sábado, 17 de abril de 2010

PENSAMENTO DO DIA


17 de Abril de 2010


"Para toda ação de serviço deveis recolher-vos nas grutas do amor divino em vossas almas."

MINUTO DE SABEDORIA

O pensamento e a palavra têm poder curador.

O corpo é o veículo através do qual se manifestam, no plano terrestre, o Espírito e a

Alma, da qual o corpo é apenas reflexo materializado.

Por isso, espelha aquilo que pensamos, na saúde e na enfermidade, porque recebemos de acordo com os nossos pensamentos, e somos aquilo que pensamos.

Pense sempre certo para ter saúde perfeita!

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO SEGUNDO

CAPÍTULO III

RETORNO DA VIDA CÓRPOREA À VIDA ESPIRITUAL

PERTURBAÇÃO ESPÍRITA


QÜINQUAGÉSIMA SÉTIMA PARTE

(Essa perturbação apresenta circunstância particulares, segundo o caráter dos indivíduos e, sobretudo, de acordo com o gênero de morte. Nas mortes violentas, por suicídio, suplício, ferimentos, etc., o Espírito é surpreendido, espanta-se, e não acredita que morreu e sustentas essa idéia com obstinação. Entretanto, vê seu corpo, sabe que esse corpo é seu e não compreende por que está separado dele; acerca-se das pessoas a quem estima, fala-lhes e não compreende por que elas não o ouvem. Essa ilusão perdura até a inteira libertação do perispírito e, só então, o Espírito se reconhece e compreende que não pertence mais ao número dos vivos. Este fenômeno se explica facilmente. Surpreendido de improviso pela morte, o Espírito fica atordoado com a brusca mudança que nele se operou. Para ele a morte é ainda sinônimo de destruição, aniquilamento; ora, como ele pensa, vê e escuta, não se considera morto. Sua ilusão é alimentada pelo fasto de se ver com um corpo de forma semelhante ao precedente, mas cuja natureza etérea ainda não teve tempo de estudar; ele o crê sólido e compacto como o primeiro e, quando chamam sua atenção PA\ra esse ponto, admira-se de não poder apalpá-lo. Esse fenômeno é análogo aos sonâmbulos iniciantes que não acreditam dormir. Para eles o sono é sinônimo de suspensão das faculdades; ora, como pensam e vêem, julgam que não dormem. Certos Espíritos apresentam essa particularidade, embora a morte não lhes tenha chegado inesperadamente, todavia, é sempre mais generalizada naqueles que, apesar de doentes, não pensam em morrer. Vê-se, então, o singular espetáculo de um Espírito assistindo aos próprios funerais, como se fora um estranho e deles falando como de uma coisa que não lhes dissesse respeito, até o momento em que compreende a verdade.)

(A perturbação que se segue à morte nada tem de penosa para o homem de bem; é calma e em tudo semelhante à que acompanha um despertar tranqüilo. Para os que não têm a consciência pura, ela é cheia de ansiedade e de angústias, que aumentam à medida que ela se reconhece.)

(Nos casos de morte coletiva, tem-se observado que todos os que perecem ao mesmo tempo, nem sempre se revêem imediatamente. Na perturbação que se segue à morte, cada um vai para o seu lado ou se preocupa apenas com aqueles que lhe interessam.)


(CONTINUA AMANHÃ)

QUANTA LUZ

sexta-feira, 16 de abril de 2010

PENSAMENTO DO DIA


16 de Abril de 2010


"Cada tarefa nova é uma engrenagem a mais que pondes em movimento. Mas é preciso realizá-la em silêncio."

MINUTO DE SABEDORIA

SE estiver desempregado, não se desespere, não amaldiçoe a sorte.

Enfrente as dificuldades corajosamente.

Não pense em abandonar a vida.

Não seja covarde!

Você pode vencer!

Você vai vencer!

Não recuse trabalho pelo fato de ser modesto.

O grande Ford começou a vida como simples mecânico.

Tenha coragem porque o PAI não abandona seus filhos.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO SEGUNDO

MUNDO ESPÍRITA OU DOS ESPÍRITOS

CAPÍTULO III

RETORNO DA VIDA CORPÓREA Á VIDA ESPIRITUAL

PERTUBAÇÃO ESPÍRITA

Qüinquagésima Sexta Parte

163 – A ALMA, DEIXANDO O CORPO, TEM IMEDIATA CONSCIÊNCIA DE SI MESMA?

- Consciência imediata, não é bem o termo. Ela passa algum tempo em estado de perturbação.

164 – TODOS OS ESPÍRITOS EXPERIMENTAM, NO MESMO GRAU E DURANTE O MESMO TEMPO, A PERTURBAÇÃO QUE SE SEGUE À SEPARAÇÃO DA ALMA E DO CORPO?

- Não, isso depende da elevação de cada um. Aquele que já está purificado se reconhece quase imediatamente, visto que já se libertou da matéria durante a vida física, enquanto que o homem carnal, aquele cuja consciência não é pura, conserva por tempo mais longo a impressão dessa matéria.

165 – O CONHECIMENTO DO ESPIRITISMO EXERCE INFLUENCIA SOBRE A DURAÇÃO, MAIS OU MENOS LONGA, DA PERTURBAÇÃO?

- Um influencia muito grande, uma vez que o Espírito já compreendia antecipadamente a sua situação. Mas a prática do bem e a pureza da consciência são os exercem maior influência.

(No momento da morte tudo, a principio, é confuso. A alma necessita de algum tempo para se reconhecer. Ela se acha como aturdida e no estado de um homem que, despertando de um sono profundo, procura orientar-se sobre sua situação. A lucidez das idéias e a memória do passado lhe voltam, à medida que se apaga a influência da matéria da qual se libertou, e se dissipe a espécie de neblina que obscurece seus pensamentos.)

(A duração da perturbação que se segue à morte do corpo varia muito; pode ser de algumas horas, de muitos meses e mesmo de muitos anos. É menos longa para aqueles que desde sua vida terrena se identificaram com o seu estado futuro, porque, então, compreendem imediatamente a sua posição.)

(CONTINUA AMANHÃ)

LUZ DIVINA

quinta-feira, 15 de abril de 2010

PENSAMENTO DO DIA

15 de Abril de 2010

"Renunciar, renunciar, renunciar sempre."

MINUTO DE SABEDORIA

NÃO ponha limites à sua vida!

Procure ouvir as notas harmoniosas e sublimes do canto maravilhoso que se evola da natureza.

Viva sorridente e alegre, para espantar as preocupações, para aliviar as lutas.

Mergulhe sua alma na alma da natureza; absorva a luz do sol, goze a suavidade da lua, contemple o esplendor das estrelas, aspire o perfume das flores.

A vida é bela, apesar das dores e dos contratempos.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO SEGUNDO

MUNDO ESPÍRITA OU DOS ESPÍRITOS

CAPÍTULO III

RETORNO DA VIDA CORPÓREA Á VIDA ESPIRITUAL

SEPARAÇÃO DA ALMA E DO CORPO

Qüinquagésima Quinta Parte

160 – O ESPÍRITO REENCONTRA IMEDIATAMENTE AQUELES QUE ELE CONHECEU SOBRE A TERRA E QUE MORRERAM ANTES DELE?

- Sim, segundo a afeição que lhes tinha e a que tinham por ele. Freqüentemente, eles o vêm receber em sua volta ao mundo dos Espíritos, e ajudam a libertá-lo das faixas da matéria; reencontra, também, a muitos que havia perdido de vista em sua permanência sobre a Terra. Vê aqueles que estão na erraticidade, aqueles que estão encarnados, e os vai visitar.


161 – NA MORTE VIOLENTA E ACIDENTAL, QUANDO OS ORGÃOS NÃO ESTÃO, AINDA, ENFRAQUECIDOS PELA IDADE OU PELAS DOENÇAS, A SEPARAÇÃO DA ALMA E A CESSAÇÃO DA VIDA OCORREM SIMULTANEAMENTE?

- Geralmente é assim, mas em todos os casos o instante que os separa é muito curto.

162 – APÓS A DECAPTAÇÃO, POR EXEMPLO, O HOMEM CONSERVA POR ALGUNS INSTANTES A CONSCIÊNCIA DELE MESMO?

- Freqüentemente, ele a conserva por alguns minutos, até que a ida orgânica esteja completamente extinta. Mas, muitas vezes, também a expectativa da morte lhe faz perder essa consciência antes do instante do suplício.

(Trata-se aqui da consciência que o supliciado pode ter de si mesmo, como o homem e por intermédio dos órgãos e não como Espírito. Se não perdeu essa consciência antes do suplício, pode conservá-la por alguns instantes, que são de breve duração, e que cessa necessariamente com a vida orgânica do cérebro, o que não quer dizer que o períspirito esteja inteiramente desligado do corpo. Ao contrário, em todos os casos de morte violenta, quando ela não resulta da extinção gradual das forças vitais, os laços que prendem o corpo ao períspirito são mais tenazes, e o desligamento completo é mais lento.)

(CONTINUA AMANHÃ)

SUPLICA A JESUS - MÚSICA

quarta-feira, 14 de abril de 2010

PENSAMENTO DO DIA

14 de Abril de 2010

"As dimensões superiores não se restringem a vosso conceito de energia. Por isso tereis de renunciar a vós mesmos."

MINUTO DE SABEDORIA

A vida é um canto eterno de beleza!


Os homens complicam a vida e dificultam a existência, porque se acreditam diferentes uns dos outros.

Mas a vida é uma só e os homens todos são irmãos.

Portanto, não antagonize os outros.

Distribua amor e compreensão a todos os que se chegam a você.

Faça como o sol, que se dá a todos igualmente, em raios benéficos de luz e calor.

O LIVRO DOS ESPIRITOS


LIVRO SEGUNDO

MUNDO ESPÍRITA OU DOS ESPÍRITOS

CAPÍTULO III

RETORNO DA VIDA CORPÓREA Á VIDA ESPIRITUAL

SEPARAÇÃO DA ALMA E DO CORPO

Qüinquagésima Quarta Parte


156 – A SEPARAÇÃO DEFINITIVA DA ALMA E DO CORPO PODE OCORRER ANTES DE CESSAÇÃO COMPLETA DA VIDA ORGÂNICA?

- Algumas vezes, na agonia, a alma já deixou o corpo e não há mais que a vida orgânica. O homem não tem mais consciência de si mesmo e, entretanto, lhe resta ainda um sopro de vida. O corpo é uma máquina que o coração movimenta: existe enquanto o coração faz circular o sangue nas veias; e para isso não necessita da alma.

157 – NO MOMENTO DA MORTE, A ALMA TEM, ALGUMAS VEZES, UMA INSPIRAÇÃO OU ÊXTASE QUE LHE FAÇA ANTREVER O MUNDO EM QUE VAI ENTRAR?

- Freqüentemente, a alma sente se desatarem os laços que a ligam ao corpo; ela faz então todos os seus esforços para rompê-los inteiramente. Já em parte desligada da matéria, vê o futuro se desenrolar diante dela e alegra-se, por antecipação, da situação de Espírito.

158 – O EXEMPLO DA LAGARTA QUE PRIMEIRO RASTEJA SOBRE A TERRA, DEPOIS SE ENCERRA EM SUA CRISÁLIDA SOB UMA MORTE APARENTE, PARA RENASCER NUMA EXISTÊNCIA BRILHANTE, PODE NOS DAR UMA IDÉIA DA VIDA TERRESTRE, DEPOIS DO TÚMULO E, FINALMENTE, DE NOSSA NOVA EXISTÊNCIA?

- Uma idéia restrita; a imagem é boa, mas é necessário não tomá-la ao pé da letra, como sempre o fazem.

159 – QUE SENSAÇÃO EXPERIMENTA A ALMA NO MOMENTO EM QUE SE RECONHECE NO MUNDO DOS ESPÍRITOS?

- Depende. Se fizeste o mal com o desejo de fazê-lo, no primeiro momento, envergonhar-te-ás de tê-lo feito. Para o justo é bem diferente; ele se sente como aliviado de um grande peso, pois não teme nenhum olhar perquiridor.

(CONTINUA AMANHÃ)

SALMO 23 COM MÚSICAS ESPÍRITAS

terça-feira, 13 de abril de 2010

PENSAMENTO DO DIA


DIA 13 DE ABRIL DE 2010

Tenha cuidado em não magoar alguém com suas ações e palavras.

aprenda a dizer o "NÃO" de tal forma, que não melindre.

MINUTO DE SABEDORIA

SEJA perseverante nas boas obras.

Nada conseguiremos na vida sem perseverança.

Para aprender piano, há necessidade de horas seguidas de estudo diário.

O que é o estudo para o pianista, é a perseverança para qualquer outra atividade.

Não se deixe arrastar pelo esmorecimento.

Reaja com todas as forças que encontrar em seu coração, e terá a beleza da vida em redor de si mesmo.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO SEGUNDO

MUNDO ESPÍRITA OU DOS ESPÍRITOS

CAPÍTULO III

RETORNO DA VIDA CORPÓREA Á VIDA ESPIRITUAL

SEPARAÇÃO DA ALMA E DO CORPO

Qüinquagésima Terceira Parte


154 – A SEPARAÇÃO DA ALMA E DO CORPO É DOLOROSA?

- Não, o corpo sofre, freqüentemente, mais durante a vida que no momento da morte; neste a alma não toma parte. Os sofrimentos que experimenta, algumas vezes, no momento da morte, são um prazer para o Espírito, que vê chegar o fim do seu exílio.

(Na morte natural, que chega por esgotamento dos órgãos, em conseqüência da idade, o homem deixa a vida sem o perceber, é uma lâmpada que se apaga por falta de alimentação.)

155 – COMO SE OPERA A SEPARAÇÃO DA ALMA E DO CORPO?

- Rompidos os laços que a retinham, ela se liberta.

- A SEPARAÇÃO SE OPERA UNSTANTANEAMENTE E POR UMA TRANSIÇÃO BRUSCA? HÁ UMA LINHA DE DEMARCAÇÃO BEM NITIDA ENTRE A VIDA E A MORTE?

- Não, a alma se liberta gradualmente e não escapa como um pássaro cativo que ganha subitamente a liberdade. Esses dois estados se tocam e se confundem; assim o Espírito se liberta pouco a pouco de seus laços: os laços se desatam, não se quebram.

(Durante a vida, o Espírito se liga ao corpo por seu envoltório semimaterial ou perispírito. A morte é apenas a destruição do corpo e não desse segundo envoltório que se separa do corpo quando cessa neste a vida orgânica. A observação prova que no instante da morte o desligamento do períspirito não se completa subitamente; ele não opera senão gradualmente e com uma lentidão que varia muito segundo os indivíduos. Para alguns ele é muito rápido, e pode-se dizer que o momento da morte é aquele do desligamento, algumas horas após. Para outros, aqueles, sobretudo, cuja vida foi material e sensual, o desligamento é muito menos rápido e dura, algumas vezes, semanas e mesmo meses, o que implica existir no corpo a menor vitalidade nem a possibilidade de um retorno á vida, mas uma simples afinidade entre o corpo e o Espírito, afinidade que está sempre em razão da preponderância que, durante a vida, o Espírito deu a matéria, mais ele sofre ao se separar dela. Ao passo que a atividade intelectual e moral, a elevação dos pensamentos, operam um começo de libertação mesmo durante a vida do corpo e, quando chega a morte, ela é quase instantânea. Tal é o resultado dos estudos feitos sobre todos os indivíduos observados no momento da morte. Essas observações provam ainda que a afinidade persistente entre a alma e o corpo, em certos indivíduos, é algumas vezes muito penosa porque o Espírito pode experimentar o horror da decomposição. Este caso é excepcional e particular a certos gêneros de vida e a certos gêneros de morte; ele se apresenta entre alguns suicidas.)

(CONTINUA AMANHÃ)

CARIDADE - MÚSICA ESPÍRITA

segunda-feira, 12 de abril de 2010

PENSAMENTO DO DIA


12 de Abril de 2010


"Para receber ajuda do cosmos é preciso necessitá-la realmente."

MINUTO DE SABEDORIA

SE você quiser encontrar paz e alegria neste mundo, espalhe em torno de si otimismo e bondade.

Não se deixe ficar inativo na comodidade que nada produz.

È pelo trabalho em benefício do próximo que armazenamos energias, a fim de vencer os embates da vida.

Não pare jamais, não perca as oportunidades que se apresentam diariamente de fazer o bem, para que o bem venha abundante sobre você.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO SEGUNDO

MUNDO ESPÍRITA OU DOS ESPÍRITOS

CAPÍTULO III

RETORNO DA VIDA CORPÓREA Á VIDA ESPIRITUAL

A ALMA DEPOIS DA MORTE

Qüinquagésima Segunda Parte

149 – EM QUE SE TOMA A ALMA NO INSTANTE DA MORTE?

- Volta a ser Espírito, quer dizer, retorna ao mundo dos Espíritos, que deixou momentaneamente.

150 – A ALMA DEPOIS DA MORTE CONSERVA A SUA INDIDUALIDADE?

- Sim, não a perde jamais. Que seria ela se não a conservasse?

- Não tendo mais seu corpo material, como a alma constata a sua individualidade?

- Ela tem ainda um fluido que lhe é próprio, tomado da atmosfera de seu planeta e que representa a aparência de sua última encarnação: seu perispírito.

- A alma nada leva consigo deste mundo?

- Nada mais do que a lembrança e o desejo de ir para um mundo melhor. Essa lembrança é cheia de doçura ou de amargura, segundo o emprego que fez da vida. Quanto mais pura, mais compreende a futilidade do que deixa sobre a Terra,

151 – QUE PENSAR DA OPINIÃO QUE, APÓS A MORTE, A ALMA RETORNA AO TODO UNIVERSAL?

- O conjunto dos Espíritos não forma um todo? Não é todo um mundo? Quando estás numa assembléia, és parte integrante dessa assembléia e, todavia, tens sempre a tua individualidade.

152 – QUE PROVA PODEREMOS TER DA INDIVIDUALIDADE DA ALMA APÓS A MORTE?

- Não tendes esta prova pelas comunicações que obtendes? Se não fôsseis cegos, veríeis; se não fôsseis surdos, ouviríeis, pois, freqüentemente, uma voz vos fala, revelando a existência de um ser fora de vós.

(Aqueles que pensam que com a morte a alma retorna ao todo universal estão errados se entendem com isso que, semelhante a uma gota d’água que cai no Oceano, ela ai perde a sua individualidade; eles estão certos se entendem pelo todo universal o conjunto dos seres incorpóreos do qual cada alma ou Espírito é um elemento.)

(Se as almas estivessem confundidas na massa, não teriam senão as qualidades do conjunto e nada as distinguiriam, uma das outras. Elas não teriam nem inteligência nem qualidades próprias, ao passo que, em todas as comunicações, elas acusam a consciência do seu EU e uma vontade distinta. A infinita diversidade que apresentam durante todas as comunicações é a conseqüência mesma das individualidades. Se não houvesse, após a morte, senão isto que chamam o grande Todo, absorvendo todas as individualidades, este todo seria uniforme, e, desta maneira, todas as comunicações que se recebesse do mundo invisível, seriam idênticas. Uma vez que ai se encontram seres bons e outros maus, sábios e ignorantes, felizes e infelizes, alegres e tristes, levianos e sérios, etc. é evidente que são seres distintos. A individualidade se mostra mais evidente quando esses seres provam sua identidade por sinais incontestáveis, por detalhes pessoais relativos à sua vida terrestre e que podem ser constatados. Ela pode ser colocada em dúvida quando se mostram visíveis nas aparições. A individualidade da alma nos era ensinada em teoria como um artigo de fé; o Espiritismo a torna patente e, de certo modo, material.)

153 – EM QUE SENTIDO SE DEVE ENTENDER A VIDA ETERNA?

- É a vida do Espírito que é eterna; a do corpo é transitória e passageira. Quando o corpo morre, a alma retorna à vida eterna.

- Não seria mais exato chamar a vida eterna a dos Espíritos puros, que, atingindo o grau de perfeição, não tem mais provas a suportar?

- É antes a felicidade eterna; mas isto é uma questão de palavras; chamai as coisas como quiserdes, contanto que vos entendais.

(CONTINUA AMANHÃ)

MUSICA A PAZ - ESPIRITA

domingo, 11 de abril de 2010

PENSAMENTO DO DIA

11 de Abril de 2010

"Cada ser percorre o próprio caminho sozinho. Se for sincero, receberá ajuda sem precisar buscá-la."

MINUTO DE SABEDORIA

NÃO seja impaciente!

Não tenha pressa em chegar ao fim.

Deixe que o tempo amadureça os frutos, de modo que possa colhê-los amadurecidos.

Caminhe com segurança e constância, porque tudo nos chegará na hora exata e mais oportuna.

Os frutos amadurecidos à força não são tão saborosos quanto os que amadurecem naturalmente.

Saiba esperar com paciência e não desanime.

O LIVRO DOS ESPIRITOS


LIVRO SEGUNDO

MUNDO ESPÍRITA OU DOS ESPÍRITOS

CAPÍTULO II

ENCARNAÇÃO DOS ESPÍRITOS

MATERIALISMO


Qüinquagésima Primeira Parte

(O homem tem, instintivamente, a convicção de que tudo, para ele, não se acaba com a vida; tem horror ao nada e obstina-se, inutilmente, contra a idéia do futuro, quando chega o momento supremo, e são poucos os que não perguntam o que vai ser deles; porque a idéia de deixar a vida para não mais retornar, tem qualquer coisa de doloroso. Quem poderia, com efeito, encarar com indiferença uma separação absoluta, eterna, de tudo aquilo que amou? Quem poderia ver, sem pavor, abrir-se diante de si para abismo imenso do nada, aonde virão se dissipar para sempre todas as nossas faculdades, todas as nossas esperanças, e se dizer: O que! Depois de mim nada, nada mais que o vazio; tudo acabado para sempre, ainda alguns dias e minha lembrança terá se apagado da memória daqueles que me sobreviveram e bem cedo não restará nenhum traço da minha passagem sobre a Terra. O bem que fiz será esquecido pelos ingratos a quem eu servi e nada para compensar tudo isto, nenhuma outra perspectiva que aquela do meu corpo roído pelos vermes!)

(Este quadro não tem alguma coisa de apavorante, de glacial! A religião nos ensina que não pode ser assim e a razão nos confirma, mas, esta existência futura, vaga e indefinida não tem nada que satisfaça o nosso amor pelo positivo, sendo para muitos a origem da dúvida. Temos uma alma, mas o que é a nossa alma? Ela tem uma forma, uma aparência qualquer? É um ser limitado ou indefinido? Alguns dizem que é um sopro de DEUS, outros que é uma centelha, outros, ainda, uma parte do grande Todo, o principio da vida e da inteligência, ma, de tudo isto, o que aprendemos? Que nos importa ter uma alma, se depois da morte ela se confunde na imensidade, como as gotas d’água no oceano? A perda da individualidade não é para nós como o nada?)

(Diz-se que ela é imaterial, mais uma coisa imaterial não tem proporções definidas; e para nós representa nada, A religião nos ensina, também, que seremos felizes ou infelizes segundo o bem ou o mal que houvermos feito; mas em que consiste essa felicidade que nos espera no seio de DEUS? É uma beatitude, uma contemplação eterna sem outra finalidade que cantar louvores ao Criador? As chamas do inferno são realidade ou um símbolo? A própria Igreja o entende como um símbolo, mas quais são esses sofrimentos? Onde está o lugar de suplício? Numa palavra, o que se faz, o que se vê nesse mundo que nos espera a todos? Diz-se que ninguém voltou para nos prestar contas. É um erro, e a missão do Espiritismo é precisamente de nos esclarecer sobre esse futuro, de nos fazer, até certo ponto, atingi-lo com o dedo e com o olhar, não mais pela razão, mas pelos fatos. Graças às comunicações espíritas, isto não é mais uma presunção, uma probabilidade sobre a qual cada um entende à sua vontade, que os poetas embelezam suas ficções ou semeiam imagens alegóricas que nos enganam, e a realidade que se nos apresenta, pois são os próprios seres do outro mundo que vêm nos descrever sua situação, dizer-nos o que foram, que nos permitem assistir, por assim dizer, a todas as peripécias de sua nova vida e, por esse meio, mostrando-nos o destino inevitável que nos está reservado, segundo os nossos méritos e os nossos deméritos. Há nisto algo de anti-religioso? Bem ao contrário, uma vez que os incrédulos aí encontram a fé e os indecisos uma renovação de fervor e de confiança. O Espiritismo é, pois, o mais poderoso auxiliar da religião. Uma vez que é assim, é porque DEUS o permite, e ele o permite para reanimar as nossas esperanças vacilantes e nos reconduzir ao caminho do bem, pela perspectiva do futuro.)

(CONTINUA AMANHÃ)

PRECE PARA OS MAUS ESPÍRITOS