sábado, 20 de dezembro de 2008

MINUTO DE SABEDORIA

NÃO dê importância à idade do seu corpo físico: seja sempre jovem e bem disposto espiritualmente.
A alma não tem idade.
A mente jamais envelhece.
Mesmo que o corpo assinale os sintomas da idade física, mantenha-se jovem e bem disposto, porque isso depende de sua mentalização positiva.
Faça que a juventude do seu Espírito se irradie através de seu corpo, tenha ele a idade que tiver.

A LEI DO AMOR - 1ª Parte

O amor resume inteiramente a Doutrina de JESUS, porque é o sentimento por excelência, e os sentimentos são os instintos elevados à altura do progresso realizado. No seu inicio, o homem não tem senão instintos. Mais avançado e corrompido, só tem sensações. Mais instruído e purificado, tem sentimentos. E o ponto delicado do sentimento é o amor, não o amor no sentido vulgar do termo, mas esse sol interior que condensa e reúne em seu foco ardente todas as aspirações e todas as revelações sobre-humanas. A lei de amor substitui a personalidade pela fusão dos seres e aniquila as misérias sociais. Feliz aquele que ultrapassando a sua humanidade, ama com amplo amor seus irmãos em dores. Feliz aquele que ama, porque não conhece nem a angústia da alma, nem a miséria do corpo. Seus pés são leves, e vive como que transportado para fora de si mesmo. Quando JESUS pronunciou esta palavra divina – AMOR – ela fez estremecer os povos, e os mártires, ébrios de esperança, desceram ao circo.

O Espiritismo, a seu turno, vem pronunciar uma segunda palavra do alfabeto divino. Estejam atentos, porque esta palavra ergue a pedra dos túmulos vazios, e a reencarnação, triunfando sobre a morte, revela ao homem maravilhado seu patrimônio intelectual. Não é mais aos suplícios que ela conduz, mas à conquista do seu ser, elevado e transfigurado. O sangue resgatou o Espírito, e o Espírito deve hoje resgatar o homem da matéria.

Disse eu que no seu inicio o homem não tem senão instintos e aquele, pois, em quem os instintos dominam, está mais próximo do ponto de partida que do objetivo. Para avançar em direção ao objetivo, é preciso vencer os instintos em proveito dos sentimentos, quer dizer, aperfeiçoar estes, sufocando os germes latentes da matéria. Os instintos são a germinação e os embriões do sentimento. Eles carregam consigo o progresso, como a bolota encerra o carvalho, e os seres menos avançados são aqueles que, não se despojando senão pouco a pouco de sua crisálida, permanecem escravizados aos instintos. O Espírito deve ser cultivado como um campo. Toda a riqueza futura depende do labor do presente, e mais do que bens terrestres, os levarão a gloriosa elevação. É então que, compreendendo a lei de Amor que une todos os seres, nela encontrarão as suáveis alegrias da alma, que são prelúdios das alegrias celestes (LAZÁRO)

(Trecho extraído do Evangelho Segundo o Espiritismo)

CHICO XAVIER - Formas dos Seres de Outros Planetas

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

MINUTO DE SABEDORIA

NÃO pare jamais de trabalhar para o bem!
Cada vez que paramos, nossa alma começa a ficar na rigidez cadavérica.
A Alma inativa morre de tédio e cansaço.
Não deixe que seu Espírito se enfraqueça na inação.
Viva alegre e entusiasta e empregue todas as suas forças na plantação do bem, do amor, do carinho no coração daqueles que o cercam na vida.

A CÓLERA - 2ª Parte

Segundo a idéia muita falsa de que não pode reformar a sua própria natureza, o homem se crê dispensado de esforçar-se para se corrigir dos defeitos, nos quais se compraz voluntariamente ou que exigiriam muita perseverança; é assim, por exemplo, que o homem inclinado à cólera se desculpa, quase sempre, com o seu temperamento; antes de se considerar culpado, ele reputa a falta ao seu organismo, acusando, assim, DEUS de suas próprias faltas. É ainda uma conseqüência do orgulho, que se encontra misturado a todas as suas imperfeições.

Sem contradita, há temperamentos que se prestam, mais que outros, aos atos violentos, como há músculos mais flexíveis que prestam melhor para os torneios de força, mas não creiam que ai esteja a causa primeira da cólera, e estejam persuadidos de que um Espírito pacífico, mesmo num corpo bilioso, será sempre pacífico; e que um Espírito violento, num corpo linfático, por isso não será mais brando; somente a violência tomará um outro caráter; não havendo um organismo próprio para secundar sua violência, a cólera será concentrada, e no outro caso será expansiva.

O corpo não dá cólera àquele que não a tem, como não dá os outros vícios. Todas as virtudes e todos os vícios são inerentes ao Espírito. Sem isso, onde estariam o mérito e a responsabilidade? O homem que é disforme não pode se tornar direito porque o Espírito nada tem com isso, mas pode modificar o que é do Espírito quando tem uma vontade firme. A experiência não lhes prova, Espíritas, até onde pode ir o poder da vontade, pelas transformações verdadeiramente miraculosas que vês se operar? Dize-lhes,pois, que o homem não permanece vicioso senão porque quer permanecer vicioso. Mas aquele que quer se corrigir sempre o pode, de outra forma a lei do progresso não existiria para o homem.

(Trecho extraído do Evangelho Segundo o Espiritismo)

CHICO XAVIER - ABORTO

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

MINUTO DE SABEDORIA

SEJA otimista
Procure subir, e espere sempre que o melhor lhe aconteça.
Embora as aparências sejam contrárias, confie em DEUS, que está dentro de você , porque n’Ele existe a solução de todos os seus problemas.
Olhe para o lado certo da vida, para a felicidade e o progresso, e não detenha jamais a sua subida.
Seja otimista, e há de vencer!.

A CÓLERA - 1ª Parte

O Orgulho leva-o a crer mais do que é, a na poder sofrer uma comparação que possa lhe rebaixar; a lhe considerar, ao contrário, de tal modo acima dos seus irmãos, seja como espírito, seja como posição social, seja mesmo como superioridade pessoal, que o menor paralelo lhe irrita e fere. E o que ocorre então? Entrega-se à cólera.

Procure a origem desses acessos de demência passageira, que lhe assemelham aos animais, fazendo-o perder o sangue frio e a razão; procure e encontrarás, quase sempre, por base , o orgulho ferido. Não é orgulho ferido, por uma contradição, que lhe faz rejeitar as observações justas, que lhe faz repelir com cólera os mais sábios conselhos? As próprias impaciências que causam as contrariedades, freqüentemente pueris, prendem-se `importância que se atribui à própria personalidade diante da qual se crê que tudo deve se dobrar.

Em seu frenesi, o homem colérico ataca a tudo; a natureza bruta, os objetos inanimados, que quebra, porque não lhe obedecem. Ah! se nesses momentos pudesse se ver com sangue frio, teria medo de si, ou se acharia ridículo! Que julgue por ai a impressão que deve produzir sobre os outros. Quando não fosse senão por respeito a si mesmo, deveria esforçar-se por vencer uma tendência que faz dele objeto de piedade.

Se imaginasse que a cólera não resolve coisa alguma, altera sua saúde, compromete-lhe a vida, veria que é sua primeira vitima; mas uma outra consideração deveria, sobretudo, detê-lo: o pensamento de que torna infeliz todos aqueles que o cercam; se tem coração, não terá remorso em fazer sofrer os seres que mais ama? E que desgosto mortal se, num acesso desatinado, cometesse um ato que tivesse que se censurar por toda a sua vida!

Em suma, a cólera não exclui certas qualidades do coração, mas impede de fazer muito bem, e pode levar a fazer muito mal. Isso deve bastar para motivar esforços por dominá-la. O Espírita, por outro lado, é solicitado por um outro motivo. A cólera é contrária à Caridade e à Humildade cristãs.

(Trecho extraído do Evangelho Segundo o Espiritismo)

CHICO XAVIER - EVOLUÇÃO EM DOIS MUNDOS

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

MINUTO DE SABEDORIA

VOCÊ, que é mãe, lembre-se de que o seu exemplo é a lição mais forte para o seu filho.
Não discuta com seu marido diante das crianças.
Não critique o pai diante dos filhos.
Não fale mal dele.
Nunca o diminua com desprezo.
O exemplo de um lar bem constituído é a maior felicidade que você pode legar a seus filhos.
Por amor deles saiba sofrer, se for preciso, porque eles são frutos que você mesma gerou.

OBEDIÊNCIA E RESIGNAÇÃO

A Doutrina de JESUS ensina, em toda parte, a obediência e a resignação, duas virtudes companheiras da doçura, muito ativas, embora os homens as confundam erradamente com a negação do sentimento e da vontade. A obediência é o consentimento da razão, a resignação é o consentimento do coração; ambas são forças ativas porque carregam o fardo das provas que a revolta insensata deixa cair. O frouxo não poder ser resignado, assim como o orgulhoso e o egoísta não podem ser obedientes. JESUS foi a encarnação destas virtudes desprezadas pela Antigüidade material. ELE veio no momento em que a sociedade romana perecia nos desfalecimentos da corrupção; veio fazer luzir, no seio da Humanidade abatida, os triunfos do sacrifício e da renuncia carnal.

Cada época está, assim, marcada com o selo da virtude ou do vicio que a deve salvar ou perder. A virtude da vossa geração é a atividade intelectual; seu vicio é a indiferença moral. Eu digo somente atividade, porque o gênio se eleva de repente e descobre sozinho os horizontes que a multidão não verá senão depois dele, ao passo que a atividade é a reunião dos esforços de todos para atingir um fim menos grandioso, mas que prova a elevação intelectual de uma época. Submetei ao impulso que viemos dar aos seus espíritos; obedeçam à grande lei do progresso, que é a palavra da vossa geração. Ai do espírito preguiçoso, daquele que fecha seu entendimento! Infeliz! Porque nós que somos os guias da Humanidade em marcha, o atingiremos com o chicote e forçaremos sua vontade rebelde no duplo esforço do freio e da espora; toda resistência orgulhosa deverá ceder, cedo ou tarde; mas bem-aventurados os que são brandos, porque prestarão dócil ouvido aos ensinamentos. (LÁZARO)

(Trecho extraído do Evangelho Segundo o Espiritismo)

CHICO XAVIER - Psicografia ao Vivo - Parte III

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

MINUTO DE SABEDORIA

CADA um recebe de acordo com o que dá.
Se você der ódio e indiferença, há de recebê-los de volta.
Ma\s se der atenção e carinho, há de ver-se cercado de afeto e amor.
Ninguém se aproxima do espinheiro, por causa dos espinhos, nem do lodo, porque suja,
Mas todos apreciam permanecer perto das flores, que espalham beleza e perfume,
Cada um recebe de acordo com o que dá.

A AFABILIDADE E A DOÇURA

A benevolência para com os semelhantes, fruto do amor ao próximo, produz a afabilidade e a doçura, que lhe são a manifestação. Entretanto, não é preciso ficar-se sempre nas aparências. A educação e o hábito do mundo podem dar o verniz dessas qualidades. Quantos há cuja fingida bonomia não é senão mascara para o exterior, uma roupagem cuja forma premeditada esconde as deformidades ocultas! O mundo está cheio dessas pessoas que têm o sorriso nos lábios e o veneno no coração. Que são brandas, contando que nada as machuque, mas que mordem à menor contrariedade; cuja língua dourada, quando falam face a face se transmuda em dardo envenenado, quando estão por detrás.

A essa classe pertencem ainda esses homens benignos por fora e que, tiranos domésticos, fazem sofrer, sua família e seus subordinados, o peso do seu orgulho e do seu despotismo, como se querendo compensar do constrangimento que se impuseram alhures; não se atrevendo a usar de autoridade sobre estranhos que os recolocariam em seu lugar, eles querem ao menos ser temidos por aqueles que não podem resistir-lhes; sua vaidade alegra-se de poder dizer “Aqui eu mando e sou obedecido”; sem pensar que poderiam acrescentar co mais razão: “E sou detestado”.

Não basta que dos lábios gotejem leite e mel, pois se o coração nada tem com isso, há hipocrisia. Aquele cuja afabilidade e doçura não são fingidas, nunca se contradiz; é o mesmo diante do mundo e na intimidade; ele sabe, aliás, que se pode enganar os homens, pelas aparências, não pode enganar a DEUS.

(Trecho extraído do Evangelho Segundo o Espiritismo)

CHICO XAVIER - Psicografia ao Vivo - Parte II

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

MINUTO DE SABEDORIA

TENHA equilíbrio e alegria.
Saiba ser reconhecido.
Procure ser humilde.
Não lance pedras a quem o beneficiou.
Não se julgue diminuído quando o ajudarem.
Saiba agradecer.
Quebre se orgulho e receba com gratidão o auxilio que lhe derem.
E jamais esqueça o beneficio nem o benfeitor.
O pior dos defeitos é a ingratidão, que despreza e apedreja hoje quem nos beneficiou ontem.

BEM-AVENTURADOS AQUELES QUE TÊM OS OLHOS FECHADOS

Meus bons amigos, porque me chamaram? É para me fazer impor as mãos sobre a pobre sofredora que está aqui, e a cure? Ah! que sofrimento, bom DEUS! Ela perdeu a vista e as trevas se fizeram para ela. Pobre criança! Que ore e espere. Não sei fazer milagres, sem a vontade do bom DEUS. Todas as curas que puder obter, e que lhes foram assinaladas, não as atribuam senão àquele que é nosso PAI em tudo.
Em suas aflições, portanto, olhem sempre o céu, e digam, do fundo dos seus corações: “Meu PAI, cura-me, mas faça que minha alma doente seja curada antes das enfermidades do meu corpo; que minha carne seja castigada, se preciso for, para que minha alma até vós com a brancura que tinha quando a criastes” Depois desta prece, meus bons amigos, que o bom DEUS ouvirá sempre, a força e a coragem lhes serão dadas e, talvez, também essa cura que não tenhas pedido senão timidamente como recompensa de sua abnegação.
Mas, uma vez que eu estou aqui, numa assembléia onde se trata, antes de tudo, de estudos, eu lhes direi que aqueles que estão privados da vista deveriam se considerar como os bem-aventurados da expiação. Lembre-se de que o CRISTO disse que seria preciso arrancar seu olho, se ele fosse mau, e que valeria mais que ele fosse lançado ao fogo do que ser causa de sua perdição. Ah! quantos há sobre a sua Terra, que maldirão um dia nas trevas terem visto a luz! Oh! Sim, são felizes estes que, na expiação, são atingidos na vista! Seu olho não será motivo de escândalo e de queda; podem viver inteiramente a vida das almas; podem ver mais que vocês que vêem claro... Quando DEUS me permite ir abrir as pálpebras de algum desses pobres sofredores e devolver-lhes a luz, digo a mim mesmo: Alma querida, por que não conheces todas as delicias do Espírito, que vive de contemplação e do amor? Você não pediria para ver imagens menos puras e menos suaves do que aquelas que lhe é dado entrever em sua cegueira.
Oh! Sim, bem-aventurado o cego que quer viver com DEUS; mais feliz que vocês, que estão aqui, ele sente a felicidade, toca-a, vê as almas e pode se lançar com elas nas esferas espirituais que os próprios predestinados da sua Terra não vêem. O olho aberto está sempre pronto para fazer a alma falir; o olho fechado, ao contrário, está sempre pronto a fazê-la alçar para DEUS. Creiam-me bem, meus bons e caros amigos, a cegueira dos olhos é, freqüentemente, a verdadeira luz do coração, enquanto que a vista é, freqüentemente, o anjo tenebroso que conduz à morte.
E, agora, algumas palavras para você, minha pobre sofredora: espera e tem coragem! Se lhe dissesse: Minha filha, seus olhos vão se abrir, como serias ditosa! E quem sabe se essa alegria não lhe perderia? Tenha confiança no bom DEUS que fez a felicidade e permite a tristeza! Farei por você tudo o que me for permitido; mas a seu turno, ora e, sobretudo, medita em tudo o que acabo de lhe dizer.
Antes que me afaste, vocês todos que estão aqui, recebam a minha benção (VIANNEY, cura d’Ars)

NOTA: Quando uma aflição não é conseqüência dos atos da vida presente, é preciso procurar-lhe a causa numa vida anterior. O que se chama de caprichos da sorte não são outras coisas senão os efeitos da Justiça de DEUS.
DEUS não inflige punições arbitrárias; ELE quer que entre a falta e a pena haja sempre correlação. Se, em sua bondade, lançou um véu sobre os nossos atos passados, nos coloca, entretanto, sobre o caminho, dizendo: “Quem matou pela espada, perecerá pela espada”; palavras que podem se traduzir assim: “Sempre se é punido naquilo em que pecou”. Se, pois, alguém está aflito pela perda da vista, é porque a vista foi para ele causa de queda. Pode ser, também, que foi causa da perda da vista num outro; talvez alguém tenha se tornado cego pelo excesso de trabalho que lhe impôs, ou em conseqüência de maus tratos, de falta de cuidados, etc. e, então, suporta a pena de talião. Ele mesmo, em seu arrependimento, pôde escolher essa expiação, em se aplicando estas palavras de JESUS: “Se vosso olho vos é um motivo de escândalo, arrancai-o”.

(Trecho extraído do Evangelho Segundo o Espiritismo)

CHICO XAVIER - Psicografia ao Vivo - Parte I

domingo, 14 de dezembro de 2008

MINUTO DE SABEDORIA

NÃO perca a sua serenidade!
Quando a irritação nos move, a saúde se descontrola, os órgãos se perturbam e sofremos terrivelmente.
Se o amigo o trai , se sua parenta inventou uma calúnia, se aquele a quem você ajudou cometeu uma injustiça, uma ingratidão, perdoe!
São pessoas enfermas . Tenha pena deles.
Mas você, não perca a sua serenidade, não dê a entender que foi atingido!

DEIXAI VIR A MIM AS CRIANCINHAS _ Parte II

Deixai vir a mim as criancinhas, porque eu possuo o leite que fortifica os fracos. Deixai vir a mim aqueles que, tímidos e débeis, têm necessidade de apoio e de consolação. Deixai vir a mim os ignorantes para que os esclareça, deixai vir a mim todos aqueles que sofrem, a multidão dos aflitos e dos infelizes. Ensinarei o grande remédio para abrandar os males da vida, lhes darei o segredo da cura de suas feridas! Qual é, meus amigos, este bálsamo soberano, possuindo a virtude por excelência, este bálsamo que se aplica sobre todas as chagas do coração e as fecha? É o amor, é a caridade! Se tiveres esse fogo divino, que temereis? Dirás a todos os instantes da sua vida: Meu Pai, que sua vontade seja feita e não a minha. Se lhe apraz me experimentar pela dor e pelas tribulações, sede bendito, porque é para o meu bem, eu o sei, que sua mão pesa sobre mim. Se lhe convém, SENHOR, ter piedade de sua criatura fraca, se dás ao seu coração as alegrias permitidas, sede bendito ainda. Mas faça que o amor divino não dormite em sua alma e que, sem cessar, eleve aos seus pés a voz do seu reconhecimento.
Se tiveres o amor, tem tudo o que se pode desejar sobre a Terra, possuis a pérola por excelência, que nem os acontecimentos, nem as maldades daqueles que lhes odeiam e lhes perseguem poderão lhes arrebatar. Se tiveres o amor, terás colocado o seu tesouro lá onde os vermes e a ferrugem não podem atingi-lo, e verás se apagar insensivelmente de sua alma tudo o que pode manchar-lhe a pureza. Sentirás o peso da matéria diminuir dia a dia e, semelhante ao pássaro que plana nos ares, e não lembra mais da Terra, subirás sem cessar, subirás sempre, até que sua alma embriagada possa se saciar de seu elemento de vida no seio do SENHOR.

(trecho extraído do Evangelho Segundo o Espiritismo)

CHICO XAVIER - UMBANDA E CABOCLOS