sábado, 22 de outubro de 2011

PENSAMENTO DO DIA

Do pensamento surge o hábito, do hábito surge o caráter, do caráter surge o destino

Autor: Desconhecido

MENSAGEM DO DIA

Mantenha sempre a auto estima, independente dos aplausos, pois as estrelas brilham na escuridão

Autor: Desconhecido

CARTAS DE UMA MORTA - LIVRO DE CHICO XAVIER - PARTE 18

CONTINUAÇÃO

OS DÉSPOTAS À PROCURA DA REDENÇÃO MORAL

Poderosos e déspotas romanos, inquisidores da igreja, algozes das coletividades, inúmeros tiranos de todas as épocas buscaram a purificação pelos trabalhos do cativeiro, dominando climas bravos, devassando florestas inóspitas e afrontando vexames na procura de sua redenção moral.
Livro Cartas de uma Morta - Psicografia Chico Xavier

MOMENTOS INICIAIS DA COLONIZAÇÃO DO BRASIL

Minha visão estendia-se mais e mais e vi o solo brasileiro habitado pelos aborígenes, admirando as suas bizarras manifestações de crença, sua maneira especialíssima de viver, vi a chegada dos primeiros colonizadores e a luta que se travou entre eles e os naturais. Auscultando os pretéritos longínquos, tenho pessoalmente razões para acreditar que o continente americano nada tinha de novo e que foi das suas grandiosas extensões que saíram, aos magotes, os emigrantes para a criação dos surtos civilizadores de outras terras.
Era para mim, portanto, um mundo novo de sensações, poder regredir ao passado, sentir a ansiedade dos agrupamentos coletivos e vibrar com a sua vida intensa.
Livro Cartas de uma Morta - Psicografia Chico Xavier

A FERVOROSA INVOCAÇÃO A HORUS

Certa ocasião eu quis experimentar se não poderia ver algo fora dos assuntos relacionados com o recanto do mundo em que vivera e tomei para isto, um antigo documento guardado por egiptólogos com atenção e carinho.
Tratava-se de um papiro, que trazia uma inscrição hieroglífica, da qual não pude saber de relance a expressão textual; todavia, revirando-o nas mãos, senti alguma coisa de extraordinário. Entrei em relação com o estado vibratório do seu antigo possuidor quando ali grafara o complicado texto e soube logo que se tratava de uma fervorosa invocação a Horus, formulada por um sacerdote tebano, em momento de angustiosa expectativa. O que senti, então, foi algo comparável ao que experimentam todos quantos possuem o dom da psicometria.
Livro Cartas de uma Morta - Psicografia Chico Xavier

NO ANTIGO EGITO

Relacionei-me com a existência do sacerdote em apreço e senti as suas impressões no instante em que formulara a sua rogativa... Vi ao meu lado a grande pirâmide e não muito longe divisei o vulto da esfinge gigantesca no deserto de areia, porém não trazia em si o vestígio do tempo e das tempestades. Sobressaía do seu aspecto imponente, grandioso, o esplendor das eras faraônicas... Lobriguei no corpo majestoso da pirâmide uma porta lateral, onde penetrei acompanhando aquele sábio egípcio em suas meditações profundas; atravessei corredores sinuosos e câmaras escuras, repletas de ar sombrio, como se fossem povoadas de espectros
ameaçadores.
Chegada a certa altura, desci por caminhos tenebrosos, onde haviam os maiores perigos para uma alma encarnada; símbolos terríveis se
apresentavam àquele iniciado e admirei a coragem desse homem de nervos férreos, que não temia a sombra, a ameaça e a morte.
Através de peripécias inenarráveis, chegamos a um templo subterrâneo de regulares proporções, entre cujas paredes se abrigavam muitos homens silenciosos, bizarramente trajados. Eu vi, porém junto deles muitos seres espirituais; e dentre os presentes destacava-se a figura majestosa e complacente de um velho que, certamente, era o supremo hierofante ou grande sacerdote da comunidade. Vi-o estender os braços horizontalmente, pronunciando palavras num idioma para mim ininteligível mas das quais pude alcançar a essência, penetrando-lhe o pensamento.
Livro Cartas de uma Morta - Psicografia Chico Xavier


A VIDA, ETERNO FENÔMENO DOS JOGOS VIBRATORIOS

Assisti a cerimônias extravagantes e esquisitas, regressando, depois de terminadas, pelos mesmos caminhos a que me referi. Aquele iniciado, ao grafar as idéias no papiro, experimentava a lembrança dos seus venerandos mestres. As vibrações da sua mente haviam impregnado aquele objeto e a sua prece estava ali patente e imortal.
Concluída a minha experiência, ouvi a voz do meu guia a exclamar: - “Considera, minha filha, como todas as coisas têm a sua história!... A vida é o eterno fenômeno dos jogos vibratórios e tempo virá em que as almas na Terra compreenderão o papel do espírito na sua esfera infinita de influenciação. Nessa era nova, os homens verão mais além e hão de construir, com os seus conhecimentos, a felicidade eterna.
Livro Cartas de uma Morta - Psicografia Chico Xavier

CONTINUA AMANHÃ

JOÃO HELIO - REFLEXÃO

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

PENSAMENTO DO DIA

O tolo faz o que não pode deixar de fazer, o sábio deixa de lado o que não sabe fazer

Autor: Desconhecido

MENSAGEM DIÁRIA

Os obstáculos não são problemas na nossa vida, pois são eles que fazem com que sintamos a emoção de viver

Autor: Desconhecido

CARTAS DE UMA MORTA - LIVRO DE CHICO XAVIER - PARTE 17

CONTINUAÇÃO

A HISTÓRIA VIVA DAS COISAS


Depois de nos adaptarmos à vida livre dos espaços, quando o ser não se encontra de baixo de paixões absorventes e a sua consciência se despovoa das lembranças penosas, compreende-se quão sublimes são os atributos das almas, ornamentos luminosos do incomparável dom divino da inteligência.
Uma das faculdades, acerca da qual ouvia maravilhosas dissertações, era a que fornecia ao espírito o poder de penetrar o passado longínquo, não para se examinar individualmente, mas para o estudo de épocas, de costumes, de civilizações, de raças, lendo a história viva da evolução humana. Eu ainda não me aventurara nesse terreno para o qual me julgava balda de forças; todavia, alguns estudiosos sentiam com tamanha intensidade a sede de auscultar o pretérito da humanidade, que solicitavam o auxílio de mestres aptos a coadjuvá-los para isso.
Livro Cartas de uma Morta - Psicografia Chico Xavier

PARA DESPERTAR A CONSCIÊNCIA ESPIRITUAL

Organizavam-se, então, reuniões no ambiente em que me encontrava, onde vários mentores espirituais operavam, como se fossem êmulos de
Mesmer, em experiências magnéticas. Espíritos desejosos de relação com o passado entregavam-se passivamente como os sujets nesses estudos, com a diferença de que não perdiam a consciência do seu “eu”, conservando-se atentos a todo o ensinamento.
Esses estudos não eram, pois, completamente análogos aos vossos; representavam somente o esforço de uns para que se despertasse com mais rapidez a consciência espiritual, em toda a grandeza do seu poder vibratório.
Livro Cartas de uma Morta - Psicografia Chico Xavier

INVESTIGAÇÕES ESPIRITUAIS

Sabendo contudo que, com a ajuda do recolhimento em preces constantes, cada um de per si, paulatinamente, poderia fazer as suas investigações, esperei pacientemente a minha vez. A princípio, quando me entregava a esses exercícios, parecia-me adquirir um segundo estado mental em que os meus pensamentos eram coisas movimentadas, ativas e palpáveis. Nada havia neles de abstrato ou de imaginário, caracterizando-se todos os elementos por traços especiais.
Até hoje não sei se os quadros por mim lobrigados eram um retrospecto de minh’alma às suas próprias existências passadas ou se fui observadora de paisagens, fotografadas para sempre nos raios da luz que nos circundavam em toda a parte.
Livro Cartas de uma Morta - Psicografia Chico Xavier

OS ERROS DA HISTÓRIA

Vi, primeiramente, os quadros atinentes ao passado local da cidade em que nascera, os quais são em demasia sem relevo para que a eles me refira.
A minha visão, porém, foi ampliando-se estendendo-se no espaço e no tempo com relação à existência da pátria. Contemplei, emocionada, em razão do fenômeno que se operava, os seus grandes acontecimentos históricos como revoluções intestinais, lutas com o estrangeiro, fatos políticos e sociais.
Vi o desenrolar de muitas cenas, donde se irradiam efeitos benéficos ou nefastos para todo o país, porém a tudo assistia admirada de não ver as solenidades e pompas de que se faz a história acompanhar nos seus erros
descritivos.
Livro Cartas de uma Morta - Psicografia Chico Xavier

CONTINUA AMANHÃ

PAIS DE JOÃO HELIO FAZEM DEPOIMENTO EMOCIONANTE

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

PENSAMENTO DO DIA

Existe uma grande felicidade em sabermos que estamos no lugar certo e na hora exata e que de uma forma ou de outra, somos úteis às pessoas que precisam de alguém. Este é o segredo da AMIZADE

Autor: Desconhecido

MENSAGEM DIÁRIA

Faz os teus planos para o ano inteiro na primavera, e os teus planos diários logo de manhãzinha

Autor: Desconhecido

CARTAS DE UMA MORTA - LIVRO DE CHICO XAVIER - PARTE 16

CONTINUAÇÃO

A REVELAÇÃO DECISIVA PARA OS RELIGIOSOS E OS ATEUS

É verdade que nós, os católicos, não encontrávamos o purgatório e os seus instrumentos de suplício depurados, nem o inferno de anjos e virgens.
Os protestantes de certas escolas reconheceram-se despertos, sem o sono em que se diz estarem mergulhados os mortos, à espera do juízo final.
Nós, os religiosos, não acharemos o que nos prometiam as nossas Igrejas, como os ateus não encontrarão o nada em que acreditaram. A posição de todos, porém, nesse assunto, era de expectativa, segundo presumi, e cada qual se escorava nas suas interpretações pessoais, à espera de que os acontecimentos corroborassem às suas desconfianças.
A ignorância, de que dávamos testemunho com as nossas dúvidas em fase daquilo que os pregoeiros da verdade nos vinham ensinar, era oriunda de nossa persistência no atraso espiritual, infensos a toda idéia nova e arraigados em benefício do nosso progresso. Essa resistência obstava a necessária amplitude de estado vibratório do nosso espírito para que nele desabrochassem as recordações adormecidas. É assim que justifico a ignorância havida com respeito ao passado.
Livro Cartas de uma Morta - Psicografia Chico Xavier

A NECESSIDADE DE DIFUSÃO DAS VERDADES ESPIRITUAIS

Através destas palavras reconhecereis como se faz precisa a difusão das verdades espiritualistas no mundo; só elas servem de base a todos os edifícios religiosos, escoimando a mente de fardos perigosos.
Habituada a acatar incondicionalmente os ensinamentos da Igreja, mantinha também as minhas vacilações quanto à crença nas existências passadas. Por que não me lembrava delas, já que não possuía mais o corpo terreno? Já que a morte me havia arrebatado dos planos materiais, era natural que não tivesse justificativa aquele esquecimento.
Entretanto, todos os mentores espirituais, que nos dirigiam, discorriam sobre o nosso pretérito longínquo... Falavam dos compromissos a resgatar, das dívidas penosas, das lutas necessárias ao nosso desenvolvimento.
Livro Cartas de uma Morta - Psicografia Chico Xavier

A EXPLICAÇÃO DO MESTRE

Intrigada com esses problemas procurei, como sempre fiz, apelar para as almas beneméritas que nos guiavam em nossa ignorância. Um desses mestres explicou-me.
- “A descrença e a hesitação de que vos achais possuída é, ainda, questão das idéias reflexas, das quais só o tempo, aliado ao bom desejo, vos
poderá despojar. A vossa mente é quase a mesma que no mundo vos caracterizava. É preciso meditar muito sobre esta condição, porque as impressões que trouxestes podem perdurar por longo tempo, caso não desejeis com sinceridade evitar essa ignorância e cegueira espirituais”.
Solicitei a sua assistência e auxílio ao que ele prometeu coadjuvar no mesmo instante, a fim de me certificar quanto à realidade das existências transcorridas.
Livro Cartas de uma Morta - Psicografia Chico Xavier

VISÕES COMOVEDORAS DO PASSADO

Pediu que me conservasse mentalmente numa atitude passiva e, com as mãos sobre a minha fronte, colocou-se na posição de magnetizador. A princípio senti a sensação de abalo, mas sem o mais leve traço de sono ou de inconsciência, experimentando antes um extraordinário aumento de lucidez e observando maior agudeza de percepções.
Comecei, então, a ver, não exteriormente, mas em meu íntimo, uma série de coisas e de acontecimentos a que me sentia indissoluvelmente ligada sem o saber. Vi seres aos quais me pressentia jungido por inquebrantáveis algemas e lhes ouvi a voz terrível ou acariciadora... Eu ia compreendendo todos esses fatos que se sucediam uns aos outros.
Ah! Se vi algo nesses panoramas retrospectivos que me trouxe gratos prazeres ao coração, também enxerguei as misérias de minh’alma necessitada de esclarecimento e redenção e, - se não é possível relatar todas as visões daqueles minutos em que me coloquei sob o império da excitação vibratória provocada pela bondade do meu guia com os seus poderosos fluídos, - posso dizer-vos de uma cena tocante, eternamente gravada em meu espírito.
Livro Cartas de uma Morta - Psicografia Chico Xavier

CONTINUA AMANHÃ

MENSAGEM DE JOÃO HÉLIO

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

PENSAMENTO DO DIA

Só mesmo no fim, olhando a estrada que percorremos, vemos quantas coisas podíamos ter tido e perdemos

Autor: Desconhecido

MENSAGEM DIÁRIA

Quem não vive para servir não serve para viver

Autor: Desconhecido

CARTAS DE UMA MORTA -LIVRO DE CHICO XAVIER -PARTE 15

CONTINUAÇÃO

A AURA DA TERRA E A LIGAÇÃO DA HUMANIDADE

AOS PLANOS INVISÍVEIS

Da volta das regiões atmosféricas do planeta, fui induzida pelo meu preclaro companheiro a contemplar o que podemos chamar de aura da Terra.
Vi a princípio as camadas de espaço que lhe são imediatas como um todo homogêneo numa cor uniforme.
Mas o meu guia exclamou: - “Busca ver como a humanidade se une pelo pensamento aos planos
invisíveis. O teu golpe de vista abrangeu a paisagem, procure agora aos detalhes”.
Fixando atentamente o quadro, notei que filamentos estranhos, em posição vertical, se entrelaçavam nas vastidões sem confundirem. Não haviam dois iguais e as suas cores variavam do escuro ao claro mais brilhante. Alguns se apagavam, mas outros se acendiam em extraordinária sucessão e todos eram possuídos de movimento natural, sem uniformidade em suas particularidades. - “Esses filamentos” – disse-me com bondade – “são os pensamentos emitidos pelas personalidades encarnadas; são reflexos cheios de vida, através dos quais podemos avaliar os cérebros que os transmitiam. Aos poucos conhecerás quais são os da concupiscência, os da maldade, os da pureza, os do amor ao próximo.
Esses raros, que aí vês e que se caracterizam pela sua alvura fulgurante, são os emitidos pela virtude e quando nos colocamos em imediata relação com uma destas manifestações, que nos chegam dos espíritos da Terra, o contato direto se verifica entre nós e a individualidade que nos interessa.”
Livro Cartas de uma Morta - Psicografia Chico Xavier

A PRECE DA AFLIÇÃO MATERNAL

Aguçada a minha curiosidade, quis entrar em relação com um pensamento luminoso que me seduzia, abandonando todos os outros, que nos circundavam, para só fixar a atenção sobre ele. Afigurou-se-me que os demais desapareciam, enquanto me envolvia nas irradiações simpáticas daquele traço de luz clara e brilhante.
Ouvi, então, longínqua voz a exclamar: - “Meu Deus!... Meu Deus!... Atende ao meu coração de mãe desamparada. Se falta a mim e aos meus filhos a proteção do mundo, não vos falte a tu providência misericordiosa! Valha-me neste vale de lágrimas a tua bondade infinita, oh! Pai nosso que estais no céu...”
Ouvindo essa prece comovedora, vi igualmente uma figura de mulher ajoelhada e banhada em pranto. Num átomo de tempo, por intermédio de extraordinária interligação de pensamentos, pude saber qual a razão das suas lágrimas, das suas preocupações e como eram amargos os seus sofrimentos!
Sensibilizada com as manifestações daquela alma exilada, instintivamente enviei-lhe pensamentos consoladores, pronunciando palavras de fé e de esperança.
Como havia pressentido, via-a meditar por instante com o olhar cheio de estranho brilho, levantando-se reconfortada para enfrentar a luta, sentindo grande alívio.
Livro Cartas de uma Morta - Psicografia Chico Xavier

O BÁLSAMO DO CONFORTO

Ah, como me senti feliz em haver derramado sobre aquela alma sofredora o bálsamo do conforto! Já sabia como proceder para consolar os infortunados e os infelizes, que aceitam a sua cruz com abnegação e devotamento, e se elevam espiritualmente, espalhando nos espaços a luz de seus corações resignados, a luz que é o distintivo dos redimidos em contraposição com os orgulhosos, que na Terra somente buscam as suas coroas, as quais rolam apodrecidas no sepulcro.
Continuei a reconhecer o valor das angústias depuradoras para os que resgatam na Terra as faltas do passado ou lutam pela evolução psíquica, reconhecendo que as dores constituem de fato os imperecíveis tesouros do mundo.
Livro Cartas de uma Morta - Psicografia Chico Xavier

CONTINUA AMANHÃ

PAIS DE JOÃO HELIO FAZEM DEPOIMENTO EMOCIONANTE.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

PENSAMENTO DO DIA

Seja você mesmo sua própria luz, iluminando a todos com suas palavras de conforto e incentivo, com seu sorriso de entusiasmo e de encorajamento, com seu exemplo de fé e otimismo

Autor: Desconhecido

MENSAGEM DIÁRIA

Muitas vezes, o que aparentemente é um fracasso pode ser exatamente a razão de um grande sucesso futuro

Autor: Desconhecido

CARTAS DE UMA MORTA - LIVRO DE CHICO XAVIER - PARTE 14


CONTINUAÇÃO

O DESERTO DA EXPIAÇÃO REDENTORA

A convite do meu solícito mentor, procurei colocar-me em relação direta com aquelas mentalidades que se debatiam nos sofrimentos.
Ah! Vi, então, o deserto em que se experimentam os que viveram, na Terra, para o seu gozo apenas... Os lagos de sangue em que se asfixiavam os antigos dominadores, responsáveis pela eclosão da mais horrorosas lutas fratricidas. As lágrimas pungentes derramadas pelos traidores sensíveis. Ouvi o gemido de todos quantos haviam prevaricado, fugindo criminosamente ao cumprimento de seus deveres.
Senti que o pranto minava dos meus olhos e um mal-estar inexplicável atacou-me; todavia o meu companheiro espiritual arrancou-me dessa penosa impressão, convidando-me para uma rogativa, que elevamos sentidamente a todas as forças benéficas do Universo para que assistissem aquelas almas flageladas nos padecimentos a que tinham feito jus, derramando sobre elas os eflúvios da paz e da resignação, nas suas provas redentoras.
Livro Cartas de uma Morta - Psicografia Chico Xavier

A SEMENTE DA PAZ E DA ESPERANÇA

Nesse instante em que pedíamos com fervor, vi que um foco de luz atravessava a pesada atmosfera, banhando aquelas frontes imersas no
martírio. Nenhuma delas percebeu aquele clarão; somemte em alguns notei a eflorescência de uma estranha ansiedade, que representava ligeiro alívio ao mesmo tempo...
Escutei, em seguida, o meu guia dizer: - “Vamos, filha! A nossa prece foi ouvida. Se os sofredores não conseguiram receber seus benefícios imediatamente, pelo estado de dor e de endurecimento em que se encontram, basta, para a nossa alegria, que algumas dessas almas vagamente tenham sentido o sagrado influxo dos nossos apelos; porque hoje, nesses corações que experimentaram o anseio da felicidade e da perfeição, plantamos com as nossas rogativas sinceras os lírios perfumados da paz e da esperança”.
Livro Cartas de uma Morta - Psicografia Chico Xavier

OBSERVAÇÕES DE UMA ALMA

Logo que me habituei à nova vida na erraticidade, um dos espetáculos mais empolgantes era o de contemplar a Terra à certa distância.
Podem os espíritos locomoverem-se como o faziam na Terra, lenta e pesadamente, mas não há necessidade de que assim se proceda.
Graças às nossas faculdades volitivas, vencemos as maiores distâncias com rapidez inimaginável, podendo estacionar em qualquer ponto até a zona que nos é possível atingir em nossas condições de relativo desenvolvimento espiritual.
Livro Cartas de uma Morta - Psicografia Chico Xavier

UMA VISITA À TERRA

Eu quis, então, ver o orbe terráqueo, dos lugares onde o ar rarefeita se perde nas extensões infinita e viventes do éter. Desejava saber se eu poderia ver o planeta em seus movimentos rotatórios, porém o que senti em tão grandes alturas foi um imenso torvelinho, como se as atmosferas fossem agitadas por furações destruidoras.
Muito abaixo vi massas informes e indistintas... Aproximando-me gradativamente contemplei a Terra que se afigurou não um ponto móvel no espaço, porém fixo e obscuro. Muito ao longe, ainda vi nessa mancha escurecida, que se ia avolumando, alguns detalhes como nesgas cinzentas e outras claras como espelhos gigantescos: eram as grandes cidades e os oceanos que eu tinha sob as vistas deslumbradas. A ação do sol dava a tudo isto um tom maravilhoso; todavia, aproximando-me mais, experimentei indescritível medo. Não vi o movimento de rotação do orbe; o que me amedrontava é que me parecia aportar em uma grande esfera líquida, cujas extremidades se perdiam numa substância leitosa, com relação à cor, porque eu não podia ponderar a sua estrutura íntima.
Livro Cartas de uma Morta - Psicografia Chico Xavier

CONTINUA AMANHÃ

PSICOGRAFIA - DEPOIMENTO DO PAI DE JOÃO HÉLIO

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

PENSAMENTO DO DIA

A verdade é sempre o melhor argumento

Autor: Desconhecido

MENSAGEM DIÁRIA

Cuide do seu coração. Cuide da sua saúde. Comece com o bom-humor

Autor: Desconhecido

CARTAS DE UMA MORTA - LIVRO DE CHICO XAVIER - PARTE 13

CONTINUAÇÃO

O CÍRCULO DOS PADECIMENTOS

Tive ensejo de visitar alguns desses núcleos de prantos incontáveis e amaríssimos; e neles encontrei alguns de meus antigos conhecidos na Terra.
Quão dolorosos são os dias que ali pesadamente transcorrem!
É, ainda, às impressões arraigadas do corpo físico que se devem esses agrupamentos, onde pululam padeceres de toda espécie, mas que existem sob as determinações de uma lei natural, reguladora dos problemas das compensações.
Livro Cartas de uma Morta - Psicografia Chico Xavier

O PENSAMENTO É TUDO

Um espírito pode beneficiar-se com o que lhe provém do exterior, mas o seu verdadeiro mundo é aquele criado por seus pensamentos, atos e aspirações.
O pensamento é tudo.
Todas as construções terrenas, todos os portentos, que aí atestam o progresso, são obras do ideal. Nações, cidades, leis, são as exteriorizações dos pensamentos. Também eles são a fonte causal das manifestações do espírito em outros planos, onde todas as formas, muitíssimo diferenciadas embora, atestam o ascendente da alma, sua inteligência e seu poder.
Livro Cartas de uma Morta - Psicografia Chico Xavier

A EXPIAÇÃO DO EGOÍSMO, DA AVAREZA E DA LUXÚRIA

Nos planos da erraticidade existem, pois, lugares especificados, onde se aliam os seres cujas mentes se afinam pelo mesmo diapasão. Vivem ali os que se apegaram em excesso às futilidades terrestres, sentindo-lhes desconsoladamente a ausência; os que colocaram acima de tudo as preocupações do egoísmo e da avareza; criando com suas idéias fixas todo um mundo de moedas e de valores fictícios, obsedados pela visão do ouro.
No mundo, aqueles que demasiadamente se entregaram aos gozos carnais, somente encontrando nisso o único objetivo da existência, vivem com os reflexos das suas desvairadas paixões, e todos os quadros formados pelas vibrações dessas mentes inferiores e enfraquecidas caracterizam-se por
suas densas trevas.
Livro Cartas de uma Morta - Psicografia Chico Xavier

GRITOS, BLASFÊMIAS, LÁGRIMAS

Suas exclamações pungiam minh’alma, enchendo-a de sofrimentos aspérrimos. - “Oh! Deus de misericórdia infinita, por que humilhais com tanta dureza o meu espírito culpado? Que me valeram os títulos da Terra, suas honrarias e distinções? Não já reconheci toda a enormidade dos meus desvios, Senhor?”
Exprobações como estas eram misturadas com gritos e blasfêmias, ao lado de soluços e de muitas lágrimas.
Livro Cartas de uma Morta - Psicografia Chico Xavier

CONTINUA AMANHÃ

JOÃO HÉLIO = PSICOGRAFIA

domingo, 16 de outubro de 2011

MENSAGEM SEMANAL

“CONVITE À TRANQUILIDADE.”

Procurai viver tranquilamente... (I Ts.: 4-11.) Mais produz quem o faz com equilíbrio. Melhor ajuda aquele que coopera com tranquilidade. Maior eficiência a que decorre da ação paciente, constante. A tranquilidade, por essa razão, em todos os momentos da vida é de salutar necessidade. Vivendo sob condicionamentos decorrentes da violência que se espraia por toda parte, o homem, convidado a decisões e atitudes, raramente age impulsionado pela tranquilidade que reflexiona, inspirando diretrizes de segurança. O impacto resultante da alta carga de informações de variada ordem que o assalta, através dos veículos de comunicação, leva-o a reagir, no que incide em precipitadas resoluções de consequências poucas vezes felizes. Acoimado por necessidades imediatas, no imenso campo das competições, à revelia da vontade, exaspera-se por nonadas, intoxicando-se, em regime de demorado curso, até a exaustão ou o desequilíbrio total, na rampa da alucinação. Diz-se que manter a tranquilidade ante a injustiça, face às surpresas desagradáveis que nos assaltam, sob condições inesperadas é de todo impossível... Não é verdade, porém. Mister, bem se depreende, facultar condições para que vicejem as expressões da paciência no coração e na mente, em perene tranquilidade. Para esse desiderato, deve o homem confiar em Deus plenamente, entregando-Lhe a vida e deixando-se conduzir. Consciente de que todo mal aparente redunda num bem real e que toda aflição faculta resgate de dívida passada, nenhuma conjuntura infeliz consegue alterar o ritmo da tranquilidade interior. Mesmo quando experimentando sofrimento, tal estado não conduz à rebeldia, à desesperação, à deserção. O estudo das “leis de causalidade”, a que se refere a Doutrina Espírita, a pouco e pouco esclarece o entendimento humano, consolidando convicções em torno da Divina Justiça, que estabelece as linhas do destino e da vida de modo a felicitar o espírito na jornada evolutiva; o exercício da vontade bem dirigida, mediante pequenos esforços, constantes disciplinas, necessárias continências; a meditação como norma de elevação dos pensamentos e cultivo das ideias superiores; a oração que faculta o estabelecimento da ponte entre o “eu propínquo” dos homens e o “Tu longínquo”, porém próximo da Divindade são métodos excelentes para a aquisição da tranquilidade. Em qualquer situação mantém a tranquilidade e não te desesperes. Muitas vezes parece que o auxílio divino te chegará tardiamente. Logo após, fazendo revisão das ocorrências, constatará que o socorro celeste sempre chega “dez minutos antes” da hora grave, resolvendo o problema. Persevera, pois, em tua tranquilidade sempre.

Divaldo Pereira Franco / Joanna de Ângelis / Livro: Convites da Vida / 14/10/2011

PENSAMENTO DO DIA

O verdadeiro mérito é como os rios: quanto mais profundo, menos ruído faz

Autor: Halifax

MENSAGEM DO DIA

Quanto mais o indivíduo aprende, tanto mais útil se torna para si e para a sociedade

Autor: José Ingenieros

CARTAS DE UMA MORTA - LIVRO DE CHICO XAVIER - PARTE 12

CONTINUAÇÃO

MEDIUNIDADE GENERALIZADA

Aqui ainda existe o colégio sacratíssimo da família, que se reúne sob os imperativos das afinidades naturais.
Chegados a certa idade, os saturninos ouvem os espíritos, seus irmãos das outras esferas do sistema, existindo entre eles a mais poderosa mediunidade generalizada. Conhecem todas as combinações fluídicas requeridas ao seu bem-estar, e a eletricidade e a mecânica não têm para eles segredos, sabendo utilizar-lhes as forças com plena consciência das usas possibilidades.
Também estão ao par do que ocorre nos outros mundos e todo habitante de Saturno pode calcular com precisão matemática, de um momento para outro, a posição dos satélites dos outros planetas, respondendo com acerto qualquer argüição nesse sentido. Conhecem a história e os fenômenos dos globos cometários que lhes são familiares, e sabem medir a paralaxe das estrelas mais próximas, conservando uma vasta ciência das coisas do céu.
Livro Cartas de uma Morta - Psicografia Chico Xavier

A CIÊNCIA UNIDA À FÉ

Entre eles, a justiça e a verdade não são um mito e, há muito, a ciência está reunida à fé. Não amontoam as riquezas, que resplendem no solo em que pisam, no qual se conservam matérias preciosíssimas, as quais somente são retiradas para ornamentação de seus lares ou dos templos da sabedoria, onde se verificam prodigiosas manifestações da onipotência divina.
A simplificação da existência, por meio das aplicações do seu extraordinário engenho e de suas nobilíssimas concepções acerca das finalidades da vida, minorou-lhes as fadigas e os trabalhos, que aqui não precisam ser tão intensos. Podem-se dedicar com mais devoção ao que concerne à espiritualidade, conservando-se acima da ciência terrena no problemas referentes à medicina; as moléstias incuráveis entre eles são desconhecidas e sagradas instituições recebem os que se avizinham da transição que denominais morte, na Terra. Para eles a morte não existe, porque estão cientes de tudo o que ocorre ao espírito liberto.
Não são, contudo, seres perfeitos como talvez presumas; são ainda falíveis, mas o que te procuro demonstrar é a sua incontestável superioridade sobre o orbe que abandonaste.
Livro Cartas de uma Morta - Psicografia Chico Xavier

ASSEMBLÉIAS AÉREAS

Vendo grandes nuvens multicores, que esvoaçavam no firmamento, expressei minha admiração ao companheiro zeloso, que me esclareceu: - Não são nuvens o que contemplas. São aparelhos gigantescos onde os saturninos se reúnem para estudos maravilhosos. Em cada um deles se agrupa uma assembléia de espíritos sedentos de sabedoria. A música, a poesia e todas as artes lhes merecem especial carinho, porquanto um único objetivo os irmana num mesmo ideal – a grandeza intelectual.
Livro Cartas de uma Morta - Psicografia Chico Xavier

AS ALMAS SOFREDORAS

Nas paragens da erraticidade nem todos os lugares são estâncias de repouso, de aprendizagem ou bem-estar. Há regiões obscuras, atopetadas de amargores, formadas pelas consciências polutas que as povoam.
Confrangente é a situação das almas sofredoras, que a esses ambientes se destinam, porque viverão com o fruto amargo das sementes que espalharam nos dias de sua vida temporária.
Livro Cartas de uma Morta - Psicografia Chico Xavier

CONTINUA AMANHÃ

PSICOGRAFIA - FELIPPE CORREIA - 21/10/2010