sábado, 3 de setembro de 2016

PENSAMENTO DO DIA



Cada dia é uma oportunidade para tornar as coisas melhores e cada experiência que você tem o torna mais apto para a vida.
Autor: Desconhecido

MENSAGEM DIÁRIA



Não importa o que tiraram de você, o que importa é o que você vai fazer com o que sobrou.
Autor: Desconhecido

MOMENTO DE REFLEXÃO



O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO

CAPÍTULO  27
PEDI E OBTEREIS
Qualidades da prece      
Eficiência da prece •
Ação da prece
Transmissão do pensamento • Preces que se entendam
Da prece pelos mortos e pelos Espíritos sofredores
Instruções dos Espíritos: Maneira de orar
A felicidade que a prece oferece

EFICIÊNCIA DA PRECE

5. Seja o que for que peçais na prece, crede que o obtereis, e vos será concedido. (Marcos, 11:24)
6. Há pessoas que contestam a eficiência da prece, baseando-se no fato de que, se Deus conhece nossas necessidades, não é necessário que as revelemos. Acrescentam ainda que, como tudo se encadeia no Universo pelas leis eternas, nossas preces não podem mudar as leis de Deus.
Sem dúvida alguma, há leis naturais e imutáveis que Deus não anulará conforme os caprichos de cada um. Mas daí a se acreditar que todas as circunstâncias da vida estejam submetidas ao que se usa chamar de fatalidade, há uma grande diferença. Se fosse assim, o homem seria apenas um instrumento passivo, sem livre-arbítrio• e sem iniciativa e, neste caso, só lhe restaria curvar a cabeça aos golpes dos acontecimentos, sem procurar evitá-los; não tentaria procurar desviar-se dos perigos. No entanto, Deus deu ao homem a razão e a inteligência para utilizar-se delas, deu-lhe a vontade para querer; a atividade para ser ativo. Porém, tendo o homem liberdade de ação em todos os sentidos, seus atos lhe acarretam para si e para os outros consequências conforme o que faça ou deixe de fazer. É por essa razão que certos acontecimentos acabam, obrigatoriamente, escapando ao que costumamos chamar de fatalidade, mas que em nada alteram a harmonia das leis universais, da mesma maneira que o avanço ou o retardamento dos ponteiros de um relógio não anula a lei do movimento que rege o seu mecanismo. Deus pode, portanto, atender a alguns pedidos sem alterar a imutabilidade das leis que regem o conjunto, desde que se submetam à sua soberana vontade.
7. Não há lógica em deduzir-se deste ensinamento: Tudo aquilo que pedirdes pela prece vos será concedido, que basta pedir para se obter. É injusto acusar a Providência de não atender a todo pedido que lhe é feito, porque ela sabe, melhor do que nós, o que é para o nosso bem. Assim procede um pai sábio, que recusa ao seu filho as coisas que lhe seriam prejudiciais. Geralmente, o homem vê apenas o presente. Em vista disso, se o sofrimento é útil à sua felicidade futura, Deus o deixará sofrer, tal como o cirurgião deixa que o doente sofra as dores de uma operação que lhe trará a cura.
Deus sempre lhe dará a coragem, a paciência e a resignação, quando se dirigir a Ele com confiança, e lhe inspirará os meios de se livrar das dificuldades por si mesmo, ajudado pelas ideias que fará os bons Espíritos lhe sugerir, deixando-lhe, assim, o mérito da ação.
Deus ampara aos que se ajudam a si mesmos, conforme o ensinamento: Ajudai-vos e o Céu vos ajudará, mas não aos que tudo esperam de um socorro alheio sem fazer uso de suas próprias capacidades.
Infelizmente, a maioria prefere ser socorrida por um milagre a ter que fazer algum esforço. (Veja nesta obra Cap. 25:1 e seguintes.)
8. Tomemos um exemplo: um homem está perdido num deserto, sofre terrivelmente de sede, sente-se desfalecer. Cai ao chão; pede a Deus para ampará-lo e espera; nenhum anjo lhe vem dar de beber.
Contudo, um bom Espírito lhe sugere a ideia de levantar-se e seguir um dos atalhos que vê diante de si. Então, por um impulso instintivo, reúne suas forças, levanta-se e anda. Chega a uma elevação e descobre, ao longe, um riacho; nesse momento retoma a coragem. Se tiver fé, exclamará: “Obrigado, meu Deus, pelo pensamento que me inspirastes e pela força que me destes”. Se não tiver fé, dirá: “Que boa ideia eu tive!” Que sorte de tomar o atalho da direita e não o da esquerda; algumas vezes, a sorte realmente nos ajuda! “Quanto me felicito por minha coragem e por não ter me deixado abater!”.
Mas, se dirá, por que o bom Espírito não lhe disse claramente:
“Siga este atalho e encontrará o que necessita”? Por que não se mostrou para guiá-lo e sustentá-lo no seu desfalecimento? Desse modo, o teria convencido da intervenção da Providência. Foi, antes de tudo, para lhe ensinar que é preciso ajudar-se a si mesmo e fazer uso de suas próprias forças. Depois, pela incerteza, Deus coloca à prova a confiança que depositamos n'Ele e a nossa submissão à sua vontade.
Aquele homem estava na situação da criança que cai e que, ao perceber alguém, grita e espera que a levantem. Se não vê ninguém, faz um esforço e se levanta sozinha.
Se o anjo que acompanhou Tobias• lhe tivesse dito: “Sou enviado por Deus para te guiar em tua viagem e te proteger de todo o perigo”, Tobias não teria tido nenhum mérito. Confiaria em seu acompanhante e não teria tido necessidade nem de pensar; foi por isso que o anjo apenas se deu a conhecer na volta.
CONTINUA AMANHA

MENSAGEM DE CHICO XAVIER - CARIDADE E ESPERANÇA

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

PENSAMENTO DO DIA



O sucesso consegue-se com decisão, confiança, persistência, e não, com desânimo, indecisão, lamúrias..
Autor: Desconhecido

MENSAGEM DIÁRIA



Mantenha sempre a autoestima, independente dos aplausos, pois as estrelas brilham na escuridão.
Autor: Desconhecido