sábado, 18 de dezembro de 2010

PENSAMENTO DO DIA

Sábado, 18 de dezembro de 2010.

Grande é um atleta vitorioso, porém maior vencedor é quem conquistou a si mesmo.

Helena Roerich

MINUTO DE SABEDORIA

Seja alegre e otimista.

Não perca tempo em olhar para trás, para ver o que já fez.

Olhe para frente e caminhe confiante e alegre, praticando o bem e ajudando a todos.

Dê a mão a cada criatura que se lhe aproxima, diga sempre uma palavra de conforto e carinho, tenha para todos um sorriso de bondade, e a verdadeira felicidade passará a constituir seu clima permanente de vida.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

LIVRO TERCEIRO

AS LEIS MORAIS

CAPÍTULO X

IX – LEI DE LIBERDADE


RESUMO TEÓRICO DA MOTIVAÇÃO DAS AÇÕES DO HOMEM

Duzentéssima Noventésima Quinta Parte

872 – A questão do livre-arbítrio pode ser resumida assim: o homem não é fatalmente conduzido ao mal; os atos que ele realiza não estão antecipadamente escritos; os crimes que ele comete não resultam de uma sentença do destino. Ele pode, como prova e como expiação, escolher uma existência em que terá os arrastamentos do crime, seja pelo meio em que está colocado, seja pelas circunstâncias que sobrevirão, mas está sempre livre para agir ou não agir. Assim, no estado de Espírito, o livre-arbítrio existe na escolha da existência e das provas, e no estado corporal, na faculdade de ceder, ou de resistir, aos arrastamentos aos quais estamos voluntariamente submetidos. Cabe à educação combater essas más tendências e o fará utilmente quando estiver baseada no estudo profundo da natureza moral do homem. Pelo conhecimento das leis que regem essa natureza moral, chegar-se-á a modificá-la, como se modifica a inteligência pela instrução, e o temperamento pela higiene.

O Espírito liberto da matéria, e no estado errante, faz a escolha de suas existências corporais futuras, segundo o grau de perfeição que alcançou e é nisso, como dissemos, que consiste, sobretudo, seu livre-arbítrio. Essa liberdade não é anulada pela encarnação; se cede à influência da matéria. É porque sucumbe sob as próprias provas que escolher e é para ajudá-lo a superá-las que ele pode invocar a assistência de DEUS e dos bons Espíritos.


Sem o livre-arbítrio o homem não tem nem demérito no mal, nem mérito no bem, e isso é igualmente reconhecido no mundo, onde se proporciona sempre a censura ou elogio à intenção, quer dizer a vontade. Ora, quem diz vontade, diz liberdade. O homem, portanto, não saberia procurar uma desculpa de suas faltas no seu organismo sem abdicar de sua razão e da sua condição de ser humano, para se assemelhar ao animal. Se assim o é para o mal, o será também para o bem. Mas quando o homem faz o bem, tem grande cuidado em se fazer merecedor e não procura, por isso, gratificar seus órgãos, o que prova que, instintivamente, ele não renuncia, malgrado a opinião de alguns sistemáticos, ao melhor privilégio de sua espécie: a liberdade de pensar.


(CONTINUA AMANHÃ)

DIVALDO FRANCO - NAS FRONTEIRAS DA LOUCURA - Parte 5

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

PENSAMENTO DO DIA


Sexta feira, 17 de dezembro de 2010.


Um que se considere vencedor deve lembrar-se da impermanência das coisas terrenas.

Helena Roerich

MINUTO DE SABEDORIA

Você não tem inimigos externos!

Inimigos nossos são os pensamentos errôneos que todos nós temos, e que lançamos ao ar, atraindo pensamentos semelhantes ao próximo.

Na realidade, ninguém pode ser inimigo nosso, pois, DEUS habita dentro de cada um de nós.

Anule as inimizades emitindo pensamentos de tolerância e de amor a todas as criaturas, que são templos de DEUS.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

LIVRO TERCEIRO

AS LEIS MORAIS


CAPÍTULO X


IX – LEI DE LIBERDADE


CONHECIMENTO DO FUTURO

Duzentéssima Noventésima Quarta Parte

871 – VISTO QUE DEUS SABE TUDO, SABE, IGUALMENTE, SE UM HOMEM DEVE, OU NÃO, SUCUMBIR EM UMA PROVA; POR CONSEGUINTE, QUAL A NECESSIDADE DESSA PROVA, VISTO QUE ELA NÃO PODE ENSINAR COISA ALGUMA A DEUS, QUE JÁ NÃO SAIBA, SOBRE A VIDA DESSE HOMEM?

- Com isso queres perguntar por que DEUS não criou o homem perfeito e realizado; por que o homem deve passar pela infância antes de atingir a idade adulta. A prova não tem o objetivo de esclarecer a DEUS sobre o mérito desse homem, porque DEUS sabe perfeitamente o que ele quer, mas de deixar a esse homem toda a responsabilidade de sua ação, visto que tem a liberdade de fazer ou não fazer. Tendo o homem a escolha entre o bem e o mal, a prova tem por efeito colocá-lo em luta com a tentação do mal e deixar-lhe todo o mérito da resistência. Ora, visto que DEUS sabe muito bem, e antecipadamente, se ele triunfará ou não, não pode, em sua justiça, nem puni-lo nem recompensá-lo por um ato que ainda não tenha praticado.

(Assim o é entre os homens. Por mais capaz que seja um estudante, por mais certeza que se tenha de o ver triunfar, não se lhe confere algum grau sem exame, quer dizer, sem prova. Da mesma forma, o juiz não condena um acusado senão por um ato consumado e não pela previsão de que pode ou não deve consumar esse ato.)

(Quanto mais se reflita sobre as conseqüências que resultariam para o homem o conhecimento do futuro, mais se vê quanto a Providência foi sábia ao ocultá-la. A certeza de um acontecimento feliz, o mergulharia na inanição; a de um acontecimento infeliz, no desencorajamento. Em um e outro caso suas forças estariam paralisadas.)

(Por isso, o futuro não é mostrado ao homem senão como um fim que ele deve atingir por seus esforços, mas sem conhecer o processo pelo qual deve passar para atingi-lo. O conhecimento de todos os incidentes do caminho diminuiria sua iniciativa e o uso do seu livre-arbítrio e ele se deixaria arrastar pela fatalidade dos acontecimentos, sem exercitar suas faculdades. Quando o sucesso de uma coisa está assegurado, alguém se preocupa com ela.)

(CONTINUA AMANHÃ)

DIVALDO FRANCO - NAS FRONTEIRAS DA LOUCURA - Parte 4

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

PENSAMENTO DO DIA

Quinta feira, 16 de dezembro de 2010.

Aquele que vai á guerra deve estar preparado para ser morto, e não há razão para lamentações.

Helena Roerich

MINUTO DE SABEDORIA

Desperte para a vida.

Medite em suas responsabilidades perante a humanidade e perante DEUS.

De você dependem criaturas que o cercam, na família, no trabalho e na sociedade.

Não fuja à responsabilidade que você assumiu: realize seu trabalho com amor, produzindo o melhor que puder, e o máximo que suas forças o permitirem.

Em suas mãos está uma parte do futuro da humanidade.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

LIVRO TERCEIRO

AS LEIS MORAIS

CAPÍTULO X

IX – LEI DE LIBERDADE

CONHECIMENTO DO FUTURO

Duzentéssima Noventésima Terceira Parte

868 – O FUTURO PODE SER REVELADO AO HOMEM?

- Em principio, o futuro lhe é oculto e não é senão em casos raros e excepcionais que DEUS permite a revelação.

869 – COM QUE OBJETIVO O FUTURO ESTÁ OCULTO AO HOMEM?

- Se o homem conhecesse o futuro, negligenciaria o presente e não agiria com a mesma liberdade, porque seria dominado pelo pensamento de que, se uma coisa deve acontecer, não tem que se ocupar dela, ou então, procuraria dificultá-la. DEUS não quis que fossem assim, a fim de que cada um concorresse para a realização das coisas, mesmo às quais gostaria de se opor. Assim, tu mesmo, freqüentemente, preparas, sem desconfiar disso, os acontecimentos que sobrevirão no curso de tua vida.

870 – VISTO QUE É ÚTIL QUE O FUTURO SEJA DESCONHECIDO, POR QUE DEUS, ALGUMAS VEZES, PERMITE A SUA REVELAÇÃO?

- Ele permite quando esse conhecimento prévio deve facilitar a realização da coisa em lugar de dificultá-la, obrigando a agir de modo diverso do que se faria sem esse conhecimento. Aliás, freqüentemente, é uma prova. A perspectiva de um acontecimento pode despertar pensamentos mais ou menos bons; por exemplo, se um homem deve saber que receberá uma herança, com a qual não conta, poderá ser solicitado por sentimento de cupidez, pela alegria de aumentar seus gozos terrestres, pelo desejo de possuir mais cedo, talvez, desejando a morte daquele que deve deixar-lhe a fortuna. Ou, então, essa perspectiva despertará nele bons sentimentos e pensamentos generosos. Se a predição não se cumpre, é uma outra prova: a da maneira pela qual ele suportará a decepção. Mas não lhe será menor, por isso, o mérito ou demérito dos pensamentos bons ou maus que a crença no acontecimento fez nele nascer.

(CONTINUA AMANHÃ)

DIVALDO FRANCO - NAS FRONTEIRAS DA LOUCURA - Parte 3

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

PENSAMENTO DO DIA


Quarta feira, 15 de dezembro de 2010.


Aquele que combate deve estar atento para não lutar pelos próprios interesses contra a verdade e a retidão.

Helena Roerich

MINUTO DE SABEDORIA

Não confunda cultura com sabedoria.

A cultura vem de fora para dentro, penetra pelos olhos e ouvidos e pode fixar-se ou não em nosso cérebro.

A sabedoria, ao contrário, nasce de dentro de nós, e se exterioriza; surge no coração e só pode ser adquirida por meio de meditação.

Até os analfabetos podem conquistar a sabedoria, se souberem meditar em seus corações sobre as grandes verdades.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

LIVRO TERCEIRO

AS LEIS MORAIS

CAPÍTULO X

IX – LEI DE LIBERDADE

FATALIDADE

Duzentéssima Noventésima Segunda Parte

864 – SE HÁ PESSOAS ÀS QUAIS A SORTE É CONTRÁRIA, OUTRAS PARECEM SER FAVORECIDAS, PORQUE TUDO LHES SAI BEM; A QUE SE PRENDE ISSO?

- Freqüentemente, é porque elas sabem escolher melhor; mas isso pode ser também um gênero de provas, pois o sucesso as embriaga e confiam-se ao seu destino, pagando, no geral, mais tarde, esses mesmos sucessos por cruéis revezes que poderiam evitar com a prudência.

865 – COMO EXPLICAR A CHANCE QUE FAVORECE CERTAS PESSOAS NAS CIRCUNSTÂNCIAS EM QUE NEM A VONTADE NEM A INTELIGÊNCIA INTERFEREM? O JOGO, POR EXEMPLO?

- Certos Espíritos escolheram anteriormente certas espécies de alegria; a chance que os favorece é uma tentação. Aquele que ganha como homem, perde como Espírito; é uma prova para seu orgulho e sua cupidez.

866 – A FATALIDADE QUE PARECE PRESIDIR AOS DESTINOS MATERIAIS DE NOSSA VIDA SERIA, POIS, O EFEITO DE NOSSO LIVRE-ARBÍTRIO?

- Tu mesmo escolheste a tua prova; quanto mais rude ela for, e melhor suportares, mais te elevarás. Aqueles que passam sua vida na abundância e na felicidade humana são Espíritos frouxos que permanecem estacionários. Assim, o número dos infortúnios sobrepuja em muito o dos felizes desse mundo, já que os Espíritos procuram, na maioria, a prova que resulte a mais frutífera. Eles vêem muito bem a futilidade das vossas grandezas e das vossas alegrias. Aliás, a vida mais feliz é sempre agitada, sempre perturbada: não o seria senão pela ausência da dor.

867 – DE ONDE VEM A EXPRESSÃO: NASCER SOB UMA FELIZ ESTRELA?

- Velha superstição que ligava as estrelas ao destino de cada homem; alegoria que certas pessoas têm a tolice de tomar ao pé da letra.

(CONTINUA AMANHÃ)

EDVALDO FRANCO - NAS FRONTEIRAS DA LOUCURA - Parte 2

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

PENSAMENTO DO DIA

Terça feira, 14 de dezembro de 2010

Quando mais cedo compreendermos que purificação liberta a alma, mais cedo deixaremos de lamentar a própria sorte.

Helena Roerich

MINUTO DE SABEDORIA

Saiba viver eternamente, buscando estudar e aprender coisas úteis e proveitosas a você e ao próximo.

Quando paramos de aprender e de progredir, começamos a morrer realmente.

Aprenda o mais que puder, em todos os ramos do saber, para iluminar o máximo o seu Espírito.

Aproveite todos os seus minutos para aprender, para aumentar seus conhecimentos.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

LIVRO TERCEIRO

AS LEIS MORAIS

CAPÍTULO X


IX – LEI DE LIBERDADE

FATALIDADE

Duzentéssima Noventésima Primeira Parte

862 – HÁ PESSOAS PARA AS QUAIS COISA ALGUMA SAI BEM, E QUE UM MAU GÊNIO PARECE PERSEGUIR EM TODAS SUAS EMPREITADAS; NÃO HÁ NISSO O QUE SE PODE CHAMAR FATALIDADE?

- Há fatalidade, se queres chamar assim; ela, porém, se prende à escolha do gênero de existência, porque essas pessoas quiseram ser experimentadas por uma vida de decepção, a fim de exercitar sua paciência e sua resignação. Entretanto, não creiais que essa fatalidade seja absoluta; freqüentemente, ela é o resultado de um caminho falso que tomaram. E que não está em relação com sua inteligência e suas aptidões. Aquele que quer atravessar um rio a nado, sem saber nadar, tem grande chance de se afogar, assim é na maior parte dos acontecimentos da vida. Se o homem não empreendesse senão coisas compatíveis com suas faculdades, ele teria êxito quase sempre; o que o perde é o seu amor-próprio e sua ambição que o fazem sair de seu caminho e tomar, por uma vocação, o desejo de satisfazer certas paixões. Ele fracassa e a culpa é sua; mas, em lugar de tomá-la sobre si, prefere acusar sua estrela. Tal seria um bom operário e ganharia honradamente sua vida, que seria um mau poeta e morreria de fome. Haveria lugar para todos, se cada um soubesse se colocar em seu lugar.

863 – OS COSTUMES SOCIAIS NÃO OBRIGAM, FREQÜENTEMENTE, UM HOMEM A SEGUIR TAL CAMINHO ANTES QUE OUTRO, E NÃO ESTÁ ELE SUBMETIDO AO CONTROLE DA OPINIÃO PÚBLICA NA ESCOLHA DE SUAS OCUPAÇÕES? O QUE SE CHAMA O RESPEITO HUMANO NÃO É UM OBSTÁCULO AO EXERCICIO DO LIVRE-ARBÍTRIO?

- São os homens que fazem os costumes sociais e não DEUS; se submetessem a eles é porque isso lhes convém, e o fazem por um ato de seu livre-arbítrio visto que, se o quisessem, poderiam libertar-se deles; nesse caso, por que se lamentar? Não são os costumes sociais que devem acusar, mas seu tolo amor-próprio que os faz preferir morrer de fome a derrogá-los. Ninguém lhes levará em conta esse sacrifício feito à opinião pública, enquanto que DEUS terá em conta o sacrifício de sua vaidade, isso não quer dizer que seja preciso enfrentar essa opinião sem necessidade, como certas pessoas que têm mais de originalidade que de verdadeira filosofia. Há tanto contra-senso em tornar-se objeto de crítica ou mostrar-se como um animal curioso, quanto há de sabedoria em descer voluntariamente, e sem murmurar, quando não se pode manter-se no topo da escada.

(CONTINUA AMANHÃ)

DIVALDO FRANCO NAS FRONTEIRAS DA LOUCURA - Parte 1

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

MOMENTOS DE REFLEXÃO

Maldade perpétua

Há quem acredite na existência de demônios.

Segundo a concepção mais comum, são seres voltados eternamente ao mal.


Teriam até sido anjos, no pretérito remoto.


Entretanto, por conta de uma rebelião contra Deus, foram expulsos do céu.


Trata-se de uma crença respeitável e talvez até necessária, em certo período da história humana.


Mas não resiste ao crivo da razão.


A Criação Divina é perfectível e está em contínuo avanço.


Gradualmente, os costumes se renovam, os pensamentos se aperfeiçoam e os sentimentos se purificam.


O retrocesso é estranho às Leis Divinas.


Nenhum ser genuinamente bom cansa da bondade e passa a cometer atos cruéis.


O contrário é que se dá.


A maldade, sim, cansa, inclusive pela cota de sofrimentos e desgostos que necessariamente causa.


O mal perpétuo, como destino de uma criatura, desmentiria a inteligência e a bondade do Criador.


Assim, todos cometem erros no processo de aprendizado.


Mas todos se recompõem, mais cedo ou mais tarde.


Os gênios perversos das tradições religiosas são apenas Espíritos, iguais aos que animam os homens de hoje.


Basta que alguém adote conscientemente a crueldade por trilha de ação para assemelhar-se a eles.


Observe as lágrimas dos órfãos e das viúvas, ao desamparo.


Há quem as faça correr.


Repare nos apetrechos de guerra, estruturados para assaltar populações indefesas.


Há quem os organize.


Medite nas indústrias do abortamento.


Há quem as garanta.


Reflita nos mercados de entorpecentes.


Há quem os explore.


Essas verdades acusam a Humanidade toda.


A condição moral da Terra é o reflexo coletivo dos que nela habitam.


Todos têm acertos e desacertos.


Todos possuem sombra e luz.


Consciências encarnadas em desvario fazem os desvarios da esfera humana.


Consciências desencarnadas em desequilíbrio geram os desequilíbrios da esfera espiritual.


Justamente por isso, o Evangelho assevera:


Ninguém entrará no Reino de Deus sem nascer de novo.


Já o Espiritismo acentua:


Nascer, morrer, renascer de novo e progredir continuamente, tal é a lei.


Isso quer dizer que ninguém consegue desertar da luta evolutiva.


É preciso seguir vigilante no serviço do próprio burilamento e no auxílio ao progresso do próximo.


Certamente um dia o amor puro liquidará os infernos de dor e incompreensão.


Mas tal só se dará quando todas as inteligências transviadas estiverem sublimadas pela força da educação.


Educar-se e ao semelhante é tarefa de cada homem que sonha com um amanhã melhor.


Pense nisso.


PENSAMENTO DO DIA

Segunda feira, 13 de Dezembro de 2010

"Se um magistrado pune, que ele o faça sem ódio, sem abrigar nenhum rancor no íntimo do seu coração."

Helena Roerich

MINUTO DE SABEDORIA

Não tenha medo!

Medo de que?

Nossa vida é eterna, nosso eu que é a nossa alma, não morre nunca.

A vida continua eternamente.

Procure sentir DEUS palpitando dentro de si, na vida que pulsa em seu coração, nos pensamentos que povoam seu cérebro.

Não tenha medo, porque DEUS está permanentemente dentro de você.

Siga seu caminho confiante e sereno, e descobrirá DEUS em tudo.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

LIVRO TERCEIRO

AS LEIS MORAIS

CAPÍTULO X

IX – LEI DE LIBERDADE

FATALIDADE

Duzentéssima Noventésima Parte

860 – O HOMEM, POR SUA VONTADE E POR SEUS ATOS, PODE FAZER COM QUE OS ACONTECIMENTOS QUE DEVERIAM OCORRER NÃO OCORRAM, E VICE-VERSA?

- Ele o pode, desde que esse desvio aparente possa se harmonizar com a vida que escolheu. Ademais, para fazer o bem, como o deve ser, e como isso é o único objetivo da vida, pode impedir o mal, sobretudo aquele que poderia contribuir para um mal maior.

861 – O HOMEM QUE COMETE UM HOMICÍDIO SABE, AO ESCOLHER SUA EXISTÊNCIA, QUE SE TORNARÁ UM ASSASSINO?

- Não. Ele sabe que, escolhendo uma vida de luta, há a chance, para ele, de matar um de seus semelhantes, mas ignora se o fará porque há, quase sempre, nele, uma deliberação antes de cometer o crime. Ora, aquele que delibera sobre uma coisa, está sempre livre para fazê-la, ou não. Se o Espírito sabia, de antemão, que, como homem, devia cometer um homicídio, é que isso estava predestinado. Sabei, pois, que não há ninguém predestinado ao crime e que todo crime, ou todo ato qualquer, é sempre o resultado da vontade e do livre-arbítrio.

De resto, confundis sempre duas coisas bem distintas: os acontecimentos materiais da vida e os atos da vida moral. Se, algumas vezes, há fatalidade, é dos acontecimentos materiais cuja causa está fora de vós, e que são independentes da vossa vontade. Quanto aos atos da vida moral, eles emanam sempre do próprio homem, que tem sempre, por conseguinte a liberdade de escolha; para esses atos, pois, jamais há fatalidade.

(C0NTINUA AMANHÃ)

ÂNIMO - CHICO XAVIER

domingo, 12 de dezembro de 2010

PENSAMENTO DO DIA

Domingo, 12 de dezembro de 2010.

Cultiva a paciência, o amor, a generosidade e a verdade, e não as ações incorretas realizadas pelo pensamento ou pela palavra.

Helena Roerich

MINUTO DE SABEDORIA

Já pensou em agradecer a DEUS pelo ar que respira, desde que nasceu, sem que jamais lhe tenha faltado?

O ar está sempre à sua disposição, de graça.

Agradeça ao Pai também a água que o dessedenta, o sol que ilumina seu dia, dando-lhe oportunidade de trabalhar, a noite que lhe proporciona o repouso, a saúde, a alegria, os amigos...

O agradecimento é uma obrigação que não devemos jamais esquecer.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

LIVRO TERCEIRO

AS LEIS MORAIS

CAPÍTULO X

IX – LEI DE LIBERDADE

FATALIDADE

Duzentéssima Octogésima Nona Parte

856 – O ESPÍRITO SABE ANTECIPADAMENTE O GÊNERO DE MORTE PELO QUAL DEVE SUCUMBIR?

- Sabe que o gênero de vida que escolheu o expõe a morrer de tal maneira antes que de outra, mas sabe igualmente as lutas que terá de sustentar para evitá-la, e que se DEUS o permitir, não sucumbirá.

857 – HÁ HOMENS QUE ENFRENTAM OS PERIGOS DOS COMBATES COM CERTA PERSUASÃO DE QUE SUA HORA NÃO CHEGOU; HÁ ALGUM FUNDAMENTO NESSA CONFIANÇA?

- Muito freqüentemente o homem tem o pressentimento do seu fim, como pode ter o de que não morrerá ainda. Esse pressentimento lhe vem dos seus Espíritos protetores que querem adverti-lo a estar pronto para partir, ou que levantam sua coragem nos momentos em que ela lhe é mais necessária. Pode-lhe vir ainda da intuição que tem da existência que escolheu, ou da missão que aceitou e que sabe dever cumprir.

858 – POR QUE AQUELES QUE PRESSENTEM SUA MORTE A TEMEM GERALMENTE, MENOS QUE OS OUTROS?

- É o homem que teme a morte, não o Espírito. Aquele que a pressente, pensa mais como Espírito que como homem; compreende sua liberação e a espera.

859 – SE A MORTE NÃO PODE SER EVITADA QUANDO CHEGOU A SUA HORA, OCORRE O MESMO EM TODOS OS ACIDENTES QUE NOS ATINGEM NO CURSO DA VIDA?

- Freqüentemente, essas são coisas muito pequenas, das quais podemos vos prevenir e, algumas vezes, as fazer evitar, dirigindo vosso pensamento, porque não amamos o sofrimento material; mas isso é pouco importante para a vida que escolhestes. A fatalidade, verdadeiramente, não consiste senão na hora em que deveis aparecer e desaparecer deste mundo.

- HÁ FATOS QUE, FORÇOSAMENTE, DEVAM ACONTECER E QUE A VONTADE DOS ESPÍRITOS NÃO POSSA EVITAR?

- Sim, mas tu, quando no estado de Espírito, viste e pressentiste, ao fazer a tua escolha. Entretanto, não creias que tudo o que ocorre esteja escrito, como se diz. Um acontecimento é, freqüentemente, a conseqüência de uma coisa que fizeste por um ato de tua livre vontade, de tal sorte que se não tivesses feito essa coisa, o acontecimento não ocorreria. Se queimas o dedo, isso não é nada; é o resultado de tua imprudência e a conseqüência da matéria. Não há senão as grandes dores, os acontecimentos que podem influir sobre o moral, que são previstos por DEUS, porque são úteis à tua depuração e à tua instrução.

(CONTINUA AMANHÃ)

A ARTE DE OUVIR - DIVALDO FRANCO