sábado, 31 de julho de 2010

PENSAMENTO DO DIA

Sábado, 31 de Julho de 2010

"É na morada interior que se encontra restauro e alento para prosseguir rumo à Meta."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

Não se deixe abater pelo desânimo!

Não queira jamais abandonar a vida, porque isto nada resolve, e agravará ainda mais seus sofrimentos.

Se você pensa que, fugindo, se sentirá aliviado, engana-se redondamente!

Não se vingue dos outros, fazendo mal a si mesmo!
Reaja com todas as suas forças, e não se deixe esmagar pela incompreensão alheia.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

CAPÍTULO VIII

EMANCIPAÇÃO DA ALMA


Centésima Sexcentésima Segunda Parte.

RESUMO TEÓRICO DO SONAMBULISMO, DO ÊXTASE E DA SEGUNDA VISTA.

A causa da clarividência do sonâmbulo magnético e do sonâmbulo natural é identicamente a mesma: é um atributo da alma, uma faculdade inerente a todas as partes do ser incorpóreo que está em nós e que não tem limite senão aqueles assinalados à própria alma. Ele vê por toda parte onde sua alma pode se transportar, qualquer que seja a distância.

Na visão à distância, o sonâmbulo não vê as coisas do ponto onde está seu corpo e como por um efeito telescópio. Ele as vê presentes e como se estivesse sobre o lugar onde elas existem, porque sua alma aí está em realidade. Por isso, seu corpo está como aniquilado e parece privado de sentimentos, até o momento em que a alma vem retomá-lo.

Essa separação parcial da alma e do corpo é um estado anormal que pode ter uma duração mais ou menos longa, mas não indefinida, e é a causa da fadiga que o corpo experimenta depois de um certo tempo. Sobretudo, quando a alma se entrega a um trabalho ativo.

A vista da alma ou do Espírito, não estando circunscrita e não tendo sede determinada, explica por que os sonâmbulos não podem lhe assinalar um órgão especial. Eles vêem porque vêem, sem saber nem por que e nem de que forma a vista não tem sede própria para eles como Espíritos. Se eles se reportam ao seu corpo, esse centro principal lhes parece estar nos centros onde a atividade vital é maior, principalmente no cérebro, na região epigástrica ou no órgão que, para eles, é o ponto de ligação, o mais tenaz, entre o Espírito e o corpo.

O poder da lucidez sonambúlica não é indefinido. O Espírito, mesmo completamente livre, está limitado em suas faculdades e em seus conhecimentos segundo o grau de perfeição que atingiu, e mais ainda quando está ligado à matéria da qual sofre a influência. Essa a causa para qual a clarividência sonambúlica não é nem universal, nem infalível. Pode-se tanto menos contar com sua infalibilidade quando se desvia do objetivo proposto pela Natureza e quando se faz objeto de curiosidade e de experimentação.

(CONTINUA AMANHÃ)

ACEITA - Música Espírita

sexta-feira, 30 de julho de 2010

MINUTO DE SABEDORIA

Sexta feira, 30 de Julho de 2010

"No mundo interior tudo está registrado. Nada é omitido nos Arquivos do Cosmos."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

Você que se acha enfermo, preso a um leito de dor, não desanime!

A doença não é um mal, pois é através da enfermidade que nos libertamos das vibrações grosseiras dos maus pensamentos, das más palavras e das más ações.

Suporte com paciência sua enfermidade, porque por meio dela se está purificando o organismo psíquico e sua alma, que só pode expulsar as impurezas por meio das doenças físicas.

O LIVRO DOS ESPIRITOS


CAPÍTULO VIII

EMANCIPAÇÃO DA ALMA


Centésima Sexcentésima Primeira Parte.

RESUMO TEÓRICO DO SONAMBULISMO, DO ÊXTASE E DA SEGUNDA VISTA.

455 – Os fenômenos do sonambulismo natural se produzem espontaneamente e são independentes de toda causa exterior conhecida. Todavia, em certas pessoas dotadas de uma organização especial, eles podem ser provocados artificialmente pela ação de um agente magnético.

O estado designado sob o nome de sonambulismo magnético não difere do sonambulismo natural senão porque um é provocado, enquanto o outro é espontâneo.

O sonambulismo natural é um fato notório que ninguém sonha pôr em dúvida, malgrado a maravilha dos fenômenos que apresente. Que têm, pois, demais extraordinário, ou de mais irracional, o sonambulismo magnético por ser produzido artificialmente como tantas outras coisas? Os charlatões, diz-se, o têm explorado; razão a mais para não deixá-lo em suas mãos. Quando a ciência tiver se apropriado dele, o charlatanismo terá bem menos crédito sobre as massas. Todavia, até lá, como o sonambulismo natural ou artificial é um fato, e contra um fato não existe raciocínio possível, ele se propaga, malgrado a má vontade de alguns, e isso dentro da própria Ciência onde entra por uma multidão de pequenas portas, em lugar de passar por uma grande. Quando lá estiver em plenitude, será preciso conceder-lhe direito de cidadania.
Para o Espiritismo o sonambulismo é mais que um fenômeno psicológico, é uma luz derramada sobre a psicologia.

É aí que se pode estudar a alma porque ela se mostra a descoberto. Ora, um dos fenômenos pelos quais ela se caracteriza é a clarividência independente dos órgãos ordinários da vista. Os que contestam esse fato se apóiam em que o sonâmbulo não vê sempre, e à vontade do experimentador, como com os olhos. Seria de admirar que os meios sendo diferentes, os efeitos não sejam mais os mesmos? É racional exigir efeitos idênticos, quando o instrumento não existe mais? A alma tem suas propriedades como o olho tem as suas; é necessário julgá-las por elas mesmas e não por analogia.

(CONTINUA AMANHÃ)

ORAÇÃO SÃO JUDAS TADEU

quinta-feira, 29 de julho de 2010

PENSAMENTO DO DIA

Quinta feira, 29 de julho de 2010

Mantenha aceso seu ideal de felicidade.

Trabalhe visando ao bem próprio e ao bem da humanidade.

MINUTO DE SABEDORIA

Não dê importância a idade do seu corpo físico: seja sempre jovem e disposto espiritualmente.

A alma não tem idade.

A mente jamais envelhece.

Mesmo que o corpo assinale os sintomas da idade física, mantenha-se jovem e bem disposto, porque isto depende de sua mentalização positiva.

Faça que a juventude de seu Espírito se irradie através de seu corpo, tenha ela a idade que tiver.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

CAPÍTULO VIII

EMANCIPAÇÃO DA ALMA

Centésima Sexcentésima Parte.

SEGUNDA VISTA

452 – É VERDADE QUE CERTAS CIRCUNSTÂNCIAS DESENVOLVEM A SEGUNDA VISTA?

- A doença, a aproximação de um perigo, uma grande comoção, podem desenvolvê-la. O corpo está algumas vezes em um estado particular que permite ao Espírito ver o que não poderia ver com os olhos do corpo.

(As épocas de crise e de calamidades, as grandes emoções, todas as causas que superexcitam o moral, provocam, algumas vezes, o desenvolvimento da segunda vista. Parece que a Providência, na presença de um perigo, nos dá o meio de conjurá-lo. Todas as seitas e partidos perseguidos nos oferecem numerosos exemplos.)

453 – AS PESSOAS DOTADAS DA SEGUNDA VISTA TÊM DELA SEMPRE CONSCIÊNCIA?

- Nem sempre; é para elas uma coisa muito natural e muitos crêem que se todo mundo se observasse, cada um deveria ser a mesma coisa.

454 – PODER-SE-IA ATRIBUIR A UMA ESPÉCIE DE SEGUNDA VISTA A PERSPICÁCIA DE CERTAS PESSOAS QUE, SEM NADA TEREM DE EXTRAORDINÁRIO, JULGAM AS COISAS COM MAIS PRECISÃO QUE OUTRAS?

- É sempre a alma que irradia mais livremente e que julga melhor que sob o véu da matéria.

- ESSA FACULDADE, EM CERTOS CASOS, PODE DAR A PRESCIÊNCIA DAS COISAS?

- Sim; dá também os pressentimentos, porque existem vários graus nessa faculdade, e a mesma pessoa pode ter todos os graus, ou apenas alguns.

(CONTINUA MANHÃ)

PRECE ESPÍRITA - ALLAN KARDEC - AGRADECIMENTOS

quarta-feira, 28 de julho de 2010

PENSAMENTO DO DIA


Quarta feira, 28 de Julho de 2010


"Um pai nada pode fazer sobre o destino dos filhos – não pode desviar seu curso, nem deter o correr do tempo."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

Não pare jamais de trabalhar para o bem!

Cada vez que paramos, nossa alma começar a ficar na rigidez cadavérica.

A alma inativa morre de tédio e cansaço.

Não deixe que seu Espírito se enfraqueça na inação.

Viva alegre e entusiasta e empregue todas as suas forças na plantação do bem, do amor, do carinho no coração daqueles que o cercam na vida.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

CAPÍTULO VIII

EMANCIPAÇÃO DA ALMA


Centésima Qüinquagésima Nona Parte.


SEGUNDA VISTA


447 – OS FENÔMENOS DESIGNADOS SOB O NOME DE SEGUNDA VISTA TÊM ALGUMA RELAÇÃO COM O SONHO E O SONAMBULISMO?

- Tudo isso não é senão uma mesma coisa. O que tu chamas SEGUINDA VISTA é ainda o Espírito que está mais livre, ainda que o corpo não esteja adormecido. A SEGUNDA VISTA é a vista da alma.

448 - A SEGUNDA VISTA É PERMANENTE?

- A faculdade sim; o exercício não. Nos mundos menos materiais que o vosso, os Espíritos se desprendem mais facilmente e entram em comunicação apenas pelo pensamento, sem excluir, todavia, a linguagem articulada. Também a dupla vista, aí, é para a maioria uma faculdade permanente. Seu estado normal pode ser comparado ao dos vossos sonâmbulos lúcidos e é ainda a razão pela qual eles se manifestam a vós mais facilmente que os que estão encarnados em corpos mais grosseiros.

449 - A SEGUNDA VISTA SE DESENVOLVE ESPONTANEAMENTE OU À VONTADE DAQUELE QUE DELA ESTÁ DOTADO?

- O mais freqüentemente ela é espontânea, mas, muitas vezes, também a vontade aí exerce um grande papel. Assim, toma, por exemplo, certas pessoas chamadas adivinhos e das quais algumas têm certo po0der, e verás que a vontade que as ajuda a entrar nessa SEGUNDA VISTA, a que chamas visão.

450 – A SEGUNDA VISTA É SUSCETÍVEL DE SE DESENVOLVER PELO EXERCÍCIO?

- Sim, o trabalho conduz sempre ao progresso e o véu que cobre as coisas torna-se menos compacto.

- ESSA FACULDADE PRENDE-SE À ORGANIZAÇÃO FÍSICA?

- Certamente, a organização desempenha aí um papel. Existem organizações que são refratárias.

451 – POR QUE A SEGUNDA VISTA PARECE HEREDITÁRIA EM CERTAS FAMÍLIAS?

- Semelhança de organização que se transmite como as outras qualidades físicas e, pois, desenvolvimento da faculdade, por uma espécie de educação, que se transmite também de um para outro.

(CONTINUA AMANHÃ)

SOMENTE HOJE - CHICO XAVIER

terça-feira, 27 de julho de 2010

PENSAMENTO DO DIA


Terça feira, 27 de Julho de 2010


"Sabei que os filhos de um homem não pertencem a ele, mas ao Espírito que neles habita."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

Você que é mãe, lembre-se de que seu exemplo é a lição mais forte para seu filho.

Não discuta com seu marido diante das crianças.

Não critique o pai diante dos filhos.

Não fale mal dele.

Nunca o diminua com desprezo.

O exemplo de um lar bem constituído é a maior felicidade que você pode legar a seus filhos.

Por amor deles saiba sofrer, se for preciso, porque eles são frutos que você mesma gerou.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

CAPÍTULO VIII

EMANCIPAÇÃO DA ALMA


Centésima Qüinquagésima Oitava Parte.

ÊXTASE

439 – QUE DIFERENÇA EXISTE ENTRE O ÊXTASE E O SONAMBULISMO?

- É um sonambulismo mais apurado; a alma do extático é ainda mais independente.

440 – O ESPÍRITO DO EXTÁTICO PENETRA, REALMENTE, NOS MUNDOS SUPERIORES?

- Sim, ele os vê e compreende a felicidade dos que aí habitam; por isso gostaria de lá ficar. Mas existem mundos inacessíveis aos Espíritos que não são bastante depurados.

441 – QUANDO O EXTÁTICO EXPRIME O DESEJO DE DEIXAR A TERRA, FALA SINCERAMENTE? O INSTINTO DE CONSERVAÇÃO NÃO O RETÉM?

- Isso depende do grau de evolução do Espírito; se ele vê sua posição futura melhor do que sua vida presente, se esforça por romper os laços que o prendem à Terra.

442 – SE O EXTÁTICO ABANDONASSE A SI MESMO, SUA ALMA PODERIA DEIXAR DEFINITIVAMENTE SEU CORPO?

- Sim, ele pode morrer e, por isso, é necessário fazê-lo voltar por tudo que o pode prender neste mundo, sobretudo, fazendo-o entrever que se romper a cadeia que o retém, esse será o verdadeiro meio de não permanecer onde ele vê o que seria feliz.

443 – EXISTEM COISAS QUE O EXTÁTICO PRETENDE VER E QUE SÃO, EVIDENTEMENTE, O PRODUTO DE UMA IMAGINAÇÃO IMPRESSIONADA PELAS CRENÇAS E PRECONCEITOS TERRESTRES. TUDO O QUE ELE VÊ NÃO É, ENTÃO, REAL?

- Tudo o que vê é real para ele; mas como seu Espírito está sempre sob a influência das idéias terrenas, ele pode ver à sua maneira, ou melhor dizendo, o exprimir em uma linguagem apropriada aos seus preconceitos e às idéias de onde foi nascido, ou aos vossos, a fim de melhor se fazer compreender. É nesse sentido, sobretudo, que ele pode errar.

444 – EM QUE GRAU DE CONFIANÇA PODE-SE VALORIZAR AS REVELAÇÕES DOS EXTÁTICOS?

- O extático pode, muito freqüentemente, se enganar, sobretudo, quando quer penetrar naquilo que deve permanecer um mistério para o homem, porque então sele se abandona às suas próprias idéias ou se torna joguete de Espíritos enganadores que se aproveitam do seu entusiasmo para fasciná-lo.

445 – QUE CONSEQÜÊNCIAS SE PODEM TIRAR DOS FENÔMENOS DO SONAMBULISMO E DO ÊXTASE? NÃO SERIAM UMA ESPÉCIE DE INICIAÇÃO À VIDA FUTURA?

- Ou, por melhor dizer, é a vida passada e a vida futura que o homem entrevê. Que ele estude esses fenômenos e aí encontrará a solução de mais de um mistério que sua a razão procura inutilmente penetrar.

446 – OS FENÔMENOS DO SONAMBULISMO E DO ÊXTASE PODEM SE CONCILIAR COM O MATERIALISMO?

- Aquele que os estude de boa fé, e sem prevenção, não pode ser nem materialista, nem ateu.

(CONTINUA AMANHÂ)

MEU FILHO - Voz de Chico Xavier

segunda-feira, 26 de julho de 2010

PENSAMENTO DO DIA

segunda-feira, 26 de julho de 2010

"Os seres conhecerão a verdade e a plenitude quando já não esconderem a sua essência."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

Seja otimista!

Procure subir, e espere sempre que o melhor lhe aconteça.

Embora as aparências sejam contrárias, confie em DEUS, que está dentro de você, porque n’Ele existe a solução de todos os seus problemas.

Olhe para o lado certo da vida, para a felicidade e o progresso, e não detenha jamais sua subida.

Seja otimista, e há de vencer!

O LIVRO DOS ESPIRITOS


CAPÍTULO VIII

EMANCIPAÇÃO DA ALMA


Centésima Qüinquagésima Sétima Parte.

SONAMBULISMO


434 – AS FACULDADES DE QUE GOZAM OS SONÂMBULOS SÃO AS MESMAS DO ESPÍRITO DEPOIS DA MORTE?

- Até um certo ponto, porque é preciso ter em conta a influência da matéria à qual está, ainda, ligado.

435 – O SONÂMBULO PODE VER OS OUTROS ESPÍRITOS?

- A maioria os vê muito bem; isso depende do grau e da natureza de sua lucidez. Todavia, algumas vezes, não percebem tudo de inicio e os tomam por seres corpóreos; isso ocorre, sobretudo, àqueles que não têm nenhum conhecimento do Espiritismo. Eles não compreendem, ainda, a essência dos Espíritos, isso os espanta, e é por essa razão que acreditam ver pessoas vivas.

(O mesmo efeito se produz no momento da morte naqueles que se crêem ainda vivos. Não lhe parecendo nada mudado ao seu redor, os Espíritos lhe parecem ter corpos semelhantes ao nosso e tomam a aparência do próprio corpo por um corpo real.)

436 – O SONÂMBULO QUE VÊ A DISTÂNCIA, VÊ DO PONTO ONDE ESTÁ SEU CORPO OU DAQUELE ONDE ESTÁ SUA ALMA?

- Por que essa pergunta, uma vez que é a alma que vê e não o corpo?

437 – VISTO QUE É A ALMA QUE SE TRANSPORTA, POR QUE RAZÃO O SONÂMBULO PODE EXPERIMENTAR, NO SEUN CORPO, AS SENSAÇÃOES DE CALOR OU DE FRIO DO LUGAR ONDE SE ENCONTRA SUA ALMA, E QUE ESTÁ, ALGUMAS VEZES, MUITO LONGE DE SEU CORPO?

- A alma não deixa inteiramente o corpo, ao qual está sempre ligada por um laço que é o condutor das sensações. Quando duas pessoas se correspondem de uma cidade à outra pela eletricidade, é a eletricidade a ligação entre seus pensamentos; é por isso que se comunicam como se estivessem uma ao lado da outra.

438 – O USO QUE UM SONÂMBULO FAZ DE SUA FACULDADE INFLUI NO ESTADO DE SEU ESPÍRITO DEPOIS DA MORTE?

- Muito, como o uso bom ou mal de todas as faculdades que DEUS deu ao homem.

(CONTINUA AMANHÃ)

O PODER DO PENSAMENTO

domingo, 25 de julho de 2010

PENSAMENTO DO DIA

domingo, 25 de julho de 2010

"Não há duas almas iguais. Cada uma é uma cor e um som."


Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

Cada um recebe de acordo com o que dá.

Se você der ódio e indiferença, há de recebê-los de volta.

Mas se der atenção e carinho, há de ver-se cercado de afeto e amor.

Ninguém se aproxima do espinheiro, por causa dos espinhos, nem do lodo porque suja.

Mas todos apreciam permanecer perto das flores, que espalham beleza e perfume.

Cada um recebe de acordo com o que dá.

O LIVRO DOS ESPIRITOS


CAPÍTULO VIII

EMANCIPAÇÃO DA ALMA


Centésima Qüinquagésima Sexta Parte.

SONAMBULISMO

431 – QUAL É A ORIGEM DAS IDÉIAS INATAS DO SONÂMBULO E POR QUE RAZÃO ELE PODE FALAR COM EXATIDÃO DE COISAS QUE IGNORA NO ESTADO DE VIGÍLIA, QUE ESTÃO MESMO ACIMA DA SUA CAPACIDADE INTELECTUAL?

- Ocorre que o sonâmbulo possui mais conhecimento do que lhe supões; apenas eles dormitam, porque seu envoltório é muito imperfeito para que possa se lembrar. Mas, em definitivo, que é ele? Como nós, Espírito que está encarnado na matéria, para cumprir sua missão, e o estado em que entra o desperta dessa letargia. Nós te dissemos, com freqüência, que revivemos várias vezes; é essa mudança que o faz perder materialmente aquilo que aprendeu em uma existência precedente. Entrando no estado a que tu chamas crise, ele lembra, mas não de maneira completa; ele sabe, mas não poderia dizer de onde sabe, nem porque possui esses conhecimentos. Passada a crise, toda lembrança se apaga e ele entra na obscuridade.

(A experiência mostra que os sonâmbulos recebem, também, comunicações de outros Espíritos que lhes transmitem o que deve dizer e suprem a sua insuficiência. Isso se vê, sobretudo, nas prescrições médicas; o Espírito do sonâmbulo vê o mal, um outro lhe indica o remédio. Essa dupla ação é, algumas vezes, patente e se revela por outro lado, por estas expressões muito freqüentes; dizem-me que diga ou, proíbem-me de dizer tal coisa. Neste último caso há sempre o perigo em insistir para obter uma revelação recusada, porque, então, são apanhados pelos Espíritos levianos que falam de tudo sem escrúpulos e sem se preocuparem com a verdade.)

432 – DE QUE MODO EXPLICAR A VISÃO À DISTÂNCIA EM CERTOS SONÂMBULOS?

- A alma não se transporta durante o sono? É a mesma coisa no sonambulismo.

433 – O DESENVOLVIMENTO MENOR OU MAIOR DA CLARIVIDÊNCIA SONAMBÚLICA PRENDE-SE À ORGANIZAÇÃO FÍSICA DO ESPÍRITO ENCARNADO?

- A uma e a outra; há disposições físicas que permitem ao Espírito se desprender mais ou menos, facilmente da matéria.

(CONTINUA AMANHÃ)

ENCERRANDO A NOSSA SEMANA DO AMIGO, NADA MELHOR QUE HOMENAGEAR O NOSSO AMIGO MAIOR.