sábado, 1 de maio de 2010

PENSAMENTO DO DIA

01 de Maio de 2010

"O estado da alma jamais se altera quando sua energia vibra universalmente."

MINUTO DE SABEDORIA

APRENDA a dirigir palavras de louvor a tudo o que é belo e bom.

Não retenha seus sentimentos de gratidão e louve tudo o que contribui para a beleza e o bem-estar da humanidade.

Não se cale diante do que é belo!

Dê expansão ao louvor que provém de seu íntimo, em favor de pessoas e coisas.

A gratidão traz alegria à vida!

Cultive a virtude do louvor espontâneo e sincero e você aumentará o número de seus amigos.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO SEGUNDO

CAPÍTULO IV

PLURALIDADE DAS EXISTÊNCIAS

SEMELHANÇAS FÍSICAS E MORAIS

Setuagésimo Primeira Parte

207 = OS PAIS TRANSMITEM, FREQÜENTEMENTE, AOS FILHOS UMA SEMELHANÇA FÍSICA. TRANSMITEM TAMBÉM UMA SEMELHANÇA MORAL?

- Não, uma vez que têm alma ou Espírito diferente. O corpo procede do corpo, mas o Espírito não procede do Espírito. Entre os descendentes das raças não há senão consangüinidade.

- DE ONDE PROVÊM AS SEMELHANÇAS MORAIS QUE EXISTEM, ALGUMAS VEZES, ENTRE PAIS E FILHOS?

- São Espíritos simpáticos, atraídos pela semelhança de suas tendências.

208 = OS ESPÍRITOS DOS PAIS NÃO EXERCEM INFLUÊNCIA SOBRE O DO FILHO, DEPOIS DO NASCIMENTO?

- Uma influência muito grande; como dissemos, os Espíritos devem concorrer para o progresso uns dos outros. Muito bem! Os Espíritos dos pais têm por missão desenvolver os de seus filhos pela educação; é para eles uma tarefa; se falharem serão culpados.

209 = PORQUE DE PAIS BONS E VISTUOSOS NASCEM FILHOS DE NATUREZA PERVERSA? MELHOR DIZENDO, POR QUE AS BOAS QUALIDADES DOS PAIS NÃO ATRAEM SEMPRE, POR SIMPATIA, UM BOM ESPÍRITO PARA LHES ANIMAR O FILHO?

- Um mau Espírito pode pedir pais bons, na esperança de que seus conselhos o encaminhem para um caminho melhor e, freqüentemente, DEUS lho concede.

210 = PODEM OS PAIS, POR SEUS PENSAMENTOS E PRECES, ATRAIR PARA O CORPO DO FILHO UM BOM ESPÍRITO, DE PREFERÊNCIA A UM ESPÍRITO SUPERIOR?

- Não, mas podem melhorar o Espírito do filho a que deram nascimento e lhes foi confiado; é seu dever. Os maus filhos são uma prova para os pais.

(CONTINUA AMANHÃ)

DIVALDO FRANCO INCORPORA DR. BEZERRA DE MENEZES

sexta-feira, 30 de abril de 2010

CRÔNICA DO MÊS

CHICO XAVIER

Neste mês de abril estamos comemorando um século do nascimento de FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER, mais conhecido por CHICO XAVIER, considerado o médium do século XX e o maior psicógrafo de todos os tempos, nasceu em Pedro Leopoldo, pequena cidade do Estado de Minas Gerais, no dia 2 de abril de 1910 e desencarnau em 30 de junho de 2002.

Filho de um operário pobre e inculto, João Cândido Xavier, e de uma lavadeira chamada Maria João de Deus, falecida em 1915, quando Chico Xavier contava apenas com cinco anos de idade. Tinha mais oito irmãos, que a morte de sua mãe, foram todos distribuídos por vários familiares e pessoas amigas.

Como órfão de mãe, Chico sofreu muito em casa de pessoas de precária sensibilidade.
O Senhor João Cândido Xavier, seu pai, casou, novamente, com a Sra. Cidália, que num gesto muito nobre, fez questão de reunir todos os filhos do primeiro casamento e lhe dando depois mais cinco filhos.

Aos nove anos, já morando com D. Cidália, o seu pai empregou-o como aprendiz numa indústria de fiação e tecelagem. De manhã, até as onze horas, freqüentava a Escola Primária Pública, depois trabalhava na Fábrica até as duas horas da madrugada. Aprendeu mal a lêr e a escrever. Quando concluiu o precário curso, na Escola Pública, empregou-se como caixeiro numa loja e mais tarde como ajudante de cozinha e café.

Em 1935 ingressou no Serviço Público (Fazenda Modelo do Ministério da Agricultura), tendo trabalhado, como Escrevente Datilógrafo, até finais dos anos cinqüenta, quando foi aposentado por invalidez (doença incurável nos olhos). Tão logo se aposentou foi morar em Uberaba-MG, onde ficou até o seu desencarne.

As suas faculdades mediúnicas eram extraordinárias. Sua mediunidade manifestou-se quando tinha apenas quatro anos de idade, pela Clarividência e Clariaudiência, ou seja, via e ouvia os Espíritos e conversava com eles, como conversava com as pessoas “vivas”.
Aos dezessete anos, fundou o Grupo Espírita Luiz Gonzaga, onde rapidamente desenvolveu a psicografia. Nesta mesma época se desligou da Igreja Católica, onde deu os primeiros passos na espiritualidade, mas onde não encontrava explicação para os fenômenos que se passavam com ele. Na Doutrina Espírita encontrou todas as respostas para suas dúvidas.

Enquanto encarnado, CHICO XAVIER foi o médium representante, porta voz, dos Espíritos de Emmanuel, e André Luiz. A maioria de suas obras, mais de quatrocentas, foram psicografias dessas Entidades.

Entre as muitas dezenas de obras mediúnicas de EMMANUEL, destacamos os cinco documentos históricos, retirados do plano espiritual, que constituem autênticas obras primas da literatura e que nos mostram o nascimento do cristianismo e a sua paulatina adulteração logo nos primeiros séculos da era. São os romances mediúnicos baseados em fatos verídicos:
HÁ 2000 ANOS... (A autobiografia de Emmanuel, a história do orgulhoso senador romano Público Lentalus) – 50 ANOS DEPOIS – AVE CRISTO – RENÚNCIA E ESTEVÃO (A história de um coração extraordinário, que se levantou das lutas humanas para seguir os passos do Mestre, num esforço incessante).

Esta última obra, de 553 páginas, por si só justificaria a missão mediúnica de Chico Xavier, segundo o erudito J. Herculano Pires.

De André Luiz, destacamos a obra: “NOSSO LAR” (nome de uma cidade do plano espiritual), hoje traduzido em vários idiomas, entre eles o Japonês e o Esperanto e que já está na 40ª edição, em Português, com mais de 800.000 exemplares editados.
Há de registramos, também, que várias centenas de instituições de solidariedade social foram criadas e inspiradas no seu exemplo e obra: orfanatos, escolas para pobres, lares de deficientes, sopas para os pobres, campanhas do quilo, ambulatórios médicos, alfabetização de adultos, bibliotecas, etc.

Antes de encerramos estas notas gostaríamos de registrar, ainda, o seu ponto de vista em relação às outras doutrinas, filosofias e ideologias, aliás, que são a do próprio Espiritismo, mas passemos-lhe novamente a palavra:

“Nosso amigo espiritual, EMMANUEL, nos aconselha a respeitar crenças, preconceitos, pontos de vista e normas de quaisquer criaturas que não pensem como nós, mas adverte-nos que temos deveres intransferíveis para com a Doutrina Espírita e que precisamos guardar-lhe a limpidez e a simplicidade com dedicação sem intransigências e zelo sem fanatismo.

CHICO XAVIER NASCEU POBRE E HUMILDE, VIVEU POBRE E HUMILDE E, MORREU POBRE E HUMILDE.

Haroldo Freitas

PENSAMENTO DO DIA

30 DE ABRIL DE 2010

Procure ser humilde em todas as circunstâncias.

Humildade não é dizer "SIM" a tudo e a todos.

Nem é apregoar que somos humildes.

Humildade é saber exatamente o que somos e o que valemos.

Aprenda a dizer "NÃO" com humildade.

MINUTO DE SABEDORIA

SEJA tolerante com o próximo que erra.

Quando erramos, queremos que os outros nos desculpem.

Então, desculpe e procure ensinar-lhe, dando o seu exemplo.

Não critique, porque a critica destrói.

Seja você um exemplo vivo e desculpe os erros alheios, porque não há pessoas más; há enfermos e ignorantes da lei, que não sabem que volta para nós tudo o que fazemos aos outros de mal ou de bem, de crítica ou de tolerância.

O LIVRO DOS ESPIRITOS


LIVRO SEGUNDO

CAPÍTULO IV

PLURALIDADE DAS EXISTÊNCIAS

PARENTESCO, FILIAÇÃO

Setuagésimo Parte

204 – UMA VEZ QUE TEMOS TIDO VÁRIAS EXISTÊNCIAS, A PARENTELA REMONTA ALÉM DA NOSSA EXISTÊNCIA ATUAL?

- Não pode ser de outra forma. A sucessão das existências corporais estabelece entre os Espíritos laços que remontam às existências anteriores. Daí, muitas vezes, decorre as causas da simpatia entre vós e certos Espíritos que vos parecem estranhos.

205 – NA OPINIÃO DE CERTAS PESSOAS, A DOUTRINA DA REENCARNAÇÃO PARECE DESTRUIR OS LAÇOS DE FAMILIA FAZENDO-OS REMONTAR ÀS EXISTÊNCIAS ANTERIORES.

- Ela os estende, mas não os destrói. A parentela, estando baseada sobre as afeições anteriores, os laços que unem os membros de uma família são menos precários. Ela aumenta os deveres da fraternidade, visto que, entre os vizinhos ou entre os servidores, pode se encontrar um Espírito que esteve ligado a vós pelos laços consangüíneos.

- ELA DIMINUI, ENTRETANTO, A IMPORTÂNCIA QUE ALGUNS DÃO À SUA GENEALOGIA, VISTO QUE, PODE TER POR PAI UM ESPÍRITO PERTENCENTE A OUTRA RAÇA E VINDO DE UMA CONDIÇÃO DIFERENTE?

- E verdade, mas essa importância se baseia no orgulho; o que a maioria honra em seus ancestrais, são os títulos, posição e fortuna. Alguém que coraria por ter como antepassado um honesto sapateiro, se gabaria de descender de um gentil-homem debochado. Mas o que quer que digam ou façam, na impedirão que as coisas sejam como são, porque DEUS não regulou as leis da Natureza pela sua vaidade.

206 – DO FATO DE NÃO HAVER FILIAÇÃO ENTRE OS ESPÍRITOS DESCENDENTES DE UMA MESMA FAMÍLIA, SEGUE-SE QUE O CULTO DOS ANCESTRAIS SEJA UMA COISA RIDÍCULA?

- Seguramente que não, porque se deve sentir feliz de pertencer a uma família na qual Espíritos elevados se encarnaram. Embora os Espíritos não procedam uns dos outros, eles não têm menos afeição aos que lhes estão ligados pelos laços de família, visto que os Espíritos, freqüentemente, são atraídos em tal ou tal família em razão de simpatia ou por ligações anteriores. Mas crede que os Espíritos dos vossos ancestrais não se honram pelo culto que lhes fazeis por orgulho. Seus méritos não refletem sobre vós senão pelo esforço que fizerdes para seguir os bons exemplos que vos deram, e é só assim que a lembrança pode não somente lhes ser agradável, mas até útil.

(CONTINUA AMANHÃ)

MENSAGEM DE CHICO XAVIER - Psicografada pelo médium Wagner da Paixão

quinta-feira, 29 de abril de 2010

PENSAMENTO DO DIA

29 de Abril de 2010

"O autoconhecimento une o homem a seu ser real e traz a sua consciência a unidade cósmica."

MINUTO DE SABEDORIA

NÃO se envergonhe de ser humilde.

A humildade consiste no conhecimento perfeito daquilo que somos e que podemos, sem fantasiar-nos com qualidades que não temos.

Humildade não é posição de corpo nem tom de voz; é posição do espírito, que sabe o que é e o que pode, e não precisa manifestar-se aos outros; vale para si mesmo.

Seja, pois, humilde!

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO SEGUNDO

CAPÍTULO IV

PLURALIDADE DAS EXISTÊNCIAS

SEXOS NOS ESPÍRITOS

Sexagésima Nona Parte


200 – OS ESPÍRITOS TEÊM SEXOS?

- Não como entendeis, pois os sexos dependem do organismo. Entre eles há amor e simpatia baseados na identidade de sentimentos.

201 – O ESPÍRITO QUE ANIMOU O CORPO DE UM HOMEM, EM NOVA EXISTÊNCIA, PODE ANIMAR O DE UMA MULHER, E VICE-VERSA?

- Sim, são os mesmo Espíritos que animam os homens e as mulheres.

202 - QUANDO SE É ESPÍRITO, PREFERE-SE ENCARNAR NO CORPO DE UM HOMEM OU DE UMA MULHER?

- Isso pouco importa ao Espírito; ele escolhe segundo as provas que deve suportar.

(Os Espíritos se encarnam homens ou mulheres porque eles não têm sexos. Como devem progredir em tudo, cada sexo, como cada posição social, lhes oferece provas e deveres especiais, além da oportunidade de adquirir experiência. Aquele que fosse sempre homem não saberia senão o que sabem os homens).


PARENTESCO, FILIAÇÃO

203 – OS PAIS TRANSMITEM AOS FILHOS UMA PORÇÃO DE SUA ALMA, SE LIMITAM A DAR-LHES A VIDA ANIMAL A QUE UMA NOVA ALMA, MAIS TARDE, VEM ADICIONAR A VIDA MORAL?

- A vida animal somente, porque a alma é indivisível. Um pai estúpido pode ter filhos inteligentes, e vice-versa.

(CONTINUA AMANHÃ)

AO ENCONTRO DE JESUS - MÚSICA ESPÍRITA

quarta-feira, 28 de abril de 2010

PENSAMENTO DO DIA

28 de Abril de 2010

"Sugestões para o caminho ascendente desde muito vos vêm sendo dadas. Que fazeis com elas?"

MINUTO DE SABEDORIA


LEIA mais!

Aproveite seu tempo.

Não deixe que a ociosidade alimente pensamentos negativos, porque estará perdendo um tempo precioso que não voltará mais.

LEIA mais!

A boa leitura alimenta o cérebro e controla emoções.

O livro é um amigo discreto que não se impõe a ninguém, e só fala conosco quando temos vontade de conversar com ele.

Leia mais, e faça do livro seu melhor amigo!

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO SEGUNDO

CAPÍTULO IV

PLURALIDADE DAS EXISTÊNCIAS

DESTINO DAS CRIANÇAS DEPOIS DA MORTE

Sexagésima Oitava Parte

- 197 – O ESPÍRITO DE UMA CRIANÇA, MORTA EM TENRA IDADE, É TÃO AVANÇADO COMO O DE UM ADULTO?

- Algumas vezes muito mais, porque pode ter vivido mais e adquirido maior soma de experiências, sobretudo se progrediu.

- O ESPÍRITO DE UMA CRIANÇA PODE, ASSIM, SER MAIS ADIANTASDO DO QUE DO PAI?

- Isto é muito freqüente; vós mesmos não vedes isso muitas vezes na Terra?

198 – PERTENCE A UMA CATEGORIA SUPERIOR O ESPÍRITO DE UMA CRIANÇA QUE MORREU EM TENRA IDADE, NÃO PODENDO TER FEITO O MAL?

- Senão fez o mal, também não fez o bem, e DEUS não o isenta das provas que deve suportar. Se é puro não é porque é criança, mas porque progrediu muito.

199 – PORQUE A VIDA, FREQÜENTEMENTE, É INTERROMPIDA NA INFÂNCIA?

- A duração da vida de uma criança pode ser, para o Espírito que está nela encarnado, o complemento de uma existência interrompida antes do seu tempo marcado, e sua morte, no mais das vezes, é uma prova ou expiação para os pais.

- QUE SUCEDE AO ESPÍRITO DE UMA CRIANÇA QUE MORREU EM TENRA IDADE?

- Recomeça uma nova existência.


(Se o homem tivesse uma só existência, e se depois dessa existência sua sorte futura fosse fixada para a eternidade, qual seria o mérito da metade da espécie humana que morre em tenra idade para desfrutar sem esforços, da felicidade eterna, e por qual direito ficaria isenta das condições, freqüentemente, tão duras, impostas à outra metade? Uma tal ordem de coisas não estaria de acordo com a justiça de DEUS. Pela reencarnação, a igualdade é para todos; o futuro pertence a todos sem exceção e sem favor para ninguém; os que chegam por último não podem culpar senão a si mesmos. O homem deve ter o mérito de seus atos, como tem a responsabilidade.)

(Não é racional, aliás, considerar a infância como um estado normal de inocência. Não se vêem crianças dotadas dos piores instintos em idade na qual a educação não pôde, ainda, exercer sua influência? Algumas não há que parecem trazer no berço à astúcia, a felonia, a perfídia, o instinto mesmo para o roubo e o homicídio, não obstante os bons exemplos dados pelos que com ela convivem? A lei civil as absorve de suas ações porque, diz ela, não agem com discernimento, e tem razão porque, com efeito, elas agem mais instintivamente que pela própria vontade. Mas de onde podem provir esses instintos tão diferentes em crianças da mesma idade, educadas nas mesmas condições e submetidas às mesmas influências? De onde vem essa perversidade precoce, senão da inferioridade do Espírito, uma vez que a educação não contribuiu para isso? As que são viciadas é porque seu Espírito progrediu menos e, então, sofrem as conseqüências, não por seus atos de crianças, mas por aqueles de suas existências anteriores. É assim que a lei é a mesma para todos e a justiça de DEUS alcança todo mundo.)

(CONTINUA AMANHÃ)

ANIMÃ - MÚSICA ESPÍRITA

terça-feira, 27 de abril de 2010

PENSAMENTO DO DIA

27 de Abril de 2010

"É hora de redenção."

MINUTO DE SABEDORIA

NÃO se exalte, não se irrite, não discuta...

A mansidão e a serenidade conquistam os corações e representam a felicidade.

Ninguém resiste a uma pessoa calma e serena, e esta pode resistir a todos.

Não há força que derrube a mansidão, e nada é empecilho para ela.

Os mansos e serenos conseguem tudo o que desejam na Terra, com a vantagem de jamais estragarem sua saúde tão preciosa.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO SEGUNDO

CAPÍTULO IV

PLURALIDADE DAS EXISTÊNCIAS

TRANSMIGRAÇÃO PROGRESSIVA

Sexagésima Sétima Parte


195 – A POSSIBILIDADEE DE MELHORAR-SE NUMA OUTRA EXISTÊNCIA, NÃOPODE CONDUZIR CERTAS PESSOAS A PERSEVERAREM NO MAU CAMINHO COM A IDÉIA DE QUE PODERÃO CORRIGIR-SE MAIS TARDE?

- Aquele que pensa assim não crê em nada e a idéia de um castigo eterno não o deteria mais, porque a sua razão a repele e essa idéia conduz à incredulidade sobre todas as coisas. Se se houvesse empregado apenas meios racionais para conduzir os homens, não haveria tantos céticos. Um Espírito imperfeito pode, com efeito, pensar durante sua existência corporal, como dizes, mas, uma vez desligado da matéria, ele pensará de outra forma, pois perceberá que fez cálculo errado, e é, então, que trará um sentimento contrário em uma nova existência. É assim que se realiza o progresso e é por essa razão que, na Terra existem homens uns mais adiantados do que outros. Alguns já têm experiências que outros não conhecem ainda, mas que adquirirão pouco a pouco. Depende de cada um apressar seu progresso ou atrasar-se indefinidamente.

(O homem que ocupa uma posição má deseja trocá-la o mais depressa possível. Aquele que está convencido de que as tribulações desta vida são conseqüências de suas imperfeições, procurará garantir uma nova existência, menos penosa. Essa idéia o desviará mais depressa do caminho do mal, que a idéia do fogo eterno, no qual não acredita.)

196 – OS ESPÍRITOS NÃO PODENDO MELHORAR-SE, SENÃO SUPORTANDO AS TRIBULAÇÕES DA VIDA CORPORAL, SEGUIR-SE-IA QUE A VIDA MATERIAL SERIA UMA ESPÉCIE DE CADINHO OU DEPURADOR, PELO QUAL DEVEM PASSAR OS SERES DO MUNDO ESPÍRITA PARA ATINGIREM A PERFEIÇÃO?

- Sim, é bem isso. Eles se melhoram nessas provas, evitando o mal e praticando o bem. Porém, é só depois de várias encarnações ou depurações sucessivas, num tempo mais ou menos longo, e segundo seus esforços, que eles atingem o objetivo para o qual tendem.

- É O CORPO QUE INFLUI SOBRE O ESPÍRITO PARA MELHORÁ-LO OU O ESPÍRITO QUE INFLUI SOBRE O CORPO?

- Teu Espírito é tudo; teu corpo é uma veste que apodrece; eis tudo.

(No suco da videira encontramos uma comparação material dos diferentes graus de depuração da alma. Ele contém o licor chamado espírito ou álcool, mas enfraquecido por uma multidão de matérias estranhas que lhe alteram a essência. Depois de várias destilações, em cada uma da qual se depura de algumas impurezas, ele alcança a pureza absoluta. O alambique é o corpo no qual ele deve entrar para se purificar; as matérias estranhas são como o perispírito que se depura, ele mesmo, à medida que o Espírito se aproxima da perfeição.)

(CONTINUA AMANHÃ)

TRAILER OFICIAL DO FILME CHICO XAVIER

segunda-feira, 26 de abril de 2010

PENSAMENTO DO DIA

26 de Abril de 2010

"Sem ruídos e por um sagrado rio interno, viajareis ao Reino do Espírito, morada de vossa mônada."

MINUTO DE SABEDORIA

PROCURE pensar.

Não seja autômato!

Você faz parte da Humanidade, é uma peça importante, e por menor que seja sua cultura,

você tem o dom de raciocinar.

Pense com sua própria cabeça, procure saber de onde vêm e para onde vai.

Não viva às cegas!

Seja você mesmo!

Só você pode descobrir o caminho que lhe convém.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO SEGUNDO

CAPÍTULO IV

PLURALIDADE DAS EXISTÊNCIAS

TRANSMIGRAÇÃO PROGRESSIVA

Sexagésima Sexta Parte

192 – PODE-SE, DESDE ESTA VIDA, POR UMA CONDUTA PERFEITA SUPERAR TODOS OS GRAUS E SE
TORNAR ESPÍRITO PURO, SEM PASSAR PELOS GRAUS INTERMEDIÁRIOS?

- Não, pois o que o homem acredita ser perfeito, está longe da perfeição; há qualidades que lhe são desconhecidas e que não pode compreender. Ele pode ser tão perfeito quanto o permita a sua natureza terrestre, mas, isso não é a perfeição absoluta. Uma criança, por precoce que seja, deve passar pela juventude antes de atingir a idade madura; da mesma forma, também, o doente passa pelo estado de convalescença antes de recuperar toda a saúde. Aliás, o Espírito deve avançar em ciência e em moralidade: e, se ele não progride senão num sentido, é necessário que progrida também no outro para alcançar o alto da escala. Todavia, quanto mais o homem avança na sua vida atual, menos as provas seguintes são longas e penosas.

- PODE O HOMEM, AO MENOS, ASSEGURAR NESTA VIDA UMA EXISTÊNCIA FUTURA MENOS CHEIA DE AMARGURAS?

- Sim, sem dúvida, pode abreviar a extensão e as dificuldades do caminho. Só o negligente se encontra sempre na mesma situação.

193 – UM HOMEM, EM SUAS NOVAS EXISTÊNCIAS, PODE DESCER MAIS BAIXO QUE NA ATUAL?

- Como posição social sim; como Espírito, não.

194 – A ALMA DE UM HOMEMM DE BEM PODE, NUMA NOVA ENCARNAÇÃO, ANIMAR O CORPO DE UM HOMEM PERVERSO:

- Não, visto que ela não pode degenerar.

- A ALMA DE UM HOMEM PERVERSO PODE VIR A SER DE UM HOMEM DE BEM?

- Sim, se arrependeu-se e isso, então, é uma recompensa.

(A marcha dos Espíritos é progressiva, jamais retrógrada. Eles se elevam gradualmente na hierarquia e não descem da categoria que já alcançaram. Nas suas diferentes existências corporais, podem descer como homem, mas não como Espíritos. Assim, a alma de um potentado da Terra pode, mais tarde, animar o mais modesto artesão e vice-versa, porque as posições entre os homens, freqüentemente, estão na razão inversa da elevação dos sentimentos morais. Herodes era Rei, JESUS, carpinteiro.)

(CONTINUA AMANHÃ)

CD SETE CHACRAS

domingo, 25 de abril de 2010

PENSAMENTO DO DIA

25 de Abril de 2010

"Como viajantes do reino, recebereis as tarefas dos tempos vindouros."

MINUTO DE SABEDORIA

NÃO ponha limites à sua vida!

Procure ouvir as notas harmoniosas e sublimes do canto maravilhoso que se evola da natureza.

Viva sorridente e alegre, para espantar as preocupações, para aliviar as lutas.

Mergulhe sua alma na alma da natureza; absorva a luz do sol, goze a suavidade da lua,

contemple o esplendor das estrelas, aspire o perfume das flores.

A vida é bela, apesar das dores e dos contratempos.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO SEGUNDO

CAPÍTULO IV

PLURALIDADE DAS EXISTÊNCIAS

TRANSMIGRAÇÃO PROGRESSIVA

Sexagésima Quinta Parte

189 – DESDE O PRINCÍPIO DE SUA FORMAÇÃO, GOZA O ESPÍRITO DA PLENITUDE DE SUAS FACULDADES?

- Não, porque o Espírito, como o homem, tem sua infância. Em sua origem, os Espíritos não têm mais que uma existência instintiva e possuem apenas a consciência de si mesmos e de seus atos. Não é senão pouco a pouco que a inteligência se desenvolve.

190 – QUAL É O ESTADO DA ALMA EM SUA PRIMEIRA ENCARNAÇÃO?

- O estado da infância na existência corpórea. Sua inteligência apenas desabrocha: ela se ensaia para a vida.

191 – AS ALMAS DOS NOSSOS SELVAGENS SÃO ALMAS EM ESTADO DE INFÂNCIA?

- Infância relativa; mas são almas que já progrediram, pois têm paixões.

- AS PAIXÕES SÃO, POIS, UM SINAL DE DESENVOLVIMENTO?

- De desenvolvimento sim, mas não de perfeição; as paixões são um sinal de atividade e da consciência do eu, enquanto que, na alma primitiva, a inteligência e a vida estão em estado de germe.

(A vida do Espírito, no seu conjunto, percorre as mesmas fases que vemos na vida corporal; passa gradualmente do estado de embrião ao da infância, para alcançar, por uma sucessão de períodos, a idade adulta, que é a da perfeição, com a diferença de que não conhece o declínio e a decrepitude como na vida corporal; que essa vida, que teve começo, não terá fim; que é preciso um tempo imenso, do nosso ponto de vista, para passar da infância espírita a um desenvolvimento completo, e seu progresso se realiza não sobre uma só esfera, mas, passando por mundos diversos. A vida do Espírito se compõe assim de uma série de existências corporais, sendo cada uma, para ele, uma oportunidade de progresso, da mesma forma que cada existência corporal se compõe de uma séria de dias em cada um dos quais o homem adquire um acréscimo de experiências de instrução. Todavia, da mesma forma que na vida do homem existem dias que não produzem frutos, na vida do Espírito há existências corporais sem nenhum resultado, porque ele não as soube aproveitar.)

(CONTINUA AMANHÃ)

TERAPIA DE VISUALIZAÇÃO DE CHACRAS