sábado, 17 de outubro de 2009

PENSAMENTO DO DIA


17 de Outubro de 2009

"À compaixão se chega por meio de serviço altruísta e de autoesquecimento."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

NÃO interrompa a manifestação de carinho a uma pessoa querida, só porque os outros o julgam errado.

Consulte sua consciência e não dê ouvidos às vozes da inveja e do ciúme.

O carinho é o óleo que lubrifica as engrenagens da vida, que já é dura por si mesma.

A vida sem afeição é um inferno, um deserto sem oásis.

Conserve seu carinho, dedicando-o às pessoas a quem você ama.

O QUE É O ESPIRITISMO

ESPIRITISMO NO BRASIL

Sexta Parte

As atividades de MENEZES eram incessantes; na União realizava conferências aos domingos sobre a necessidade de colaboração entre os Grupos Espíritas; escrevia a série de artigos para o jornal “O Paiz”, chamados de “Estudantes dos Filosóficos”; freqüentava os trabalhos de desobsessão do Grupo Luz e Caridade e traduzia as “Obras Póstumas”.

Por outro lado a FEB institui, em janeiro de 1890, um dos pilares do Espiritismo: A Assistências aos Necessitados, na forma das conferências vicentinas. O Doutor Polidoro Olavo de São Tiago foi o responsável pela iniciativa que procurava fornecer alimentos, roupas e medicamentos para os pobres e desvalidos. Essa prática atraiu um grande número de benevolentes e a simpatia da população para os trabalhos da FEB.

PROIBIÇÃO DO ESPIRITISMO

Em 1890, na Europa, o Espiritismo vivia um clima muito voltado à pesquisa dos fenômenos mediúnicos, tendência que chegou também ao Brasil. Os estudos foram voltados para o fenômeno, dando pouca importância aos princípios morais enfocados pela Doutrina. BEZERRA DE MENEZES “que não podia compreender Espiritismo sem fé religiosa”, se afastou da presidência da Federação, mas persistindo em seus propósitos, tentando manter as atividades do Centro, sem muito sucesso. Nesse mesmo ano assumi a presidência da FEB, Dias da Cruz, permanecendo até 1894.

Em outubro de 1890, entrou em vigor o então Novo Código Civil que impunha limites às associações de pessoas, dentre as quais as reuniões Espíritas. Reuniões de qualquer natureza eram denunciadas à Policia sob suspeita de conspiração. Também se proibia a prática ilegal da medicina (curandeirismo), o espiritismo, a magia e a feitiçaria (charlatanismo). “O Reformador” teve a sua publicação suspensa; as casas Espíritas suspenderam suas atividades. Em outubro de 1890, a Federação reuniu as diversas associações e redigiram uma “Carta Aberta” que foi enviada ao Ministro da Justiça e um grupo de representantes ao Governo, que entrou com recursos à Constituinte. Foi demonstrada a diferença entre o trabalho evangelizador e assistencial da prática chamada de baixo Espiritismo, em que charlatões preconizavam passes para enganar doentes e desesperados.

(continua amanhã)

AS RESPOSTAS DE DEUS PARA VOCÊ - Padre Fábio de Melo

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

PENSAMENTO DO DIA

16 de Outubro de 2009

"Que não se confunda compaixão e pureza de alma com sentimentos terrestres."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

AMIGO, se por força de sua profissão é obrigado a lidar com o público, não perca sua paciência!

Sabemos que é difícil manter-se calmo diante de certas pessoas, que já chegam irritadas, que são exigentes e não mantêm uma linha de boa educação.

No entanto, é nesses casos que se deve evidenciar nossa virtude de calma e paciência.
Controle seus nervos, e procure compreender e servir com amor.

O QUE É O ESPIRITISMO

ESPIRITISMO NO BRASIL

Quinta Parte.

A conclusão geral foi da criação de um Centro com representantes de cada grupo.

Satisfeito, Menezes assim se manifestou através da edição de primeiro de maio do jornal “O Reformador”: Por toda parte, em terra e nos ares, ouviam-se as vozes dos que clamavam por união dos Espíritas, por ordem e regularidade em seus trabalhos. No meio dessa aspiração geral, baixou à Fraternidade, o mestre Allan Kardec e, numa comunicação, que exalta os sentimentos de quem a lê, fez sentir os graves inconvenientes de continuarem os trabalhos espíritas como até aqui, e a urgente necessidade de dar-se uma organização séria ao exército que combate à sombra da bandeira de Ismael. Da Federação ergue-se o brado de reunir e, mediante convite a todos os grupos Espíritas da Corte, teve lugar uma assembléia, em que estiveram representados vinte e quatro grupos, dois terços pouco mais ou menos dos que trabalham entre nós. Nessa assembléia, em que transparecia o ardente desejos de todos de verem erguer-se no Brasil, sobre as bases da união e da fraternidade, o templo angélico de Ismael, resolveu-se, por unanimidade, convocar um congresso constituinte, para se assentar no modo de dar-se satisfação à recomendação do Mestre, e aspiração de todos os Espíritas. A esse congresso (constituinte) concorreram representantes de vinte e quatro grupos, que formaram a assembléia que o convocara, e mais dez novos, portanto, trinta e quatro delegados dos Grupos Espíritas da Corte. Mais adiante, “Decretando, pois, o regime federativo como lei orgânica do Espiritismo no Brasil, o Congresso dissolveu-se”.

ESCOLA DE MÉDIUNS E A CARIDADE

As “Instruções” forneciam as diretrizes para o trabalho de BEZERRA DE MENEZES, tanto que a certa altura da mensagem surge a pergunta: “Onde está a escola de Médiuns?”. Isso embutiu a necessidade da criação de uma “Escola de Médiuns”. MENEZES tomou para si essa iniciativa através do Centro, mas com poucos resultados. Já em 23 de maio de 1889, BEZERRA DE MENEZES instala a tradicional sessão de sexta feira, em que explicava aos interessados os princípios da Doutrina, através da leitura do “O Livro dos Espíritas”.

(continua amanhã)

SER FELIZ MESMO NO SOFRIMENTO - Padre Fábio de Melo

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

PENSAMENTO DO DIA


15 de Outubro de 2009


"O medo deve estar ausente, principalmente o do desconhecido e o de abandonar as coisas do passado."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

“NÃO se escravize às opiniões de leviandade ou da ignorância”.

Não importa o que os outros pensam ou dizem de nós.

O que verdadeiramente importa é aquilo que realmente somos.

Tenha sua consciência tranqüila, mesmo que seja condenado.

Não esqueça que JESUS foi o condenado, e Herodes foi o vencedor momentâneo.

Mas responda: qual dos dois foi verdadeiramente o vencedor?

O QUE É O ESPIRITISMO

ESPIRITISMO NO BRASIL

Quarta Parte

A ATUAÇÃO DE BEZERRA DE MENEZES

BEZERRA DE MENEZES toma conhecimento da Doutrina, em 1875, através da tradução de “O

Livro dos Espíritos”, oferecido pelo seu tradutor, Doutor Joaquim Carlos Travassos.

A partir desse episódio Menezes inicia um estudo aprofundado sobre o Espiritismo e intensifica sua ação benéfica como médico homeopata. Era um Kardecista pelo raciocínio e pela prática. Sua conversão formal à Doutrina só aconteceu em 16 de agosto de 1886, aos 55 anos, perante um auditório de cerca de duas mil pessoas que enchiam um salão de conferências.

Em 1889, o Marechal Quadros foi transferido para Goiás, fato que não permitiu a sua permanência à frente da FEB. A intenção dos federados foi colocar um personagem de grande prestigio e força moral na presidência e o nome escolhido foi de BEZERRA DE MENEZES.

INSTRUÇÕES DE ALLAN KARDEC

O Espírito de Menezes (Antonio Carlos de Mendonça Furtado de Menezes) passou a guiar trabalhos práticos e sob sua direção espiritual foi fundado o Grupo Espírita Menezes. Em janeiro de 1889, o Espírito de Menezes anunciou na Fraternidade que Allan Kardec viria “fazer uma análise da marcha da Doutrina no Rio de Janeiro, dirigindo-se a todos os Espíritas”.

Em cinco de fevereiro de 1889, na sede da Sociedade Espírita Fraternidade, Allan Kardec se manifesta através do médium Frederico Pereira da Silva Junior com uma comunicação que passou a se denominar “Instruções de Allan Kardec aos Espíritas do Brasil”. A intenção era reorientar os Espíritas brasileiros e promover uma união entre as diversas interpretações.

Seguro das “Instruções”, BEZERRA DE MENEZES convocou um congresso, EM 31 DE MARÇO DE 1889, onde se reuniram 24 grupos.

(continua amanhã)

REFLEXÃO - Parte II - Padre Fabio de Melo

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

PENSAMENTO DO DIA

14 de Outubro de 2009

"A Verdade é mais simples do que tudo o que foi dito e escrito."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

LEVANTE sua cabeça!

Não fique triste!

Por que vai aborrecer-se, pelo que disseram de você?

Por quanto tempo continuará queixando-se, reclamando?

Vamos, levante sua cabeça e siga à frente!

Você é filho de DEUS!

Caminhe seguro, porque aqueles que falam de você vão ficar parados atrás, sem progredir.

E quando eles perceberem, você já progrediu tanto, que eles o perderam de vista.


O QUE É O ESPIRITISMO

ESPIRITISMO NO BRASIL

Terceira Parte


OS PRIMEIROS TEMPOS


Foi fundada em dois de agosto de 1873, por inspiração do Espírito Ismael, a “Sociedade de Estudos Espíritas” – “Grupo Confucius”, que por sua constituição seguia os expostos no “O Livro dos Espíritos” e no “O Livro dos Médiuns”. Sua divisa era: “Sem Caridade Não Há Salvação; sem caridade não há verdadeiro espírita.

Composto de neo-espiritualistas, entre eles o Doutor Joaquim Carlos Travassos (que foi o primeiro tradutor do “O Livro dos Espíritos” para o português). O Grupo Confucius se incumbiu de traduzir as obras de Allan Kardec, divulgar a Homeopatia e escolher o protetor espiritual do Brasil. Mas foi extinto em 1876.

Também em 1876, surgiu a primeira sociedade espírita na cidade do Rio de Janeiro. Em 1880, Bitencourt Sampaio, Antonio Luiz Sayão e Frederico Júnior (que participavam do Grupo Confucius) criaram o Grupo Espírita Fraternidade, com orientação evangelizadora. Posteriormente, o Fraternidade se transformaria em Sociedade Psicológica e se extinguiria em 1893.

Em 15 de julho de 1880 é constituído o Grupo Ismael (Grupo de Estudos Evangélicos do Anjo Ismael) dos mesmos Bitencourt, Sampaio e Antonio Luis Sayão. Depois receberia a adesão de Frederico Júnior, Bezerra de Menezes, Domingos Filgueiras, Pedro Richard, Albano de Couto e outros. Em 1883, Augusto Elias da Silva, interessado na divulgação dos ensinamentos espíritas, fundava a revista “O Reformador”.

A Fundação da
FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA

Em 1883, os núcleos espíritas do Rio de Janeiro sentiram a necessidade de uma organização para ditar os rumos do movimento no país e minimizar as divergências entre cientistas e místicos. Assim em 27 de dezembro de 1886, Augusto Elias da Silva reuniu doze de seus colaboradores no jornal “O Reformador” e decidiram fundar uma nova instituição. Essa intenção se confirmou em primeiro de janeiro de 1884 com a criação da FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA (FEB), que promoveria a doutrinação, a disciplina e o intercâmbio de experiências entre os diversos centros já existentes. A primeira sessão foi marcada para o dia nove de janeiro e foi estipulado um prazo de sessenta dias para a adesão de quem quisesse figurar no quadro de fundadores.

Também foi comunicada a fundação da sociedade para as associações espíritas estrangeiras, essa atitude propiciou o reconhecimento internacional da FEB. Em 23 de janeiro, o Grupo Espírita Menezes foi o primeiro a aderir a Federação. Bezerra de Menezes foi um dos primeiros a ser convidado para assumir aposição de presidente da organização, mas não aceitou por não se considerar capaz de tal responsabilidade.

Seu primeiro presidente foi o Marechal Ewerton Quadros e “O Reformador” tornou-se o órgão oficial da FEB. O Presidente Quadro iniciou uma série de conferências públicas para a divulgação da Doutrina, atraindo muitos simpatizantes.

(continua amanhã)

ESPIRITISMO NO BRASIL
Terceira Parte
OS PRIMEIROS TEMPOS
Foi fundada em dois de agosto de 1873, por inspiração do Espírito Ismael, a “Sociedade de Estudos Espíritas” – “Grupo Confucius”, que por sua constituição seguia os expostos no “O Livro dos Espíritos” e no “O Livro dos Médiuns”. Sua divisa era: “Sem Caridade Não Há Salvação; sem caridade não há verdadeiro espírita.
Composto de neo-espiritualistas, entre eles o Doutor Joaquim Carlos Travassos (que foi o primeiro tradutor do “O Livro dos Espíritos” para o português). O Grupo Confucius se incumbiu de traduzir as obras de Allan Kardec, divulgar a Homeopatia e escolher o protetor espiritual do Brasil. Mas foi extinto em 1876.
Também em 1876, surgiu a primeira sociedade espírita na cidade do Rio de Janeiro. Em 1880, Bitencourt Sampaio, Antonio Luiz Sayão e Frederico Júnior (que participavam do Grupo Confucius) criaram o Grupo Espírita Fraternidade, com orientação evangelizadora. Posteriormente, o Fraternidade se transformaria em Sociedade Psicológica e se extinguiria em 1893.
Em 15 de julho de 1880 é constituído o Grupo Ismael (Grupo de Estudos Evangélicos do Anjo Ismael) dos mesmos Bitencourt, Sampaio e Antonio Luis Sayão. Depois receberia a adesão de Frederico Júnior, Bezerra de Menezes, Domingos Filgueiras, Pedro Richard, Albano de Couto e outros. Em 1883, Augusto Elias da Silva, interessado na divulgação dos ensinamentos espíritas, fundava a revista “O Reformador”.

A Fundação da

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA


Em 1883, os núcleos espíritas do Rio de Janeiro sentiram a necessidade de uma organização para ditar os rumos do movimento no país e minimizar as divergências entre cientistas e místicos. Assim em 27 de dezembro de 1886, Augusto Elias da Silva reuniu doze de seus colaboradores no jornal “O Reformador” e decidiram fundar uma nova instituição. Essa intenção se confirmou em primeiro de janeiro de 1884 com a criação da FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA (FEB), que promoveria a doutrinação, a disciplina e o intercâmbio de experiências entre os diversos centros já existentes. A primeira sessão foi marcada para o dia nove de janeiro e foi estipulado um prazo de sessenta dias para a adesão de quem quisesse figurar no quadro de fundadores. Também foi comunicada a fundação da sociedade para as associações espíritas estrangeiras, essa atitude propiciou o reconhecimento internacional da FEB. Em 23 de janeiro, o Grupo Espírita Menezes foi o primeiro a aderir a Federação. Bezerra de Menezes foi um dos primeiros a ser convidado para assumir aposição de presidente da organização, mas não aceitou por não se considerar capaz de tal responsabilidade. Seu primeiro presidente foi o Marechal Ewerton Quadros e “O Reformador” tornou-se o órgão oficial da FEB. O Presidente Quadro iniciou uma série de conferências públicas para a divulgação da Doutrina, atraindo muitos simpatizantes.

(continua amanhã)

REFLEXÃO - Padre Fábio de Melo

terça-feira, 13 de outubro de 2009

PENSAMENTO DO DIA

13 de Outubro de 2009

"O Grande Acorde soará, e a consumação dos ciclos se apresentará aos peregrinos."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

SEJA fiel no cumprimento de todos os seus deveres.

Execute com capricho e amor todas as tarefas que recebe, embora pareçam insignificantes.

Qualquer coisa que esteja fazendo, por menor que seja, é um passo à frente em seu progresso.

Realize suas tarefas todas, como se delas dependesse – como de fato depende – todo o seu futuro
.

O QUE É O ESPIRITISMO

ESPIRITISMO NO BRASIL

Segunda Parte


OS PRIMEIROS TEMPOS

Registram-se em 1853 reuniões com interessados na Homeopatia e nos passes mediúnicos com vultos da corte do segundo império como o Marquês de Olinda, o Visconde de Uberaba e o General Pinto. Esse ambiente favorável, também nas páginas dos jornais da época, propiciou a divulgação do Espiritismo com a circulação de folhetos sobre a Doutrina. Nesse período chega à corte a edição francesa de “O Livro dos Espíritos”.
Em 1860, foram publicados os dois primeiros livros em português sobre a Doutrina. Um de autoria do professor Casimir Lieutand: “Os Tempos São Chegados”, talvez o primeiro lançado ma America do Sul. E a tradução do professor Alexandre Canu de “Espiritismo na Sua Expressão Mais Simples”.

Em 27 de setembro de 1863, o “Diário da Bahia” transcrevera um artigo debochado e provocativo do Doutor Déchambre, extraído da “Gazette Médicale”. Luiz Olimpio Teles de Menezes, José Alves do Amaral e Joaquim Carneiro de Campos escreveram uma réplica que foi publicada no dia seguinte. Foi esse artigo que chamou a atenção de Allan Kardec e dos estudiosos franceses.

Em 17 de setembro de 1865, Luiz Olimpio Teles de Menezes, membro do Instituto Histórico da Bahia, jornalista, deputado e taquígrafo, criou o Grêmio Familiar Espírita, o primeiro Centro Espírita em terras brasileiras, nos moldes preconizados pelo Codificador. Nessa sessão inaugural, Teles de Menezes recebe a primeira página, psicografada, assinada pelo Anjo Brasil.

Em julho de 1869, para divulgar o Espiritismo e se melhor defender-se dos ataques dos meios católicos e da imprensa baiana, Teles de Menezes funda o primeiro Jornal Espírita do país: “O Echo D’ Além-Túmulo – Monitor do Espiritismo no Brasil”.

(continua amanhã)

Quando o Sofrimento Bater em sua Porta - Padre Fábio de Melo

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

PENSAMENTO DO DIA


12 de Outubro de 2009


"Sublime louvor à existência conduz os viajantes de volta à Eterna Morada."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

TODA a natureza é uma harmonia divina, sinfonia maravilhosa que convida todas as criaturas a que acompanhem sua evolução e progresso.

Seja, em sua vida, um instrumento apto a captar as vibrações de paz e serenidade da natureza, e sua saúde encontrará o equilíbrio necessário a prosperar cada vez mais.

Viva de acordo com as leis da natureza, e com o Espírito voltado para DEUS.

O QUE É O ESPIRITISMO

ESPIRITISMO NO BRASIL

Primeira Parte

A HOMEOPATIA E OS PRÉ-ESPÍRITAS

Desde 1818, o Brasil começou a tomar contato com a Homeopatia. O Patriarca da Independência, José Bonifacio de Andrade e Silva se correspondia com Hahnemann (o criador d Homeopatia). Não se registrou nomes de adeptos à prática, senão a partir de 1840 quando chegaram ao país dois homens extraordinários: Bento Mure, francês, e João Vicente Martins, português.

Bento Mure e Martins eram espiritualistas. Ambos possuíam o dom da mediunidade. Mure era clarividente e Martins era psicógrafo. Muito antes da codificação kardeciana, conheciam ambos os transes mediúnicos e a aplicação do magnetismo espiritual. Os trabalhos de inspiração eram feitos por empirismo. Foram médicos dedicados e que atendiam os pobres e necessitados. João Martins introduziu em nossas terras as irmãs de caridade e os princípios vicentinos (1843).

Em 1848, Mure deixou o Brasil. Martins assumiu sozinho a propaganda da Homeopatia, atraindo grande número de adeptos. Entre eles destacam-se dois pioneiros no Espiritismo: Melo Morais e Castro Lopes.

A cura homeopática envolvia, como ainda hoje, certo mistério para o leigo. Aplicavam aos doentes os passes, como um ato religioso. Não por charlatanismo, mas como processo auxiliar da Homeopatia, conforme Hahnemann recomendava. Foram os Homeopatas que lançaram os passes, não os espíritas, que só continuaram a tradição.

A relação entre a Homeopatia e o Espiritismo pode ser interpretada da seguinte maneira: O Espiritismo considera a trindade: DEUS, Espírito e Matéria, onde o períspirito une o Espírito e a matéria ligando cédula com outra cédula que compõe o corpo humano. Assim, o equilíbrio funcional do perispírito pode ser perturbado ou equilibrado por agentes fluídicos. Já a Homeopatia trabalha com a ação de medicamentos que interferem nessa ordem de fluídos, de onde vem essa forte ligação entre as duas partes.

(continua amanhã)

ESPERANDO RESPOSTAS - Padre Fábio de Melo

domingo, 11 de outubro de 2009

PENSAMENTO DO DIA

11 de Outubro de 2009

"Caminhando rumo ao Desconhecido, ao viajante é dado tudo conhecer."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

NÃO se deixe abater pelo desanimo!

Não queira jamais abandonar a vida, porque isso nada resolve, e agravará ainda mais seus sofrimentos.

Se você pensa que, fugindo se sentirá aliviado, engana-se redondamente!

Não se vingue dos outros, fazendo mal a si mesmo!

Reaja com todas as suas forças, e não se deixe esmagar pela incompreensão alheia.

O QUE É O ESPIRITISMO

ALLAN KARDEC

O Codificador do Espiritismo

Quarta Parte.

Além, da trilogia fundamental, destaca-se na obra de codificação de Kardec: “O Céu e o Inferno” (1865): um exame comparativo das Doutrinas sobre a passagem da via corporal à vida espiritual; sobre as penalidades e recompensas futuras; sobre os anjos e demônios; sobre as penas eternas e outros dogmas, como os do paraíso, do inferno e do purgatório. “A Gênese” (1868): tratando dos milagres e das predições, assim como dos problemas genésicos e da evolução física do globo terreno. “O Que é o Espiritismo” (1859): introdução ao conhecimento do mundo dos Espíritos, encerando os princípios fundamentais da Doutrina e respostas a algumas das objeções desfavoráveis formuladas pelo crítico, pelo cético e pelo sacerdote.

“O Espiritismo na Sua Expressão Mais Simples” (1862): uma exposição sumária do ensino dos Espíritos e suas manifestações. “Coleção de Preces Espirituais” (1866): preces extraídas do livro “O Evangelho Segundo o Espiritismo”. E “Obras Póstumas” (1890).

Allan Kardec desenvolvia intensa atividade de doutrinação, objetivando o desenvolvimento do lado prático e social do Espiritismo. Através de seus livros, periódicos, de sessões mediúnicas, de viagens e conferências, Kardec organizou e divulgou a Doutrina por várias cidades européias. Em 31 de março de 1869, quando estava em preparativos para mudança de residência, tombou fulminado pela ruptura de um aneurisma, aos 64 anos. O sepultamento realizou-se dois dias depois, no cemitério de Montmartre, contando o cortejo com mais de mil pessoas. Entre os oradores que se fizeram ouvir à beira do túmulo, destacou-se o sábio astrônomo Camile Flammarion, que sublimou o papel de Kardec no pensamento cientifico e filosófico mundial.

Allan Kardec tem importância vital na sistematização, codificação e organização da Doutrina Espírita; um divisor de águas, que elaborou sob orientação do Espírito da Verdade, um novo código, uma nova luz nos horizontes mentais do homem.

(continua amanhã)

A TRISTEZA É OPORTUNIDADE DE CRESCIMENTO - Padre Fábio de Melo