CAPÍTULO IX
EMANCIPAÇÃO DA ALMA Centésima Sexcentésima Nona Parte.INTERVENÇÃO DOS ESPÍRITOS NO MUNDO CORPORAL
INFLUÊNCIA OCULTA DOS ESPÍRITOS SOBRE OS NOSSOS PENSAMENTOS E SOBRE AS NOSSAS AÇÕES.
467 – PODE-SE SE LIBERTAR DA INFLUÊNCIA DOS ESPÍRITOS QUE NOS SOLICITAM AO MAL?
- Sim, porque eles não se ligam senão aos que os solicitam por seus desejos ou os atraem por seus pensamentos.
468 – OS ESPÍRITOS CUJA INFLUÊNCIA É REPELIDA PELA VONTADE, RENUNCIAM ÀS SUAS TENTATIVAS?
- Que queres tu que eles façam? Quando não há alguma coisa a fazer, eles cedem o lugar; entretanto, aguardam o momento favorável, como o gasto espreita o rasto.
469 – POR QUE MEIOS SE PODE NEUTRALIZAR A INFLUÊNCIA DOS MAUS ESPÍRITOS?
- Fazendo o bem e colocando toda a vossa confiança em DEUS, repelis a influência dos Espíritos inferiores, e destruís o império que eles querem tomar sobre vós. Evitai escutar as sugestões dos Espíritos que suscitam em vós os maus pensamentos, sopram a discórdia entre vós e vos excitam todas as más paixões. Desconfiai, sobretudo, daqueles que exaltam vosso orgulho porque vos tomam por vossa fraqueza. Eis porque JESUS nos faz dizer na oração dominical: “Senhor não nos deixeis sucumbir à tentação, mas livrai-nos do mal”.
470 – OS ESPÍRITOS QUE PROCURAM NOS INDUZIR AO MAL E QUE, ASSIM, COLOCAM EM PROVA NOSSA FIRMEZA NO BEM, RECEBERAM A MISSÃO DE O FAZER? E SE É UMA MISSÃO QUE CUMPREM, ONDE ESTÁ A RESPONSABILIDADE?
- Nunca o Espírito recebe a missão de fazer o mal. Quando ele o faz é por sua própria vontade e, por conseguinte, lhe suporta as conseqüências. DEUS pode deixá-lo fazer para vos experimentar, mas lhe ordena, e está em vós repeli-lo.
471 – QUANDO EXPERIMENTAMOS UM SENTIMENTO DE ANGÚSTIA, DE ANSIEDADE INDEFINÍVEL OU DE SATISFAÇÃO INTERIOR SEM CAUSA CONHECIDA, ISSO SE PRENDE UNICAMENTE A UMA DISPOSIÇÃO FÍSICA?
- São quase sempre, com efeito, comunicações que tendes inconscientemente, com os Espíritos, ou que tivestes com eles durante o sono.
- 472 - OS ESPÍRITOS QUE QUEREM NOS EXCITAR AO MAL O FAZEM APROVEITANDO-SE DAS CIRCUNSTÂNCIAS EM QUE NOS ENCONTRAMOS OU PODEM CRIAR ESSAS CIRCUNSTÂNCIAS?
- Eles aproveitam as circunstâncias, mas, freqüentemente, a provocam, compelindo-vos, inconscientemente, ao objeto de vossa cobiça. Assim, por exemplo, um homem encontra sobre seu caminho uma soma de dinheiro; não creiais que foram os Espíritos que levaram o dinheiro para esse lugar, mas eles podem dar ao homem o pensamento de dirigir-se a esse ponto e, então, lhe sugerem o pensamento de se apoderar dele, enquanto outros lhe sugerem o de entregar esse dinheiro àquele a quem pertence. Ocorre o mesmo em todas as outras tentações.
(CONTINUA AMANHÃ)