sábado, 28 de agosto de 2010

PENSAMENTO DO DIA

Sábado, 28 de agosto de 2010

“Quem alimenta o ódio atira fogo ao próprio co0ração”

André Luiz

MINUTO DE SABEDORIA

DEUS é a Energia Cósmica Universal, que habita dentro de você e de tudo que existe nos Universos infinitos, dando-lhes vida e força.

Confie nessa força inesgotável, que está dentro de você.

Mantenha sua mente ligada a ela, e não mais se lamente do que lhe desagrada ou faz sofrer.

Sorria diante das dificuldades e confie n’Aquele que o fortalece e vivifica.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

CAPÍTULO IX

EMANCIPAÇÃO DA ALMA

Centésima Octogésima Sexta Parte.

INTERVENÇÃO DOS ESPÍRITOS NO MUNDO CORPORAL

INFLUÊNCIA DOS ESPÍRITOS SOBRE OS ACONTECIMENTOS DA VIDA.

531 – A MALEVOLÊNCIA DOS SERES QUE NOS FIZERAM MAL SOBRE A TERRA SE EXTINGUE COM SUA VIDA CORPORAL?

- Freqüentemente, eles reconhecem sua injustiça e o mal que fizeram. Mas, freqüentemente, também, eles vos perseguem com sua animosidade, se DEUS o permite, para continuar a vos experimentar.

- PODE-SE A ISSO PÔR UM TERMO E POR QUE MEIO?

- Sim, pode-se orar por eles, e restituindo-lhes o bem para o mal, acabam por compreender seus danos. De resto, quando se sabe colocar-se acima de suas maquinações, eles cessam vendo que não ganham coisa alguma com isso.

( A experiência prova que certos Espíritos perseguem sua vingança de uma existência a outra, e que se expiam assim, cedo ou tarde, os danos que se tenham feito a alguém.)

532 – OS ESPÍRITOS TÊM O PODER DE AFASTAR OS MALES DE SOBRE CERTAS PESSOAS E DE ATRAIR SOBRE ELAS A PROPERIDADE?

- Não inteiramente, porque há males que estão nos decretos da Providência; mas eles minoram vossa dor, dando-vos paciência e resignação.

(Sabei também que depende freqüentemente de vós afastardes esses males ou pelo menos atenuá-los. DEUS vos deu a inteligência para vos servir e é por ela sobretudo que os Espíritos vêm vos ajudar, sugerindo-vos pensamentos propícios. Mas eles não assistem senão os que sabem assistir a si mesmos, é o sentido destas palavras: “PROCURAI E ACHAREIS, BATEI E ABRIR-SE-VOS-Á”)

(Sabei ainda que aquilo que vos parece um mal não é sempre um mal; freqüentemente, um bem deve surgir, que será maior que o mal, e é isso que não compreendeis, por que não pensais senão no momento presente ou em vossa pessoa.)

(CONTINUA AMANHÃ)

NÃO DESISTA

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

PENSAMENTO DO DIA

Sexta feira, 27 de Agosto de 2010

"Somos todos agraciados com a Presença que, em nosso interior, luzirá."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

Tenha bom animo e coragem: você vencerá todas as dificuldades!

A vida apresenta-nos problemas às vezes difíceis.

Mas dificuldades superadas e problema resolvido.

Jamais desanime: você há de vencer galhardamente todos os problemas que se lhe apresentarem.

Se o problema for complexo, divida-o em partes, e vença cada uma delas separadamente.

Mas não desanime jamais!

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

CAPÍTULO IX

EMANCIPAÇÃO DA ALMA


Centésima Octogésima Quinta Parte.

INTERVENÇÃO DOS ESPÍRITOS NO MUNDO CORPORAL

INFLUÊNCIA DOS ESPÍRITOS SOBRE OS ACONTECIMENTOS DA VIDA.

528 – UM HOMEM MAL INTENCIONADO LANÇA SOBRE ALGUÉM UM PROJÉTIL QUE O ROÇA E NÃO ATINGE. UM ESPÍRITO BENEVOLENTE PODE TÊ-LO DESVIADO?

- Se o individuo não deve ser atingido, o Espírito benevolente lhe inspirará o pensamento de se desviar ou poderá ofuscar seu inimigo de maneira a fazê-lo apontar mal, uma vez lançado, segue a linha que deve percorrer.

529 – QUE SE DEVE PENSAR DAS BALAS ENCANTADAS, DE QUE TRATAM CERTAS LENDAS, E QUE ATINGEM FATALMENTE UM ALVO?

- Pura imaginação. O homem ama o maravilhoso e não se contenta com as maravilhas da Natureza.

- OS ESPÍRITOS QUE DIRIGEM OS ACONTECIMENTOS DA VIDA, PODEM SER CONTRATIADOS PELOS ESPÍRITOS QUE QUEIRAM O CONTRÁRIO?

- O que DEUS quer, deve ser; se há atraso ou obstáculo, é por sua vontade.

530 – OS ESPÍRITOS LEVIANOS E ZOMBETEIROS NÃO PODEM SUSCITAR ESSES PEQUENOS EMBARAÇOS QUE VÊM OBSTAR NOSSOS PROJETOS E CONFUNDIR NOSSAS PREVISÕES? EM UMA PALAVRA, SÃO ELES OS AUTORES DISSO QUE SÃO VULGAMENTE CHAMADAS AS PEQUENAS MISÉRIAS DA VIDA HUMANA?

- Eles se comprazem com esse aborrecimentos, que são para vós provas para exercitar vossa paciência; mas se cansam, quando vêem que nada conseguem. Entretanto, não seria justo nem exato acusá-los de todas as vossas decepções, das quais vós mesmos sois os primeiros artífices pela vossa irreflexão. Crê que se tua baixela se quebra é antes pelo fato de tua imperícia, que pelos Espíritos.

- OS ESPÍRITOS QUE SUSCITAM ABORRECIMENTIOS AGEM EM CONSEQÜÊNCIA DE UMA ANIMOSIDADE PESSOAL OU ATACAM O PRIMEIRO QUE CHEGA, SEM MOTIVO DETERMINADO, UNICAMENTE POR MALICIA?

- Por um e outro motivo. Algumas vezes são inimigos que se fez durante esta vida, ou em outra, e que vos perseguem. De outras vezes, não há motivos.

(CONTINUA AMANHÃ)

SALMO 23 - Cid Moreira

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

PENSAMENTO DO DIA

Quinta feira, 26 de Agosto de 2010

"Uma voz silenciosa e oculta está sempre a nos falar."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

DEUS está em toda parte; portanto, também dentro de nós e dentro de todas as pessoas que nos cercam, boas ou más.

Tudo provém de DEUS.

Tudo é manifestação divina.

Mesmo aquilo que nos parece mal ou erro pode ser a causa de um beneficio futuro.

Nosso sofrimento resulta do desconhecimento da verdade básica: DEUS dirige todos os acontecimentos, porque está em tudo.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

CAPÍTULO IX

EMANCIPAÇÃO DA ALMA


Centésima Octogésima Quarta Parte.


INTERVENÇÃO DOS ESPÍRITOS NO MUNDO CORPORAL

INFLUÊNCIA DOS ESPÍRITOS SOBRE OS ACONTECIMENTOS DA VIDA.

525 – OS ESPÍRITOS EXERCEM UMA INFLUÊNCIA SOBRE OS ACONTECIMENTYOS DA VIDA?

- Seguramente, visto que te aconselham.

- ELES EXERCEM ESSA INFLUÊNCIA DE OUTRO MODO QUE PELOS PENSAMENTOS QUE SUGEREM, QUER DIZER, ELES TÊM UMA AÇÃO DIRETA SOBRE O CUMPRIMENTO DAS COISAS?

- Sim; mas eles não agem, nunca, fora das leis da Natureza.

(Imaginamos injustamente que a ação dos Espíritos não deve se manifestar senão por fenômenos extraordinários. Quiséramos que nos viessem ajudar por meio de milagres e nós os representamos sempre armados de uma varinha mágica. Não é assim; eis porque sua intervenção nos parece oculta e o que se faz com seu concurso nos parece muito natural. Assim, por exemplo, eles provocarão a reunião de duas pessoas que parecerão se reencontrar por acaso; eles inspirarão a alguém o pensamento de passar por tal lugar; eles chamarão sua atenção sobre tal ponto, se isso deve causar o resultado que querem obter; de tal sorte que o homem, não crendo seguir senão seu próprio impulso conserva sempre o seu livre-arbítrio.)

526 – TENDO OS ESPÍRITOS UMA AÇÃO SOBRE A MATÉRIA, PODEM PROVOCAR CERTOS EFEITOS PARA QUE SE CUMPRA UM ACONTECIMENTO? POR EXEMPLO, UM HOMEM DEVE PERECER: ELE SOBE EM UMA ESCADA, A ESCADA SE QUEBRA E O HOMEM SE MATA; SÃO OS ESPÍRITOS QUE FAZEM A ESCADA QUEBRAR PARA CUMPRIR O DESTINO DESSE HOMEM?

- è bem verdade que os Espíritos têm uma ação sobre a matéria, mas para o cumprimento das leis da Natureza e não para derrogá-las, fazendo surgir no momento oportuno um acontecimento inesperado e contrário a essas leis. No exemplo que sitas, a escada se rompe porque ela estava carcomida ou não bastante forte para suportar o peso do homem. Se estava no destino desse homem perecer dessa maneira, eles lhe inspirarão o pensamento de subir por essa escada, que deverá se romper sob seu peso, e sua morte terá lugar por um efeito natural, sem que seja necessário fazer um milagre para isso.

(CONTINUA AMANHÃ).

ORAÇÃO DA MANHÃ - CID MOREIRA

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

PENSAMENTO DO DIA

Quarta feira, 25 de Agosto de 2010

"Em cada ser humano pode brilhar o que nos céus sempre resplandeceu."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

DEUS está em toda parte; portanto, também dentro de nós e dentro de todas as pessoas que nos cercam, boas ou más.

Tudo provém de DEUS.

Tudo é manifestação divina.

Mesmo aquilo que nos parece mal ou erro pode ser a causa de um beneficio futuro.

Nosso sofrimento resulta do desconhecimento da verdade básica: DEUS dirige todos os acontecimentos, porque está em tudo.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS


CAPÍTULO IX

EMANCIPAÇÃO DA ALMA


Centésima Octogésima Terceira Parte.


INTERVENÇÃO DOS ESPÍRITOS NO MUNDO CORPORAL

PRESSENTIMENTOS.


522 – O PRESSENTIMENTO É SEMPRE UMA ADVERTÊNCIA DO ESPÍRITO PROTETOR?

- O pressentimento é o conselho íntimo e oculto de um Espírito que vos quer bem. Está também na intuição da escolha que se faz e é a voz do instinto. O Espírito, antes de encarnar, tem conhecimento das principais fases de sua existência, quer dizer, do gênero de provas nas quais se obriga. Quando estas têm um caráter marcante, ele conserva, no seu foro íntimo, uma espécie de impressão, que é a voz do instinto, despertando quando o momento se aproxima, como pressentimento.

523 – OS PRESSENTIMENTOS E A VOZ DO INSTINTO TÊM SEMPRE ALGUMA COISA DE VAGO, QUE DEVAM NOS DEIXAR NA INCERTEZA?

- Quando estás no vago, invoca teu bom Espírito, ou ora ao Senhor de todas as coisas, DEUS, que Ele te enviará um dos seus mensageiros, um de nós.

524 – AS ADVERTÊNCIAS DE NOSSOS ESPÍRITOS PROTETORES TÊM POR OBJETO ÚNICO A CONDUTA MORAL OU TAMBÉM A CONDUTA A TER NAS COISAS DA VIDA PARTICULAR?

- Tudo; eles procuram fazer-nos viver o melhor possível. Mas, freqüentemente, fechais os ouvidos às boas advertências, e sois infelizes por vossa causa.

(Os Espíritos protetores nos ajudam com seus conselhos pela voz da consciência, que fazem falar em nós. Mas, como a isso não ligamos sempre a importância necessária, nos dão de maneira mais direta, servindo-se das pessoas que nos rodeiam. Que cada um examine as diversas circunstâncias, felizes e infelizes, de sua vida e verá que em muitas ocasiões recebeu conselhos que nem sempre aproveitou e que lhe teriam poupado desgostos se os houvesse escutado.)

(CONTINUA AMANHÃ)

SALMO 91 - CID MOREIRA

terça-feira, 24 de agosto de 2010

PENSAMENTO DO DIA

Terça feira, 24 de Agosto de 2010

"Acalmai-vos. Que pode ser tirado de quem possui a Totalidade em seu espírito?"

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

Não se irrite contra aqueles que o caluniam!

São benfeitores seus, que lhe estão sempre chamando a atenção para seus erros, reais ou possíveis.

Siga à frente!

A dor é o adubo que faz crescer em nós a produção evolutiva.

O arado que rasga o seio da terra é que permite a colheita abundante.

E as lagrimas fertilizam nosso coração, tornando possível um progresso maior...

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

CAPÍTULO IX

EMANCIPAÇÃO DA ALMA


Centésima Octogésima Segunda Parte.

INTERVENÇÃO DOS ESPÍRITOS NO MUNDO CORPORAL

ANJOS GUARDIÃES, ESPÍRITOS PROTETORES, FAMILIARES OU SIMPÁTICOS.

519 – AS AGLOMERAÇÕES DE INDIVÍDUOS, COMO AS SOCIEDADES, AS CIDADES, AS NAÇÕES, TÊM ESPÍRITOS PROTETORES ESPECIAIS?

- Sim, porque essas reuniões são de individualidades coletivas que marcham com um objetivo comum e que têm necessidade de uma direção superior.

520 – OS ESPÍRITOS PROTETORES DAS MASSAS SÃO DE UMA NATUREZA MAIS ELEVADA QUE A DAQUELES QUE SE LIGAM AOS INDIVÍDUOS?

- Tudo é relativo ao grau de adiantamento das massas, como dos indivíduos.

521 – CERTOS ESPÍRITOS PODEM AJUDAR O PROGRESSO DAS ARTES, PROTEGENDO O QUE DELAS SE OCUPAM?

- Há Espíritos protetores especiais e que assistem aqueles que os invocam, quando eles os julgam dignos. Mas que quereis vós que façam com aqueles que crêem ser o que não são? Eles não fazem os cegos verem, nem surdos ouvirem.

(Os antigos fizeram divindades especiais; as Musas não eram outras que a personificação alegórica dos Espíritos protetores das ciências e das artes, como designaram sob os nomes de lares e penates os Espíritos protetores da família. Entre os modernos, as artes, as diferentes indústrias, as cidades, os continentes têm também seus patronos protetores, que não são outros que os Espíritos superiores, mas sob outros nomes.)

(Cada homem tendo seus Espíritos simpáticos, disso resulta que nas COLETIVIDADES, a generalidades dos Espíritos simpáticos está em relação com a generalidade dos indivíduos; que os Espíritos estranhos para ai são atraídos pela identidade dos gostos e dos pensamentos, em uma palavra, que esses agregados, assim como os indivíduos, são mais ou menos bem rodeados, assistidos, influenciados segundo a natureza dos pensamentos da multidão. Entre os povos, as causas de atração dos Espíritos são os costumes, os hábitos, o caráter dominante, as leis, sobretudo, porque o caráter de uma nação se reflete em suas leis. Os homens que fazem reinar a justiça entre si combatem a influência dos maus Espíritos. Em toda parte onde as leis consagram as coisas injustas, contrárias à Humanidade, os bons Espíritos estão em minoria, e a massa dos maus, que afluem, entretêm a nação em suas idéias e paralisa as boas influências parciais perdidas na multidão, como uma espiga isolada no meio das sarças. Estudando os costumes dos povos ou de toda reunião de homens, é fácil de fazer uma idéia da população oculta que se imiscui nos seus pensamentos e nas suas ações.)

(CONTINUA AMANHÃ)

AMOR SEM ILUSÃO