sábado, 22 de janeiro de 2011

PENSAMENTO DO DIA

Sábado, 22 de Janeiro de 2011

"O silêncio é a primeira fonte que tendes ao vosso alcance, quando empreendeis o autêntico caminho da Lei evolutiva."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

Nunca se irrite!

Se a condução custa a chegar, tenha paciência.

Se o vizinho o incomoda, suporte-o

Sua irritação não pode melhorar as coisas e... faz mal a seu fígado.

A irritação causa mais sofrimentos a nós que aos outros, ao passo que a paciência é um bálsamo, sempre pronto a suavizar as feridas próprias e alheias.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO QUARTO

ESPERANÇAS E CONSOLAÇÕES


CAPÍTULO I

PENAS E GOZOS TERRESTRES

DESGOSTO DA VIDA . SUICÍDIO

Trecentésima Trigésima Parte

950 – QUE PENSAR DAQUELE QUE TIRA A PRÓPRIA VIDA NA ESPERANÇA DE ALCANÇAR MAIS CEDO UMA VIDA MELHOR?

- Outra loucura! Que ele faça o bem e estará mais seguro de alcançá-la; porque retarda sua entrada num mundo melhor, e ele mesmo pedirá para vir terminar essa vida que cortou por uma falsa idéia. Uma falta, qualquer que seja, não abre jamais o santuário dos eleitos.

951 – O SACRIFÍCIO DA SUA VIDA NÃO É MERITÓRIO, ALGUMAS VEZES, QUANDO TEM POR OBJETIVO SALVAR A DE OUTREM OU DE SER ÚTIL AOS SEUS SEMELHANTES?

- Isso é sublime, conforme a intenção, e o sacrifício de sua vida não é um suicídio. Mas DEUS se opõe a um sacrifício inútil e não pode vê-lo com prazer se é deslustrado pelo orgulho. Um sacrifício não é meritório senão pelo desinteresse e, aquele que o realiza tem algumas vezes, uma segunda intenção, que lhe diminui o valor aos olhos de DEUS.

(Todo sacrifício feito à custa de sua própria felicidade é um ato soberanamente meritório aos olhos de DEUS, porque é a prática da Lei de caridade. Ora, a vida sendo o bem terrestre ao qual o homem atribui maior valor, aquele que a renuncia para o bem de seus semelhantes, não comete um atentado, ele faz um sacrifício. Mas, antes de o cumprir, deve refletir se sua vida não pode ser mais útil que sua morte.)

952 – O HOMEM QUE PERECE VÍTIMA DO ABUSO DE PAIXÕES QUE ELE SABE DEVER APRESSAR SEU FIM, MAS ÀS QUAIS ELE NÃO TEM MAIS O PODER DE RESISTIR, PORQUE O HÁBITO FEZ DELAS VERDADEIRAS NECESSIDADES FISÍCAS, COMETE UM SUICÍDIO?

- É um suicídio moral. Não compreendeis que o homem é duplamente culpado nesse caso? Há nele falta de coragem e animalidade, e; além disso, o esquecimento de DEUS.

-É MAIS OU MENOS CULPADO QUE AQUELE QUE TIRA A SI MESMO A VIDA POR DESESPERO?

- É mais culpado, porque tem tempo de raciocinar sobre o seu suicídio. No que o faz instantaneamente há, algumas vezes, uma espécie de descaminho ligado à loucura. O outro será muito mais punido, porque as penas são sempre proporcionais à consciência que se tem das faltas cometidas.

(CONTINUA AMANHÃ)

NÃO ESTRAGUE O SEU DIA

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

PENSAMENTO DO DIA


Sexta feira, 21 de Janeiro de 2011


"Aprendei a respeitar o silêncio e aprendereis a amar."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

Cultive a Verdade em todos os momentos de sua vida, e a Verdade o levará triunfalmente ao progresso.

Seja verdadeiro em todos os pensamentos, ações e emoções, e coisa alguma lhe ocorrerá de mal.

Deixe que a Divindade se manifeste por seu intermédio, e procure ouvir a voz silenciosa que lhe fala do fundo de seu coração, por meio de sua consciência.

Obedeça aos conselhos que ela lhe dá.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO QUARTO

ESPERANÇAS E CONSOLAÇÕES


CAPÍTULO I

PENAS E GOZOS TERRESTRES

DESGOSTO DA VIDA . SUICÍDIO

Trecentésima Vigésima Nona Parte

947 – O HOMEM QUE LUTA COM A NECESSIDADE E QUE SE DEIXA MORRER DE DESESPERO, PODE SER CONSIDERADO UM SUICIDA?

- É um suicida, mas os que lhe são a causa ou que poderiam impedi-lo, são mais culpados que ele, e a indulgência o espera. Todavia, não creiais que esteja inteiramente absorvido se lhe faltou firmeza e perseverança, se não fez uso de toda a sua inteligência para se livrar do lamaçal. Ai dele, sobretudo, se seu desespero nasce do orgulho; quero dizer, se é desses homens em quem o orgulho paralisa os recursos da inteligência, que corariam de dever sua existência ao trabalho de suas mãos, e que preferem morrer de fome a derrogar aquilo que chamam sua posição social! Não há cem vezes mais de grandeza e de dignidade em lutar contra a adversidade que desafiar a crítica de um mundo fútil e egoísta, que não tem boa vontade senão para aqueles a quem nada falta, e vos volta as costas, desde que tendes necessidades dele? Sacrificar sua vida à consideração desse mundo é uma coisa estúpida, porque ele não a tem em nenhuma conta.

948 – O SUICÍDIO QUE TEM POR OBJETIVO ESCAPAR À VERGONHA DE UMA AÇÃO MÁ É TÃO REPREENSÍVEL COMO O QUE É CAUSADO PELO DESESPERO?

- O suicídio não apaga a falta, ao contrário, haverá duas em lugar de uma. Quando se teve a coragem de fazer o mal, é preciso ter a coragem suportar suas conseqüências. DEUS julga, e segundo a causa, pode, algumas vezes, diminuir seus rigores.

949 – O SUICÍDIO É ESCUSÁVEL QUANDO TEM POR OBJETIVO IMPEDIR A VERGONHA DE RECAIR SOBRE OS FILHOS OU A FAMÍLIA?

- Aquele que age assim não faz bem, mas ele o crê, e DEUS lho tem em conta, porque é uma expiação que ele próprio se impôs. Ele atenua sua falta pela intenção, mas com isso não deixa de cometer uma falta. De resto, aboli os abusos de vossa sociedade e vossos preconceitos, e não tereis mais desses suicídios.

(Aquele que tira a própria vida para fugir à vergonha de uma ação má, prova que se prende mais à estima dos homens que à de DEUS, porque ele vai entar na vida espiritual carregado de sua iniqüidade e se tira os meios de repará-las durante a vida. Freqüentemente, DEUS é menos inexorável que os homens, aceita o arrependimento sincero e nos considera a reparação; o suicídio não repara coisa alguma.)

(CONTINUA AMANHÃ)

SEGURA NA MÃO DE DEUS

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

PENSAMENTO DO DIA

Quinta feira, 20 de Janeiro de 2011

"Estais entre irmãos, não entre concorrentes."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

Lembre de que o amor ao próximo é o segredo de nossa felicidade.

Não fale mal de alguém, não tenha raiva, não cultive ódio em seu coração.

A irritação e o ódio são venenos que atacam o fígado e descontrolam o sistema nervoso.

Aprenda a relevar e esquecer, para ter seu coração em paz e não sofrer em sua saúde.

A serenidade é o segredo das vidas longas e felizes.

O LIVRO DOS ESPIRITOS


LIVRO QUARTO


ESPERANÇAS E CONSOLAÇÕES


CAPÍTULO I


PENAS E GOZOS TERRESTRES

DESGOSTO DA VIDA . SUICÍDIO

Trecentésima Vigésima Oitava Parte


943 – DE ONDE VEM O DESGOSTO DA VIDA QUE SE APODERA DE CERTOS INDIVÍDUOS, SEM MOTIVOS PLAUSÍVEIS?

- Efeito da ociosidade, da falta de fé e, freqüentemente, da sociedade. Para aquele que exercita suas faculdades com um objetivo útil e segundo suas aptidões naturais, o trabalho não tem nada de árido e a vida se escoa mais rapidamente. Ele suporta as vicissitudes com tanto mais paciência e resignação, quanto age tendo em vista uma felicidade mais sólida e mais durável que o espera.

944 – O HOMEM TEM O DIREITO DE DISPOR DA SUA PRÓPRIA VIDA?

- Não, só DEUS tem esse direito. O suicídio voluntário é uma transgressão dessa Lei.

- O SUICÍDIO NÃO É SEMPRE VOLUNTÁRIO?

- O louco que se mata não sabe o que faz.

945 – QUE PENSAR DO SUICÍDIO QUE TEM POR CAUSA O DESGOSTO DA VIDA?

- Insensatos! Por que não trabalhavam? A existência não lhes seria uma carga!

946 – QUE PENSAR DO SUICÍDIO QUE TEM POR OBJETIVO ESCAPAR ÀS MISÉRIS E ÀS DECEPÇÕES DESTE MUNDO?

- Pobres Espíritos que não têm a coragem de suportar as misérias da existência! DEUS ajuda aqueles que sofrem, e não àqueles que não têm nem força nem coragem. As tribulações da vida são provas ou expiações; felizes àqueles que as suportam sem murmurar, porque serão recompensados! Infelizes, ao contrário, os que esperam sua salvação do que, em sua impiedade, chamam de acaso ou fortuna! O acaso ou a fortuna, para me servir de sua linguagem, podem, com efeito, lhes favorecer um instante, mas é para fazê-los sentir mais tarde e mais cruelmente o vazio dessas palavras.

- OS QUE CONDUZIRAM UM INFELIZ A ESSE ATO DE DESESPERO, SUPORTARÃO AS CONSEQÜÊNCIAS?

- Oh! Ai deles! Porque responderão por homicídio.

(CONTINUA AMANHÃ)

FALAR COM DEUS

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

PENSAMENTO DO DIA

Quarta feira, 19 de Janeiro de 2011

"Não há melhor ideal que buscar a própria essência."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

Se você não sabe aceitar sem esquecer, é sinal que não compreendeu ainda a Verdade e o Caminho a seguir.

Procure aceitar e esquecer as mágoas e ofensas, as intrigas e calúnias.

Mantenha-se em tal atitude que nenhuma calúnia possa atingi-lo.

Aceite e siga seu caminho.

Quando o caluniador abrir os olhos, você estará tão distante dele, que não poderá mais ouvir sua voz cheia de veneno.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO QUARTO

CAPÍTULO I

PERDAS DE PESSOAS AMADAS

MEDO DA MORTE

Trecentésima Vigésima Sétima Parte

941 –O MEDO DA MORTE É PARA MUITAS PESSOAS UMA CAUSA DE PERPLEXIDADE; DE ONDE VEM ESSE TEMOR, VISTO QUE ELAS TÊM DIANTE DE SI O FUTURO?

- É errado que tenham esse temor. Todavia, que queres tu! Procuram persuadi-las em sua juventude de que há um inferno e um paraíso, mas que é mais certo que elas irão para o inferno porque lhe dizem que é o que está na Natureza, é um pecado mortal para a alma. Então, quando se tornam grandes, se têm um pouco de julgamento, não podem admitir isso, e se tornam ateias ou materialistas. É assim que as conduzem a crer que, fora da vida grosseira, não há mais nada. Quanto às que persistiram em suas crenças de infância, elas temem esse fogo eterno que as deve queimar, sem as destruir.

- A morte não inspira ao justo nenhum medo, porque com a fé ele tem a certeza do futuro; a esperança o faz esperar uma vida melhor, e a caridade, da qual praticou a lei, dá-lhe a certeza de que não reencontrará, no mundo em que vai entrar, nenhum ser do qual deve temer o olhar.

(O homem carnal, mais ligado à vida corporal que a vida espiritual, tem sobre a Terra, penas e gozos materiais; sua felicidade está na satisfação fugidia de todos os seus desejos. Sua alma, constantemente preocupada e afetada pelas vicissitudes da vida, permanece numa ansiedade e numa tortura perpetuas. A morte o assusta, porque ele duvida do seu futuro, e acredita que deixa sobre a Terra todas as suas afeições e todas as suas esperanças.)

(O homem moral, que se eleva acima das necessidades fictícias criadas pelas paixões, tem, desde este mundo, prazeres desconhecidos ao homem material. A moderação dos seus desejos dá ao seu Espírito a calma e a serenidade. Feliz pelo bem que fez, não há para ele decepções, e as contrariedades deslizam sobre sua alma sem deixar aí impressão dolorosa.)

942 – CERTAS PESSOAS NÃO ACHARÃO UM POUCO BANAIS ESSES CONSELHOS PARA SER FELIZ SOBRE A TERRA? NÃO VERÃO NELES O QUE CHAMAM LUGARES COMUNS, VERDADES REPETIDAS? NÃO DIRÃO ELAS QUE, EM DEFINITIVO, O SEGREDO PARA SER FELIZ É SABER SUPORTAR SUA INFELICIDADE?

- Há os que dirão isso, e muitos. Mas ocorre o mesmo que com certos doentes aquém o médico prescreve a dieta; gostariam de ser curados sem remédios e continuando a se predispor às indigestões.

(CONTINUA AMANHÃ)

REFLEXÃO SOBRE SI

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

MOMENTOS DE REFLEXÃO

A OPEROSA PREVIDÊNCIA DIVINA

O Espiritismo ensina que Deus é a Inteligência Suprema do Universo e a causa primária de todas as coisas.

Além de ser a origem de tudo, Ele sustenta o equilíbrio universal.


A Divindade não é uma personalidade, manchada pelas paixões humanas.


O Ser Supremo não tem favoritos ou perseguidos, não se ofende ou sofre.


A regência do Universo não se dá ao acaso de gostos ou opiniões de momento.


Deus rege o Cosmo com base em leis imutáveis e perfeitas, plenas de justiça e misericórdia.


O maravilhoso Estatuto Divino preside à evolução de todas as criaturas e ao gigantesco balé dos astros, em sua trajetória milenar.


Entretanto, Deus não se limita a observar o concerto cósmico a que deu início e que Suas leis perfeitas impulsionam e sustentam.


Ele se faz presente e operante na vida dos seres em evolução, em forma de Providência.


Jesus inovou o pensamento religioso ao apresentar Deus como um Pai amoroso.


O amor divino é essencialmente ativo.


Afinal, o Cristo afirmou que Ele e o Pai sempre estão a trabalhar.


O labor de Deus manifesta-se na forma de misericórdia na vida de Seus filhos.


É inerente a seres imperfeitos o cometimento de equívocos.


Apenas quem atingiu a perfeição não mais se equivoca.


No planeta Terra, somente Jesus apresentou-Se em estado de pureza espiritual.


Todos os outros Espíritos que aqui aportaram, por grandes que tenham sido, cometeram erros.


Se os Espíritos são livres em seu agir, respondem por tudo o que fazem.


Entretanto, a Providência Divina constantemente minora as conseqüências dos atos infelizes.


Essa atuação pode ser percebida nas mais variadas circunstâncias.


É freqüente que motoristas se distraiam no trânsito, mas poucas distrações têm consequências graves.


Na maior parte das vezes, os envolvidos apenas levam sustos que os incentivam a serem mais atentos.


Frases infelizes nem sempre captam a atenção dos destinatários.


Importantes descuidos com a saúde raramente geram enfermidades com o potencial previsível.


Nesses pequenos lances de sorte tem-se a Providência atuando.


Preste atenção na importância da compaixão Divina em sua vida.


Perante situações desagradáveis que lhe aconteçam, reflita se o seu agir não poderia ter gerado eventos ainda mais graves.


Lembre-se de desatinos que cometeu e que não impactaram o seu viver.


Mas principalmente entenda a finalidade da proteção que tem recebido.


Ela é o acréscimo de misericórdia em sua vida, não um incentivo a que siga inconsequente.


A título de gratidão, esforce-se em ser melhor e mais prudente a cada dia.

PENSAMENTO DO DIA

Terça feira, 18 de Janeiro de 2011

"Unida ao amor, à fé entrelaça os fios de quem busca redenção."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

Procure corrigir com calma aqueles que erram, e saiba relevar as imperfeições dos outros, da mesma forma que espera a compreensão dos outros para os seus erros.

A vida ér um intercambio de boa vontade mútua, em que recebemos aquilo que damos.

Dê tolerância, e receberá compreensão e amor, tornando sua vida um paraíso sem dores nem sofrimento.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO QUARTO

CAPÍTULO I

PERDAS DE PESSOAS AMADAS


UNIÕES ANTIPÁTICAS

Trecentésima Vigésima Sexta Parte

939 – VISTO QUE OS ESPÍRITOS SIMPÁTICOS SÃO LEVDOS A UNIR-SE, COMO SE DÁ QUE, ENTRE ELES OS ESPÍRITOS ENCARNARDOS, A AFEIÇÃO NÃO ESTEJA, FREQÜENTEMENTE, SENÃO DE UM LADO, E QUE O AMOR MAIS SINCERO SEJA RECEBIDO COM INDIFERENÇA E MESMO REPULSA? COMO, DE OUTRA PARTE A AFEIÇÃO MAIS VIVA DE DOIS SERES PODE MUDAR EM ANTIPATIA E, ALGUMAS VEZES, EM ÓDIO?

- Não compreendeis, pois, que é uma punição, mas que não é senão passageira. Aliás, quantos não há que crêem amar perdidamente, porque não julgam senão sobre as aparências, e quando são obrigados a viver com as pessoas, não tardam em reconhecer que isso não é senão uma admiração material. Não basta estar enamorado de uma pessoa que vos agrada e a quem creiais de belas qualidades; é vivendo realmente com ela que podereis apreciá-la. Quantas também não há dessas uniões que, no inicio, parecem não dever jamais ser simpáticas, e quando um e outro se conhecem bem e se estudam bem, acabam por se amar com um amor terno e durável, porque repousa sobre a estima! É preciso não esquecer que é o Espírito que ama e não o corpo; e, quando a ilusão material se dissipa, o Espírito vê a realidade.

- Há duas espécies de afeições: a do corpo e a da alma e, freqüentemente, se toma uma pela outra. A afeição da Alma, quando pura e simpática, é durável; a do corpo é perecível. Eis porque, freqüentemente, aqueles que crêem se amar , com um amor eterno, se odeiam quando a ilusão termina.

940 – A FALTA DE SIMPATIA ENTRE OS SERES DESTINADOS A VIVER JUNTOS, NÃO É IGUALMENTE UMA FONTE DE DESGOSTOS TANTO MAIS AMARGA QUANTO ENVENENA TODA A EXISTÊNCIA?

- Muito amarga, com efeito. Mas é uma dessas infelicidades das quais, freqüentemente, sois a primeira causa. Primeiro, são vossas leis que são erradas. Por que crês que DEUS te constrange a ficar com aqueles que te descontentam? Aliás,s nessas uniões, freqüentemente, procurais mais a satisfação do vosso orgulho e da vossa ambição do que a felicidade de uma afeição mútua; suportareis, nesse caso, a conseqüência dos vossos preconceitos.

- MAS, NESSE CASO, NÃO HÁ QUASE SEMPRE UMA VÍTIMA INOCENTE?

- Sim, e é para ela uma dura expiação; mas a responsabilidade de sua infelicidade recairá sobre aqueles que lhe foram a causa. Se a luz da verdade penetrou sua alma, ela terá sua consolação em sua fé no futuro. De resto, à medida que os preconceitos se enfraquecerem, as causas de suas infelicidades íntimas desaparecerão também.

(CONTINUA AMANHÃ)

MENSAGEM TOCANTE

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

PENSAMENTO DO DIA

Segunda feira, 17 de Janeiro de 2011

"Será no silêncio que encontrareis o Espelho que mostra os perfis da nova humanidade."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

Enquanto você espera pelo céu, não esqueça de que a Terra está esperando por você.

Mantenha seus pés fixos no chão, mas eleve sua cabeça para o céu.

Ajude a estrada que você palmilha, tornando-a mais confortável para todos aqueles que lhe seguem os passos.

Dê trabalho aos seus braços, leve consolo aos aflitos, enxugue as lágrimas dos que choram.

Ajude a todos os que caminham ao seu lado para o mesmo objetivo: a perfeição.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO QUARTO

CAPÍTULO I

PERDAS DE PESSOAS AMADAS

DECEPÇÃO, INGRATIDÃO, AFEIÇÕES DESTRUIDAS


Trecentésima Vigésima Quinta Parte

937 – AS DECEPÇÕES QUE NOS FAZEM EXPERIMENTAR A INGRATIDÃO E A FRAGILIDADE DOS LAÇOS DE AMIZADE, NÃO SÃO TAMBÉM PARA O HOMEM DE CORAÇÃO UMA FONTE DE AMARGURA?

- Sim, mas já vos ensinamos a lastimar os ingratos e os amigos infiéis; eles serão mais infelizes que vós. A ingratidão é filha do egoísmo e o egoísta encontrará mais tarde corações insensíveis, como ele próprio o foi. Pensai em todos aqueles que fizeram mais bem do que vós, que valeram mais que vós, e que foram pagos pela ingratidão. Pensai que o próprio JESUS, em sua vida, foi zombado e desprezado, tratado de velhaco e impostor, e não vos espanteis que assim seja em relação a vós. Que o bem que houverdes feito seja a vossa recompensa nesse mundo, e não escutai o que dizem sobre ele os que o receberam. A ingratidão é uma prova para a vossa persistência em fazer o bem; ser vos levada em conta e aqueles que vos desconheceram serão punidos por isso; tanto mais quanto maior houver sido a sua ingratidão.

938 – AS DECEPÇÕES CAUSADAS PELA INGRATIDÃO NÃO SÃO FEITAS PARA ENDURECER O CORAÇÃO E FECHÁ-LO À SENSIBILIDADE?

- Isso seria um erro, porque o homem de coração, como dizes, está sempre feliz pelo bem que fez. Ele sabe que se o não lembrarem nesta vida, o farão em outra, e que o ingrato disso terá vergonha e remorso.

- ESSE PENSAMENTO NÃO IMPEDE SEU CORAÇÃO DE SER ULCERADO; ORA, ISSO NÃO PODERIA ORIGINAR-LHE A IDÉIA DE QUE SERIA MAIS FELIZ SE FOSSO MENOS SENSÍVEL?

- Sim, se prefere a felicidade do egoísta; é uma triste felicidade esta. Que ele saiba, portanto, que os amigos ingratos que o abandonaram não são dignos de sua amizade e que se enganou sobre eles; desde então, não deve lamentar a sua perda. Mais tarde, encontrará os quer saberão melhor compreendê-lo. Lamentar aqueles que têm para vós maus procedimentos que não merecestes, porque haverá para eles um triste retorno; mas não vos aflijais com isso; é o meio de vos colocardes acima deles.

(A Natureza deu ao homem a necessidade de amar e ser amado. Um dos maiores prazeres que lhe seja concedido sobre a Terra é o de reencontrar corações que simpatizam com o seu, o que lhe dá as premissas de uma felicidade que lhe está reservada no mundo dos Espíritos perfeitos, onde tudo é amor e benevolência: é um prazer negado aos egoístas.

(CONTINUA AMANHÃ)

PENSE ANTES DE RECLAMAR DA VIDA

domingo, 16 de janeiro de 2011

PENSAMENTO DO DIA

Domingo, 15 de Janeiro de 2011

"Sede autênticos com os vossos semelhantes e com vós próprios."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

Logo que o sol despontar ao horizonte, saúde-o com um pensamento de louvor ao Pai e Criador,

Levantando-se também e iniciando seu trabalho.

Mantenha firme em sua mente o desejo de ajudar a todos e de cumprir com perfeição todas as suas obrigações.

E, assim, poderá deitar-se, ao finalizar o dia, com a consciência feliz, por haver cumprido seu dever.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO QUARTO

CAPÍTULO I

PERDAS DE PESSOAS AMADAS

FELICIDADE E INFELICIDADE RELATIVAS


Trecentésima Vigésima Quarta Parte

934 – A PERDA DE PESSOAS QUE NOS SÃO QUERIDAS NÃO É UMA DAQUELAS QUE NOS CAUSAM UM DESGOSTO TANTO MAIS LEGITIMO POR SER IRREPARÁVEL E INDEPENDENTE DE NOSSA VONTADE?

- Essa causa de desgosto atinge tanto o rico como o pobre: é uma prova de expiação, e a lei comum. Mas é uma consolação poder comunicar-vos com vossos amigos pelos meios que tendes, esperando que, para isso, tenhais outros mais diretos e mais acessíveis aos vossos sentidos.

935 – QUEPENSAR DA OPINIÃO DAS PESSOAS QUE OLHAM AS COMUNICAÇÕES DE ALÉM-TÚMULO COMO UMA PROFANAÇÃO?

- Não pode haver nisso profanação quando há recolhimento, e quando a evocação é feita com respeito e decoro. O que o prova, é que os Espíritos que se vos afeiçoam vêm comprazer e são felizes com vossa lembrança e por conversarem convosco. Haveria profanação em fazê-lo com leviandade.

(A possibilidade de entrar em comunicação com os Espíritos é uma bem doce consolação, visto que ela nos proporciona o meio de conversar com nossos parentes e nossos amigos que deixaram a Terra antes de nós. Pela evocação, os aproximamos de nós, eles estão ao nosso lado, nos ouvem e nos respondem; não há, por assim dizer, mais separação ente eles e nós. Eles nos ajudam com seus conselhos, nos testemunham sua afeição e o contentamento que experimentam com nossa lembrança. É para nós uma satisfação sabê-los felizes, aprender por eles mesmos os detalhes de sua nova existência e adquirir a certeza de, por nossa vez, a eles nos reunir.)

936 – COMO AS DORES INCONSOLÁVEIS DOS SOBREVIVENTES AFETAM OS ESPÍRITOS A QUE SE DIRIGEM?

- O Espírito é sensível à lembrança e aos lamentos daqueles que amou, mas uma dor incessante e irracional o afeta penosamente, porque ele vê nessa dor excessiva uma falta de fé no futuro e de confiança em DEUS e, por conseguinte, um obstáculo ao progresso e, talvez, ao reencontro.

((O Espírito, estando mais feliz que sobre a Terra, lamentar-lhe a vida é lamentar que ele seja feliz. Dois amigos são prisioneiros e encerrados no mesmo cárcere; ambos devem ter um dia sua liberdade, mas um deles a obtém antes do outro. Seria caridoso, aquele que fica, estar descontente de que seu amigo seja libertado antes dele? Não haveria mais egoísmo que afeição de sua parte, em querer que partilhasse seu cativeiro e seus sofrimentos tanto tempo quanto ele? Ocorre o mesmo com dois seres que se amam sobre a Terra: aquele que parte primeiro, está livre primeiro, e devemos felicitá-lo por isso, esperando com paciência o momento em que o estaremos por nossa vez.)

(Faremos, sobre esse assunto, uma outra comparação. Tendes um amigo que, perto de vós, está numa situação muito penosa; sua saúde ou seu interesse exige que ele vá para um outro país,onde estará melhor sob todos os aspectos. Ele não estará mais perto de vós, momentaneamente, mas estareis sempre em correspondência com ele; a separação não será senão material. Estaríeis descontente com seu afastamento, visto que é para seu bem?)

(A Doutrina Espírita, pelas provas patentes que dá da vida futura, da presença em torno de nós, daqueles que amamos, da continuidade da sua afeição e da sua solicitude, pelas relações que nos faculta manter com eles, nos oferece uma suprema consolação numa das causas mais legítimas de dor. Com o Espiritismo, não há mais solidão, mais abandono, porquanto o homem mais isolado, tem sempre amigos perto de si, com os quais pode conversar.)

(Suportamos impacientemente as tribulações da vida e elas nos parecem tão intoleráveis que não compreendemos que as possamos suportar. Todavia, se as suportarmos com coragem, se houvermos imposto silêncio às nossas murmurações, nós nos felicitaremos quando estivermos fora dessa prisão terrestre, como o paciente que sofre se felicita, quando está curado, de ter se resignado a um tratamento doloroso.)

(CONTINUA AMANHÃ)

HISTORIA DA VIDA