sábado, 10 de abril de 2010

PENSAMENTO DO DIA


10 de Abril de 2010


"A Lei mostra a senda da liberdade e nunca leva o ser à dependência."

MINUTO DE SABEDORIA

NÃO existem pessoas realmente más.

Ou são enfermas ou não têm conhecimento da grande lei de que recebemos exatamente aquilo que damos.

Quem é enfermo precisa ser curado.

Quem pratica o mal precisa ser elucidado.

Mas de modo algum podemos agir com ódio e maldade.

Procure ensinar aos outros pelo seu próprio exemplo, compreendendo que a maldade é uma situação transitória do homem.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO SEGUNDO

MUNDO ESPÍRITA OU DOS ESPÍRITOS

CAPÍTULO II

ENCARNAÇÃO DOS ESPÍRITOS

MATERIALISMO

Qüinquagésima Parte

147 – POR QUE OS ANATOMISTAS, OS FISIOLOGISTAS E, EM GERAL, AQUELES QUE SE APROFUNDAM NAS CIÊNCIAS NATURAIS SÃO, COM FREQÜENCIA, LEVADOS AO MATERIALISMO?

- O fisiologista narra tudo aquilo que vê. Orgulho dos homens que crêem tudo saber e não admitem que alguma coisa possa ultrapassar os seus conhecimentos. Sua própria Ciência os torna presunçosos; pensam que a Natureza não pode ocultar-lhes alguma coisa.

148 – NÃO É DE LAMENTAR QUE O MATERIALISMO SEJA UMA CONSEQÜÊNCIA DE ESTUDOS QUE DEVERIAM, AO CONTRÁRIO, MOSTRAR AO HOMEM A SUPERIORIDADE DA INTELIGÊNCIA QUE GOVERNA O MUNDO? É NECESSÁRIO CONCLUIR QUE ELES SÃO PERIGOSOS?

- Não é verdade que o materialismo seja uma conseqüência desses estudos; o homem é quem tira deles uma falsa conseqüência, porque ele pode abusar de tudo, mesmo das melhores coisas. O nada, aliás, os amedronta mais do que o demonstram, e os Espíritos fortes são, freqüentemente, mais fanfarrões que corajosos. No mais das vezes, são materialistas por não terem nada com que encher o vazio do abismo que se abre diante deles; Mostre-lhes uma âncora de salvação e a ela se agarrarão apressadamente.

(Por uma aberração da inteligência, há pessoas que não vêem nos seres orgânicos senão a ação da matéria a que atribuem todos os nossos atos. Não vêem no corpo humano senão a máquina elétrica; não estudaram o mecanismo da vida senão pelo funcionamento dos órgãos que viram se apagar, freqüentemente, pela ruptura de um fio, e não viram nada mais que esse fio. Pesquisaram se restava alguma coisa e como não encontraram mais que a matéria, que se tornara inerte, e não viram a alma escapar-se, não a puderam apanhar, concluíram que tudo estava nas propriedades da matéria e, assim, depois da morte o pensamento se aniquilava. Triste conseqüência se assim fora, porque então o bem e o mal não teriam finalidade. O homem teria razão em pensar só em si mesmo e em colocar, acima de tudo, a satisfação dos seus prazeres materiais. Os laços sociais se quebrariam e as mais santas afeições se romperiam para sempre. Felizmente, essas idéias estão longe de ser gerais; pode-se dizer que são muito circunscritas e não constituem mais que opiniões individuais, pois, em parte alguma, ainda não se constituíram em Doutrina. Uma sociedade apoiada sobre essas bases carregaria em si o germe da sua dissolução, e seus membros se entre - devorariam como animais ferozes.)

(CONTINUA AMANHÃ)

HINO À BEZERRA DE MENEZES

sexta-feira, 9 de abril de 2010

PENSAMENTO DO DIA

09 de Abril de 2010

"Cada um de vós tem hoje uma opção a fazer. Recordai-vos de que o caminho do cosmos é o da luz."

MINUTO DE SABEDORIA

“QUEM alimenta o ódio atira fogo ao próprio coração”, escreveu André Luiz.

Se alguém o magoou, se o ofendeu com calúnias, não o imite, repetindo os mesmos erros.

Coloque-se acima dele, sabendo relevar.

E procure esquecer, porque o pensamento negativo da raiva atrai, para nós, a onda de maldade que nosso infeliz adversário lança contra nós.

Para ser feliz, saiba relevar e esquecer.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO SEGUNDO

MUNDO ESPÍRITA OU DOS ESPÍRITOS

CAPÍTULO II

ENCARNAÇÃO DOS ESPÍRITOS

DA ALMA

Quadragésima Nona Parte

142 – QUE DIZER DESTA OUTRA TEORIA SEGUNDO A QUAL A ALMA, NUMA CRIANÇA, SE COMPLETA A CADA PERÍODO DA VIDA?

- O Espírito é um só, e está inteiro na criança como no adulto. São os órgãos, ou instrumentos de manifestação da alma, que se desenvolvem e se completam. É ainda tomar o efeito pela causa.

143 – PORQUE TODOS OS ESPÍRITOS NÃO DEFINEM A ALMA DA MESMA MANEIRA?

- Todos os Espíritos não são igualmente esclarecidos sobre essas questões; há Espíritos ainda com limitações que não entendem as coisas abstratas, como ocorre, entre vós, com as crianças. Há também Espíritos pseudo-sábios que fazem desfile de palavras para se imporem, como ocorre, ainda, entre vós. Aliás, os próprios Espíritos esclarecidos, freqüentemente, podem se exprimir em termos diferentes que, no fundo, têm o mesmo valor, sobretudo quando se trata de coisas que a vossa linguagem é inadequada para exprimir claramente; precisam de figuras, de comparações que tomais pela realidade.

144 – QUE SE DEVE ENTENDER POR ALMA DO MUNDO?

- É o princípio universal da vida e da inteligência de onde se originam as individualidades. Mas aqueles que se servem dessas expressões, freqüentemente, não se compreendem uns aos outros. A palavra ALMA é tão elástica que cada um a interpreta ao sabor das suas fantasias. Já se atribuiu, também, uma ALMA à Terra; é preciso entendê-la como o conjunto dos Espíritos devotados que dirigem as vossas ações no bom caminho quando os escutais, e que certa maneira, são os prepostos de DEUS com relação à Terra.

145 – COMO SE EXPLICA QUE TANTOS FILOSÓFOS, ANTIGOS E MODERNOS, TENHAM DISCUTIDO TANTO TEMPO SOBRE A CIÊNCIA PSICOLÓGICA SEM TEREM ALCANÇADO A VERDADE

- Esses homens eram precursores da Doutrina Espírita eterna; prepararam os caminhos, mas eram homens, e se enganaram por tomarem as próprias idéias pela luz. Mas os próprios erros servem para deduzir a verdade mostrando o pró e o contra. Aliás, entre esses erros se encontram grandes verdades, que um estudo comparativo vos faz compreender.

146 – A ALMA É UMA SEDE DETERMINADA E CIRCUNSCRITA NO CORPO?

- Não; mas ela está mais particularmente na cabeça dos grandes gênios, em todos aqueles que pensam muito, e no coração naqueles que sentem muito e dirige suas ações a toda a Humanidade.

- QUE PENSAR DA OPINIÃO DAQUELES QUE SITUAM A ALMA NUM CENTRO VITAL?

- Quer dizer que o Espírito habita, de preferência, essa parte do vosso organismo, uma vez que é para lá que convergem todas as sensações. Aqueles que a situam no que consideram como o centro da vitalidade, confundem-na com o fluido o princípio vital. Contudo, pode-se dizer que a sede da ALMA está mais particularmente nos órgãos que servem às manifestações intelectuais e morais.

(CONTINUA AMANHÃ)

HINO AO ESPIRITISMO

quinta-feira, 8 de abril de 2010

PENSAMENTO DO DIA

08 de Abril de 2010

"Negação, mentira, traição, erro, enfermidade e pesar estão associados."

MINUTO DE SABEDORIA

CONTRIBUA, com sua parcela, para tornar mais belo este mundo.

Um pequenino gesto, uma ação insignificante, pode melhorar muito o ambiente em que nos encontramos, elevar o entusiasmo de quem está desanimado, reanimar aquele que está desiludido.

Um simples aperto de mão confiante faz renascer, por vezes, a coragem de quem estava por fraquejar.

Então! Contribua com algo de seu, para tornar mais belo este mundo!

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO SEGUNDO

MUNDO ESPÍRITA OU DOS ESPÍRITOS

CAPÍTULO II

ENCARNAÇÃO DOS ESPÍRITOS

DA ALMA

Quadragésima Oitava Parte

140 – QUE PENSAR DA TEORIA DA ALMA SUBDIVIDIDA EM TANTAS PARTES QUANTAS SÃO OS MÚSCULOS E PRESIDINDO, ASSIM, A CADA UMA DAS FUNÇÕES DO CORPO?

- Isso depende ainda do sentido que se dê à palavra ALMA; entendida como o fluido vital, é razoável; porém, se entende a ALMA como o Espírito encarnado, é errada. Dissemos que o Espírito é indivisível e transmite o movimento aos órgãos por meio do fluido intermediário, sem por isso se dividir.

- Entretanto, alguns Espíritos deram essa definição.

- Os Espíritos ignorantes podem tomar o efeito pela causa.

(A alma atua por intermédio dos órgãos e os órgãos são animados pelo fluido vital que se reparte entre eles, e mais abundantemente naqueles que são centros ou sede dos movimentos. Mas essa explicação não se aplica quando se considera a alma como sendo Espírito que habita o corpo durante a vida e o deixa quando ocorre a morte.)

141 – HÁ ALGUMA COISA DE VERDADEIRO NA OPINIÃO DAQUELES QUE PENSAM QUE A ALMA É EXTERIOR E CIRCUNDA O CORPO?

- A alma não está aprisionada no corpo como o pássaro numa gaiola. Ela irradia e se manifesta ao redor como a luz através de um globo de vidro ou como o som em torno de um centro sonoro; nesse sentido se pode dizer que ela é exterior, mas não é, por si, o envoltório do corpo. A alma tem dois envoltórios: um sutil e leve, que é o primeiro e que o chamas perispírito; o outro grosseiro, material e pesado, que é o corpo. A Alma é o centro desses envoltórios como o germe em um núcleo; já o dissemos.

(CONTINUA AMANHÃ)

ORAÇÃO - CHICO XAVIER

quarta-feira, 7 de abril de 2010

PENSAMENTO DO DIA

07 de Abril de 2010

"Cada ser é livre de tomar decisões, mas deve assumir as consequências de suas escolhas."

MINUTO DE SABEDORIA

DOMINE sua agitação!

Só as criaturas calmas podem ser totalmente eficientes.

A agitação cansa e produz tudo mal feito.

A pressa é inimiga da perfeição.

A calma é o segredo daqueles que realizam tudo bem feito.

Quanto mais trabalho, maior deve ser nossa calma.

Domine sua agitação, permaneça sereno, e tudo lhe sairá bem.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO SEGUNDO

MUNDO ESPÍRITA OU DOS ESPÍRITOS

CAPÍTULO II

ENCARNAÇÃO DOS ESPÍRITOS

DA ALMA

Quadragésima Sétima Parte

136 - A ALMA É INDEPENDENTE DO PRINCÍPIO VITAL?

- O corpo não é senão um envoltório, repetimo-lo sem cessar.

- O CORPO PODE EXISTIR SEM A ALMA?

- Sim; todavia, desde que cessa a vida do corpo, a alma o abandona. Antes do nascimento, não há ainda união definitiva entre a alma e o corpo; enquanto que depois que essa união está estabelecida, a morte do corpo rompe os laços que o unem à alma, e a alma o deixa. A vida a orgânica pode animar um corpo sem alma, mas a alma não pode habitar um corpo privado de vida orgânica.

- QUE SERIA O NOSSO CORPO SE NÃO TIVESSE ALMA?

- Massa de carne sem inteligência, tudo o que desejardes, menos um homem.

137 – O MESMO ESPÍRITO PODE ENCARNAR EM DOIS CORPOS DIFERENTES AO MESMO TEMPO?

- Não, o Espírito é indivisível e não pode animar, simultaneamente, dois seres distintos (Ver em O Livro dos Médiuns, capítulo: Bi- corporeidade e transfiguração)

138 – QUE PENSAR DA OPINIÃO DAQUELES QUE CONSIDERAM A ALMA COMO O PRINCÍPIO DA VIDA MATERIAL?

- É uma questão de palavras que não a temos; começai por vós entenderdes mutuamente.

139 – CERTOS ESPÍRITOS, E ANTES DELES ALGUNS FILÓSOFOS, DEFINIRAM A ALMA COMO UMA CENTELHA ANÍMICA EMANADA DO GRANDE TODO; POR QUE ESSA CONTRADIÇÃO?

- Não há contradição; depende da significação das palavras. Por que não tendes uma palavra para cada coisa?

(A palavra ALMA é empregada para designar coisas muito diferentes. Alguns chamam assim o princípio da vida e, nesta significação, é exato dizer, em sentido figurado, que a ALMA é uma centelha anímica emanada do grande Todo. Essas últimas palavras indicam a fonte universal do princípio vital, de onde cada ser absorve uma porção, e que, depois da morte, retorna à massa. Essa idéia não exclui a de um ser moral distinto, independente da matéria e que conserva a sua individualidade. È a esse ser que nós, igualmente, chamamos ALMA e é nessa significação que podemos dizer que a ALMA é um Espírito encarnado. Dando à palavra ALMA definições diferentes, os Espíritos falam segundo a aplicação que fazem dela, e segundo as idéias terrestres de que estão ainda mais ou menos imbuídos. Isso decorre da insuficiência da linguagem humana que não tem uma palavra para cada idéia, tornando-se a fonte de uma multidão de enganos e discussões. Eis porque os Espíritos superiores nos dizem que nos entendamos primeiro acerca das palavras.)

(CONTINUA AMANHÃ)

ELE ATENDERÁ - CHICO XAVIER

terça-feira, 6 de abril de 2010

PENSAMENTO DO DIA

06 de Abril de 2010

"Enquanto formos curiosos, as portas do cosmos permanecerão fechadas para nós."

MINUTO DE SABEDORIA

NÃO deixe de manifestar gratidão aos membros de sua família, aos amigos e conhecidos.

Não é, porém, da gratidão comum, que consiste em dizer “muito obrigado”, que estamos falando.

É de gratidão continuada, demonstrada em nosso exemplo, pelo fato de eles nos cercarem com seu afeto e contribuírem para nosso aperfeiçoamento, com sua ajuda e até com suas incompreensões.

O LIVRO DOS ESPIRITOS


LIVRO SEGUNDO

MUNDO ESPÍRITA OU DOS ESPÍRITOS

CAPÍTULO II

ENCARNAÇÃO DOS ESPÍRITOS

DA ALMA


Quadragésima Sexta Parte

134 – QUE É A ALMA?

- Um Espírito encarnado.

- QUE ERA A ALMA ANTES DE SE UNIR AO CORPO?

- Espírito.

- AS ALMAS E OS ESPÍRITOS SÃO, POIS, IDENTIFICAMENTE A MESMA COISA?

- Sim, as almas não são senão os Espíritos. Antes de se unir ao corpo, a alma é um dos seres inteligentes que povoam o mundo invisível e que revestem temporariamente um envoltório carnal para se purificar e esclarecer.

135 – EXISTE NO HOMEM OUTRA COISA QUE A ALMA E O CORPO?

- Existe o laço que une a alma ao corpo.

- QUAL A NATUREZA DESSE LAÇO?

- Semimaterial, quer dizer, intermediário entre o Espírito e o corpo, e necessário para que possam comunicar-se um com o outro. É por esse laço que o Espírito atua sobre a matéria, e, reciprocamente, a matéria atua sobre o Espírito.

(O homem é formado, assim, de três partes essenciais:)


1º - O corpo ou ser material, análogo ao dos animais e animado pelo principio vital.

2º- A alma, Espírito encarnado, do qual o corpo é habitação.

3º - O principio intermediário ou PERISPÍRITO, substância semimaterial que serve de primeiro envoltório ao Espírito e une a alma ao corpo. São como num fruto, o perisperma e a casca.

(CONTINUA AMANHÃ)

MUSICA - PRECE - ESPÍRITA

segunda-feira, 5 de abril de 2010

PENSAMENTO DO DIA

05 de Abril de 2010

"A limitação na qual hoje vos encontrais não está na lei do espírito, mas é condição temporária da matéria."

MINUTO DE SABEDORIA

NÃO se queixe contra a vida.

Se está sofrendo, lembre-se de que ninguém passa por esta terra isento de dores, da mas ma forma que um aluno não pode fazer o seu curso sem submeter-se aos exames de fim de ano.

Prove que está preparado, suportando com paciência e resignação os exames a que é submetido.

Tudo o que nos acontece tem sua razão de ser, e dos males surge sempre um bem.

O LIVRO DOS ESPIRITOS


LIVRO SEGUNDO

MUNDO ESPÍRITA OU DOS ESPÍRITOS

CAPÍTULO II

ENCARNAÇÃO DOS ESPÍRITOS

OBJETIVO DA ENCARNAÇÃO


Quadragésima Quinta Parte

132 – QUAL O OBJETIVO DA ENCARNAÇÃO DOS ESPÍRITOS?

-DEUS lhes impõe a encarnação com o objetivo de fazê-los chegar à perfeição. Para alguns é uma expiação, para outros é uma missão. Todavia, para alcançarem essa perfeição, devem suportar todas as vicissitudes da existência corporal; nisto é que está a expiação. A encarnação tem também outro objetivo que é o de colocar o Espírito em condições de cumprir sua parte na obra da criação. Para realizá-la é que, em cada mundo, ele toma um aparelho em harmonia com a matéria essencial desse mundo, cumprindo aí, daquele ponto de vista, as ordens de DEUS, de tal que, concorrendo para a obra geral, ele próprio se adianta.

(A ação dos seres corpóreos é necessária à marcha do Universo, mas DEUS, em sua sabedoria, quis que, por essa mesma ação, eles encontrassem um meio de progredir e de se aproximarem dele. É assim que, por uma lei admirável de sua providência, tudo se encadeia, tudo é solidário na Natureza.)

133 – OS ESPÍRITOS QUE, DESDE O PRINCÍPIO, SEGUIRAM O CAMINHO DO BEM, TÊM NECESSIDADE DA ENCARNAÇÃO?

- Todos foram criados simples e ignorantes; instruíram-se nas lutas e tribulações da vida corporal. DEUS que é justo, não poderia fazer a alguns felizes, sem dificuldades e sem trabalho e, por conseguinte, sem mérito.

- MAS ENTÃO, DE QUE SERVE AOS ESPÍRITOS TEREM SEGUIDO O CAMINHO DO BEM, SE ISSO NÃO OS ISENTA DAS DIFICULDADES DA VIDA CORPORAL?

- Eles alcançaram mais depressa o objetivo. Aliás, as dificuldades da vida, freqüentemente, são conseqüência da imperfeição do Espírito; quanto menos tenha de imperfeições, menos tem de tormentos. Quem não é invejoso, nem ciumento, nem avarento, nem ambicioso, não terá os tormentos que nascem desses defeitos.

(CONTINUA AMANHÃ)

PAI NOSSO = CHICO XAVIER

domingo, 4 de abril de 2010

PENSAMENTO DO DIA

04 DE ABRIL DE 2010

"Silenciai vossa mente, afastando dela os pensamentos pessoais; aquietai vossas emoções, acalmando as agitações terrenas; e - principalmente - orai.."

- Trigueirinho -

MINUTO DE SABEDORIA

AJUDE a todos os que estão enfermos.

Amanhã talvez deseje que alguém o visite em sua enfermidade.

Procure os doentes solitários, que aspiram por uma palavra e conforto e carinho.

Não apenas seus parentes e amigos, mas até os pobres conhecidos e abandonados, que não encontram um sorriso de incentivo, e que estão famintos de solidariedade humana e do amor.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO SEGUNDO

MUNDO ESPÍRITA OU DOS ESPÍRITOS

CAPÍTULO I

DOS ESPÍRITOS

ANJOS OU DEMÔNIOS

Quadragésima Quarta Parte

(Não temos visto a forma de o texto bíblico ser contraditada pela Ciência no que se refere à Criação e ao movimento da Terra? Não pode ocorrer o mesmo com certas figuras empregadas pelo CRISTO, que devia falar de acordo com os tempos e lugares? O CRISTO não poderia dizer, conscientemente, uma coisa falsa. Assim, pois, se em suas palavras há coisas que parecem chocar a razão, e porque não as compreendemos ou as interpretamos mal.)

(Os homens fizeram com os demônios o que fizeram com os anjos; da mesma forma que acreditaram em seres perfeitos de toda a eternidade, tomaram os Espíritos inferiores por seres perpetuamente maus. Pela palavra demônio devem, pois, se entender os Espíritos impuros que, freqüentemente, não valem mais do que as entidades designadas por esse nome, mas, com a diferença de que seu estado é transitório. São os Espíritos imperfeitos que murmuram contra as provas que devem suportar, e que, por isso, suportam-nas por mais tempo; chegarão, porém, por seu turno, a sair desse estado, quando o quiserem. Poder-se-ia aceitar então a palavra demônio com esta restrição. Mas como é entendida num sentido exclusivo, poderia induzir ao erro fazendo crer na existência de seres especiais, criados paras o mal.)
(com relação a Satanás, é evidentemente a personificação do mal sob uma forma alegórica, pois não se poderia admitir um ser mau a lutar, de potência a potência, com a Divindade e cuja única preocupação seria a de contrariar os seus desígnios. Precisando o homem de figuras e de imagens para impressionar a sua imaginação, ele pintou os seres incorpóreos sob uma forma material, com atributos lembrando as suas qualidades ou os seus defeitos. È assim que os antigos, querendo personificar o tempo, pintaram-no com a figura de um ancião portando uma foice e uma ampulheta; a figura de um homem jovem seria um contra-senso.)

(A mesma coisa se verifica com as alegorias da fortuna, da verdade, etc.
Modernamente, os anjos ou Espíritos puros são representados por uma figura radiosa, com assas brancas, símbolo da pureza; Satanás, com dois chifres, garras e os atributos da animalidade, emblemas das paixões inferiores. O vulgo que toma as coisas pela letra viu nesses emblemas um individuo real, como outrora vira Saturno na alegoria do Tempo.)

(CONTINUA AMANHÃ)

DOMINGO DE PASCOA