sábado, 19 de setembro de 2009

PENSAMENTO DO DIA

19 de Setembro de 2009

"Enquanto louvam, as flores elevam-se aos céus."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

POLICIE suas palavras.

Evite termos impróprios e anedotas pesadas.

Lembre-se de que tudo o que dizemos permanece em nossa atmosfera mental, atraindo àqueles que pensam da mesma forma, e que passarão a formar o círculo comum em redor de nós.

Não ofenda com palavras baixas os anjos de DEUS, que se afastarão de você horrorizados.
A boa educação se manifesta também através das palavras que partem de nós.

O QUE É O ESPIRITISMO

CAPÍTULO SEGUNDO

NOÇÕES ELEMENTARES DO ESPIRITISMO

COMUNICAÇÕES COM O MUNDO INVISÍVEL

FIM PROVIDENCIAL DAS MANIFESTAÇÕES ESPÍRITAS

CONSEQÜÊNCIAS DO ESPIRITISMO

Décima Sétima Parte

101 – Suponhamos, pois, que os Espíritos sejam incap0azes de nada nos ensinar que nós já não o saibamos, ou que não podemos saber por nós mesmos, vê-se que a constatação da existência do Mundo Espiritual conduz, forçosamente, a uma revolução nas idéias. Ora, uma revolução nas idéias leva, forçosamente, a uma revolução na ordem das coisas, e é essa revolução que o Espiritismo prepara.

102 – Mas os espíritos fazem mais que isso; se suas revelações são cercadas de certas dificuldades e exigem minuciosas precauções para lhes constatar a exatidão, não é menos verdadeiro que os Espíritos esclarecidos, quando se sabe interrogá-los, e quando isso lhes é permitido, podem revelar fatos ignorados, nos dar explicações de coisas incompreendidas, e nos colocar sobre a senda de um progresso mais rápido.

É nisso, sobretudo, que o estudo completo e atento da ciência espírita é indispensável, a fim de não lhe pedir o que ela não pode dar; é ultrapassando os limites que se expõe a ser enganado.

103 – As menores causas podem produzir os maiores efeitos; é assim que, de um pequeno grão pode sair uma árvore imensa; que a queda de uma maçã fez descobrir a lei que rege os mundos; que as rãs saltando num prato revelaram a força galvânica; foi também assim, que do vulgar fenômeno das mesas girantes saiu a prova do mundo invisível, e dessa prova uma doutrina que, em alguns anos, deu a volta ao mundo, e pode regenerá-lo pela só constatação da realidade da vida futura.

104 – O Espiritismo ensina pouco quanto a verdades absolutamente novas, em virtude do axioma de que nada há de novo sob o sol. Não há verdades absolutas senão aquelas que são eternas; as que o Espiritismo ensina, estando fundadas sobre as leis da Natureza, existiram de todos os tempos; por isso delas se encontram os germes que um estudo mais completo e observações mais atentas têm desenvolvido. As verdades ensinadas pelo Espiritismo são, pois, antes conseqüências que descobertas.

O Espiritismo não descobriu nem inventou os Espíritos, nem descobriu o Mundo Espiritual, no qual se acreditou em todos os tempos; somente ele o prova por fatos materiais e o mostra sob sua verdadeira luz, livrando-o dos preconceitos e das idéias supersticiosas que engendram a dúvida e a incredulidade.

NOTA: Estas explicações, embora incompletas, bastam para mostra a base sobre a qual repousa o Espiritismo, o caráter das manifestações e o grau de confiança que elas podem inspirar segundo as circunstâncias.

(continua amanhã)

PADRE FÁBIO DE MELO NO PROGRAMA RAUL GIL - Parte II

Padre Fábio de Melo no Programa Raul Gil 2ª Parte

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

PENSAMENTO DO DIA


18 de Setembro de 2009


"As flores não sabem nem de sua pequenez nem de sua grandeza."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

PORQUE está guardando tantas coisas inúteis?

Para que tantas coisas em seus armários, quando seus irmãos estão com o deles vazios?

Distribua tudo àquilo que lhe não está servindo, para que sua alma não fique pesada demais, quando se afastar da Terra.

“O coração do homem está onde está seu tesouro”.

Se você juntar muitas coisas inúteis, a elas poderá permanecer preso, sem conseguir alçar vôo para as regiões bem-aventuradas.

O QUE É O ESPIRITISMO

CAPÍTULO SEGUNDO

NOÇÕES ELEMENTARES DO ESPIRITISMO

COMUNICAÇÕES COM O MUNDO INVISÍVEL

FIM PROVIDENCIAL DAS MANIFESTAÇÕES ESPÍRITAS

CONSEQÜÊNCIAS DO ESPIRITISMO


Décima Sexta Parte

A constatação do mundo espiritual que nos cerca, e de sua ação sobre o mundo corporal, é a revelação de uma das potências da Natureza e, por conseguinte, a chave de uma multidão de fenômenos incompreendidos, tanto na ordem física como na ordem moral.

Quando a Ciência tiver ser inteirado desta nova força, desconhecida para ela até este dia, retificará uma multidão de erros provenientes do fato de atribuir tudo a uma causa única: a matéria. O reconhecimento desta nova causa dos fenômenos da Natureza será uma alavanca paras o progresso, e produzirá o efeito da descoberta de um agente todo novo.

Com a ajuda da Lei espírita, o horizonte da Ciência se alargará, como se alargou com a ajuda da Lei da gravitação.

Quando os sábios, do alto de sua cátedra, proclamarem a existência do mundo espiritual e sua ação nos fenômenos da vida, infiltrarão na juventude o contrapeso das idéias materialistas, ao invés de predispô-la à negação do futuro.

Nas lições de filosofia clássica, os professores ensinam a existência da alma e seus atributos segundo as diferentes escolas, mas sem provas materiais. Não é estranho que agora, que essas provas chegaram, elas sejam repelidas e tratadas de supersticiosas por esses mesmos professores? Não é dizer aos seus alunos: nós vos ensinamos a existência da alma, mas nada a prova? Quando um sábio emite uma hipótese sobre uma questão tão cientifica, ele procura com zelo, acolhe com alegria, os fatos que podem fazer dessa hipótese uma verdade; como um professor de filosofia, cujo dever é provar aos seus alunos que eles têm uma alma, trata com desdém os meios de lhes dar uma demonstração patente?

(continua amanhã)

Padre Fábio de Melo - Programa Raul Gil - 1ª Parte

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

PENSAMENTO DO DIA

17 de Setembro de 2009

"Nos campos solitários e nos cumes desérticos nascem as mais belas flores."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

NÃO maltrate os animais!

São também filhos de DEUS e irmãos nossos menores, que não adquiriram a faculdade do raciocínio abstrato.

Mas são amigos que precisam de nossa ajuda e carinho.

Não lhes imponha trabalhos demais. Alimente-os bem. Trate-os em suas enfermidades.

Faça com essas criaturas de DEUS, que dependem de você, o mesmo que você gosta de receber dos Anjos do Bem.

O QUE É O ESPIRITISMO

CAPÍTULO SEGUNDO

NOÇÕES ELEMENTARES DO ESPIRITISMO

COMUNICAÇÕES COM O MUNDO INVISÍVEL

FIM PROVIDENCIAL DAS MANIFESTAÇÕES ESPÍRITAS

CONSEQÜÊNCIAS DO ESPIRITISMO

Décima Quinta Parte

A certeza da vida futura e suas conseqüências mudam totalmente a ordem das idéias e faz ver as coisas sob nova luz; é um véu levantado que descobre um horizonte imenso e esplêndido. Diante do infinito e da grandiosidade da vida além-túmulo, a vida terrestre se apaga, como um segundo diante dos séculos, como o grão de areia diante da montanha. Tudo aí se torna pequeno, mesquinho, e espanta-se da importância que se deu a coisas tão efêmeras e tão pueris. Daí, nos acontecimentos da vida, uma calma, uma tranqüilidade, que já é felicidade em comparação com as balbúrdias, os tormentos que nos impomos para nos elevarmos acima dos outros; daí também, para as vicissitudes e as decepções, uma indiferença mesmo que, tirando toda presa ao desespero, afasta os mais numerosos casos de loucura e desvia o pensamento do suicídio. Com a certeza do futuro o homem espera e se resigna; com a dúvida, ele perde a paciência, porque não espera nada do presente.

O exemplo daqueles que viveram, prova que a soma da felicidade futura está em razão do progresso moral alcançado e do bem que se fez sobre a Terra; que a soma da infelicidade está em razão da soma dos vícios e das más ações, resultando disso em todos aqueles que estão bem convencidos dessa verdade, uma tendência toda natural a fazer o bem e a evitar o mal.

Quando a maioria dos homens estiver imbuída dessa idéia, quando professar esses princípios e praticar o bem, disso resultará que o bem se imporá sobre o mal neste mundo; que os homens não procurarão mais se prejudicarem mutuamente, que eles regularão suas instituições sociais para o bem de todos, e não em proveito de alguns; em uma palavra, compreenderão que alei da caridade ensinada pelo CRISTO é a fonte da felicidade, mesmo neste mundo, e basearão suas leis civis sobre a lei da caridade.

(continua amanhã)

PADRE FÁBIO DE MELO - PANORAMA ENTREVISTA 9ª Parte

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

PENSAMENTO DO DIA

16 de Setembro de 2009

"Não esperes grandes tarefas, tampouco reconhecimento do mundo."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

AJUDE à Natureza!

Não destrua os bens que a natureza coloca a seu dispor, para ajudá-lo a progredir.

Coopere com as árvores, porque elas cooperam com a sua vida, na purificação do ar que você respira.

Colabore com a pureza das fontes, porque elas lhe fornecem água para dessedentar seu corpo.

Auxilie o solo a produzir, para que o pão seja sempre farto na mesa de todos.

Ajude à Natureza!

O QUE É O ESPIRITISMO

CAPÍTULO SEGUNDO

NOÇÕES ELEMENTARES DO ESPIRITISMO

COMUNICAÇÕES COM O MUNDO INVISÍVEL

FIM PROVIDENCIAL DAS MANIFESTAÇÕES ESPÍRITAS

CONSEQÜÊNCIAS DO ESPIRITISMO


Décima Quarta Parte

A dúvida com relação à vida futura conduz, naturalmente, a tudo sacrificar aos gozos do presente, daí a importância excessiva atribuída aos bens materiais.

A importância atribuída aos bens materiais excita a cobiça, a inveja, o ciúme daquele que tem pouco contra aquele que tem muito. Da cobiça ao desejo de se obter a todo custo o que possui seu vizinho, há apenas um passo; daí o ódio, as disputa, os processos, as guerras e todos os males engendrados pelo egoísmo.

Com a dúvida sobre o futuro, o homem, oprimido nesta vida pelos desgostos e pelo infortúnio, não vê senão na morte o fim dos seus sofrimentos; nada mais esperando, ele acha racional abreviá-los pelo suicídio.
Sem esperança no futuro, é muito natural que o homem se afete se desespere diante das decepções que experimenta. As agitações violentas que delas recebe produzem em seu cérebro um abalo, causa da maioria dos casos de loucura.

Sem a vida futura, a vida presente é para o homem a coisa capital, o único objeto de suas preocupações, e a ela tudo relaciona. Por isso, quer a qualquer preço gozar, não somente dos bens materiais, mas de honrarias; aspira a brilhar, a se elevar acima dos outros, a eclipsar seus vizinhos por seu fausto e sua posição; daí a ambição desenfreada e a importância que dá aos títulos e a todas as futilidades da vaidade, pelas quais ele sacrificaria até sua própria honra, porque não vê nada além.

(continua amanhã)

PADRE FÁBIO DE MELO - PANORAMA ENTREVISTA - 8ª Parte

terça-feira, 15 de setembro de 2009

PENSAMENTO DO DIA

15 de Setembro de 2009


"Havemos de manifestar discernimento por meio de um sentido interior que fala no silêncio do ser."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

COOPERE com sua pátria, para engrandecer-se a si mesmo.

A pátria é a reunião de todos nós.

No entanto, evite buscar apenas vantagens pessoais, pois, aquilo que retirar a mais para você estará prejudicando a outrem, que receberá menos.

Qualquer função é útil à comunidade, e o bem da coletividade se distribui a todos os cidadãos.

Não abuse de seus privilégios.

O QUE É O ESPIRITISMO

CAPÍTULO SEGUNDO

NOÇÕES ELEMENTARES DO ESPIRITISMO

COMUNICAÇÕES COM O MUNDO INVISÍVEL

FIM PROVIDENCIAL DAS MANIFESTAÇÕES ESPÍRITAS

CONSEQÜÊNCIAS DO ESPIRITISMO

Décima Terceira Parte

100 – Em face da incerteza das revelações feitas pelos Espíritos, pergunta-se: para que pode servir o estudo do Espiritismo?
Ele serve para provar materialmente a existência do mundo espiritual. O mundo espiritual estando formado pelas almas daqueles que viveram, disso resulta a prova da existência da alma e da sua sobrevivência ao corpo.
As almas que se manifestam, revelam suas alegrias e seus sofrimentos segundo a maneira que empregaram a vida terrestre; disso resulta a prova das penas e das recompensas futuras.

As almas ou Espíritos, descrevendo seu estado e sua situação, corrigem as idéias falsas que se fazia sobre a vida futura e, principalmente, sobre a natureza e a duração das penas.

A vida futura passando, assim, do estado de teoria vaga e incerta ao estado de fato consumado e positivo, disso resulta a necessidade de trabalhar, o mais possível, durante a vida presente, que é de curta duração, em proveito da vida futura, que é indefinida.

Suponhamos que um home de vinte anos tenha a certeza de morrer aos vinte e cinco; que fará durante esses cinco anos? Trabalhará para o futuro? Seguramente não. Ele se esforçará em gozar o mais possível e consideraria um logro se impor fadiga e privações sem objetivo. Mas, se ele tivesse a certeza de viver até os oitenta anos, agiria de outro modo, porque compreenderia a necessidade de sacrificar alguns instantes do repouso presente para assegurar o repouso futuro durante muitos anos.

Ocorre o mesmo com aquele para quem a vida futura é uma certeza.

(continua amanhã)

PANORAMA ENTREVISTA 7ª Parte - Padre Fábio de Melo

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

PENSAMENTO DO DIA









14 de Setembro de 2009
"A pretensão de atingir patamares elevados apenas retarda os passos."
Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

NÃO se impressione com seus sonhos!

Isto poderia levá-lo a extravagâncias ridículas.

Viva acordado no bem, e os sonhos serão belos e bons.

Se alguma característica de verdade lhe for revelada num sonho, aceite-a com simplicidade.

Mas não se deixe levar a interpretações supersticiosas.

Procure sempre o lado bom das coisas.

O QUE É O ESPIRITISMO

CAPÍTULO SEGUNDO

NOÇÕES ELEMENTARES DO ESPIRITISMO

COMUNICAÇÕES COM O MUNDO INVISÍVEL

FIM PROVIDENCIAL DAS MANIFESTAÇÕES ESPÍRITAS

ESCOLHOS DOS MÉDIUNS

CHARLATANISMO

Décima Segunda Parte

98 – espanta-se em encontrar comunicações contraditórias assinadas com o mesmo nome. Só os Espíritos inferiores podem ter, segundo as circunstâncias, uma linguagem diferente, pois os Espíritos Superiores jamais se contradizem. Quem esteja pouco iniciado nos mistérios do mundo espiritual, sabe com que facilidade certos Espíritos se adornam de nomes emprestados para darem mais crédito às suas palavras; pode-se disso concluir, com certeza, que se duas comunicações radicalmente contraditórias quanto ao fundo do pensamento, levam o mesmo nome respeitável, uma das duas é necessariamente apócrifa.

99 – Dois meios podem servir para fixar as idéias sobre as questões duvidosas: o primeiro é submeter as comunicações ao controle severo da razão, do bom senso e da lógica. É uma recomendação que fazem todos os bons Espíritos, e que procuram não fazer os Espíritos enganadores que sabem muito bem não poder senão perder com um exame sério e, por isso, evitam a discussão e querem ser acreditados sob palavra.
O segundo critério da verdade está na concordância do ensinamento. Quando o mesmo principio é ensinado sobre vários pontos, por diferentes Espíritos e médiuns estranhos uns aos outros, e que não estão sob a mesma influência, pode-se disso concluir que ele é mais verdadeiro que aquele que emana de uma só fonte e se encontra em contradição com a maioria (O Livro dos Médiuns, cap. XXVII: As contradições e as mistificações – Revista Espírita, abril 1864, pág. 99: Autoridade da doutrina Espírita – A Moral do Evangelho Segundo e Espiritismo, introdução, pág. VI).

(continua amanhã)

PANORAMA ENTREVISTA 6ª Parte - PadreFábio de Melo

domingo, 13 de setembro de 2009

PENSAMENTO DO DIA


13 de Setembro de 2009


"A ti se pede entrega, serviço ao Plano Evolutivo e cumprimento imediato da tarefa."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

ACATE com respeito todas as religiões.

Cada homem tem o direito de escolher o caminho que prefere.

Respeite a liberdade de crença dos outros, tanto quanto aprecia que respeitem a sua.

Não discuta nem procure tirar alguém do caminho em que se acha, a não ser que seja procurado para isso.

Respeite, para ser respeitado.

O QUE É O ESPIRITISMO

CAPÍTULO SEGUNDO

NOÇÕES ELEMENTARES DO ESPIRITISMO

COMUNICAÇÕES COM O MUNDO INVISÍVEL

FIM PROVIDENCIAL DAS MANIFESTAÇÕES ESPÍRITAS

ESCOLHOS DOS MÉDIUNS

CHARLATANISMO


Décima Primeira Parte

96 – O Espírito revela a sua identidade por uma multidão de circunstância que ressaltam das comunicações onde se refletem seus hábitos, seu caráter, sua linguagem e até suas locuções familiares. Ela se revela ainda pelos detalhes íntimos, nos quais ele entra espontaneamente com as pessoas às quais se afeiçoa, e que são os melhores. Mas é muito raro que ele satisfaça as questões diretas que lhe são dirigidas a esse respeito, sobretudo se elas são feitas por pessoas que lhe são indiferentes, com um objetivo de curiosidade e de prova. O Espírito prova a sua identidade como quer, ou como pode, segundo o gênero da faculdade do seu intérprete, e, freqüentemente, essas provas são superabundantes. O errado é querer que ele as dê à maneira do evocador; é quando ele se recusa a se submeter às suas exigências. (O Livro dos Médiuns, cap. XXIV: identidade dos Espíritos; Revista Espírita, 1862, pag. 82: Fatos da Identidade).

CONTRADIÇÕES

97 – As contradições que se notam, com bastante freqüência, na linguagem dos Espíritos, podem espantar apenas aqueles que não têm da ciência espírita senão um conhecimento incompleto. Elas são s conseqüência da própria natureza dos Espíritos que, quando falam, não sabem as coisas senão em razão de seu adiantamento, e das quais alguns podem saber menos que certos homens. Sobre uma multidão de pontos, eles não podem emitir senão uma opinião pessoal, que pode ser mais ou menos justa, e conservar o reflexo dos preconceitos terrestres dos quais não estão despojados.

Outros fazem os próprios sistemas sobre o que não conhecem ainda, particularmente no que tange às questões cientificas e à origem das coisas. Não há, pois, nada de surpreendente em que não estejam sempre de acordo.

(continua amanhã)

PROGRAMA DIREÇÃO ESPIRITUAL 5ª Parte - Padre Fábio de Melo