sábado, 2 de maio de 2009

Pensamento do dia
02 de Maio de 2009


À medida que entramos em estado de oração, mais queremos aprofundá-lo e mais queremos orar."

Anônimo
MINUTO DE SABEDORIA
PROCURE anular aparte inferior, para desenvolver aparte superior de seu ser.
Os antigos chamavam “centauros” àqueles mistos de homens na parte superior e cavalos na parte inferior do corpo.
Não seja assim.
Procure tornar-se totalmente homem, vencendo e dominando a parte inferior e animal de seu ser, para que apareça e sobressaia, apenas, a parte superior, inteligente e nobre.

O QUE É O ESPIRITISMO
Capitulo Primeiro
PEQUENA CONFERÊNCIA ESPÍRITA
Primeiro diálogo – O CRÍTICO
Primeira Parte

VISITANTE - Eu vos direi, senhor, que minha razão se recusa a admitir a realidade dos fenômenos estranhos atribuídos aos Espíritos e que, disso estou persuadido, não existem senão na imaginação. Todavia, diante da evidência, seria preciso se inclinar, e é o que farei se eu puder ter provas incontestáveis. Venho, pois, solicitar de vossa bondade e permissão para assistir somente a uma ou duas experiências, para não ser indiscreto, a fim de me convencer, se for possível.

ALLAN KARDEC – Desde o instante, senhor, que vossa razão se recusa a admitir o que nós consideramos fatos comprovados, é que vós a credes superior à de todas as pessoas que não compartilham de vossa opinião. Eu não duvido do vosso mérito e não teria a pretensão de colocar a minha inteligência acima da vossa. Admiti, pois, que eu me engano, uma vez que é a razão que vos fala, e que esteja dito tudo.

VISITANTE – Todavia, se vós chegásseis a me convencer, eu que sou conhecido como antagonista das vossas idéias, isso seria um milagre eminentemente favorável à vossa causa.

A.K. – Eu o lamento, senhor, mas não tenho o dom dos milagres. Pensais que uma ou duas sessões bastarão para vos convencer? Isso seria, com efeito, um verdadeiro prodígio. Foi-me necessário mais de um ano de trabalho para eu mesmo estar convencido, o que vos prova que, se o sou, não foi por leviandade. Aliás, senhor, eu não dou sessões e parece que vos enganastes sobre o objetivo de nossas reuniões, já que nós não fazemos experiências para satisfazer à curiosidade de quem quer que seja.

VISITANTE – Não desejais, pois, fazer prosélitos?

A.K. – Por que eu desejaria fazer de vós um prosélito se vós mesmo isso não desejais? Eu não forço nenhuma convicção. Quando encontro pessoas sinceramente desejosas de se instruírem e que me dão a honra de solicitar-me esclarecimentos, é para mim um prazer e um dever, responder-lhes no limite dos meus conhecimentos. Quanto aos antagonistas que, como vós, têm convicções firmadas, eu não faço uma tentativa para desviá-los, já que encontro bastantes pessoas bem dispostas, sem perder o meu tempo com as que não o são. A convicção virá, cedo ou tarde, pela força das coisas, e os mais incrédulos serão arrastados pela torrente. Alguns partidários a mai, ou a menos, no momento, não pesam na balança. Por isso, não vereis jamais zangar-me para conduzir às nossas idéias aqueles que têm tão boas razões como vós para delas se distanciarem.

(continua amanhã)

sexta-feira, 1 de maio de 2009

PENSAMENTO DO DIA
01 DE MAIO DE 2009


Faça a sua alegria contagiante e viva, a fim de expulsar a tristeza de todos os que o cercam

Anônimo
MINUTO DE SABEDORIA
SEJA alegre e otimista.
Não perca tempo em olhar para trás, para ver o que já vez.
Olhe para frente e caminhe confiante e alegre, praticando o bem e ajudando a todos.
Dê a mão a cada criatura que se lhe aproxima, diga sempre uma palavra de conforto e carinho, tenha para todos um sorriso de bondade, e a verdadeira felicidade passará a construir seu clima permanente de vida.

INTRODUÇÃO

Para melhor ler estas páginas:

Estas preces foram vividas e rezadas antes de serem escritas. São a vida das pessoas, moças e rapazes, crianças e anciões, oferecidas a Deus dia após dia. Essa oferenda vestimo-la de palavras, para apresentá-la aos outros. Nosso escopo (intento): ajudá-los para que sua vida se passe em oração e se transfigure pela oração. Todos os fatos citados são de certa forma autênticos no que tange à psicografias/crônicas/preces/mensagens etc.
É sempre Deus que trava conversa com o ser humano. Eis, porque nas primeiras mensagens deste site tentamos colocar como Deus falando. Bem depressa, porém, deve o visitante não se limitar a imaginar, o que Deus lhe diz, mas ouvi-lo falar muito realmente em sua vida e na vida do mundo, Deus se dirige a nos através de todos os acontecimentos, até do mais insignificante. É o sentido das preces mais curtas de que demos alguns exemplos para ajudar a reencontrar o Senhor a cada passo de nossas jornadas.
Entretanto não é na caminhada que é preciso elevar-se a Deus. É necessário saber parar diante dele, para falar-lhe mais longamente de nossa vida como o filho que se ausentou narra longamente ao seu pai os pormenores de suas viagens. Tentamos traduzir aqui esses gestos de amizade em orações mais longas. Partindo de um objeto/pessoa/acontecimento, cada um desses textos deve projetar uma iluminação de fé sobre um setor de vida corrente. Quem se der ao trabalho de refletir seriamente perante Deus, perceberá que existe nessas orações um apelo constante ao Dom de nós mesmos pêlos homens, nossos irmãos. Onde o Pai nos colocou, aí devemos lutar para que se realize seu Reino de Justiça e Amor. Não é talvez uma conduta facultativa, mas sim o próprio rumo de nossas vidas.

Alguns textos deixarão constrangidos, talvez, certos internautas: a estes suplicamos que se mostrem bastante corajosos para não passarem para outros textos, como quem não quer mais ouvir as questões, que pôr elas, Deus lhe apresenta. Mais vale, escutar Deus quando nos convida ainda encarnados, do que ouvi-lo julgar-nos, (condenar-nos/absolver-nos) além - morte.

A oração revela às vezes o desenvolvimento de nosso Dom aos outros e de nossa amizade com Cristo. Tentamos agrupar os texto e mensagens que indicam essa evolução. Elas hão de iluminar os navegantes em sua marcha, pôr vezes obscuras, rumo ao Dom total.
Seguir o cristo na Estrada de sua Paixão é uma atitude essencial para quem quer que ame o Deus que pôr ele se entregou. Todavia, sofremos demais com expressões batida, saturadas, das Vias - Sacras de nossos antepassados, sorrimos as vezes ao ouvi-las, tentamos teclar aqui, uma Via - Sacra simplificada (na escrita), com o auxilio das palavras do dia - a - dia, bem o sabemos, essas palavras também passarão muito depressa. Que importa! A flor colhida murcha, mas outras flores germinam. Outros a colherão.

O conjunto desses textos não deve ser lido naturalmente como se leria um romance. Propositadamente muito diversas, elas desejariam responder às várias situações vividas pêlos internautas, ajudando-os a rezar partindo de sua própria vida. Poder-se-á, igualmente, vez pôr outra, fazerem uso deste ou daquele texto para ilustrar palestras, encerrar reuniões, o uso é ilimitado de acordo com a consciência pessoal, não utilizá-lo em situações errôneas nos trará grande satisfação, o arbítrio é livre.

Enfim, dispusemos antes de cada orações, um ou mais textos das Escrituras para dar aos visitantes, se é que ainda não o têm, o gosto de se debruçar sobre o Evangelho e nele achar o alimento para a vida espiritual cotidiana. Assim, se encontram reunidos, apoiando-se um ao outro, o Evangelho e a vida, os dois lugares onde Deus nos fala.
Possam aqueles que lêem estas páginas, ouvir Deus e responder-lhe. Só uma coisa esperávamos ao escrevê-las: TRAVAR O DIÁLOGO EXTRAORDINÁRIO DO HOMEM COM DEUS.
Terça-feira, 9 de Maio de 2000 - *Biba* por:Espíritos diversos - 15:30
L.E.M.A. Legião Espiritual e Material de Ajuda.

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Pensamento do dia
30 de Abril de 2009


"Dissolução de problemas é conseqüência natural da vida de oração."

Anônimo
MINUTO DE SABEDORIA
VOCÊ não tem inimigos externos!
Inimigos nossos são os pensamentos errôneos que todos nós temos, e que
lançamos ao ar, atraindo pensamentos semelhantes no próximo.

Na realidade, ninguém pode ser inimigo nosso, pois, DEUS habita dentro de cada um de nós.
Anule as inimizades emitindo pensamentos de tolerância e de amor a todas as criaturas, que são templos de DEUS.

PERTURBAÇÃO E OBSESSÃO


Na experiência terrestre, surge sempre um instante em que indagamos de nós mesmos em que ponto nos achamos, quanto ao desajuste espiritual; e, se não estamos afundados em plena desarmonia, muitas vezes identificamo-nos em perturbação evidente. Isso porque, observado o princípio de que ninguém existe absolutamente impassível, temos a vida sentimental permanentemente ameaçada por desafios exteriores, em forma de episódios ou informes desagradáveis que se nos erigem por medida de equilíbrio e resistência, na luta moral que somos chamados a travar, na área de nossas atividades, em favor do próprio burilamento. Se à frente desse ou daquele sucesso menos feliz, costumamos esquecer, sistematicamente, paciência e conformação, entendimento e serenidade, então é preciso estabelecer o intervalo para reflexão, nos mecanismos da mente, a fim de que venhamos a fazes em nós mesmos as retificações necessárias. Em tais lances do cotidiano, quase sempre somos impelidos a pensar em obsessão, supondo-nos vítimas de entidades vampirizantes. O problema, porém, não se limita à influenciarão espiritual dos adversários que se nos encrava na onda psíquica, mas, principalmente, diz respeito à nós mesmos. Em muitas situações e circunstâncias das existências passadas, caímos em fundos precipícios de ódio e vingança, desespero e criminalidade, operando em largas faixas de tempo contra nós próprios, comprometendo-nos o destino; daí nasce o imperativo das experiências regenerativas e amargas que se nos fazem indispensáveis, qual ocorre ao aluno que se atrasou na escola, necessitado de novo exame, nas provas da repetência.
À vista de semelhantes considerações, toda vez que o sentimento se nos desgoverne, procuremos assumir com segurança o leme do barco de nossos pensamentos, na maré de provações da existência, na paz da meditação e no silêncio da prece. Através do autocontrole, vigiaremos a porta de nossas manifestações, barrando gestos e palavras desaconselháveis, e, com o auxílio da oração, faremos luz para entender o que há conosco, de maneira a impedir a própria queda em alienação e tumulto. Atendamos constantemente a esse trabalho de auto-imunização mental, porque, junto ao imenso número de companheiros perturbados e obsidiados que enxameiam a Terra de hoje, em toda a parte, encontramos milhares de criaturas irmãs que estão quase às portas da obsessão. Compilações de: "Alma e Coração" Francisco Cândido Xavier - pelo espírito de Emmanuel

(Artigo copilado do Portal Espírita L.E.M.A.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Pensamento do dia
29 de Abril de 2009


"A oração muda hábitos, por mais antigos que sejam."

Anônimo
MINUTO DE SABEDORIA
DESPERTE para a vida.
Medite em suas responsabilidades perante a humanidade e perante DEUS.
De você dependem criaturas que o cercam, na família, no trabalho, na sociedade.
Não fuja à responsabilidade que você assumiu; realize seu trabalho com amor, produzindo o melhor que puder, e o máximo que suas forças o permitirem.
Em suas mãos está uma parte do futuro da humanidade.

FORÇA RENOVADORA





Há sempre uma força renovadora em certas verdades escritas por quem, sobretudo poeta, diz em poucas palavras, tantas coisas... São frases que ajudam a viver, que empurram pra frente quem as entendem e assimilam. Assim, nesta noite calma ou intranqüila, serena ou agitada, porém, noite em que você faz silêncio de ouvinte, deixe ressoar dentro de você, bem no dentro de si, isso que diz:"Conhecer-se a si mesmo é reconhecer o próprio respirar!""Conhecer-se a si mesmo e conhecer o próprio respirar!”O relaxamento de um sono restaurador faz o homem transpirar a própria serenidade no dormir. Toda agitação interior transparece na tensão de rosto dormindo, de uma respiração ofegante de uma agitação constante no dormir.Tempo é já de viver-mos toda nossa dimensão sabendo ouvir nosso corpo respirar. Conhecer o próprio respirar, a própria pulsação é conhecer-se a si mesmo. Ouvir seu corpo. Perceber seus sentidos sentirem. Compreender a mudança e a reação física do próprio existir. Tudo isso é se conhecer. O próprio respirar é o próprio viver. Ouvir o próprio viver, conhecer o próprio pulsar é conhecer-se a si mesmo.Você se conhece? Dê-se esta chance!Senhor envie-nos a sua sabedoria para a gente entender que ela penetra em nós, mas dando vida a todo um corpo, ensine-nos a perceber a presença de todo seu eu de vida na pulsação de nosso coração, na percepção de nosso sentir, na emoção da nossa afetividade. Ensine-nos a conhecermos a nos mesmos conhecendo o nosso respirar, que é o respiro da vida, que é sua obra prima, de primazia, passível de todo nosso respeito.

Julho 31, 2000 - Biba pelo espírito de R.R.

L.E.M.A. Legião Espiritual e Material de Ajuda.

terça-feira, 28 de abril de 2009


Pensamento do dia
28 de Abril de 2009

"O cultivo da oração contínua nos permite ver e solucionar desarmonias com simplicidade."
Anônimo
MINUTO DE SADEDORIA
NÃO confunda cultura com sabedoria.
A cultura vem de fora para dentro, penetra pelos olhos e ouvidos e pode fixar-se ou não em nosso cérebro.
A sabedoria, ao contrário, nasce de dentro de nós, e se exterioriza; surge no coração e só pode ser adquirida por meio da meditação.
Até os analfabetos podem conquistar sabedoria, se souberem meditar em seus corações sobre as grandes verdades.

RESUMO DA LEI DOS
FENÔMENOS ESPIRITAS
IV – DAS REUNIÕES ESPÍRITAS

- Os Espíritos são atraídos pela simpatia, a semelhança dos gostos e de caracteres, a intenção que faz desejar a sua presença. Os Espíritos superiores não vão às reuniões fúteis, do mesmo modo que um sábio da Terra não iria numa assembléia de jovens estouvados. O simples bom senso diz que não pode ser de outra forma; ou, se ai vão algumas vezes, é para dar um conselho salutar, combater os vícios, procurar conduzir para o bom caminho; se não são escutados, retiram-se. Seria ter uma idéia completamente falsa, crer que os Espíritos sérios possam se comprazer em responder a futilidades, a perguntas ociosas que não provam nem afeição, nem respeito por eles, nem desejo real, nem instrução, e ainda menos que possam vir dar espetáculos para divertimentos dos curiosos. O que não faziam quando vivos, não podem fazê-lo depois de sua morte.
- A frivolidade das reuniões tem por resultado atrair os Espíritos levianos que não procuram senão ocasiões de enganarem e de mistificarem. Pela mesma razão que os homens graves e sérios não vão às assembléias levianas, Os Espíritos sérios vão apenas às reuniões sérias, cujo objetivo é a instrução e não a curiosidade; é nas reuniões desse gênero que os Espíritos superiores gostam de dar seus ensinamentos.
- Do que precede resulta que, toda reunião espírita, para ser proveitosa, deve, como primeira condição, ser séria e recolhida; que tudo deve se passar nela respeitosamente, religiosamente e com dignidade, se quiser obter o concurso dos bons Espíritos. É preciso não esquecer que, se esses mesmos Espíritos ai se fizessem presentes quando vivos ter-se-ia por eles considerações às quais têm ainda mais direito depois da sua morte.

- Em vão se alega a utilidade de certas experiências curiosas, frívolas e divertidas, para convencer os incrédulos, é a um resultado muito oposto que se chega. O incrédulo, já levado a zombar das mais sagradas crenças, não pode ver uma coisa séria naquilo do qual se faz um divertimento; não pode ser levado a respeitar o que não lhe é apresentado de maneira respeitável; também das reuniões fúteis e levianas, nas quais não há nem ordem, nem gravidade, nem recolhimento, ele leva sempre má impressão. O que pode, sobretudo, convencê-lo, é a prova da presença de seres cuja memória lhe é cara; diante de suas palavras graves e solenes, diante das revelações íntimas, é que se o vê emocionar-se e fraquejar. Mas, pelo fato de que há mais respeito, veneração, afeição pela pessoa cuja alma se lhe apresenta, ele fica chocado, escandalizado, de vê-la chegar a uma assembléia sem respeito, no meio de mesas que dançam e da pantomima dos Espíritos levianos; por incrédulo que seja, sua consciência repele essa mistura do sério e do frívolo, do religioso e do profano, por isso taxa tudo isso de charlatanice, e, freqüentemente, sai menos convencido do que quando entrou.

As reuniões dessa natureza fazem sempre mais mal do que bem, porque afastam da Doutrina mais pessoas do que a ela conduzem, sem contar que se prestam a motivar a crítica dos detratores, que nela encontram motivos fundados de zombaria.

FIM

(trecho copilado do livro “O QUE É O ESPIRITISMO” de Allan Kardec.


segunda-feira, 27 de abril de 2009

PENSAMENTO DO DIA
27 DE ABRIL DE 2009

Para colhermos belos frutos amanhã, devemos melhorar o nosso plantio de hoje.

Anônimo
MINUTO DE SABEDORIA

SAIBA viver eternamente, buscando estudar e aprender coisas úteis e proveitosas a você e ao próximo.

Quando paramos de aprender e de progredir, começamos a morrer realmente.

Aprenda o mais que puder, em todos os ramos do saber, para iluminar ao máximo o seu Espírito.

Aproveite todos os seus minutos, para aprender, para aumentar seus conhecimentos.

RESUMO DA LEI DOS
FENÔMENOS ESPÍRITAS
III – DOS MÉDIUNS
Segunda Parte

- A mediunidade é uma faculdade essencialmente móvel e fugidia, pela razão de estar subordinada à vontade dos Espíritos; por isso é que está sujeita a intermitências. Esse motivo, e o principio mesmo segundo o qual se estabelece a comunicação, são os obstáculos a que se torne uma profissão lucrativa, uma vez que não poderia ser nem permanente, nem aplicável a todos os Espíritos, e porque poderia faltar no momento em que dela se tivesse necessidade. Aliás, não é racional admitir que os Espíritos sérios se coloquem à disposição da primeira pessoa que os queira explorar.

- A propensão dos incrédulos, geralmente, é suspeitar da boa fé dos médiuns, e supor o emprego de meios fraudulentos. Além de que, no entendimento de certas pessoas essa suposição é injuriosa, é preciso, antes de tudo, perguntar qual interesse poderiam eles ter para enganarem e divertirem ou representarem a comédia. A melhor garantia de sinceridade está no desinteresse absoluto, porque ai onde nada tem a ganhar, o charlatanismo não tem razão de ser.
Quanto à realidade dos fenômenos, cada um pode constatá-la, se se coloca nas condições favoráveis, e se aplica a paciência na observação dos fatos, a perseverança e a imparcialidade necessária.

(continua amanhã)

domingo, 26 de abril de 2009

PENSAMENTO DO DIA
26 DE ABRIL DE 2009


- A vida na Terra é como uma Escola. Devemos aprender as lições para não sermos reprovados.
MINUTO DE SABEDORIA
NÃO tenha medo!
Medo de que?
Nossa vida é eterna, nosso eu, que é nossa alma, não morre nunca.
A vida continua eternamente.
Procure sentir DEUS palpitando dentro de si, na vida que pulsa em seu coração, nos pensamentos que povoam seu cérebro.
Não tenha medo, porque DEUS está permanentemente dentro de você.
Siga seu caminho confiante e sereno, e descobrirá DEUS em tudo.

RESUMO DA LEI DOS
FENÔMENOS ESPÍRITAS
III – DOS MÉDIUNS
Primeira Parte

- O médium não possui senão a faculdade de se comunicar; a comunicação efetiva depende da vontade dos Espíritos. Se os Espíritos não querem se manifestar, o médium nada obtém; é como um instrumento sem músico.
- A facilidade das comunicações depende do grau de afinidade que existe entre os fluidos do médium e do Espírito. Cada médium está, assim, mais ou menos apto para receber a impressão ou impulso do pensamento de tal ou tal Espírito; ele pode ser um bom instrumento para um e mau para outro. Disso resulta que, dois médiuns igualmente bem dotados, estando um ao lado do outro, um Espírito poderá se manifestar por um e não pelo outro.
É, pois, um erro crer que basta ser médium para receber com igual facilidade as comunicações de todo Espírito. Não existem médiuns universais. Os Espíritos procuram, de preferência. Os instrumentos que vibrem em uníssono com eles.
Sem a harmonia, que só a assimilação fluídica pode proporcionar, as comunicações são impossíveis, incompletas ou falsas. Podem ser falsas porque, à falta do Espírito desejado, não faltam outros, prontos para aproveitarem a ocasião de se manifestarem, e que pouco se importam em dizer a verdade.
- Um dos maiores escolhos da mediunidade, é a obsessão, quer dizer, o império que certos Espíritos podem exercer sobre os médiuns, impondo-se a eles sob nomes apócrifos e impedindo-os de se comunicarem com outros Espíritos.
- O que constitui o médium, propriamente dito, é a faculdade, sob esse aspecto, ele pode estar mais ou menos formado, mais ou menos desenvolvido. O que constitui o médium seguro, o que se pode verdadeiramente qualificar de bom médium, é a aplicação da faculdade, a aptidão de servir de intérprete dos bons Espíritos. (O Livro dos Médiuns, cap. XXIII.)

(Continua amanhã)