sábado, 18 de junho de 2016

PENSAMENTO DO DIA



Não existem pessoas realmente más.
Ou são enfermas ou não têm conhecimento da grande lei de que recebemos exatamente aquilo que damos.
Quem é enfermo precisa ser curado.
Quem pratica o mal precisa ser elucidado.
Mas de modo algum podemos agir com ódio e maldade.
Procure ensinar aos outros pelo seu próprio exemplo, compreendendo que a maldade é uma situação transitória do homem.

MENSAGEM DIÁRIA



“Quem alimenta o ódio atira fogo ao próprio coração”, escreveu André Luiz.
Se alguém o magoou, se o ofendeu com calúnias, não o imite, repetindo os mesmos erros.
Coloque-se acima dele, sabendo relevar.
E procure esquecer, porque o pensamento negativo da raiva atrai, para nós, a onda de maldade que nosso infeliz adversário lança contra nós.
Para ser feliz, saiba relevar e esquecer.
Autor: Desconhecido

MOMENTO DE REFLEXÃO



O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO

CAPÍTULO  15
FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO

O que é preciso para ser salvo
Parábola do bom samaritano • O maior mandamento
Necessidade da caridade segundo São Paulo
Fora da Igreja não há salvação. Fora da verdade não há salvação

Instruções dos Espíritos: Fora da caridade não há salvação

O QUE É PRECISO PARA SER SALVO.
PARÁBOLA DO BOM SAMARITANO

O MAIOR MANDAMENTO
5. Caridade e humildade, eis, portanto o único caminho para a salvação; egoísmo e orgulho, eis o caminho da perdição. Este ensinamento está formulado em termos precisos nestas palavras: Amareis a Deus de toda vossa alma e ao vosso próximo como a vós mesmos; toda lei e os profetas estão contidos nesses dois mandamentos.
Jesus, para que não houvesse dúvidas na interpretação do amor a Deus e ao próximo, acrescentou: E eis o segundo mandamento que é semelhante ao primeiro, isto é: não se pode verdadeiramente amar a Deus sem amar ao próximo, nem amar ao próximo sem amar a Deus.
Portanto, tudo o que se faz contra o próximo, é o mesmo que fazê-lo contra Deus. Não podendo amar a Deus sem praticar a caridade para com o próximo, todos os deveres do homem se encontram resumidos neste ensinamento moral: Fora da caridade não há salvação.
NECESSIDADE DA CARIDADE SEGUNDO SÃO PAULO
6. Ainda que eu fale as línguas dos homens e até mesmo a língua dos anjos, se não tiver caridade, sou apenas como um metal que soa e um sino que tine; e ainda que tivesse o dom de profecia, e penetrasse em todos os mistérios, e tivesse uma perfeita ciência de todas as coisas; e se tivesse toda a fé possível, capaz de transportar montanhas, se não tiver caridade, nada serei. E quando tivesse distribuído meus bens para alimentar os pobres e houvesse entregado meu corpo para ser queimado, se não tiver caridade, tudo isso de nada me servirá.
A caridade é paciente, é doce e benigna; a caridade não é invejosa, não é temerária e precipitada; não se enche de orgulho, não é desdenhosa; não procura seus próprios interesses; não se vangloria e não se irrita com nada; não suspeita mal, não se alegra com a injustiça, e sim com a verdade; tudo suporta, tudo crê, tudo espera e tudo sofre.
Agora, estas três virtudes: a fé, a esperança e a caridade permanecem; mas entre elas, a mais excelente é a caridade. (Paulo, 1ª. Epístola aos Coríntios, 13:1 a 7, 13.)
7. O apóstolo Paulo compreendeu tão claramente esta grande verdade que disse: Ainda que eu tivesse a linguagem dos anjos; e ainda que tivesse o dom de profecia, e penetrasse em todos os mistérios; e ainda que tivesse toda fé possível capaz de transportar montanhas, se não tiver caridade, nada serei. Destas três virtudes: a fé, a esperança e a caridade, a mais excelente é a caridade. Coloca assim, com clareza, a caridade até mesmo acima da fé, porque a caridade está ao alcance de todos: do inculto, do sábio, do rico e do pobre, e é independente de toda crença particular. E faz mais: define a verdadeira caridade; mostra-a não apenas na beneficência, como também no conjunto de todas as qualidades do coração, na bondade e na benevolência para com o próximo.
CONTINUA AMANHA

MENSAGEM DE CHICO XAVIER - NA INICIAÇÃO SUBLIME

sexta-feira, 17 de junho de 2016

PENSAMENTO DO DIA



Esqueça um pouco de si mesmo e pense nos outros.
Nestas poucas palavras está encerrado o maior segredo da felicidade.
Quando nos preocupamos demasiado com nossas pessoas, nossos problemas crescem desmesuradamente.
Mas quando esquecemos de nós um pouco para cuidar dos outros, esquecemos nossos problemas que se vão resolvendo por si mesmos.
Então, esqueça de si mesmo, e pense nos outros, e achará a felicidade.

MENSAGEM DIÁRIA



Não se deixe levar pelo extremismo.
Nem exagero para mais, nem para menos.
Saiba permanecer no meio termo.
Se correr demais, cansará.
Se ficar muito parado, acabará consumindo o terreno de baixo dos próprios pés, e dentro de pouco estará pisando uma cova.
Não pare, mas também não queira correr demais.
Caminhe firme e com segurança, mas não se detenha jamais na senda do progresso.
Autor: Desconhecido