sábado, 15 de maio de 2010

PENSAMENTO DO DIA

15 de Maio de 2010

"Para chegardes à unidade, ireis além das estruturas sociais que ainda vos escravizam."

MINUTO DE SABEDORIA

CULTIVE a alegria em dose máxima.

Alegria, porém, não é barulho: é um estado de alma de quem sente em si a plenitude da vida.

A alegria provém de dentro de nós mesmos, da consciência tranqüila, do cumprimento exato de nossos deveres, e vibra em nós apesar de todos os sofrimentos, calunias e injustiças.

Seja alegre sempre e, quando a tristeza quiser encobrir o sol de sua vida, entoe um cântico de louvor ao PAI, e a luz brilhará novamente em você.

O LIVRO DOS ESPIRITOS


LIVRO SEGUNDO

CAPÍTULO VI

VIDA ESPÍRITA


Octogésima Quinta Parte

1. Espíritos Errantes – 2. Mundos Transitórios – 3. Percepções, Sensações e Sofrimentos dos Espíritos – 4. Ensaio Teórico Sobre a Sensação nos Espíritos – 5. Escolha das Provas – 6. Relações do Além-Túmulo – 7. Relações Simpáticas e Antipáticas dos Espíritos – 8. Lembranças da Existência Corpora – 9. Comemoração dos Mortos. Funerais.

ESPÍRITOS ERRANTES

223 – A ALMA SE ENCARNA IMEDIATAMENTE APÓS TER SE SEPARADO DO CORPO?

- Algumas vezes reencarna imediatamente; porém, com mais freqüência, depois de intervalos mais ou menos longos. Nos mundos superiores, a reencarnação é, quase sempre, imediata; a matéria corporal sendo menos grosseira, o Espírito encarnado goza aí de quase todas as suas faculdades de Espírito; seu estado normal é dos vossos sonâmbulos lúcidos.

224 – QUE SE TORNA A ALMA NOS INTERVALOS DAS ENCARNAÇÕES?

- Espírito errante que aspira a seu novo destino; ele espera.

- QUAL PODE SER A DURAÇÃO DESSES INTERVALOS?

- De algumas horas a alguns milhares de séculos. De resto, não há, propriamente falando, limite extremo assinalado para o estado errante, que pode prolongar-se por mui9to tempo, mas que, entretanto, não é jamais perpétuo. O Espírito encontra sempre, cedo ou tarde, oportunidade de recomeçar uma existência que sirva à purificação das anteriores.

- ESSA DURAÇÃO ESTÁ SUBORDINADA À VONTADE DO ESPÍRITO OU PODE LHE SER IMPOSTA COMO EXPIAÇÃO?

- É uma conseqüência do livre-arbítrio. Os Espíritos sabem perfeitamente o que fazem, porém, para alguns é também uma punição imposta por DEUS. Outros pedem para que ela seja prolongada, a fim de continuarem estudos que não podem ser feitos com proveito, senão no estado de Espírito.

(CONTINUA AMANHÃ)

DIVALDO FRANCO - A DÁDIVA DO PERDÃO

sexta-feira, 14 de maio de 2010

PENSAMENTO DO DIA

14 de Maio de 2010

"Uma vontade superior vos prepara. Essa é a grande obra da redenção verdadeira."

MINUTO DE SABEDORIA

TENHA dinamismo em sua vida!

Não fique ai parado, de braços cruzados;

Não são as idéias bonitas que valem.

São as ações práticas!

Os pés que não caminham criam raízes.

A vida é luta!

Não esperem que os necessitados o venham procurar: vá visitá-los em seus tugúrios.

Leve uma palavra de conforto, um sorriso de compreensão, um pensamento de ternura.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO SEGUNDO

CAPÍTULO V

CONSIDERAÇÕES SOBRE A PLURALIDADE DAS EXISTÊNCIAS

Octogésima Quarta Parte

As próprias palavras de JESUS não podem deixar dúvidas a respeito.
Eis o que diz no Evangelho segundo São João, capitulo III:

3. “JESUS, respondendo a Nicodemos, disse: Em verdade, em verdade te digo, que se um homem não nascer de novo, não pode ver o reino de DEUS.”

4. “Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer uma segunda vez?”

5. “JESUS respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se um homem não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de DEUS. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te espantes do que te disse. É preciso que nasçais de novo.”

(CONTINUA AMANHÃ)

CONFLITOS EXISTENCIAIS = DIVALDO FRANCO

quinta-feira, 13 de maio de 2010

PENSAMENTO DO DIA

13 de Maio de 2010

"Deveis estar prontos a emendar erros esquivos. Assim, o ego irá perdendo o reinado."

MINUTO DE SABEDORIA

DEUS está dentro de você!

Mas está também dentro de todas as demais criaturas que você encontra.

Mesmo naqueles que não agem com acerto, está habitando permanentemente a Divindade, que dos erros das criaturas humanas faz nascer o bem e o progresso.

Não julgue, pois, apressadamente, pois aquilo que lhe parece ser um erro pode ser o inicio de um resultado maravilhoso.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO SEGUNDO

CAPÍTULO V

CONSIDERAÇÕES SOBRE A PLURALIDADE DAS EXISTÊNCIAS

Octogésima Terceira Parte

Uma vez que João Batista era Elias, há, pois, uma reencarnação do Espírito ou da alma de Elias no corpo de João Batista.

Qualquer que seja, de resto, a opinião que se tenha sobre a reencarnação, que se aceite ou não, se existe deve ser suportada, não obstante toda a crença em contrário. O ponto essencial é que o ensinamento dos Espíritos é eminentemente cristão; apóia-se na imortalidade da alma, nas penas e recompensas futuras, na justiça de DEUS, no livre-arbítrio do homem, na moral do CRISTO, não sendo, portanto, anti-religioso.

Raciocinamos, como dissemos, abstração feita de todo ensinamento espírita – que para certas pessoas não tem autoridade –m que, se nós, e tantos outros, adotamos a opinião da pluralidade das existências, não é só porque ela nos veio dos Espíritos, mas porque nos pareceu a mais lógica e a única que resolveu essas questões, até então insolúveis.

Viesse ela de um simples mortal e a teríamos adotado da mesma forma e não hesitaríamos mais tempo em renunciar às nossas próprias idéias. Do momento que um erro está demonstrado, o amor-próprio tem mais a perder, que a ganhar, se se obstina em uma idéia falsa. Do mesmo modo nós a teríamos repelido, embora vinda dos Espíritos, se nos parecesse contrária à razão, como repelimos tantas outras, porque sabemos por experiência que não é preciso aceitar cegamente tudo o que vem deles, como aquilo que vem da parte dos homens. Seu primeiro título, para nós, antes de tudo, é de ser lógico, mas existe outro que é de ser confirmado pelos fatos positivos, e, por assim dizer, materiais, que um estudo atento e racional pode revelar a qualquer um que se dê ao trabalho de observar com paciência e perseverança, na presença daqueles que não permitem mais a dúvida. Quando esses fatos se popularizarem como os da formação e do movimento da Terra, será necessário reconhecer a evidência, e os seus opositores terão gasto em vão os argumentos contrários. Reconheçamos, pois, em resumo, que a doutrina da pluralidade das existências é a única que explica isto que, sem ela é inexplicável; que ela é eminentemente consoladora, conforme a mais rigorosa justiça e é, para o homem, a âncora de salvação dada por DEUS em sua misericórdia.

(CONTINUA AMANHÃ)

ANJO GUARDIÃO - 3 RESPOSTAS DE DIVALDO FRANCO

quarta-feira, 12 de maio de 2010

PENSAMENTO DO DIA

12 de Maio de 2010

"A obra divina sobre o homem já teve início e é parte dela terdes sido convocados a contribuir."

MINUTO DE SABEDORIA

ENQUANTO dispuser de tempo, nesta Terra, dirija seus passos pela senda do bem.

Procure agir, fazer sempre alguma coisa em beneficio de alguém, embora seja apenas uma palavra de conforto, um gesto de carinho, um sorriso de incentivo.

Faça alguma coisa em favor do próximo, e terá o coração cheio de alegria e de felicidade.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO SEGUNDO

CAPÍTULO V

CONSIDERAÇÕES SOBRE A PLURALIDADE DAS EXISTÊNCIAS

Octogésima Segunda Parte


Essas questões poderiam ser multiplicadas ao infinito, porque os problemas psicológicos e morais que não encontram solução, senão na pluralidade das existências, são inumeráveis, limitando-nos aos mais gerais. Qualquer que ele seja, dir-se-á que a doutrina da reencarnação não é admitida pela igreja, pois, a subversão da religião.

Nosso objetivo não é tratar esta questão neste momento; é-nos suficiente o termos demonstrado que ela é eminentemente moral e racional. Ora, o que é moral e racional, não pode ser contrário a uma religião que proclama DEUS a bondade e a razão por excelência. Que teria sido da religião se, contra a opinião universal e o testemunho da Ciência, ela se obstinasse contra a evidência, e rejeitasse do seu seio todos os que não acreditassem no movimento do Sol e nos seis dias da Criação? Que crédito houvera merecido, e que autoridade teria tido, entre povos esclarecidos, uma religião baseada em erros manifestos dados como artigos de fé? Quando a evidência se patenteou, a Igreja se colocou a seu lado. Se está provado que, sem a reencarnação, as coisas que existem são impossíveis , se certos pontos do dogma não podem ser explicados senão por este meio, é preciso admitir-se e reconhecer-se que o antagonismo desta doutrina e desses dogmas não é mais que aparente. Mais tarde mostraremos que a religião está menos distanciada do que se pensa, do movimento da Terra e dos períodos geológicos que, à primeira vista, parecem desmentir os textos sagrados. O princípio da reencarnação ressalta, aliás, de várias passagens das Escrituras e se encontra notavelmente formulado, de maneira explicita no Evangelho.

“Quando desciam do monte (após a transfiguração), JESUS lhes ordenou, dizendo: A ninguém conteis do que acabais de ver, até que o Filho do homem seja ressuscitado de entre os mortos. Os seus discípulos então a interrogaram dizendo: Por que, pois, dizem os escribas que é preciso que Elias venha primeiro? Mas JESUS lhes respondeu:

Em verdade, Elias virá primeiro, e restabelecerá todas as coisas. Mas declaro-vos que Elias já veio, e não o conheceram, mas fizeram-lhe sofrer tudo o que quiseram.

Assim farão eles também morrer o filho do homem. Então entenderam os discípulos que lhes falara de João Batista” (São Mateus, cap. XVII).

(CONTINUA AMANHÃ)

DIVALDO FRANCO E OS PRETOS VELHOS

terça-feira, 11 de maio de 2010

PENSAMENTO DO DIA


11 de Maio de 2010

"Como Novo Ser, sabereis governar, mas também subordinar-vos. Ambas as condutas terão para vós igual sentido."

MINUTO DE SABEDORIA

PROCURE cultivar a verdade, em relação aos outros, e também em relação a você mesmo.

Só a verdade nos fará chegar à perfeição, porque ela nos faz conhecer o que real e verdadeiramente somos.

E só chegaremos a ser perfeitos quando nos conhecermos, a fim de podermos corrigir-nos de nossos defeitos e lançar-nos à conquista das virtudes que nos faltam.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO SEGUNDO

CAPÍTULO V

CONSIDERAÇÕES SOBRE A PLURALIDADE DAS EXISTÊNCIAS

Octogésima Primeira Parte

Vimos a alma em seus passado e em seu presente; se a considerarmos quanto ao seu futuro, encontraremos as mesmas dificuldades:

1 – Se nossa existência atual, unicamente, deve decidir o nosso destino, qual é, na vida futura, a posição respectiva do selvagem e do homem civilizado? Estão eles no mesmo nível ou distanciados em relação à felicidade eterna?

2 – O homem que trabalhou toda a sua vida no seu aprimoramento está na mesma posição daquele que permaneceu inferior, na por sua culpa, mas porque não teve tempo, nem possibilidade de se aperfeiçoar?

3 – O homem que praticou o mal porque não pôde se esclarecer será culpado de um estado de coisas que não dependeu dele?

4 – Trabalha-se paras esclarecer, moralizar e civilizar os homens. Mas por um que se esclarece, há milhões que morrem, cada dia, antes que a luz chegue até eles. Qual o destino destes últimos? São tratados como réprobos? No caso contrário, que fizeram para merecerem estar na mesma categoria que os outros?

5 – Qual o destino das crianças que morrem em tenra idade, antes de poderem fazer o bem ou o mal? Se estão entre os eleitos, por que este favor, sem haverem nada feito para o merecer? Por qual privilégio estão isentas das tribulações da vida?

Existe uma doutrina que possa resolver todas essas questões?

Admiti as existências consecutivas e tudo se explicará conforme a justiça de DEUS. O que não se puder fazer numa existência, se fará em outra. È assim que ninguém escapa à lei do progresso, em que cada um será recompensado segundo o seu mérito real, e ninguém está excluído da felicidade suprema, a que todos podem pretender, quaisquer que sejam os obstáculos que tenham encontrado em seu caminho.

(CONTINUA AMANHÃ).

DIVALDO FRANCO - FALANDO FRANCAMENTE 3/3

segunda-feira, 10 de maio de 2010

PENSAMENTO DO DIA

10 de maio de 2010

Mantenha uma atitude vitoriosa!

Quando você olha para uma pessoa curvada e triste, perde a confiança.

Não deixe que alguém pense isso a seu respeito.

Seja e demonstre confiança e otimismo!

MINUTO DE SABEDORIA

JAMAIS desanime!

Embora sua dor pareça insuportável e sem remédio, ela há de terminar, e a alegria voltará a brilhar em seu coração.

Não há noite eterna à qual não suceda a luz de um dia radiante.
Dos sofrimentos passados, conservamos apenas uma lembrança quase apagada.

Assim acontecerá amanhã com os sofrimentos de hoje.

Entregue tudo ao Tempo. Que, com sua mão compassiva, balsamizará todas as suas dores.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO SEGUNDO

CAPÍTULO V

CONSIDERAÇÕES SOBRE A PLURALIDADE DAS EXISTÊNCIAS

Octogésima Parte

Admitamos, ao contrário, uma sucessão de existências anteriores progressivas e tudo estará explicado, Os homens trazem, ao nascer, a intuição do que aprenderam antes. São mais ou menos avançados segundo o número de existências que viveram, segundo estejam mais ou menos distantes do ponto de partida; absolutamente como numa reunião de indivíduos de todas as idades , cada um terá um desenvolvimento proporcional ao número de anos que tenham vivido.

As existências sucessivas serão, para a vida da alma, o que os anos são para a vida do corpo. Reuni, um dia, mil indivíduos de um a oitenta anos; suponde que um véu caia sobre todos os dias que precederam e que na vossa ignorância os creiais nascidos no mesmo dia; perguntareis, naturalmente, por que uns são grandes e os outros pequenos, uns velhos e outros jovens, uns instruídos e outros ainda ignorantes; mas se a nuvem que oculta o passado vem a se dissipar, compreendereis que eles viveram um tempo mais ou menos longo, e tudo se explicará.

DEUS, em sua justiça, não pode ter criado almas mais, ou menos, perfeitas; mas, com a pluralidade das existências, a desigualdade que vemos não contraria a mais rigorosa eqüidade, pois apenas vemos o presente, não o passado. Repousa este raciocínio sobre um sistema ou uma suposição gratuita? Não, partimos de um fato patente, incontestável; a desigualdade das aptidões e do desenvolvimento intelectual e moral, que se encontra inexplicado em todas as teorias correntes, enquanto que a explicação é simples, natural, lógica, por uma outra teoria. É racional preferir aquela que não explica nada a esta que explica?

Em relação a sexta questão, dir-se-á, sem dúvida, que o hotentote é de raça inferior; então perguntaremos se o hotentote é um homem ou não. Se é um homem, por que DEUS o fez, e à sua raça, deserdado dos privilégios concedidos à raça caucásica?

Se não é um homem, por que procurar fazê-lo cristão? A Doutrina Espírita tem mais amplitude do que tudo isto. Segundo ela, não há várias espécies de homens, há apenas homens cujos espíritos estão mais ou menos atrasados, mas suscetíveis de progresso; isto não está mais conforme a justiça de DEUS?

(CONTINUA AMANHÃ)

CONVERSANDO COM DIVALDO FRANCO - 2/3

domingo, 9 de maio de 2010

PENSAMENTO DO DIA

09 de Maio de 2010

"Há um só “eu” em todos os seres, “eu” que pode fundar novas raças pela ação da vida divina."

MINUTO DE SABEDORIA

ONDE quer que encontre uma criança, derrame sobre ela todo seu carinho, estenda-lhe a mão para ajudá-la a crescer.

Em cada criança, existe um dia novo que surgem para a felicidade do mundo.

Em casa, na escola, num jardim, num hospital, jamais olhe com indiferença para uma criança: facilite ao máximo a estrada que ela vai percorrer e semeie de flores o caminho que ela palmilhar.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO SEGUNDO

CAPÍTULO V

CONSIDERAÇÕES SOBRE A PLURALIDADE DAS EXISTÊNCIAS

Setuagésima Nona Parte.

Se não há reencarnação, não há senão uma existência corporal, isto é evidente. Se nossa atual existência corporal é a única, a alma de cada homem é criada no seu nascimento, a menos que se admita a anterioridade da alma, caso em que se perguntaria o que era a alma antes do seu nascimento e se esse estado não consistiria de alguma forma, uma existência. Não há meio termo: ou a alma existia ou não existia antes do corpo; se ela existia antes do corpo, qual era a sua situação?

Tinha, ou não, consciência de si mesma? Se não tinha consciência é como se não existisse. Se tinha sua individualidade, era ela progressiva ou estacionária? Num ou noutro caso, em que grau estava ao tomar o corpo? Admitindo, de acordo com a crença vulgar, que a alma nasce com o corpo, ou, o que a ser o mesmo, que antes da encarnação ela não tinha senão faculdades negativas colocamos as seguintes questões:

1 – Por que a alma mostra aptidões tão diversas e independentes das idéias adquiridas pela educação?

2 – De onde vem a aptidão extra normal, de certas crianças de tenra idade por tal arte ou tal ciência, enquanto outras se conservam inferiores ou medíocres, por toda a vida?

3 – De onde provém, para alguns, as idéias inatas ou intuitivas que não existem em outros?

4 – De onde vêm, para certas crianças, os instintos precoces de vícios ou virtudes, os sentimentos inato de dignidade ou de baixeza, que contrastam com o meio em que nasceram?

5 – Por que certos homens, abstração feita da educação, são uns mais avançados que outros?

6 – Por que há selvagens e homens civilizados? Se tomardes uma criança hotentote recém-nascida e a educardes nas melhores escolas, fareis dela, um dia, um Laplace ou um Newton?

Perguntamos qual é a filosofia ou a teosofia capaz de resolver estes problemas? Não resta dúvida que ou as almas são iguais ao nascerem ou são desiguais. Se são iguais, por que aptidões tão diversas? Dir-se-ia que isto depende do organismo? É, então, a doutrina mais monstruosa e mais imoral. O homem não é mais que uma máquina, joguete da matéria, sem responsabilidade dos seus atos, podendo tudo repelir em razão de suas imperfeições físicas. Se elas são desiguais é que DEUS as criou assim; mas, então, por que a superioridade inata concedida a algumas? Esta parcialidade está conforme a sua justiça e o amor igual que Ele tem a todas as suas criaturas?

(CONTINUA AMANHÃ)

DIVALDO FRANCO FALANDO FRANCAMENTE 1/3