sábado, 7 de novembro de 2009

PENSAMENTO DO DIA


07 de Novembro de 2009


"Reconhece os sinais e obedece aos ciclos que te forem visíveis."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

MANTENHA elevado seu otimismo na vida!

Quem possui o coração cheio de amor, nada teme! Arrosta todos os vendavais da vida, com um sorriso nos lábios.

Procure amar a todos e a tudo, mesmo àqueles que o fazem sofrer, e você se estará tornando perfeito, como o PAI CELESTIAL, que dá a todos, sem distinção – bons e maus, justos e injustos – as mesmas oportunidades de salvação.

ESPIRITISMO NO BRASIL

25ª Parte

TRECHOS DO LIVRO

“A DOUTRINA ESPÍRITA
COMO
FILOSOFIA TEOGÔNICA”


I – Eu me preocupo sem cessar com o que pode aproveitar à minha alma, considerando esta vida, com todas as glórias que oferece, uma simples parada (pouso) na infinita viagem que temos de fazer, em busca da casa do PAI. Creio, portanto, em DEUS Padre Todo Poderoso, Criador do Céu e da Terra – e creio que sou um espírito por ELE criado para a imortalidade.

Não sou cristão, porque meus pais me criaram nessa lei e me batizaram; mas sim porque minha razão e minha consciência, livremente agindo, firmaram minha fé nessa Doutrina sublime que, única na Terra, eleva o homem, em espírito, acima da sua condição carnal – e que por si mesma se revela obra de infinita sabedoria, a que o homem jamais poderá chegar.

Tenho diante dos olhos de minha alma o código sagrado da revelação messiânica, procuro sem descanso arrancar de mim os maus instintos naturais w substituí-los pelas virtudes cristãs. Tendo fé, tenho esperança e, quanto à caridade, procuro tê-la o mais que me é possível, na medida do ensino de São Paulo. Não guardo ódio e perdôo as injúrias, evito fazer mal e procuro fazer bem aos próprios que me odeiam.

II – A idéia básica desta Doutrina, a pluralidade de existências, não é nova, embora aplicando mal a metempsicose. Ela vem da origem dos tempos históricos, como a caridade, que serve de característica à Doutrina de JESUS CRISTO. O que se deu com uma e com a outra foi que um dia passaram de concepções intuitivas da Humanidade à ordem de princípios definidos e de elementos integrantes de um sistema teogônico, apresen5tado ao mundo como verdade descida do Céu.

(continua amanhã

SIGNIFICADO DA CASTIDADE - Padre Fábio de Melo

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

PENSAMENTO DO DIA

06 de Novembro de 2009

"Teus encontros espirituais devem ser um serviço e não uma reunião de energias para teu proveito."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

DEUS é a Energia Cósmica universal, que habita dentro de você e de tudo que existe nos universos infinitos, dando-lhes vida e força.

Confie nessa força inesgotável, que está dentro de você.

Mantenha a sua mente ligada a ela, e não mais se lamente do que lhe desagrada ou faz sofrer.

Sorria diante das dificuldades e confie n’Aquele que o fortalece e vivifica.

ESPIRITISMO NO BRASIL

24ª - Parte

BEZERRA DE MENEZES

SUAS OBRAS


E não encontrava onde assentar minha cabeça, porque o ensino de JESUS que uma força intrínseca e uma disposição psíquica me levaram a procurar, como o nauta perdido na vastidão dos mares procura o Norte me era oferecido sob um aspecto impossível de acomodar-se com um sentimento íntimo, instrutivo, exato, que me desse a razão e a consciência de ali estar a verdade; mas a verdade não é aquilo. Ah! A Igreja Romana!

A Igreja Romana! O Cristianismo nunca terá tão formidável inimigo! O materialismo nunca terá aliado tão prestimoso! Eu já disse como, antes de aceitar o Espiritismo, vivi a fugir de toda a crença religiosa, por não poder aceitar uma que impõe à fé, por decreto de seus ministros, e a ser arrastado para essa mesma crença, que não podia aceitar, como se mão amiga me arrastasse para o cascalho, dentro do qual estava incrustado o brilhante.

Eu já disse como me abracei com o cascalho para não rolar no abismo da descrença, e como aquela mão me impeliu para ele, quebrou-o a meus olhos, e me fez perante o brilhante nele contido. Minha alma encontrou finalmente onde pousar.

Posso dizer o meu “credo” espírita, com aplauso de minha consciência e não por força de uma autoridade que se arroga o direito de impor a fé! Nestas condições, tendo encontrado a linfa que me saciou a sede de crer, posso ser mais o que era antes? A moral cristã, iluminada pelos inefáveis princípios do Espiritismo, não pode deixar de modificar, para melhor, a quem cultiva não somente por dever, mas também e principalmente por nela ter encontrado a paz do Espírito! Não sou, por minha fraqueza, o que ela deve fazer do coração humano; não posso julgar, nem incorrer em orgulho ou falsa modéstia; mas posso assegurar que já compreendo os meus deveres para com DEUS, para com os meus semelhantes, de um modo diverso, acentuadamente mais elevado, que antes de ser Espírita. Julgo, pois, que me é lícito dizer que as novas opiniões acarretaram para mim sensível modificação moral! E, para confirmá-lo basta consignar este fato antes de ser Espírita, só pensar em perder um filho, fazia-me mentalmente blasfemar, punha-me louco. Depois de Espírita, tenho perdido quatro filhos adorados, e depois de criados, louvando e agradecendo ao PAI de amor ter provado, por aquele modo, minha obediência a seus sacrossantos decretos (mantida a grafia da época da publicação)

(continua amanhã)

AMOR NÃO É PRISÃO - Padre Fábio de Melo

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

PENSAMENTO DO DIA


05 de Novembro de 2009


"Foste chamado e estás sendo esperado."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

TENHA bom ânimo e coragem: você vencerá todas as dificuldades!

A vida apresenta-nos problemas às vezes difíceis.

Mas dificuldade superada é problema resolvido.

Jamais desanime: você há de vencer galhardamente todos os problemas que se lhe apresentarem.

Se o problema for complexo, divida-o em partes, e vença cada uma delas separadamente.

Mas não desanime jamais!

ESPIRITISMO NO BRASIL

23ª - Parte

BEZERRA DE MENEZES

SUAS OBRAS


Um dia, deixei de ir à Câmara dos Deputados, de que fazia parte, e, pelas duas horas da tarde, passeava, na varanda, lendo uma obra que tinha me chegado às mãos, quando me apareceu um vizinho, Senhor Andrade Pinheiro, filho do Presidente da Relação de Lisboa, e moço de inteligência bem cultivada. O Senhor Pinheiro não conhecia o Espiritismo, senão de conversa, e como eu fazia experiência em mim, ele aproveitava a minha experiência, para fazer juízo sobre a verdade ou falsidade da nova Doutrina. Depois dos primeiros cumprimentos, perguntou-me como eu ia com tratamento espírita.

Respondi-lhe com estas palavras: “Estou bom; sinto apenas um dorzinha nos quadris e uma fraqueza nas coxas, como quem está cansado de andar muito”.

Conversamos sobre o fato de minha cura em três meses, quando nada alcancei com a medicina oficial, em cinco anos, e passamos a outros assuntos, até que, uma hora pouco mais ou menos depois, entrou meu primo com os vidros de remédios e com um bilhete, escrito a lápis, que me mandava Nascimento, e que dizia: “Não, meu amigo, não estás bom como pensas. Esta dor nos quadris que acusas, esta fraqueza das coxas, são a prova de que a moléstia não está de todo debelada. És médico e sabes que muitas vezes elas parecem combatidas, mas fazer erupções, porventura perigosas. Tua vida é necessária; continua teu tratamento”. É fácil compreender a surpresa, a admiração, o abalo profundo que produziu na minha alma um fato tão fora de tudo o que tinha visto em minha vida. Repetiram-se, da cidade, textualmente, as minhas palavras, como só poderia fazer quem estivesse ao alcance de ouvi-las!

Efetivamente, calculado o tempo que leva o bonde da casa do Nascimento á minha, reconhecemos, eu e Pinheiro, que aquela resposta me fora dada, da cidade, precisamente à hora em que eu respondia, na Tijuca, à interpelação de meu visitante.

Pode haver fatos mais importantes no domínio do Espiritismo; eu, porém, não tive ainda nenhum que me impressionasse como este, e, atendendo-se ao tempo em que ele se deu (quando eu estava sujeitando à prova experimental a nova Doutrina) compreende-se que impressão poderia causar-me. Creio que se eu fosse ainda um incrédulo, dessem que fecham os olhos para não ver, ainda assim não poderia resistir à impressão que me causou semelhante fato. Saulo não teve, mais do que eu teria, razão para fazer-se Paulo. Influência física, nenhuma senti,; porém, moralmente sou outro homem. Minha alma encontrou finalmente onde pousar, tendo deixado os espaços agitados pelo vendaval da descrença, da dúvida, do cepticismo, que devasta, que esteriliza, que calcina, se assim me posso exprimir, recordando as torturas de quem sente a necessidade de crer, mas não encontra onde assentar sua crença.

(continua amanha)

ACREDITAR EM SI MESMO - Padre Fábio de Melo

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

PENSAMENTO DO DIA

04 de Novembro de 2009

"Sê doador de energia superior e não buscador de comprovações para tuas suposições."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

DEUS está em toda parte: portanto, está também dentro de nós e dentro de todas as pessoas que nos cercam, boas ou más.

Tudo provém de DEUS.

Tudo é manifestação divina.

Mesmo aquilo que nos parece mal ou erro pode ser a causa de um beneficio futuro.

Nosso sofrimento resulta do desconhecimento da verdade básica: DEUS dirige todos os acontecimentos, porque está em tudo.

ESPIRITISMO NO BRASIL

22ª - Parte

BEZERRA DE MENEZES

SUAS OBRAS


Depois deles comecei as investigações experimentais sobre os vários pontos da Doutrina, e posso afirmar, daqui, que tenho verificado, quanto é permitido ao homem alcançar em certeza, a perfeita exatidão de todos os princípios fundamentais do Espiritismo.

Não cabe num trabalho desta ordem referir o resultado experimental alcançado sobre cada um, por isto me limito a dizer: o Espiritismo é para mim uma ciência, cujos postulados são demonstrados tão perfeitamente como se demonstro o peso de um corpo.

Nada me impressionou mais do que ver um homem, sem conhecimentos médicos até sem instrução regular, discorrer sobre moléstias, com proficiência anatômica e fisiológica, sem claudicar, como bem poucos médicos o podem fazer.

Mais do que isto, porém, é, para impressionar, ver dizer um indivíduo, que não se conhece, que não se examina, de quem não se colhem sequer informações, e não se sabe senão a idade dizer, em tais condições, que sofre de tais moléstias, com tais e tais complicações, por tais e tais causas, e confirmar o diagnóstico pelo resultado eficaz do tratamento aplicado naquele sentido.

Tive, porém, de minha experiência pessoal, outro fato que muito me impressionou. Eu estava em tratamento com o médium receitista Gonçalves Nascimento, e este costumava mandar-me os vidros, logo que eu acabava uma prescrição, por um primo meu, estudante de preparatórios, que morava em minha casa, na Tijuca, a um hora de viagem da cidade.

Meu primo costumava, sempre que me trazia os remédios (homeopáticos) da casa do Nascimento, entregar-me os vidros em mão, e nunca, durante três meses que já durava meu tratamento, me trouxe do médium recado por escrito, senão simplesmente os vidros de remédios, tendo no rótulo a indicação do modo pelo qual devia ser tomado.

(continua amanhã)

PESSOAS NÃO SÃO OBJETOS - Padre Fábio de Melo