sábado, 5 de fevereiro de 2011

PENSAMENTO DO DIA

Sábado, 05 de Fevereiro de 2011

"Logo que vos submeterdes ao silêncio interior, transpassareis a frieza do que hoje sentis ante o desconhecido."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

A vida é um canto eterno de beleza!

Os homens complicam a vida e dificultam a existência, porque se acreditam diferentes uns dos outros.

Mas a vida é uma só e os homens todos são irmãos.

Portanto, não antagonize os outros.

Distribua amor e compreensão a todos os que se chegam a você.

Faça como o sol, que se dá a todos igualmente, em raios benéficos de luz e calor.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO QUARTO

ESPERANÇAS E CONSOLAÇÕES

CAPÍTULO II

PENAS E GOZOS FUTUROS

PENAS TEMPORAIS


Trecentésima Quadragésima Quarta Parte

985 – A REENCARNAÇÃO DA ALMA NUM MUNDO MENOS GROSSEIRO É UMA RECOMPENSA?

- É a conseqüência de sua depuração, porque à medida que os Espíritos se depuram, eles encarnam em mundos cada vez mais perfeitos, até que tenham se despojado de toda a matéria e estejam lavados de todas as suas manchas, para gozar eternamente da felicidade dos Espíritos puros, no seio de DEUS.

(Nos mundos onde a existência é menos material que neste mundo, as necessidades são menos grosseiras e todos os sofrimentos físicos menos vivos. Os homens não conhecem mais as más paixões que nos mundos inferiores, os fazem inimigos uns dos outros. Não tendo nenhum objeto de ódio, nem de ciúme, eles vivem entre si em paz, porque praticam a Lei da Justiça, do Amor e da Caridade. Eles não conhecem os aborrecimentos e as inquietações que nascem da inveja, do orgulho e do egoísmo, e que fazem o tormento da nossa existência terrestre.)

986 – O ESPÍRITO QUE PROGREDIU NA SUA EXISTÊNCIA TERRESTRE PODE, ALGUMAS VEZES, REENCARNAR NO MESMO MUNDO?

- Sim, se não pôde cumprir a sua missão, ele mesmo pode pedir para completá-la em uma nova existência; mas, então, isso não é mais para ele uma expiação.

981 – EM QUE SE TORNA O HOMEM QUE, SEM FAZER O MAL, NÃO FAZ COISA ALGUMA PARA SACUDIR A INFLUÊNCIA DA MATÉRIA?

- Visto que não fez alguma coisa na direção da perfeição, deve recomeçar uma existência da natureza da que deixou; fica estacionário, e é assim que ele pode prolongar os sofrimentos da expiação.

CONTINUA AMANHÃ

O ESPIRITISMO DE KARDEC AOS DIAS DE HOJE - 6ª PARTE

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

MOMENTOS DE REFLEXÃO

O mapa do tesouro

Narra-se que, nos tempos apostólicos, Paulo, o apóstolo dos gentios e seu companheiro Barnabé costumavam fazer longas viagens juntos.

Um dia, a noite os surpreendeu a caminho e eles resolveram se acolher em uma gruta.


A temperatura estava bastante fria e eles não tinham sequer agasalhos suficientes. Também sentiam fome, porque há muito não tinham mais provisões.


Animados, contudo, pela fé que os movia, a enfrentar grandes distâncias para levar a mensagem de Jesus, sentaram-se lado a lado e começaram a conversar.


Falaram das suas experiências, de como as suas vidas haviam tomado um rumo totalmente diferente desde que haviam conhecido a mensagem de Jesus.


Inflamados pelo ideal cristão, discorreram sobre o grande tesouro que possuíam e que deveria ser preservado a qualquer custo.


Animados com a conversa, não perceberam que malfeitores, igualmente buscando abrigo na noite fria, os observavam na entrada da gruta, atentos às suas falas.


Em determinado momento, empunhando armas, acercaram-se dos dois servidores de Jesus e exigiram, com rispidez, que eles entregassem o tesouro que traziam.


Por terem aprendido com Jesus que não se deve reagir ao mal, os dois apóstolos se olharam um pouco assustados, a princípio.


Mas, em seguida, colocando a mão por dentro das dobras do manto, Paulo retirou um pergaminho muito bem guardado e entregou ao que parecia ser o chefe do bando.


Pensando que aqueles papéis poderiam ser transformados em moedas, logo adiante, o chefe deu ordem a que seu bando se retirasse.


Paulo e Barnabé, assim que os salteadores se foram, abraçaram-se, agradecendo a Deus pela proteção Divina, que lhes resguardou as vidas.


E o comentário final do apóstolo Paulo foi:


Espero que eles façam bom uso do pergaminho. Era o nosso maior tesouro.


Paulo se referia às primeiras anotações de Levi, que mais tarde tomaria o nome de Mateus e divulgaria suas notas como o Evangelho, a Boa Nova.


Eram preciosas, pois era o único documento que aqueles idealistas possuíam com alguns ditos e feitos do Senhor Jesus.


Liam com profundo respeito as notas e estudavam com carinho e atenção cada ensinamento ali contido, buscando memorizá-los para suas pregações futuras.


Os ladrões roubaram um grande tesouro. Não lhes representaria ouro, prata ou jóias, com certeza. Mas era o mapa do grande tesouro que conduz o ser ao Reino dos Céus.


* * *


O evangelista Mateus lançou seu Evangelho ao mundo no ano 42 ou 48, em língua hebraica.


Até então, o que havia eram anotações que ele fizera e que eram copiadas e recopiadas, com extremo cuidado, pelos primeiros seguidores de Jesus.


Nos tempos do Cristianismo nascente, as pessoas procuravam ouvir com grande interesse aqueles que haviam convivido com Jesus.


Eles eram o arquivo vivo das memórias, das recordações.


Foi assim, entrevistando os que haviam estado com Jesus que Lucas, o quarto evangelista, escreveu o seu Evangelho.


PENSAMENTO DO DIA

Sexta feira, 04 de Fevereiro de 2011

"A flor presenteia a sua beleza e fragrância como resultado da magnificência divina."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

Seja perseverante nas boas obras.

Não conseguiremos coisa alguma na vida sem perseverança.

Para aprender piano, há necessidade de hoas seguidas de estudo diário.

O que é o estudo para o pianista, é a perseverança para qualquer outra atividade.

Não se deixe arrastar pelo esmorecimento.

Reaja com todas as forças que encontrar em seu coração, e terá a beleza da vida em redor de si mesmo.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO QUARTO

ESPERANÇAS E CONSOLAÇÕES

CAPÍTULO II

PENAS E GOZOS FUTUROS

PENAS TEMPORAIS

Trecentésima Quadragésima Terceira Parte

983 – O ESPÍRITO QUE EXPIA SUAS FALTAS NUMA NOVA EXISTÊNCIA, NÃO TEM SOFRIMENTOS MATERIAIS E, ENTÃO, É EXATO DIZER QUE, DEPOIS DA MORTE, A ALMA NÃO TEM SENÃO SOFRIMENTOS MORAIS?

- É bem verdade que, quando a alma está reencarnada, as tribulações da vida são, para ela, um sofrimento; mas não tem ela senão o corpo que sofre materialmente.

- Dizeis freqüentemente, daquele que está morto, que ele nada mais tem a sofrer; isso não é sempre verdadeiro. Como Espírito, ele não tem mais dores físicas; mas segundo as faltas que cometeu, pode ter dores morais mais pungentes e, numa nova existência, pode ser ainda mais infeliz. O mau rico nela pedirá esmola e será vítimas de todas as privações da miséria; o orgulhoso, de todas as humilhações; aquele que abusa de sua autoridade e trata seus subordinados com desprezo e dureza, então, será forçado a obedecer a um senhor mais duro do que ele o foi. Todas as penas e as tribulações da vida são a expiação de faltas de uma outra existência, quando não são a conseqüência das faltas da vida atual. Quando houverdes saído daqui, compreendê-la-eis.

(O homem que se crê feliz sobre a Terra porque pode satisfazer suas paixões, é o que faz menos esforços para se melhorar. Freqüentemente, ele expia desde esta vida sua felicidade efêmera, mas a expiará certamente em uma outra existência, também toda material.)

984 – AS VICISSITUDES DA VIDA SÃO SEMPRE A PUNIÇÃO DE FALTAS ATUAIS?

- Não, já o dissemos: são provas impostas por DEUS, ou escolhidas por vocês mesmos no estado de Espírito e antes da vossa reencarnação, para expiar as faltas cometidas em uma outra existência, porque jamais a infração às Leis de DEUS, e sobretudo à Lei da justiça, fica impune. E se não é nesta vida, será, necessariamente, em uma outra, e por isso aquele que é justo aos vossos olhos, freqüentemente, está marcado pelo seu passado.

CONTINUA AMANHÃ

O ESPIRITISMO DE KARDEC AOS DIAS DE HOJE -5ª PART

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

PENSAMENTO DO DIA

Quinta feira, 03 de fevereiro de 2011.

Eleve seu coração em prece. Mas, evite recitar fórmulas lidas e decoradas.

Autor desconhecido

MINUTO DE SABEDORIA

Se você quiser encontrar paz e alegria neste mundo, espalhe em torno de si otimismo e bondade.

Não se deixe ficar inativo na comodidade que não produz coisa alguma.

É pelo trabalho em beneficio do próximo que armazenamos energias, a fim de vencer os embates da vida.

Não pare jamais, não perca as oportunidades que se apresentam diariamente de fazer o bem, para que o bem venha abundante sobre você.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO QUARTO

ESPERANÇAS E CONSOLAÇÕES

CAPÍTULO II

PENAS E GOZOS FUTUROS

NATUREZA DAS PENAS E GOZOS FUTUROS

Trecentésima Quadragésima Segunda Parte


981 – HÁ PARA O ESTADO FUTURO DO ESPÍRITO UMA DIFERENÇA ENTRE AQUELE QUE EM VIDA, TEME A MORTE E AQUELE QUE A VÊ COM INDIFERENÇA E MESMO COM ALEGRIA?

- A diferença pode ser muito grande. Entretanto, freqüentemente, ela se apaga diante das causas que dão esse temor ou esse desejo. Quer a tema, quer a deseje, pode-se estar movido por sentimentos muito diversos e são esses sentimentos que influem sobre o estado do Espírito. É evidente, por exemplo, que naquele que deseja a morte unicamente porque vê nela o termo de suas tribulações, é uma espécie de murmuração contra a Providência e contra as provas que deve suportar.

982 – É NECESSÁRIO FAZER PROFISSÃO DE FÉ ESPÍRITA E DE CRER NAS MANIFESTAÇÕES PARA ASSEGURAR NOSSA SORTE NA VIDA FUTURA?

- Se fosse assim, seguir-se-ia que todos aqueles que não crêem ou que não tiveram os mesmos esclarecimentos são deserdados, o que seria absurdo. É o bem que assegura a sorte futura; ou, o bem é sempre o bem, qualquer que seja o caminho que a ele conduz.

(A crença no Espiritismo ajuda a melhorar-se fixando as idéias sobre certos pontos do futuro. Ela apressa o adiantamento dos indivíduos e das massas, porque permite conhecer o que seremos um dia; é um ponto de apoio, uma luz que nos guia. O Espiritismo ensina a suportar as provas com paciência e resignação. Ele desvia os atos que podem retardar a felicidade futura e é assim que contribui para essa felicidade, mas não diz que sem isso não se pode alcançá-la.)

CONTINUA AMANHÃ

O ESPIRITISMO DE KARDEC AOS DIAS DE HOJE -4ª PARTE

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

PENSAMENTO DO DIA

Quarta feira, 02 de Fevereiro de 2011

"Quando viveis em harmonia com a Natureza, as Leis se cumprem e sois equilibrados."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

Não seja impaciente!

Não tenha pressa em chegar ao fim .

Deixe que o tempo amadureça os frutos, de modo que possa colhê-los amadurecidos.

Caminhe com segurança e constância, porque tudo nos chegará na hora exata e mais oportuna.

Os frutos amadurecidos à força não são tão saborosos quanto aos que amadurecem naturalmente.

Saiba esperar com paciência e não desanime.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO QUARTO

ESPERANÇAS E CONSOLAÇÕES

CAPÍTULO II

PENAS E GOZOS FUTUROS

NATUREZA DAS PENAS E GOZOS FUTUROS

Trecentésima Quadragésima Primeira Parte

978 – A LEMBRANÇA DAS FALTAS QUE A ALMA PÔDE COMETER QUANDO ERA IMPERFEITA, MÃO PERTURBA SUA FELICIDADE, MESMO DEPOIS QUE ELA ESTÁ DEPURADA?

- Não, porque resgatou suas altas e saiu vitoriosa das provas às quais se submeteu com esse fim.

979 – AS PROVAS QUE RESTAM A SUPORTAR PARA REMATAR SUA PURIFICAÇÃO NÃO SÃO PARA A ALMA UMA APREENSÃO PENOSA, QUE PERTURBA A SUA FELICIDADE?

- Para a alma que está ainda enlameada, sim; é por isso que ela não pode gozar de uma felicidade perfeita, senão quando esteja purificada; mas para aquela que já se elevou, o pensamento das provas que lhe restam a suportar, nada tem de penoso.

(A alma que alcançou certo grau de pureza já goza a felicidade. Um sentimento de doce satisfação a penetra e ela é feliz por tudo aquilo que vê, por tudo que a cerca. O véu se levanta para ela sobre os mistérios e as maravilhas da criação, e as perfeições divinas lhe aparecem em todo o seu esplendor.)

980 – O LAÇO SIMPÁTICO QUE UNE OS ESPÍRITOS DA MESMA ORDEM É PARA ELES UMA FONTE DE FELICIDADE?

- A união dos Espíritos que se simpatizam para o bem é, para eles, uma das maiores alegrias, porque não temem ver essa união perturbada pelo egoísmo. Eles formam, no mundo inteiramente espiritual, famílias com o mesmo sentimento, e é nisso que consiste a felicidade espiritual, como no teu mundo os agrupais em categorias, e sentis um certo prazer quando vos reunis. A afeição pura e sincera que experimentam, e da qual eles são o objeto, é uma fonte de felicidade, porque lã não há falsos amigos, nem hipócritas.

(O homem sente as premissas dessa felicidade sobre a Terra, quando encontra almas com as quais pode se confundir numa união pura e santa. Em uma vida mais depurada, essa alegria será inefável e sem limites, porque não reencontrará senão almas simpáticas “que o egoísmo não arrefece”, porque tudo é amor na Natureza: é o egoísmo que o mata.)

CONTINUA AMANHÃ.

O ESPIRITISMO DE KARDEC AOS DIAS DE HOJE - 3ª PARTE

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

PENSAMENTO DO DIA

Terça feira, 01 de Fevereiro de 2011

"A sapiência e o amor são frutos da mesma planta."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

Não existem pessoas realmente más.

Ou são enfermas ou não têm conhecimento da grande Lei de que recebemos exatamente aquilo que damos.

Quem é enfermo precisa ser curado.

Quem pratica o mal precisa ser elucidado.

Mas de modo algum podemos agir com ódio e maldade.

Procure ensinar aos outros pelo seu próprio exemplo, compreendendo que a maldade é uma situação transitória do homem.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO QUARTO

ESPERANÇAS E CONSOLAÇÕES


CAPÍTULO II

PENAS E GOZOS FUTUROS

NATUREZA DAS PENAS E GOZOS FUTUROS

Trecentésima Quadragésima Parte


976 – A VISÃO DOS ESPÍRITOS QUE SOFREM NÃO É PARA OS BONS UMA COISA DE AFLIÇÃO? EM QUE SE TOMA SUA FELICIDADE, SE É PERTURBADA?

-Não é uma aflição, posto que sabem que o mal terá um fim. Eles ajudam os outros a progredirem e estendem-lhes a mão. Essa é sua ocupação e um prazer quando têm êxito.

- ISSO SE CONCEBE DA PARTE DOS ESPÍRITOS ESTRANHOS OU INDIFERENTES; MAS A VISÃO DOS PESARES E DOS SOFREIMENTOS DAQUELES QUE AMARAM SOBRE A TERRA, NÃO PERTURBA SUA FELICIDADE?

- Se não vissem esses sofrimentos, é que vos seriam estranhos depois da morte. Ora, a religião vos diz que as almas vos vêem; mas eles consideram vossas aflições sob um outro ponto de vista, pois sabem que esses sofrimentos são úteis ao vosso adiantamento se os suportais com resignação. Eles se afligem, pois, mais com a falta de coragem que vos retarda, que com os sofrimentos em si mesmos, que não são senão passageiros.

977 – OS ESPÍRITOS NÃO PODENDO SE ESCONDER RECIPROCAMENTE SEUS PENSAMENTOS, E TODOS OS ATOS DA VIDA SENDO CONHECIDOS, SEGUIR-SE-IA QUE O CULPADO ESTÁ NA PRESENÇA PERPÉTUA DE SUA VÍTIMA?

- Isso não pode ser de outro modo, o bom senso o diz.

- ESSA DIVULGAÇÃO DE TODOS OS NOSSOS ATOS REPREENSÍVEIS E A PRESENÇA PERPÉTUA DAQUELES QUE LHE FORAM AS VÍTIMAS SÃO UM CASTIGO PARA O CULPADO?

- Maior do que se pensa, mas somente até que ele tenha expiado suas faltas, seja como Espírito, seja como homem, nas novas existências corporais.

(Quando estivermos no mundo dos Espíritos, todo o nosso passado estando a descoberto, o bem e o mal que fizemos serão igualmente conhecidos. É em vão que aquele que fez o mal queira escapar da visão de suas vítimas; sua presença inevitável será para ele um castigo e um remorso incessante até que tenha expiado seus erros, enquanto que o homem de bem, ao contrário, não encontrará, por toda parte, senão olhares amigos e benevolentes. Para o mau, não há maior tormento sobre a Terra, que a presença de suas vítimas e, por isso, ele as evita sem cessar. Que será quando a ilusão das paixões estando dissipada, ele compreender o mal que fez, vendo seus atos mais secretos revelados, sua hipocrisia desmascarada, e não podendo se subtrair à sua visão).

(Enquanto a alma do homem perverso está atormentada pela vergonha, pelo desgosto e pelo remorso, a do justo goza uma serenidade perfeita.)

CONTINUA AMANHÃ

O ESPIRITISMO 2ª PARTE

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

PENSAMENTO DO DIA

Segunda feira, 31 de Janeiro de 2011

"Não duvideis um só instante, senão vossa luz se apaga."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

“Quem alimenta o ódio atira fogo ao próprio coração”, escreveu André Luiz.

Se alguém o magoou, se ofendeu com calúnias, não o imite, repetindo os mesmos erros.

Coloque-se acima dele, sabendo relevar.

E procure esquecer, porque o pensamento negativo da raiva atrai, para nós, a onda de maldade que nosso infeliz adversário lança contra nós.

Para ser feliz, saiba relevar e esquecer.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO QUARTO

ESPERANÇAS E CONSOLAÇÕES

CAPÍTULO II

PENAS E GOZOS FUTUROS

NATUREZA DAS PENAS E GOZOS FUTUROS

Trecentésima Trigésima Nona Parte


974 – QUAL A ORIGEM DA DOUTRINA DO FOGO ETERNO?

- Imagem, como tantas outras coisas, tomadas pela realidade.

- MAS ESSE MEDO NÃO PODE TER UM BOM RESULTADO?

- Vede, pois, se ele reprime muito, mesmo entre os que a ensinam. Se ensinais coisas que a razão rejeita mais tarde, fareis uma impressão que não será nem durável, nem salutar.

(O homem, não podendo mostrar, pela sua linguagem, a natureza desses sofrimentos, não encontrou comparação mais enérgica que a do fogo, porque para ele o fogo é o tipo do mais cruel suplicio e o símbolo da ação mais enérgica. É por isso que a crença no fogo eterno remonta à mais alta antiguidade e os povos modernos a herdaram dos povos antigos. É por isso também que, em sua linguagem figurada, ele diz: “O fogo das paixões”, “Queimar-se de amor, de ciúme, etc.”)

975 – OS ESPÍRITOS INFERIORES COMPREENDEM A FELICIDADE DOS JUSTOS?

- Sim, e é isso que faz seu suplicio, porque compreendem que estão privados dela por suas faltas. É por isso que o Espírito, liberto da matéria, aspira depois de uma nova existência corporal, porque cada existência pode abreviar a duração desse suplicio, se ela é bem empregada. Ele faz, então, a escolha das provas pelas quais poderá espiar suas faltas, porque, sabei-o bem, o Espírito sofre por todo o mal que faz, ou do qual foi a causa voluntária, por todo o bem que poderia fazer e que não fez, e por todo o mal que resulta do bem que ele não fez. O Espírito errante não tem mais véu, está como saído do nevoeiro e vê o que o afasta da felicidade. Então, sofre mais, porque compreende quanto é culpado. Para ele não há mais ilusão: vê a realidade das coisas.

(O Espírito, no estado errante, abraça de um lado todas as suas existências passadas, de outro, vê o futuro prometido e compreende o que lhe falta para atingi-lo. Tal como um viajor que chegou ao alto de uma montanha, vê o caminho percorrido e o que lhe resta a percorrer para chegar ao seu objetivo)

CONTINUA AMANHÃ

PORQUE ESPIRITISMO

domingo, 30 de janeiro de 2011

PENSAMENTO DO DIA

Domingo, 30 de Janeiro de 2011

"Através das provas, vêm os ensinamentos."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

Contribua com sua parcela, para tornar mais belo este mundo.

Um pequenino gesto, uma ação insignificante, pode melhorar muito o ambiente em que nos encontramos, elevar o entusiasmo de quem está desanimado, reanimar aquele que está desiludido,

Um simples aperto de mão confiante faz renascer, por vezes, a coragem de quem estava por fraquejar.

Então! Contribua com algo de seu, para tornar mais belo este mundo!

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO QUARTO

ESPERANÇAS E CONSOLAÇÕES

CAPÍTULO II

PENAS E GOZOS FUTUROS


NATUREZA DAS PENAS E GOZOS FUTUROS

Trecentésima Trigésima Oitava Parte

971 – A INFLUÊNCIA QUE OS ESPÍRITOS EXERCEM, UNS SOBRE OS OUTROS, É SEMPRE BOA?

- Sempre boa da parte dos bons Espíritos, claro. Mas os Espíritos perversos procuram desviar do caminho do bem e do arrependimento os que eles crêem suscetíveis de se deixar arrastar, e que, freqüentemente, arrastaram ao mal durante a vida.

- ASSIM, A MORTE NÃO NOS LIVRA DA TENTAÇÃO?

- Não, mas a ação dos maus Espíritos é muito menor sobre os outros Espíritos que sobre os homens, porque eles não têm por auxiliares as paixões materiais.

972 – COMO FAZEM OS MAUS ESPÍRITOS PARA TENTAR OS OUTROS ESPÍRITOS, VISTO QUE NÃO DISPÕEM DO SOCORRO DAS PAIXÕES?

- Se as paixões não existem materialmente, elas existem ainda no pensamento dos Espíritos atrasados. Os maus mantêm esses pensamentos, arrastando suas vítimas para os lugares onde elas têm o espetáculo dessas paixões e tudo que as pode excitar.

- MAS POR QUE ESSAS PAIXÕES, SE JÁ NÃO TÊM MAIS OBJETO REAL?

- É precisamente para seu o suplício: o avarento vê o ouro que não pode possuir; o debochado, as orgias nas quais não pode tomar parte; o orgulhoso, as honras que ele inveja e das quais não pode gozar.

973 – QUAIS SÃO OS MAIORES SOFRIMENTOS QUE PODEM SUPORTAR OS MAUS ESPÍRITOS?

- Não há descrição possível das torturas morais que são a punição de certos crimes. Mesmo os que as experimentaram teriam dificuldade em vos dar uma idéia delas. Mas, seguramente, a mais horrível é o pensamento de serem condenados para sempre.

(O homem faz das penas e dos gozos da alma depois da morte uma idéia mais ou menos elevada, segundo o estado de sua inteligência. Quanto mais ele se desenvolve, mais essa idéia se depura e se liberta da matéria. Ele compreende as coisas sob um ponto de vista mais racional e deixa de prender à letra as imagens de uma linguagem figurada. A razão mais esclarecida, nos ensinando que a alma é um ser todo espiritual, nos diz, por isso mesmo, que ela não pode ser afetada pelas impressões que não agem senão sobre a matéria. Mas não se segue disso que esteja isenta de sofrimentos, nem que não receba a punição de suas faltas.)

(As comunicações espíritas têm por resultado nos mostrar o estado futuro da alma, não mais como uma teoria, mas como uma realidade. Elas colocam sob nossos olhos todas as peripécias da vida de além-túmulo. Mas no-las mostram ao mesmo tempo como conseqüências perfeitamente lógicas da vida terrestre, e, ainda que liberto do aparelho fantástico criado pela imaginação dos homens, elas não são menos penosas para aqueles que fizeram mal uso de suas faculdades. A diversidade dessas conseqüências é infinita, , mas pode-se dizer em tese geral: cada um é punido naquilo em que pecou. É assim que uns o são pela visão incessante do mal que fizeram, outros pelos desgostos, pelo medo, pela vergonha, pela dúvida, pelo isolamento, pelas trevas, pela separação dos seres que lhe são caros, etc.)

CONTINUA AMANHÃ

TUDO PASSA