porque DEUS as aceita todas quando são sinceras.
Não é preciso, pois, considerar esta coletânea como um formulário absoluto, mas como uma variedade entre as instruções que dão os Espíritos. É uma aplicação dos princípios da moral evangélica, desenvolvidos neste livro, um complemento aos seus ditados sobre os deveres para com DEUS e o próximo, onde são lembrados todos os princípios da Doutrina.

(Continua amanhã)

UM CERTO GALILEU - Padre Zezinho

segunda-feira, 9 de março de 2009

PENSAMENTO DO DIA

Pensamento do dia
09 de Março de 2009

"A vida de oração proporciona desapego das coisas do mundo."
Anônimo

MINUTO DE SABEDORIA

MINUTO DE SABEDORIA

NÃO se prenda às opiniões da multidão!
Viva sua vida, de acordo com as luzes que lhe chegam do Alto.
A multidão julga o lado exterior.
O íntimo só DEUS conhece.
O mundo não pode conhecer os ensinamentos de amor do Mestre.
Prefira obedecer ao Mestre amando sempre, e não dê valor às opiniões da multidão, que tudo faz para que sejamos iguais a ela, sem personalidade e sem opinião própria.

O PODER DA PRECE

O PODER DA PRECE
ALEGRIA DA PRECE

Venham vocês que querem crer: os Espíritos celestes acorrem e vem lhes anunciar grandes coisas. Deus, meus filhos, abre seus tesouros para lhes dar todos os seus benefícios. Homens incrédulos! Se soubesses quanto a fé faz bem ao coração e leva a alma ao arrependimento e à prece! Ah! como são tocantes as palavras que saem da boa que ora! A prece é um orvalho divino que destrói o maior calor das paixões, filha primogênita da fé, ela nos conduz ao caminho que leva a DEUS. No recolhimento e na solidão, estás com DEUS; para vocês não mais mistérios, eles se lhes revelam. Apóstolos do pensamento, para vocês é a vida; sua alma se desliga da matéria e rola nesses mundos infinitos e etéreos que os pobres humanos desconhecem.
Marchem, marchem nos caminhos da prece e ouvirão a voz dos anjos. Que harmonia! Não mais os ruídos confusos e a entonação aguda da Terra; são as liras dos arcanjos, as vozes doces e suaves dos serafins, mais leves que a brisa da manhã brincam nas folhagens de seus grandes bosques. Em que delicias caminharão. Sua linguagem não poderá definir essa felicidade, tanto entrará por todos os poros, tanto a fonte na qual se bebe, orando, é viva e refrescante! Doces vozes, embriagadores perfumes que a alma ouve e saboreia quando se lança a essas esferas desconhecidas e habitadas pela prece! Sem mistura de desejos carnais, todas as aspirações são divinas. E vocês, também, orai com o Cristo, levando sua cruz do Gólgata ao Calvário; leve sua cruz e sentirás as doces emoções que passavam em sua alma, embora carregado de um madeiro infamante; ele ia morrer, mas para viver a vida celestial na morada de seu Pai.

(Trecho extraído do livro COLETANEA DE PRECES ESPIRITAS)

AMAR COMO JESUS AMOU - Padre Zezinho

domingo, 8 de março de 2009

PENSAMENTO DO DIA

Pensamento do dia
08 de Março de 2009

"Os reinos da natureza, a humanidade, o planeta inteiro, tudo hoje pede oração."
Anônimo

MINUTO DE SABEDORIA

MINUTO DE SABEDORIA

O céu está dentro de você!
Aprenda a viver no paraíso.
Não é preciso morrer para ir para o céu, não!
Nós criamos em nós os infernos de tristeza e angustia.
Então aprenda a criar o paraíso de alegria.
Perdoe sempre e siga adiante, evitando aborrecer-se.
Não tem importância ao que dizem de você.
Deixe que sua alegria brote do intimo do seu coração bom e generoso.

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher (embora achamos que todos os dias são da MULHER BRASILEIRA) estamos enviando uma Mensagem para as nossas amigas e amigos.
Aos amigos pedimos que repassem para suas esposas, filhas e mães.
Fiquem com DEUS.

A MENSAGEM ESTÁ SENDO ENVIADA ATRAVÉS DE E-MAIL PARA TODOS OS NOSSOS AMIGOS REGISTRADOS EM NOSSO BLOG, ATRAVÉS DO ENDEREÇO :

freitas_haroldo@yahoo.com.br

ORAÇÃO PELA FAMILIA - Padre Zezinho