sábado, 11 de abril de 2009

Pensamento do dia
11 de Abril de 2009


"A oração ensina-nos a ser pacientes e a ver quão mais frutuoso é o dar que o receber."

Anônimo
MINUTO DE SABEDORIA

QUEM é corajoso não foge da batalha da vida.

Todos nós temos nossas lutas, mas só quem sabe suportá-las pode ser classificado de herói, de Homem em toda a extensão do termo.

Saiba merecer o titulo de Homem, saiba ser herói, não desanime diante das dificuldades.

Enfrente a vida, tal qual se apresenta, com suas alegrias e dores, e jamais pense em fugir covardemente.

É PÁSCOA


É Páscoa e o espírito humano se rejubila com a data, mesmo que sem entender-lhe, de pronto, o divino significado... Após três dias de morte e temor, eis que Jesus retorna vitorioso, mostrando-se e conversando, alimentando-se e se deixando tocar, em inequívoco sinal de que o fim do corpo nada representa ao espírito imortal... Em seu olhar, o fulgor ignoto dos triunfadores, não obstante nas mãos, ainda, as Chagas... Mas ele não fala das dores do calvário, não enumera padecimentos, não recorda detalhes, não se lamenta... Chega-se apenas aos seus e lhes deseja paz; roga que o toquem para crer, e bendiz àqueles que crêem mesmo sem ver ou tocar... O suplício e a morte são notas passadas que ele não recorda por desnecessárias. Importa o divino bem que semeou no coração humano, e pelo qual se alegra.Assim, o verdadeiro espírita se alegrará também com os benefícios que espalhe, apesar do mal da estrada.Fidelidade a Deus gera, não raro, ferida e lágrima que importa não contabilizar.Mais além, é a paz e o riso a confortar a alma...Que a Páscoa seja no coração de todos festa e alegria, sem que símbolos ou notas lúgubres nascidas da superstição e do equívoco suscitem tristeza e angústia, impedindo que a mensagem crística seja compreendida em sua plenitude.Jesus vive, muito embora a cruz.E prossegue conosco, desejando paz e rogando que creiamos, para que possa nos erguer com ele, mesmo que à custa de dor e pranto, do chão das experiências primárias aos píncaros da luz, em obediência à lei que preceitua sejamos perfeitos como nosso Pai Celestial é perfeito.

Mensagem extraída do
PORTAL ESPÍRITA – L.E.M.A.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Pensamento do dia
10 de Abril de 2009

"A oração mostra-nos como concretizar as aspirações de serviço espiritual."

Anônimo
MINUTO DE SABEDORIA

NÃO repita apressadamente aquilo que ouve.

Informe-se primeiro da verdade.

Se for mentira, procure desmentir.

Se for verdade, mesmo assim não o repita.

Se na puder chegar à evidência, cale.

A caridade consiste em saber calar os defeitos alheios, como você gosta que façam com os seus.

Seja prudente: o silêncio é de ouro, quando se cala o erro do próximo.

PROVAS E EXPIAÇÃO


A transitoriedade das coisas que mais estimas podem inspirá-lo a buscar algo que não lhe possa ser tirado. "- Tarthang Tulku

Há momentos, em nossas vidas, nos quais achamos ter perdido tudo... Mas a vida nos dá oportunidades maravilhosas..esses episódios que poderiam ser classificados como "ruins" a princípio... com o tempo se revelam oportunidades muito preciosas... Mas fazer com que esses fatos se transformem em oportunidades depende muito da forma como cada um cruza com estas oportunidades... Existe uma maneira de passar pelas coisas que faz toda a diferença... e essa maneira começa pela aceitação... ao aceitar que tudo está perfeito assim como está, sem resistir, sabendo que ali... naquele momento... mesmo que o julgamos ser "ruim", está tudo o que precisamos para dar mais um passo... faz com que encontremos nas situações da vida chaves preciosas para a nossa liberdade e crescimento espiritual...

Mais que nunca é preciso humildade diante dos caminhos do Criador para que possamos entender o que está além do obvio... e disponibilidade para aproveitar as muitas oportunidades que a vida nos oferece a cada dia.

Observar a vida acontecer de certa distância... buscando mais o lado que alimenta o crescimento do que o que alimenta a auto-piedade, pode fazer verdadeiros milagres e nos dar a certeza de que nada é por acaso... e que no Universo existe uma perfeição que sempre podemos acessar quando nos dispomos a abrir mão do controle e do julgamento... que nos impedem de ver o que está além.

Ficar lamentando... ou lembrando caminhos que poderiam ter sido trilhados e que possivelmente evitariam fatos dolorosos, não nos deixam perceber a grande oportunidade que está se apresentando - justamente nesses acontecimentos - que pode proporcionar grandes liberações de aspectos que ainda nos prendem e limitam.

O Universo em sua Sabedoria Infinita nos dá exatamente o que precisamos no momento para evoluir.... e essa evolução se dá pelo entendimento e aceitação de que é preciso ocorrer a libertação de tudo que, por "bem" ou por "mal", nos deixa presos às muitas experiências que vivemos no passado... e que, para acontecerem, se manifestam em situações de nossa vida presente.

Geralmente não aceitamos o que vem revestido de sofrimento... mesmo que seja inevitável... porque só vemos o que tem de negativo naquela situação... e essa não aceitação só aumenta o tempo da aflição e nos faz perder oportunidades únicas de crescimento que se encontram ali.

Quando aceitamos cada situação, como se apresenta, por inteiro, parece que uma janela se abre e acessamos uma força a qual não tínhamos conhecimento de sua existência em nós... e essa força nos leva pouco a pouco a atravessar aquela condição com determinação resignação e serenidade.... Parece que podemos ir além do aparente sofrimento... e então acessar aquele ponto onde nada nos afeta, porque sabemos que podemos confiar plenamente em Deus... A partir dai... Novos caminhos se tornam possíveis...

Agora, mais do que nunca, precisamos estar inteiros e presentes... para que cada um exerça seus Dons únicos para melhor servir... e para que isso aconteça precisamos abrir mão de tudo que ainda nos prende a histórias antigas, que precisam se tornar "paginas viradas" em nossa vida, para que as energias que ainda estão presas nessas histórias estejam disponíveis para esse momento tão especial pelo qual estamos passando... de servir ao Todo com integridade... E com Amor...

Reflita e promova a abertura interior da possibilidade de olhar para o sofrimento com outros olhos e da tentativa de mudança dessa atitude diante da vida. Pois a única pessoa que pode fazer algo por você, melhor que qualquer outra pessoa, é você mesmo, mesmo que se sinta incapaz para isso.

Autor: Juliana
PORTAL ESPÍRITA - L.E.M.A.

PAIXÃO DE CRISTO - Filme - Parte 2

PAIXÃO DE CRISTO - FILME - Parte 1

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Pensamento do dia
09 de Abril de 2009


"Nosso Ser Interno conhece a necessidade e sabe qual é a tarefa que nos cabe."

Anônimo
MINUTO DE SABEDORIA

O amor é uma doação e não uma exigência.

Quem realmente ama, dá tudo e nada pede.

Quem pede e exige da pessoa que diz amar demonstra que verdadeiramente não ama: ao contrário, revela o egoísmo em alto grau.

Amar não é receber, é dar.

Não é pedir, mas proporcionar felicidade desinteressadamente.

O melhor exemplo do amor verdadeiro é o das mães, que sabem amar com renúncia.

CARIDADE

Muitos irmãos ao contatarem a filosofia da doutrina espírita kardecista se encontram, se afinam com ela e com seus preceitos de caridade reconhecendo o bom senso e a justiça da lei do retorno, da ação e reação, causa e efeito, base de toda dor ou felicidade que vivemos no presente ou viveremos no futuro.

A partir dai despertam e percebem que tudo advêm do merecimento e que somente o dar de si pode prove-lo na totalidade. No entanto esses irmãos tendem a protelar essa iniciativa culpando a falta de oportunidade, falta de tempo ou mesmo os recursos materiais, intelectuais, dons naturais, sensibilidade mediúnica e uma extensa fila de outros motivos. Num primeiro momento procede, se mostra muito justo e aceitável tais prerrogativas, mas gostaria de aproveitar estas linhas para que refletíssemos sobre, a partir de exemplos que tivemos ao longo da história. Em ordem decrescente vamos encontrar Jesus Cristo, a meu ver, o ser encarnado que mais doação realizou, talvez nunca recebe-se tanto de um único ser. Ao menos o que nos conta os registros de escrita e as comunicações dos mentores amigos, Jesus Cristo nada tinha de seu em bens materiais, nenhum QI altíssimo, nenhum dom artístico ou profissional em especial e, mesmo seus dons de cura, sensibilidade mediúnica, projeção etc. somente se deu em grande escala a partir de maior idade.

Há registro que o mestre em parte da sua vida, não entendia seu sentimento de busca, a sensação de algo a ser feito, o amor profundo as pessoas, no entanto, jamais deixou de buscar o caminho. Ou seja, o maior doador que conhecemos, pouco tinha para doar e mesmo quando o fez, foi através da palavra, da imposição da mão, e acima de tudo o amor pelo outro, porque somente o amor é capaz de dotar um ser encarnado ou não de capacidade de cura seja material ou espiritual. Tomando como base o exemplo do mestre já podemos notar que assim como ele, nada nos falta para doação de igual teor. Por outro lado você então diria que o mestre viveu em uma época que difere da nossa, que não tinhas filhos, esposa ciumenta, doença em família, que veio em missão e, portanto era privilegiado porque Deus o tinha de mãos dadas e que deixou sua família para viver apenas em função do objetivo do seu reencarne. Tudo bem faz sentido. Mas nós temos algo que ele não tinha na época, temos uma máquina que nos liga ao mundo todo sem que seja necessário sequer sair do cômodo da nossa casa. Essa máquina permite a reunião de pessoas em tempo real e exposição de idéias, de palavras escritas capaz de levar sensação de alivio e consolo, amor e fé a baixo custo tanto monetário quanto de tempo, 30 minutos ao dia já seria o bastante.

Mesmo assim, você diria que há irmãos que não tem o acesso por falta de recurso financeiro, também é justo e compreensível, no entanto, há de se lembrar que a maior doação não é a material, a escrita apenas, mas o dar de si, e o dar de si inclui um simples pensamento de amor para o outro, de desejo interno e sincero de que ele receba amor universal, que receba luz em seu caminho e que portanto, pode ser praticada 24 ao dia a qualquer momento em qualquer lugar, seja no local de trabalho, no transporte coletivo, no volante do veiculo, numa sala de espera aguardando uma consulta, numa fila qualquer.

Todo tempo é tempo de praticar essa elevação que só nos traz luz e melhora em todos os sentidos, porque atraímos aquilo que emitimos. Você reflete sobre sua vida, o que tem feito dela e sente internamente que precisa começar esse processo, mas protela, "empurra com a barriga" e os dias vão passando, seu tempo de vida física se torna menor e a oportunidade de evolução diminui nesta passagem e cada dia que vai leva consigo a grande chance que você teve e que perdeu por conta de afazeres terrenos menores que ficarão na terra e perdido no tempo porque somente levará consigo o que deu de si. Um ombro amigo, uma atenção para o outro, uma palavra de conforto, de motivação, de força e acima de tudo uma prece de coração, todos podem dispor, mesmo quando todo o corpo está doente e sem movimento qualquer ainda existe o pensamento, a mente que tem força e produz.

Seres como Madre Tereza, Ghandi, Chico Xavier e também outros desconhecidos da grande massa, tudo deram, possuindo muito pouco, quase nada. Será que você ainda não tem o que doar?

LANDO

PORTAL ESPIRITA – L.E.M.A

PAIXÃO DE CRISTO

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Pensamento do dia
08 de Abril de 2009

"Ao nos ofertarmos para servir, deixemos nosso Ser Interno dirigir-nos os passos."

Anônimo
MINUTO DE SABEDORIA

NÃO se desespere diante das dificuldades.

Colhemos aquilo que plantamos.

Somos escravos do ontem, mas somos donos de nosso amanhã.

Se construiu um presente doloroso, fique alerta, para construir um futuro alegre, saudável, no qual possamos colher os frutos do amor e da felicidade sem limites.

Faça o bem de todas as formas, para preparar um futuro melhor.

RESUMO DO ENSINAMENTO DOS ESPIRÍTOS
Sexta Parte

29. O Espiritismo, hoje melhor compreendido, acrescenta, para os incrédulos, a evidência à teoria; prova o futuro por fatos patentes; diz, em termos claros e inequívocos, o que o CRISTO disse por parábolas; explica as verdades desconhecidas ou falsamente interpretadas; revela a existência do mundo invisível, ou dos Espíritos, e inicia o homem nos mistérios da vida futura; vem combater o materialismo, que é uma revolta contra o poder de DEUS; enfim, vem estabelecer, entre os homens, o reino da caridade e da solidariedade anunciada pelo CRISTO. Moisés lavrou, o CRISTO semeou, o Espiritismo vem colher.

30. O Espiritismo não é uma luz nova, mas uma luz mais brilhante, porque surge de todos os pontos do globo, pela voz daqueles que viveram. Tornando evidente o que estava obscuro, põe fim às interpretações errôneas, e deve reunir os homens numa mesma crença, porque não há senão um só DEUS, e suas leis são para todos; enfim, ele marca a era dos tempos preditos pelo CRISTO e pelos profetas.

31. Os males que afligem os homens na Terra têm por causa o orgulho, o egoísmo e todas as más paixões. Pelo contato de seus vícios, se tornam reciprocamente infelizes e se punem uns pelos outros. Que a caridade e a humildade substituam o egoísmo e o orgulho, então não procurarão mais se prejudicarem; respeitarão os direitos de cada um, e farão reinar, entre eles, a concórdia e a justiça.

32. Mas como destruir o egoísmo e o orgulho que parecem inatos no coração do homem? O egoísmo e o orgulho estão no coração do homem, porque os homens são Espíritos que seguiram, desde o princípio, o caminho do mal, e que foram exilados na Terra em punição desses mesmos vícios; aí está ainda seu pecado original, do qual muitos não se despojaram. Pelo Espiritismo, DEUS vem fazer um último apelo à prática da lei ensinada pelo CRISTO: a lei de amor e da caridade.

33. Tendo a Terra chegado ao tempo marcado para se tornar uma morada de felicidade e de paz, DEUS não quer que os maus Espíritos encarnados continuem aí para levar a perturbação aos bons; por isso deverão desaparecer. Irão expiar seu endurecimento em mundos menos avançados onde trabalharão de novo para seu aperfeiçoamento, numa série de existências mais infelizes e mais penosas ainda que a Terra.
Formarão, nesses mundos, uma nova raça esclarecida e cuja tarefa será fazer progredir os seres atrasados que os habitam, com a ajuda de seus conhecimentos adquiridos. Daí não sairão para um mundo melhor senão quando tiverem merecimento, e assim por diante até que atinjam a purificação completa. Se a Terra era para eles um purgatório, esses mundos serão seu inferno, mas um inferno de onde a esperança jamais está banida.

34. Ao passo que a geração proscrita vai desaparecer rapidamente, uma nova geração se eleva cujas crenças serão fundadas sobre o Espiritismo cristão. Assistimos à transição que se opera, prelúdio da renovação moral da qual o Espiritismo marca o edvento.
F I M

(Trecho extraído do livro “O QUE É O ESPIRITISMO” de Allan Kardec)

É MUITO JOVEM MINHA ORAÇÃO - Padre Zezinho

terça-feira, 7 de abril de 2009

Pensamento do dia
07 de Abril de 2009

"A oração nos capacita à mesma atitude diante de uma pequenina centelha ou de um radiante farol."

Anônimo
MINUTO DE SABEDORIA

NÃO se deixe levar pela zanga nem se impaciente.

Não permita que a inveja, a malícia, a idéia de vingança e o ressentimento encontrem lugar em sua mente.

Essas emoções criam distúrbios no consciente e agem negativamente sobre seu corpo e seus tecidos, prejudicando a saúde.

Cultive a paciência, a tolerância, o perdão e o amor para com todas as criaturas.

RESUMO DO ENSINAMENTO DOS ESPÍRITOS

Quinta Parte

24. A diversidade das aptidões inatas, morais e intelectuais, é a prova de que a alma já viveu; se houvesse sido criada ao mesmo tempo em que o corpo atual, não seria segundo a vontade de DEUS fazer umas mais avançadas que as outras. Porque os selvagens e os homens civilizados, os bons e os maus, os tolos e as pessoas de espírito? Dizendo que uns viveram mais que os outros e mais adquiriram, tudo se explica.

25. Se a existência atual fosse única e só ela devesse decidir o futuro da alma para a eternidade, qual seria a sorte das crianças que morrem em tenra idade? Não tendo feito nem o bem nem o mal, não merece nem recompensas nem punições. Segundo a parábola do CRISTO, cada um sendo recompensado segundo suas obras, não tem direito à felicidade perfeita dos anjos, nem merece dela estar privado. Dizei que poderão, numa outra existência, cumprir o que não fizeram naquela que foi abreviada, e não haver mais exceção.

26. Pelo mesmo motivo, qual seria a sorte dos cretinos e dos idiotas? Não tendo nenhuma consciência do bem e do mal, não tem nenhuma responsabilidade de seus atos. DEUS seria justo e bom tendo criado almas estúpidas para lhes devotar uma existência miserável e sem compensação? Admiti, ao contrário, que a alma do cretino e do idiota, é um Espírito em punição num corpo impróprio a dar seu pensamento, onde está como um homem muito aprisionado por laços, e não terei mais nada que não esteja conforme a justiça de DEUS.

27. Nas encarnações sucessivas, sendo o Espírito pouco a pouco despojado de suas impurezas e pelo trabalho, chega ao fim de suas existências corpóreas; pertence, então, à ordem dos puros Espíritos ou dos anjos, e goza, ao mesmo, tempo da vida completa de DEUS e de uma felicidade sem mácula pela eternidade.

28. Estando os homens em expiação na Terra, DEUS, um bom pai, não os deixou entregues a si mesmos sem guias. Primeiro têm seus Espíritos protetores ou anjos guardiães, que velam sobre eles e se esforçam para conduzi-los no bom caminho; têm, ainda, os Espíritos em missão na Terra, Espíritos Superiores encarnados de tempos em tempos entre eles, para clarear o caminho pelos seus trabalhos e fazer a Humanidade avançar. Se bem que DEUS haja gravado sua lei na consciência, acreditou devê-la formular de maneira explicita; enviou-lhes primeiro Moisés; mas as leis de Moisés eram apropriadas aos homens de seu tempo; não lhes falou senão da vida terrestre, de penas e de recompensas temporárias. O CRISTO veio, em seguida, para completar a lei de Moisés por um ensinamento mais elevado; a pluralidade das existências (1), a vida espiritual, as penas e as recompensas morais. Moisés conduziu-os pelo temor, CRISTO pelo amor e pela caridade.

(1) Evangelho de São Mateus, Cap. XVII, v. 10 e seguintes. São João, Cap. III, v. 2 e seguintes.

(continua amanhã)

PAIS PARAPLÉGICOS - Padre Zezinho

segunda-feira, 6 de abril de 2009

CRÔNICA SEMANAL

CALVÁRIO DE JESUS
Precisamos contemplar o cristo galgando o calvário. Precisamos reviver com ele as estações da via-sacra para nos compenetrarmos de seu amor por nós. Apesar de quê "A paixão não esta acabada ". Vivida pelo Cristo, que dos Homens tomou sobre si, todos os pecados e sofrimentos, há dois mil anos, ela é agora retomada parte por parte, no mundo, e o seria até o fim dos tempos. O Cristo, vivo em seus membros, continua a sofrer e a morrer por nós, sob os nossos olhos. A rua da amargura passa pelas nossas cidades, corta nossos bairros, atravessa nossos hospitais, nossas fábricas, passa pelos caminhos da miséria e do sofrimento, sob todas as suas formas, cruza os campos de batalhas. È diante destas estações que devemos também meditar e rezar pedindo ao cristo sofredor a força de amá-lo o bastante para agir. Neste momento, é nos tormentos que sofro por vós que eu encontro alegria. E completo em minha carne o que falta ainda aos padecimentos de Cristo por seu corpo que é a igreja.
( carta de Paulo aos cristãos de colosses,1.24 ).
"Eu estarei em agonia até o fim dos tempos ", diz DEUS. Serei crucificado até o fim dos tempos. Os cristãos, meus filhos, parecem que nem pensam nessas coisas. Sou flagelado, esbofeteado, esquartejado, crucificado, morro diante deles e não sabem, nada vêem, cegos, estão cegos, não são cristãos verdadeiros; se o fossem não viveriam mais enquanto eu morro. Senhor diz o Homem, não estou compreendendo, não é possível, estais exagerando, eu te defenderia caso fosses atacado, se agonizasses estaria ao seu lado. Senhor eu te amo! Não é verdade, diz DEUS, os Homens se iludem, dizem que me amam, pensam que me amam, muitas vezes são sinceros, admito, mas se enganam terrivelmente. Não compreendem, não vêem, lentamente foram deformando tudo, ressecam tudo, tudo escravizam, pensam que me amam porque uma vez por semana honram meu sagrado coração. Como se eu o amasse somente quatro vezes por mês. Pensam que me amam porque são metódicos nas devoções, porque assistem a uma Benção do santíssimo, não comem carne na sexta-feira santa, acendem velas ou rezam suas rezas diante do meu Sagrado Coração. Mas eu não sou de gesso, nem de pedra sou, nem de bronze. Sou de carne que vive, que sofre e que palpita. Estou no meio deles, não me reconhecem, sou mal remunerado, estou desempregado, moro num pardieiro, estou tuberculoso, durmo embaixo das pontes, estou na cadeia, sou explorado. Entretanto eu lhes havia dito: "O que fizerdes ao menor dentre os meus, é a min que fizestes...". Está claro. O pior é que eles sabem, mas não levam a sério. Partiram-me o coração e esperei que alguém tivesse compaixão de mim, mas não houve ninguém. Tenho fome. Tenho frio. Estou nu. Estou preso Sou escarnecido. Sou humilhado. Tudo isto porém é uma pequenina paixão, só para ir me acostumando, pois os Homens inventaram provações bem mais terríveis. Armados com Sua liberdade, terrivelmente armados com Sua liberdade inventaram. "Perdoai-lhes Senhor não sabem o que fazem ", inventaram a guerra verdadeira, inventaram a paixão verdadeira, pois onde estão os Homens lá estou eu, desde o dia em que me meti no meio deles, enviado em missão, entre todos, para todos. Desde o dia em que definitivamente me empenhei para tentar congregá-los, reuni-los. E agora ! ! ! Sou rico. Sou pobre. Operário. Patrão. Sindicalizado. Não sindicalizado. Grevista. Furador de greve. Pois não há tarefas que os Homens não me façam executar. Estou do lado dos que gritam nos comícios e do lado da policia, pois até em policia os Homens me transformam. Estou a esquerda e a direita. No centro. Estou aquém da cortina de ferro e além. Sou de e estou em todas as nações. Onde quer que estejam os Homens, ai estou eu. Receberam-me, tomaram posse de mim, os traidores ! Salve mestre ! E agora estou no meio deles, com eles, eles. Ora vejam o que fizeram de min... Flagelam-me. Esquartejam-me. Crucificam-me. Dilaceram-me dilacerando uns aos outros. Matam-me matando-se uns aos outros. Os Homens inventaram a guerra... Salto sobre as minas, agonizo no fundo do buraco, gemo crivado de estilhaços de obuses, rastejo no chão sob saraivada de metralhas, suo o sangue dos Homens em todos os campos de batalhas. Clamo gritos de Homens à noite dos combates. Morro a morte dos Homens na solidão dos combates. Oh ! terra de luta, imensa cruz sobre a qual dia a dia os Homens me reclinam. Não era então o bastante o madeiro de golgota ? Era preciso ainda este imenso altar para meu sacrifício de amor. Enquanto isso, ao meu redor os Homens riem, cantam, dançam, e, loucos, crucificam-me no meio de uma enorme gargalhada. Basta senhor ! ! tem dó ! Eu não quero ! não sou eu ! Sim meu filho és tu. Ès tu e são todos os teus irmãos, pois é preciso muitas marteladas para enfiar um cravo. È preciso muitas chicotadas para lanhar os ombros. È preciso muitos espinhos para fazer uma coroa, e és dessa Humanidade que, junta, me condena. Que importa se é dos que batem ou dos que olham, dos que escutam ou deixam correr, sois todos culpados; atores, expectadores, mas, sobretudo, meu menino, não sejas dos que dormem, dos que ainda conseguem dormir... em paz. Dormir ! é terrível dormir ! "Não podeis pois velar uma hora comigo ?". De joelhos, vamos pequeno, ouves o fragor dos combates ?
È o sino que toca DEUS MORRE POR TI, CRUCIFICADO PELOS HOMENS.
06/03/99 Biba por: Espíritos diversos.

PENSAMENTO DO DIA

Pensamento do dia
06 de Abril de 2009

"É a oração que aponta o caminho para maior equilíbrio e equanimidade."

Anônimo

MINUTO DE SABEDORIA

MINUTO DE SABEDORIA

NÃO sinta medo, para atrair críticas.

Se tiver certa maneira de comportar-se que sabe que está certa, mas os outros julgam errada, não tenha medo.

Se tiver, atrairá uma onda de críticas e maledicências.

Se não tiver medo, ninguém terá coragem de falar de você.

O medo irradia forças negativas, que atraem críticas.

Se você não teme, paralisa a crítica dos outros, que se sentem tolhidos e dominados por sua força mental positiva

RESUMO DO ENSINAMENTO DOS ESPÍRITOS

RESUMO DO ENSINAMENTO DOS ESPÍRITOS
Quarta Parte

20. DEUS, sendo soberanamente justo e bom, não condena suas criaturas a castigos perpétuos por faltas transitórias; oferece-lhes, em todo o tempo, meios de progredir e de reparar o mal que puderam fazer. DEUS aceita, mas exige o arrependimento, a reparação e o retorno ao bem; de sorte que a duração do castigo é proporcional à persistência do Espírito no mal; que, por conseqüência, o castigo seria eterno para aquele que permanecesse eternamente no mau caminho; mas, desde que um clarão de arrependimento entre no coração do culpado, DEUS estende sobre ele sua misericórdia. A eternidade das penas, assim, deve ser entendida no sentido relativo, e não no sentido absoluto.

21. Os Espíritos, em se encarnando, trazem com eles o que adquiriram em suas existências precedentes; é a razão pela qual os homens mostram, instintivamente, aptidões especiais, inclinações boas ou más que parecem inatas neles.
As más tendências naturais são os restos das imperfeições do Espírito, e das quais não está inteiramente despojado; são também os indícios das faltas que cometeu, e o verdadeiro PECADO ORIGINAL. Em cada existência, deve-se lavar de algumas impurezas.

22. O esquecimento das existências anteriores, é um beneficio de DEUS que, em sua bondade, quis poupar ao homem as lembranças, o mais freqüentemente, penosas. A cada nova existência, o homem é o que fez de si mesmo; é para ele um novo ponto de partida, conhece seus defeitos atuais, sabe que esses defeitos são as conseqüências daqueles que tinha; disso conclui o mal que pôde cometer, e isso lhe basta para trabalhar a fim de se corrigir. Se tinha outrora defeitos que não tem mais, nada tem a se preocupar com isso; ele tem muitas imperfeições presentes.

23. Se a alma jamais vivera, seria porque fora criada ao mesmo tempo em que o corpo, nessa suposição, ela não pode ter nenhuma relação com aqueles que a precederam. Pergunta-se então como DEUS, que é soberanamente justo e bom, pode tê-la tornado responsável da falta do pai do gênero humano, manchando-o com um pecado original que não cometeu. Em dizendo, ao contrário, que ela traz, em renascendo, o germe das imperfeições de suas existências anteriores; que ela sofre, na existência atual, as conseqüências de suas faltas passadas, dá-se ao pecado original uma explicação lógica, que cada um pode compreender e admitir, porque a alma não é responsável senão pelas suas obras.
(continua amanhã)

CONFIA NO SENHOR - Padre Zezinho

domingo, 5 de abril de 2009

PENSAMENTO DO DIA

PENSAMENTO DO DIA
05 DE ABRIL DE 2009


Não espere por milagres. Trabalhe, reforme-se e estude; e receba as dádivas de Deus por merecimento.

MINUTO DE SABEDORIA

MINUTO DE SABEDORIA
O homem não pode viver isolado.
Lembre-se de que cada companheiro de jornada é um amigo que o ajuda e a quem você precisa também ajudar.
A cooperação existe entre todas as coisas criadas.
Procure você também cooperar com tudo e com todos, em beneficio da própria Terra que o acolhe bondosamente, permitindo sua evolução.
Ajude sempre, e jamais desanime.

RESUMO DO ENSINAMENTO DOS ESPÍRITOS

RESUMO DO ENSINAMENTO DOS ESPIRÍTOS
Terceira Parte
15. A vida espiritual é a vida normal do Espírito: ela é eterna; a vida corpórea é transitória e passageira: não é senão um instante na eternidade.
16. No intervalo de suas existências corpóreas, o Espírito é errante. A erraticidade não tem duração determinada; nesse estado, o Espírito é feliz ou infeliz, segundo o bom ou mau emprego que fez de sua última existência; ele estuda as causas que apressaram ou retardaram seu adiantamento; toma as resoluções que procurará por em prática na sua próxima encarnação e escolhe, ele mesmo, as provas que crê as mais próprias para seu adiantamento; mas algumas vezes ele se engana, ou sucumbe não tendo como homem as resoluções que tomou como Espírito.
17. O Espírito culpado é punido por sofrimentos morais no mundo dos Espíritos, e por penas físicas na vida corpórea. Suas aflições são a conseqüência de suas faltas, quer dizer, de sua infração à lei de DEUS; de sorte que são, ao mesmo tempo, uma expiação do passado e uma prova para o futuro: assim é que o orgulhoso pode ter uma existência de humilhação, o tirano uma de servidão, o mau rico uma de miséria.
18. Há mundos apropriados aos diferentes graus de adiantamento dos Espíritos, e onde a existência corpórea encontra-se em condições muito diferentes. Quanto menos o Espírito é avançado, mais os corpos que ele reveste são pesados e materiais; a medida que ele se purifica, passa para mundos superiores moral e fisicamente.A Terra não é o primeiro nem o último, mas é um dos mais atrasados.
19. Os Espíritos culpados estão encarnados nos mundos menos avançados, onde expiam suas faltas pelas atribulações da vida material. Esses mundos são, para eles, verdadeiros purgatórios, mas de onde depende deles saírem, trabalhando pelo seu adiantamento moral. A Terra é um desses mundos.
(continua amanhã)

ÁGUIA PEQUENA - Padre Zezinho