sábado, 5 de junho de 2010

PENSAMENTO DO DIA

Sábado, 05 de junho de 2010

"Muitos não calculam o resultado dos próprios atos. Mas o novo homem terá consciência imediata do que cria."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

NÃO critique!

Procure antes colaborar com todos, sem fazer críticas.

A crítica fere, e não gostamos de ser feridos.

E a criatura que gosta de criticar, aos poucos, se vê isolada de todos.

Se vir alguma coisa errada, fale com amor e carinho, procurando ajudar.

Mas, sobretudo, procure corrigir os outros, através do seu próprio exemplo.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO SEGUNDO

CAPÍTULO VI

VIDA ESPÍRITA

Centésima sexta Parte

ESCOLHA DAS PROVAS

273 – UM HOMEM PERTENCENTE A UMA CIVILIZAÇÃO, POR EXPIAÇÃO, PODERIA ENCARNAR NUMA RAÇÃO SELVAGEM?

- Sim, mas isso depende do gênero da expiação; um senhor que foi duro para seus escravos poderá vir a ser escravo, a seu turno, a sofrer os maus tratos que fez suportar. Aquele que um dia comandou pode, numa nova existência, obedecer àqueles mesmos que se curvaram à sua vontade. É uma expiação se ele abusou de seu poder e DEUS a pode impor-lhe. Um bom Espírito pode, também, para ajudar-lhe o progresso, escolher uma existência influente entre esses povos, e então é uma missão.

RELAÇÕES DE ALÉM-TÚMULO

274 – AS DIFERENTES ORDENS DE ESPÍRITOS ESTABELECEM ENTRE ELAS MESMAS UMA HIERARQUIA DE PODER? HÁ ENTRE ELAS SUBORDINAÇÃO E AUTORIDADE?

- Sim e muito grande; os Espíritos têm uns sobre os outros uma autoridade relacionada com a sua superioridade, que exercem por uma ascendência moral irresistível.

- OS ESPÍRITOS INFERIORES PODEM SE SUBTRAIR À AUTORIDADE DOS QUE LHES SÃO SUPERIORES?

- Eu disse; irresistível.

275 – O PODER E A CONSIDERAÇÃO QUE UM HOMEM DESFRUTOU SOBRE A TERRA DÃO-LHE SUPREMACIA NO MUNDO DOS ESPÍRITOS?

- Não, porque os pequenos serão elevados e os grandes rebaixados. Lê os salmos.

- COMO DEVEMOS ENTENDER ESSA ELEVAÇÃO E ESSE REBAIXAMENTO?


- Não sabes que os Espíritos pertencem a diferentes ordens segundo seus méritos? Pois bem! O maior da Terra pode estar na última categoria entre os Espíritos, ao passo que o seu servidor estará na primeira. Compreendes isto? Não disse JESUS: “aquele que se humilhar será elevado, e quem se elevar será humilhado?”

(CONTINUA AMANHÃ)

Programa Transição - DEPRESSÃO - 3/3

sexta-feira, 4 de junho de 2010

PENSAMENTO DO DIA

sexta-feira, 4 de junho de 2010

"Tudo deve revelar-se segundo a necessidade,e não segundo desejos ilusórios. À meta chega-se por trilhas retas e estreitas."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

LEMBRE-SE de que colhemos, infalivelmente, aquilo que houvermos semeado.

Se estamos sofrendo, é porque estamos colhendo os frutos amargos das sementeiras errôneas do passado.

Fique alerta quanto ao momento presente!

Plante apenas semente de otimismo e de amor, para colher amanhã os frutos doces da alegria e da felicidade,

Cada um colhe, exatamente, aquilo que plantou.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO SEGUNDO

CAPÍTULO VI

VIDA ESPÍRITA


Centésima Quinta Parte

ESCOLHA DAS PROVAS


268 – ATÉ ALCANÇAR O ESTADO DE PUREZA PERFEITA, O ESPÍRITO TEM, CONSTANTEMENTE, PROVAS A SUPORTAR?

- Sim, mas elas não são como as entendeis, pois chamais de provas as tribulações materiais. Ora, o Espírito, alcançando um certo grau, sem ser perfeito, não tem mais provas a suportar, porém, tem sempre deveres que o ajudam a se aperfeiçoar, e que não lhe são penosos, não fosse senão o de ajudar os outros a se aperfeiçoarem.

269 = O ESPÍRITO PODE ENGANAR-SE QUANTO À EFICIÊNCIA DA PROVA QUE ESCOLHEU?

- Pode escolher uma que esteja acima de suas forças e, então, sucumbe; pode, também, escolher uma que não lhe dê proveito algum, como ocorre se prefere um gênero de vida ociosa e inútil. Nesse caso, uma vez de volta ao mundo dos Espíritos, ele percebe que nada ganhou e pede outra existência para reparar o tempo perdido.

270 – A QUE SE DEVEM AS COCAÇÕES DE ALGUMAS PESSOAS E SUA VONTADE DE SEGUIRT UMA CARREIRA DE PREFERÊNCIA A OUTRA?

- Parece-me que vós mesmos podeis responder a esta questão. Não é a conseqüência de tudo o que dissemos sobre a escolha das provas e sobre o progresso realizado numa existência anterior?

271 – NO ESTADO ERRANTE, O ESPÍRITO, ESTUDANDO AS DIVERSAS CONDIÇÕES NAS QUAIS PODERÁ PROGREDIR, COMO PENSA REALIZAR SEU PROGRESSO NASCENDO, POR EXEMPLO, ENTRE CANIBAIS?

- Não são os Espíritos já avançados que nascem entre os canibais, mas Espírito da natureza dos próprios canibais ou que lhes são inferiores.

(Sabemos que os nossos antropófagos não estão no último grau da escala evolutiva e que existem mundos onde o embrutecimento e a ferocidade não têm analogia sobre a Terra. Esses Espíritos, portanto, são inferiores aos mais inferiores do nosso mundo e encarnar entre os nossos selvagens é para eles um progresso, da mesma forma que seria um progresso para os nossos antropófagos exercer entre nós uma profissão que não os obrigasse a derramar sangue. Senão vêem mais alto é porque a inferioridade moral não lhes permite a compreensão de um progresso mais completo. O Espírito não pode avançar senão gradualmente; não pode transpor, de um salto, a distância que separa a barbárie da civilização, e é nesse fato que vemos uma das necessidades da reencarnação para que corresponda verdadeiramente à justiça de DEUS. De outra forma, em que se tornariam esses milhões de seres que morrem cada dia no último estado de degradação, se não tivessem os meios de alcançar a superioridade? Por que DEUS os deserdaria dos favores concedidos aos outros homens?

(CONTINUA AMANHÃ)

PROGRAMA TRANSIÇÃO - DEPRESSÃO 2/3

quinta-feira, 3 de junho de 2010

PENSAMENTO DO DIA

quarta-feira, 2 de junho de 2010

"Vossa alma tem um código inteligente, mas agora terá um novo: o da instrução superior."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

DEUS está toda parte ao mesmo tempo, em redor de você, dentro de você!

Jamais você está desamparado.

Nunca está só.

Não permita que a mágoa o perturbe, procure manter-se calmo, para ouvir a voz silenciosa de DEUS dentro de você.

Assim poderá superar todas as dificuldades que aparecerem em seu caminho, e há de descobrir a Verdade que existe em todas as coisas e pessoas.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO SEGUNDO

CAPÍTULO VI

VIDA ESPÍRITA


Centésima Quarta Parte

ESCOLHA DAS PROVAS


(Assim é o viajante que, no fundo do vale obscurecido pelo nevoeiro não vê a extensão, nem os pontos extremos do seu caminho. Chegando ao cume da montanha, divisa ele o caminho que percorreu e o que resta a percorrer, vê o seu fim e os obstáculos que tem ainda a transpor e pode, então, planejar com mais segurança os meios de o atingir. O Espírito encarnado está como o viajor na base da montanha: desembaraçado dos laços físicos, ele domina o cenário como aquele que está no cume da montanha. Para o viajante, o objetivo é o repouso depois da fadiga, para o Espírito, porém, é a felicidade suprema após as tribulações e as provas.)

(Todos os Espíritos dizem que, no estado errante, buscam, estudam, observam para fazerem sua escolha. Não temos um exemplo desse fato na vida corporal? Não buscamos, freqüentemente, durante anos, a carreira sobre a qual fixamos livremente nossa escolha, porque a cremos a mais apropriada para os objetivos do nosso caminho? Se fracassamos numa, procuramos outra. Cada carreira que abraçamos é uma fase, um período da vida. Não empregamos cada dia para planejar o que faremos no dia seguinte?)

(Ora, que são as diferentes existências corporais para o Espírito senão fases, períodos e dias de sua vida espírita que é, como o sabemos, sua vida normal, uma vez que a vida corpórea não é mais que transitória e passageira?)

267 – PODERÁ O ESPÍRITO FAZER SUA ESCOLHA DURANTE A VIDA CORPORAL?

- Se desejo pode ter influência, dependendo da intenção; como Espírito, porém, muitas vezes vê as coisas de maneira diferente, e é nesse estado que faz sua escolha. Mas, ainda uma vez, pode fazê-la na sua vida material, porque o Espírito tem sempre momentos nos quais fica independente da matéria que habita.

- MUITAS PESSOAS DESEJAM GRANDEZAS E RIQUEZAS; NÃO É, CERTAMENTE, COMO EXPIAÇÃO, NEM COMO PROVA?

- Sem dúvida, é a matéria que deseja essas grandezas para gozá-las; como Espírito, deseja-as para conhecer-lhes as vicissitudes.

(CONTINUA AMANHÃ)

Programa Transição - DEPRESSÃO 1/3

quarta-feira, 2 de junho de 2010

PENSAMENTO DO DIA

02 DE JUNHO DE 2010.

Se tiver de discutir, faça-o com serenidade.

Lembre-se de que seu adversário tem os mesmos direitos que você, de fazer-se ouvido.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO SEGUNDO

CAPÍTULO VI

VIDA ESPÍRITA

Centésima Terceira Parte

ESCOLHA DAS PROVAS

(A Doutrina da liberdade na escolha de nossas existências e das provas que devemos suportar deixa de parecer extraordinária se considerar que os Espíritos desprendido da matéria apreciam as coisas de maneira diferente da mossa; entrevêem o fim, bem mais sério para eles que os prazeres fugidios do mundo. Depois de cada existência, avaliam o passo que deram e compreendem o que lhes falta ainda em pureza para alcançarem aquele fim.Eis porque eles se submetem voluntariamente a todas as vicissitudes da vida corporal pedindo, eles mesmos, as provas que lhes permitam chegar mais prontamente. Não há, pois, motivo de espanto do fato de o Espírito não dar preferência a uma existência mais suave. Essa vida, isenta de amargura, não pode gozá-la em seu estado de imperfeição; ele a entrevê e é para alcançá-la que procura se melhorar.)

(Não temos, aliás, todos os dias, sob nossos olhos, exemplos de escolhas semelhantes? Que faz o homem que trabalha uma parte da sua vida, sem trégua nem descanso, para reunir haveres que lhe garantam o bem estar, senão uma tarefa que se impôs tendo em vista um futuro melhor?)

(O militar que sofre por uma missão perigosa, o viajante q\ue não enfrenta menores perigos no interesse da Ciência ou da sua fortuna, não se submetem a provas voluntárias que devem lhes proporcionar honra e proveito, se forem bem sucedidos? A que o homem não se submete e não se expõe pelo seu interesse ou pela sua glória? Todos os concursos não são também provas voluntárias às quais os homens se submetem para se elevarem na carreira que escolheram? Não se chega a uma posição social de destaque nas ciências, nas artes, na indústria, senão passando por uma série de posições inferiores que são outras tantas provas. A vida humana é uma cópia da vida espiritual onde encontramos, em pontos pequenos, todas as mesmas peripécias. Se pois, nesta vida escolhemos as provas mais rudes para alcançarmos um objetivo mais elevado, por que o Espírito, que vê mais longe que o corpo e para o qual a vida do corpo não é mais que um incidente fugido, não escolheria uma existência penosa e laboriosa, se ela deve conduzi-lo a uma felicidade eterna? Aqueles que dizem que, se o homem tem a escolha da sua existência pediria para ser príncipes ou milionários, são como míopes que só vêem o que tocam, ou como crianças gulosas às quais quando perguntamos a profissão que preferem, respondem, pasteleiros ou confeiteiros.)

(CONTINUA AMANHÃ)

Programa Transiçõo - MORTE PREMATURA - 3/3

terça-feira, 1 de junho de 2010

PENSAMENTO DO DIA

01 DE JUNHO DE 2010.

Procure descobrir o seu caminho na vida.

Ninguém é responsável por nosso destino, a não ser nós mesmos.

MINUTO DE SABEDORIA

ESPALHE por todos a alegria que vive dentro de você,

Seja sua alegria contagiante e viva, a fim de expulsar a tristeza de todos os que o cercam.

A alegria é uma tocha de luz que deve permanecer sempre acesa, iluminando todos os nossos atos e servindo de guia aos que se chegam a nós.

Se em você houver luz e você deixar abertas as janelas de sua alam, por meio da alegria, todos os que passarem pela estrada em trevas serão iluminados por sua luz.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO SEGUNDO

CAPÍTULO VI

VIDA ESPÍRITA

Centésima Segunda Parte

ESCOLHA DAS PROVAS

265 – SE ALGUNS ESPÍRITOS ESCOLHEM O CONTATO COM O VÍCIO COMO PROVA, EXISTEM OS QUE O ESCOLHEM POR SIMPATIA E POR DESEJO DE VIVER NUM MEIO DO SEU GOSTO, OU PARA PODEREM SE ENTREGAR MATERIALMENTE AOS SEUS PENDORES MATERIAIS?

- Há, sem dúvida, mas apenas entre aqueles cujo senso moral está pouco desenvolvido; a prova vem deles mesmos e a suportarão por mais tempo. Cedo ou tarde, compreenderão que a satisfação das paixões brutas tem para eles conseqüências deploráveis, que suportarão durante um tempo que lhes parecerá eterno. DEUS poderá deixá-los nesse estado até que compreendam suas faltas e peçam, por si mesmos, os meios de resgatá-las em provas vantajosas.

268 – NÃO PARECE NATURAL QUE OS ESPÍRITOS ESCOLHAM AS PROVAS MENOS PENOSAS?

- Para vós, sim; para o Espírito, não. Quando se liberta da matéria, a ilusão desaparece e ele pensa de outra maneira.

(O homem sobre a Terra é colocado sob a influência das idéias carnais, não vê em suas provas senão o lado penoso; é por isso que lhe parece natural escolher aquelas que, do seu ponto de vista, podem coexistir com os prazeres materiais. Na vida espiritual, contudo, ele compara esses prazeres fugitivos e grosseiros com a felicidade inalterável que entrevê e, então, que lhe importam alguns sofrimentos passageiros? O Espírito pode, pois, escolher as provas mais rudes e, por conseguinte, a existência mais penosa na esperança de alcançar mais depressa um estado melhor, como o doente escolhe, freqüentemente, o remédio mais desagradável para se curar mais rapidamente. O que quer ver seu nome ligado ao descobrimento de um país desconhecido não escolhe um caminho florido; sabe os perigos que corre, mas sabe também a glória que o espera se for bem sucedido.)

(CONTINUA AMANHÃ)

Programa Transição - MORTE PREMATURA 2/3

segunda-feira, 31 de maio de 2010

CRÔNICA DO MÊS

O MEDO DA MORTE

O homem transitava por uma estrada deserta, altas horas de uma noite escura, sem lua e sem estrelas.

Seguia apreensivo, pois, ali ocorreram muitos assaltos.

Percebeu que alguém o acompanhava, e perguntou:

- Olá, quem vem aí? Não recebeu resposta.

Apressou-se, ao que foi imitado pelo perseguidor. Correu, o desconhecido também.

Apavorado, em desabalada carreira, tão rápido quanto suas pernas permitiam. Coração a galopar no peito, pulmões em brasa. Passou diante de um poste de luz; olhou para trás e, por encanto, o medo desapareceu. Percebeu que o seu acompanhante era, apenas, um velho jumento, acostumado a acompanhar os andarilhos.

A história assemelha-se com a “Morte”.

A mortalidade é algo intuitivo da criatura humana. No entanto, muitos têm medo porque desconhecem, inteiramente, o processo e o que os espera no mundo Espiritual;

O Espiritismo é o Poste de Luz que ilumina os caminhos misteriosos do retorno, afugentando temores sem fundamentos e constrangimentos perturbadores.

A forma racional esclarece acerca da sobrevivência da Alma, descerrando a cortina que separa os dois mundos (Material e Espiritual).

Com a Doutrina Espírita aprendemos a encarar, com serenidade, a morte que chamamos de desencarnação, pois, o nosso Espírito é eterno; o que morre é o nosso corpo físico.

Isso é muito importante, fundamental mesmo, já que se trata De umas das poucas certezas da existência humana; TODOS NÓS DESENCARNAREMOS UM DIA.

O nosso Planeta é uma Oficina de Trabalho, para os que desenvolvem atividades edificantes.

Um Hospital, para os que corrigem desajustes nascidos em vidas pretéritas.


Uma Prisão, expiação dolorosa para os que resgatam débitos relacionados com crimes cometidos em existências anteriores.


Uma Escola, para os que compreendem que a vida não é um simples acidente biológico, nem uma simples jornada recreativa.


Porém, a Terra não é o Nosso Lar; este está no plano Espiritual, onde poderemos viver, depois de depurados, felizes e trabalhando para o bem dos irmãos que ainda estão em dívidas com as Leis de Deus.

Compreensivo, pois, que nos preparemos superando temores, inquietudes e enganos, afim que, ao chegar a nossa hora, estejamos habilitados a um retorno equilibrado e feliz.

O primeiro passo, neste sentido, é tirar da Morte o aspecto fúnebre, mórbido, temido e sobrenatural. Há acondicionamentos milenares neste sentido; Existem pessoas que, simplesmente, se recusam a conceber o falecimento de um familiar, ou seu próprio, transferindo o assunto para um futuro remoto. Por isso se desajustam quando chega o momento da separação.

“Onde está, oh morte, a tua vitória”. Pergunta o apóstolo Paulo, a demonstrar que a fé raciocinada supera os temores e a angustia da grande transição, dando-nos a compreensão que o fenômeno chamado “Morte” nada mais é que o passaporte para a verdadeira vida.

O Espiritismo, se bem estudado e compreendido, nos proporciona uma fé inabalável, o conhecimento de tudo que nos espera e a disposição de lutar para que nos espere o melhor.

Um dos maiores motivos de sofrimento, além túmulo, é o apego aos bens terrenos. Muitas pessoas não aceitam as normas estabelecidas pela “Aduana do Túmulo”, que não permite levar os bens materiais no momento que passam para o outro lado.

Isso demonstra que tais pessoas ainda não entenderam que os bens materiais nos são emprestados, por DEUS, como meios de progresso e que os teremos de devolver mais cedo ou mais tarde.

Os únicos bens que levamos conosco, são as boas ações que praticamos através do amor ao próximo, da caridade, do trabalho, do bom caráter.

É importante, pois, que reflitamos sobre isso; não nos deixando possuir pelos bens terrestres, dos quais somos apenas USUFRUTUÁRIOS.

Haroldo Freitas.

PENSAMENTO DO DIA

31 de maio de 2010.

Jamais use palavras que façam seu companheiro desanimar do caminho do bem!

MINUTO DE SABEDORIA

CADA dia, nova etapa de trabalho é iniciada!

Lembre-se de agradecer ao PAI o ensejo do repouso que lhe concedeu, e prepare-se para executar as tarefas, de que está encarregado, com alegria e boa vontade.

Agradeça, também, o trabalho que lhe proporciona o pão de cada dia, e procure executá-lo da melhor forma de que lhe for capaz.

O trabalho bem executado traz-nos a alegria do dever cumprido.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO SEGUNDO

CAPÍTULO VI

VIDA ESPÍRITA


Centésima Primeira Parte

ESCOLHA DAS PROVAS

262 – COMO PODE O ESPÍRITO, QUE EM SUA ORIGEM É SIMPLES, IGNORANTE E SEM EXPERIÊNCIA, ESCOLHER UMA EXISTÊNCIA COM CONHECIMENTO DE CAUSA E SER RESPONSÁVEL POR ESSA ESCOLHA?

- DEUS supre a sua inexperiência traçando-lhe o caminho que deve seguir, como o fazes para uma criança desde o berço. À medida que o seu livre-arbítrio se desenvolve, ele o deixa, pouco a pouco, livre para escolher; é, então, que freqüentemente se extravia tomando o mau caminho. Se não escuta o conselho dos bons Espíritos; é o que podemos chamar a queda do homem.

- QUANDO O ESPÍRITO GOZA DO SEU LIVRE-ARBÍTRIO, DEPENDE EXCLUSIVAMENTE DFA SUA VONTADE A ESCOLHA DA EXISTÊNCIA CORPORAL, OU ESSA EXISTÊNCIA PODE LHE SER IMPOSTA PELA VONTADE DE DEUS COMO EXPIAÇÃO?

- DEUS sabe esperar; não apressa a expiação. Entretanto, DEUS pode impor uma existência a um Espírito, quando este, por sua inferioridade ou sua má vontade, não está apto a compreender o que poderia ser-lhe mais salutar e quando vê que essa existência pode servir à sua purificação e adiantamento, ao mesmo tempo em que encontra nela uma expiação.

263 – O ESPÍRITO FAZ SUA ESCOLHA IMEDIATAMENTE DEPOIS DA MORTE?

- Não, muitos acreditam na eternidade das penas e, como já se disse, é um castigo.

264 – O QUE DIRIGE O ESPÍRITO NA ESCOLHA DAS PROVAS QUE QUER SUPORTAR?

- Ele escolhe as que podem ser para ela uma expiação, segundo a natureza de suas faltas, e o faça avançar mais rapidamente. Alguns se impõem uma vida de misérias e privações para tentar suportá-la com coragem. Outros querem se experimentar nas tentações da fortuna e do poder, bem mais perigosas pelo abuso e mau uso que delas se pode fazer, e pelas más paixões que desenvolvem. Outros, enfim, querem experimentar-se pelas lutas que devem sustentar ao contato do vício.

(CONTINUA AMANHÃ)

Programa Transição - MORTE PREMATURA 1/3

domingo, 30 de maio de 2010

PENSAMENTO DO DIA

30 de Maio de 2010

"Viver só como eu corporal ou só como corpo é ser criatura efêmera, sujeita à mente terrena."

MINUTO DE SABEDORIA

CONTROLE o tem de sua voz!

Já verificou como é desagradável quando alaguem se dirige a você em tom áspero?

Pois faça aos outros o que gosta que os outros façam a você.

Mesmo quando repreender faça-o com voz calma e educada, como gostaria que o repreendessem quando você erra.

Lembre-se de que, em geral, somos odiados ou amados, de acordo com o tom de voz que empregamos.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO SEGUNDO

CAPÍTULO VI

VIDA ESPÍRITA


Centésima Parte

ESCOLHA DAS PROVAS

260 – COMO O ESPÍRITO PODE QUERER NASCER NO MEIO DE PESSOAS DE MÁ VIDA?

- É necessário que ele seja colocado num meio onde possa suportar a prova que pediu. Pois bem! É preciso que haja analogia nas situações. Para lutar contra o instinto do roubo é preciso que se encontre entre pessoas dadas à prática de roubar.

- SE NÃO HOUVESSE PESSOAS DE MÁ VIDA SOBRE A TERRA, O ESPÍRITO NÃO PODERIA, POIS, AI ENCONTRAR MEIO ADEQUADO A CERTAS PROVAS?

- Precisar-se-ia lamentar isso? É o que ocorre nos mundos superiores onde o mal não tem acesso, visto que são habitados por Espíritos bons. Fazei que, em breve, o mesmo ocorra sobre a Terra.

261 – O ESPÍRITO, NAS PROVAS QUE DEVE SUPORTASR PARA CHEGAR À PERFEIÇÃO, DEVE EXPERIMENTAR TODOS OS GENEROS DE TENTAÇÕES? DEVE PASSAR POR TODAS AS CIRCUNSTÂNCIAS QUE PODEM EXCITAR SEU ORGULHO, INVEJA, AVAREZA, SENSUALIDADE, ETC.?

- Certamente que não, pois sabeis que há Espíritos que, desde o começo, tomam um caminho que os isenta de muitas provas; mas aquele que se deixa arrastar para o mau caminho, corre todos os perigos desse caminho. Um Espírito, por exemplo, pode pedir a riqueza e esta ser-lhe concedida; então, conforme seu caráter, ele poderá tornar-se avaro ou próprio, egoísta ou generoso, ou se entregará a todos os prazeres da sensualidade. Mas isso não quer dizer que deva passar forçosamente por todas essas tendências.

(CONTINUA AMANHÃ)

Programa Transição - MEDO DA MORTE 3/3