sábado, 14 de novembro de 2009

PENSAMENTO DO DIA

14 de Novembro de 2009

"Alija de teu ser a sombria ação da dúvida."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

“TUDO coopera para o bem daqueles que amam a DEUS!”

Então, manifeste constantemente a todas as criaturas, que são a manifestação da Divindade em redor de você!

DEUS revela-se ao homem através do próprio homem.

O melhor meio de amar a DEUS é saber amar ao próximo, relevando-lhes as faltas, compreendendo seus problemas e ajudando-o em todas as circunstâncias.

COMO ESTÁ A SUA FÉ

A FÉ TRANSPORTA MONTANHAS

(O Evangelho Segundo o Espiritismo – Cap. XIX – Allan Kardec)

1 – Quando ELE veio ao encontro do povo, um home se lhe aproximou e, lançando-se de joelhos a seus pés, disse: SENHOR tem piedade do meu filho, que é lunático e sofre muito, pois cai muitas vezes no fogo e muitas vezes na água. Apresentei-o aos teus discípulos, mas eles não o puderam curar.

JESUS respondeu dizendo: Ó raça incrédula e depravada, até quando estarei convosco? Até quando vos sofrerei? Trazei-me aqui esse menino.

- E tendo JESUS ameaçado o demônio, este saiu do menino, que no mesmo instante ficou são. Os discípulos vieram então ter com JESUS em particular e lhe perguntaram: Por que não pudemos nós outros expulsar esse demônio:

- Respondeu-lhes JESUS: Por causa da vossa incredulidade. Pois em verdade vos digo:

Se tivésseis a Fé do tamanho de um grão de mostarda, diríeis a esta montanha:

Transporta-te daí para ali e ela se transportaria, e nada vos seria impossível (São MATEUS. 17:14 a 20)

2 – No sentido próprio é certo que a confiança nas suas próprias forças torna o homem capaz de executar coisas materiais, que não consegue fazer quem duvida de si. Aqui, porém, unicamente no sentido moral se devem entender essas palavras. As montanhas que a fé desloca são as dificuldades, as resistências, a má vontade, em suma, com que se depara da parte dos homens, ainda quando se trate das melhores coisas. Os preconceitos da rotina, o interesse material, o egoísmo, a cegueira do fanatismo e as paixões orgulhosas são outras tantas montanhas que barram o caminho a quem trabalha pelo progresso da Humanidade. A Fé robusta dá a perseverança, a energia e os recursos que faze se vençam os obstáculos, assim nas pequenas coisas, que nas grandes. Da Fé vacilante resultam a incerteza e a hesitação de que se aproveitam os adversários que se têm de combater; essa Fé não procura os meios de vencer, porque não acredita que possa vencer.

A verdadeira Fé se conjuga à humildade; aquele que as possui deposita mais confiança em DEUS do que em si próprio.

DOIS TIPOS DE FÉ - Padre Fábio de Melo

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

PENSAMENTO DO DIA


13 de Novembro de 2009

"Foste eleito para determinada tarefa e aguardamos tua resposta."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

PROCURE descobrir o seu caminho na vida.

Ninguém é responsável pelo nosso destino, a não ser nós mesmos.

Nós é que temos que descobrir a estrada e segui-la com os nossos próprios pés.

Desperte para a vida, para a VERDADEIRA VIDA.

E, se deseja a felicidade, lembre-se: você é o único responsável por seu destino.

Supere as dificuldades, vença os obstáculos e construa sua vida.

COMO ESTÁ A SUA FÉ?

SERÁ QUE, REALMENTE, CONFIAMOS NA JUSTIÇA E BONDADE DIVINAS?
CREMOS, DE CORAÇÃO, QUE JAMAIS SEREMOS DESEMPARADOS?

4ª Parte


A FÉ EM DEUS

Podemos, finalmente, de uma forma bem simples, entender a Fé como a certeza de que DEUS nos ama e que tudo que a vida nos apresenta é para nosso bem, tudo mesmo. Na verdade, somos a própria manifestação de DEUS, que está em tudo e em todos. O que precisamos, na escola da vida, é aprendermos a manifestar esta plenitude cada vez mais. Compreendendo a vida atuas como uma sala de aula e nós como alunos aplicados fica fácil entender que, quanto mais nos aplicarmos aos estudos, mais fácil ficará o aprendizado e mais tranqüila as provas de conhecimento. Falar, bem sei que é fácil, mas, ter a confiança de que somos orientados e conduzidos por mãos hábeis e bondosas não é impossível, pois precisamos analisar se acreditamos ou não em DEUS.

Cada um de nós deve ter uma concepção diferente de DEUS, mas seja ela como for é de grande importância que nos habituemos a sentir a presença Divina em todos os momentos; tanto nos de alegria como nos de tristeza, nos período de paz ou de guerra, quando estivermos agindo bem e quando não estivermos também. Se vivermos de acordo com as bases religiosas que todos nós temos, se colocarmos realmente em prática o “seja feita a Tua vontade”, viveremos então com Fé e sentiremos a Presença Divina em nós.

A observação e conhecimento das leis da vida são muito importantes, mas é na prática delas que conheceremos seus resultados e já que todos nós entendemos o valor da Fé, façamos nosso dever de casa, vivendo com entusiasmo e com a certeza de que a paz, o amor e a alegria serão nossa meta final.

Humberto Pazian (Revista Cristã de ESPIRITISMO)

CONSEQUÊNCIAS DA MALDADE - Padre Fábio de Melo

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

PENSAMENTO DO DIA


12 de Novembro de 2009


"Reconhece os tempos de hoje e molda tua vida em conformidade com eles."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

NÃO perca sua serenidade.

A raiva faz mal a saúde, o rancor estraga o fígado, a mágoa envenena o coração.

Domine suas reações emotivas.

Seja dono de si mesmo.

Não jogue lenha no fogo de seu aborrecimento.

Esqueça e passe adiante, para não perder sua serenidade.

Não perca sua calma.

Pense, antes de falar, e não ceda à sua impulsividade.

COMO ESTÁ A SUA FÉ ?

SERÁ QUE, REALMENTE, CONFIAMOS NA JUSTIÇA E BONDADE DIVINAS?
CREMOS, DE CORAÇÃO, QUE JAMAIS SEREMOS DESEMPARADOS?

3ª Parte

Observando a vida dessa forma, fica mais fácil compreendermos que, com tantas atividades inerentes ao nosso aprendizado é natural que de vez em quando tenhamos alguns contratempos, alguns dissabores, desilusões e outros tipos de “dores”, como também teremos muitos momentos de grande alegria e prazer. O tempo e a intensidade do nosso sofrimento ou prazer estarão sempre relacionados com nossa forma de “sentir a vida”. A Fé, nesse caso, pode ser interpretada como a certeza na justiça e bondade Divina, a Fé de que jamais seremos desamparados e que embora em alguns momentos a situação possa parecer insuportável, ela passará... tudo passa... só o amor Divino permanece.

A FÉ EM NÓS

Já perceberam como reagimos de forma diferente aos acontecimentos ou situações da vida? Tomemos como exemplo um dia frio e chuvoso de inverno. Talvez um de nós diga que o dia está cinzento e feio e que fica muito triste num dia assim, enquanto o outro possa sentir-se confortável e propenso a reflexões e ajustes no seu trabalho ou vida particular e sinta até uma grande paz. Se perguntássemos a mais pessoas outras opiniões divergiriam das nossas com toda a certeza.

Os “problemas” da vida se processam da mesma forma, pois, dificuldades todos nós temos, momentos de incertezas, de dor, de inquietações são comuns a todos nós, só que a maneira de reagirmos a eles é que diferem. Se de um lado devemos confiar na justiça Divina, de outro devemos ter Fé em nossas habilidades e em nosso poder de reabilitação e superação, pois, fazemos parte da criação e não podemos esquecer que somos “filhos de DEUS”. Podemos definir que o tamanho da nossa Fé será o fator que vai fazer com que dure um maior ou menor tempo nosso sofrimento e ainda se ele existirá ou não.

(continua amanha)

VARIAÇÕES DE HUMOR - Padre Fábio de Melo

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

PENSAMENTO DO DIA

11 de Novembro de 2009

"Um vício é produto de um hábito. Renuncia aos hábitos e não serás vulnerável a vícios."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

SUA luz deve brilhar de dentro para fora.

Procure manifestar a todos a luz interior que vibra em você, através de seus atos e de suas palavras de compreensão e otimismo.

Seja você mesmo sua própria luz, iluminando a todos com suas palavras de conforto e incentivo, com seu sorriso de entusiasmo e de encorajamento, com seu exemplo de fé e otimismo.

COMO ESTÁ A SUA FÉ

SERÁ QUE, REALMENTE, CONFIAMOS NA JUSTIÇA E BONDADE DIVINAS?
CREMOS, DE CORAÇÃO, QUE JAMAIS SEREMOS DESEMPARADOS?

2ª Parte

A FÉ E AS RELIGIÕES

As religiões, durante séculos, utilizaram-se da Fé dos seus fiéis para a manutenção de suas estruturas. Todos tinham que acreditar (ter Fé) no que ensinavam e crerem que eles eram os únicos representantes da vontade divina na Terra, mesmo que essa idéia fosse completamente contrária a razão ou a ciência. Os grandes mestres espirituais, como Buda, Krishna, Lao-Tse, Jesus, entre outros, nos deixaram lições que refletem a mais pura sabedoria, mas muitos homens ambiciosos, os chamados “falsos profetas”, fizeram dos ensinamentos espiritualistas uma forma de ter poder sobre outras pessoas. A Fé nas instituições religiosas, sem o confronto com a razão, fez com que a humanidade torturasse inúmeros pensadores sensatos e realizasse outros tantos atos terríveis e desastrosos que a historia registrou. Infelizmente, ainda nos dias de hoje, alguns grupos religiosos não evoluíram muito a esse respeito.

A FÉ E O ESPIRITISMO

Com o advento da Doutrina dos Espíritos, codificada por Allan Kardec, a população leiga pôde, finalmente, aliar a Fé à Razão, enfrentando a verdade face a face, algo que até então era privilégio apenas de grupos de discípulos e iniciados.

O Espiritismo veio corroborar ensinamentos milenares, universalistas, já ensinados nas mais antigas religiões. Ele explica que nascemos, ou melhor, renascemos várias vezes neste planeta para continuarmos em nossa evolução espiritual. Isso quer dizer que aqui estamos paras aprendermos novas lições, reaprendemos as não assimiladas, para conhecermos e superarmos nossas fraquezas, consolidarmos nossas virtudes, para nos reabilitarmos perante aqueles que prejudicamos (nesta ou em outra encarnação) e perdoarmos quem nos agrediu entre tantos outros propósitos que poderíamos enumerar.

(continua amanhã)

O MUNDO VAI ACABAR? - Padre Fábio de Melo

terça-feira, 10 de novembro de 2009

PENSAMENTO DO DIA

10 de Novembro de 2009

"A cada um cabe fechar em si portas para a entrada de forças adversas."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

NÃO perca de vista sua filiação divina.

DEUS é pai de todas as crianças e vive dentro de cada um de seus filhos.

Todas as criaturas são irmãs.

As diferenças raciais e religiosas são apenas de superfície.

Olhe paras todos como templos vivos da Divindade, e ame a DEUS através do amor às criaturas, procurando servi-lO, servindo ao seu próximo com amor e dedicação.

COMO ESTÁ A SUA FÉ ?


SERÁ QUE, REALMENTE, CONFIAMOS NA JUSTIÇA E BONDADE DIVINAS?
CREMOS, DE CORAÇÃO, QUE JAMAIS SEREMOS DESEMPARADOS?

1ª Parte

Quantos discursos nós já ouvimos em nome do poder de um tal de pensamento positivo? Quantos artigos e livros nós já lemos discorrendo sobre o maravilhoso poder da nossa mente? Quantas e quantas vezes não ficamos demoradamente a refletir sobre essa força maravilhosa da fé?

E o Evangelho com suas profundas lições sobre o tema, foram lidas quantas vezes? E, mesmo assim, quando nos deparamos com dificuldades, tropeços e aflições, quase sempre o desespero e a dúvida ocupam nossa mente, dizemos que estamos perdidos, que não temos saída, que o mundo acabou e tantas outras lamentações que o texto ficaria muito longo caso resolvesse aqui enumerá-las.

Não falo em nome de todos, isso é óbvio, mas acredito que para um grande número de pessoas isso acontece; ou seja, no momento que mais necessitamos dela não a temos: A FÉ.

A FÉ E A CIÊNCIA

Independente das várias interpretações religiosas sobre a Fé, a ciência vem alçando altos vôos sobre o assunto. Pesquisas realizadas em laboratórios sérios e grandes fundações, já há várias décadas, vem comprovando o poder da Fé ou do pensamento positivo no combate as doenças e na manutenção da saúde. O termo psicossomático, já amplamente utilizado, significa esse efeito que relatamos, ou seja, o efeito da psique no corpo (soma). Já as pesquisas na área da física quântica, o processo é mais abrangente e profundo, e esperamos, em breve, constatações surpreendentes a respeito da abrangência do pensamento e da Fé.

(continua amanhã)

LIDANDO COM PROBLEMAS ALHEIOS - Padre Fábio de Melo

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

PENSAMENTO DO DIA

09 de Novembro de 2009

"O Plano Evolutivo não é fixo. Podes adiantar etapas e precipitar fases futuras."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

NÃO diga jamais que é pobre.

A pobreza não é falta de dinheiro: a pobreza verdadeira é a falta de compreensão.

Todo aquele que compreende a vida, que sabe dizer uma palavra de conforto, que sabe estender a mão compassiva ao que sofre, que sabe distribuir alegria e otimismo, é rico, imensamente rico de bondade, que jamais falta, por mais que você a distribua por milhares de pessoas.

ESPIRITISMO NO BRASIL

27ª Parte

TRECHOS DO LIVRO


“A DOUTRINA ESPÍRITA
COMO
FILOSOFIA TEOGÔNICA”


Não creio na lenda dos anjos decaídos, porque crer nisso valeria por negar a onipotência e a onisciência do Senhor. Não creio que o mal possa triunfar do bem, eternizando-se, como este, no reino de Satanás. Não creio que um Espírito criado pelo Senhor possa fazer-lhe frente, resistir-lhe e destruir-lhe os planos e nem que o Senhor permita isso, servindo-se do rebelde para castigar o rebelde, porque, nesse caso, DEUS não criou o homem para o bem, para a felicidade. Não creio na vida única, porque o homem é perfectível. Não crio nas penas eternas, porque DEUS é pai. Não creio na infalibilidade do papa, porque assim teríamos um DEUS no Céu e outro na Terra.

E a comunicação dos santos significa, para mim, a comunicação dos Espíritos. E a ressurreição da carne significa a reencarnação dos Espíritos.
Eis o meu credo e digo-lhe: que tenho fé viva e esperança firme de subir com ele à sociedade de DEUS na eternidade.

PALMILHAR

Diferentes são, da Vida, as Estradas,
Que o destino nos deu a palmilhar,
De flores mil, algumas são juncadas,
Outras, espinhos têm a atapetar.

Aquelas são suaves, perfumadas,
A fortuna caminha a nosso par.
Nesta sangram os pés, e a alma
É abrasada.
Pelo sol da desdita a crepitar.

Mas ao término, enfim, desta jornada
Um estranho contraste nos aguarda,
Enveredando assim noutros caminhos.

Compensando-nos os gozos e as dores,
São de espinhos os que foram
Só de flores,
São de flores os que foram
Só de espinhos.

Graças a DEUS
Pelo Espírito de Vicente
E... Que o Amor Único de DEUS,
Inspire sempre
Todas as Almas para o Bem.

(Antonio de Aquino)

(continua amanhã)

ACORDA - Padre Fábio de Melo

domingo, 8 de novembro de 2009

PENSAMENTO DO DIA

08 de Novembro de 2009

"Apresentam-se provas para indivíduos e para grupos. Fica atento."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

NÃO alimente inimizades!

Procure fazer as pazes com todos aqueles que estão de mal com você.

Aproveite a oportunidade de estar ao lado de seus adversários, para fazer-lhes bem, em troca do mal que lhe fizeram.

Não deixe escapar o ensejo de anular o mal em torno de você, enquanto estiver na Terra, para que, ao sair dela, tenha sua consciência tranqüila.

ESPIRITISMO NO BRASIL

26ª Parte

TRECHOS DO LIVRO

“A DOUTRINA ESPÍRITA
COMO
FILOSOFIA TEOGÔNICA”


No Oriente, a caridade e pluralidade de existências foram duas colunas em que assentou a Doutrina dos brâmanes e do Buda. E nem por já ter aquele curso forçado em todos os países aonde chegou a estupenda civilização bramânica, se poderá dizer que o CRISTO foi plagiário. Os princípios eternos são dados por intuição ao homem, diz Santo Agostinho, e confirma-o a mais trivial observação na ordem seguida pela revelação Divina. Há, porém, para cada um, tempo marcado pelo progresso humano, para passar da ordem de simples intuição à ordem de lei humana. E aquele que fez essa transformação foi o ministro do Senhor.

O CRISTO foi, portanto, quem fez germinar a semente da caridade, lançada à Terra desde o principio da Humanidade; como o Espiritismo está fazendo germinar a semente das vidas sucessivas, que a Humanidade só agora está em condições de compreender, não em si, porque não há nada mais compreensível, mas em suas relações, no plano teogônico a que serve de pedra angular, o que reclama muito mais fina compreensão. A antiguidade, pois, não exclui a novidade de uma idéia teogônica, visto que todas foram dadas intuitivamente ao homem, desde a sua criação.

III – Creio em DEUS Pai Todo Poderoso, Criador do Céu e da Terra. Creio em JESUS CRISTO, seu dileto Filho, Nosso Senhor e Redentor. Creio que a Igreja foi instituída por ELE para ensinar sua santa Doutrina e que é assistida pelo Espírito Santo nesse santíssimo mister. Creio na comunhão dos Santos, na ressurreição da carne, na vida eterna.

(continua amanhã)

GESTOS DESUMANOS - Padre Fábio de Melo