LIVRO TERCEIROAS LEIS MORAISCAPÍTULO VIV – LEI DE CONSERVAÇÃO
PRIVAÇÕES VOLUNTÁRIAS.-.MORTIFICAÇÕESDuzentéssima Quadragésima Sétima Parte.722 – A ABSTENÇÃO DE CERTOS ALIMENTOS, PRESCRITA ENTRE DIVERSOS POVOS, É FUNDADA NA RAZÃO?
- Tudo aquilo com o qual o homem pode se nutrir, sem prejuízo da sua saúde é permitido. Mas os legisladores puderam interditar certos alimentos com um fim útil e, para dar mais crédito às suas leis, eles as apresentaram como vindas de DEUS.
723 – A ALIMENTAÇÃO ANIMAL, ENTRE OS HOMENS, É CONTRÁRIA À LEI NATURAL?
- Na vossa constituição física a carne nutri a carne, de outra maneira o homem enfraquece. A Lei de conservação dá ao homem um dever de entreter suas forças e sua saúde para cumprir a Lei do trabalho. Ele deve, pois, se alimentar, segundo o exige a sua organização.
724 – A ABSTENÇÃO DE ALIMENTO ANIMAL, OU OUTRO, COMO EXPIAÇÃO, É MERITÓRIA?
- Sim, se se priva pelos outros. Mas DEUS não pode ver uma mortificação quando não há nela privação séria e útil. Por isso, dissemos que aqueles que se privam só na aparência, são hipócritas.
- 725 – QUE PENSAR DAS MUTILAÇÕES OPERADAS SOBRE O CORPO DO HOMEM OU DOSANIMAIS?
- Para que semelhante questão? Perguntai, portanto, ainda uma vez, se uma coisa é útil. O que é inútil não pode ser agradável a DEUS, e o que é nocivo lhe é sempre desagradável, porque, sabei bem, DEUS não é sensível senão aos sentimentos que elevam a alma até ele. É praticando sua Lei, em vez de estar violando-a, que podereis sacudir vossa matéria terrestre.
726 – SE OS SOFRRIMENTOS DESTE MUNDO NOS ELEVAM PELA MANEIRA QUE OS SUPORTAMOS, ELEVAM-NOS, TAMBÉM, AQUELES QUE CRIAMOS VOLUNTARIAMENTE?
- Os únicos sofrimentos que elevam são os sofrimentos naturais, porque eles vêm de DEUS. Os sofrimentos voluntários não servem para nada quando eles nada fazem para o bem de outrem. Crês que aqueles que abreviam sua vida nos rigores sobre-humanos, como fazem os bonzos, os faquires e certos fanáticos de várias seitas, avançam em seu caminho? Por que, antes, não trabalham para o bem de seus semelhantes? Que eles vistam o indigente, consolem o que chora, trabalhem por aquele que está enfermo, sofram privações para o alivio dos infelizes, então sua vida será útil e agradável a DEUS. Quando, nos sofrimentos voluntários que padecem, não tem em vista senão a si mesmos, é de egoísmo; quando sofrem pelos outros, é de caridade: tais são os preceitos de CRISTO.
727 – SE NÃO SE DEVEM CRIAR SOFRIMENTOS VOLUNTÁRIOS QUE NÃO TÊM ALGUMA UTILIDADE PARA OUTREM, DEVEMOS PROCURAR NOS PRESERVAR DAQUELES QUE PREVEMOS OU QUE NOS AMEAÇAM?
- O instinto de conservação foi dado a todos os seres contra os perigos e os sofrimentos. Fustigai vosso Espírito e não vosso corpo, mortificai vosso orgulho, sufocai vosso egoísmo semelhante a uma serpente que vos tortura o coração, e fareis mais pelo vosso adiantamento, que pelos rigores que não são mais deste século.
(CONTINUA AMANHÃ)