sábado, 8 de janeiro de 2011

PENSAMENTO DO DIA

Sábado, 08 de Janeiro de 2011

"Não há amor sem perdão."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

Não pretenda que todos pensem como você.

Toda pessoa está num grau diferente de evolução, num degrau diverso da grande subida.

Ninguém possui a verdade total, porque a Verdade Absoluta e Total é DEUS, o Infinito.

Nenhum ser finito pode conter o Infinito.

Busque a Verdade para si mesmo, mas não obrigue alguém a pensar como você, tanto quanto não gosta que os outros lhe controlem o pensamento.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

LIVRO TERCEIRO

CAPITULO XII


PERFEIÇÃO MORAL


DO EGOISMO


Trecentésima Décima Sexta Parte


(Empregam-se, sem dúvidas, louváveis esforços para fazer avançar a Humanidade; encorajam-se, estimulam-se, honram-se os bons sentimentos mais do que em nenhuma outra época e, todavia, o verme roedor do egoísmo é sempre a chaga social. É um mal que recai sobre todo o mundo e do qual cada um é, mais ou menos, vítima. É preciso, pois, combatê-lo como se combate uma doença epidêmica. Para isso, é preciso proceder à maneira dos médicos: ir à fonte. Que se procure, pois, em todas as partes do organismo social, desde a família até os povos, desde a cabana até o palácio, todas as causas, todas as influências patentes ou ocultas, que excitam, entretêm e desenvolvem o sentimento do egoísmo. Uma vez conhecidas as causas, o remédio se mostrará por si mesmo. Não se tratará senão de combatê-las, senão todas de uma vez, pelo menos parcialmente e, pouco a pouco, o veneno será extirpado. A cura poderá ser demorada, porque as causas são numerosas, mas não é impossível. A isso se chegará, de resto, senão tomando o mal em sua raiz, quer dizer, pela educação; não essa educação que tende a fazer homens instruídos, mas a que tende a fazer homens de bem. A educação, se bem entendida, é a chave do progresso moral. Quando se conhecer a arte de manejar os caracteres como se conhece a de manejar as inteligências, poder-se-á endireitá-los, como se endireitam as plantas jovens. Todavia, essa arte exige muito tato, muita experiência e uma profunda observação. É um grave erro crer que basta ser a ciência para exercê-la com proveito. Todo aquele que segue o filho do rico, assim como o do pobre, desde o instante do seu nascimento e observa todas as influências perniciosas que reagem sobre ele em conseqüência da fraqueza, da incúria e da ignorância daqueles que o dirigem, quando freqüentemente, os meios que se empregam para moralizá-lo falham, não pode se espantar de encontrar no mundo tantos defeitos. Que se faça pelo moral tanto quanto se faz pela inteligência e se verá que, se há naturezas refratárias, há mais do que se crê, as que pedem apenas uma boa cultua para produzir bons frutos.)

(O homem que quer ser feliz e esse sentimento está na Natureza. Por isso, ele trabalha sem cessar para melhorar sua posição sobre a Terra, e procura as causas dos seus males, a fim de remediá-los. Quando compreender bem que o egoísmo é uma dessas causas, a que engendra o orgulho, a ambição, a cupidez, a inveja, o ciúme, que o magoam a cada instante, que leva a perturbação em todas as relações sociais, provoca as dissensões, destrói a confiança, obriga a se colocar constantemente em defensiva contra seu vizinho, a que, enfim, do amigo faz um inimigo, então ele compreenderá também que esse vício é incompatível com a sua própria felicidade e mesmo com a sua própria segurança. Quanto mais ele o tenha sofrido, mais sentirá a necessidade de combatê-lo, como combate a peste, os animais nocivos e todos os outros flagelos. Ele será solicitado pelo seu próprio interesse.)

(O egoísmo é a fonte de todos os vícios, como a caridade é a fonte de todas as virtudes. Destruir um e desenvolver o outro, tal deve ser o objetivo de todos os esforços do homem, se quer assegurar sua felicidade neste mundo, tanto quanto no futuro)

(CONTINUA AMANHÃ)

QUEM ACREDITA SEMPRE ALCANÇA

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

PENSAMENTO DO DIA

Sexta feira, 07 de Janeiro de 2011

"Não há entrega sem amor."


Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

Procure viver com equilíbrio, mesmo dentro da agitação da vida diária.

Não se deixe levar pela onda desordenada que envolve a todos.

Pode trabalhar muito, ter atividades grandes, mas nunca deixe de fazer tudo a tempo e a hora equilibradamente.

Reserve uma hora para sua leitura, para sua meditação, para sua higiene mental, a fim de manter-se constantemente em equilíbrio.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

LIVRO TERCEIRO

CAPITULO XII


PERFEIÇÃO MORAL


DO EGOISMO

Trecentésima Décima Quinta Parte

916 – O EGOÍSMO, LONGE DE DIMINUIR, AUMENTA COM A CIVILIZAÇÃO, QUE PARECE EXCITÁ-LO E ENTRETÊ-LO; COMO A CAUSA PODERIA DESTRUIR O EFEITO?

- Quanto maior o mal, mas ele se torna hediondo. Era preciso que o egoísmo fizesse muito mal para fazer compreender a necessidade de extirpá-lo. Quando os homens tiverem se despojando do egoísmo que os domina, eles viverão como irmãos, não se fazendo o mal, entre ajudando-se, pelo sentimento mútuo da solidariedade. Então o forte será o apoio e não o opressor do fraco, e não se verá mais homens a quem falta o necessário, porque todos praticarão a Lei da justiça. É o reino do bem que os Espíritos estão encarregados de preparar.

917 – QUAL É O MEIO DE SE DESTRUIR O EGOÍSMO?

- De todas as imperfeições humanas, a mais difícil de desenraizar é o egoísmo, porque ele se prende à influência da matéria, da qual o homem, ainda muito próximo de sua origem, não pode se liberar, e essa influência concorre para sustentá-lo: suas leis, sua organização social, sua educação. O egoísmo se enfraquecerá com a predominância da vida moral sobre a vida material e, sobretudo, com a inteligência que o Espiritismo vos dá de vosso estado futuro real e não desnaturado pelas ficções alegóricas. O Espiritismo bem compreendido, quando estiver identificado com os costumes e as crenças, transformará os hábitos, os usos e as relações sociais. O egoísmo se funda sobre a importância da personalidade; ora, o Espiritismo bem compreendido, eu repito, faz ver as coisas de tão alto, que o sentimento da personalidade desaparece, de alguma forma, diante da imensidade. Destruindo essa importância, ou tudo, ou pelo menos fazendo vê-la como ela é, combate necessariamente o egoísmo.

É o choque que o homem experimentado egoísmo dos outros que o torna, freqüentemente, egoísta, porque sente a necessidade de se colocar na defensiva. Vendo que os outros pensam em si mesmo e não nele, é conduzido a se ocupar de si mais do que dos outros. Que o principio da caridade e da fraternidade seja a base das instituições sociais, das relações legais de povo a povo, e de homem a homem, e o homem pensará menos em sua pessoa quando verificar que os outros nele pensam. Ele sofrerá a influência moralizadora do exemplo e do contato. Em presença desse transbordamento do egoísmo, é preciso uma verdadeira virtude para esquecer-se em beneficio dos outros, que, freqüentemente, não são agraciados. É, sobretudo, àqueles que possuem esta virtude que o reino dos céus está aberto; àqueles, sobretudo, está reservada a felicidade dos eleitos, porque eu vos digo em verdade, que no dia da justiça, quem não pensou senão em si mesmo, será colocado de lado e sofrerá no seu abandono.

FÉNELON

(CONTINUA AMANHÃ)

MENSAGEM DE AYRTON SENNA

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

PENSAMENTO DO DIA


Quinta feira, 06 de Janeiro de 2011


"A humildade e o silêncio são irmãos inseparáveis."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

Nossa mente é um aparelho de rádio, que transmite nossos pensamentos e recebe os alheios.

Mas só recebemos os pensamentos que quisermos.

Depende de nós fixamos nossa mente numa faixa elevada de vibrações de bondade e amor, para que só sejamos atingidos por pensamentos idênticos.

Desta maneira, nenhum pensamento de maldade e de enfermidade nos poderá atingir.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

LIVRO TERCEIRO

CAPITULO XII

PERFEIÇÃO MORAL

DO EGOISMO

Trecentésima Décima Quarta Parte

913 – DENTRE OS VÍCIOS, QUAL O QUE SE PODE CONSIDERAR RADICAL?

- Nós o dissemos muitas vezes, é o egoísmo; dele deriva todo o mal. Estudai todos os vícios e vereis que no fundo de todos está o egoísmo. Inutilmente os combatereis e não conseguireis extirpá-los enquanto não houverdes atacado o mal em sua raiz, não houverdes destruído a causa. Que todos os vossos esforços, portanto, tenham para esse objetivo, porque ai está a verdadeira chaga da sociedade. Todo aquele que quer se aproximar, desde esta vida, da perfeição moral, deve extirpar de seu coração todo sentimento de egoísmo, porque o egoísmo é incompatível com a justiça, o amor e a caridade. Ele neutraliza todas as outras qualidades.

914 – O EGOÍSMO, ESTANDO FUNDADO SOBRE O SENTIMENTO DE INTERESSE PESSOAL, PARECE BEM DIFÍCIL DE SER INTEIRAMENTE EXTIRPADO DO CORAÇÃO DO HOMEM: ISSO SE CONSEGUIRÁ?

- A medida que os homens se esclarecem sobre as coisas espirituais, dão menos valor às coisas materiais. Aliás, é preciso reformar as instituições humanas que o entretém e o excitam. Isso depende da educação.

915 – O EGOÍSMO, SENDO INERENTE À ESPÉCIE HUMANA, NÃO SERIA SEMPRE UM OBSTÁCULO AO REINADO DO BEM ABSOLUTO SOBRE A TERRA?

- É certo que o egoísmo é vosso pior mal, mas ele se prende a anterioridade dos Espíritos encarnados sobre a Terra, e não à Humanidade em si mesma; Ora, os Espíritos, em se depurando pelas encarnações sucessivas, perdem o egoísmo, como perdem suas outras impurezas. Não tendes sobre a Terra nenhum homem desprovido de egoísmo e praticando a caridade? Eles existem além do que acreditais, mas os conheceis pouco porque a virtude não procura se puser em evidência. Se há um, por que não haveria dez, se há dez, por que não haveria mil, e assim sucessivamente?

(CONTINUA AMANHÃ)

O QUE VOCÊ TEM FEITO PARA VENCER

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

PENSAMENTO DO DIA

Quarta feira, 05 de Janeiro de 2011

"Quem em sua vida conduz-se segundo uma regra, com medidas exatas, sabe chegar a tempo."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

Se você ainda é estudante, aproveite o tempo ao máximo.

Pense nos esforços de seus pais, em mantê-lo no colégio.

Se você não estudar, está malbaratando o dinheiro de seus pais.

Aproveite o período escolar para aprender, e não apenas para passar de ano.

Forme uma base de conhecimentos sólidos, que lhe garantam a vitória na vida.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

LIVRO TERCEIRO

CAPITULO XII

PERFEIÇÃO MORAL

DAS PAIXÕES


Trecentésima Décima Terceira Parte


909 – O HOMEM PODERIA SEMPRE VENCER SUAS MÁS TENDÊNCIAS PELOS SEUS ESFORÇOS?

- Sim, e, algumas vezes, por fracos esforços. É a vontade que lhe falta. Ah! Quão poucos entre vós fazem esforços!

910 – O HOMEM PODE ENCONTRAR NOS ESPÍRITOS UMA ASSISTÊNCIA EFICAZ PARA SUPERAR SUAS PAIXÕES?

- Se ele ora a DEUS e ao seu bom gênio com sinceridade, os bons Espíritos virão certamente em sua ajuda, porque é a sua missão.

911 – NÃO HÁ PAIXÕES TÃO VIVAS E IRRESISTÍVEIS QUE A VONTADE NÃO TENHA PODER PARA SUPERÁ-LAS?

- Há muitas pessoas que dizem: eu quero, mas a vontade não está senão nos lábios; elas querem, mas estão bem contentes que assim não seja. Quando se crê não poder vencer suas paixões, é que o Espírito nelas se compraz em conseqüência de sua inferioridade. Aquele que procura reprimi-las, compreende sua natureza espiritual; as vitórias são para ele um triunfo do Espírito sobre a matéria.

912 – QUAL O MEIO MAIS EFICAZ DE SE COMBATER A PREDOMINÂNCIA DA NATUREZA CORPORAL?

- Praticar a abnegação de si mesmo.

(CONTINUA AMANHÃ)

VOCÊ É FRUTO DE SUAS ESCOLHAS

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

PENSAMENTO DO DIA

Terça feira, 04 de Janeiro de 2011

"O silêncio é a primeira fonte de sabedoria que encontrais, quando estais no deserto árido da ignorância."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

Estamos vivendo no século da luz: não se deixe arrastar por ilusões, embora bem intencionadas!

Raciocine imparcialmente, e não aceite alguma coisa sem entender.

Se não compreende alguma coisa, não a rejeite.

Procure aprofundá-la pelo estudo.

Não se conforme com a pior das escravidões, que é a escravidão mental.

Nascemos para ser livres, e só o seremos quando raciocinarmos livremente.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

LIVRO TERCEIRO

CAPITULO XII

PERFEIÇÃO MORAL

DAS PAIXÕES

Trecentésima Décima Segunda Parte


907 – VISTO QUE O PRINCÍPIO DAS PAIXÕES ESTÁ NA NATUREZA, ELE É MAU EM SI MESMO?

- Não, a paixão está no excesso acrescentado à vontade, porque o principio foi dado ao homem para o bem, e as paixões podem levá-lo a grandes coisas, sendo o abuso que delas se faz que causa o mal.

908 – COMO DEFINIR O LIMETE EM QUE AS PAIXÕES DEIXAM DE SER BOAS OU MÁS?

- As paixões são como um cavalo que é útil quando está dominado, e que é perigoso, quando ele é que domina. Reconhecei, pois, que uma paixão torna-se perniciosa a partir do momento em que não podeis governá-la e que ela tem por resultado um prejuízo qualquer para vós ou para outrem.

(As paixões são alavancas que decuplicam as forças do homem e o ajudam na realização dos objetivos da Providência. Mas se, em lugar de dirigi-las, o homem se deixa dirigir por elas, cai nos excessos e a própria força que, em suas mãos, poderia fazer o bem, recai sobre ele e o esmaga.)

(Todas as paixões têm seu principio num sentimento ou necessidade natural. O principio das paixões, portanto, não é um mal, visto que repousa sobre uma das condições providenciais de nossa existência. A paixão, propriamente dita, é o exagero de uma necessidade ou de um sentimento. Ela está no excesso e não na causa, e esse excesso torna-se um mal quando tem por conseqüência um mal qualquer)
(Toda paixão que aproxima o homem da natureza animal, o distancia da natureza espiritual)

(Todo sentimento que eleva o homem acima da natureza animal, anuncia a predominância do Espírito sobre a matéria e o aproxima da perfeição)

(CONTINUA AMANHÃ)

ACREDITE EM VOCÊ

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

MOMENTOS DE REFLEXÃO

A lei do trabalho

Quem foi que teve a infeliz idéia de dizer, um dia, que o trabalho enobrece o homem?

Este foi o desabafo de um jovem, retornando ao lar, verdadeiramente exausto, ao final do expediente.


Pelo mundo afora, nas variadas culturas de cada época, o trabalho tem sido considerado como um verdadeiro castigo.


Não são poucos os que ficam aguardando ganhar um bom dinheiro na loteria, em jogos de azar, ou, quem sabe, uma herança, para se verem liberados do trabalho.


Há quem olhe para os que têm muito dinheiro e afirmem: No lugar dele, eu não trabalharia. Ah, se eu fosse filho de Fulano, teria uma vida muito sossegada.


Desde a sua infância, possivelmente você vem tendo a mente enxertada pelas ideias de que o trabalho na Terra tem dois únicos objetivos: ganhar dinheiro e enfadar as pessoas.


Por causa disso, quantas vezes já não praguejou por ter que se deslocar, em dias frios, chuvosos, para ir ao trabalho?


Quantas vezes, na segunda-feira, já não se perguntou: Quem foi que inventou o trabalho?


Ou: Não daria para se trabalhar sábado e domingo, e festar os outros dias, invertendo a ordem existente?


Num mundo cheio de reveses, de dores, de acidentes diversos, é de se supor que os seus habitantes não se sintam contentes com tudo o que os retira de sua comodidade.


No entanto, se você participa do grupo dos amigos de Jesus Cristo, outra postura é esperada.


Para o verdadeiro cristão, o trabalho representará sempre o necessário arrimo moral, a indispensável defesa do mal e do crime.


Embora, por nos encontrarmos num mundo de provações, possa o trabalho profissional sofrer percalços e dificuldades, nunca terá como missão impor nenhum tipo de sofrimento.


Valorize, assim, o seu trabalho, esmerando-se no desempenho da sua profissão. Ofereça o seu esforço para realizar o que seja mais importante na faixa da sua ocupação.


O trabalho valoriza a pessoa que o realiza. Graças a ele, cada indivíduo se sente alguém, e torna-se útil nas rotas da sociedade.


Por isso, sinta-se dedicado ao que faz, por mais simples que seja a sua atividade.


Se se sentir espoliado, perante as leis constituídas do mundo, você tem o direito de questionar.


No entanto, verifique a importância de também dar boa conta dos seus deveres.


O bom trabalhador não é somente o que discute bem, o que faz maravilhosas propostas aos patrões ou aos seus associados.


Ou o que alcança prodígios de liderança. É, sobretudo, aquele que se dedica em aperfeiçoar as próprias condições, fazendo-se melhor habilitado para o labor que lhe cabe realizar.


Busque se aprimorar como profissional. Não pare no tempo, em questão de conhecimentos e de práticas. Supere-se.


Evite vincular-se às mentes que têm o trabalho como mal, uma vez que o trabalho é quesito importante das Leis de Deus para as vidas humanas.


Trabalhe com alegria e com vontade de ser útil. Ainda que a sua ocupação não seja das mais agradáveis, das mais apreciadas ou das mais procuradas.


Tenha em mente que é a sua profissão ou o campo de valorização de suas habilidades profissionais.


Não se esqueça de que toda ocupação útil é trabalho, como ensinaram os guias da Humanidade, através do Espiritismo.


Aprenda a tornar valiosa a sua ocupação, profissional ou não, e cante ao Senhor o seu júbilo em poder trabalhar, por saber trabalhar, por trabalhar.


Enfim, tenha em conta que Deus, o Senhor do Universo, o mais rico de todos, trabalha sempre, como ensinou nosso Mestre Jesus.

PENSAMENTO DO DIA

Segunda feira, 03 de Janeiro de 2011

"Quem perpetua a sua lâmpada acesa será um sábio amanhâ."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

Faça aos outros o que gosta que os outros façam a você.

O grande filósofo que proferiu este ensinamento, JESUS, sabia o que estava dizendo.

Se desprezar, será desprezado.

Se criticar, será criticado.

Mas se distribuir bondade compreensão e amor receberá em troca amor compreensão e bondade.

Cada um recebe de acordo com o que dá.

Faça aos outros o que quer que façam a você,.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

LIVRO TERCEIRO

CAPITULO XII

PERFEIÇÃO MORAL

AS VIRTUDES E OS VÍCIOS

Trecentésima Décima Primeira Parte

904 – HÁ CULPA EM SONDAR AS CHAGAS DA SOCIEDADE E AS REVELAR?

- Isso depende do sentimento que o leva a fazê-lo. Se o escritor não tem em vista senão produzir escândalo, é um prazer pessoal que ele se procura apresentando quadros que, freqüentemente, são mais um mau que um bom exemplo. O Espírito aprecia, mas pode ser punido por essa espécie de prazer que toma em revelar o mal.

- DE QUE FORMA, NESSE CASO, JULGAR A PUREZA DAS INTENÇÕES E A SINCERIDADE DO ESCRITOR?

- Isso não é sempre útil. Se ele escreveu boas coisas, aprovei-tai-as; se fez mal, é uma questão de consciência que a ele diz respeito. De resto, se deseja provar sua sinceridade, cabe a ele apoiar o preceito pelo seu próprio exemplo.

905 – CERTOS AUTORES PUBLICARAM OBRAS MUITO BONITAS E DE GRANDE MORALIDADE QUE AJUDAM O PROGRESSO DA HUMANIDADE, MAS DAS QUAIS ELES MESMOS NÃO SE APROVEITARAM; COMO ESPÍRITOS, LHES SERÁ LEVADO EM CONTA, O BEM QUE FIZERAM ATRAVÉS DE SUAS OBRAS?

- A moral sem a ação é a semente sem trabalho. De que serve a semente se não fazeis frutificar para vos nutrir? Esses homens são mais culpáveis, porque tinham inteligência para compreender, não praticando as máximas que deram aos outros, renunciaram a colher os frutos.

906 – AQUELE QUE FAZ O BEM É REPREENSÍVEL POR TER DELE CONSCIÊNCIA E DE RECONHECÊ-LO A SI MESMO?

- Visto que pode ter consciência do mal que faz, ele deve ter também a do bem, a fim de saber se age bem ou mal. È pesando todos os seus atos na balança da Lei de DEUS e, sobretudo, na da Lei da justiça, de amor e de caridade, que ele poderá dizer a si mesmo, se elas são boas ou más, aprová-las ou as desaprovar. Ele não pode, pois, ser repreensível por reconhecer que triunfou das más tendências e disso estar satisfeito, contando que não se envaideça, porque, então, cairia em outra falta.

(CONTINUA AMANHÃ)

SORRIA (Mensagem de Otimismo)

domingo, 2 de janeiro de 2011

PENSAMENTO DO DIA

Domingo, 02 de janeiro de 2011.

Os conselhos ajudam, não há dúvida. Porém não esqueça de que a solução de nossos problemas está dentro de nós mesmos, na voz silenciosa de nossa consciência, que é a voz de DEUS dentro de nós.

Autor desconhecido

MINUTO DE SABEDORIA

Faça aos outros o que gosta que os outros façam a você.

O grande filósofo que proferiu este ensinamento, JESUS, sabia o que estava dizendo.

Se desprezar, será desprezado.

Se criticar, será criticado.

Mas se distribuir bondade compreensão e amor receberá em troca amor compreensão e bondade.

Cada um recebe de acordo com o que dá.

Faça aos outros o que quer que façam a você,.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

LIVRO TERCEIRO

CAPITULO XII


PERFEIÇÃO MORAL

AS VIRTUDES E OS VÍCIOS

Trecentésima Décima Parte

901 – DE DOIS AVARENTOS, O PRIMEIRO SE RECUSA O NECESSÁRIO E MORRE DE NECESSIDADE SOBRE SEU TESOURO; O SEGUNDO NÃO É ÁVARO SENÃO PARA OS OUTROS; ENQUANTO ELE RECUA DIANTE DO MENOR SACRIFÍCIO PARA PRESTAR SERVIÇO OU FAZER UMA COISA ÚTIL, NADA LHE CUSTA PARA SATISFAZER SEUS GOSTOS E SUAS PAIXÕES. PEÇA-SE-LHE UM SERVIÇO, E ELE É SEMPRE DIFÍCIL; QUANDO QUER PASSAR POR UMA FANTASIA, SEMPRE TEM O BASTANTE. QUQAL É O MAIS CULPADO E QUAL O QUE TERÁ O PIOR LUGAR NO MUNDO DOS ESPÍRITOS?

- Aquele que goza; ele é mais egoísta do que o avarento. O outro já encontrou uma parte de sua punição.

902 – É REPREENSÍVEL INVEJAR A RIQUEZA, QUANDO PELO DESEJO DE FAZER O BEM?

- O sentimento é louvável, sem dúvida, quando é puro, mas esse desejo é sempre bem desinteressado e não esconde alguma intenção oculta pessoal? A primeira pessoa à que se deseja fazer o bem, freqüentemente, não é a si mesmo?

903 – A CULPA EM ESTUDAR OS DEFEITOS DOS OUTROS?

- Se é para os criticar e divulgar, há muita culpa, porque é faltar com a caridade. Se é para fazê-lo em seu proveito pessoal e os evitar em si mesmo, isso pode algumas vezes ser útil. Mas é preciso não esquecer que a indulgência pelos defeitos alheios é uma das virtudes contidas na caridade. Antes de fazer aos outros um censura de suas imperfeições, vede se não se pode dizer de vós. Esforçai-vos, portanto, em ter as qualidades opostas aos defeitos que criticais nos outros, esse é o meio de vos tornardes superiores. Se os censurais por serem avarentos, sede generosos; por serem orgulhosos, sede humildes e modestos; por serem duros, sede dóceis; por agirem com baixeza, sede grandes em todas as vossas ações; em uma palavra: fazei de tal maneira que não vos possam aplicar estas palavras de JESUS: ELE VÊ UM ARGUEIRO NO OLHO DO SEU VIZINHO E NÃO VÊ UMA TRAVE NO SEU.

(CONTINUA AMANHÃ)

MENSAGEM DE OTIMISMO PARA 2011