sábado, 11 de dezembro de 2010

PENSAMENTO DO DIA

Sábado, 11 de Dezembro de 2010

"Como a terra suporta pacientemente todas as coisas que caem nela, assim devemos suportar a incompreensão dos homens."

Helena Roerich

ESCOLHENDO O FUTURO (DIVALDO FRANCO) PARTE 6

MINUTO DE SABEDORIA

Todos nós somos iguais perante o PAI, que habita dentro de nós.

Vivendo o PAI em nosso íntimo, pouca importância dá ao nosso exterior, se somos brancos ou negros, pobres ou ricos, desta ou daquela religião.

Diante de DEUS não contam as diferenças externas, só o interior importa: se somos bons ou maus, generosos ou avarentos, amorosos ou egoístas.

Pense nestas verdades!

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

LIVRO TERCEIRO

AS LEIS MORAIS

CAPÍTULO X

IX – LEI DE LIBERDADE

FATALIDADE

Duzentéssima Octogésima Oitava Parte

853 – CERTAS PESSOAS NÃO ESCAPAM DE UM PERIGO MORTAL SENÃO PARA CAIR NUM OUTRO; PARECE QUE ELAS NÃO PODERIAM ESCAPAR À MORTE. NÃO HÁ NISSO FATALIDADE?

- Não há de fatal, no verdadeiro sentido da palavra, senão o instante da morte. Quando esse momento chega, seja por um meio ou por outro, não podeis dele se livrar.

- ASSIM, QUALQUER QUE SEJA O PERIGO QUE NOS AMEAÇA, NÃO MORREMOS SE A HORA NÃO É CHEGADA.

- Não, tu não perecerás, e disso tens milhares de exemplos. Mas quando é chegada a tua hora de partir, coisa alguma pode subtrair-te dela. DEUS sabe, antecipadamente, de qual gênero de morte partirás daqui e, freqüentemente, teu Espírito o sabe também, porque isso lhe é revelado quando faz a escolha de tal ou tal existência.

854 – DA INFALIBILIDADE DA HORA DA MORTE, SEGUE-SE QUE AS PRECAUÇÕES QUE SE TOMAM PARA EVITÁ-LAS SÃO INUTEIS?

- Não, porque as precauções que tomais vos são sugeridas para evitar a morte que vos ameaça; elas são um dos meios para que a morte não ocorra.

855 – QUAL O OBJETIVO DA PROVIDÊNCIA AO FAZER-NOS CORRER PERIGOS QUE NÃO DEVEM TER CONSEQÜÊNCIAS?

- Quando tua vida é posta em perigo, é uma advertência que tu mesmo desejaste, a fim de te desviar do mal e te tornares melhor. Quando escapas desse perigo, ainda sob a influência do perigo que correstes, sonhas, mais ou menos fortemente, segundo a ação mais ou menos forte dos bons Espíritos, em que te tornastes melhor. O mau Espírito sobrevindo (digo mau subentendendo o mal que ainda há nele), pensas que escaparás igualmente de outros perigos e deixas de novo tuas paixões se desencadearem. Pelos perigos que correis, DEUS vos lembra vossas fraquezas e a fragilidade de vossa existência. Se examinarmos a causa e a natureza do perigo, ver-se-á que, o mais freqüentemente, as conseqüências foram a punição de uma falta cometida ou de um dever negligenciado. DEUS vos adverte, assim, para vos recolher em vós mesmos e vos corrigir.

(CONTINUA AMANHÃ)

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

PENSAMENTO DO DIA

Sexta feira, 10 de dezembro de 2010.

Um homem bem ordenado não se vangloria de perfeições super-humanas.

Helena Roerich

MINUTO DE SABEDORIA

Esqueça um pouco de si mesmo e pense nos outros.

Nestas poucas palavras, está encerrado o maior segredo da felicidade.

Quando nos preocupamos demasiado com nossas pessoas, nossos problemas crescem desmesuradamente

Mas quando nos esquecemos de nós um pouco para cuidar dos outros, esquecemos nossos problemas que se vão resolvendo por si mesmos.

Então, esqueça de si mesmo, e pense nos outros, e achará a felicidade.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

LIVRO TERCEIRO

AS LEIS MORAIS

CAPÍTULO X

IX – LEI DE LIBERDADE

FATALIDADE

Duzentéssima Octogésima Sétima Parte

851 – HÁ UMA FATALIDADE NOS ACONTECIMENTOS DA VIDA, SEGUNDO O SENTIDO LIGADO A ESSA PALAVRA, QUER DIZER, TODOS OS ACONTECIMENTOS SÃO PREDETERMINADOS? NESSE CASO, EM QUE SE TOMA O LIVRE-ARBÍTRIO?

- A fatalidade não existe senão pela escolha que fez o Espírito, em se encarnado, de suportar tal ou tal prova. Escolhendo, ele faz uma espécie de destino que é a conseqüência mesma da posição em que se encontra. Falo das provas físicas, porque para o que é prova moral e tentações, o Espírito, conservando o seu livre-arbítrio sobre o bem e sobre o mal, é sempre senhor de ceder ou de resistir. Um bom Espírito, vendo-o fraquejar, pode vir em sua ajuda, mas não pode influir sobre ele de maneira a dominar sua vontade. Um Espírito mal, quer dizer, inferior, mostrando-lhe, exagerando-lhe um perigo físico, pode abalá-lo e assustá-lo; mas a vontade do Espírito encarnado não fica menos livre de todos os entraves.

852 – HÁ PESSOAS QUE UMA FATALIDADE PARECE PERSEGUIR, INDEPENDENTEMENTE DE SUA MANEIRA DE AGIR; A INFELICIDADE NÃO ESTÁ NO SEU DESTINO?

- Pode ser que sejam provas que elas devem suportar e que escolheram. Mas, ainda uma vez, levais à conta do destino o que não é o mais freqüentemente, senão a conseqüência de vossa própria falta. Nos males que te afligem, esforça-te para que a tua consciência seja pura, e serás consolado em parte.

(As idéias justas ou falsas que fazemos das coisas nos fazem vencer ou fracassar segundo nosso caráter e nossa posição social. Achamos mais simples e menos humilhante para nosso amor próprio, atribuir, nossos fracassos à sorte ou ao destino, do que à nossa própria falta. Se a influência dos Espíritos contribui para isso algumas vezes, podemos sempre nos subtrair dessa influência, repelindo as idéias que eles nos sugerem, quando elas são más.)

(CONTINUA AMANHÃ)

ESCOLHENDOO FUTURO (DIVALDO FRANCO) Parte 5

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

PENSAMENTO DO DIA

Quinta feira, 09 de dezembro de 2010.

Proteger sua casa através de rituais misteriosos não é suficiente, você deve protegê-la com boas ações.

Helena Roerich

MINUTO DE SABEDORIA

Não se deixe levar pelo extremismo.

Nem exagere para mais, nem para menos.

Saiba permanecer ao meio termo.

Se correr demais, cansará.

Se ficar muito parado, acabará consumindo o terreno debaixo dos próprios pés, e dentro de pouco estará pisando uma cova.

Não pare, mas também não queira correr demais.

Caminhe firme e com segurança, sem pressa, mas não se detenha jamais na senda do progresso.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS


LIVRO TERCEIRO


AS LEIS MORAIS


CAPÍTULO X


IX – LEI DE LIBERDADE


LIVRE - ARBÍTRIO


Duzentéssima Octogésima Sexta Parte

847 – A DEFORMAÇÃO DAS FACULDADES TIRA AO HOMEM O LIVRE-ARBÍTRIO?

- Aquele cuja inteligência está perturbada por uma causa qualquer, não é mais senhor do seu pensamento e, desde logo, não tem mais liberdade. Essa deformação, freqüentemente, é uma punição para o Espírito que, em uma existência anterior, pode ter sido vão e orgulhoso e ter feito mau uso de suas faculdades. Ele pode renascer no corpo de um idiota, como o déspota no corpo de um escravo, e o mau rico no de um mendigo; o Espírito sofre esse constrangimento, do qual tem perfeita consciência, e aí está a ação da matéria.

848 – A ABERRAÇÃO DAS FACULDADES INTELECTUAIS POR EMBRIAGUEZ ESCUSA OS ATOS REPREENSÍVEIS?

- Não, porque o bêbado está voluntariamente privado de sua razão para satisfazer paixões brutais; em lugar de uma falta, ele comete duas.

849 – QUAL É, NO HOMEM EM ESTADO SELVAGEM, A FACULDADE DOMINANTE: O INSTINTO OU O LIVRE-ARBÍTRIO?

- O instinto, o que não o impede de agir com uma inteira liberdade para certas coisas. Mas, como a criança, aplica essa liberdade às suas necessidades, e ela se desenvolve com a inteligência. Por conseguinte, tu que és mais esclarecido que um selvagem és, também, mais responsável que ele pelo que fazeis.

850 – A POSIÇÃO SOCIAL, ALGUMAS VEZES, NÃO É UM OBSTÁCULO À INTEIRA LIBERDADE DOS ATOS?

- O mundo tem, sem dúvida, suas exigências. DEUS é justo e leva tudo em conta, mas vos deixa a responsabilidade do pouco esforço que fazeis para superar os obstáculos.

(CONTINUA AMANHÃ)

ESCOLHENDOO FUTURO (DIVALDO FRANCO) Parte 4

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

PENSAMENTO DO DIA

Quarta feira, 08 de dezembro de 2010.

Buda encontrou o caminho para os corações das pessoas, não através de milagres, mas pelo seu exemplo de grande cooperação.

Helena Roerich

MINUTO DE SABEDORIA

Não perca seu equilíbrio interno.

Por maior que seja a tempestade que o envolve, não perca seu equilíbrio.

Todas as tempestades passam.

E se soubermos recebê-las com serenidade, nenhum mal nos causará.

JESUS dorme no fundo da barca...

Quando os discípulos o chamaram, nervosos, ele acalmou tudo.

Faça o mesmo.

Recorra ao Mestre Divino, para que as tempestades se acalmem a seu lado.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

LIVRO TERCEIRO

AS LEIS MORAIS

CAPÍTULO X


IX – LEI DE ILIBERDADE


LIVRE - ARBÍTRIO

Duzentéssima Octogésima Quinta Parte

843 – O HOMEM TEM O LIVRE-ARBÍTRIO DOS SEUS ATOS?

- Isto que ele tem a liberdade de pensar, tem a de agir. Sem livre-arbítrio o homem seria uma máquina.

844 – O HOMEM GOZA DO LIVRE-ARBÍTRIO DESDE O SEU NASCIMENTO?

- Há liberdade de agir desde que haja liberdade de fazer. Nos primeiros tempos da vida a liberdade é quase nula; ela se desenvolve e muda de objeto com as faculdades. A criança, tendo pensamentos relacionados com as necessidades de sua idade, aplica seu livre-arbítrio às coisas que lhe são necessárias.

845 – AS PREDISPOSIÇÕES INSTINTIVAS QUE O HOMEM TRAZ AO NASCER, NÃO SÃO UM OBSTÁCULO AO EXERCICIO DO LIVRE-ARBÍTRIO?

- As predisposições instintivas são as do Espírito antes de sua encarnação. Conforme for ele mais ou menos avançado, elas podem solicitá-lo para atos repreensíveis, e ele será secundado nisso pelos Espíritos que simpatizam com essas disposições, mas não há arrebatamento irresistível, quando se tem a vontade de resistir. Lembrai-vos de que querer é poder.

846 – O ORGANISMO NÃO EXERCE INFLUÊNCIA SOBRE OS ATOS DA VIDA? SE ELE EXERCE INFLUÊNCIA, NÃO O FAZ COM PREJUIZO DO LIVRE-ARBÍTRIO?

- O Espírito, certamente, é influenciado pela matéria que o pode entravar em suas manifestações. Eis por que, nos mundos onde os corpos são menos materiais que sobre a Terra, as faculdades se desdobram com mais liberdade, mas o instrumento não dá a faculdade. De resto, é preciso distinguir aqui as faculdades morais das faculdades intelectuais; se um homem tem instinto de homicida, é seguramente seu Espírito que possui e que lhe transmite, mas não são seus órgãos. Aquele que anula seu pensamento para não se ocupar senão com a matéria, torna-se semelhante ao bruto, e pior ainda, ele nem sonha mais em se precaver contra o mal, e é nisto que é culpado, visto que agem assim por sua vontade.

(CONTINUA AMANHÃ)

ESCOLHENDO O FUTURO - DIVALDO FRANCO - PARTE 3

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

PENSAMENTO DO DIA

Terça feira, 07 de dezembro de 2010.

A renúncia às coisas pessoais dá nascimento ao sentido de verdadeira liberdade.

Helena Roerich

MINUTO DE SABEDORIA

“Se alguém diz que ama a DEUS, mas não ama o seu semelhante, é mentiroso”

Isto foi escrito pelo Apóstolo São João, e expressa uma grande verdade.

DEUS está dentro de todas as criaturas.

Então, se temos raiva de alguém, isto atinge o próprio DEUS que nele habita.

Demonstraremos nosso amor a DEUS, que não vemos, sabendo amar as criaturas que vemos e que vivem em torno de nós.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

LIVRO TERCEIRO

AS LEIS MORAIS


CAPÍTULO X

IX – LEI DE LIBERDADE

LIBERDADE DE PENSAR

Duzentéssima Octogésima Quarta Parte

838 – TODA CRENÇA É RESPEITÁVEL, MESMO QUE SEJA NOTORIAMENTE FALSA?

- Toda crença é respeitável, quando é sincera e conduz à prática do bem. As crenças repreensíveis são as que conduzem ao mal.

839 – É REPREENSÍVEL ESCANDALIZAR NA SUA CRENÇA AQUELE QUE NÃO PENSA COMO NÓS?

- É faltar com a caridade e golpear a liberdade de pensar.

840 – É INSULTAR A LIBERDADE DE CONSCIÊNCIA OPOR ENTRAVES ÀS CRENÇAS CAPAZES DE PERTURBAR A SOCIEDADE?

- Podem-se reprimir os atos, mas a crença íntima é inacessível.

(Reprimir os atos exteriores de uma crença, quando esses atos trazem algum prejuízo a outrem, não é insultar a liberdade de consciência, porque essa repressão deixa à crença sua inteira liberdade.)

841 – DEVE-SE, EM RESPEITO À LIBERDADE DE CONSCIÊNCIA, DEIXAR PROPAGAREM-SE DOUTRINAS PERNICIOSAS, OU SE PODE, SEM INSULTAR A ESSA LIBERDADE, PROCURAR TRAZER DE NOVO AO CAMINHO DA VERDADE AQUELES QUE SE PERDERAM POR FALSOS PRINCÍPIOS?

- Certamente se pode e, mesmo, se deve. Mas ensinar, a exemplo de JESUS, pela suavidade e a persuasão e não pela força, o que seria pior que a crença daquele a quem se quer convencer. Se há alguma coisa que seja permitido se impor, é o bem e a fraternidade. Mas não cremos que o meio de fazê-los admitir seja o0 e agir com violência; a convicção não se impõe.

842 – TODAS AS DOUTRINAS TENDO A PRETENSÃO DE SER A ÚNICA EXPRESSÃO DA VERDADE, POR QUE SINAIS SE PODEM RECONHECER AQUELA QUE TEM O DIREITO DE SE COLOCAR COMO TAL?

- Será aquela que faz mais homens de bem e menos hipócritas, quer dizer, praticamente da Lei do Amor e da Caridade na sua maior pureza e na sua mais larga aplicação. Por esse sinal reconhecereis que uma doutrina é boa, porque toda doutrina que tiver por conseqüência semear a desunião e estabelecer uma demarcação entre os filhos de DEUS, não pode ser senão falsa e perniciosa.

(CONTINUA AMANHÃ)

ESCOLHENDO O FUTURO - DIVALDO FRANCO - Parte 1

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

PENSAMENTO DO DIA

Segunda feira, 06 de dezembro de 2010.

Coragem, paciência e compaixão são as armas dos Guerreiros do BEM COMUM.

Helena Roerich

MINUTO DE SABEDORIA

Seja humilde.

A vaidade é o pior dos defeitos, porque engana a nós mesmos.

Por mais que seja sábio, há sempre alguém mais sábio que você.

Por mais forte que seja, haverá alguém mais forte.

Portanto, seja humilde.

Envaidecer-se de que?

A vaidade nos fazer perder o sentido das proporções, e acabamos caindo no ridículo, porque nos enganamos a nós mesmos.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

LIVRO TERCEIRO

AS LEIS MORAIS

CAPÍTULO X

IX – LEI DE LIBERDADE

LIBERDADE DE PENSAR

Duzentéssima Octogésima Terceira Parte

833 – HÁ NO HOMEM ALGUMA COISA QUE ESCAPA A TODO CONSTRANGIMENTO E PELA QUAL ELE DESFRUTA DE UMA LIBERDASDE ABSOLUTA?

- É no pensamento que o homem que o homem goza de uma liberdade sem limites, porque não conhece entraves. Pode-se deter-lhe o vôo, mas não aniquilá-lo.

834 – O HOMEM É RESPONSÁVEL PELO SEU PENSAMENTO?

- Ele é responsável diante de DEUS. Só DEUS, podendo conhecê-lo, o condena ou o absolve segundo a sua justiça.

LIBERDADE DE CONSCIÊNCIA

835 – A LIBERDADE DE CONSCIÊNCIA É UMA CONSEQÜÊNCIA DA LIBERDASDE DE PENSAMENTO?

- A consciência é um pensamento íntimo que pertence ao homem, como todos os outros pensamentos.

836 – O HOMEM TEM DIREITO DE ENTRAVAR A LIBERDADE DE CONSICÊNCIA?

- Não mais que a liberdade de pensar, porque só a DEUS pertence o direito de julgar a consciência. Se o homem regula, por suas Leis, as relações de homem para homem, DEUS, por suas Leis da Natureza, regula as relações do homem com DEUS.

837 – QUAL É O RESULTADO DOS ENTRAVES POSTOS A LIBERDADE DE CONSCIÊNCIA?

- Constranger os homens a agirem de modo contrário ao que pensam, torná-los hipócritas. A liberdade de consciência é um dos caracteres da verdadeira civilização e do progresso.

(CONTINUA AMANHÃ)

ESCOLHENDO O FUTURO - DIVALDO FRANCO

domingo, 5 de dezembro de 2010

PENSAMENTO DO DIA

Domingo, 05 de Dezembro de 2010

"Em vez de viver com egoístas e vaidosos, é melhor que o homem caminhe sozinho."

Helena Roerich

MINUTO DE SABEDORIA

Não se deixe abater pela tristeza. Todas as dores terminam. Aguarde que o Tempo, com suas mãos cheias de bálsamos traga o alívio.

A ação do Tempo é infalível, e nos guia suavemente pelo caminho certo, aliviando nossas dores, assim como a brisa leve abranda o calor do verão.

Mais depressa do que supõe, você terá a resposta, na consolação de que necessita.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

LIVRO TERCEIRO

AS LEIS MORAIS


CAPÍTULO X

IX – LEI DE LIBERDADE

ESCRAVIDÃO

Duzentéssima Octogésima Segunda Parte

829 – HÁ HOMENS QUE SEJA, POR NATUREZA, DESTINADOS A SER DE PROPRIEDADE DE OUTROS HOMENS?

- Toda sujeição de um homem a outro homem é contrária a Lei de DEUS. A escravidão é um abuso da força e desaparecerá com o progresso, como desaparecerão, pouco a pouco, todos os abusos.

(A Lei humana que consagra a escravidão é uma Lei antinatural, visto que assemelha o homem ao animal e o degrada moral e fisicamente.)

830 – QUANDO A ESCRAVIDÃO ESTÁ NOS COSTUMES DE UM POVO, OS QUE DELA SE APROVEITAM SÃO REPREENSÍVEIS, VISTO QUE NÃO FAZEM SENÃO SE CONFORMAR A UM USO QUE LHES PARECE NATURAL?

- O mal sempre é o mal, e todos os vossos sofismas não farão com que uma ação má se torne boa. Mas a responsabilidade do mal é relativa aos méis que se tem de compreendê-lo. Aquele que tira proveito da Lei da escravidão é sempre culpado de uma violação da Lei natural, mas nisso como em todas as coisas, a culpabilidade é relativa. A escravidão, tendo passado nos costumes de certos povos, o homem pôde aproveitá-la de boa-fé e como de uma coisa que lhe parecia natural, mas, desde que sua razão mais desenvolvida, e, sobretudo esclarecida pelas luzes do Cristianismo, mostrou-lhe o escravo como um seu igual diante de DEUS, ele não tem mais desculpa.

831 – A DESIGUALDADE NATUAL DAS APTIDÕES NÃOCOLOCA CERTAS RAÇAS HUMANAS SOB A DEPENDÊNCIA DE RAÇAS MAIS INTELIGENTES?

- Sim, para erguê-las e não para embrutecê-las ainda mais pela servidão. Os homens, durante muito tempo, têm olhado certas raças humanas como animais de trabalho, munidos de braços e mãos, que se julgaram no direito de vendê-los como bastas de carga. Eles se crêem de um sangue mais puro. Insensatos que não vêem senão a matéria! Não é o sangue que é mais ou menos puro, mas o Espírito.

832 – HÁ HOMENS QUE TRATAM SEUS ESCRAVOS COM HUMANIDADE; QUE NÃO LHES DEIXAM FALTAR NADA E PENSAM QUE A LIBERDADE OS EXPORIA A PRIVAÇÕES MAIORES; QUE DIZEIS DELES?

- Digo que estes compreendem melhor seus interesses. Eles têm também grande cuidado com seus bois e seus cavalos, a fim de tirar deles maior proveito no mercado. Não são tão culpados como aqueles que os maltratam, mas dispõem deles como de uma mercadoria, privando-os do direito de serem independentes.

(CONTINUA AMANHÃ)

PACIÊNCIA EM TI - DIVALDO FRANCO