sábado, 26 de fevereiro de 2011

PENSAMENTO DO DIA

Sábado, 26 de Fevereiro de 2011

"A aproximação ao âmago da verdade realiza-se como um sucessivo romper de véus."

Trigueirinho

MENSAGENS ESPIRITAS - CHICO XAVIER

MINUTO DE SABEDORIA

Mantenha sempre no mesmo nível sua coragem para o bem.

Não falamos da coragem de palavras, que é fácil.

Contar vantagens, todos contam.

Mas a coragem da luta contra seus próprios vícios é que tem valor, porque daí surgirá a vitoria final.

Seja constante e persistente, caminhe reto para a frente e para o alto, e mantenha firme sua coragem na ação de cada dia em busca do ideal.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

LIVRO QUARTO


CONCLUSÃO

I

Trecentésima Sexcentésima Segunda Parte.

Aquele que não conhece como fato do magnetismo terrestre senão o jogo dos patinhos imantados que se faz manobrar sobre a água de uma bacia, dificilmente poderia compreender que esse brinquedo encerra o segredo do mecanismo do Universo e do movimento dos mundos. O mesmo ocorre com aquele que não conhece do Espiritismo senão o movimento das mesas; nele não vê senão um divertimento, um passatempo de sociedade, e não compreende que esse fenômeno, tão simples e tão vulgar, conhecido da antiguidade, e mesmo de povos semi-selvagens, pudesse se prender às mais graves questões da ordem social. Para o observador superficial, com efeito, que relação uma mesa que gira pode ter com a moral e o futuro da Humanidade? Mas todo aquele que reflete, lembra que da simples panela que tem fervido desde a antiguidade, saiu o possante motor com o qual o homem transpõe o espaço e suprime as distancias. Pois bem! Vós, que não credes em algo fora do mundo material, sabei, pois, que dessa mesa que gira e provoca sorrisos desdenhosos, saiu toda uma ciência, assim como a solução de problemas que nenhuma filosofia pudera ainda resolver. Apelo a todos os adversários de boa fé, eu os adjuro a dizer se deram-se ao trabalho de estudar o que criticam; porque, em boa lógica, a critica não tem valor senão na proporção de que aquele que a faz conhece aquilo de que fala. Zombar de uma coisa que não se conhece, que não se sondou com o escalpelo do observador consciencioso, não é criticar, é fazer prova de imprudência e dar uma infeliz idéia de seu próprio julgamento. Seguramente, se tivésse-mos apresentado esta filosofia como sendo obra de um cérebro humano, ela teria encontrado menos desdém e seria honrada com o exame daqueles que pretendem dirigir a opinião. Todavia, ela vem dos Espíritos. Que absurdo! Ela mal merece um dos seus olhares; julgam-na sobre o titulo como o macaco da fábula que julgou a noz pela casca. Fazei, se o quiserdes, abstração da origem: suponde que este livro seja obra de um homem e dizei, em vossa alma a consciência, se, depois de o ter lido seriamente, nele não achais matéria para zombar.

CONTINUA AMANHÃ

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

PENSAMENTO DO DIA

Sexta feira, 25 de Fevereiro de 2011

"Aquele que da luz desvia o olhar a fim de relatar a outrem o quanto a conhece, perde-a de vista."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

Faça tudo com amor!

Tudo o que é feito sem amor sai mal feito, e tende à destruição.

Só o amor constrói obras eternas e penetra profundamente o coração da Humanidade, porque só o amor é positivo,

Tudo o que não é amor é negativo.

Faça tudo com amor, porque o próprio DEUS é amor.

Quando as criaturas fizerem tudo com amor, saberão o que é a saúde e a felicidade.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

LIVRO QUARTO

ESPERANÇAS E CONSOLAÇÕES

CAPÍTULO II

PENAS E GOZOS FUTUROS

PARAISO, INFERNO E PURGATÓRIO

Trecentésima Sexcentésima Primeira Parte.

1017 – EM QUE SENTIDO É PRECISO ENTENDER ESTAS PALAVRAS DO CRISTO: MEU REINO NÃO É DESTE MUNDO.

- Assim respondendo, o CRISTO falava num sentido figurado. Ele queria dizer que não reina senão sobre os corações puros e desinteressados. Ele está por toda a parte, onde domina do amor ao bem; mas os homens ávidos de coisas deste mundo e ligados aos bens da Terra, não estão com Ele.

1018 – JAMAIS O REINO DO BEM PODERÁ TER LUGAR SOBRE A TERRA?

- O bem reinará sobre a Terra quando, entre os Espíritos que vêem habitá-la, os bons vencerem sobre os maus. Então, farão nela reinar o amor e a justiça, que são a fonte do bem e da felicidade. É pelo progresso moral e pela prática das Leis de DEUS que o homem atrairá sobre a Terra os bons Espíritos e dela afastará os maus. Mas os maus não a deixarão senão quando dela forem banidos o orgulho e o egoísmo.

- A transformação da Humanidade foi predita e atingis esse momento, que apressa todos os homens que ajudam o progresso. Ela se cumprirá pela encarnação de Espíritos melhores, que constituirão sobre a Terra uma nova geração. Então, os Espíritos dos maus, que a morte ceifa cada dia, e todos aqueles que tentem atrasar a marcha das coisas, dela serão excluídos, porque serão deslocados do convívio com os homens de bem, dos quais perturbariam a felicidade. Eles irão para mundos novos, menos avançados, cumprir missões penosas, onde poderão trabalhar para seu próprio adiantamento, ao mesmo tempo que trabalharão para o adiantamento de seus irmãos ainda mais atrasados. Não vedes nessa exclusão da Terra transformada a sublime figua do Paraíso perdido, e no homem chegado sobre a Terra em semelhantes condições, e trazendo em si o germe de suas paixões e os traços de sua inferioridade primitiva, a figura não menos sublime do pecado original? O pecado original, considerado sob esse ponto de vista, prende-se à natureza ainda imperfeita do homem, que não é responsável senão por si mesmo e suas falhas, e não das de seus pais. Todos vós, homens de fé e de boa vontade, trabalhai, portanto, com zelo e coragem na grande obra da regeneração, porque colhereis centuplicado o grão que houverdes semeado. Infelizes aqueles que fecham os olhos à luz, porque se preparam para longos séculos de trevas e decepções. Infelizes dos que colocam todas as suas alegrias nos bens deste mundo, porque sofrerão mais privações do que tiveram de prazeres. Infelizes, sobretudo, os egoístas, porque não encontrarão alguém para ajudá-los a carregar o fardo de suas misérias.

SÃO LUIZ

CONTINUA AMANHÃ

VIDA APÓS A MORTE - 02 PARTE

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

VIDA APÓS A MORTE - 01 PARTE

PNSAMENTO DO DIA

Quinta feira, 24 de Fevereiro de 2011

"Quando um indivíduo deixa de trabalhar para si, milagres começam a ocorrer."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

Aprenda a dirigir palavras de louvor a tudo que é belo e bom.

Não retenha seus sentimentos de gratidão e louve tudo o que contribui para a beleza e o bem-estar da Humani9dade.

Não se cale diante do que é belo!

Dê expansão ao louvor que provém de seu íntimo, em favor de pessoas e coisas.

A gratidão traz alegria à vida!

Cultive a virtude do louvor espontâneo e sincero e você aumentará o número de seus amigos.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS -

LIVRO QUARTO

ESPERANÇAS E CONSOLAÇÕES

CAPÍTULO II

PENAS E GOZOS FUTUROS

PARAISO, INFERNO E PURGATÓRIO

Trecentésima Sexcentésima Parte.

1015 – EM QUE SENTIDO SE DEVE ENTENDER A PALAVRA CÉU?

- Crês que ele seja um lugar, como os Campos Elíseos dos antigos, onde todos os bons Espíritos são amontoados desordenadamente sem outro cuidado que o de gozar pela eternidade uma felicidade passiva? Não, é o espaço Universal, são os planetas, as estrelas, e todos os mundos superiores, onde os Espíritos de todas as suas faculdades sem ter as atribulações da vida material, nem as angústias inerentes à inferioridade.

1016 – OS ESPÍRITOS DISSERAM HABITAR O QUARTO, O QUINTO CÉU, ETC. QUE ENTENDIAM POR ISSO?

- Vós lhes perguntais qual céu habitam; porque tendes a idéia de vários céus colocados como os andares de uma casa. Então, vos respondem segundo vossa linguagem, mas para eles, essas palavras, quarto, quinto céu exprimem diferentes graus de depuração e, por conseguinte, de felicidade. É absolutamente como quando se pergunta a um Espírito se ele está no inferno; se é infeliz dirá sim, porque para ele inferno é sinônimo de sofrimento. Mas ele sabe muito bem que não se trata de uma fornalha. Um pagãs o teria dito que estava no Tártaro.

(É o mesmo que outras expressões análogas, tais como cidade das flores, cidade dos eleitos, primeira, segunda ou terceira esfera, etc. que não são senão alegorias empregadas por certos Espíritos, seja como figuras, seja algumas vezes por ignorância da realidade das coisas e mesmo das mais simples noções científicas.)

(Segundo a idéia restrita que se fazia antigamente dos lugares de penas e de recompensas, e sobretudo na opinião de que a Terra era o centro do Universo, que o céu formava uma abóboda e que havia uma região de estrelas e se colocava o céu em cima e o inferno embaixo. Daí as expressões subir ao céu, estar no mais alto dos céus, ser precipitado no inferno. Hoje que a Ciência demonstrou que a Terra não é senão um dos menores mundos entre tantos milhões de outros, sem importância especial; que ela historiou sua formação e descreveu sua constituição, provou que o espaço é infinito e não há nem alto nem baixo no Universo, foi preciso renunciar em colocar o céu acima das nuvens e o inferno em lugares baixos. Quanto ao Purgatório, nenhum lugar lhe foi assinalado. Estava reservado ao Espiritismo dar a todas essas coisas as explicação mais racional, a mais grandiosa e ao mesmo tempo a mais consoladora para a Humanidade. Assim, pode-se dizer que carregamos conosco nosso inferno e nosso paraíso. Nosso purgatório o encontramos na nossa encarnação, nas nossas vidas corporais ou físicas.)

CONTINUA AMANHÃ

VIDA APÓS A VIDA

http://www.youtube.com/watch?v=fi5Hhh7tlDs

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

PEDIDO DE SOLIDARIEDADE

RECEBEMOS ESSE APÊLO DE UMA MÃE DESESPERADA

NUM ATO DE SOLIDARIEDADE E AMOR PARTICIPEMOS DESSA CORRENTE.

Oi pessoal,

Ieda e Jaqueline estão precisando neste momento de muita força,

de muita vibração positiva, de muita luz e de muita oração, para isto
estamos pedindo a todos vocês que nos unamos para esta corrente positiva
às 22 horas diariamente por 1 minuto apenas ou pelo tempo que cada um dispuser,
para enviarmos esta ajuda para elas, isto pode ser feito no lugar que estivermos naquele horário.¨

Grata a todos.


(Foi diagnosticado que Ieda e Jaqueline estão CA)

PNSAMENTO DO DIA

Pensamento do Dia

Quarta feira, 23 de Fevereiro de 2011

"Erros sempre existiram; porém, poucos são os que se empenham para conseguir a própria transformação."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

Seja tolerante com o próximo que erra.

Quando erramos, queremos que os outros nos desculpem.

Então, desculpe e procure ensinar-lhe, dando o seu exemplo.

Não critique, porque a crítica destrói.

Seja você um exemplo vivo e desculpe os erros alheios, porque não há pessoas más; Há enfermos e ignorantes da Lei, que não sabem que volta para nós tudo o que fazemos aos outros, de mal ou de bem, de crítica ou de tolerância.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

LIVRO QUARTO

ESPERANÇAS E CONSOLAÇÕES

CAPÍTULO II

PENAS E GOZOS FUTUROS

PARAISO, INFERNO E PURGATÓRIO

Trecentésima Qüinquagésima Nona Parte.

1013 – COMO SE DÁ QUE ESPÍRITOS QUE, POR SUA LINGUAGEM, REVELAM SUPERIORIDADE, TENHAM RESPONDIDO A PESSOAS MUITO SÉRIAS A RESPEITO DO INFERNO E DO PURGATÓRIO, CONFORME A IDÉIA QUE DELES SE FAZ VULGARMENTE?

- Eles falam uma linguagem compreendida pelas pessoas que os interrogam. Quando essas pessoas são muito imbuídas de certas idéias, não as querem chocar muito bruscamente para não melindrar suas convicções. Se um Espírito viesse dizer, sem precauções oratórias, a um muçulmano, que Maomé não é um profeta, ele seria muito mal recebido.

- CONCEBE-SE QUE POSSA SER ASSIM DA PARTE DOS ESPÍRITOS QUE QUEREM NOS INSTRUIR, MAS COMO SE DÁ QUE OS ESPÍRITOS INTEROGADOS SOBRE SUA SITUAÇÃO TENHAM RESPONDIDO QUE SOFRIAM AS TORTURAS DO INFERNO OU DO PURGATÓRIO?

- Quando são inferiores e não completamente desmaterializados, conservam uma parte de suas idéias terrestres e exprimem suas impressões pelos termos que lhes são familiares. Eles se encontram em um meio que não lhes permite, senão pela metade, sondar o futuro e é por causa disso que, freqüentemente, os Espíritos errantes ou recém-desencarnados falam como fariam em vida. Inferno pode se traduzir por uma vida de prova, extremamente penosa, com a incerteza de uma melhora. Purgatório, uma vida também de prova, mas com consciência de um futuro melhor. Quando experimentas uma grande dor, não dizes para ti mesmo que sofres como um condenado? Não são mais que palavras, e sempre em sentido figurado.

1014 – QUE SE DEVE ENTENDER POR UMA ALMA EM PENA?

- Uma Alma errante e sofredora, incerta de seu futuro, e à qual podeis proporcionar um alivio que, freqüentemente, ela solicita vindo se comunicar convosco.

CONTINUA AMANHÃ

EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO14 PARTE

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

PNSAMENTO DO DIA

Terça feira, 22 de Fevereiro de 2011

"Pouco podereis ensinar se pouco tiverdes aprendido."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

Não se envergonhe de ser humilde.

A humildade consiste no conhecimento perfeito daquilo que somos e que podemos, sem fantasiar-nos com qualidades que não temos.

Humildade não é posição de nem tom de voz: é posição de Espírito, que sabe o que é e o que pode, e não precisa manifestar-se aos outros: vale por si mesmo.

Seja, pois, humilde!

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

LIVRO QUARTO

ESPERANÇAS E CONSOLAÇÕES

CAPÍTULO II

PENAS E GOZOS FUTUROS

PARAISO, INFERNO E PURGATÓRIO

Trecentésima Qüinquagésima Oitava Parte.

1011 – UM LUGAR CIRCUNSCRITO NO UNIVERSO ESTÁ DESTINADO ÀS PENAS E AOS GOZOS DOS ESPÍRITOS, SEGUNDO SEUS MÉRITOS?

- Já respondemos a essa questão. As penas e os gozos são inerentes ao grau de perfeição dos Espíritos. Cada um possui em si mesmo o principio de sua própria felicidade ou infelicidade, e como eles estão por toda a parte, nenhum lugar circunscrito, nem fechado, não está destinado a um antes que a outro. Quanto aos Espíritos encarnados, são mais ou menos felizes ou infelizes, conforme o mundo que eles habitem mais ou menos avançado.

- SEGUNDO ISSO, O INFERNO E O PARAISO NÃO EXISTIRIAM TAL COMO O HOMEM O REPRESENTA?

- Não são senão figuras: há por toda a parte Espíritos felizes e infelizes. Entretanto, como também já o dissemos, os Espíritos de uma mesma ordem se reúnem por simpatia; mas podem se reunir onde querem, quando são perfeitos.

(A localização absoluta dos lugares de penas e recompensas não existe senão na imaginação do homem. Provém da tendência a MATERIALIZAR e a CIRCUNSCREVER as coisas das quais eles não podem compreender a essência infinita.)

1012 – QUE SE DEVE ENTENDER PELO PURGATÓRIO?

- Dores físicas e morais; é o tempo da expiação. Quase sempre é sobre a Terra que fazeis vosso purgatório e que DEUS vos faz expiar vossas faltas.

( O que o homem chama purgatório é também um figura pela qual se deve entender, não um lugar determinado qualquer, mas o estado dos Espíritos imperfeitos que estão em expiação até a purificação completa que os deve elevar ao nível dos Espíritos bem-aventurados. Essa purificação, operando-se nas diversas encarnações, o purgatório consiste nas provas da vida corporal.)

CONTINUA AMANHÃ

EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO13 PARTE