sábado, 10 de julho de 2010

PENSAMENTO DO DIA

Sábado,10 de Julho de 2010

"Como podeis querer encontrar o que não vive em vossos corpos, se estais a olhar só para eles?"

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

DEUS está dentro de nós em todas as circunstâncias da vida.

Quer você esteja praticando uma boa ação, quer esteja agindo errado. DEUS está dentro de você.

Quer você sinta felicidade, quer esteja ferreteado pelo sofrimento. DEUS está dentro de você.

Procure não esquecer esta verdade, em nenhum momento de sua vida.

DEUS ESTÁ DENTRO DE VOCÊ!

O LIVRO DOS ESPIRITOS


LIVRO SEGUNDO

CAPÍTULO VII

VIDA ESPÍRITA


Centésima Quadragésima Primeira Parte.

RETORNO À VIDA CORPORAL

ESQUECIMENTO DO PASSADO


394 – NOS MUNDOS MAIS AVANÇADOS QUE O NOSSO, ONDE OS HOMENS NÃO ESTÃO PREMIDOS POR TODAS AS NOSSAS NECESSIDADES FÍSICAS E NOSSAS ENFERMIDADES, ELES COMPREENDEM QUE SÃO MAIS FELIZES DO QUE NÓS? A FELICIDADE, EM GERAL É RELATIVA, SENTIMO-LA POR COMPARAÇÃO COM UM ESTADO MENOS VENTUROSO. VISTO QUE, EM DEFINITIVO, ALGUNS DESSES MUNDOS, AINDA QUE MELHORES DO QUE O NOSSO, NÃO ESTÃO NO ESTADO DE PERFEIÇÃO, OS HOMENS QUE OS HABITAM DEVEM TER SEU GÊNERO DE MOTIVOS DE ABORRECIMENTOS. ENTRE NÓS, O RICO QUE NÃO TEM AS ANGUSTIA DAS NECESSIDADES MATERIAIS COMO O POBRE, NÃO TEM MENOS TRIBULAÇÕES QUE TORNAM SUA VIDA AMARGA. ORA, EU PERGUNTO SE, NA SUA POSIÇÃO, OS HABITANTES DESSES MUNDOS NÃO SE CRÊEM MAIS INFELIZES DO QUE NÓS E NÃO SE LAMENTAM DE SUA SORTE, NÃO TENDO A LEMBRANÇA DE UMA EXISTÊNCIA ANTERIOR PARA COMPARAÇÃO?

- A isso é preciso dar duas respostas diferentes. Há mundos, entre aqueles de que falas, cujos habitantes têm uma lembrança muito clara e muito precisa de suas existências passadas. Esses, tu o compreendes, podem e sabem apreciar a felicidade que DEUS lhes permite saborear. Mas existem outros onde os habitantes, como tu o disseste, colocados em melhores condições do que vós, não têm menos aborrecimentos, infelicidade mesmo; esses não apreciam sua felicidade pelo fato mesmo de que não têm lembrança de um estado ainda mais infeliz. Se eles não a apreciam como homens, apreciam-na como Espíritos.

(Não há, no esquecimento dessas existências passadas, sobretudo naquelas que foram penosas, alguma coisa de providencial e na qual se revela a sabedoria divina? É nos mundos superiores, quando a lembrança das existências infelizes não é mais que um sonho mau, que elas afloram à memória. Nos mundos inferiores, as infelicidades atuais não seriam agravadas pela lembrança de tudo aquilo que se suportou?)

(Concluamos daí, então, que tudo que DEUS fez está bem feito e que não nos cabe criticar-lhe as obras e dizer como deveria regular o Universo.)

(A lembrança de nossas individualidades anteriores teria inconvenientes muito graves; poderia, em certos casos, nos humilhar extraordinariamente e, em outros, exaltarem o nosso orgulho e, por isso mesmo, entravar o nosso livre-arbítrio. DEUS nos deu, para nos melhorarmos, o que nos é necessário e nos basta: a voz da consciência e nossas tendências instintivas, privando-nos do que nos poderia prejudicar. Acrescentemos, ainda, que se tivéssemos a lembrança de nossos atos anteriores, teríamos igualmente dos atos dos outros e esse conhecimento poderia ter os mais deploráveis efeitos sobre as relações sociais. Não havendo sempre motivos para nos glorificarmos do nosso passado, ele é quase sempre feliz quando um véu lhe seja lançado. Isso concorda perfeitamente com a doutrina dos Espíritos sobre os mundos superiores ao nosso. Nesses mundos, onde não reina senão o bem, a lembrança do passado não tem nada de penoso; eis porque sabem ai de sua existência precedente, como nós sabemos o que fizemos na véspera. Quanto à estada que fizeram nos mundos inferiores, como dissemos, não é mais que um sonho mau.)

(CONTINUA AMANHÃ)

DROGAS - O FILME

sexta-feira, 9 de julho de 2010

PENSAMENTO DO DIA

Sexta feira, 09 de Julho de 2010

"Não fiqueis inertes, agrilhoados ao vosso próprio peso, pois se a Luz chegar e assim estiverdes, não a reconhecereis."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

POLICIE suas palavras.

Evite termos impróprios e anedotas pesadas.

Lembre-se de que tudo o que dizemos permanece em nossa atmosfera mental, atraindo aqueles que pensam da mesma forma, e que passarão AA formar o círculo comum em redor de nós.

Não ofenda com palavras baixas os Anjos de DEUS, que se afastarão de você horrorizados.

A boa educação se manifesta também através das palavras que partem de nós.

O LIVRO DOS ESPIRITOS


LIVRO SEGUNDO

CAPÍTULO VII

VIDA ESPÍRITA


Centésima Quadragésima Parte.

RETORNO À VIDA CORPORAL

ESQUECIMENTO DO PASSADO


393 – DE QUE MANEIRA PODE O HOMEM SER RESPONSÁVEL POR ATOS E RESGATAR FALTAS DE QUE NÃO LEMBRA? COMO PODE APROVEITAR A EXPERIÊNCIA ADQUIRIDA NAS EXISTÊNCIAS CAÍDAS NO ESQUECIMENTO? CONCEBER-SE-IA QUE AS TRIBULAÇÕES DA VIDA FOSSEM UMA LIÇÃO PARA ELE, SE LEMBRASSE DO QUE AS ORIGINOU; MAS DO MOMENTO QUE NÃO LEMBRA, CADA EXISTÊNCIA É PARA ELE COMO SE FOSSE A PRIMEIRA E ESTÁ, ASSIM, SEMPRE A RECOMEÇAR. COMO CONCILIAR ISSO COM A JUSTIÇA DE DEUS?

- A cada nova existência, o homem tem mais inteligência e pode melhor distinguir o bem e o mal. Onde estaria o mérito se ele lembrasse de todo o passado? Quando o Espírito volta à sua vida primitiva (a vida espírita) toda a sua vida passada se desenrola diante dele; ele vê as faltas que cometeu e que são causa do seu sofrimento, e o que poderia impedir de cometê-las. Compreende que a posição que lhe é dada é justa e procura, então, a existência que poderá reparar aquela que vem se escoar. Procura provas análogas àquelas pelas quais passou, ou lutas que crê adequadas ao seu adiantamento, pedindo aos Espíritos que lhe são superiores para ajudá-lo nessa nova tarefa que empreende, porque sabe que o Espírito que lhe será dado por guia nessa nova existência procurará fazê-lo reparar suas faltas, dando-lhe uma espécie de intuição das que cometeu. Essa mesma intuição é o pensamento, o desejo criminoso que vos vem, freqüentemente, e ao qual resistis instintivamente, atribuindo, no mais das vezes, vossa resistência aos princípios que recebestes de vossos pais, enquanto que é a voz da consciência que vos fala, e essa voz é a lembrança do passado; voz que vos adverte para não recairdes nas faltas que já cometestes. O Espírito, entrado nessa nova existência, se suporta essas provas com coragem, e se resiste, eleva-se e ascende na hierarquia dos Espíritos, quando volta entre eles.

(Se não temos, durante a vida corporal, uma lembrança precisa do que fomos e do que fizemos, de bem ou de mal, nas nossas existências, temos a intuição, e nossas tendências instintivas são uma reminiscência do nosso passado. Aquela nossa consciência, que é o desejo que abrigamos de não mais cometer as mesmas faltas, nos previne a resistência.)

(CONTINUA AMANHÃ)

O MUNDO DAS DROGAS SINTÉTICAS

quinta-feira, 8 de julho de 2010

PENSAMENTO DO DIA

Quinta feira, 08 de julho de 2010

Tenha dinamismo em sua vida!

Não fique ai parado de braços cruzados!

A VIDA É LUTA.

MINUTO DE SABEDORIA

POR que está guardando tantas coisas inúteis?

Para que tantas coisas em seus armários, quando seus irmãos estão com os deles vazios?

Distribua tudo aquilo que não lhe está servindo, para que sua alma não fique pesada demais, quando se afastar da Terra.

“O coração do homem está onde está o seu tesouro”

Se você juntar muitas coisas inúteis, a elas poderá permanecer preso, sem conseguir alçar vôo para as regiões bem-aventuradas.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO SEGUNDO

CAPÍTULO VII

VIDA ESPÍRITA


Centésima Trigésima Nona Parte.

RETORNO À VIDA CORPORAL

SIMPATIAS E ANTIPATIAS TERRESTRES.

390 – A ANTIPATIA INSTINTIVA É SEMPRE UM SINAL DE NATUREZA MÁ?

- Dois Espíritos não são necessariamente maus porque não se simpatizam. A antipatia pode nascer da dessemelhança na maneira de pensar, mas, à medida que eles se elevam, as diferenças se apagam e a antipatia desaparece.

391 – A ANTIPATIA ENTRE DUAS PESSOAS NASCE, EM PRIMEIRO LUGAR, NAQUELE QUE TEM O ESPÍRITO PIOR OU MELHOR?

- Em um e em outro, mas as causas e os efeitos são diferentes. Um Espírito mau tem antipatia contra qualquer um que o possa julgar e desmascarar; vendo uma pessoa pela primeira vez, ele sabe que vai ser desaprovado. Seu afastamento se transforma em ódio, em ciúme, e lhe inspira o desejo de fazer o mal. O bom Espírito tem repulsa pelo mau, porque sabe que não será compreendido e que não partilham os mesmos sentimentos; mas, seguro de sua superioridade, não tem contra o outro nem ódio, nem ciúme, contentando-se em evitá-lo e lastimá-lo,

ESQUECIMENTO DO PASSADO


392 – POR QUE O ESPÍRITO ENCARNADO PERDE A LEMBRANÇA DO SEU PASSADO?

- O homem não pode nem deve saber tudo; DEUS o quer assim em sua sabedoria. Sem o véu que lhe cobre certas coisas, ficaria deslumbrado, como aquele que passa, sem transição, da obscuridade à luz. Pelo esquecimento do passado, ele é mais ele mesmo.

(CONTINUA AMANHÃ)

SIM A VIDA...NÃO AS DROGAS

quarta-feira, 7 de julho de 2010

PENSAMENTO DO DIA

Seja humilde.

A vaidade é o pior dos defeitos, porque engana a nós mesmos.

Por mais que seja sábio, há sempre alguém mais sábio que você.

MINUTO DE SABEDORIA

NÃO maltrate os animais!

São também filhos de DEUS e irmãos nossos menores, que não adquiriram a faculdade do raciocínio abstrato.

Mas são amigos que precisam de nossa ajuda e carinho.

Não lhes imponha trabalhos demais. Alimente-os bem. Trate-os em suas enfermidades.

Faça com essas criaturas de DEUS, que dependem de você, o mesmo que você gosta de receber dos Anjos do Bem.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO SEGUNDO

CAPÍTULO VII

VIDA ESPÍRITA


Centésima Trigésima Oitava Parte.

RETORNO À VIDA CORPORAL

SIMPATIAS E ANTIPATIAS TERRESTRES.


386 – DOIS SERES QUE SE CONHECEM E SE AMAM, PODEM SE ENCONTRAR EM UMA OUTRA EXISTÊNCIA CORPORAL E SE RECONHECEREM?

- Reconhecer-se, não; mas ser atraído um para o outro, sim. Freqüentemente, essas ligações íntimas fundadas sobre uma afeição sincera, não tem outra causa. Dois seres se aproximam, um do outro, por circunstâncias aparentemente fortuitas, mas que são o fato da atração de dois Espíritos que se procuram na multidão.

- NÃO SERIA MAIS AGRADÁVEL, PARA ELES, SE RECONHECEREM?

- Nem sempre; a lembrança de existências passadas teria inconvenientes maiores do que acreditais. Depois da morte, eles se reconhecerão e saberão o tempo que passaram juntos.

387 – A SIMPATIA TEM SEMPRE POR PRINCIPIO UM CONHECIMENTO ANTERIOR?

- Não, dois Espíritos que se compreendem, procuram-se naturalmente sem que tenham se conhecido como homens.

388 – OS ENCONTROS QUE OCORREM, ALGUMAS VEZES, DE CERTAS PESSOAS E QUE SE ATRIBUEM AO ACASO, NÃO SERIAM O EFEITO DE UMA ESPÉCIE DE RELAÇÕES SIMPÁTICAS

- Há entre os seres pensantes laços que não conheceis ainda. O magnetismo é o guia desta ciência que compreendereis melhor mais tarde.

389 – DE ONDEM PRÓVEM A REPULSA INSTINTIVA QUE SE EXPERIMENTA POR CERTAS PESSOAS, À PRIMEIRA VISTA?

- Espíritos antipáticos que se adivinham e se reconhecem, sem se falarem.

(CONTINUA AMANHÃ)

CAMPANHA ANTI- DROGAS

terça-feira, 6 de julho de 2010

PENSAMENTO DO DIA

Terça feira, 06 de julho de 2010

Tudo tem sua hora própria.

O próprio céu tem horário para as trevas e para a Luz.

Aprenda com a Natureza!

MINUTO DE SABEDORIA

AJUDE à Natureza!

Não destrua os bens que a Natureza coloca a seu dispor, para ajudá-lo a progredir.

Coopere com as árvores, porque elas cooperam com a sua vida, na purificação do ar que você respira.

Colabore com a pureza das fontes, porque elas lhe fornecem água para dessedentar seu corpo.

Auxilie o solo a produzir, para que o pão seja sempre farto na mesa de todos.

Ajude à Natureza!

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO SEGUNDO

CAPÍTULO VII

VIDA ESPÍRITA

Centésima Trigésima Sétima Parte.

RETORNO À VIDA CORPORAL

DA INFÂNCIA


As crianças são os seres que DEUS envia em novas existências e, para que não lhes possa impor uma severidade muito grande, dá-lhes todas as aparências da inocência. Mesmo para uma criança naturalmente má, cobrem-se-lhe as faltas com a não consciência dos seus atos. Essa inocência não é uma superioridade real sobre o que eram antes; não, é a imagem do que elas deveriam ser e, se não o são, é sobre elas somente que recai o castigo.

Mas não é somente por elas que DEUS lhes dá esse aspecto, é também e, sobretudo por seus pais de cujo amor sua fraqueza necessita; esse amor seria singularmente enfraquecido à vista do caráter impertinente e rude; enquanto que crendo seus filhos bons e dóceis, dão-lhes toda a sua afeição e os cumulam de atenções as mais delicadas. Mas, logo que os filhos não têm mas necessidade dessa proteção, dessa assistência, que lhes deram durante quinze ou vinte anos, seu caráter real e individual reaparece em toda a sua nudez. Conservam-se bons se eram fundamentalmente bons, mas se revestem sempre de matizes que estiveram ocultos pela primeira infância.
Vede que os caminhos de DEUS são sempre os melhores e, quando se tem o coração puro, a explicação é facilmente concebida.

Com efeito, imaginai que o Espírito das crianças que nascem entre vós pode vir de um mundo onde tomou hábitos muito diferentes; como quereríeis que permanecesse em vosso meio esse nove ser que vem com paixões diferentes das que possuís, com inclinações e gostos inteiramente opostos aos vossos? Como quereríeis que ele se incorporasse em vossas fileiras de outra forma que aquela que DEUS quis; quer dizer, pela primeira infância? Aí se confundem todos os pensamentos, todos os caracteres, todas as variedades de seres engendrados por essa multidão de mundos nos quais crescem as criaturas. Vós mesmos, morrendo, vos encontrareis em uma espécie de infância entre novos irmãos e na vossa nova existência não-terrestre ignorais os hábitos, os costumes, as relações desse novo mundo para vós. Manejareis com dificuldade uma língua que não estais habituados a falar, língua mais viva do que é hoje o vosso pensamento.

A infância tem, ainda, uma outra utilidade: os Espíritos não entram na vida corporal senão para se aperfeiçoar, se melhorar; a fraqueza da pouca idade os torna flexíveis, acessíveis aos conselhos da experiência e daqueles que os devem fazer progredir. É quando se pode reformar seu caráter e reprimir-lhes as más inclinações; tal é o dever que DEUS confiou aos pais, missão sagrada pela qual deverão responder.

Por isso a infância não é somente útil, necessária, indispensável, mas ainda ela é a conseqüência das leis que DEUS estabeleceu e que regem o Universo.

(CONTINUA AMANHÃ)

TRABALHO SOBRE DROGAS - PSICOLOGIA

segunda-feira, 5 de julho de 2010

PENSAMENTO DO DIA


Segunda Feira, 05 de Julho de 2010


"Ninguém poderá dar os passos que em verdade vos cabem."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

COOPERE com sua pátria, para engrandecer-se a si mesmo.

A pátria é a reunião de todos nós.

No entanto, evite buscar apenas vantagens pessoais, pois aquilo que você retirar a mais para você estará prejudicando a outrem, que receberá menos.

Qualquer função é útil à comunidade, e o bem da coletividade se distribui a todos os cidadãos.

Não abuse de seus privilégios.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO SEGUNDO

CAPÍTULO VII

VIDA ESPÍRITA


Centésima Trigésima Sexta Parte.

RETORNO À VIDA CORPORAL

DA INFÂNCIA

382 – SOFRE O ESPÍRITO ENCARNADO, DURANTE A INFÂNCIA, COM O CONSTRANGIMENTO QUE LHE IMPÕE A IMPERFEIÇÃO DOS SEUS ÓRGÃOS?

- Não; esse estado é uma necessidade, é natural e segundo as vistas da Providência: é um tempo de repouso para o Espírito.

383 – QUAL É, PARA O ESPÍRITO, A UTILIDADE DE PASSAR PELO ESTADO DE INFÂNCIA?

- O Espírito se encarnando para se aperfeiçoar, é mais acessível, durante esse período, às impressões que recebe e que podem ajudar o seu adiantamento, para o qual devem contribuir aqueles que estão encarregados de sua educação.

384 – POR QUE AS PRIMEIRAS CRISES DAS CRIANÇAS SÃO DE CHORO?

- Para excitar o interesse da mãe e provocar as atenções que lhe são necessárias. Não compreendes que se ela tivesse apenas crises de alegrias, quando ainda não sabe falar, pouco se inquietariam com suas necessidades? Admirai em tudo a sabedoria da Providência.

385 – DE ONDE PROVÉM A MUDANÇA QUE SE OPERA NO CARÁTER, A UMA CERTA IDADE, E PARTICULARMENTE AO SAIR DA ADOLESCÊNCIA? É O ESPÍRITO QUE SE MODIFICA?

- É o Espírito que retoma sua natureza e se mostra como ele era. Não conheceis os segredos que escondem as crianças em sua inocência; não sabeis o que são, o que foram e o que serão, e, todavia, as amais, as quereis bem como se fossem uma parte de vós mesmos, a tal ponto que o amor de uma mãe por seus filhos é considerado o maior amor que um ser pode ter por um outro ser. De onde vem essa doce afeição, essa terna benevolência que mesmo os estranhos experimentam para com uma criança? Vós sabeis? Não; é isso que vou explicar-vos.

(CONTINUA AMANHÃ)

CARTA DE UM JOVEM DROGADO

domingo, 4 de julho de 2010

PENSAMENTO DO DIA

Domingo, 04 de Julho de 2010

"Onde estiver vossa fé, aí estará a Luz que vos mostrará o caminho."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

NÃO se impressione com seus sonhos!

Isto poderia levá-lo a extravagâncias ridículas.

Viva acordado no bem, e os sonhos serão belos e bons.

Se alguma característica de verdade lhe for revelada num sonho, aceite-a com simplicidade.

Mas não se deixe levar a interpretações supersticiosas.

Procure sempre o lado bom das coisas.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO SEGUNDO

CAPÍTULO VII

VIDA ESPÍRITA

Centésima Trigésima Quinta Parte.

RETORNO À VIDA CORPORAL

DA INFÂNCIA


379 – O ESPÍRITO QUE ANIMA O CORPO DE UMA CRIANÇA É TÃO DESENVOLVIDO COMO O DE UM ADULTO?

- Pode ser mais, se mais progrediu; não são senão os órgãos imperfeitos que o impedem de se manifestar. Ele age de acordo com o instrumento, com a ajuda do qual pode se manifestar.

380 – EM UMA CRIANÇA DE TENRA IDADE, O ESPÍRITO, PONDO-SE DE LADO O OBSTÁCULO QUE A IMPERFEIÇÃO DOS ÓRGÃOS OPÕE À SUA LIVRE MANIFESTAÇÃO, PENSA COMO UMA CRIANÇA OU UM ADULTO?

- Quando ele é criança, é natural que os órgãos da inteligência, não estando desenvolvidos, não podem lhe dar a intuição de um adulto. Ele tem, com efeito, a inteligência muito limitada enquanto a idade faz amadurecer sua razão. A perturbação que acompanha a reencarnação não cessa subitamente no momento de nascer; ela não se dissipa senão gradualmente com o desenvolvimento dos órgãos.

(Uma observação vem em apoio desta resposta: é que os sonhos, em uma criança, não têm o caráter dos de um adulto; seu objeto é quase sempre pueril, o que é indicio da natureza das preocupações do Espírito.)

381 – MORRENDO A CRIANÇA, O ESPÍRITO RETORNA IMEDIATAMENTE O SEU VIGOR ANTERIOR?

- Ele o deve retornar, pois está desembaraçado do seu envoltório carnal; entretanto, não readquire sua lucidez anterior senão quando a separação for completa, quer dizer, quando não exista mais nenhum laço entre o Espírito e o corpo.

(CONTINUA AMANHÃ)

AS DROGAS ESTÃO AÍ E NEM PERCEBEMOS