sábado, 31 de outubro de 2015

PENSAMENTO DO DIA



"A transformação que está sendo pedida hoje depende da vossa real entrega."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA



Não se exalte, não se irrite, não discuta...

A mansidão e a serenidade conquistam os corações e representam a felicidade.

Ninguém resiste a uma pessoa calma e serena, e essa pode resistir a todos.

Não há força que derrube a mansidão, e nada é empecilho para ela.

Os mansos e serenos conseguem tudo o que desejam na Terra, com a vantagem de jamais estragarem sua saúde tão preciosa.

MOMENTO DE REFLEXÃO



ESPERANÇAS E CONSOLAÇÕES

RESSURREIÇÃO DA CARNE


A ciência, com efeito, demonstra a impossibilidade da ressurreição segundo a ideia vulgar. Se os restos do corpo humano permanecessem homogêneos, fossem dispersos e reduzidos a pó, se conceberia ainda a reunião em um dado momento; mas as coisas não se passam assim. O corpo é formado de elementos diversos: oxigênio, hidrogênio, azota, carbono, etc.

Pela decomposição, esses elementos se dispersam para servir na formação de novos corpos, de tal sorte que a mesma molécula, de carbono, por exemplo, entrará na composição de vários milhares de corpos diferentes (não falamos senão de corpos humanos sem contar os dos animais); que tal indivíduo, talvez tenha no seu corpo moléculas que pertenceram aos homens das primeiras idades; que essas mesmas moléculas orgânicas que absorveis na vossa alimentação provém, talvez, do corpo de tal indivíduo que conhecestes, e assim por diante. A matéria, sendo em quantidade definida e suas transformações em quantidades indefinidas, como cada um desses corpos poderia ser reconstruir dos mesmos elementos? Há nisso uma impossibilidade material. Não se pode, pois, racionalmente, admitir a ressurreição da carne senão como uma figura simbolizando o fenômeno da reencarnação e, nesse caso, não há alguma coisa que choque a razão, alguma coisa que esteja em contradição com os dados da Ciência.

É verdade que, segundo o dogma, essa ressurreição não deve ter lugar senão no fim dos tempos, enquanto que, segundo a Doutrina Espírita, ela oco9rre todos os dias. Mais não há ainda nesse quadro do julgamento final uma grande e bela figura que esconde, sob o véu da alegoria, uma dessas verdades imutáveis que não encontrará mais cético quando for restabelecida em sua verdadeira significação? Que se queira bem meditar a teoria Espírita sobre o futuro das almas e sua sorte depois das diferentes provas que elas devem suportar, e se verá que, à exceção da simultaneidade, o julgamento que condena ou que as absorve não é uma ficção, assim como pensam os incrédulos. Observemos ainda que ela é a consequência natural da pluralidade dos mundos, hoje perfeitamente admitida, enquanto que, a doutrina do juízo final, a Terra é considerada o único mundo habitado.

(DO LIVRO DOS ESPÍRITOS)

MENSAGEM DE CHICO XAVIER - O ENCONTRO DIVINO

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

PENSAMENTO DO DIA



"Há quem vos aguarda. Ide com coragem para a Meta."
Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA



A educação no lar é a base da felicidade de nossos filhos.

Dê toda a sua atenção para a formação do caráter de seus filhos, sobretudo por meio dos exemplos de sua própria vida.

Não discuta jamais com sua esposa.

Viva de tal forma, que seu filho possa orgulhar-se de você, vendo, em seu exemplo, o modelo que ele deve seguir, para ser um homem de bem.

MOMENTO DE REFLEXÃO




O SONO E OS SONHOS
403 – POR QUE NÃO NOS LEMBRAMOS SEMPRE DOS SONHOS?

- No que tu chamas de sono, só há o repouso do corpo, porque o Espírito está sempre em movimento. Aí ele recobra um pouco de sua liberdade e se corresponde com aqueles que lhe são caros, seja neste mundo, seja em outros. Todavia, como o corpo é matéria pesada e grosseira, dificilmente conserva as impressões que o Espírito recebeu, porque este não a recebeu pelos órgãos do corpo.

404 – QUE PENSAR DA SIGNIFICAÇÃO ATRIBUÍDA AOS SONHOS?

- Os sonhos não são verdadeiros como entendem certos adivinhos, porque é absurdo crer-se que sonhar com tal coisa, anuncia tal coisa. Eles são verdadeiros no sentido de que apresentam imagens reais para o Espírito, mas que, frequentemente, não tem relação com o que se passa na vida corporal. Muitas vezes, também, como já o dissemos, é uma lembrança e pode ser, enfim, algumas vezes, um pressentimento do futuro, se DEUS o permite, ou a visão do que se passa nesse momento em outro lugar, para onde a alma se transporta. Não tendes numerosos exemplos de pessoas que aparecem em sonhos e vêm advertir seus parentes ou amigos do que lhes acontece? Que são essas aparições senão a alma ou Espírito dessas pessoas que vê comunicar-se com o vosso? Quando estais certo de que aquilo que vistes realmente se deu, não é uma prova de que a imaginação não tomou parte em coisa alguma, sobretudo se essa coisa não esteve de modo algum em vosso pensamento durante a vigília?

405 – VEEM-SE FREQUENTEMENTE, EM SONHOS, COISAS QUE PARECEM PRESSENTIMENTOS E QUE NÃO SE CUMPREM; DE ONDE VEM ISSO?

- Eles podem cumprir-se para o Espírito, se não para o corpo, isto é, o Espírito vê a coisa que deseja porque vai procurá-la. É preciso não esquecer que, durante o sono, a alma está sempre, mais ou menos, sob a influência da matéria, e que, por conseguinte, ela jamais se liberta completamente das ideias terrenas. Disso resulta que as preocupações da vigília podem dar, ao que se vê, a aparência do que se deseja ou do que se teme; a isso, verdadeiramente, pode-se chamar um efeito da imaginação. Quando se está fortemente preocupado com uma ideia, a ela se liga tudo aquilo que se vê.
(DO LIVRO DOS ESPÍRITOS)